• Nenhum resultado encontrado

Vista do Filmes infantis, como recurso para aprendizagem de crianças no Ensino Fundamental

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vista do Filmes infantis, como recurso para aprendizagem de crianças no Ensino Fundamental"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Cinthia Almeida Silva

Licenciada em Pegagogia – FATEA

Filmes infantis, como recurso para

aprendizagem de crianças no Ensino

Fundamental

Sonia Josemira Vicente

Licenciada em Pegagogia – FATEA

Olga Aparecida Arantes Pereira

Mestre em Educação Sócio Comunitária - UNISAL

(2)

RESUMO

O presente artigo intitulado “Filmes Infantis, como recurso para aprendizagem de crian-ças da Educação Fundamental”, surgiu com os objetivos de constatar os benefícios do filme infantil na aprendizagem de crianças, nos anos iniciais da Educação Fundamental; refletir sobre a importância de trabalhar com o cinema em sala de aula para desenvolver espectadores que possam distinguir ficção de realidade; evidenciar os saberes históricos do filme e suas mensagens; desmistificar a ideia de que o filme na sala de aula é só entre-tenimento e não pode ser uma forma de refletir valores, atitudes e conceitos; constatar o valor da imagem como recurso didático de aprendizagem; verificar as percepções das crianças acerca dos filmes infantis, voltados à posse de animais e avaliar a necessidade de incorporá-los em debates em sala de aula. Nosso questionamento partiu da proble-mática: Os filmes infantis podem influenciar e ajudar na aprendizagem? A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo e para isso foram escolhidas duas escolas do Ensino Fundamental de cidades do Vale do Paraíba. Os sujeitos da pesquisa foram Professores e Gestores do Ensino Fundamental e a observação durante atividades em sala de aula com a utilização dos dois. Constatamos que há uma complexidade de percepções e pensamentos envolvidos com valores e motivações na trama dos filmes que precisam ser trabalhados pelos educadores.As crianças apresentam opiniões com visão antropocêntrica a serem consideradas, como por exemplo, animais belos a precisarem de cuidados e carinho dos adultos. Os resultados apontam que os filmes infantis podem ser considerados impor-tantes recursos didáticos.

PALAVRAS-CHAVE

(3)

ABSTRACT

This article titled “Children’s Movies as a resource for children learning the Basic Educa-tion”, came up with the objectives to note the benefits of learning in the children’s film of children in the early years of elementary education; reflect on the importance of working with film in the classroom to develop spectators who can distinguish fiction from reality, highlighting the historical knowledge of the film and its messages; demystify the idea that the film in the classroom is only entertainment and may not be a way to reflect values , attitudes and concepts; realize the value of the image as a learning tool; verify the percep-tions of children about children’s movies focused on pet ownership and assess the need to incorporate them into classroom discussions. Our questioning came from problematic: Children’s films can influence and help in learning? The methodology was field research, two schools of Basic Education of the Paraíba Valley cities were chosen. Research subjects, Teachers and Managers of Elementary Education and during observation activities in the classroom with the use of two movies with animals: We note that there is a complexity of thoughts and perceptions with values and motivations involved in the plot of the movies that need to be worked by educadores. As children present opinions with anthropocentric view to be considered as such beautiful animals and need care and affection from adults. The results indicate that children’s films can be seen as important educational resources. The results show that children’s films can be considered important educational resources.

KEYWORDS

(4)

INTRODUÇÃO

O presente artigo intitulado “Filmes infantis como recurso para aprendizagem de crianças no Ensino Fundamental” pretende constatar o valor da imagem como recurso didático de aprendizagem e desenvolvimento da criança dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Embora a criança esteja no processo de entender e reconstruir a escrita e a leitura, desde muito cedo a leitura não verbal, como por exemplo, a imagem em movimento ou o cinema, podem e devem ser trabalhado na Educação. Entretanto, para muitos professores filmes infantis são apenas para entretenimento. Nosso questionamento partiu da problemática: “Os filmes infantis podem influenciar e ajudar na aprendizagem?” A utilização do filme como recurso didático deve facilitar a aprendizagem, fazendo com que a criança encontre uma nova maneira de apreender valores e entender a história, por meio de uma alfabetização midiática. A educação deve ter, como papel principal, o desenvolvimento do indivíduo em sua totalidade. Para tanto, a educação, a escola e, no início desta rede, os professores precisam modificar-se constantemente, observando as mudanças ao redor, essencialmente o desenvolvimento tecnológico e a influência que a mídia exerce no dia a dia, neste mundo globalizado.

São objetivos desse trabalho: constatar os benefícios do filme infantil na aprendizagem de crianças no Ensino Fundamental; refletir sobre a importância de trabalhar com o cinema em sala de aula para desenvolver espectadores que possam distinguir ficção de realidade; evidenciar os saberes históricos do filme e suas mensagens; desmistificar a ideia de que o filme na sala de aula é só entretenimento e não pode ser uma forma de refletir valores, atitudes e conceitos; constatar o valor da imagem como recurso didático para a aprendizagem; verificar as percepções das crianças acerca dos filmes infantis voltados à posse de animais e avaliar a necessidade de incorporá-los em debates em sala de aula.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Freire (1996, p.43) afirma que “é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”. Foi na perspectiva de professor reflexivo que surgiu a ideia de pesquisar o uso do trabalho com filmes em sala de aula, visto que já tínhamos uma prática anterior com este recurso. Porém, faz-se necessário aprimorá-la para que o trabalho em sala de aula seja diferente e mais interessante para os alunos do que apreciar um filme como, apenas, um mero entretenimento.

A crescente expansão tecnológica faz com que o homem cada vez mais necessite de se aperfeiçoar, visto que o mercado de trabalho exige novos conhecimentos que assegurem

(5)

Janus, Lorena, n.19, Jan.-Jun., 2014. 73

a sobrevivência e a evolução social. Toda essa expansão influencia diretamente a educação, já que a escola, enquanto uma estrutura microestrutura social, tem como um dos seus objetivos, segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2008, p. 300), fazer com que os indivíduos tornem-se “cidadãos participativos na sociedade em que vivem”. A utilização de recursos tecnológicos na sala de aula é recente, mas urgente.

De acordo com Patrício (2001, p.5), os equipamentos para fins didáticos estão cada vez mais sofisticados. O surgimento do datashow e projetores que permitem a visualização de imagem em escala bem maior têm substituído inúmeros aparelhos com menor tecnologia. Até mesmo porque a qualidade das imagens que esses aparelhos mais sofisticados reproduzem é cada vez melhor. Com isso, os educadores percebem a necessidade de se atualizarem, explorando os recursos tecnológicos em sala de aula.

Segundo Moran, Masetto e Behrens (2000), com as mudanças na sociedade, as formas de ensinar também sofreram alterações, tantos os professores como os alunos percebem que muitas aulas convencionais estão ultrapassadas. É inevitável a pergunta: Para onde mudar? Como ensinar e aprender em uma sociedade interconectada? Como afirma os autores supracitados, “antes de chegar à escola a criança passa por processos de educação importantes, como o familiar e o da mídia eletrônica e neste ambiente vai desenvolvendo suas conexões cerebrais, roteiros mentais, emocionais e linguagem.”

De acordo com Moran, Masetto e Behrens (2000), os meios de comunicação desenvolvem formas sofisticadas de comunicação e operam imediatamente com o sensível, o concreto, a imagem em movimento. O olho nunca consegue captar toda a informação, então o essencial, o suficiente é escolhido para dar sentido ao caos e organizar a multiplicidade de sensações e dados.

Duarte (2009) parte do entendimento de que a educação e o cinema são formas de socialização dos indivíduos e instâncias culturais que produzem saberes, identidades, visões de mundo, subjetividades e que aprendemos com os filmes, pois eles são capazes de ampliar os conhecimentos.

Ver filmes, é uma prática social tão importante, do ponto de vista da formação cultural e educacional das pessoas, quanto a leitura de obras literárias, filosóficas, sociológicas e tanta mais. (DUARTE, 2009, p.16) O cinema é uma janela que se abre para o mundo, e nos permite fazer relações da ficção com a realidade, como diz Moran (2000):

São diferentes formas de representação da realidade, forma mais abstrata ou concreta, mais estática ou dinâmica, mais linear ou paralela, mas todas elas, combinadas, integradas, possibilitam uma melhor apreensão da realidade e o

(6)

desenvolvimento de todas as potencialidades do educando, dos diferentes tipos de inteligência, habilidades e atitudes. (MORAN, 2000, p.155)

Segundo Barbero (1996), o desafio é como inserir na escola um ecossistema comunicativo que contemple ao mesmo tempo: experiências culturais heterogêneas, o entorno das novas tecnologias da informação e da comunicação, além de configurar o espaço educacional como um lugar onde o processo de aprendizagem conserve seu encanto. A simples introdução dos meios e das tecnologias na escola pode ser a forma mais enganosa de ocultar seus problemas de fundo sob a égide da modernização tecnológica. O desafio é como inserir na escola um ecossistema comunicativo que contemple ao mesmo tempo: experiências culturais heterogêneas, o entorno das novas tecnologias da informação e da comunicação, além de configurar o espaço educacional como um lugar onde o processo de aprendizagem conserve seu encanto. (BARBERO,1996,p.10)

De acordo com Moran (1995), para muitos alunos filme é sinônimo de diversão, e não chega nem perto de se considerar uma aula. Isto aponta à necessidade do professor prestar atenção em sua postura diante dos alunos, quando for utilizar um filme como recurso pedagógico. Utilizar o filme para auxiliar os alunos com planejamento pedagógico, sem perder a ligação aos objetivos da disciplina deve ser sempre pensado, para a aplicação destes recursos audiovisuais. E é o próprio professor quem muitas vezes pode fazer com que os alunos não tenham vontade de ver o filme, ou de não quererem participar das atividades propostas após o filme. O uso do filme deve ser levado tão a sério, quanto qualquer outra matéria ou conteúdo trabalhado dentro ou fora da sala de aula.

2.1 COMO SURGIU O CINEMA NO MUNDO

Bergan (1995, p.16), em sua A História do Cinema, conta-nos que Cinema surge na França, com os irmãos Auguste e Louis Lumière A primeira apresentação pública, aconteceu em 28 de dezembro de 1895, no Café Chat Noir, do Boulevard des Capucines, em Paris. Nesta primeira demonstração pública 33 pessoas estiveram presentes. Quem assistiu ao filme achou que aquilo era algo maravilhoso e surpreendente, pois até aquele momento a fotografia ainda era novidade.

O primeiro filme teria sido A saída da fábrica Lumière (1895) – centenas de pessoas passando pelos portões, entre eles um homem de bicicleta, um cão

(7)

Janus, Lorena, n.19, Jan.-Jun., 2014. 75

e um cavalo. Diz-se que o filme foi ensaiado, pois nenhum dos empregados olha para a câmera ou caminha em sua direção. (BERGAN,1995,p.17) Segundo Pereira (1981), é clássico dividir a história do cinema em duas grandes partes: a época do cinema mudo (1895 a 1927) e a época do sonoro (1927 até hoje).Esta divisão vem se tornando simplista demais, mesmo para quem deseja ter apenas uma rápida visão de conjunto deste “ mass media”. Um critério mais próximo da realidade seria acompanhar a própria história do século XX, vendo dentro do filme e seus autores, como legítimos “repórteres” desta época.

Em outubro de 1927, a Warner Bros, lançou a grande inovação: O cantor de jazz, longa-metragem com gravações de músicas e alguns diálogos sobrepostos com sincronia labial. O sucesso do filme levou à instalação de equipamentos de gravação e projeção sonora em estúdios e cinemas. . (BERGAN,1995,p.25)

Em 1940 os estúdios Disney deram um passo à frente, na criação de um sistema base para a difusão de som. Em vez de dividirem o som em dois equipamentos distintos (projetor e fonógrafo) como acontecera no início do sonoro, e inspirados no modelo RCA (que tinha já tentado em 1937 uma experiência do gênero), os estúdios de Walt Disney apostaram num sistema de som óptico multicanal. Dessa forma, era possível ter, na mesma película, sons diferentes ao mesmo tempo. A música, efeitos sonoros e os diálogos podiam agora surgir em simultâneo, o que provou ser uma das maiores revoluções técnicas à época. O primeiro filme que punha em prática esta teoria foi Fantasia que rapidamente se tornou um objeto de estudo por parte dos restantes técnicos de som. Não tardava nada para que todos os estúdios copiassem o modelo de Disney (que tinha começado a sua carreira, graças ao sonoro) e acabassem com todas as limitações até então conhecidas. A partir desse momento, o cinema passou por um processo de evolução até chegar aos dias atuais.

3. METODOLOGIA

Optamos pela pesquisa de campo, chamada de pesquisa exploratória com delineamento bibliográfico e qualitativo. Foram escolhidas duas escolas do Ensino Fundamental de cidades do Vale do Paraíba. Os sujeitos da pesquisa, Professores e Gestores do Ensino Fundamental responderam às questões e assim se pronunciaram:

(8)

Entrevistado A

1) Você acredita que o uso dos filmes infantis na escola contribui positivamente com o desenvolvimento da criança? Sim. Porque, além de ilustrar o conteúdo trabalhado, permite à criança viver o “faz de conta” mostrado nas histórias.

2) Ensinar e aprender são atividades primordiais da escola. Você acredita que os filmes podem ajudar neste binômio Ensinar e Aprender? Sim. Porque os filmes usam uma linguagem que a criança entende com maior facilidade.

3) Com o uso das práticas de Educomunicação (utilização de recursos tecnológicos) na sala de aula , e sendo o cinema um desses recursos, você acredita que isso auxilia os alunos a receberem melhor as informações? Sim. Se bem direcionado, o filme acrescenta maior valor ao conteúdo a ser trabalhado, ilustrando-o.

4) Podemos perceber o controle da mídia por meio de sua influência sob as pessoas. Ela ensina formas de agir, de pensar, de ser e de estar no mundo. Você concorda que o cinema em sala de aula contribui para a criança pensar nos valores e mensagens dos filmes? Sim. Porque a fantasia e todos os valores mostrados nos filmes são mais facilmente absorvidos, uma vez que a criança se espelha em seus personagens.

5) A escola oferece infraestrutura para a projeção de filmes na sala de aula? Sim. Aqui temos televisão e vídeo à disposição e lousa digital na maioria das salas com internet.

6) Você já assistiu aos filmes “Procurando Nemo” e “Rio”? Em sua opinião quais os valores e mensagens que podem ser conversados nas crianças sobre esses filmes. Sim. Procurando Nemo – amizades, obediência, trabalham em equipe, família... Rio- preservação da natureza e dos animais, amizade.

Entrevistado B

1) Você acredita que o uso dos filmes infantis na escola contribui positivamente com o desenvolvimento da criança? Sim. Quando o filme for bem selecionado, este pode se constituir em importante recurso.

2) Ensinar e aprender são atividades primordiais da escola. Você acredita que os filmes podem ajudar neste binômio Ensinar e Aprender? Sim.

3) Com o uso das práticas de Educomunicação (utilização de recursos tecnológicos) na sala de aula , e sendo o cinema um desses recursos, você acredita que isso auxilia os alunos a receberem melhor as informações? Sim. Estes recursos despertam o interesse e prendem a atenção dos educandos.

4) Podemos perceber o controle da mídia por meio de sua influência sob as pessoas. Ela ensina formas de agir, de pensar, de ser e de estar no mundo. Você concorda que o cinema em sala de aula contribui para a criança pensar nos valores e mensagens dos filmes? Sim.

(9)

Janus, Lorena, n.19, Jan.-Jun., 2014. 77

5) A escola oferece infraestrutura para a projeção de filmes na sala de aula? Sim. 6) Você já assistiu aos filmes “Procurando Nemo” e “Rio”? Em sua opinião quais os valores e mensagens que podem ser conversados nas crianças sobre esses filmes. Procurando Nemo: inclusão; Rio: preservação das espécies.

Entrevistado C

1)Você acredita que o uso dos filmes infantis na escola contribui positivamente com o desenvolvimento da criança? Sim. Porque através dos filmes as crianças têm a possibilidade de aprender e conhecer melhor o que foi aplicado.

2) Ensinar e aprender são atividades primordiais da escola. Você acredita que os filmes podem ajudar neste binômio Ensinar e Aprender? Sim. Porque os filmes construtivos são bons em todos os aspectos.

3) Com o uso das práticas de Educomunicação (utilização de recursos tecnológicos) na sala de aula , e sendo o cinema uma desses recursos, você acredita que isso auxilia os alunos a receberem melhor as informações? Sim. Porque a tecnologia/ recursos permitem uma maior busca por informações.

4) Podemos perceber o controle da mídia por meio de sua influência sob as pessoas. Ela ensina formas de agir, de pensar, de ser e de estar no mundo. Você concorda que o cinema em sala de aula contribui para a criança pensar nos valores e mensagens dos filmes? Sim. Porque os filmes contribuem para a criança pensar e refletir nos valores e mensagens transmitidas por eles.

5) A escola oferece infraestrutura para a projeção de filmes na sala de aula? Sim. Lousa Digital.

6) Você já assistiu aos filmes “Procurando Nemo” e “Rio”? Em sua opinião quais os valores e mensagens que podem ser conversados nas crianças sobre esses filmes. Sim. O filme Rio transmite a mensagem sobre preservar a natureza e as espécies em extinção, o tema é pertinente para as crianças. E o futuro.

Entrevistado D

1) Você acredita que o uso dos filmes infantis na escola contribui positivamente com o desenvolvimento da criança? Sim. Quando o filme é passado com objetivo, ele pode despertar na criança o que é conto e contribui muito pedagogicamente.

2) Ensinar e aprender são atividades primordiais da escola. Você acredita que os filmes podem ajudar neste binômio Ensinar e Aprender? Sim. O filme pode ser passado e nele pode conter situações em que o educando já viveu na vida real, com o professor ou os pais.

3) Com o uso das práticas de Educomunicação (utilização de recursos tecnológicos) na sala de aula , e sendo o cinema um desses recursos, você acredita que isso auxilia os

(10)

alunos a receberem melhor as informações? Sim. Se o professor tiver o cuidado de não querer fazer das aulas apenas um espaço cinemático, sim. Deve-se filtrar qual é o melhor conteúdo.

4) Podemos perceber o controle da mídia por meio de sua influência sob as pessoas. Ela ensina formas de agir, de pensar, de ser e de estar no mundo. Você concorda que o cinema em sala de aula contribui para a criança pensar nos valores e mensagens dos filmes? Sim. O professor deve ter cuidado com o conteúdo que está sendo transmitido através dos filmes para seus alunos.

5) A escola oferece infraestrutura para a projeção de filmes na sala de aula? Sim. As salas da escola são equipadas com lousa digital e acesso à internet por meio de uma rede compartilhada.

6) Você já assistiu aos filmes “Procurando Nemo” e “Rio”? Em sua opinião quais os valores e mensagens que podem ser conversados nas crianças sobre esses filmes. Sim. Sobre a importante missão que temos de cuidar dos animais em extinção para que não desapareçam totalmente. É importante também conversar com os alunos, explicando a eles que cada animal tem uma função no ambiente em que vivem e que muitos dependem de outros para viver. (cadeia alimentar)

Entrevistado E

1) Você acredita que o uso dos filmes infantis na escola contribui positivamente com o desenvolvimento da criança? Sim. Porque ensina de forma lúdica.

2) Ensinar e aprender são atividades primordiais da escola. Você acredita que os filmes podem ajudar neste binômio Ensinar e Aprender? Sim. Porque prende a atenção do aluno e o leva a refletir sobre o assunto.

3) Com o uso das práticas de Educomunicação (utilização de recursos tecnológicos) na sala de aula , e sendo o cinema uma desses recursos, você acredita que isso auxilia os alunos a receberem melhor as informações? Sim. Por ser dinâmico colorido e entretido.

4) Podemos perceber o controle da mídia por meio de sua influência sob as pessoas. Ela ensina formas de agir, de pensar, de ser e de estar no mundo. Você concorda que o cinema em sala de aula contribui para a criança pensar nos valores e mensagens dos filmes? Sim. Porque carrega uma mensagem.

5) A escola oferece infraestrutura para a projeção de filmes na sala de aula? Sim. Temos lousa digital, TV, DVD e Internet.

6) Você já assistiu aos filmes “Procurando Nemo” e “Rio”? Em sua opinião quais os valores e mensagens que podem ser conversados nas crianças sobre esses filmes. Sim. No Rio alerta para o cuidado com os animais e a floresta.

(11)

Janus, Lorena, n.19, Jan.-Jun., 2014. 79

Entrevistado F

1) Você acredita que o uso dos filmes infantis na escola contribui positivamente com o desenvolvimento da criança? Sim. Porque há o interesse das crianças pelo algo novo e divertido nos filmes.

2) Ensinar e aprender são atividades primordiais da escola. Você acredita que os filmes podem ajudar neste binômio Ensinar e Aprender? Sim. Porque o ensino e a aprendizagem estão além do quadro negro, os filmes oferecem um mundo amplo.

3) Com o uso das práticas de Educomunicação (utilização de recursos tecnológicos) na sala de aula , e sendo o cinema um desses recursos, você acredita que isso auxilia os alunos a receberem melhor as informações? Sim. Porque, através das informações, enriquece o seu repertório de palavras, ampliando seu vocabulário.

4) Podemos perceber o controle da mídia por meio de sua influência sob as pessoas. Ela ensina formas de agir, de pensar, de ser e de estar no mundo. Você concorda que o cinema em sala de aula contribui para a criança pensar nos valores e mensagens dos filmes? Sim. Porque os filmes, usando os personagens ficam mais fáceis par a compreensão dos alunos.

5) A escola oferece infraestrutura para a projeção de filmes na sala de aula? Sim. Lousa digital com acesso à internet.

6) Você já assistiu aos filmes “Procurando Nemo” e “Rio”? Em sua opinião quais os valores e mensagens que podem ser conversados com as crianças sobre esses filmes. Sim. Procurando Nemo: valores como da família, respeito aos mais velhos e inclusão social. Rio: preservação das espécies.

Entrevistado G

1) Você acredita que o uso dos filmes infantis na escola contribui positivamente com o desenvolvimento da criança? Sim. Filmes estimulam as crianças a sonhar, desenvolvem a criatividade e favorecem o aprendizado.

2) Ensinar e aprender são atividades primordiais da escola. Você acredita que os filmes podem ajudar neste binômio Ensinar e Aprender? Sim. Através dos diálogos dos filmes, pode-se aprender novas palavras e, aumentar o vocabulário ajuda muito os alunos.

3) Com o uso das práticas de Educomunicação (utilização de recursos tecnológicos) na sala de aula , e sendo o cinema um desses recursos, você acredita que isso auxilia os alunos a receberem melhor as informações? Sim. Os filmes são recursos atrativos, e tudo atrai, facilita muito o aprendizado.

4) Podemos perceber o controle da mídia por meio de sua influência sob as pessoas. Ela ensina formas de agir, de pensar, de ser e de estar no mundo. Você concorda que o cinema em sala de aula contribui para a criança pensar nos valores e mensagens dos

(12)

filmes? Sim. Desde que o conteúdo seja trabalhado pela professora, não basta apenas assistir ao filme.

5) A escola oferece infraestrutura para a projeção de filmes na sala de aula? Sim. Possui lousa eletrônica, DVD e TV.

6) Você já assistiu aos filmes “Procurando Nemo” e “Rio”? Em sua opinião quais os valores e mensagens que podem ser conversados nas crianças sobre esses filmes. Ensinar bons valores aos filhos/ Deixá-los seguir sua vida. Preservação da natureza.

Entrevistado H

1) Você acredita que o uso dos filmes infantis na escola contribui positivamente com o desenvolvimento da criança? Sim. Porque através de uma mensagem do filme é possível buscar métodos para uma aprendizagem, selecionando adequadamente o conteúdo.

2) Ensinar e aprender são atividades primordiais da escola. Você acredita que os filmes podem ajudar neste binômio Ensinar e Aprender? Sim. Através de um filme pode-se destacar falas, músicas e a partir daí utilizá-las na prática da leitura e escrita com textos fatiados, memorizados etc.

3) Com o uso das práticas de Educomunicação (utilização de recursos tecnológicos) na sala de aula , e sendo o cinema um desses recursos, você acredita que isso auxilia os alunos a receberem melhor as informações? Sim. A tecnologia hoje é um ótimo recurso, aliás essencial, não podendo ser destacado nenhum outro recurso; através do cinema podem se abordar temas relacionados com a realidade e assim levantar diversas hipóteses de aprendizagem.

4) Podemos perceber o controle da mídia por meio de sua influência sob as pessoas. Ela ensina formas de agir, de pensar, de ser e de estar no mundo. Você concorda que o cinema em sala de aula contribui para a criança pensar nos valores e mensagens dos filmes? Sim. O cinema em sala de aula contribui para reflexões, o educador precisa ser um mediador, mostrando pontos positivos e negativos, levando o educando a pensar sobre a realidade e tudo mais que o rodeia.

5) A escola oferece infraestrutura para a projeção de filmes na sala de aula? Não. O uso tecnológico nas escolas ainda é escasso, além de professores despreparados para o uso de determinadas ferramentas.

6) Você já assistiu aos filmes “Procurando Nemo” e “Rio”? Em sua opinião quais os valores e mensagens que podem ser conversados nas crianças sobre esses filmes. Sim. Valores familiares, amor, carinho e respeito. Demonstrar a importância dos pais na vida dos filhos e abordar sobre a obediência que os filhos precisam ter.

(13)

Janus, Lorena, n.19, Jan.-Jun., 2014. 81

Entrevistado I

1) Você acredita que o uso dos filmes infantis na escola contribui positivamente com o desenvolvimento da criança? Sim. Em cada filme, mesmo infantil, contem lições de vida que podem ser absorvidas pelas crianças.

2) Ensinar e aprender são atividades primordiais da escola. Você acredita que os filmes podem ajudar neste binômio Ensinar e Aprender? Sim. As crianças podem se identificar com personagens do filme.

3) Com o uso das práticas de Educomunicação (utilização de recursos tecnológicos) na sala de aula , e sendo o cinema uma desses recursos, você acredita que isso auxilia os alunos a receberem melhor as informações? Sim. A maneira lúdica de ensinar já é uma didática importante nas salas de aula. As práticas tecnológicas seduzem as crianças.

4) Podemos perceber o controle da mídia por meio de sua influência sob as pessoas. Ela ensina formas de agir, de pensar, de ser e de estar no mundo. Você concorda que o cinema em sala de aula contribui para a criança pensar nos valores e mensagens dos filmes? Sim. As crianças procuram sempre imitar aquilo de que gosta. Por isso, nós temos que selecionam com muito cuidado o que vamos passar.

5) A escola oferece infraestrutura para a projeção de filmes na sala de aula? Sim. Não identificou.

6) Você já assistiu aos filmes “Procurando Nemo” e “Rio”? Em sua opinião quais os valores e mensagens que podem ser conversados nas crianças sobre esses filmes. Sim. Relação pai/filho. Relação homem/natureza.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

A pesquisa realizada sobre “Filmes Infantis: um recurso para aprendizagem de crianças no Ensino Fundamental” permitiu que as pesquisadoras constatassem como e quanto os filmes influenciam no ensino e na aprendizagem dos alunos.

Foram apresentados os filmes aos alunos, posteriormente questionou-se sobre o que eles achavam que iriam assistir, todos que se pronunciaram acharam que iriam só assistir ao filme, como ocorre na maioria das vezes em que os professores assistem apenas para entretê-los, sem estimular e incentivar os alunos ao pensamento.

O questionário foi apresentando para que aos professores e coordenadores de diferentes escolas municipais pudessem responder sobre o assunto dos filmes infantis e as tecnologias oferecidas nas escolas municipais do Vale do Paraíba.

Na primeira pergunta todos os entrevistados foram unânimes (100%), em afirmar que os filmes infantis na escola contribuem positivamente, quando se tem objetivo para se trabalhar o conteúdo, ensinando de forma lúdica, selecionando adequadamente o filme

(14)

sobre o qual deve-se trabalhar.

Diante da problemática da segunda pergunta, 90%,acreditam que “ensinar e aprender” são atividades primordiais da escola e concordam positivamente com essa afirmação, relatando que com os filmes e seus diálogos pode-se aprender novas palavras, aumentando seu vocabulário ajudando os alunos. Apenas 10% não comentaram nada sobre esta questão. Na terceira questão 100% dos entrevistados concordaram que o uso das práticas de Educomunicação são recursos atrativos e que tudo atrai, facilitando esse aprendizado.

Na quarta questão, 90% dos entrevistados concordaram que o cinema em sala de aula contribui para a criança pensar nos valores e que o professor precisa ter cuidado com o conteúdo que está sendo transmitido através dos filmes, para os seus alunos. Apenas 10% concordaram com esta afirmativa, não argumentaram sobre a questão.

Na quinta questão novamente 90% dos entrevistados relatam que a escola oferece infraestrutura com salas equipadas com lousa eletrônica/ digital e acesso à internet e TV com DVD. Apenas 10% não responderam nada

Na última questão, dos entrevistados, 80% assistiram aos filmes e “Procurando Nemo”, destacando seus pontos positivos como a amizade, obediência e trabalho em equipe. Enquanto que o “Rio” que alerta para o cuidado com os animais em extinção e sobre a importância da preservação para as gerações futuras. Apenas 10% não comentaram sobre os filmes. E os 10% não assistiram, mas despertou-se a curiosidade em assistir aos filmes “Rio” e Procurando o Nemo”.

5. CONCLUSÃO

Mediante a conclusão da pesquisa, foi possível compreender que os alunos podem aprender com os filmes infantis, quando o professor tem objetivo do que quer ensinar para os alunos. Observamos, durante uma sessão de filme “Procurando o Nemo”, o interesse dos alunos sobre o fundo do mar e suas diversidades de plantas aquáticas, também o vínculo familiar entre o pai e o Nemo e as necessidades especiais do Nemo, com uma nadadeira menor do que a outra. Somos levados a acreditar que quando preparados previamente pelo professor, deixando bem claro que existe uma finalidade em assistir ao filme, os alunos se sentem motivados a assistir, observando os mínimos detalhes, interagindo no momento das discussões. É necessário também que o professor esteja aberto para ouvir todas as opiniões, respeitando-as e transformando em novos conhecimentos. É imprescindível que todos se conscientizem de que os filmes ensinam também a preservar a natureza e os animais em extinção, como o “Rio”, mostrando as belezas do nosso país, o crescimento das cidades em áreas florestais e o contrabando dos animais.

O professor que deseja ir além e fazer de suas aulas um meio de buscar o interesse, motivação e a aprendizagem de seu aluno e fazer a diferença em sua prática docente, pode

(15)

Janus, Lorena, n.19, Jan.-Jun., 2014. 83

usar o cinema. O professor pode fazer um diferencial na vida de seu aluno, utilizando um filme e método certo. Para isso consideramos (CARMO, 2003, p. 77) que “Educar pelo cinema ou utilizar o cinema no processo escolar é ensinar a ver diferente. É educar o olhar. É decifrar os enigmas da modernidade na moldura do espaço imagético”.

Constatamos que há uma complexidade de percepções e pensamentos envolvidos com valores e motivações na trama dos filmes que precisam ser trabalhados pelos educadores. As crianças apresentam opiniões com visão antropocêntrica a serem consideradas, como por exemplo, animais belos a precisarem de cuidados e carinho dos adultos. Dependendo da criança, ao assistir aos filmes, vem o desejo da posse, isto é ter também um animal como o do filme Daí a importância da intervenção dos professores conversando e debatendo com as crianças as impressões que tiveram sobre os filmes.

Fica aqui uma sugestão, para uma continuidade desta pesquisa, com novos filmes, novos temas o que, com certeza, auxiliará professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na competência de lerem imagens com seus alunos, qualificando sua prática pedagógica e podendo auxiliar na formação acadêmica de novos licenciados além da capacitação permanente de professores.

REFERÊNCIAS

BERLESI, M. S. Aulas Diferentes Fazem Diferença no Aprendizado dos(as) Alunos (as)? Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas). Porto Alegre. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.

FREITAS, Anne Caroline de Oliveira. Utilização de Recursos Visuais e Audiovisuais como

Estratégia no Ensino da Biologia. 2011. 50 f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em

Ciências Biológicas). Beberibe. Universidade Estadual do Ceará, 2013.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

RAVELLI, Thandara Garcia. O Jogo como Oportunidade de Aprendizagem em Ciências

Biológicas: Um estudo Exploratório. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências

Referências

Documentos relacionados

Este ap´ os fazer a consulta ` a base de dados e carregar toda a informa¸ c˜ ao necess´ aria para o preenchimento da tabela envia-a para o Portal de Gest˜ ao onde a interface

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

transientes de elevada periodicidade, cujos poros de fusão, de maior diâmetro, se mativeram abertos durante mais tempo. A expressão das quatro isoformas de HCN foi confirmada

Findado este estudo, importa referir, que mais do que analisar os níveis de prática desportiva, de consumo de álcool, de tabaco e a percepção que os jovens faziam da sua

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

For teachers who received their training in different periods, four different basic professional identities were identified: a) identity centred on an education of austerity

No ˆ ambito deste trabalho ´ e proposto o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas de simula¸c˜ ao baseadas em PLECS capazes de simular o controlo de fontes de comuta¸ c˜ ao

Este estudo tem por objetivo determinar até que ponto os acontecimentos da vida são entendidos como indutores de stress e os níveis de burnout e de satisfação com