• Nenhum resultado encontrado

SNP (4)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SNP (4)"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

SNP -

(2)

A propriocepção (ou cinestesia), termo empregado por Sherrington por volta de 1900, é definida como sendo qualquer informação postural, posicional, encaminhada ao sistema nervoso central pelos receptores encontrados nos músculos, tendões, ligamentos, articulações ou pele.

Noutras palavras, é a consciência dos movimentos produzidos pelos nossos membros.

Para falar sobre propriocepção, é necessário abordar os receptores sensoriais, afinal, são eles que transmitem ao SNC a posição articular e o nível de tensão muscular.

(3)

Os propriocetores são recetores encontrados mais internamente na musculatura, tendões, ligamentos, articulações, apresentando uma função reflexa locomotora e postural.

Podem produzir impulsos conscientes ou inconscientes. Os primeiros

alcançam o córtex cerebral possibilitando, mesmo que de olhos fechados, que se tenha percepção do próprio corpo e movimentos articulares, sendo este, então, responsável pelo sentido de posição e movimento (cinestesia).

Os impulsos nervosos propriocetivos inconscientes não levam a nenhuma sensação, sendo utilizados pelo SNC como regulador da

atividade do músculo, por meio do reflexo miotático (por ex., o reflexo patelar) ou dos diferentes centros relacionados com a atividade motora, como, por exemplo, o cerebelo (responsável pelo controle dos movimentos involuntários).

(4)

Reflexos

Os reflexos são respostas involuntárias a estímulos externos. Muitos movimentos podem ser automáticos (treino e repetição), voluntários e de antecipação e não constituem um reflexo. O exame dos reflexos fornece informações importantes a respeito dos circuitos periféricos e espinhais e ainda do nível de excitação básica na medula espinhal.

(5)

Os reflexos são respostas estereotipadas, que constituem os comportamentos fixos e invariantes.

Os movimentos mais simples que podemos executar como espirrar, pestanejar, recolher a mão ao tocar superfícies quentes são reações automáticas, involuntárias, envolvendo impulsos nervosos denominados reflexos.

(6)

Já aos fenómenos que se desenvolvem nas vias nervosas desde o recetor, ao receber o estímulo, até ao efetor, que dá resposta final, denomina-se Ato Reflexo.

O arco reflexo pode ser simples, quando envolve um pequeno número de neurónios, ou complexo, quando envolve um grande número de neurónios.

https://www.youtube.com/watch?v=zuJJ3-TVUHM

(7)

Ao sentirmos, o braço a queimar-se, a nossa resposta é imediata. Os recetores sensoriais (termorecetores) sentem a alta temperatura e através dos neurónios sensitivos, o impulso atinge a medula espinal que retransmite este impulso ao neurónio motor conduzindo a resposta ao músculo.

Outro exemplo, é o reflexo pupilar, que perante um excesso de luz, a iris contrai-se e diminui o diâmetro da pupila evitando o dano resultante

do excesso de luz para a retina. Ao contrário, com pouca luz, a iris relaxa e a pupila dilata permitindo a entrada de uma maior quantidade de luz favorecendo a visão em locais escuros.

(8)

Propriocetividade

Advêm de recetores presentes nos músculos, tendões, ligamentos e articulações.

Os recetores musculares:

 os fusos musculares (localiza-se nos músculos),

 os órgãos tendinosos de Golgi (localiza-se nos tendões) ,

(9)

a) Fusos musculares

Fuso muscular é um

recetor sensorial

propriocetivo

em forma de

fuso

(alongado e com a parte central mais volumosa que as

extremidades) composta por feixes de

fibras musculares

modificadas

(intrafusais) contidas dentro de uma cápsula fibrosa.

Estão dispostos paralelamente às fibras musculares extrafusais

(do

músculo

em que está inserido) e respondem às variações no

comprimento (estiramento ou

contração

) das fibras musculares.

(10)
(11)

Fibras intrafusais são

fibras musculares

localizadas no interior do

fuso

muscular

. Recebem este nome para diferenciá-las das fibras extrafusais,

que são todas as fibras musculares fora do fuso.

Neurónios motores alfa (α): grandes e mielinizados que se projetam

para fibras musculares extrafusais.

Neurónios motores gama (γ): médios e mielinizados que se projetam

para fibras intrafusais (de fusos musculares) – manutenção do tónus.

(12)

Uma pancada rápida com um martelo de reflexos no tendão do quadríceps femoral produz uma contração reflexa no músculo quadríceps femoral, por um reflexo monossináptico (reflexo patelar), denominado de reflexo miotático.

1.º O estímulo promove uma extensão do músculo quadricípite femoral e também dos fusos musculares. Ocorre estímulo das terminações primárias dos fusos e fazem com que as fibras sensoriais levem a informação para a medula espinal.

2.º Ocorre sinapse com neurónios motores α, sucedendo a despolarização destes neurónios e o impulso nervoso chega às junções neuromusculares onde a acetilcolina é liberada promovendo contração.

(13)

Reflexo bicipital

Uma extensão do braço (A) leva a um estiramento do bicípite, estirando o fuso neuromuscular. O neurónio sensorial, que se projeta monossinapticamente sobre o motoneurónio, é então ativado (B, linha grossa), ativando em seguida o motoneurónio (C, linha grossa).

(14)

Órgão Tendinoso de Golgi (OTG)

Deteta a tensão nos tendões. Os neurónios aferentes transmitem tais sensações à medula espinhal e fazem sinapse com interneurónios. Esses interneurónios inibem os neurónios motores α do mesmo músculo. Os músculos que atuam no mesmo processo também poderão ser inibidos.

(15)

Articulares

Os recetores propriocetivos articulares são sensíveis às variações de amplitude e velocidade angular, bem como à pressão intra-articular. Nos ligamentos, funcionam como protetores e informam a posição respetiva do membro além da tensão ligamentar.

(16)

Fibras Musculares

Fibras musculares são estruturas que se localizam internamente nos músculos. Todos os músculos esqueléticos possuem grandes quantidades de fibras que variam seu diâmetro. São estruturas cilíndricas, alongadas, localizadas em toda a extensão do músculo.

Cada músculo do corpo é formado pelas chamadas fibras musculares que podem ser rápidas e lentas.

Cada fibra muscular é composta por inúmeras miofibrilas que internamente

contém os filamentos de actina e miosina, que vão desencadear a contração muscular após todo um processo de estímulos e potencial de ação.

(17)

Unidades Motoras

É o conjunto de fibras de um músculo supridas pelo mesmo neurónio. Ou seja, é o conjunto de motoneurónios alfa (α) que partem da medula espinal para o músculo, sendo assim, a unidade funcional do controlo nervoso da atividade muscular.

(18)

Fibras Musculares Rápidas e Fibras Musculares Lentas

Todos os músculos esqueléticos do corpo possuem fibras de contração rápida e de contração lenta.

As fibras de contração rápida podem proporcionar grandes quantidades de potência de contração, podendo suportar trabalhos de segundos a um minuto. Por outro lado, as fibras de contração lenta são responsáveis pela resistência da contração, permitindo forças suficientes para

contrações prolongadas, podendo persistir por vários minutos ou horas.

(19)

A quantidade de fibras de contração rápida ou lenta que um músculo pode possuir, vai depender do papel que esse músculo desempenha no corpo.

Um músculo com uma função de resistência, sustentação, que responde de forma lenta, que suporta um maior tempo de contração, possui maior número de fibras de contração lenta, que são preparadas para atender essas características. As fibras lentas são adaptadas para atividade muscular prolongada e contínua, como a de sustentação do corpo contra a ação da gravidade e atividades desportivas de longa duração como a maratona, ou seja, são organizadas para criar energia aeróbia (com consumo de oxigénio).

Já as fibras de contração rápida são adaptadas para contrações musculares muito rápidas e fortes, como as que ocorrem nos saltos e corridas curtas. São fibras duas vezes maiores que as lentas, são organizadas para criar potência e velocidade máxima.

(20)

Músculos que respondem de forma lenta com maior tempo de contração possuem maior número de fibras lentas, e músculos que possuem contrações de maior potência com movimentos rápidos possuem maior número de fibras de contração rápida.

Fibras de contração lenta:

- Sistema de energia utilizado: AERÓBICO; - Contração muscular lenta;

- Capacidade oxidativa (utiliza o oxigênio como principal fonte de energia); - Coloração: Vermelha (devido ao grande número de mioglobina e

mitocôndrias);

- São altamente resistentes à fadiga;

- São mais apropriadas para exercícios de longa duração;

(21)

Fibras de contração rápida:

- Sistema de energia utilizado: ANAERÓBICO;

- Alta capacidade para contrair rapidamente (a velocidade de contração e tensão gerada é 3 a 5 vezes maior, comparada às fibras lentas);

- Capacidade glicolítica (utiliza a fosfocreatina e glicose); - Coloração: Branca;

- Fadigam rapidamente;

- Gera movimentos rápidos e poderosos;

- Predomina em atividades anaeróbicas que exigem paragens bruscas, arranques com mudança de ritmo, saltos. Ex.: basquetebol, futebol, musculação, entre outros.

Referências

Documentos relacionados

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

A) Fornecer aos usuários os dados básicos e essenciais da formação do resultado do exercício, obtido através da dedução das despesas operacionais obtendo-se o lucro líquido

A) A não ser quando assessora uma personalidade, não é função de um Jornalista em assessoria de imprensa realizar a promoção pessoal de um gestor. B) Em função

A partir dessas proposições básicas, Johanson e Vahlne (1977) apresentam dois conceitos como explicativos do modelo: conhecimento e comprometimento. Conhecimento é o que se sabe

Cada distribuidor na cadeia de abastecimento de pellets certificados ENplus® a granel que tenha contacto físico com os mesmos, ou que contrate um prestador de serviços para

CLÁUSULA VIGÉSIMA TERCEIRA - A apresentação das faturas pela CONTRATADA ao CONTRATANTE mensalmente, o valor da fatura da mensalidades dos usuários inscritos a cada

A sustentabilidade de uma obra dependerá do planejamento de todas as intervenções, do projeto, das técnicas construtivas, materiais e das tecnologias utilizadas

O presente trabalho tem por finalidade apresentar os dados obtidos na Fase "1" da Inspeção Ambiental Imobiliária, realizada no terreno na Avenida dos Farrapos, 1930/