• Nenhum resultado encontrado

O papel da Biblioteca Nacional na preservação do patrimônio cultural

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O papel da Biblioteca Nacional na preservação do patrimônio cultural"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

CURSO

TUTELA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

BRASILEIRO: DESAFIOS PARA A

ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

FEDERAL

2010

O papel da Biblioteca

Nacional na preservação do

patrimônio cultural

(2)
(3)

Histórico

A Biblioteca Nacional é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e maior da América Latina com um acervo hoje estimado em nove milhões de peças. O núcleo original de seu acervo é a livraria de D. José I, rei de Portugal, organizada em substituição à Real Biblioteca da Ajuda destruída com o terremoto de Lisboa em 1755, no incêndio do Paço da Ribeira. Em novembro de 1807, o Príncipe Regente Dom João, e grande parte da corte, diante da invasão de Portugal pelas tropas francesas, deixaram Lisboa com destino ao Brasil, trazendo consigo todo o acervo da Livraria Real, com cerca de 60.000 peças, entre livros, manuscritos, estampas, mapas, moedas e medalhas.

Em 29 de outubro de 1810 foi decidido abrigar essa biblioteca no Convento das Carmelitas. Essa data é considerada como a fundação da Biblioteca Nacional. Inicialmente a consulta era permitida apenas a estudiosos, mediante consentimento régio. Somente em 1814 seu acervo foi franqueado ao público em geral.

(4)

Biblioteca Nacional e a preservação do

patrimônio bibliográfico e documental

Depósito legal de publicações

• Depósito legal de obras musicais

• Registro de direitos autorais

• Plano Nacional de Recuperação de Acervo Raro - PLANOR

• Plano Nacional de Microfilmagem de Periódicos Brasileiros -

PLANO

• Arresto de Memória

(5)

Depósito legal: definição

•Depósito legal: disposição legal que obriga as organizações, comerciais ou públicas, e qualquer indivíduo que produza qualquer tipo de documento em múltiplas cópias, a depositar exemplares de suas publicações em bibliotecas no país nas quais as mesmas são publicadas, geralmente na biblioteca nacional. Através deste mecanismo, as bibliotecas nacionais podem [...] assegurar a aquisição; o registro, a preservação e a disponibilização do patrimônio editorial da nação [...](LARIVIÈRE, 2000, tradução nossa)*

LARIVIERE, J. Guidelines for legal deposit legislation. Rev. , enl. and upd. ed. of the 1981 publ. by Jean Lunn. Paris: Unesco, 2000. Disponível em:

<http://www.ifla.org/VII/s1/gnl/legaldep1.htm>. Acesso em 14 jul. 2009.

*No original: […] ensuring the acquisition; the recording, the preservation and the availability of a nation's published heritage […]

(6)

Depósito legal no Brasil

A Biblioteca Nacional tem por missão o recolhimento, a guarda e preservação da produção intelectual do país e desde 1812, com a prática das propinas, faz uso de disposições legais para atingir esse objetivo. Em 12 de novembro 1822, o governo determinou que fosse entregue à Biblioteca Imperial e Pública da Corte um exemplar de todas as obras, folhas periódicas e volantes que se imprimissem na Impressão Régia, instalada no Rio de Janeiro. Essa legislação foi aperfeiçoada ao longo dos anos (1847, 1853,) e culminou no Decreto nº

1.825, de 20 de dezembro de 1907, chamado comumente Decreto de Depósito Legal, revogado pela atual Lei do Depósito Legal (Lei n.10.994 de 14 de dezembro de 2004).

(7)

Depósito legal de publicações (1)

Art. 1º Esta Lei regulamenta o depósito legal de publicações, na Biblioteca Nacional, objetivando assegurar o registro e a guarda da produção intelectual nacional, além de possibilitar o controle, a elaboração e a divulgação da bibliografia brasileira corrente, bem como a defesa e a preservação da língua e cultura nacionais

A lei do Depósito Legal é o mais poderoso auxiliar da Biblioteca Nacional no cumprimento de sua finalidade de proporcionar a informação cultural nas diferentes áreas do conhecimento humano com base na produção intelectual brasileira e nas obras mais significativas da cultura estrangeira, que constituem o sempre crescente acervo bibliográfico e hemerográfico, cujo conjunto lhe cumpre preservar.

BRASIL. Lei n. 10.994, de 14 de dezembro de 2004. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 15 dez. 2004. Disponível em:

(8)

Depósito legal de publicações (2)

A Biblioteca Nacional recebe, todo ano, mais de 100.000 novas peças entre livros, fascículos de periódicos, mapas, e vários outros materiais bibliográficos em cumprimento à legislação do depósito legal. O percentual da produção editorial brasileira recebida pela Biblioteca Nacional em cumprimento à legislação é impreciso devido à inexistência de dados estatísticos completos sobre o mercado editorial tanto no âmbito da iniciativa privada quanto das instituições governamentais.

As penalidades para o descumprimento da legislação são pesadas, contudo, ainda não há regulamentação da lei que determine a execução das sanções.

(9)

Depósito legal de obras musicais (1)

Art. 1o  Esta Lei regulamenta o depósito legal de obras musicais na Biblioteca Nacional, com o intuito de assegurar o registro, a guarda e a divulgação da produção musical brasileira, bem como a preservação da memória fonográfica nacional. 

Art. 2o  Para os efeitos desta Lei, consideram-se obras musicais partituras,

fonogramas e videogramas musicais, produzidos por qualquer meio ou processo, para distribuição gratuita ou venda. 

Art. 3o  Ficam os impressores e gravadoras fonográficas e videofonográficas obrigados a remeter à Biblioteca Nacional, no mínimo, 2 (dois) exemplares de cada obra editada ou gravada, bem como sua versão em arquivo digital, no prazo máximo de 30 (trinta) dias após a publicação da obra, cabendo à editora, ao

produtor fonográfico e ao produtor videográfico a efetivação desta medida. 

BRASIL. Lei n. 12.192, de 14 de janeiro de 2010. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 15 jan. 2010. Disponível em:

(10)

Depósito legal de obras musicais (2)

Art. 4o  O descumprimento do depósito de obras musicais nos termos e prazo definidos por esta Lei acarretará: 

I - multa correspondente a até 100 (cem) vezes o valor da obra no mercado;  II - apreensão de exemplares em número suficiente para atender às finalidades do depósito. 

§ 1o  Em se tratando de publicação musical oficial, a autoridade responsável responderá pessoalmente pelo descumprimento do disposto neste artigo. 

§ 2o  Constituirá receita da Biblioteca Nacional o valor da multa a ser cobrada por infração ao disposto nesta Lei. 

§ 3o  O descumprimento do estabelecido nesta Lei será comunicado pelo Diretor-Geral da Biblioteca Nacional à autoridade competente, para os fins do disposto neste artigo. 

Art. 5 o  As despesas de porte decorrentes do depósito legal de obras musicais são de responsabilidade exclusiva dos respectivos depositantes. 

(11)

Depósito legal de obras musicais (3)

Art. 7o  As obras musicais recebidas pela Biblioteca Nacional estarão disponíveis para a consulta pública em versão impressa, em formato digital, em fonograma, em videograma e em outros suportes. 

§ 1o  A Biblioteca Nacional publicará boletim anual das obras musicais recebidas por força do depósito legal de que trata esta Lei. 

§ 2o  As obras depositadas na Biblioteca Nacional estarão disponíveis exclusivamente para fins de preservação e consulta, sendo vedadas a

reprodução em qualquer meio e a divulgação em rede mundial de computadores - internet. 

Art. 8o  O depósito legal de obras musicais regulamentado nesta Lei não se confunde com o registro de obras intelectuais pelos autores ou cessionários. 

(12)

Registro de direitos autorais

Lei do Direito Autoral ─ Lei nº. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 que rege a

proteção aos direitos de autor e prevê em seu artigo 19, que: “Para segurança de seus

direitos, o autor da obra intelectual poderá registrá-la, conforme sua natureza, na Biblioteca Nacional...”.

Além do Registro de Obras, o Escritório de Direitos Autorais - EDA presta vários outros serviços, tais como: Busca de Anterioridade, Certidão de Inteiro Teor; vias avulsas de Certificado de Registro, Carta de Indeferimento e Carta de Dependência, Retificação de dados do Registro, Averbações de Contrato de Cessão de Direitos Patrimoniais, Edição e Licença; Reprodução (cópia xerox) de Obras depositadas para registro, assim como Resposta de Dependência; Análise de Recurso de Indeferimento.

A Biblioteca Nacional tem a guarda de toda a produção inédita registrada no EDA desde o fim do século XIX, que ataulmente está estimada em mais de 500.000 peças.

(13)

Plano Nacional de Recuperação de Acervo

Raro – PLANOR

Identifica acervos antigos dos séculos XV a XVII e XIX impressos no Brasil; divulga esses acervos através de catálogos impressos e/ou bases de dados específicas de obras raras; orienta instituições públicas e privadas sobre procedimentos técnicos adotados pela Biblioteca Nacional, para a organização desses acervos; presta assistência técnica para a organização e preservação de obras raras no País; capacita mão-de-obra especializada, viabilizando cursos, treinamentos e assessoramento técnico; e promove intercâmbio de informações sobre acervo bibliográfico raro entre instituições nacionais e internacionais.

(14)

Plano Nacional de Microfilmagem de

Periódicos Brasileiros - PLANO

Plano Nacional de Microfilmagem de Periódicos Brasileiros,

criado em 1978 e modificado pela Portaria nº.23 de 26 de

outubro de 1982 da Secretaria da Cultura do Ministério da

Educação e Cultura, com o objetivo de localizar, recuperar e

preservar as coleções de periódicos editados no Brasil,

tornando-as disponíveis para pesquisadores/usuários e

Instituições Culturais.

Dispõe de uma rede de núcleos estaduais de microfilmagem

com vistas à preservação de toda produção jornalística do

país. Atualmente, estão disp oníveis para consulta, cerca de

33.000 rolos de microfilmes contendo33 milhóes de páginas

microfilmadas.

(15)

Identificação e inventário de bens culturias de

natureza material

Ação continuada que envolve projetos de identificação e organização de todo o acervo memória nacional, assim como o controle e a movimentação de todo o acervo da Biblioteca Nacional. Tendo responsabilidade de assegurar a todo o cidadão o acesso ao conhecimento humano produzido e preservar o suporte documental, a FBN vem buscando aprimorar os serviços oferecidos ao público, desenvolvendo ações capazes de agilizar a busca e o acesso às informações bibliográficas e documentais e assegurar a permanência do acervo memória.

A identificação e o tratamento técnico dos registros documentais e a recuperação das informações neles contidas possibilitará o acesso imediato ao documento desejado através das bases da Biblioteca Nacional via internet.

(16)

Arresto de memória

Consta do depósito, em uma biblioteca nacional, de obras confiscadas

de contrabandistas, livreiros inescrupulosos e larápios de toda sorte,

mesmo que os documentos não sejam originalmente do acervo

daquela biblioteca nacional. A Biblioteca Nacional é a “fiel depositária”

informal das publicações confiscadas pela justiça brasileira às quais

não tenha sido possível atribuir pro

cedência.

Seria importante se o

Projeto de lei n. 2935 de 2008, que dispõe sobre a destinação dos bens de valor artístico, histórico e ou cultural , tivesse, em seu texto, esta incumbência atribuída à Biblioteca Nacional.

(17)

Projetos para a preservação do

patrimônio

(18)

Projeto: REPOSITÓRIO DIGITAL DA MEMÓRIA

BRASILEIRA

Fundação Biblioteca Nacional já tem atualmente mais de um terabyte de

arquivos digitais gerados em seu Laboratório de Digitalização. Estima-se que em poucos anos esse quantitativo mais do que triplique.

Objetivo do projeto: implantação de um repositório digital brasileiro

através da construção e implantação de um centro de dados (data center)

para guarda e preservação dos arquivos digitais gerados pelo programa de

digitalização e para que a BN tenha condições de receber o depósito legal das publicações “nascidas” digitais, sejam estas livros, periódiocs ou obras musicais.

(19)

 Hemeroteca Brasileira

A Biblioteca Nacional recebe por mês, por depósito legal, cerca de 4.000 fascículos de periódicos que são integrados a seu acervo.

A Biblioteca Nacional já possui, na área portuária da cidade do Rio de Janeiro, um prédio que, está sendo adequado às necessidades do acervo, e se integrar ao projeto de dinamização da área do Porto do Rio de Janeiro,

Esta reforma do prédio no Porto do Rio de Janeiro além possibilitar a guarda das coleções de periódicos, prevê a instalação de laboratórios de conservação, restauração e microfilmagem  e digitalização.

(20)
(21)
(22)
(23)

Projetos para difusão do patrimônio

bibliográfico e documental

(24)
(25)

Biblioteca Nacional Digital

O embrião da Biblioteca Nacional Digital foi composto por projetos que privilegiavam temas ou tipos de documentos (Exemplos: Tráfico de Escravos no Brasil e Biblioteca Virtual da Cartografia Histórica dos Séculos XVI a XVIII), em 2006, decidiu-se reunir num único portal estes projetos e outras coleções importantes que tinham sido migradas para mídia digital. Para manter-se em concordância com a legislação de direitos autorais a Biblioteca Nacional Digital é composta por documentos em domínio público ou que tenham recebido expressa autorização dos autores ou de detentores dos direitos, como ocorre no Projeto Rede da Memória Virtual Brasileira que disponibiliza conteúdos digitais inéditos e acervos das instituições participantes.

(26)
(27)

 Rede da Memória Virtual Brasileira

 

O projeto Rede da Memória Virtual Brasileira, apóia a

digitalização e disponibilização dos acervos instituições

brasileiras. A criação e geração de conteúdos digitais inéditos

de relevância para a cultura regional e nacional e a sua difusão,

permite a universalização do acesso à diversidade cultural

brasileira. A Rede da Memória conta com cerca de vinte

parceiros institucionais. Os textos elaborados pelos

colaboradores têm os direitos cedidos para disponibilização na

web.

(28)

Fundação Biblioteca Nacional

(29)

Biblioteca Nacional: 1810-2010

Para que a Biblioteca Nacional permaneça como um

modelo, sua capacidade de liderança e de formação

de parcerias será cada vez mais imprescindível para

manter, segundo Muniz Sodré (2007), “o seu lugar

de guardiã do patrimônio bibliográfico e documental

do país,  não [...] como uma depositária estanque e

imóvel, e sim como um  verdadeiro dispositivo

cultural, na acepção radical da palavra “dispositivo”:

instrumentalizar e pôr à disposição”.

[1]

[1] SODRÉ, M. A Rede da memória virtual brasileira. 2007. Disponível em: <

(30)

Fundação Biblioteca Nacional

Obrigada!

1810-2010 Bicentenário da Biblioteca Nacional

Mônica Rizzo Soares Pinto Diretora-Centro de Referência e Difusão Fundação Biblioteca Nacional rizzo@bn.br

Referências

Documentos relacionados

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Por meio dos registros realizados no estudo de levantamento e identificação de Felinos em um remanescente de Mata atlântica, uma região de mata secundária

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

Tal como a forma da barbatana é dada a priori, anteriormente a qualquer lidar individualmente com a água por parte dos pequenos peixes, e tal como é esta forma que torna possível

Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi verificar a prevalência de insatisfação com a imagem corporal e nível de atividade física das adolescentes do ensino médio de um

Formação entendida como um processo dinâmico no qual o docente esteja consciente das singularidades da atividade e possa, a partir do conhecimento acumulado e de suas práticas éticas

Respondendo às hipóteses levantadas, utilizando os modelos formados à partir dos dados referentes ao banco de dados da PNS 2013, utilizando o modelo de regressão