• Nenhum resultado encontrado

Esporte de contato: futsal e seus beneficios na escola

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Esporte de contato: futsal e seus beneficios na escola"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Rafael Luis Malakowski

ESPORTE DE CONTATO: FUTSAL E SEUS BENEFICIOS NA ESCOLA

Santa Rosa 2016

(2)

RAFAEL LUIS MALAKOWSKI

ESPORTE DE CONTATO: FUTSAL E SEUS BENEFICIOS NA ESCOLA

Monografia apresentada à Banca Examinadora do Curso de Educação Física da Unijuí – EAD, como exigência parcial para obtenção do título de Licenciado em Educação Física.

Orientadora: Prof.ª. Ms. Cléia Inês Rigon Dorneles

Santa Rosa 2016

(3)

UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DHE – Departamento de Humanidades e Educação

Curso de Educação Física

A Comissão Examinadora, abaixo assina, aprova a Dissertação.

ESPORTE DE CONTATO: FUTSAL E SEUS BENEFICIOS NA ESCOLA

Elaborado por

RAFAEL LUIS MALAKOWSKI

Como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Educação Física

Comissão Examinadora

__________________________________________________________ Prof.ª. Ms. Cléia Inês Rigon Dorneles (orientadora) – DHE/UNIJUÍ

________________________________________ Leomar Tesche (avaliador) – DHE/UNIJUÍ

Ijuí, RS 2016

(4)

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus, pois sem ele eu nem estaria aqui hoje. Ele faz parte dos meus melhores e piores momentos de minha vida

Agradeço aos meus pais, que são as pessoas mais importantes da minha vida, são o meu alicerce, e meu ponto de inspiração.

E também venho agradecer o curso de Educação Física pela oportunidade e a professora Cléia que me ajudou muito na Orientação desse TCC.

(5)

RESUMO

A Educação Fisíca possui um grande papel no âmbito escolar, pois é através dos professores dessa área de atuação que podem-se desenvolver as habilidades motoras, cognitivas e afetivas do aluno, pois este poderá inserir e apresentar ao aluno a importância de sua interação com os colegas e sociedade, pois é neste ambiente que as experiências são compartilhadas e novos conhecimentos adquiridos.E o futsal é uma ferramenta para isso, pois é uma modalidade muito conhecida e praticada por diversas pessoas em todo mundo, inclusive nas escolas. Esse estudo, de pesquisa descritiva com caráter quantitativa, teve por objetivo Identificar as contribuições dos aspectos sociais, psicológicos e físicos na prática do esporte de contato ,o futsal, nas aulas de Educação Fisica de uma escola estadual do Noroeste do Rio Grande do Sul, com os 66 alunos e 2 professores do 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio. O instrumento de pesquisa será a aplicação de uma grade de observação aos professores e alunos. A observação será através de uma Planilha do Entorno Esportivo, que contem intens como Desenvolvimento Emocional e Cognitivo, Habilidades Motoras, Capacidade Fisicas, Atitude dos jogadores e professores durante a execussao e Motivação. O futsal é um instrumento rico de ensino aprendizagem, e quanto melhor souber usufrui-los, melhor para todos. Com tudo isso pode-se concluir, que se os professores trabalharem de forma correta a modalidade futsal contribuirá de forma exuberante e com beneficios nos aspectos sociais, psicologicos e fisicos. A partir disso, podemos tirar alguns resultados nesses tres aspectos( sociais, psicologicos e fisicos): o futsal é benefico no aspectos fisicos pois dentro do esporte é executado a corrida, a caminhada, saltos , giros... no aspecto psicológico onde trabalha o pensar durante o jogo, a tomada de atitude e tambem o proprio lazer que o esporte traz para a pessoa , o relaxamento psicologico durante a execussão do futsal, e para finalizar o social onde no meu ponto de vista é o de maior beneficio pedagogico, onde trata de valores extra campo, como amizade, companherismo, educação, almejar as vitórias e aprender com as derrotas.

(6)

ABSTRAT

Physical Education has a great role in the school environment, because it is through the teachers of this area of action that can develop the student's motor, cognitive and affective skills, since the student can insert and present to the student the importance of their interaction with the Colleagues and society, because it is in this environment that the experiences are shared and new knowledge acquired. And futsal is a tool for this, since it is a modality very well known and practiced by several people throughout the world, including in schools. This quantitative descriptive study aimed to identify the contributions of social, psychological and physical aspects in the practice of contact sport, futsal, in the Physical Education classes of a state school in the Northwest of Rio Grande do Sul, With 66 students and 2 teachers of the 1st, 2nd and 3rd year of high school. The research instrument will be the application of an observation grid to teachers and students. The observation will be through a Spreadsheet of the Sports Environment, which contains intensities such as Emotional and Cognitive Development, Motor Skills, Physical Ability, Attitude of the players and teachers during the execution and Motivation. Futsal is a rich instrument of teaching learning, and the better you know how to enjoy them, the better for everyone. With all this can be concluded, that if teachers work correctly the futsal modality will contribute exuberantly and with benefits in social, psychological and physical aspects. From this, we can draw some results in these three aspects (social, psychological and physical): futsal is beneficial in the physical aspects because within the sport runs the race, the walk, jumps, turns ... in the psychological aspect where the Thinking during the game, taking the attitude and also the leisure that the sport brings to the person, the psychological relaxation during the execution of futsal, and to finish the social where in my point of view is the one with the greatest pedagogic benefit, where Deals with extra field values such as friendship, companionship, education, aiming for victories and learning from defeats.

(7)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...09

CAPÍTULO 1 – REVISÃO DE LITERATURA...13

1.1 HISTÓRIA DO FUTSAL NO BRASIL...13

1.2 ENTIDADES OFICIAIS...14

1.3 REGRAS DO FUTSAL...15

1.4 BENEFICIOS DA PRÁTICA DO FUTSAL...15

1.5 A PRÁTICA DO FUTSAL NA ESCOLA...17

1.6 PROCESSOS MOTIVACIONAIS DO FUTSAL NO AMBIENTE ESCOLAR…...19

1.7 DESENVOLVIMENTO MOTOR COM A PRÁTICA DO FUTSAL...20

1.8 O FUTSAL COMO FORMA DE SOCIALIZAÇÃO...21

CAPÍTULO 2 - METODOLOGIA...23

2.1 CARACTERIZAÇÃO DO ESTUDO...23

2.2 JUSTIFICANDO A AMOSTRA E O CAMPO DE ESTUDO...23

2.3 POPULAÇÃO E AMOSTRA...23

2.4 INSTRUMENTOS...24

CAPÍTULO 3 – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS...25

3.1 APRESENTAÇÃO:ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS...26

3.2 ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR A...26

3.3 ANÁLISE DOS PLANOS DE TRABALHO DO PROFESSOR B e C...26

3.4 ANÁLISE DAS CARACTERISTICAS DA TURMA DO 1º ANO...27

(8)

3.4.2 ANÁLISE DOS DADOS DAS OBSERVAÇÕES DO ENTORNO ESPORTIVO

...27

3.5 ANÁLISE DAS CARACTERISTICAS DA TURMA DO 2º ANO...28

3.5.1 DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DOS ENVOLVIDOS NO JOGO...29

3.5.2 ANÁLISE DOS DADOS DAS OBSERVAÇÕES DO ENTORNO ESPORTIVO...29

3.6 ANÁLISE DAS CARACTERISTICAS DA TURMA DO 3º ANO...30

3.6.1 DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DOS ENVOLVIDOS NO JOGO...31

3.6.2 ANÁLISE DOS DADOS DAS OBSERVAÇÕES DO ENTORNO ESPORTIVO...31

3.7 ANÁLISE DOCUMENTAL DOS PROFESSORES: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS...32

CAPITULO 4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS...35

4.1 REFERÊNCIAS...36

4.2 APENDICES...39

APENDICE 1 – CARTA CONVITE PARA A PARTICIPAÇÃO DA PESQUISA...39

APENDICE 2 – TERMO DE INFORMAÇÃO A INSTITUIÇÃO...40

(9)

INTRODUÇÃO

Este trabalho de Conclusão de Curso – TCC tem como Tema “ Esporte de Contato: Futsal e seus beneficios na escola”. Para tanto, se faz necessário resaltar a importancia da Universidade , pois é atraves dela que estamos tendo a oportunidade de poder fazer/conhecer uma pesquisa desse porte e dessa magnitude, sem esquecer dos professores e orientadores que tambem tem muita contribuição nesse processo, com ensinamentos sobre diversos assuntos, como o futsal.

A modalidade futsal vem ganhando espaço, sendo uma das mais praticadas pela população brasileira, isso se deve as boas adaptações que o esporte proporciona, ou seja, possui uma quadra com tamanho reduzido e dispensa um número elevado de jogadores, assim, torna-se de fácil execução e provocando afeição pelos praticantes. Além de tudo, é uma atividade física que oferece benefícios, classificando como alguns principais o fortalecimento da saúde fisíca e mental, o desenvolvimento de crianças em meio a sociedade e ainda a evolução da aprendizagem se o esporte vinculado ao contexto escolar.

Desta forma, hoje a Educação Fisíca possui um grande papel no âmbito escolar, pois é através dos professores dessa área de atuação que podem-se desenvolver as habilidades motoras, cognitivas e afetivas do aluno, pois este poderá inserir e apresentar ao aluno a importância de sua interação com os colegas e sociedade, pois é neste ambiente que as experiências são compartilhadas e novos conhecimentos adquiridos.

Partindo da ideia apresentada, faz-se necessário a este trabalho a revisão de literatura, agregando informações da história do futsal no Brasil, será analisado a prática da modalidade futsal no contexto escolar, apontando os benefícios do futsal

(10)

no ambeinte escolar e observando assim os principais aspectos para o desenvolvimento integral do aluno, como sua coordenação motora, motivação para a prática do esporte, sua integração a sociedade.Tambem se faz necessario a problematização a respeito do mesmo.

Problematizar sobre o futsal como um esporte de origem no futebol de campo, também conhecido como futebol de salão, desta forma suas regras e objetivos se assemelham. Porém, o futsal possui algumas adaptações necessárias para a sua prática, isso devido ao piso e ao tamanho da quadra, adaptações que facilitam a sua execução e tornam o esporte competitivo e muito popular, sendo o esporte mais praticado nas escolas do Brasil. Possuindo qualidades, como estratégias de jogo, cooperação, interação entre as equipes e habilitades motoras, a inclusão do futsal nas aulas de Educação Física é importância para o desenvolvimento dos alunos. Baseado nessas afirmações, quais são os benefícios nos aspectos sociais, psicológicos e físicos do esporte nas escolas?

O futsal sendo um esporte de contato que auxilia os alunos nos aspectos sociais, promovendo a inclusão na sociedade, cooperando na educação, e contribuindo no desenvolvimento e desempenho motor do indivíduo.

Assim, possuindo benefícios fundamentais para o desenvolvimento físico, o futsal proporciona que os alunos se exercitem, como caminhando, correndo, saltando e usando sua coordenação motora. Especialistas dizem que quanto mais cedo a criança criar o hábito pelo esporte, menor é a propensão em desenvolver doenças, ou seja, quanto mais cedo começar a praticar um esporte como o futsal , melhor serão suas chances em ter uma vida ativa e saudável.

O aspecto psicológico de uma criança ou jovem é de muita importância para a Educação Física, para o futsal e para escola. O futsal é um método de ensino, mas também é um método de lazer e diversão, pois através do jogo é possível promover o relaxamento, despertar o sentido do pensamento através de possíveis ações que o jogador deverá tomar, como por exemplo, o que fazer, como fazer, em que momento aplicar, entre outras diversas possibilidades de ações que o praticante deverá executar dentro de um curto espaço de tempo para obter o melhor resultado.

Para o desenvolvimento social de um indíviduo, em sua prática o futsal nos apresenta diferentes benefícios como pode-se citar, a amizade, o companheirismo,

(11)

ter responsabilidades e assumir compromissos, seguir regras, ter reconhecimento e a respeitar o outro de forma a colaborar com a evolução individual e da equipe.

Baseado nessas afirmações, teve-se como objetivo Identificar as contribuições dos aspectos sociais, psicológicos e físico na prática do esporte de invasão,o futsal nas aulas de Educação Fisica do Ensino Médio de uma escola estadual do Noroeste do Rio Grande do Sul.

- Analisar as contribuições do futsal na aptidão fisica e saude dos alunos do Ensino Médio.

-Verificar se a modalidade esportiva trás mais benefícios ou maleficios para vida saudável dos alunos.

- Identificar como a prática do esporte influência nos aspectos sociais do indivíduo perante a sociedade.

- Apontar se a modalidade esportiva potencializa a evolução psicológica do ser humano, e assim tornando-se interessante a sua aplicação no contexto escolar.

Justificamos o tema pelo fato do futsal nos últimos anos estar sendo o esporte de maior destaque e praticado por um extenso número de pessoas, tornando-se popular e um dos esportes mais praticados pelas praticantes. Desta maneira, vem desencadeando nas crianças brasileiras um maior interesse em praticá-lo, e com isso as escolas vem aderindo sua implantação na modalidade futsal, o qual é praticado em um campo reduzido, contendo menos jogadores e com regras semelhantes, porém com o mesmo objetivo do futebol, efetuar o maior número de gols que o da equipe adversária e assim vencer a partida.

Porém, além de envolver toda essa competitividade, podemos listar vários pontos positivos e apresentá-los aos alunos, como os benefícios nos aspectos sociais das crianças, o melhoramento da condição física, e o relacionamento do aluno com outras pessoas, possibilitando potencializar seus pontos fortes e desenvolver suas fraquezas. Além de oferecer condições para os alunos sentirem prazer ao praticar exercícios/esportes e compartilhar momentos de crescimento e desenvolvimento humano, agregar ainda longevidade de vida, pois a prática de exercícios previne doenças como o sedentarismo, colesterol, obesidade infantil, entre outras.

(12)

Ou seja, o futsal é uma modalidade esportiva que almeja muito conhecimento e participação em sua execução, pois depente muito do condicionamento físico de quem o prática, necessitando um envolvimento social para a cooperação das equipes, e capacidade psicológica dos alunos em gerir os momentos de atritos durante a competição. Assim justifica-se esse estudo, onde pretende-se esboçar os benefícios e a importância da participação dos alunos nas aulas de Educação Física.

(13)

CAPITULO 1 - REVISÃO DA LITERATURA

Realizar o estudo aprofundando os conhecimentos nas áreas de atuação do trabalho proposto é uma etapa de suma importância para a construção da proposta e comprovação de seus objetivos, com um embasamento de diversos autores experientes na área da Eduação Física, para assim obter-se um melhor resultado e entendimento dos benefícios da prática do futsal no ambiente escolar. Desta forma, apresenta-se a seguir a revisão da literatura para obter-se a compreensão do assunto do trabalho.

1.1 História do Futsal no Brasil

Atualmente sendo o esporte mais praticado, porém não o mais popular, o futsal do Brasil é regido pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). Sendo desenvolvido em dois países na mesma época, no Brasil em meados da década de 1940 e no Uruguai em 1934. O surgimento do futsal ocorreu devido a falta de campos de futebol diponíveis, desta forma a Associação Cristã de Moços de São Paulo utilizava as quadras de basquetebol para praticar o esporte. Com o rápido avanço e expansão do esporte, na década de 1950 foi necessário fundar as primeiras federações de futsal, começando com a Federação Metropolitana de Futebol de Salão do Rio de Janeiro, fundada em 28 de julho de 1954 e, seguida pelas federações estaduais de Minas Gerais, também fundada em 1954, em São Paulo, em 1955, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia, em 1956, e assim foram surgindo em outros locais nos anos seguintes.

Envolvendo a maioria das crianças do Brasil, o futsal é praticado em algum momento de suas vidas, pois ele é um facilitador sendo um jogo rápido e destacando o talento individual de cada jogador, possuindo assim caracteristícas típicas do futebol brasileiro. Muitos jogadores do futebol profissional do Brasil começaram jogando futsal, como por exemplo os craques Ronaldo, Neymar e Robinho.

(14)

Inicialmente, jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe, mas mais tarde definiram-se o número de cinco jogadores para cada equipe. Para a prática do futsal utilizava-se bolas de serragem, clina vegetal, ou de cortiça granulada, mas percebiam-se problemas, com este tipo de material a bola saltava muito e com isso saiam da quadra de jogo com facilidade, então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado, por este fato o futebol de salão foi chamado de “Esporte da bola pesada”.

1.2 Entidades Oficiais

Um dos maiores nomes que se ouve falar quando se trata de futebol de salão é o professor Habib Maphuz atuante na Associação Cristã de Moços de São Paulo, foi uma das pessoas que participou da criação das normas para a prática de várias modalidades esportivas, sendo uma delas o futsal, tudo isto no âmbito interno da ACM paulista. Sendo um grande conhecedor do esporte, o professor se tornou o primeiro presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão.

A primeira federação estadual do Brasil Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro foi fundada em 28 de Julho de 1954, sendo Ammy de Moraes seu primeiro presidente. Neste mesmo ano foi fundada a Federação Mineira de Futebol de Salão. Em 1955 foi fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão. O que se viu a partir de então foi o desencadeamento da origem de federações estaduais por todo o Brasil. Em 1956 as Federações cearense, paranaense, gaúcha e baiana. Em 1957 a catarinense e a norte-rio-grandense, em 1959 a sergipana. Na década de 60 foram fundadas as Federações de Pernambuco, do Distrito Federal, da Paraíba, enquanto na década de 70 tiveram origem as federações acreana, a do Mato Grosso do Sul, a goiana, a piauiense, a mato-grossense, e a maranhense. Nos anos 80 foram fundadas as federações amazonense, a de Rondônia, a do Pará, a Alagoana, a do Espírito Santo e a Amapaense. E, finalmente, na década de 90 vieram as mais novas: Roraimense e a Tocantinense.

(15)

1.3 Regras do Futsal

- As equipes são formadas por 5 jogadores de linha (sendo um goleiro) e 7 jogadores, no máximo, como reservas.

- O Futsal é praticado em quadra retangular de piso rígido, com medidas que variam de acordo com a categoria. Na Liga de Futsal Masculina, por exemplo, a quadra deve ter entre 38 e 42 metros de comprimento por 18 a 25 de largura.

- A bola de futsal (categoria adulto masculino) deve ter entre 62 e 64 cm de circunferência e peso entre 400 e 440 gramas pelas regras FIFA.

- O árbitro pode usar dois cartões para punir as faltas. O amarelo (advertência) e o vermelho (expulsão por 2 minutos ou pode ser substituído ao tomar um gol) nas regras FIFA.

- As substituições podem ocorrer a qualquer momento e em número indeterminado, nas regras estabelecidas pela FIFA.

- Os jogos da categoria adulto ocorrem em 40 minutos (2 tempos de 20 minutos).

- O posicionamento de uma equipe de futsal segue o seguinte esquema: goleiro (defende o gol com mãos e pés e também pode atacar), fixo (jogador de defesa), ala (joga mais pelas laterais), pivô (movimenta-se no ataque e arma jogadas).

- Os laterais e escanteios são cobrados pelos pés, de acordo com as regras FIFA.

1.4 Benefícios da Prática do Futsal

Um jogo classificado como jeitinho brasileiro, o futsal é um esporte praticado em grande escala já por homens e mulheres, isso por apresentar muitos benefícios, um deles é possibilitar sua execução independente do clima, por ser realizado em quadras fechdas, e outro é que não precisa de muito espaço em campo, pois possui

(16)

um número reduzido de jogadores. Além disso, podemos citar seus benefícios frente ao fortalecimento a saúde, ganho de força física, resistência cardiovascular e muscular, entre desenvolver outros membros do corpo humano.

A importância da realização da atividade física regular, vem recebendo a cada dia maior destaque para o desenvolvimento do aluno, isso porque ampara na diminuição dos riscos de futuras doenças, além de exercer importantes efeitos psicossociais, ainda disso apresenta evolução no aumento da massa magra, diminuição da gordura corporal, obtém-se maior eficiência cardiorrespiratória, fortalece a resistência muscular, além de possibilitar o envolvimento do indivíduo a sociedade (VIEIRA; PRIORE; FISBERG, 2002).

A prática do esporte é extremamente importante para auxiliar na qualidade de vida da criança e adolescente. Especialistas dizem que, quanto mais cedo a criança cria o hábito pelo esporte, menos propensão ela têm à doenças.

Um dos grandes benefícios do esporte em questão, quando executado com comprometimento e determinação é a capacidade de desenvolvimento motor para exercer a função na posição que se encontra, proporcionando assim melhores rendimentos na competição. Com os avanços observados nos jogadores de futsal, principalmente em crianças, é apresentada uma necessidade de utilizar recursos metodológicos de ensino, que reavaliam as situações em que as crianças se posicionam, especialmente em sua fase inicial, para que desta forma seja possível realizar movimentos complexos e completos de forma a garantir o fortalecimento da musculatura do praticante, não oferecendo riscos de lesões por estarem executando movimentos incorretos (SILVA, 2011).

O Futsal é uma atividade física que desenvolve habilidades motoras gerais como locomoção, coordenação, domínio da bola, manipulação e equilíbrio, através de movimentos específicos, identificando e valorizando as regras e características básicas do esporte, assim como promovendo a socialização dos praticantes e desenvolvendo o espírito de equipe.

Sendo o futsal visto como um esporte que provê unicamente recreação, pela falta de cultura da sociedade, perde-se a visão de que o mesmo pode ser um grande instrumento educacional na influência da coordenação dos movimentos pedais com referências perceptivo-visuais e também podendo desenvolver a lateralidade do

(17)

aluno, tanto na coordenação motora fina quanto na coordenação motora grossa. (OLIANI; NAVARRO, 2009).

1.5 A prática do futsal na escola

O ambiente escolar tem se tornado fundamental na evolução social dos alunos, pois é através deste meio onde as experiências culturais já vividas por gerações anteriores são repassadas de uma forma adequada e o conhecimento cientifico, juntamente com as relações sociais e políticas são transmitidos conforme condições momentâneas da escola para a captação. Dessa maneira, a escola possui o compromisso de promover através do professor de Educação Física, a interpretação e entendimento da realidade atual sobre a cultura corporal de movimento (PINTO; SANTANA, 2005).

Havendo a necessidade de promover a criação de cidadãos com um pensamento evolutivo e crítico, promovendo a saúde e bem estar e não apenas tentando criar profissionais na área esportiva, o professor de Educação Física não deve interferir no processo de aprendizagem do aluno e passar a ele apenas a técnica de jogo, mas sim, é a pessoa que possui o dom de promover a capacidade de trabalhar todos os aspectos que envolvem a prática do futsal no ambiente escolar e que serão de extrema importância para o crescimento integral do aluno (PINTO; SANTANA, 2005).

Então, vários escritores brasileiros, mencionam que o professor deve observar e preocupar-se, muito mais ao aprendizado do aluno, no que diz respeito ao componente motor (físico) e na social (área cognitiva), não pensando em desenvolver ou formar atletas. Possuindo em nosso país uma cultura voltada ao futebol, é extremamente válido ter um planejamento contendo o conteúdo futsal para trabalhar no ambiente escolar, pois através de diversas maneiras descontraídas e práticas o conhecimento na área esportiva será disseminado e captado pelos alunos de uma forma simples e clara (PINTO; SANTANA, 2005).

Com o pensamento em desenvolver os alunos de forma individual e coletiva, o futsal, bem como outras atividades físicas, possibilitam compartilhar melhorias em diversos aspectos, por exemplo, em conhecimento, observações corporais,

(18)

capacidades de suas habilidades físicas e motoras, transformar pensamentos mentais em ações, isso tudo sendo trabalhado durante as aulas de educação física e envolvendo o aluno para a permanência na prática do esporte, com isso o professor ainda tem a função de organizar suas aulas promovidas a métodos que despertem o interesse do aluno em se desenvolver, buscando vitórias pessoais como melhoria de sua qualidade de vida, bem como o envolvimento com a sociedade (CONEGLIAN; SILVA, 2013).

O futsal é um dos esportes que vem sendo agregado ao contexto escolar desde a inserção do aluno a escola, muitas vezes sendo ainda crianças em pleno desenvolvimento corporal, pscilógico e social, fase a qual essas mudanças são enfrentadas com algumas dificuldades, por isso é de extrema importância que os professores em suas aulas de Eduacação Física explorem o futsal como ferramenta que proporciona a evolução das habilidades cognitivas e físicas dos jovens, sendo orientados de forma correta a praticar a atividade física e promover a disseminação dos conhecimentos obtidos para fora da escola (REIS JUNIOR; LISBOA; RODRIGUES, 2010) e (MENDES; NÓBREGA; SABOYA, 2012).

O futsal apresenta elementos durante os jogos em jogadas individuais, e jogadas táticas coletivas envolvendo todo o time, com isso dispõem de muito dinamismo, necessitando que o envolvimento das crianças seja de forma integral ou seja, utilizando de seu senso afetivo, cognitivo e motor, e não apenas utilizando de sua força física, agilidade e velocidade. O conjunto desses elementos gera nas crianças uma harmonia de desenvolvimento entre corpo, espírito e mente, gerando assim uma boa percepção e faz com que tenham a tomada de decisão necessária para solucionar os diferentes problemas apresentados no jogo (FILGUEIRA; GRECO, 2008).

Com base nas afirmações apresentadas, é importante observar e tomar cuidado, pois em muitas situações o esporte que a escola apresenta aos alunos apenas reproduz conteúdos e normas, minimizando unicamente o futsal no seu padrão de regras e espaços de execução, desta forma não oportunizando aos alunos vivenciarem movimentos diferenciados e criarem de forma criativa suas próprias formas de executarem as atividades. Por meio desses motivos, o esporte precisa ser considerado e encarrado como chave importante para repassar o conhecimento que o aluno deve adquirir, e assim proporcionando ele exercer dentro

(19)

da sociedade os aprendizados obtidos dentro do contexto escolar, fugindo das grandes regras e normas impostas por algumas instituições federativas (TERRA, 1996).

1.6 Processos motivacionais do futsal no ambiente escolar

Já é conhecido, pela colocação de muitos autores, que a disposição do aluno para adquirir conhecimento, e sua motivação e ou interesse pelos estudos, não será resultado apenas dele, mas sim do contexto em que está inserido, seja ele social, familiar e ou cultural, além de tudo dependerá de como a escola funciona e como os professores exercem seu trabalho, com isso sabe-se que é importante a escola trabalhar fatores de ordem interna e externa, para que o aluno tenho conhecimento do todo e possa estar preparado para se resolver em qualquer situação (MARCHESI; GIL, 2004).

Para promover a motivação para a realização da prática de qualquer atividade física e esporte em geral, o mesmo necessita ser praticado de forma natural, sem ser imposta a forma de como o jovem deverá praticar, para que assim, ele saiba controlar seus limites e encarrar as exigências energéticas do seu corpo, tornando o seu crescimento um processo evolutivo e desenvolvendo seu estado maturacional para gerar o aprendizagem próprio e único (MALINA; BOUCHARD; BAR-OR, 2004; SOBRAL, 1994).

Sabe-se, por meio de estudos, que a motivação vem de um dos elementos gerados de uma atividade ou ação bem executada, possuindo o seu resultado satisfatório para o executor. Ou seja, conforme Machado (1997), a motivação é uma ação interior que gera impulso ou uma intenção, que leva a pessoa a ter interesse e fazer algo ou agir de certa maneira, estabelecendo o direcionamento de suas ações e intensidade de seus esforços para atingir um objetivo, não medindo esforços para alcançá-lo.

Momentos marcantes de crescimento e desenvolvimento humano, vem se destacando desde a infância das crianças, e a prática de atividades físicas tem sido um fator que apresenta os principais motivos para esta evolução, como prover momentos de alegria, desempenhar habilidades, praticar esporte entre amigos como

(20)

forma de lazer, controlar as sensações e emoções que as competições proporcionam (BECKER JR., 2000; SAMULSKI, 2002; SCALON, 2004).

Conforme Rombaldi, os principais fatores que geram a desistência precoce do futsal, por parte de crianças e adolescentes, são os prejuízos relacionados à continuidade dos estudos e o relacionamento com os técnicos. Via este apontamento é importante a observação da escola para que estes fatores não sejam gerados por seus professores, e sim que o estimulo a prática ao esporte seja planejado de uma forma ideal e que permita aos jovens darem continuiedade em sua execução e saberem gerenciar os atritos que possam ocorrer (ROMBALDI et al, 2000).

1.7 Desenvolvimento motor com a prática do futsal

Para a realização da prática da atividade física é extremamente necessário possuir um ambiente adequado, sendo possível realizar neste ambiente o movimento motor completo, e poder prover momentos de mudanças, conforme as condições que o local disponibiliza (SANTOS, 2010).

O ser humano possui uma necessidade de conduzir sua própria forma de movimentar no meio em que vive, com isso Monteiro (2006), expõe que neste âmbito, o aspecto psicomotor, pressupõe a maturação do sistema psicológico e biológico simultaneamente, assim demonstrando melhoras no desenvolvimento motor, obtendo uma maior capacidade de maturação com efeitos diretos no seu crescimento.

O futsal sendo um esporte que exige as mais diferentes condições para a sua execução, e requer as mais variadas situações de jogo, assim classifica-se por Mutti (2003) que a aprendizagem deve ser orientada no sentido de ocorrer uma adaptação funcional em detrimento das condições e características da modalidade que pressupõem habilidades motoras e contribuem para sua manutenção e desenvolvimento, o que reflete na saúde de todo o organismo.

Apontado como o esporte que depende de uma intensidade de movimentos em que abrange os participantes de forma geral e provoca um grande consumo de

(21)

sua energia, já dizia Cyrino (2002) que nas partidas de futsal possui-se uma solicitação metabólica e neuromuscular elevada, o que evidencia as contribuições do esporte para o desenvolvimento motor e se praticado via seu padrão correto, contribui muito, não só para desenvolvimento motor mais também numa melhor capacidade orgânica.

A prática do futsal de forma sistematizada causa mudanças psicomotoras em crianças, como constatado por Silva, Tashiro e Silva (2006) nas áreas de coordenação motora e equilíbrio dinâmico. Ainda comparando-se com outros esportes, o futsal promove um desenvolvimento mais homogêneo entre as crianças, o que significa que o aprimoramento psicomotor ocorre praticamente no mesmo nível para todos os indivíduos praticantes.

1.8 O futsal como forma de socialização

Já em tempos passados, via-se a necessidade de realizar brincadeiras para o desenvolvimento social do homem, para proporcionar o compartilhamento de experiências em grupo. Freire (1992) menciona que as crianças da segunda infância, deixam o aspecto individualista da primeira infância e passam a integrar um espaço onde elas não são mais o centro da atenção e começam a interagir, dependendo uns dos outros.

O problema é que, o desenvolvimento não se processa, [...] de acordo com uma simples relação matemática. Não se contam em dias ou anos os períodos do desenvolvimento, mas em produções que têm a ver com as condições biológicas, sociais, ecológicas, econômicas, culturais etc. (FREIRE, 1992, p. 160).

Sendo assim, as crianças que chegam a escola classificam-se sendo a segunda infância, por terem a idade que corresponde a esta fase, pois já possuem um desenvolvimento social que da condições de interagirem com os outros de forma compatibilizada.

(22)

Mas essa concepção acaba excluindo a dimensão político-social, por não reconhecer que os aspectos que envolvem as crianças, descritos por Freire, influenciam de forma substancial o desenvolvimento das mesmas. Em cada sociedade, o processo educacional como um todo reflete o modelo socioeconômico então predominante. Em certos casos, a análise crítica desse modelo permite reverter o quadro no sentido de possibilitar uma participação social maior, buscando-se novos referenciais para a criação de uma sociedade mais justa e igualitária.(GALLARDO et al, 1998, p. 30).

Com base nessas afirmações, a criação de jogos com brincadeiras deve ser realizada pelo professor, pois permitam assim que o aluno interaja de forma social com a turma e faz com que ele conheça o ambiente onde essas atividades são realizadas. Abrindo ao aluno a oportunidade de conviver em sociedade e ver sua real necessidade, sendo democrática, onde indiferente do sexo os alunos compartilhem momentos, não excluindo por sua raça ou sua classe social. Sendo o futsal um esporte coletivo, demonstra essas características e para que fim serve, pois isso é um grupo, e exige desta maneira uma interação entre as pessoas.

(23)

CAPITULO 2 - METODOLOGIA

Este capítulo apresenta os processos metodológicos utilizado para investigar o tema “Esporte de Contato: Futsal e seus benefícios na escola”.

Através da pesquisa descritiva, que tem como característica observar, analisar, investigar, descrever e correlacionar fatos e materiais coletados na pesquisa, auxiliara nosso estudo.

2.1 CARACTERIZAÇÃO DO ESTUDO

Sobre a pesquisa descritiva quantitativa Gil (1999), explica que esta tem o objetivo descrever características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre as variáveis. Uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coletas de dados.

2.2 JUSTIFICANDO A AMOSTRA E O CAMPO DE ESTUDO

O campo de estudo desta investigação abrangeu uma escola de Horizontina, no qual escolhi por ter um bom histórico escolar no município, estar em uma localidade próximo de minha casa, e também por conhecer bem a escola, pois estudei todo período escolar nesse local e tive a ideia de escolher o 1º,2º e 3º Ano do Ensino Médio por questões de conhecimento, ou seja, estas turmas teriam um melhor resultado teoricamente do que as turmas do Ensino Fundamental.

2.3 População e Amostra

A população para levantamento de dados será com os alunos e professores da rede Estadual, da Escola Estadual de Educação Básica Albino Fantin, situado no município de Horizontina/RS.

A amostra do estudo será direcionada para os escolares matriculados no Primeiro, Segundo e Terceiro Ano do Ensino Médio e seus respectivos professores,

(24)

sendo destes 08 meninos e 16 meninas do Primeiro Ano, 12 meninos e 08 meninas do Segundo Ano, e 12 meninos e 10 meninas do Terceiro Ano. Tambem tiveram participação os dois professessores dessas turmas, totalizando 66 alunos e 02 professores.

2.4 Instrumentos

O instrumento de pesquisa será a observação dos alunos do Primeiro, Segundo e Terceiro Ano do Ensino Médio e seus respectivos professores. A observação será através de uma Planilha do Entorno Esportivo, adaptada segundo GONÇALES (2006) conforme apendice 2 que contem intens como Desenvolvimento Emocional e Cognitivo, Habilidades Motoras, Capacidade Fisicas, Atitude dos jogadores e professores durante a execussao e Motivação.

Analise documental dos planos de trabalho dos professores do Primeiro, Segundo e Terceiro Ano do Ensino Médio.

(25)

A pesquisa foi desenvolvida da seguinte forma, primeiramente tive um encontro com a diretora da escola, onde tive a oportunidade de me apresentar e explicar o porquê da minha presença na escola. Como estudei toda minha trajetória de aluno nessa escola, fui recebido bem e minha proposta de trabalho foi aceita com naturalidade. Após os esclarecimentos com as mesmas marcamos o inicio do estudo no qual foi definido por questões de tempo disponível, que iria observar o 1º Ano do turno da Manhã, e o 2º e 3º Ano do Noturno.

Em seguida comecei a coleta de dados nas turmas, onde acompanhei três aulas em cada turma. Analisei o Desenvolvimento Emocional dos envolvidos no jogo, o Desenvolvimento Cognitivo, em qual estagio estavam nas Habilidades Motoras, em que momentos e/ou se utilizavam as Capacidades Físicas em situação de jogo, e também as atitudes dos jogadores com companheiros, atitudes dos professores em relação a turma e motivação dos alunos pela prática do futsal, ambas antes/durante e após a realização do jogo.

Na sequência foi elaborada a análise documental a partir dos planos de trabalho anual dos professores, onde pode-se a partir disso tirar conclusões a respeito de seu ensino. E para finalizar, após a coleta de dados, foi juntada todas as anotações e as grades e pode-se fazer um comparativo de turmas e professores.

Cuidados éticos:

Pesquisa de campo, onde prevalece vários cuidados éticos, como a honestidade em relação a dados verdadeiros e com caráter de sigilo a professores, alunos e escola. Outro cuidado relevante suporta em relação aos dois professores, o professor A se caracteriza pelo 1º ano, e o professor B e C, 2º e 3º ano respectivamente.

3.1 APRESENTAÇÃO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS

Os resultados obtidos pelas técnicas utilizadas neste estudo foram analisados, através de analise documental e análise dos dados das observações do entorno esportivo.

(26)

3.2 Analise Documental do Plano de Trabalho do Professor A (1º ano):

Inicialmente analisamos os planos de estudo, com o objetivo de analisar os benefícios do futsal no eixo central do componente do qual percebemos no plano de trabalho no 1º Ano do Ensino Médio uma relação com a qualidade de vida e uma postura ativa nas práticas da atividade física, porém, no conteúdo do futsal só identificamos: conhecimentos de jogo e aperfeiçoamento da técnica e da tática, nenhuma ênfase sobre os benefícios dos aspectos físicos, sociais e psicológicos.

Essas questões foram identificadas também na metodologia do plano de trabalho, onde na avaliação está articulada com o eixo central do plano de trabalho e desarticulada com o conteúdo proposto.

Preocupamos-vos em entender melhor o porquê de o eixo central, os conteúdos, a metodologia e a avaliação estarem desarticulados no processo do ensino.

3.3 Análise documental dos planos de trabalho do Professor B e C (2º e 3º ano):

Identificamos nos planejamentos do 2º e 3º Ano do Ensino Médio uma preocupação no ensino do professor com as contribuições e benefícios da atividade física e qualidade de vida, bem como a articulação, o eixo, o conteúdo, a metodologia e a avaliação com os aspectos, psicológicos e físicos. Diferente do professor A, o eixo central, os conteúdos, a metodologia e a avaliação estão articuladas entre o componente do professor B e C.

3.4 Análises das Características da turma do 1º ano (professor A):

A turma do 1º Ano é composta por 24 alunos, 8 meninos e 16 meninas. A média de idade que prevalece é 15 anos. Em sua maioria não trabalham, apenas estudam. De todo modo praticam competições municipais(JERGS), e também é realizada competições internas, apenas entre a escola. A pratica do futsal é ensinado em sua maioria com o gênero misto (meninos e meninas), apesar do gênero feminino ser menor predominante durante a execução da pratica. A escola

(27)

não disponibiliza horários fora da escola para treinamentos de futsal para competições ou outros fins, especialmente pela carga do professor ser restrita.

3.4.1- Desenvolvimento emocional dos envolvidos no jogo:

A turma é bem unida, durante o jogo em sua maioria solidária, no sentido técnico (passe) e no sentido social (ajudar a levantar). Além do mais todos com vontade e alegria de jogar e, sobretudo sem usar uma força desproporcional para a partida.

Desenvolvimento cognitivo:

Alunos quase que em sua totalidade com mínimas dificuldades na tomada de decisão das habilidades motoras. Um fator determinante para isso ocorrer são que os alunos terem bastante vivencia no futsal.

3.4.2- Análise dos dados das observações do entorno esportivo Habilidade Motora:

A turma encontra-se no Estágio Maduro, pois dominam as habilidades motoras do correr, chute, drible e do passe.

Utiliza as capacidades físicas em situação de jogo:

A força e a capacidade volitiva é utiliza as vezes, todavia a velocidade, agilidade e equilíbrio sempre é acionada com frequência pela maioria dos alunos.

Atitudes dos jogadores com companheiros. Relações afetivas antes/durante e após a realização do jogo:

O clima é de descontração durante a aula. Apesar de todos querendo vencer, todos sorrindo e ajudando quando um dos colegas caia ou fazia gol, em todo o tempo de aula.

(28)

O professor sempre estava presente nas aulas. Logo, ele orientava e em determinados momentos corrigia posicionamento dos jogadores.

Motivação dos alunos pela pratica do futsal, antes/durante/após o jogo:

Durante todo o período, a turma estava empolgada. De início com mais motivação, ao final por estarem um pouco cansados menos, mas sempre empolgados com a prática do futsal.

Observações: Alunos bem agitados; A maioria com roupas inadequadas;

Antes de iniciar a prática teve um fato interessante ao qual observei, um menino tiro o tênis, que era novo, para não estragar e jogou descalço.

3.5 Análises das Características da turma do 2º ano (professor B):

A turma do 2º Ano é composta por 20 alunos, sendo 12 meninos e 8 meninas. A média prevalece de 16 anos. Em sua totalidade trabalham manhã e tarde e estudam no noturno. Logo, por esse motivo o aluno não tem tempo para competições municipais disponíveis (JERGS), porem é realizado competições internas de futsal, somente entre a escola mesmo. A pratica do futsal é ensinada em sua maioria de aulas com o gênero misto (meninas e meninos), embora o gênero feminino aparece com menor participação durante a execução da pratica. A escola não disponibiliza horários fora da escola para treinamentos de futsal para competições ou outros fins, especialmente pela carga horaria do professor ser curta e por disponibilidade dos alunos.

3.5.1 Desenvolvimento emocional dos envolvidos no jogo:

Embora demonstrassem vontade, em sua maioria não possuíam muita técnica nessa modalidade. Assim os que participavam, jogavam felizes apesar de

(29)

todas dificuldades, clima de descontração e certa generosidade, pois era um futsal de gêneros misto. Por exemplo, em algumas situações usavam muita força nos chutes, quando uma menina estava de goleira.

Desenvolvimento cognitivo-

A maioria dos alunos quando pegava na bola tentava “se livrar” dela o mais rápido possível, poucos deles pensavam antes de agir. A maioria não teve muito convívio ou vivencia com o futsal.

3.5.2 Análise dos dados das observações do entorno esportivo Habilidade Motora:

A turma encontra-se apenas no Estágio Elementar, pois ainda encontram dificuldades nas habilidades motoras no correr, chute, drible e no passe.

Utiliza as capacidades físicas em situação de jogo:

Por estar em um estágio ainda precoce das Habilidades motoras, as capacidades físicas de força, velocidade, agilidade, equilíbrio e a capacidade volitiva são utilizadas apenas as vezes, pois não conseguem identificar o momento certo de aplicar tais habilidades e por muitas vezes não “possuírem” alguma dessas capacidades físicas.

Atitudes dos jogadores com companheiros. Relações afetivas antes/durante e após a realização do jogo:

Inicialmente a turma bem à vontade e disposta. Sempre unida, embora todos querendo ganhar, clima de descontração. Por vezes excedendo na força, porem unidos e solidários quando alguém caia ou erra derrubado. No final do jogo, todos se cumprimentavam e saiam com um sorriso no rosto.

Atitudes dos professores em relação a turma antes/durante/após o jogo: Durante todo o processo o professor sempre presente e interagindo com os alunos, tanto os que estavam em quadra jogando, quanto os que estavam de fora.

(30)

Motivação dos alunos pela pratica do futsal, antes/durante/após o jogo.

Apesar de terem trabalhado o dia inteiro e estarem cansados, ainda estavam dispostos a jogar. Devido ao dia exaustivo de serviço e sabendo que no outro dia teriam que acordar cedo, e principalmente sem fraturas, todos se cuidavam e controlavam bastante para não chegar à exaustão física.

Observações: Apesar de todas dificuldades a turma é unida;

Por outro lado a maioria praticava a aula com roupas inadequadas para o esporte.

3.6- Análises das Características da turma do 3º ano (professor C):

A turma do 3º Ano é composta por 22 alunos, sendo 12 meninos e 10 meninas. A média de idade gira em torno dos 17 anos. Como estudam à noite, os alunos têm de estarem trabalhando nos turnos da manhã e tarde, para assim estudar a noite, portanto eles não teriam tempo para participar das competições (JERGS), por outro lado os professores de Educação Física realizam competições internas, onde é feito jogos entre si, somente entre a escola. A pratica do futsal é ensinada em sua maioria de aulas com o gênero misto (meninas e meninos), embora o gênero feminino aparece com menor participação durante a execução da pratica. A escola não disponibiliza horários fora da escola para a realização de treinamentos de futsal para competições ou outros fins, principalmente pela disponibilidade escassa dos alunos e outro seria a carga horaria curta dos professores.

3.6.1 - Desenvolvimento emocional dos envolvidos no jogo:

Desenvolvimento emocional está melhor que a do 2º Ano, porém ainda pode melhorar. Bastante dedicação e vontade em aprender e desenvolver o seu futsal. Alunos dedicados e atentos as jogadas.

(31)

Por não terem muitas vivencias, poucas oportunidades e de até não gostarem muito do futsal seu desenvolvimento é bom, porem abaixo do que se espera para um 3 Ano. Ainda, em momentos não se apavoram com a bola e conseguem pensar antes de tomar uma decisão, por vezes errada e por vezes correta.

3.6.2- Análise dos dados das observações do entorno esportivo Habilidade motora:

A turma encontra-se no estágio maduro, pois domina as habilidades motoras do correr, chute, drible e do passe.

Utiliza as capacidades físicas em situação de jogo:

A velocidade, a agilidade e o equilíbrio são usados corretamente, ou seja, é aplicado quando necessita na jogada. Já a força é usada somente as vezes, porem por vezes, de forma errada ou desproporcional, pois contem meninas e meninos no mesmo jogo. E finalmente a capacidade volitiva é usada no início, perto do final não utilizam ou por estarem perdendo ou por estarem cansados.

Atitudes dos jogadores com companheiros. Relações afetivas antes/durante e após a realização do jogo:

Todos solidários, e em clima de descontração, entretanto algumas vezes abusando da força quando uma menina estava de goleira, porem ajudando o colega quando caia ou era derrubado no chão.

Atitudes dos professores em relação a turma antes/durante/após o jogo: Professor sempre presente durante o início e andamento da aula. Auxiliava bastante os que jogavam e também os que estavam de fora.

Motivação dos alunos pela pratica do futsal, antes/durante/após o jogo:

Apesar dos alunos estarem esgotados pelo dia cheio de trabalho, teve bastante participação, pois gostavam da prática ou momento de descontração, onde podem trabalhar o psicológico e o social.

(32)

Observações: A turma bem unida;

Porem a maioria com roupas inadequadas para o esporte. 3.7 Análises dos professores: Diferenças e semelhanças

Os dois professores, o professor A e o Professor B e C, são ótimos professores, que utilizam a mesma metodologia e avaliação, porém com modos de ensinar diferentes, segundo plano de aula do professor A, consta na metodologia do plano de trabalho uma relação com a qualidade de vida, onde na avaliação está articulada com o eixo central do plano de trabalho e desarticulada com o conteúdo proposto, ou seja, no Eixo Central consta que irá trabalhar a “qualidade de vida”, porem nos conteúdos, isso não aparece. Um erro significativo. Já o professor B e C está mais organizado e correto, o eixo central, os conteúdos, a metodologia e a avaliação estão articuladas entre o componente proposto.

Em seus conteúdos propostos o Professor A trabalha um ponto muito importante na Educação Física, a parte histórica, através das manifestações culturas com a dança e as lutas. O professor B e C trabalha os jogos, também de extrema importância.

(33)
(34)

CAPITULO 4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

O futsal possui varias qualidades, como estratégias de jogo, cooperação, interação entre as equipes e habilitades motoras, a inclusão da modalidade nas aulas de Educação Física é de vasta importância para o desenvolvimento dos alunos. Baseado nessas afirmações, quais são os benefícios nos aspectos sociais, psicológicos e físicos do esporte nas escolas?

Inicialmente com a hipótese que futsal sendo um esporte de contato que auxilia os alunos nos aspectos sociais, promovendo a inclusão na sociedade, cooperando na educação, e contribuindo no desenvolvimento e desempenho motor do indivíduo.

Apartir disso temos como objetivos identificar as contribuições dos aspectos sociais, psicológicos e físico na prática do esporte de invasão,o futsal nas aulas de Educação Fisica do Ensino Médio de uma escola estadual do Noroeste do Rio Grande do Sul.

Com tudo isso pode-se considerar, que se os professores trabalham de forma correta a modalidade futsal, poderá ter sim, muitos beneficios na aptidão fisica e na saude do aluno. Tambem podemos concluir que a modalidade futsal traz mais beneficios para a vida saudável do aluno do que maleficios. Para completar o futsal é benefico tambem na vida social do aluno, pois através dele existe a socialização, a amizade,o companherismo.... valores de extrema importancia humana. O futsal é importante tambem para a evolução psicológica dos alunos, pois a modalidade traz consigo o lazer, a todo momento durante o jogo, instantes de pensar e executar movimentos e ações, e traz consigo tambem a evolução dos valores humanos. E para finalizar, o futsal tambem foi um pretexto para mim poder ter mais essa experiencia, atraves dela tive uma conclusão importante, no qual irrei levar para o resto da minha vida. O futsal tem um beneficio social incrivel, mais que todos os outros beneficios, ele aproxima raças, liga religiôes, generaliza generos e idades, em fim “futsal é vida”, e por consequencia tem um papel fundamental na formação dos alunos na escola.

(35)

4.1 REFERÊNCIAS

A História do Futsal. Disponível em:<http://danielegross.blogspot.com.br/2010/11/v-behaviorurldefaultvml-o.html> Acessado em 15 Jun de 2016.

A Importância Da Educação Física Escolar. Disponível em: <http://www.maisequilibrio.com.br/fitness/a-importancia-da-educacao-fisica-escolar-2975.html>. Acessado em 15 Jun de 2016.

BECKER JR., B. Manual de psicologia do esporte e exercício. Porto Alegre: Nova Prova, 2000.

Benefícios da prática de Futsal. Disponível em: < http://www.educacaofisicaa.com.br/2015/07/beneficios-da-pratica-de-futsal.html>. Acessado em 16 Jun de 2016.

CAVALCANTI, Leandro de Araújo. Fatores que motivam alunos professores e gestores na prática e desenvolvimento do futsal escolar. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo, v. 5, n. 18, p. 284-290, 2013.

CONEGLIAN, Juliana Cavestré; SILVA, Eduardo Rodrigues da. A importância da prática do futsal na educação física escolar. Junho – 2013

CYRINO, Edílson Serpeloni. Efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal e o desempenho motor de jovens atletas. Ver. Brás. Ciên. E Mov. Brasília, v. 10, n. 1, p. 41-46, janeiro 2002. Acesso em 10 Jun de 2016.

Desporto e Desenvolvimento Social: O Futsal como exemplo. Disponível em:

<http://www.fiepbulletin.net/index.php/fiepbulletin/article/view/1095->. Acessado em 15 Jun de 2016.

FILGUEIRA, F. M GRECO, P. J. Futebol: um estudo a capacidade tática no processo de ensino aprendizagem-treinamento. Revista Brasileira de Futebol. v. 1, n. 2, p. 53-65, Jul./Dez, 2008.

FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro. 3ª Ed. São Paulo: Scipione, 1992.

GALLARDO, Jorge Sérgio Pérez et al. Didática da Educação Física: a criança em movimento: jogo, prazer e transformação. São Paulo: FTD, 1998.

(36)

Histórico do Futsal. Disponível em: <http://www.fmfutsal.org.br/futsal/historia-do-futsal/>. Acessado em 15 Jun de 2016.

MACHADO, A. A. Psicologia do Esporte: temas emergentes I. Jundiaí: Ápice,1997. MALINA, R; BOUCHARD, C; BAR-OR, O. Growth, maturation, and physical activity. Champaign, IL: Human Kinetics, 2004. MACHADO, A. A. Psicologia do Esporte: temas emergentes I. Jundiaí: Ápice,1997. MARCHESI, A.; GIL, C. H. Fracasso escolar: uma perspectiva multicultural. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MARCHESI, A.; GIL, C. H. Fracasso escolar: uma perspectiva multicultural. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MENDES, Emanoela Therezinha Bessa; NÓBREGA, Silvia Maria; SABÓIA, Wilson Nóbrega. Educação Física e futsal: qual tem sido a proposta pedagógica e a prática de professores na escola de ensino fundamental? – 2012

MONTEIRO, Margareth. Desenvolvimento Motor em contexto: um desafio de pesquisa para profissionais de Educação Física. Rev. Brás. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v. 20, p. 121-23, set. 2006. Suplemento n. 5.

MUTTI, Daniel. Futsal: da iniciação ao alto nível. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2003. OLIANI, Fábio Franceschini; NAVARRO, Antonio Coppi. A influência do futsal na coordenação óculo-pedal em escolares de 8 a 10 anos. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 97-102, Ago/2009.

OLIVEIRA, Jorge. Padrões motores fundamentais: implicações e aplicações na educação física infantil. Revista Interação. Minas Gerais, v. 6. n 6. Dez. 2002.

PINTO, Fabiano Soares; SANTANA, Wilson Carlos de. Iniciação ao futsal: as crianças jogam para aprender ou aprendem para jogar? Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 10, n. 85, jun. 2005.

REIS JUNIOR, Antonio Francisco; LISBOA, Poliana Gomes; RODRIGUES, Maíra Antunes do Santos. Habilidade e gênero na escola: uma abordagem a partir do futsal. 2013

ROMBALDI, A. J. et al. Fatores motivacionais que influenciam no abandono esportivo por parte de crianças e adolescente. XIX Simpósio Nacional de Educação

(37)

Física. Coletânea de textos e resumos. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2000.

SANTOS, C. R.; DAMASCENO, M. L.; Desenvolvimento motor: Diferenças do gênero e os benefícios da pratica do futsal e ballet na infância. Revista Hórus – V. 4, N. 2, Out/Dez, 2010.

SCALON, R. M. A psicologia do esporte e a Criança. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2004.

SILVA, A. L.; ULBRICH, A. Z.; A iniciação ao futsal para crianças: os riscos da especialização precoce. Revista Caminhos, On-line, “Dossiê Saúde”, Rio do Sul, a. 19 2, n. 3, p. 121 -133, Abr/Jun. 2011. Acessado em 11 Jun de 2016.

SILVA, O. C.; TASHIRO, T.; SILVA, M. C. O desenvolvimento da coordenação motora aplicada ao futsal na escolinha Dentinho de Leite no município de Areia-PB. Revista Digital - Buenos Aires, Ano 11, n° 99, agosto de 2006. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd99/futsal.htm>. Acesso em 11 Jun. 2016.

TERRA, D.V. Ensino crítico-participativo das disciplinas técnico-desportivas nos cursos de licenciatura em Educação Física: análise do impacto de ensino no handebol. Dissertação de (Mestrado) Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 1996.

VIEIRA, Valéria Cristina Ribeiro, PRIORE, Sílvia Eloiza y FISBERG, Mauro. A atividade física na adolescência. Adolesc. Latinoam. [online]. ago. 2002, v.3, n.1 Disponível em:< http://ral-adolec.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 71302002000100007&lng=es&nrm=iso>. Acessado em 12 Jun de 2016.

(38)

4.2 APENDICES APENDICE 1

Carta Convite para a participação da Pesquisa

DHE – Departamento de Humanidades e Educação

Caro (a) Professor (a).

Vimos por meio desta, convidá-lo (a) a participar de uma pesquisa que estamos desenvolvendo para o trabalho de conclusão de curso de Educação Física, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui). Nosso objetivo é identificar as contribuições dos aspectos sócias, psicológicos e físico na pratica do esporte de invasão, o futsal nas aulas de Educação Física do Ensino Médio de uma escola estadual do Noroeste do RS. A metodologia da pesquisa descritiva será através da leitura do plano de ensino (trabalho), fazer observação não participativa das aulas nas três turmas do ensino médio e aos professores de Educação Física. Contando que esteja disposto a colaborar com este estudo, ressaltamos que as informações colhidas terão como único propósito, o desenvolvimento desta pesquisa garantindo desta forma, o anonimato e o sigilo das informações.

A pesquisa terá a orientação da MS. Cleia Inês Rigon Dorneles, e o resultado desta, será divulgada para a banca examinadora e demais interessado, no final do mês de dezembro de 2016, nas dependências da Unijui – Campus Santa Rosa.

Sua opinião é muito importante, desde já, agradecemos a sua atenção. Um grande abraço.

Atenciosamente, Rafael Luis Malakowski

(39)

APENDICE 2

TERMO DE INFORMAÇÃO À INSTIUIÇÃO

À Instituição de Ensino:______________________________________________ Assunto: Participação dos alunos e seus respectivos professores do ensino médio em pesquisa acadêmica.

Venho por meio deste solicitar autorização para a realização nesta instituição do estudo sobre “Esporte de Contato: Futsal e seus benefícios na escola”, pesquisa integrante do Trabalho de Conclusão do Curso de Educação Física – Licenciatura, da Unijuí – Campus Santa Rosa, que tem como professora orientadora a Prof. Cléia Inês Rigon Dorneles.

Os alunos e seus respectivos professores do ensino médio serão submetidos a uma grade de observações.

Todos os alunos e seus respectivos professores estão cientes também que podem abandonar este estudo a qualquer momento, sem que nenhuma implicação recaia sobre eles, além de concordarem com a utilização das informações obtidas nesse estudo para fins científicos, desde que não sejam divulgadas suas identificações.

Atenciosamente.

_____________________________________ Rafael Luis Malakowski – Acad. Responsável

CPF 021.355.600-65 RG Unijuí 1000015

(40)

Referências

Documentos relacionados

Na Tabela 21 são apresentados os valores de degradação de todas as amostras de argamassa de revestimento confeccionadas com Votomassa, com adição de dióxido de titânio na

Nos anos destinados à educação infantil, as crianças precisam desenvolver algumas capacidades, entre elas: • desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez

Tabela 4 – Tipos, números, total de alterações e índice mutagênicos (IMG %) obtidos para os grupos controle negativo (Co-) e positivo (Co+) e os grupos tratados com as

ambiente e na repressão de atitudes conturbadas e turbulentas (normalmente classificadas pela escola de indisciplina). No entanto, as atitudes impositivas da escola

Atualmente, sua principal função é atuar, em conjunto com o Conselho de Escola, na gestão da unidade escolar, participando das decisões relativas à organização

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

Os solos da sub-bacia Dois Córregos possuem baixa capacidade de armazenamento de água, porém boa permeabilidade, sendo mais permeáveis em relação aos solos da

Ao analisar o conjunto de empresas de dois segmentos da BM&amp;FBOVESPA –Energia Elétrica e Bancos –, verifi cando as métricas fi nanceiras de rentabilidade e risco Nunes, Nova