• Nenhum resultado encontrado

Proposta de implementação - FINAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Proposta de implementação - FINAL"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Proposta de implementação de sistema de informação

(2)

Informação do Documento e Revisões

Histórico do Documento:

Versão Data Autor Descrição

1.0 24/11/2014 We Deal With It Versão 1

Lista de Distribuição :

Nome Empresa

António Passanha We Deal With It Guilherme Bento We Deal With It Joana Rebelo de Andrade We Deal With It João Boavida We Deal With It João Galante We Deal With It Mafalda Ferreira We Deal With It

(3)

ÍNDICE

1 Introdução... 4 2 Âmbito da Proposta ... 5 3 Solução Proposta ... 6 4 Abordagem ao Projecto ... 8 4.1 Fases e Actividades... 8 4.2 Planeamento... 8 5 Organização do Projecto ... 9 5.1 Equipa... 9

5.2 Requisitos para iniciação do Projecto ... 9

6 Responsabilidades e Pressupostos... 10

6.1 Responsabilidades... 10

6.2 Pressupostos ... 10

7 Honorários e Facturação ... 12

7.1 Honorários ... 12

7.2 Condições e Plano de Pagamentos ... 12

7.3 Copyright e Validade da Proposta ... 12

(4)

1 Introdução

Após os contactos iniciados entre a ImoInvest e a empresa We Deal With It vimos por este meio responder ao pedido efetuado para apresentação de uma proposta de prestação de serviços profissionais de suporte ao desenho e implementação de uma plataforma de gestão de produtos imobiliários.

Gostaríamos desde já agradecer a oportunidade concedida de submeter à Vossa apreciação a presente proposta e assegurar-vos que os serviços aqui propostos serão objecto da nossa melhor atenção.

Enquadramento e Objectivos

A reunião realizada a 22 de Setembro de 2014, que decorreu nas instalações da ImoInvest, Investimentos Imobiliários, S.A e que contou com a participação da Administração da mesma e da sua equipa comercial responsável pelo contacto e partilha de informação com os brokers, foi bastante explícita e percetível, permitindo assim à nossa empresa entender quais são, concretamente, as suas primeiras necessidades.

Parece-nos claro, que uma empresa como a ImoInvest, uma das melhores sociedades de investimentos imobiliários a nível nacional, que se encontra a crescer rapidamente, necessita de um sistema de informação à sua altura e que possa acompanhar o seu ritmo de crescimento. Desta feita, iremos apresentar-vos uma proposta de um projeto que pensamos poder solucionar os vossos problemas, nomeadamente:

- A perda excessiva de tempo diária por parte dos colaboradores com pedidos de informação sobre os imóveis aos brokers, quer seja por email ou telefone, para que estes possam mostrar a informação aos potenciais investidores.

- A incapacidade da empresa para fazer frente aos constantes pedidos dos brokers sobre informação dos imóveis devido à mesma operar com fusos horários diferentes.

- A inexistência de um sistema de backup definido.

- A falta de organização da informação e dos processos, sendo a sua documentação inexistente ou incorrecta, e estando os mesmos a ser geridos em pastas que se encontram apenas na rede interna da empresa ou até mesmo nos próprios computadores dos colaboradores, o que torna o processo de consulta muito pouco eficiente.

- A inexistência de uma ferramenta que permita ao cliente monitorizar e gerir de forma eficiente toda a informação que se encontra relacionada com a carteira de imóveis disponíveis para venda.

O nosso projeto pretende assim proporcionar à ImoInvest um sistema simples, de fácil entendimento, utilização e manutenção, que facilite a partilha de informação sobre os imóveis a uma escala global com os seus brokers e potenciais clientes, que inclua um repositório que permita criar, editar e partilhar documentos com os seus parceiros e que seja capaz de monitorizar o trabalho que é realizado pelos brokers.

Desta forma, o sistema irá facilitar as apresentações de produtos imobiliários junto dos clientes, centralizar a informação relativa aos mesmos para que todos os intervenientes na comercialização tenham acesso à mesma e ainda permitir o controlo do trabalho realizado pelos brokers.

(5)

2 Âmbito da Proposta

O presente acordo tem efeito a partir da data da última assinatura e é de comum concordância entre a ImoInvest e o Grupo 5, de forma a consolidar a proposta para desenho e desenvolvimento da plataforma de gestão de produtos imobiliários.

Por conseguinte incluem-se na proposta os seguintes serviços:

 Análise de Requisitos através de reuniões de forma a determinar em detalhe qual a informação e respectiva estrutura a disponibilizar pelo site.

 Definição e desenho da arquitectura lógica e informacional necessária à nova plataforma identificando as especificidades técnicas da solução.

 Desenvolvimento de look & feel da plataforma através de definição e desenho da imagem, cores e tipos de letra a aplicar no desenvolvimento do site bem como de templates esquemáticos a definir em conjunto com a ImoInvest. O look & feel propostos deverá permitir o acesso à plataforma a partir de diferentes plataformas (laptop, mobile, tablets).

 Instalação e configuração da tecnologia de suporte à plataforma.

 Implementação da plataforma suportada pelos requisitos acordados nos templates esquemáticos definidos e validados com a ImoInvest.

 Suporte e coordenação na realização de testes à plataforma implementada.  Suporte e coordenação na disponibilização da solução.

Encontram-se fora do âmbito dos serviços a fornecer:

 Desenvolvimento de uma app (por exemplo para Iphone) especifíca para a solução. No entanto, a plataforma consistirá numa componente web acessível a partir de diferentes plataformas como anteriormente referido.

 Preparação dos conteúdos sejam eles textos, imagens ou vídeos a disponibilizar no site.

 Desenvolvimento e implementação de estratégias de comunicação que permitam a divulgação do site.

 Migração de dados e conteúdos actualmente existentes em plataformas ou sistemas externos à solução apresentada.

 Custos adicionais com licenciamento ou infra-estruturas necessárias para suportar a solução apresentada.

 Integração com sistemas externos senão aqueles que se encontrem indicados na solução proposta.

(6)

3 Solução Proposta

Neste capítulo efectuamos a descrição da solução que nos propomos implementar tendo por base os requisitos de alto nível identificados junto da ImoInvest.

Durante a implementação da solução teremos sempre em mente o objectivo de obter um sistema fiável, seguro, escalável e de elevada performance, e ao mesmo tempo de fácil instalação, administração e utilização.

De acordo com as necessidades apresentadas consideramos que a solução apresentada poderá ser decomposta nos módulos apresentados no diagrama seguinte e descritos posteriormente:

Funcionalidades

De seguida descrevemos cada um dos módulos apresentados através da descrição das principais funcionalidades a desenvolver no âmbito deste projecto:

Criação de um Website que permita:  Aos brokers:

o Comunicar entre si;

o Ter acesso às fichas de cliente;

o Partilhar e editar ficheiros;

o Apresentar ao cliente os imóveis;

Aos Clientes:

o Ter acesso à informação disponibilizada no website em qualquer sitio;

o Avaliar os Imóveis e áreas de interesse;

À chefia

o Controlo dos brokers;

. Repositório Backup Chat Perfis Ficheiros Motor de Busca Brokers

Website

SIR |CI Login Individual Live Clientes Motord de Busca SIG Sistema de Avaliação Ficheiros Imóveis

(7)

Tecnologia de suporte

Apesar de existir actualmente um servidor na ImoInvest, por questões de segurança de dados entre a solução que estamos a propor e a informação existente actualmente no servidor, aconselhamos a separação física em termos de servidores. Assim sendo, conseguimos garantir que não existem influências entre os trabalhos e informação a disponibilizar na solução e a que se encontra no actual servidor.

Por conseguinte, no que diz respeito à componente servidor propomos a utilização de um servidor virtual criado em h t p : // www. am e n . p t / serv e r/ v i rt ua l . h t m l com as seguintes características:

 1 CPU  8 GB de RAM

 240 GB de Hard Drive  3 TB de tráfego por mês

(8)

4 Abordagem ao Projecto

O presente capítulo descreve a abordagem e planeamento propostos pelo Grupo 5 para este projecto detalhando as fases e actividades a realizar.

Note-se que a realização do projecto não dependerá exclusivamente do Grupo 5, sendo fundamental o cumprimento das responsabilidades da ImoInvest na realização de um conjunto de actividades que são absolutamente necessárias e críticas para o seu sucesso.

4.1 Fases e Atividades

A realização do projeto consistirá em 4 fases, sendo elas:

- Análise e desenho: Fase inicial do projeto na qual começaremos por fazer o levantamento dos processos atuais da empresa, o que nos permitirá fazer o levantamento detalhado dos problemas e necessidades da mesma e uma listagem exaustiva dos objetivos pretendidos. Após a realização dos passos anteriores, suceder-se-á o detalhe das funcionalidades a implementar para obtenção dos objetivos pretendidos, e por último, desenhar-se-á o modelo/configuração e cronograma de desenvolvimento.

- Desenvolvimento: Concluída a fase de análise e desenho, podemos então iniciar a fase de desenvolvimento. Nesta fase começaremos por criar protótipos dos outputs das funcionalidades necessárias, caso estes protótipos sejam aprovados, iniciar-se-á o desenvolvimento de cada uma das funcionalidades detalhadas para que então se possa associar cada uma delas e chegar ao produto final.

- Testes: Alcançado o produto final, à que testá-lo. Para tal, começamos por criar um ambiente de testes, com condições semelhantes à do ambiente original, para que se possa então realizar uma bateria de testes com base nos requisitos definidos. Caso o produto seja aprovado com distinção nestes mesmos testes, este está pronto para ser implementado, caso contrário, realizar-se-á o processo novamente desde a fase de desenvolvimento ou até mesmo da fase de análise e desenho, até que o produto seja aprovado.

- Go Live: Criado o produto pretendido, inicia-se a fase final, na qual se implementará o produto na empresa.

4.2 Planeamento

(9)

5 Organização do Projeto

5.1 Equipa

Compreendendo que este é um projecto que requer a tomada de decisões e um compromisso forte por cada umas das partes envolvidas, o Grupo 5 propõe a seguinte organização para o projecto:

 Comité de Acompanhamento - Organismo responsável pela coordenação e orientação das várias fases da criação do Sistema de Informação proposto, comprometendo-se a garantir o maior grau de sucesso possível para o projeto.

 Gestão de Projecto - Deverá actuar no sentido da coordenação dos elementos da equipa de projecto, tomar decisões quanto ao andamento dos trabalhos e promover a existência das condições necessárias ao sucesso do projecto. Deverá reunir com frequência de forma a:

 Fornecer os dados organizados;

 Ajudar na tomada de decisão, de formar rápida e eficiente;

 Garantir o bom funcionamento do desenvolvimento do projeto;

 Melhorar a excelência operacional

 Equipa de Projecto - Será composta por elementos com responsabilidade de executar as actividades previstas no âmbito da proposta. Deve assegurar o reporte relativamente ao acompanhamento do projecto, efectuar reuniões de diagnóstico e decidir acerca de assuntos operacionais.

5.2 Requisitos para iniciação do Projecto

De modo a dar início ao projecto de desenvolvimento apresentado, existe um conjunto de requisitos que devem ser garantidos. Estes são:

 Identificar por parte da equipa ImoInvest um único ponto de contacto que será o responsável pela coordenação da execução do projecto em conjunto com o gestor de projecto do Grupo 5

 Identificar por parte da ImoInvest interlocutores que facilitarão as fases de Análise e Desenho bem como farão parte da equipa de testes.

 O início do projecto deverá ser indicado com a maior brevidade possível ( um mês de antecedência), de modo a que seja possível a o G r u p o 5 fazer o planeamento e alocação dos seus recursos ao projecto apresentado.

(10)

6 Responsabilidades e Pressupostos

6.1 Responsabilidades

A participação do Grupo 5 tem como base a execução atempada e eficaz das responsabilidades da ImoInvest descritas neste documento, bem como da tomada atempada de decisões e aprovações requeridas durante a execução do projecto.

Devido à limitação temporal do projecto, a ImoInvest compromete-se a cumprir com cada uma das suas responsabilidades abaixo indicadas de uma forma atempada e expedita.

Orientar a equipa do Grupo 5 nas visitas à ImoInvest;

Criação de uma equipa de projeto com o objetivo de fornecer atualizações e especificações em relação às necessidades da empresa;

Disponibilizar informação ou documentos requisitados pelo Grupo 5;

A assinatura deste documento pressupõe, por parte da ImoInvest, a impossibilidade da rescisão deste contrato até que seja efetuado o pagamento total ao Grupo 5.

6.2 Pressupostos

A duração estimada do projecto apresentada neste documento e os correspondentes honorários apresentados têm em consideração os seguintes pressupostos adicionais:

 O plano de projecto será revisto e detalhado no decorrer dos primeiros dias do projecto, o qual deverá ser aprovado pela ImoInvest. Esse plano deverá ser acordado mutuamente e não exclusivamente um plano do Grupo 5;

 De forma a garantir a correcta execução do projecto, as restantes tomadas de decisão deverão ser atempadas por parte da equipa d a I m o I n v e s t ;

 Quaisquer modificações pedidas pela equipa ImoInvest com impacto no âmbito dos serviços e resultados, na equipa de trabalho e/ou no calendário deverão ser alvo de uma adenda formal ao presente acordo;

 Os custos inerentes a qualquer licenciamento de software e aquisição de hardware eventualmente necessário são da responsabilidade da ImoInvest e não se encontram especificados nesta proposta.

 A formalização da aceitação dos trabalhos deverá ocorrer até 10 dias úteis após a conclusão dos trabalhos. Quaisquer motivos para a não-aceitação devem ser comunicados durante esse período, considerando-se os nossos serviços tacitamente aceites após o período findar;

(11)

 Em caso de interrupção, o reinício do projecto deverá ocorrer após obtenção de acordo entre as partes quanto à respectiva data, e apenas após sanadas as causas que constituíram motivo para a interrupção.

 Qualquer custo inerente a possíveis deslocações da equipa do Grupo 5 fora da Zona de Lisboa, no âmbito do desenvolvimento do Projecto, não está incluído no valor desta proposta;

 Podem constituir motivos para a interrupção e suspensão do projecto por parte do Grupo 5 os seguintes factos:

o Falta de pagamento das facturas dentro dos prazos de vencimento;

o Falta de cumprimento de prazos para tomada de decisão por parte da ImoInvest;

o Descontinuidades na liderança do projecto ou nos órgãos de gestão da ImoInvest, que possam pôr em causa a capacidade de decidir e garantir a continuação bem-sucedida dos trabalhos.

(12)

7 Honorários e Facturação

7.1 Honorários

Os honorários estimados para este projecto foram baseados no tempo de envolvimento apresentado anteriormente para os nossos recursos. O valor dos honorários e as condições de pagamento detalham-se em seguida de acordo com o cenário de execução.

A execução integral do projecto, contemplando todas as fases propostas e descritas neste documento, tem o valor de honorários de:

Valor de honorários (excl. IVA) EUR 10,000 €

Aos valores aqui apresentados acresce o Imposto sobre o Valor Acrescentado, à taxa legal em vigor à data da emissão de factura, bem como qualquer imposto ou taxa que possa vir a incidir sobre a proposta apresentada e/ou sobre o seu objecto.

O valor aqui apresentado não contempla o plano de pagamento relativo ao servidor apresentado em h t t p : // w w w . am e n . p t / s e r ver / v irt ua l . h t m l .

Tal como anteriormente referido neste documento, o valor dos honorários acima indicado poderá ser objecto de revisão conjunta, caso ocorra qualquer modificação nos objectivos, âmbito ou pressupostos que assim o justifique.

7.2 Condições e Plano de Pagamentos

As facturas deverão ser liquidadas no prazo de 30 dias, contados a partir da data de emissão da factura pelo Grupo 5.

Os serviços serão facturados com base no plano seguinte de pagamentos e de acordo com as fases de projecto:

 Um sinal de 40% do valor total, que significará o começo da fase de Análise e Desenho;

 Pagamento de 20% do valor total relativamente à fase de Desenvolvimento;

 Pagamento de mais 20 % face à realização da fase de Testes;

 Pagamento final dos últmos 20% para a concretização do projeto com a fase Go Live.

(A emissão das faturas será efetuada à priori do início do desenvolvimento da fase a que as mesmas correspondem)

7.3 Copyright e Validade da Proposta

O documento agora apresentado é propriedade do Grupo 5, não podendo ser transmitido a nenhuma entidade, individual ou colectiva, externa à ImoInvest.

(13)

8 Assinaturas

Aceite e acordada por:

ImoInvest Grupo 5 Administrador Executivo Data e Local: ... ... (Assinatura Autorizada)

Aceite e acordada por:

We deal with it Grupo 5 Director-Geral Data e Local:... ... (Assinatura Autorizada)

Referências

Documentos relacionados

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

Esta ação consistirá em duas etapas. Este grupo deverá ser composto pela gestora, pelo pedagogo e ou coordenador pedagógico e um professor por disciplina

We propose a conformance testing theory to deal with this model and describe a test case generation process based on a combination of symbolic execution and constraint solving for

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

As diferenças mais significativas de humidade do solo entre tratamentos manifestam-se no final do Inverno e início da Primavera em resultado do grau de

A associação do presidente Fernando Collor com Paulo César Farias (PC Farias), seu tesoureiro de campanha e amigo pessoal, também foi fartamente explorada pela caricatura e

The question of knowing if through a cross border merger it will be possible for a company to transfer its registered office alone to another Member State, or if, on

No processo da produção da tinta, foi utilizado o pó de carbono (pó de grafite), que apresenta baixo custo e facilidade de se encontrar no mercado, e um verniz