• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: INTERNET DAS COISAS APLICADO AO TRANSPORTE PÚBLICO TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ÁREA:

SUBÁREA: COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): JOÃO GABRIEL LOPES DA SILVA, CARLOS ALBERTO DOS SANTOS RIBEIRO, WELLINGTON NOBRE OLIVEIRA

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): CAO JI CAN ORIENTADOR(ES):

(2)

1 (Os trabalhos concluídos não devem ter mais de 10 páginas, incluindo figuras e/ou anexos, se houver. Sugerimos não colocar nome de autor e coautores.)

Internet das Coisas aplicado ao transporte público

1. RESUMO

O trabalho a seguir irá abordar sobre IoT – Internet das coisas, um termo

utilizado para descrever um paradigma tecnológico no qual os objetos físicos estão conectados a rede, e são acessados através de internet, eles se comunicam entre si, dando facilidade no dia a dia. Iremos também abordar sobre IOT no transporte público, sua importância, suas vantagens para sociedade e a realidade no Brasil em questão de infraestrutura para esta tecnologia.

2. INTRODUÇÃO

A tecnologia tem grande influência para melhorias no trânsito. Com a tecnologia em IoT – Internet of things (Internet das coisas) não é diferente. Com ela podemos aplicar muitas melhorias em um ônibus tornando um trajeto para os passageiros seguro e agradável.

Os equipamentos de redes que comportam toda a parte de tecnologia no ônibus, pode ser usado para monitorar o estado do ônibus a partir de sensores que mostraria o estado do motor, pneus, a velocidade que o ônibus se encontra, também sendo possível a utilização de câmeras instaladas com reconhecimento facial entre outros itens, assim ajudando a manter a manutenção em dia do transporte e segurança dos passageiros podendo evitar possíveis acidentes.

Tudo isso seria monitorado por uma central que receberia todas essas informações em gráficos e tabelas para análise. Passageiros também teria o conforto maior com está tecnologia, poderão saber pelo aplicativo, por exemplo, a quantidade de bancos vazios que possuem um ônibus que está próximo a chegar, dando a possibilidade de o passageiro optar por um ônibus com lugar ou não. Wi-fi seria disponibilizado aos passageiros para maior lazer e smarts tvs.

(3)

2 3. OBJETIVOS

Buscamos com essa pesquisa mostrar como a Internet das Coisas (IoT) aplicada aos transportes públicos podem trazer grandes avanços, facilidades e um caminho onde podemos usar os modais de transporte nessa pesquisa os ônibus, de forma a que teremos dados mais detalhados para agilizar trânsito, fazendo gestão consciente de manutenção de recursos, linhas viárias, número de veículos utilizados e outras variáveis que ficaram a mostra com o uso dos recursos tecnológicos.

4. METODOLOGIA

Como fonte de conhecimento e pesquisa utilizamos a forma bibliográfica, onde foi procurado em artigos sobre a tecnologia IoT, revistas, comic book e livros. Alguns dos itens utilizados para desenvolvimento foi a revista Computação Brasil: Revista da Sociedade Brasileira de Computação. Com o Tema abordado INTERNET DAS COISAS. Nós, as cidades, os robôs, os carros: Tudo conectado! Onde a revista a necessidade da sociedade em estar tudo conectado e como tudo age em um todo.

“A pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral.” (VERGARA, Sylvia Constant, 2005, p. 46).

5. DESENVOLVIMENTO

A tecnologia IoT no transporte urbano não é uma novidade exatamente, ainda mais quando se fala de automatização e monitoramento remoto de linhas de ônibus. Mas é com IoT que temos a chance de gerar um volume, uma abrangência e uma relevância de dados jamais vistos, além de propiciar uma melhor experiência, com segurança, conforto e interatividade, ao usuário. Com um sistema de transportes conectado, empresas e municípios podem responder questões cruciais dessa operação, em tempo real: quais veículos precisam de manutenção e em que momento? Quais linhas estão lotadas? Qual o número exato de usuários em cada rota? Quanto tempo o ônibus levará para chegar no próximo ponto? Como o motorista está dirigindo? Está havendo desperdício de combustível? E muito mais. O mais interessante é pensar no que podemos fazer com tanta informação. Alguns dos

(4)

3 equipamentos que podem ser citados para melhor entendimento do mesmo e de como ele será útil no transporte utilizado são:

Câmeras de vigilância

● Garante o reconhecimento de passageiros.

● Reconhecimento de carros roubados ao redor pela placa.

Figura 1 - Exemplo de câmera de vigilância.

Fonte: (http://www.alternativepc.com.br/, 2017).

Sensores

● Adaptador OBD (On Board Diagnostics) que significa diagnostico a bordo – Ele emite dados de telemetria do carro. Sendo Velocidade, Aceleração, RPM (Rotações por minuto), lê códigos de falha do motor, Pressão do pneu, Temperatura e umidade, Contagem de passageiros entre outros, conforme escopo da solução.

Figura 2 - Exemplo de sensor de velocidade.

(5)

4

Switch industrial

● Usado apenas quando é preciso, para permitir mais conexões cabeadas. Figura 3 - Exemplo de switch “Cisco Industrial Ethernet 3000 Series Switches.”

Fonte: (www.cisco.com, 2017).

Roteador

● Item principal da arquitetura do ônibus conectado.

● Feito para ambientes hostis (temperaturas extremas, vibração e umidade). ● Pode conectar 2 chips 3g ou 4g, de diferentes operadoras, reconhecendo e

agindo quando um ou outro está com sinal ruim. ● Em uma cidade conectada, pode utilizar o sinal Wi-fi.

● Todos os demais itens da solução se conectam a ele, seja via Wi-fi ou por cabo.

● Possui GPS, dispensando o uso de outro equipamento de rastreamento. Figura 4 - Exemplo roteador Cisco 819 Integrated Services Router

(6)

5

Comunicação

Smart Tvs para entretenimento e diversão.

Telefone IP - Usado para a comunicação entre motorista e central (Pode ser feito por celular ou rádio).

Figura 5 - Exemplo telefones IP Cisco SPA série 300.

Fonte: (www.napit.com.br, 2017).

Figura 6 - Exemplo TV 32 Led Sony kdl32ex525.

Fonte: (http://tv32polegadas.com/, 2017).

Administrador

● O acesso Wireless e regulamentado e monitorado pelo administrador. Como é feito? O roteador usa a nuvem para validar os dados consumidos pelos usuários.

● Captação e envio de dados coletados pelos sensores são enviados para a central de controle.

(7)

6 6. RESULTADOS

Insira aqui os resultados e análises obtidas no trabalho.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Insira aqui as considerações e conclusões sobre o trabalho.

8. FONTES CONSULTADAS

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração, 12ª ed., São Paulo: Atlas, 2010.

Figura 1: http://www.alternativepc.com.br/camera-seguranca-dome-lg-lcv5100-700-tvl-anti-vandalismo.html (Acessado em 01 de setembro de 2017 às 07:03).

Figura 2: http://www.autopecashorizonte.com.br/injecao-eletronica/sensor-de-velocidade-kadett-ipanema-2-0-auto-9495-monza-1-8-e-2-0-8986-automatico (Acessado em 01 de setembro de 2017 às 07:32).

Figura 3: https://www.cisco.com/c/en/us/products/switches/industrial-ethernet-3000-series-switches/index.html (Acessando em 01 de setembro de 2017 às 07:57).

Figura 4: https://www.cisco.com/c/en/us/support/routers/819-integrated-services-router-isr/model.html (Acessado em 01 de setembro de 2017 às 08:02).

Figura 5: https://www.napit.com.br/produto/telefones-ip-cisco-spa-serie-300-novos/ (Acessando em 01 de setembro de 2017 às 08:08).

Figura 6: http://tv32polegadas.com/tv-32-led-full-hd-sony-bravia-kdl32ex525/ (Acessado em 01 de setembro de 2017 às 08:15).

Referências

Documentos relacionados

• Objetiva: AF-S NIKKOR 800mm f/5.6E FL ED VR • Qualidade de imagem: RAW (NEF) de 14 bits • Exposição: modo [S], 1/3200 segundos, f/11 • Equilíbrio de brancos: Automático 1

Portal de arquivos do Moodle; Google Drive; Google books e repositórios, Documentos da EMBRAPA e periódicos, tais como: Agronomy Journal; Australian Journal of Agricultural

A minha vida é… Eu sou bem resolvida até mesmo em relação a minha parte sexual, sabe? Eu lido com fetiches… eu… enfim eu...sexo pra mim não é tabu, sabe? Falar sobre isso

La barra di battuta scorrevole (29) deve essere fissata nella posizione esterna per tagli obliqui (testa della lama inclinata)!.  Aprite la leva di fissaggio (30) della barra

No caso em tela, contudo, o bem imóvel em discussão havia sido doado antes mesmo do segundo casamento, de modo que o doador, à época de seu falecimento, não mais dispunha de

--- --- Pela Sr.ª Vice-Presidente foi presente à Câmara a proposta n.º 12 - VCM/2013, que a seguir se transcreve: --- --- O Clube Escape Livre apresentou, em

A Coordenadora de Registros Acadêmicos informa a relação dos alunos matriculados pelo processo seletivo PAVE dos cursos que tem dois (2) ingressos que iniciarão suas aulas no

E as pernas as levam à ponta, onde dão uma espécie de pulinho batendo os pés, os braços curvados adiante como quem descreve alguma coisa circular, total; descem pesadamente sobre