• Nenhum resultado encontrado

Obtençãodoaço

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Obtençãodoaço"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Obtenção do Aço-carbono

Resumo – Este documento descreverá o processo de obtenção do aço. Para isto serão apresentados o histórico da sua produção, uma série de conceitos relativos ao processo siderúrgico envolvido e o processo em si.

I. INTRODUÇÃO

O aço é um material de grande importância nos dias de hoje. As diversas propriedades que lhe são atribuídas o tornam indispensável para o mundo como conhecemos hoje. Suas propriedades mecânicas e eletromagnéticas são largamente alteradas, através de diferentes processos de fabricação e diferentes concentrações de outros elementos a não ser o ferro (principal elemento). É por isso que o aço é largamente utilizado na construção civil, nas engenharias elétrica e mecânica e outras áreas.

II. AÇO A. Definição

Basicamente uma liga ferro-carbono com teor de carbono inferior a 1,8% em massa e susceptível de adquirir, por meio de tratamento mecânico e térmico, variadas propriedades, podendo conter em sua composição outros elementos como níquel, manganês, tungstênio, vanádio, cromo, silício, etc.

B. Histórico

Um dos primitivos métodos de obtenção do aço foi o a forja catalã, onde o minério de ferro era reduzido pelo carvão em uma instalação de pedra onde incidia um sopro de ar. O produto obtido era uma mistura pastosa de metal com escória, sendo esta eliminada por martelamento. A partir do século XV surgiram os primeiros altos-fornos, onde através do aumento da quantidade de ar soprado foi possível o aumento da temperatura e a conseqüente obtenção da mistura em estado líquido. Basicamente é este processo que produz a grande maioria do aço utilizado no mundo até os dias de hoje.

Mas a grande expansão do aço ocorreu no século XIX com a crescente demanda de um material versátil para dar suporte à Revolução Industrial que estava no seu auge. Os principais métodos de obtenção que despontaram nesta época e hoje em via de desaparecimento foram os processos Bessemer, Thomas e Siemens-Martin.

Gradativamente estes processos foram sendo substituídos por processos mais modernos e eficientes. A produção foi aumentando gradativamente e durante o século XX a produção chegou a patamares gigantescos, maiores que 1.000.000.000 toneladas/ano. Apenas no fim do século, em torno de 1975, a produção de aço estabilizou-se e começou a diminuir. Atualmente a produção anual oscila entre 700 e 800 milhões de toneladas/ano.

O Brasil está entre os dez maiores produtores, com cerca de 26 Mt/ano. Mesmo assim muito abaixo dos maiores produtores mundiais; Rússia com cerca de 160 Mt, Japão com 100 Mt, EUA com 90 Mt, China 60 Mt e Alemanha com 50Mt.

(2)

C. Conceitos

- Minério de ferro: presente em aproximadamente 5% da crosta terrestre. O ferro não é encontrado em estado puro na natureza mas em combinações químicas de metais contidos nas rochas. Essas combinações químicas ocorrem misturadas com as “gangas”, compostas de silício, alumínio, cal e magnésio. Os principais são: magnetita (Fe3O4) com cerca de 60% de ferro; hematita vermelha (Fe2O3) com cerca de 65% de ferro; ferro oolítico; siderita ou ferro espático (FeCO3) com alto teor de manganês; FeS2.

- Coque: desempenha uma dupla função na elaboração da gusa: a de combustível e a de redutor. O coque provém da destilação do carvão, que deve ser o mais puro possível para evitar resíduos como enxofre e fósforo. Como redutor absorve o oxigênio combinado com outros elementos.

- Ganga: Impurezas que ocorrem junto com o minério de ferro em estado bruto, compostas principalmente de silício, alumínio, cal e magnésio.

- Carbono: símbolo C, com massa atômica 12. É um metalóide sólido muito resistente ao calor, volatilizando- se em torno dos 3500 ºC. O carbono tem a fundamental propriedade de ser solúvel em ferro fundido. O carbono pode ser encontrado basicamente em três estados, o diamante, grafita e o carvão.

- Fundente: pedra de cal ou magnésio adicionada a massa incandescente para separar o ferro da ganga. O fundente com a ganga dá a escória, que por ser mais fusível e leve que o ferro se acumula sobre o metal líquido.

- Escória: uma espécie de vidro de qualidade inferior que é produto da mistura entre a ganga e fundente.

- Gusa: é a parte útil para a produção do aço, composta basicamente de ferro fundido com carbono entre 2,5% a 6,67%.

- Aço de alto teor de carbono: pouco utilizado por causa da sua grande fragilidade. Ferro + 1,8% a 2,5% de carbono

- Ferro puro ou ferro da Suécia: Ferro + pequenos traços de carbono. D. Processo de obtenção da gusa

Inicialmente tem-se o minério de ferro que é composto pelo metal (ferro) e pela ganga. Primeiro é necessário liberar o ferro usando um redutor (carvão) para eliminar o oxigênio do metal. Para isto é necessário fornecer muito calor, fornecido pela própria queima do carvão. O ferro, já em estado líquido, se acumula no fundo do alto-forno. Para eliminar a ganga junta-se o fundente, o que nos dá a escória, que por ser mais leve, se acumula sobre o ferro. Portanto, utilizando o processo de decantação, separa-se o ferro da escória.

Dentro do alto-forno tem-se a seguinte seqüência, como ilustra a figura 1: - Introduz-se a carga, composta de minério de ferro, coque e fundente.

(3)

- Entre 300ºC e 350ºC temos a dessecação, onde o vapor de água contido na carga é liberado. - Entre 350ºC e 750ºC ocorre a redução, onde o óxido de ferro perde o oxigênio.

- Entre 750ºC e 1150ºC temos a carburação, onde o ferro se combina com o carbono formando a gusa.

- Entre 1150ºC e 1800ºC ocorre a fusão, onde a gusa passa para o estado líquido - Em torno dos 1600ºC ocorre a liquefação, onde a gusa se separa da escória.

A gusa obtida pode ter três destinos: a fundição dos lingotes, destinados a as aciarias de segunda fusão; a execução de grandes peças por vazamento direto nos moldes; e fabricação do aço.

A gusa produzida pelo alto-forno ou gusa de primeira fusão pode ser de dois tipos: gusa branca ou fundição gris.

Elas são destinadas a produção do aço através do seu refino posterior. A gusa branca tem como composição e característica: C = 2,3% a 3%, P = 2%, Mn = 1,5%, Si = 0,6%, Fe restante;

densidade = 7,4 kg/dm3 e ponto de fusão = 1200ºC. A fundição Gris: C = 3% a 4,5%, Si = 1,5% a 5%, Mn = 1%, P= 0,08%, S = 0,054%; densidade = 7,4kg/dm3 e ponto de fusão = 1200ºC.

(4)

E. Propriedades

O aço apresenta diferentes propriedades quando outros elementos são adicionados a sua composição:

- Níquel: de 0,5% a 5% melhora a temperabilidade e aumenta a resistência mecânica. Com 50% aumenta a resistência à corrosão;

- Cromo: de 1% a 6% aumenta a temperabilidade e resistência mecânica. De 10% a 20% torna-o inoxidável. Com 25% torna o aço refratário;

- Silício: até 2% aumenta a elasticidade e diminui as perdas magnéticas;

- Manganês: a 2% favorece a têmpera e a 13% aumenta a resistência ao impacto e ao desgaste; - Tungstênio: até 18% favorece a resistência.

F. Alto-fornos

Os alto-fornos modernos são aparelhos com cerca de trinta metros de altura, consistindo basicamente por dois cones truncados unidos pela base.

No tronco inferior ou cadinho com cerca de 8 metros ou mais de diâmetro se acumulam os produtos obtidos, a gusa e a escória. Pelos alcavariz, no topo do cadinho, o ar quente é insuflado.

No troco superior temos a guela, onde a carga é introduzida e a carburação, redução e dessecação ocorrem.

Na figura 2 podemos ver toda estrutura envolvida no alto-forno. Figura 2.

(5)

2. O minério aglomerado 3. O fundente

4. O coque

5. Caçamba de carregamento 6. Alto-forno

7. Câmara da boca içável e abaixável hidraulicamente, com divisor rotativo

8. “Receptor de Poeiras” para a separação primária das poeiras contidas no gás da boca, e que são retiradas pela parte inferior

9. Depurador úmido no qual se opera a depuração dos gases da boca por gotejamento de água. A água é dirigida para uma bacia de decantação

10. Aparelho Cowper em aquecimento pela combustão dos gases da boca

11. Aparelho Cowper “insuflante” para aquecimento do ar circulante enviado para o alto-forno 12. Insufladores (alcavariz)

13. Ar frio 14. Escória 15. Gusa

16. Tubulagem circular de ar quente seguida de bocais permitindo insuflar ar quente no alto-forno

17. Poeiras recuperadas para serem aglomeradas com o coque, o minério e o fundente G. Transformação gusa-aço

Para transformar a gusa em aço é preciso tirar uma parte de carbono, do silício, do manganês, e a totalidade do fósforo e impurezas. Para isto é utilizado oxigênio puro ou o oxigênio presente no ar.

Nós temos dois tipos de refinação, a ácida e a básica. Na refinação ácida, a gusa de primeira fusão foi obtida de um minério de ferro rico em Si (2%) e pobre em P (0,07%), típicos dos minérios americanos. Já na refinação básica temos o contrário, a gusa vem de um minério de ferro rico em P (2%) e pobre em Si (0,5%), típicos dos minérios europeus.

(6)

Dá para fazer aço de sucata?

Essa é uma boa pergunta, já que na primeira parte da nossa aula falamos sobre como transformar o gusa em aço. Isso poderia dar a falsa impressão de que só o gusa é matéria-prima para sua fabricação. Se apenas isso fosse possível, os ferros-velhos não existiriam. E quem ainda não vendeu sua sucatazinha lá no ferro-velho do bairro, para ganhar uma grana extra? Pois é, a gente pode fabricar aço a partir de sucata, sim. Só que tem que usar outro tipo de forno.

É nos fornos elétricos que se transforma sucata em aço. Por esse processo, transforma-se energia elétrica em energia térmica, por meio da qual ocorre a fusão do gusa e da sucata, sob condições controladas de temperatura e de oxidação do metal líquido. É um processo que permite, também, a adição de elementos de liga que melhoram as propriedades do aço e lhe dão características excepcionais. Por causa disso, esse é o melhor processo para a produção de aços de qualidade.

As vantagens da produção do aço nos fornos elétricos são: maior flexibilidade de operação; temperaturas mais altas; controle mais rigoroso da composição química do aço; melhor aproveitamento térmico; ausência de problemas de combustão, por não existir chama oxidante; e processamento de sucata.

Por outro lado, as principais desvantagens são o custo operacional (custo da energia elétrica) e a baixa capacidade de produção dos fornos.

O aço produzido nos fornos elétricos pode ser transformado em chapas, tarugos, perfis laminados e peças fundidas.

(7)

Exercícios

1. Assinale a alternativa que completa corretamente as seguintes afirmações: a) A matéria-prima básica para a produção do ferro-gusa é o:

1. ( ) minério de manganês; 2. ( ) calcário;

3. ( ) minério de ferro; 4. ( ) chumbo.

b) O calcário é utilizado no alto-forno para: 1. ( ) eliminar o enxofre;

2. ( ) eliminar o fósforo; 3. ( ) eliminar o oxigênio;

4. ( ) facilitar a fusão do minério de ferro. c) O alto-forno é dividido em três partes principais:

1. ( ) zona de pré-aquecimento, cadinho e rampa; 2. ( ) cadinho, rampa e ventaneiras;

3. ( ) zona de pré-aquecimento, zona de fusão e cuba; 4. ( ) cadinho, rampa e cuba.

d) O caminho que o gusa com teores entre 3,0% e 4,5% de carbono, pode seguir, ao sair

do alto-forno é:

1. ( ) para a laminação para ser trefilado; 2. ( ) para a fundição, para ser usinado;

3. ( ) para a fundição e produção de peças de ferro fundido; 4. ( ) para a estamparia, para ser conformado.

2. Escreva F se a afirmação for falsa e V se a afirmação for verdadeira. Depois, reescreva

corretamente em seu caderno as afirmações que você considerou erradas:

a) ( ) O gusa é um material que é descartado após a fusão do minério de ferro. b) ( ) O Brasil é o maior produtor mundial de aço.

c) ( ) O aço é constituído basicamente de minério de ferro e no máximo 2% de

carbono.

d) ( ) Com o surgimento do alto-forno, a produção aumentou e novos produtos foram

criados.

3. Complete as seguintes frases:

a) O alto-forno é dividido em três partes: o fundo, chamado de ..., a segunda

seção, denominada ... e ... que é a seção superior.

b) A escória, que é formada no processo, flutua sobre ... que é

mais ...

c) No cadinho, há o furo de ... e o furo de ...

d) O furo para escoamento da ... fica acima do furo de gusa

porque ... flutua.

e) A carga, composta de ..., de ... e de ..., é colocada

(8)

4. Responda às seguintes perguntas:

a) Por que o ferro-gusa é duro e quebradiço? b) Como o gusa se transforma em aço?

5. Escreva V para as frases verdadeiras e F para as frases falsas. Depois, corrija as erradas e as

escreva corretamente no seu caderno.

a) ( ) O gusa é a única matéria-prima utilizada na fabricação do aço.

b) ( ) É nos fornos elétricos que ocorre a transformação da sucata em ferro.

c) ( ) Nos fornos elétricos, a fusão do gusa e da sucata ocorre sob condições

controladas de temperatura e oxidação do metal líquido.

d) ( ) O processo de transformação da sucata em aço permite, também, a adição de

elementos de liga que melhoram as propriedades do aço.

6. Responda às seguintes perguntas:

a) Que nome se dá ao processo que transforma o gusa em aço?

b) Qual dos elementos que compõem o ferro-gusa, torna-o duro e, portanto, quebradiço?

Por quê? (Lembre-se das propriedades dos materiais.)

c) Escreva, com suas palavras, as vantagens e desvantagens da obtenção do aço através

Referências

Documentos relacionados

Material sub-famílias/classes Metais Materiais Ferrosos Sub-família Família Classes Ferro fundido Aço carbono Aço liga Aço inoxidável... Metais Não-ferrosos Ferrosos Metais alumínio

A expansão dos condomínios horizontais e loteamentos fechados acabam gerando impactos nas cidades, destacando-se o abandono do espaço urbano público e a segregação

de fevereiro de 2021, informam o seguinte tal como se transcreve” Na sequência da deliberação da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Alentejo (ALENTEJO 2020)

Mediante pedido, pelo Titular do Registo, da transferência do Nome de Domínio para outro Agente de Registo, o Agente de Registo atual deve pedir um código de

formado por Mestre Sérgio através das experiências dele no CCC (Centro de Cultura Cósmica), fundado pelo Mestre Francisco. A característica desses grupos ayahuasqueiros é de juntar

O fabricante do aparelho não pode ser considerado responsável por eventos danos causados pelo incumprimento das obrigações indicadas abaixo.. Tradução das

Tempo de preparação (alta potência "HIGH") 11/2 - 21/2 minutos Artigo Carne cortada às fatias 3 fatias (0,5cm de espessura cada uma) Instruções especiais Coloque as fatias

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada