• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular - Câmara Municipal - Ação Social (Guarda)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular - Câmara Municipal - Ação Social (Guarda)"

Copied!
57
0
0

Texto

(1)

TPG

o1itécnico

daGuarda

Isccili, Superior de FIIuCflçã{I,

(;oou)it:Iç•5, e I)espotlu

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Curso Técnico Superior Profissional

de Gerontologia

Rafael Tavares dos Santos

(2)

Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto

Curso: Tesp de Gerontologia

Relatório de Estágio

Rafael Tavares dos Santos

(3)

i

Ficha de Identificação:

Discente: Rafael Tavares dos Santos Número de Aluno: 5008560

Curso: Tesp de Gerontologia

Estabelecimento de Ensino:-Instituto Politécnico Da Guarda

-Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto

Orientador: Guilherme Rosa Monteiro

Entidade de Acolhimento: Câmara Municipal da Guarda Morada: Praça do Município 6300-854 Guarda

Telefone: (+351) 271 220 200 Telemóvel: (+351) 965 920 660 Site: http://mun-guarda.pt

Supervisor na Organização: Daniela Sofia Gonçalves

Grau Académico do Supervisor na Organização: Licenciada em Psicologia Data de início de estágio: 1 de março de 2017

Total de Horas de Estagio : 750

(4)

ii

Agradecimentos

Durante estes 2 anos letivos que permaneci no Instituto Politécnico da Guarda senti um imenso prazer no trabalho que realizei e na informação proveitosa e gratificante que obtive ao longo do Tesp de Gerontologia que, com toda a certeza, ser-me-á bastante útil quer no presente quer no futuro. Ficarei para sempre grato a todos aqueles que me trataram com carinho, me deram força e me influenciaram no sentido de poder ser uma pessoa melhor.

Quero também agradecer ao meu professor orientador Guilherme Monteiro orientador pela informação/formação e transmissão de saberes que me proporcionou, porque, hoje, estou plenamente consciente de que me sinto uma pessoa muito mais rica quer a nível pessoal quer profissional. Estou muito mais preparado para encarar o que o futuro me reserva.

Quero também agradecer à minha família e, claro, aos meus colegas e amigos pelo incentivo e motivação que me deram ao longo deste tempo que passei na Cidade da Guarda e, mais

(5)

iii

Resumo

Começo por afirmar que tive a sorte de ter um estágio muito enriquecedor, repleto de inúmeras atividades bem sucesidas e com um ótimo planeamento por parte da entidade organizadora - a Câmara Municipal da Guarda - que se empenhou afincadamente em tudo o que envolvesse atividades destinadas à população da Guarda, no tesp de Gerontologia. Também senti que da sua parte houve uma vontade inquestionável de querer formar os alunos da melhor maneira possível conjuntamente com o apoio necessário dos professores que sempre se mostraram disponíveis para ajudar no que fosse necessário para que os seus alunos se sentissem mais confortáveis, mais empenhados e felizes nas tarefas que estavam a desenvolver.

Nas primeiras semanas do meu tive conhecimento das atividades que iria pôr em prática o que implicou que eu lesse muitos documentos para perceber realmente o que iria executar. Para minimizar as minhas inquietações comecei por fazer vários trabalhos de componente digital no sentido de me ajudaram no conhecimento das entidades que há no concelho da Guarda e as possíveis respostas que oferecem à população desta cidade . Participei em muitas atividades, para poder ter mais conhecimentos.

(6)

iv

Índice

Ficha de Identificação: ... i Agradecimentos ... ii Resumo ... iii Índice de Figuras ... v Introdução ... 7

CAPÍTULO 1 Caraterização da Organização ... 8

1.1-O Concelho da Guarda ... 9

1.2-.Identificação do Local de Estágio. ... 11

1.3-Museu da Guarda ... 12

1.4- Ação Social ... 13

1.5-Outros serviços que a Câmara presta ... 15

1.6- indice de envelhecimento no concealho da Guarda ... 15

1.6-Índice de dependência por jovens, idosos e total. ... 15

1.7-Gerontologia. ... 16

1.8-Competências de um Tecnico de Gerontologia. ... 17

CAPÍTULO 2 Estágio ... 19

2.1-Trabalhos em Componente Digital ... 20

2.2-Dia da Árvore ... 20

2.3- 1ª Tertúlia «Santos da casa fazem milagres» ... 22

2.4-Formaçao Educação Intercultural ... 25

2.5-Exposição das Mandalas de Abril ... 28

2.6- Brico Solidário ... 32

2.7-VII Congresso das Cidades Educadoras ... 33

2.8-Dia da família na Guarda ... 37

2.9-Projeto da teleassistência ... 40

2.10-Plano de desenvolvimento social ... 42

2.11-Simpósio Internacional de Arte Contemporânea ... 44

Reflexão Final ... 48

Bibiografia ... 49 Anexos ... l

(7)

v

Índice de Figuras

Figura 1 Sé-Catedral da Guarda ... 10

Figura 2 D. Sancho I ... 11

Figura 3 Câmara Municipal da Guarda ... 12

Figura 4 Museu da Guarda ... 13

Figura 5 Dia da Arvore ... 21

Figura 6 Sacos com os lanches para as crianças ... 22

Figura 7 Capa da 1º Tertúlia ... 23

Figura 8 Dr. Lia a falar sobre a tertúlia ... 24

Figura 9 Capa da acçao de formação ... 26

Figura 10 Mandala ... 29

Figura 11 Mandala da ADM Estrela ... 29

Figura 12 salão das Mandala ... 32

Figura 13 Capa do Congresso das Cidades Educadora ... 34

Figura 14 Presidente a discursar no evento ... 35

Figura 15 Capa do dia da Familia ... 38

(8)

7

Introdução

O presente relatório é elaborado no âmbito do Estágio Curricular, com vista à conclusão do Tesp de Gerontologia no Instituto Politécnico da Guarda. O Estágio desenvolveu-se na Câmara Municipal da Guarda, no departamento da Acão Social, durante 750 horas, correspondendo a um semestre.

Durante este estágio foi-me dada a oportunidade de entrar em contacto com muitas das ipss (Instituições particulares de solidariedade social) da Guarda. Apesar de não ter trabalhado diretamente com idosos acho que o meu sempre cumpri com o que me foi pedido. Durante o meu estágio estive presente em atividades destinadas aos idosos, cujo objetivo era pôr em prática tudo aquilo que aprendi ao longo do curso. Tenho de agradecer a instituição que me acolheu pela formação que me passou.

Tive como objetivos aquisição de novos conhecimentos que um dia espero serem uteis em enquanto profissional, saber o estado do concelho da guarda em relação a ajudas que a população da terceira idade possa desfruir, um dos meus objetivos será a aprendizagem em meios pertinentes a idosos, sabendo quais as instituições que estão ligadas a terceira e quais as respostas que oferecem a terceira idade.

Gostei do meu estágio porque ganhei osconhecimentos, e agora, posso partilhá-los com outras pessoas, como por exemplo, dar informações sobre o funcionamento da Câmara Municipal da Guarda no que diz respeito à ajuda aos idosos no concelho da Guarda, as respostas que oferecem aos problemas identificados bem como a taxa de sucesso no que diz respeito a ação social. Tive como objetivos aquisição de novos conhecimentos que de um maneira possam ser uma mais valia na minha aprendizagem, saber o estado do concelho da Guarda em relação a ajudas que a população da terceira idade possa se sentir confortavel, um dos meus objetivos e a aprendizagem em meios pertinentes a idosos, sabendo quais as instituições que estão ligadas a terceira .

(9)

CAPÍTULO 1

Caraterização da Organização

(10)

9 Neste capitulo irei falar sobre a organização em que comtemeplei o meu estágio curricular, sendo a Câmara Municipal da Guarda uma entidade que se destina a prestação de serviços para a população em geral na gurda, aqui esta registado todos os locias em que estagiei e que de uma certa forma foram locias muito enriquecedores para a minha aprendizagem enquanto estudante de gerontologia, todos este locais sempre tiverem pessoas muito simpáticas.

1.1-O Concelho da Guarda

O Concelho Guarda é uma das regiões mais altas do país sendo conhecida pelo seu clima chuvoso e o seu intenso frio que se faz sentir durante o seu inverno. Tem cerca de (1056m de altitude), com 26 565 habitantes no seu perímetro urbano. É sede de um município com 712,1 km² de área e 42 541 habitantes (censos de 2011), subdividido desde a reorganização administrativa em 43 freguesias.

Toda a região é marcada pelo granito, pelo clima contrastado de montanha e pelo seu ar puro e frio que permite a cura e manufatura de fumeiro e queijaria de altíssima qualidade. É também a partir desta região que vertem as linhas de água das maiores bacias hidrográficas que abastecem as três maiores cidades de Portugal: para a bacia do Tejo que abastece Lisboa, para a Bacia do Mondego que abastece Coimbra e para a bacia do Douro que abastece o Porto. Existe mesmo na localidade de Vale de Estrela (a 6 km da cidade da Guarda) um padrão que marca o ponto triplo onde as três bacias hidrográficas se encontram.

A Sé-Catedral da Guarda (ver figura 1 ) foi erguida no seguimento do pedido de D. Sancho I (ver figura 2) ao Papa Inocêncio III para transferir a diocese de Egitânia para a nova cidade da Guarda. Da original construção, de estilo românico, nada resta. Foram, no entanto, encontrados algunsvestígios que apontam para um edifício simples.1

(11)

10

Figura 1 Sé-Catedral da Guarda

A história da catedral teve um período importante na sua conservação, na viragem para o século XIX: em 1898 coube ao arquiteto Rosendo Carvalheira o restauro do edifício, executando aqui um dos mais importantes projetos de restauro revivalista, pelo que é notável o estado de conservação da catedral.

.A história da catedral teve um período importante na sua conservação, na viragem para o século XIX: em 1898 coube ao arquitecto Rosendo Carvalheira o restauro do edifício, executando aqui um dos mais importantes projectos de restauro revivalista, pelo que é notável o estado de conservação da catedral.

Encerrada ao culto durante a Instauração da Républica, com a desculpa de garantir a sua

restauração nunca realizada, reabriu de novo em 21 de Junho de 1921 para a sagração episcopal de D. José do Patrocínio Dias, bispo de Beja e natural da Covilhã, Diocese da Guarda.

(12)

11

Figura 2 D. Sancho I

1.2-.Identificação do Local de Estágio.

O Distrito da Guarda Nutt II beiras e Serra da Estrela vem a vislumbra as suas serranias cobertas pela branca neve no Inverno e de verdes matas no Verão, sentir-se-á irremediavelmente apaixonado por este território e pelas suas encantadoras montanhas, por onde escorregam brincando, o Zêzere, o Douro e o Mondego, numa corrida desenfreada, para ver quem mais rapidamente chega ao mar.

A Guarda, a sua história, os seus catorzes concelhos, as suas trezentas e trinta e seis Freguesias, o seu vasto património cultural e arquitetónico, os seus gostos e sabores, o seu “ar puro” e o seu sentimento raiano envolto por nova consciência de cooperação Ibérica, constituem um irrefutável argumento que justifica, plenamente, a “irremediável paixão” que escorre, dentro de todos aqueles que um dia têm o privilégio de deixar-se envolver no “sentimento do Distrito da Guarda”.

Agora, mais especificamente, sobre a própria, Câmara Municipal da Guarda( ver figura 3) o local do meu estágio, realizou-se na subunidade da Ação Social sob a orientação do Dr. Alfredo

(13)

12 Madeira. Eu e a minha colega de estágio ficamos num gabinete que pertencia à senhora Dra. Rosário e ao senhor Alexandre Gonçalves. Ao nosso lado ficava o gabinete da nossa supervisora a psicóloga Daniela Gonçalves, sempre muito atenciosa, disponível e carinhosa.

Figura 3 Câmara Municipal da Guarda

1.3-Museu da Guarda

O Museu da Guarda( ver figura 4) situado no centro da cidade, está instalado no antigo Seminário Episcopal construído em 1601 por D. Nuno de Noronha. É herdeiro do Museu Regional da Guarda fundado em 1940, sob a dependência da Câmara Municipal, no âmbito das Comemorações Centenárias. Em 1983 iniciaram-se obras de remodelação do edifício e elaborou-se um plano muelaborou-seológico para a apreelaborou-sentação da coleção permanente. Abriu ao público em junho de 1985 sob a designação de Museu da Guarda e na dependência do IPPC. É tutelado pela Direção Regional de Cultura do Centro e ocupa todo o espaço do artigo Seminário e parte do antigo Paço Episcopal.

Do Museu da Guarda também fazem parte os seguintes prédios: - Museu de arte sacra 2

2 Adaptado:

http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/museus-e-monumentos/rede-portuguesa/m/museu-da-

guarda/-Fonte: http://beira.pt/portal/etiquetas/camara-da-guarda/

(14)

13 - Paço da cultura

O Museu é um local cheio de história, muito organizado, com uma decoração do meu ponto de vista muito bem conseguida e com profissionais empenhados em torná-lo um local que toda a gente pretende visitar e que no fim fique satisfeita com o que viu e como foi recebida.3

Figura 4 Museu da Guarda

1.4- Ação Social

A Ação Social que é uma Subunidade da Câmara Municipal da Guarda, que se destina a ajudar a pessoas mais carenciadas do Concelho da Guarda e também à criação de novos equipamentos e respostas sociais. Tendo em conta que a Acão social tem várias componentes, como por exemplo, um sujeito que necessite de uma habitação para morar e que não tenha capacidade económica de arranjar uma, a câmara está disponível a ajudar com a arrendação de uma habitação social de baixo custo de renda, uma das outras ajudas é o Cartão Municipal de Apoio Social que se destina a:

Munícipes com mais de 65 anos;

Fonte: http://www.centerofportugal.com/pt/museu-da-guarda/

(15)

14 • Famílias numerosas;

Famílias carenciadas;

Desempregados de longa duração;

Cidadãos portadores de deficiência;

- As pessoas em qualquer destas condições podem requisitar este cartão na Câmara Municipal da Guarda.

Atualmente, o portador do cartão Municipal que é pessoal e intransmissível, tem como benefícios:

Desconto de 60% no valor do passe mensal nos transportes urbanos;

Isenção ou redução de taxas nos termos do disposto no regulamento de taxas e outras receitas do município da Guarda;

Desconto de 60% no valor do bilhete de entrada de eventos culturais, recreativos, educativos e desportivos organizados exclusivamente pela Camara Municipal.

Desconto em varias entidades locais, de comercio e serviços, conforme protocolos

celebrados com a Cãmara Municipal da Guarda.

De seguida também irei falar sobre o projeto Brico Solidário que consiste na ajuda de pequenas reparações em habitações que pertencem ao concelho da Guarda.

O projeto Brico Solidario, promovido pela Câmara Municipal da Guarda e a Pro-Raia, consiste num serviço gratuito, de pequenas reparações domésticas, destinado à população idosa, carenciada e dependente do concelho. São contemplados pequenos trabalhos de eletricidade [substituição de interruptores, tomadas…]; de canalização [repara, e substituir torneiras…]; carpintaria [substituição de fechaduras, puxadores, vidros partidos, reparar portas, janelas, estores.].

(16)

15

1.5-Outros serviços que a Câmara presta

A Câmara da Guarda, como referi anteriormente, presta muito serviços no âmbito da Ação Social. Existem ainda outras subunidades na Câmara Municipal da Guarda, tais como: 4

Administrativa

Financeira e Património

Educação, Acão Social e Juventude

Cultura, Turismo E Desporto

Planeamento, gestão, Urbanismo e Obras Municipais Equipamentos e Infraestruturas

Estas são as subunidades que a Câmara apresenta, sendo que foi na acão Social onde eu cumpri o meu estágio curricular. A Câmara da Guarda presta inúmeros serviços aos habitantes do concelho da Guarda.

1.6- indice de envelhecimento no concealho da Guarda

Neste quadro esta explicitado o índice de envelhecimento da Guarda referente o ano de 2001 ate 2011 .

Anos 2001 2011 Guarda 119,9 152,1

Fonte de dados: INE- Estimativas anuais da população. Portada

Como podemos ver neste gráfico, confirma-se que houve uma subida de 32,2, sendo que em 10 anos a população idosa no concelho da Guarda tem subido de forma drástica.

1.7.-Índice de dependência por jovens, idosos e total.

4 Adaptado:

https://www.google.pt/search?q=camara+da+guarda&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwisner_svnSAh VqDMAKHe17Dj0Q_AUIBigBhttp://beira.pt/wp-conten

(17)

16 Neste quadro podemos observar o índice de dependência de jovens, idosos e no fim esta feita o total dos dois .

De Jovens De Idosos Total Anos 2001 2011 2001 2011 2001 2011 Guarda 23,6 21,0 28,3 32,2 51,9 53,2 Fonte de dados: INE – Estimativas anuais da população residente

Portada

Na Guarda, em 2011, por cada 100 jovens existem 152 idosos, ou seja, um aumento de mais 33,0 face a 2001 [120 idosos por cada 100 jovens] o que se torna relevante no progressivo envelhecimento populacional.

18.-Gerontologia.

E a Ciência que estuda o processo de envelhecimento do Homem, isto é, investiga as modificações morfológicas, fisiológicas, psicológicas e sociais consecutivas à acção do tempo no organismo humano, independentemente de qualquer fenómeno patológico.

“A velhice é uma ressurreição triste, ensina a viver e depois mata, o fascismo do corpo dói que se farta”( Freitas; 2014:99)

Envelhecer e envelhecimento têm como princípio a morfogénese do conhecimento: o saber, o saber-fazer, o saber-estar, o saber-ser, como valores de aprendizagens fruídas .Com o prazer de apropriação do melhor e da maior parte do património ecológico, cultural, tecnológico e científico, desfrutadas com o gozo de “aprender a aprender” e a viver em comunidade/sociedade. 5

A preocupação com o envelhecimento, com a velhice e com os idosos apesar de mais visível nos dias actuais, já existia desde o início da civilização. Em 1903 Elie Metchinikoff defendeu a a criação de uma nova especialidade, a Gerontologia6

A origem da palavra Gerontologia vem do Grego (velhice) + logia (estudo) Campo de investigação dedicado ao estudo do envelhecimento, velhice e dos idosos.

55555 Adaptado:https://vascofernandes.wordpress.com/gerontologia/ 6

(18)

17

“Acontece com a velhice o mesmo que com a morte. Alguns enfrentam-nas com indiferença, não porque tenham mais coragem do que os outros, mas porque têm menos imaginação”(Proust; 2016:130)

Também é o responsável pela promoção de um envelhecimento bem-sucedido bem como pela administração e organização dos serviços de preservação de cuidados a idosos. Por isso, o Tecnico de Gerontologia exerce a sua prática profissional em contacto direto ou indireto com a população idosa

1.9-Competências de um Teécnico de Gerontologia.

-Diagnosticar os impactos sociais, económicos e culturais do envelhecimento populacional na sociedade.

-Aplicar os conhecimentos especializados sobre as caraterísticas do ciclo de vida, com ênfase na etapa da velhice, no diagnóstico das necessidades básicas destes indivíduos. -Conceber e desenvolver ações de educação e saúde respeitando a identidade social e cultural da pessoa idosa.

-Conceber e desenvolver projetos de animação visando a estimulação das capacidades cognitivas, afetivas, sensoriais e motoras.

-Acompanhar e prestar apoio psicossocial à pessoa idosa.

-Assegurar a comunicação com a pessoa idosa, com a família, com a comunidade, organizações e instituições.

7

-Atuar em conformidade com as normas da instituição, de ética e deontologia.

-Organizar espaços, planear e desenvolver sistemas administrativos com o objetivo de otimizar o funcionamento das instituições.8

7 Adaptado: http://www.ipg.pt/tesp/tesp.aspx?id=15&curso=Gerontologia%20(*) 8)

(19)

18 - Gerir recursos humanos e materiais de instituições para a pessoa idosa.

(20)

19

CAPÍTULO 2

(21)

20 Neste capitulo já irei especificar todas as minhas atividades que realizei ao longo do meu estagio, todas as atividades que tive orgulho em fazer parte da equipa, tudo o que eu trabalhei no meu O estagio esta aqui explicitado sendo que escrevi tudo o que realizei embora não fosse directamente ligado o idoso participei sempre de modo a ter uma aprendizagem mais complementada e que me ajudou a ver as dificuldades para a população idosa no concelho da Guarda.

2.1-Trabalhos em Componente Digital

Durante as primeiras semanas do meu estágio um dos meus trabalhos foi de componente teórica. Tive de fazer vários trabalhos em excel, no sentido de saber quais as áreas em que iria trabalhar. O primeiro trabalho foi atualizar a lista da rede social, que é uma listagem da própria Câmara Municipal da Guarda onde estão inseridas todas as ipss do concelho da guarda. Esta tarefa permitiu-me conhecer as entidades com que ia trabalhar ao longo do meu estágio e quais as respostas que podem oferecer à sociedade do concelho da Guarda.

2.2-Dia da Árvore

O dia da árvore foi realizado no dia 21 de Março, no parque da Guarda, O Polis, embora seja um evento de caráter mais infantil não fazendo parte da nossa área do estágio, que é sobretudo a terceira idade. Esta atividade foi executada pelo pela Câmara Municipal da Guarda, nomeadamente pelo departamento da educação mas foi- nos pedido que colaborássemos com esta atividade para dar apoio logístico, que consistiu em encher os sacos para o lanche das crianças. Atividade que nos ocupou uma tarde e uma manhã inteiras. Os sacos continham uma maça,água e um biscoito. Os sacos também nos foram fornecidos pela Câmara.

”A natureza reservou para si tanta liberdade que não a podemos nunca penetrar completamente com o nosso saber e a nossa ciência” (Goethe;2008;.15)

Durante o dia 21 fomos descarregar os lanches à escola de São Miguel na companhia do Sr. Américo e do Dr. Alexandre Gonçalves que nos forneceram o transporte para podermos cumprir a nossa tarefa. Depois de fornecermos os lanches fomos para o Polis assistir à plantação das

(22)

21 árvores feita pelas crianças. Esta era a atividade mais esperada do dia, pois a alegria das crianças acabou por nos contagiar, uma vez que a maior parte delas nunca tinha plantado uma árvore.

Considerei esta experiência muito positiva para o crescimento destas crianças. Ainda durante o dia houve uma sessão de teatro para todas as crianças presentes, algo de que elas desfrutaram. Eu e a minha colega tirámos diversas fotografias à plantação das árvores e ajudámos as crianças a espalharem a terra à volta das árvores e como se pegavam nos instrumentos, por exemplo, um ancinho, etc.

“Um jardim é um resumo da civilização - uma modificação anónima da Natureza”(Pessoa; 2015:97)

. O dia foi muito alegre embora não tivéssemos levado os idosos do projeto da Guarda Mais 65, algo que não aconteceu por questões pessoais dos idosos, porque a nossa ideia base era levar os idosos a ensinar as crianças a plantar as árvores (ver figura 5), tendo em conta que grande parte dos idosos nasceu no campo e a plantação e a agricultura já eram áreas muito conhecidas e nas quais revelavam experiência e conhecimento.

O dia da árvore foi um grande sucesso, pois participaram muitas crianças, apurando-se que no total do dia o número chegou às 1964, sem contabilizar o número de adultos que também

Fonte: Propria Figura 5 Dia da Arvore

(23)

22 quiseram acompanhar as crianças neste dia. Conclusão, o número de adultos mais as crianças chegou a 2201 participantes. Um número muito positivo para a organização do evento .

Figura 6 Sacos com os lanches para as crianças

Aqui podemos observar alguns sacos que tinham la dentro lanches (ver figura 6)que foram feitos antes da atividade, que tiverem como destinado as crianças que vão participar no dia da arvore.

2.3- 1ª Tertúlia «Santos da casa fazem milagres»

O Núcleo Distrital da Guarda da EAPN Portugal, a Casa de Saúde Bento Menni e a Câmara Municipal da Guarda (através dos Projetos Guarda+65 e QualIDADE) dão início a um Ciclo de Tertúlias dedicadas ao saber envelhecer com saúde e de forma ativa. A 1ª Tertúlia “Santos da casa fazem milagres!!”(ir ver figura7) irá realizar-se no próximo dia 22 de março, às 14h30, no Café-Concerto do TMG e destina-se a pessoas com mais de 50 anos.

Os convidados desta 1ª Tertúlia foram:

Lia Araújo | Docente e Investigadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu

Carlos Monteiro | Vice-Presidente da Câmara Municipal da Guarda Fonte:Propria

(24)

23 No dia 22 de março realizou-se a primeira tertúlia” Santos da casa fazem milagres “ que teve lugar no teatro Municipal da Guarda. Esta tertúlia foi bastante proveitosa visto que, embora eu seja um futuro técnico superior em gerontologia, achei que os temas que aqui foram abordados foram muito enriquecedores para a minha aprendizagem enquanto estudante de gerontologia .

Figura 7 Capa da 1º Tertúlia

A professora Lia Araújo, docente no instituto politécnico de Viseu e também gerontóloga, fez uma boa apresentação que versava os melhores hábitos que um idoso deve ter para ter um envelhecimento saudável e ativo .

. A par com a resiliência, a personalidade forte e a alimentação, a espiritualidade foi um dos fatores que os investigadores encontraram nos centenários para ajudar a explicar por que atingiram idades tão avançadas.

“O segredo de uma velhice agradável consiste apenas na assinatura de um honroso pacto com a

solidão” (Marquez;2000: 98)

Estes conceitos que aqui escrevi foram- me transmitidos pela Dr. Lia Araújo e refletem a ideia de que quando chegamos a 3º idade o passar do tempo já é algo que nos atormenta porque com as limitações físicas os idosos já não podem fazer a ida que faziam há 40 anos atrás, o corpo está

(25)

24 mudado e já não aguenta tanto como antes, a resistência fisica também já é menor, por isso, os idosos tendem a fazer atividades para minimizar as sequelas próprias da idade.

Uma das vertentes que a doutora Lia também abordou e que eu achei deveras interessante, foi a importância da prática de uma alimentação saudável e equilibrada pelos idosos de maneira a conseguirem evitar doenças indesejáveis por parte deles. O processo de envelhecimento vem acompanhado de uma série de mudanças na função hormonal, no metabolismo energético e na atividade diária, o que afeta a necessidade de nutrientes. Nessa fase, olfato e paladar ficam progressivamente comprometidos. É comum os idoso se desinteressarem por doces e salgados. A produção de saliva também é reduzida e aparecem as dificuldades no processo de mastigação e deglutição e, tal como disse a Doutora Lia(ver figura 8), estas são as causas que têm um impacto significativo na quantidade e qualidade da ingestão do alimento.

Além disso, a presença de doenças crónicas pode levar a restrições dietéticas, que associadas ao uso de diversos medicamentos,reduzem o apetite ou interferem na absorção de vitaminas e minerais. Tudo isso se soma às alterações naturais nos mecanismos de defesa que tornam a pessoa idosa mais suscetível a infeções alimentares.

“Quando se é velho, é preciso ser mais activo do que quando jovem.”(Goethe;1997:96)

(26)

25 A salada deve ser sempre um acompanhamento recorrente na comida, beber sempre sumos naturais sem gás ou água. Devem evitar os fritos e comer mais carnes brancas. Devem comer sempre a tempo e horas respeitando sempre os horários comuns. Devem fazer um regime diário rico em alimentos com vitamina E, vitamina D, vitaminas B12 e B6 e também em vitamina C .

2.4-Formaçao Educação Intercultural

No dia 6 de abril teve lugar a ação de formação /sensibilização de educação intercultural (ver figura 9)que ocorreu no Business Center, na Guarda, com uma duração de 6 horas e apresentada pela doutora Ana Bela Lopes, cujos temas foram: a etnia, a raça e a religião. O Município da Guarda, enquanto Membro da Rede de Municípios Amigos dos Imigrantes e da Diversidade do Alto Comissariado para as Migrações, em parceria com a Caritas, Eapn, o Nds – tu decides mais e a Oficina 9, apoiou a ação de formação/sensibilização. Os participantes desta ação de formação são instituições empenhadas no processo de acolhimento de imigrantes: mediadores socioculturais, voluntários, profissionais de intervenção social em geral, associados de ONG’s, associações e instituições de solidariedade social.

(27)

26 Figura 9 capa da acçao de formação

No dia 6 de abril teve lugar a ação de formação /sensibilização de educação intercultural que ocorreu no Business Center, na Guarda, com uma duração de 6 horas e apresentada pela doutora Ana Bela Lopes, cujos temas foram: a etnia, a raça e a religião. O Município da Guarda, enquanto Membro da Rede de Municípios Amigos dos Imigrantes e da Diversidade do Alto Comissariado para as Migrações, em parceria com a Caritas, Eapn, o Nds – tu decides mais e a Oficina 9, apoiou a ação de formação/sensibilização. Os participantes desta ação de formação são instituições empenhadas no processo de acolhimento de imigrantes: mediadores socioculturais, voluntários, profissionais de intervenção social em geral, associados de ONG’s, associações e instituições de solidariedade social.

No entanto a doutora Ana Bela conseguiu expressar esses sentimentos de forma que ninguém naquela sala ficou indiferente. Ao longo da formação houve sempre debates por parte dos participantes e cada um apresentava uma opinião diferente do outro, o que levava a que cada um de nós pensasse na forma como outros sujeitos podem influenciar a maneira com vêmos as coisas. Outro dos temas mais falados e criticados foi sem dúvida o dos jovens estudantes

(28)

27 estrangeiros que vêm para o nosso país estudar a partir de um fundo, sendo eles de Erasmus ou PALOPS. O assunto abordado sobre este tema foi a condição de vida a que eles tinham de se sujeita vindo para o nosso país e como eles próprios encaravam esta etapa da vida deles, porque não será fácil abandonar a família e vir viver uma temporada num país desconhecido e onde não percebem o idioma. este último ponto foi muito criticado porque na ação de formação a professora de ingles sugeriu que os alunos que viessem estudar para outros países tinham de estar mentalizados para aprender o idioma falado no pais, senão seria mais complicado para o professor comunicar com o aluno se ele não tiver algumas bases em inglês já que é considerada a língua universal .

O termo racismo foi bastante falado e geralmente expressa um conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias, ou ainda uma atitude de hostilidade em relação a determinadas categorias de pessoas. Pode ser classificado como um fenómeno cultural, praticamente inseparável da história humana. A discriminação racial, por seu turno, expressa a quebra do princípio da igualdade, como distinção, exclusão, restrição ou preferências, motivado por raça, cor, sexo, idade, trabalho, credo religioso ou convicções políticas. Já o preconceito racial indica opinião ou sentimento, quer favorável quer desfavorável, concebido sem exame crítico, ou ainda a atitude, sentimento ou parecer insensato, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio, conduzindo geralmente à intolerância. Este ponto tem de ser batido sempre com o máximo de respeito possível, em regra, o racismo ou o preconceito racial é que levam à discriminação e à intolerância racial.

O terceiro e último tema de que falámos foi a crise dos refugiados que se passa na Europa. Cada um dos participantes traziam as propostas que as entidades ofereciam para ajudar os refugiados. No concelho da Guarda já há cerca de 18 refugiados a viver em habitações socias que pertencem à Câmara da Guarda que também lhes fornece alimento e algum vestuário necessário para o seu dia a dia. Todos os presentes na reunião conversaram entre si e conseguiram chegar a um entendimento de qual seriam as propostas mais vantajosas e menos vantajosas para os refugiados tendo em conta de que cada entidade pode oferecer uma proposta. A que me chamou a atenção foi o programa do IEFP da Guarda, estando presente o doutor Rui Correia, que disse que o IEFP estava disposto a dar aulas gratuitas de português para os refugiados com idade mais avançada e que já não frequentem o ensino português.

(29)

28 Além das aulas podem também aprender alguma da cultura tradicional do nosso país, assim como a gastronomia, história, geografia etc. No final da apresentação foi apresentado um vídeo com as entidades nacionais que estão disponíveis para receber pessoas que possam ajudar os refugiados e também os povos africanos que necessitam de algum apoio. No final da apresentação fiquei curioso pensando na forma como, também eu, podia também fazer a diferença, e de como poderia pô-la em prática aqui no concelho da Guarda.

2.5-Exposição das Mandalas de Abril

Foi no dia 25 de abril que se realizou a exposição das Mandalas de abril que durou cerca de 3 semanas, tendo lugar a exposição no museu de arte sacra da Guarda. Durante esse período de tempo os cidadãos da Guarda podiam visitar as Mandalas, que foram feitas pelas diferentes entidades de caris social pertencentes o concelho da Guarda. Cada entidade devia fazer um desenho numa tela relativo ao 25 de abril e cada desenho deveria servir de base a uma Mandala. Já referi do que se tratvaa esta atividade, agora, vou falar do que é uma Mandala. Uma Mandala (ver figura 10) é uma flor típica da índia, que tinha a imagem de uma trajetória circular (circunferência), era identificado como o ano. O simbolismo da santidade e eternidade do templo aparece claramente na estrutura vandálica dos santuários de todas as épocas e civilizações. Uma vez que o plano arquitetónico do templo é obra dos deuses e se encontra no centro muito próximo deles, esse lugar sagrado está livre de toda corrupção terrestre. Daí a associação dos templos às montanhas cósmicas e a função que elas exercem de ligação entre a Terra e o Céu. Como exemplo, temos a enorme construção do templo de Borobudur, em Java, na Indonésia. Outros exemplos que podemos citar são as Basílicas e Catedrais cristãs da Igreja primitiva, concebidas como imitação da Jerusalém Celeste, representando uma imagem ordenada do cosmos, do mundo.

(30)

29

Figura 11 Mandala da ADM Estrela figura 10 Mandala

Como já tinha referido, a apresentação foi no dia 25 de abril e teve lugar no museu de arte sacra. O evento foi recebido por muita gente, porque além das Mandalas também estava presente no museu uma atividade dos jardins de infância, também relativa ao 25 de abril. No entanto, antes de serem Mandalas eram um puzzle que se chamava abril em construção, por sinal muito giro, pois cada jardim fez uma parte de um conjunto do puzzle que depois se colocou numa parede. No fim da exposição, que foi um autentico sucesso, eu e a minha colega de estágio também fizemos uma Mandala já que foi a Câmara da Guarda que organizou esta atividade e não era concebível não participarmos também, fazendo nos próprios uma Mandala.

Fonte: Propria Fonte: Própria

(31)

30 As

Mandalas eram (ver figura 11) destinadas à comemoração do 25 de abril e a sua apresentação recebeu centenas de pessoas que quiseram ver também os puzzles de abril. Na abertura esteve presente o Sr. Presidente Álvaro Amaro que fez um discurso inspirador onde abordou o 25 de abril, o sinal de liberdade e esperança que trouxe para o nosso país e o aparecimento de uma nova vida cheia de felicidade. Deixámos de ter medo de falar perante as injustiças que nessa época eram uma constante realidade.

Depois da apresentação, eu tive a tarefa de fazer de guia durante 3 semanas para as entidades de cariz social do concelho da Guarda. Acompanhei idosos de vários instituições. Todos os idosos gostaram muito das Mandalas ( ver figura 12) e colocando frequentemente muitas perguntas sobre o que era uma Mandala e o que significava. A visita foi muito boa, pois os idosos contaram com alguma ironia como como era a vida antes do 25 de abril.

Atualmente as pessoas estão mais informadas tendo em conta que muitos delas se habituaram às novas tecnologias. No entanto, dizem que os jovens deste tempo não têm respeito por ninguém, nem mesmo pelos mais velhos. As Mandalas foi uma ótima atividade porque o desenho e a própria pintura não foram fáceis de fazer, e à que dar parabéns às entidades e aos idosos que fizeram aquelas belas pinturas, ou seja, as Mandalas. Durante a visita às Mandalas, pude explicar aos utentes que acompanhei o significado das mesmas, bem como o que aconteceu no 25 de abril, pois muitos dos idosos desconheciam os pormenores. Alguns deles riam-se com as minhas

(32)

31 explicações e mostravam uma admiração com os meus conhecimentos, pois eles pensavam que por eu ser jovem, desconhecia o assunto.

Também ajudei na visita guiada as crianças das escolas básicas do concelho que também tinham a exposição do abril em construção. As crianças ficaram supressas por verem em todos os cantos o 25 de abril e eles próprios interrogavam-se sobre as Mandalas e o seu significado. Eu achei muito bonito as crianças mostrarem curiosidade acerca daquilo que viam. Fizeram muitas perguntas e obtiveram muitas respostas.

”A proclamada sabedoria da velhice não resulta fundamentalmente da experiência acumulada. Resulta apenas do arrefecimento do sangue ”(Ferreira;2013:101)

No final da atividade tivemos um registo positivo de visitas ao Museu de Arte Sacra da Guarda. No dia de abertura estiveram presentes cerca de 340 visitas no museu. Fazendo as contas, desde o dia 25 de abril a 5 de maio, estiveram presentes quase 1500 visitantes, o que é revelador do interesse que as pessoas têm pela cultura.

Eu adorei a atividade das Mandalas e considerei-a um autêntico sucesso. As entidades congratularam-se com a beleza artística dos trabalhos feitas pelas entidades sociais, que também estiveram muito empenhadas em fazerem deste projeto um fenómeno de sucesso.

(33)

32

Figura 12 salão das Mandala

2.6- Brico Solidário

Como referi anteriormente participei em muitas atividades, mas a que mais me agradou foi o Brico Solidário que tem como principal propósito as ajudas ao domicilio. Durante as horas vagas no meu estágio, acompanhava o senhor Américo quando ele ia fazer as reparações às casas dos idosos, p este projecto e para à população da terceira idade, que por motivos de saúde ou económicos precisam de alguma ajuda . Desde pequenas reparações a outros bens considerados essenciais, tais como, papel higiénico, toalhas, roupa, etc. Uma outra ajuda consistia em recolher a comida que sobrava na cantina da Câmara e levá-la, depois, às pessoas mais necessitadas. Enquanto participei neste projeto, apercebi-me de que um pequeno gesto faz toda a diferença na vida de uma pessoa que precisa de ajuda. Estas pessoas humildes e carinhosas, acolheram-nos sempre com um sorriso de agradecimento.

”Este é o significado verdadeiro de estar em paz consigo mesmo, estar em harmonia com Deus: não retroceder, não avançar à força, mas dissolver-se na correnteza da vida, totalmente senhor de si, mas sem medo de renunciar ao domínio.”(Pierakos e Sally;1996: 134.

Quem dirige este projeto é o Dr. Alfredo Madeira, que é o responsável pela ação social . Uma das visistas que mais me sensibilizou foi a visita à dona Maria Augusta que vive sozinha no

(34)

33 bairro das Lameirinhas e recebe uma reforma de 350 euros. Este montante é insuficiente tendo em conta toda a medicação que precisa de tomar.Por esta razão, informei a senhora de que a Câmara tinha um projeto em que o ponto principal era as pessoas receberem um cartão com um desconto nas farmácias da Guarda. A dona Maria Augusta dirigiu-se à Câmara para se informar se podia ou não receber o cartão. A partir desse dia, sempre que ia a casa da dona Maria Augusta, era sempre muito bem recebido, o que me deixava com um sorriso de dever cumprido .

”É triste a condição de um velho que só se faz recomendável pela sua longevidade. (Marica,1998:156)

2.7-VII Congresso das Cidades Educadoras

O Congresso das cidades educadoras(ver figura13) teve lugar no Teatro Municipal da cidade foi palco durante três dias, entre 25 e 27 de maio, do VII Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras. Foram perto de 400 os congressistas que estiveram na cidade “mais alta” para trocar ideias e experiências da vivência nas cidades. A criação em 2005, a Rede Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) materializa um conjunto de relações e troca de experiências entre os municípios membros da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Iniciada com 17 membros, a Rede conta atualmente com 61 municípios, constituindo uma estrutura fundamental na dinamização da construção de cidades mais

educadoras para um mundo melhor. A Associação Internacional das Cidades Educadoras é uma associação de Governos locais sem fins lucrativos, que procura trabalhar em cooperação entre cidades e organismos nacionais e internacionais. Atualmente é constituída por cerca de 500 cidades de 40 países.

(35)

34

Figura 13 Capa do Congresso das Cidades Educadora

A Carta das Cidades Educadoras é um elemento unificador na definição das políticas dos municípios membros, sendo que as cidades educadoras trabalham para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais.

Esta ideia das cidades educadoras pode e deve, simultaneamente, marco e agente educador e o mote que nos inspira as «cidades educadoras», conceito que nasceu há quase 20 anos. Um projeto dirigido a cidade e, atrevo-me a dizer, ao mundo, dirigindo as pessoas com o desejo de que seja assumido, partilhado, redefinido por tantas outras cidades e por muita mais gente.

O conceito de cidade educadora esta diretamente relacionado com outros, tais como a equidade, a cidadania inclusiva, coesão na sustentabilidade ou a educação para a paz.

Neste congresso foi realçado três pontos importantes sobre a educação de hoje em dia, então os pontos são os seguintes:

Boa comunicação

– As oportunidades que a cidade oferece a todos e a cada um dos cidadãos. No que respeita aos governos locais, estes devem esclarecer o porque e o como das suas politicas, isto e, devem fazer da politica uma pedagogia .

Avaliação – A

avaliação do impacto educativo das diferentes politicas e também do seu grau de utilidade e eficiência.

Participação co-responsavel

– Os cidadãos devem definir e acordando previamente o alcance, os limites e os campos.

E necessário que os governos locais (ver figura14) se empenhem na criação de um discurso politico que convença os cidadãos e os representantes municipais do interesse na colaboração transversal e cruzada do maior numero de pessoas e associações da cidade e, também da totalidade dos departamentos municipais.

(36)

35

”Toda a educação assenta nestes dois princípios: primeiro repelir o assalto fogoso das crianças ignorantes à verdade e depois iniciar as crianças humilhadas na mentira, de modo insensível e progressivo.”(Kafka;2012:34)

Figura 14 Presidente a discursar no evento

Sem dúvida, a posição de maior influência sobre este processo – como ocorre em torno das politicas transversais – e a que possa e queira ter a pessoa que esta à frente do município, a sua9

convicção e determinada na atitude dos seus colaboradores políticos e técnicos e, portanto, é ela que deve liderar não só nominalmente mas sim, realmente, no processo de adesão primeiro, e no da aplicação, depois, da carta das cidades Educadoras .

Definição de carta das cidades Educadoras

As cidades representadas no 1º Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que teve lugar em Barcelona em novembro de 1990, reuniram na Carta inicial, os princípios essenciais ao

9 Adaptado:

http://www.m-almada.pt/portal/page/portal/EDUCADORA/CID_EDUCADORA/?educ=1&educ_cid_educ=4829260&cboui=482926 0

(37)

36 impulso educador da cidade. Elas partiam do princípio que o desenvolvimento dos seus habitantes não podia ser deixado ao acaso. Esta Carta foi revista no III Congresso Internacional (Bolonha, 1994) e no de Génova (2004), a fim de adaptar as suas abordagens aos novos desafios e necessidades sociais.

A presente Carta baseia-se na Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948), no Pacto Internacional dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais (1966), na Declaração Mundial da Educação para Todos (1990), na Convenção nascida da Cimeira Mundial para a Infância (1990) e na Declaração Universal sobre Diversidade Cultural (2001). Os responsáveis municipais devem procurar e desenvolver a dimensão educativa – que é o mesmo que dizer cívica- presente nas diversas politicas locais. A Cidade democrática, que se desenvolve em plenitude, educa, ainda que não o proponha formalmente.

E esta a dimensão que e exigida e justificada por um trabalho interdisciplinar e transversal, analítico e objetivo que requer, muitas vezes, novos modelos de gestão. E imprescindível contextualizar e contrapor qualquer proposta – própria ou alheia -com a realidade

.Para que este trabalho seja possível, para que na verdade, cada cidade construa o seu projeto educativo são precisas na estrutura municipal algumas atuações, prévias e novas formas de organização interna, a fim de facilitar a transversalidade e interdisciplinaridade. Mais, são precisas novas formas de participação da sociedade civil que a cidade deve por em prática, de acordo com as características e especificidades. Com o tempo e um pouco de conhecimento sobre as numerosas cidades com as quais trabalhamos, vemos que as formas de conceito de cidade educadora são tão variadas como diversas são as cidades. Com ritmos e níveis de implicação diferentes, que têm que ver com a sua história, sua situação, a sua especificidade e o seu projeto político .

A associação internacional de cidades educadoras [AICE] afirma e luta por esta conceção global da educação que impregna o conjunto da vida na cidade e abarca toda a cidadania. A razão da sua existência e o diálogo, o intercambio e o conhecimento mutuo das diversas concretizações da carta de cidades educadoras em cada uma das cidades que a formam. De forma a termos una jovens mais educados temos de apostar no ensino.

“A boa educação consiste em esconder o bem que pensamos de nós próprios e o pouco bem que pensamos dos outros” (Shaw;1996:87)

(38)

37 A vitalidade da AICE e das cidades, que nela se incorporam, impelem a caminhar para um ponto comum, certo, positivo e esperançado. Sem ignorar desafios, adversidades, dificuldades, com coragem, convicção e confiança partilhados entre cada de 400 cidades do mundo. Este é o desafio. Este é o futuro. Na mira de adaptar o conceitode cidade educadora e suas propostas a evolução intensa que vivem as nossas cidades, a AICE elaborou e aprovou no seu congresso celebrado em Génova [Itália] em 2004, catorze anos depois, uma nova redação da carta das cidades educadoras, a qual inspira as considerações .

Para além da importância formalidade de aceitar e subscrever os vinte princípios da carta, uma cidade educadora foi antes da reforma, e continua a ser depois de renovada, a que, liderada pelos seus representantes democráticos, estimula e oferece vias de realização à capacidade educadora em sentido amplo que tem sempre todos os membros da cidade, tanto como individual como coletivamente. Um dos princípios principais da educação é a capacidade de promover o melhor crescimento o melhor crescimento possível ou desenvolver as potencialidades e projetos das pessoas e dos grupos humanos .

Fiquei a saber muito com estes 2 dias cheios de debates. A exposição de alguns projetos foi muito interessante e despertou a minha atenção. As cidades educadoras, na minha opinião, mostraram vários pontos interessantes, a saber:

Promover o cumprimento dos princípios da Carta das Cidades Educadoras;

Impulsionar colaborações e ações concretas entre as cidades;

Participar e cooperar ativamente em projctos e intercâmbios de experiências com grupos e instituições com interesses comuns;

Aprofundar o discurso das Cidades Educadoras e promover a sua concretização;

Influenciar no processo de tomada de decisões dos governos e das instituições internacionais em questões de interesse para as Cidades Educadoras;

Dialogar e colaborar com diferentes organismos nacionais e internacionais.

2.8-Dia da família na Guarda

No dia 20 de maio, a Guarda comemorou o Dia Internacional da Família(ver figura15), na Alameda de Santo André, através da realização de diversas atividades em família,

(39)

38

“Não é pequenina contradição ser dotado de tão pouco sentimento familiar e ter tanta

necessidade de uma família. E isto sei eu que não tem remédio. Dir-se-à que tenho a Pilar, mas Pilar não é família, é Pilar. Só por ela não me sinto num deserto.” ( Saramago;2016:145)

Figura 15 Capa do dia da Familia

Segundo a autarquia, “com esta iniciativa pretende-se proporcionar um dia diferente a todas as famílias do concelho da Guarda, relevando assim a importância da família como núcleo vital da sociedade e ao mesmo tempo reforçar a crucial importância da união, colaboração e respeito para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família.”

O Município da Guarda, enquanto autarquia familiarmente responsável, a CPCJ da Guarda, o CLDS 3G- Guarda Geração, o Instituto de S. Miguel, o Projeto “ tu decides+…” – E6G, O PFF- Aldeia SOS e a Cáritas Diocesana da Guarda associam-se com esta organização conjunta, a uma iniciativa internacional celebrada desde maio de 1994.

(40)
(41)

40

2.9-Projeto da teleassistência

O protocolo que abrange 13 dos 14 municípios do distrito da Guarda, ficando apenas de fora o de Seia, foi hoje assinado pelos autarcas de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Gouveia, Guarda, Mêda, Pinhel, Sabugal, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.

Com as ações a realizar no âmbito da teleassistência, as entidades envolvidas vão tentar "combater os efeitos negativos das situações de isolamento e solidão, através da criação de respostas integradas e aproveitando as sinergias que cada parceiro poderá desenvolver, sobretudo nas componentes fundamentais da segurança, do socorro e da ação social”. De acordo com o documento, a implementação do denominado Programa de Teleassistência a Pessoas Vulneráveis tem como objetivos, entre outros, "garantir a manutenção da pessoa no seu meio ambiente, com a utilização de um dispositivo eletrónico de apoio, que lhe permite obter assistência permanente em qualquer eventualidade, através de um atendimento personalizado e interessado".

Garantir respostas no âmbito da prevenção e promoção da qualidade de vida, ao tentar combater os efeitos negativos das situações de isolamento e solidão, proporcionar uma resposta imediata em situações de emergência, bem como o apoio à solidão a todos os utentes que se encontrem em situação de vulnerabilidade ou dependência, 24 horas por dia e sete dias por semana e melhorar a qualidade de vida, a saúde, a tranquilidade, a segurança, a autonomia e a autoestima, são outros dos propósitos da iniciativa.

“A miséria de uma criança interessa a uma mãe, a miséria de um rapaz interessa a uma rapariga, a miséria de um velho não interessa a ninguém.” (Hugo;2005:61)

"Numa primeira fase contamos com cerca de 200 idosos, que são aqueles que nos preocupam, são aqueles que vivem isolados". O protocolo de colaboração foi assinado no dia da tomada de posse do coronel Cunha Rasteiro como novo comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda.

Segundo a operação "Censos Sénior 2017" da GNR, que se realizou em todo o país entre 01 e 31 de março, o distrito da Guarda é aquele que tem mais idosos a viver sozinhos ou isolados. Os dados apontam que no distrito da Guarda vivem 3.932 idosos sozinhos ou isolados, seguindo-se Viseu com 3.930. Dos 3.932 idosos sinalizados no distrito da Guarda, 3.197 vivem sozinhos e 452 isolados.

(42)
(43)

42

2.10-Plano de desenvolvimento social

A Rede Social do concelho da Guarda está a proceder a uma revisão do plano de desenvolvimento social e dos planos de ação .

Dentro do espírito de trabalho em rede e parceria, procurou-se neste trabalho de recolha, a adesão mais ampla possível dos parceiros sociais e dos técnicos das entidades com competências de intervenção social, a participação nesta segunda fase de trabalho, foi assegurada através da aplicação dum questionário online dirigido por correio eletrónico a apreciação das instituições, numa classificação de 1 [realidade pouco problamática ] a 7 [ realidade muito problemática ], as realidades sociais e económicas mencionadas nos diferentes eixos de intervenção .

Na terceira fase, durante o primeiro trimestre de 201, serão enviados a todos os parceiros sociais os resultados para a construção, do plano de desenvolvimento social a nível dos planos estratégicos e operacional, serão enviados para análise e quadros de pre-preenchimento para o período de 2017-2020.

Os parceiros da rede social, numa quarta fase, reforçarão o seu contributo nas sessões de trabalho presenciais, organizadas por grupos de intervenção, de acordo com a área de atuação. Prevemos que sejam realizadas no trimestre de 2017, garantido assim, o envolvimento e opinião de todos, de forma intregada e coerente, para que se identifiquem as prioridades de atuação, as grandes metas que se pretendem atingir a nível de desenvolviemento e coesão social concelhio. O resultado final será a construção de um instrumento com uma visão de futuro prospetiva, com conhecimentos sobre a realidade do território, a identificação de prioridades e linhas de atuação, tendo em consideração os pressupostos para a açao [Estratégia] e os princípios orientadores do trabalho em parceria .

O princípio da Sincronicidade baseia-se na hipótese de um conhecimento interior inconsciente ligar um acontecimento físico a uma condição psíquica, de modo que um determinado acontecimento que parece acidental ou coincidente pode, na verdade, ser psiquicamente significativo; e o seu sentido é, muitas vezes, indicado simbolicamente pelos sonhos que coincidem com o acontecimento.” (Gustav;2008:396)

O plano de desenvolvimento social [PDS] e os respectivos planos de ação [Estratégia ] serão um instrumento de trabalho produzido pelos parceiros para os parceiros, a partir de uma consciência coletiva dos problemas sociais nas suas diferentes facetas, procurando das respostas aos

(44)

43 problemas diagnosticados, aproveitando recursos e dinâmicas já existentes. Com a participação e envolvimento de todos, esperamos criar um documento realista e concretizável, capaz de responder as necessidades efetivas, consideradas pelos parceiros como prioritárias, definindo estratégias e com objetivos conretizáveis.

Metodologia de Trabalho

A elaboração do PDS e PDA através desta metologia e colaborativa qu ira permitir a construção de uma entidade coletiva que produz o sentido para intervir localmente. E tambem necessário que este processo dinâmico, promova momentos de discussão e participação ativa dos parceiros do CLAS e outros, que se entedam pertimentes de convidar para participar nas sessões, e cujo contributos pudessem ser inscritos no documento final, a ser construído.

No entanto, existe um conjunto de fatores que condicionam a elaboração fidedigna de um documento final, designamente :

- Informação temporalmente diferenciada e em constante mutação que dificulta a compatibilização de alguns dados para a análise futura .

- Desatualização constante de documentos, no que diz respeito aos indicadores monitorizados á data da sua produção.

Pelo que, nunca consideramos a criação de documento esttico e imutável, mas de algo em aberto , possível de sempre que alterado, atualizado e melhorado.

Agora encerro este documento [ Resultados para a construção do plano de desenvolvimento social], a segunda fase da metologia de trabalho para o processo participativo da construção do PDS e PA, com a criação de um instrumento para recolha de informação, em suporte informático sobre as áreas temáticas, seleção e analise da informação feitas pelos parceiros sociais.

Pretende-se que a recolha de informação quanlitativa junto dos parceiros do conselho local de ação social, através de metodologias participativas e colaborativas. Assim pretendemos criar uma priorização das problemáticas resultantes dos inquéritos feitos os parceiros socias, de acordo com as áreas temáticas, onde surtirão para cada objetivo estratégico hierarquizados, de acordo com as problemáticas e prioridades estabelecidas. Do trabalho já realizado, irei dar início a fase de extraiçao de informação sobre as principais problemáticas na realidades sociais atuais.

(45)

44 Tenho consciência plena de que aprendi muito nestes 2 dias de debates. A apresentação de alguns projeto muito interessantes despertaram a minha atenção e levaram-me a refletir sobre estas matérias. As cidades educadoras, na minha opinião, mostraram vários pontos interessantes.

Inquerito Online

A metodologia adotada para esta segunda fase, assentou numa estratégia participativa, que procurou cumprir os princípios estruturantes da Rede Social: subsidiriadade partilhado, um instrumento de trabalho e inovação, através do cumprimento destes e que se sera capaz de elaborar um documento verdadeiramente partilhado, um instrumento de trabalho facilitador de entendimento concertado dos diversos domínios de ação social do concelho.

O PDS e PDA irão resultar das respostas entre os diferentes parceiros da rede social, através da participação primeira por inquéritos online, os quais estabelecerão as prioridades de intervenção com base nos problemas e objetivos estratégicos .

De modo a operacionalizar estes eixos, num segundo momento elencou-se os objetivos estratégicos, de acordo com os critérios de prioridade, para a elaboração do PDS, também em conta as especidades do território, de modo a que este documento seja permeável à introdução de novas iniciativas e metodologias.

2.11-Simpósio Internacional de Arte Contemporânea

A cidade da Guarda recebeu a partir de sábado, dia 27 de maio, e até dia 14 de junho, o primeiro Simpósio Internacional de Arte Contemporânea (ver figura16) que contou com mais de uma centena de artistas.

O evento cultural, organizado pela primeira vez pela Câmara Municipal da Guarda, através do museu local, em parceria com a Universidade de Salamanca, Espanha, “contempla múltiplas abordagens expressivas da Arte Contemporânea, nomeadamente na escultura, pintura e serigrafia”.

Segundo a organização, o Simpósio Internacional de Arte Contemporânea inclui exposições, ateliers de pintura e escultura, instalações, colóquios, recitais de poesia, apresentação de livros, cinema, documentários, jazz e música contemporânea, ‘workshops’ e arte urbana.

(46)

45 Do programa destacou-se a abertura, dia 28 de maio, às 18 horas, com a inauguração de uma exposição retrospetiva do escultor espanhol José Luís Coomonte, na galeria de arte do Teatro Municipal.

“É na arte que o homem se ultrapassa definitivamente” ( Borges; 2012:206)

Pela Guarda passaram, entre outros, os artistas Pedro Cabrita Reis, José Pedro Croft, Zulmiro de Carvalho, Júlio Pomar, Graça Morais, José Fuentes (Espanha) e Luís Geraldes (Austrália). A iniciativa “será um momento de grande valorização artística e de fruição do espaço urbano” da cidade mais alta do país, juntando “artistas de dez países diferentes e de cinco continentes”, como referiu Victor Amaral, vereador com o pelouro da cultura. O responsável adiantou que alguns escultores convidados trabalharão ao vivo em espaços do centro histórico da cidade e as obras reverterão para o acervo artístico do futuro “Quarteirão das Artes” que a autarquia da Guarda pretende criar na zona do atual museu.

O programa também incluiu, entre outros momentos, as exposições "No fio da Navalha", de Susana Piteira, "Portas a Compostela", de Manuel Facal, "Yoniverse ou universo enquanto útero", de Vítor Roque, e "30 anos de pintura II", de Irene Gomes.

Figura 16 Capa do SIAC

Nas iniciativas de pintura ao vivo participaram os artistas Valentina Gregoric (Itália), Dorthe Botker (Dinamarca), Mariola Landowska (Polónia), Júlio Cunha (Portugal), Philippe Amirault (França), Vando Figueiredo (Brasil), Fiel dos Santos (Moçambique) e Jorge Gumbe (Angola).

(47)

46 Na escultura ao vivo, foram anunciadas as participações de Kei Nakamura (Japão), Nils Hansen (Alemanha), Masa Paunovic (Sérvia), Alexey Kanis (Rússia), David Leger (França), Elena Saracino (Itália), Pedro Figueiredo (Portugal), José Ignácio (Espanha) e Milena Tavena (Bulgária).

O programa também incluiu, entre outros momentos, as exposições "No fio da Navalha", de Susana Piteira, "Portas a Compostela", de Manuel Facal, "Yoniverse ou universo enquanto útero", de Vítor Roque, e "30 anos de pintura II", de Irene Gomes.

O Simpósio Internacional de Arte Contemporânea Cidade da Guarda também pretende “estimular a proximidade entre artistas e o público participante”.

A organização, o SIAC inclui arte ao vivo, ateliês de pintura, escultura, serigrafia, exposições, oficinas de poesia visual, instalações, colóquios, palestras, recitais de poesia, apresentação de livros, um ciclo de cinema, documentários, música, 'urban art', entre outras atividades. O presisente Álvaro Amaro indicou que o evento cultural tem um investimento de cerca de 20 mil euros. “Achamos que é um belíssimo investimento”, reconheceu, assumindo que a realização da iniciativa é “desafiante” e “estimulante” para o município que lidera.

A minha função durante o simpósio foi acompanhar os idosos que realizavam visitas ao museu. Se com os nacionais não tive problemas, já com os idosos estrangeiros senti algumas dificuldades em compreender a língua que eles falavam. Para minimizar a situação, recorri muitas vezes ao Google tradutor. Esta estratégia ajudou-me a resolver algumas situações mais complicadas.

Durante as visitas, os idosos colocaram-me algumas questões sobre o que era o simpósio, o que era a gerontologia, entre outras questões. Tive a preocupação de responder a todas as questões que me foram colocadas, verificando que muitos idosos ficaram imensamente felizes quando souberam que havia um curso onde os jovens obtinham formação para cuidar deles. Aproveitei para lhes falar do meu curso e da minha experiência.

“As obras de arte são de uma solidão infinita: nada pior do que a crítica para as abordar. Apenas o amor pode captá-las, conservá-las, ser justo em relação a elas.”(Kilke;2014:130)

Transmiti-lhes o quanto estava contente com o curso que tinha escolhido para a minha vida e que recomendo a todos aqueles que gostam de trabalhar com os idosos. O museu da Guarda sempre esteve muito cooperante de forma a que este segundo simpósio de arte comtemporânea tivesse muito sucesso. Arte contemporânea não pode ser definida por um simples e único conceito. Para

(48)

47 entender o que significa é preciso observar que nasceu de diversos movimentos e de variadas formas de expressão e de muitas manifestações.

O conjunto de diferentes movimentos, estilos, vanguardas e técnicas que surgiram no pós-guerra. Nada mais é do que o ajuntamento de variadas artes. Possui, portanto, uma imensa variedade de tipos e de estilos. Podemos citar como contemporâneas, por exemplo, tanto o gótico americano, quanto obras abstratas em preto e branco. Muitas características identificam esta arte pós-moderna.

(49)

48

Reflexão Final

Tendo em conta tudo o que aprendi, o que vi e o que fiz durante o meu estágio na Câmara Municipal da Guarda, posso concluir que que estou muito satisfeito com o caminho percorrido. Durante o estágio não aprendi só como lidar, cuidar e tratar dos idosos, aprendi também como eram planeadas as atividades a desenvolver no seu dia a dia.

É de salientar que a autarquia da Guarda além de estar envolvida com muitos projetos relacionados com os idosos, desenvolve muitos outros. Sobre este tema, a minha supervisora disse-me uma frase que muito valorizei, « se trabalhamos com uma instituição temos de trabalhar com as outras, nelhuma é melhor do que todas as outras».

(50)

49

Bibiografia

Borges;Jorge;2012; Arte Poetica; Austral; Sintra Ferreira;Virgilio(2013) Pensar; Quetzal Editores;Porto Freitas;Pedro(2014) Prometo Falhar,Marcador,Braga Goethe, Johann (2008) Pensamentos ;Cultrix, Porto

Goethe;Johanan(1997) Máximas e Reflexões; Guimarães Editores; Coimbra Hugo, Victor(2005) Os Misereveis, Porto Editora, Porto,

Jung, Carl Gustav ( 2008) O Homem e seus Símbolos ;Nova Fron Kafka:Franz (2012) Os Contos ;Assírio & Alvim;Parede

Marica;Marques;1998; Máximas ;Porto Editora;Setubal

Marquez;Gabriel(2000) Cem Anos de Solidão; Dom Quixote; Lisboa

Neto, Joel( 1974) Banda Sonora para um Regresso a Casa, Porto Editora, Porto Pag.56 Pessoa;Fernando(2015) Livro do Desassossego ;Assírio & Alvim;Porto

Pierrakos e Sally(1996) Criando União;Cultrix; Rio de Janeiro: Proust;Marcel(2016) O Tempo Reencontrado, Relógio D'Água, lisboa Rilke,Rainner;2014; Cartas a um Jovem Poeta, Modo de Ler; Porto Saramago;Jose(2016) Cadernos de Lanzarote; Porto Editora Porto; Shaw;Bernard(1996) Regresso a Matusalém ; Dom Quixote;Lisboa

(51)

l

(52)
(53)
(54)
(55)
(56)
(57)

Referências

Documentos relacionados

It is worthwhile to mention that the compu- tational complexity of the F-LMS algorithm is higher than that of the LMS algorithm, whereas the LCF-LMS, the ALCF-LMS, the I-LCF-LMS,

Morphometry of the oocytes of Brycon orbignyanus, Piaractus mesopotamicus, Prochilodus lineatus and Salminus brasiliensis and sperm head width ratio and the major diameter of

A determinação da prevalência e fatores associados da má-oclusão na dentição decídua representa uma importante ferramenta epidemiológica para o planejamento de

Neste contexto, suas ações vão além de seu fazer profissional, utilizando instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade, de promover ações educativas para

Resumo Este artigo foi elaborado a partir dos resultados de uma pesquisa realizada com 12 professores universitários, sendo 6 dos cursos Superiores de Tecnologia e 6 dos cursos

gradativamente, tentaremos demonstrar como aquilo que chamaremos de áudio musical passou a figurar entre as muitas matrizes de elaboração dessa arte, até a

É importante a utilização de QoS na rede, tanto para que o tráfego da rede recreativa não prejudique a rede administrativa, como também para permitir a