• Nenhum resultado encontrado

biodigestor, em condições anaeróbica, é utilizado de forma direta como fonte de energia para iluminação pública, por reação de combustão.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "biodigestor, em condições anaeróbica, é utilizado de forma direta como fonte de energia para iluminação pública, por reação de combustão."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Questão 46.

Em sua formulação, o spray de pimenta contém porcentagens variadas de oleorresina de Capsícum, cujo princípio ativo é a capsaicina, e um solvente (um álcool como etanol ou isopropanol). Em contato com os olhos, pele ou vias respiratórias, a capsaicina causa um efeito inflamatório que gera uma sensação de dor e ardor, levando

à

cegueira temporária. O processo

é desencadeado pela liberação de neuropeptídios das terminações nervosas.

Quando uma pessoa é atingida com o spray de pimenta nos olhos ou na pele, a lavagem da região atingida com água é ineficaz porque a

a) reação entre etanol e água libera calor, intensificando o ardor .

b) solubilidade do princípio ativo em água é muito baixa, dificultando a sua remoção.

c) permeabilidade da água na pele é muito alta, não permitindo a remoção do princípio ativo.

d) solubillzação do óleo em água causa um maior espalhamento além das áreas atingidas.

e) ardência faz evaporar rapidamente a água, não permitindo que haja contato entre o óleo e o solvente. Como o spray apresenta porcentagens de oleorresina, então o mesmo é lipossúvel e com certeza pouco solúvel em água, o que difculta a remoção com água.

Letra “B”.

Questão 48.

A coleta das fezes dos animais domésticos em sacolas plásticas e o seu descarte em lixeiras convencionais podem criar condições de degradação que geram produtos prejudiciais ao meio ambiente (Figura 1).

Figura 1

A Figura 2 ilustra o Projeto Park Spark, desenvolvido em Cambridge, MA (EUA), em que as fezes dos animais domésticos são recolhidas em sacolas biodegradáveis e jogadas em um biodigestor instalado em parques públicos; e os produtos são utilizados em equipamentos no próprio parque.

Figura 2

Uma inovação desse projeto é possibilitar o(a) a) queima de gás metano.

b) armazenamento de gás carbônico. c) decomposição aeróbica das fezes.

d) uso mais eficiente de combustíveis fósseis. e) fixação de carbono em moléculas orgânicas.

De acordo com a figura 2 o gás metano formado no

biodigestor, em condições anaeróbica, é utilizado de forma direta como fonte de energia para iluminação pública, por reação de combustão.

Letra “A”.

Questão 50.

O benzeno, um importante solvente para a indústria química, é obtido industrialmente pela destilação do petróleo. Contudo, também pode ser sintetizado pela trimerização do acetileno catalisada por ferro metálico sob altas temperaturas, conforme a equação química:

3 C2H2(g)  C6H6(l)

A energia envolvida nesse processo pode ser calculada indiretamente pela variação de entalpia das reações de combustão das substâncias participantes, nas mesmas condições experimentais:

I. C2H2(g) + 5/2 O2(g)  2 CO2(g) + H2O(l);H = - 310 kcal/mol

II. C6H6(l) + 15/2 O2(g)  6 CO2(g) + 3 H2O(l); H = - 780

kcal/mol

A variação de entalpia do processo de trimerização, em kcal, para a formaçãrde um mol de benzeno é mais próxima de a) - 1090 b) - 150 c) - 50 d) + 157 e) + 470 Equação total 3 C2H2(g)  C6H6(l) Equações parciais I. C2H2(g) + 5/2 O2(g)  2 CO2(g) + H2O(l);H = - 310 kcal/mol II. C6H6(l) + 15/2 O2(g)  6 CO2(g) + 3 H2O(l); H = - 780 kcal/mol

Colocar as equações parciais na forma da equação total Multiplica a 1ª equação e a entalpia por 3 e invertando a 2ª equação e o sinal da sua entalpia.

3 C2H2(g) + 15/2 O2(g)  6 CO2(g) + 3 H2O(l); H = - 930

kcal/mol

6 CO2(g) + 3 H2O(l)  C6H6(l) + 15/2 O2(g); H = 780 kcal/mol

3 C2H2(g)  C6H6(l)

Se a soma das equações parciais é igual a equação total, então a entalpia total é

H = - 930 + 780 H = - 150 kcal Letra “B”.

Questão 51.

Em meados de 2003, mais de 20 pessoas morreram no Brasil após terem ingerido uma suspensão de sulfato de bário utilizada como contraste em exames radiológicos. O sulfato de bário é um sólido pouquíssimo solúvel em água, que não se dissolve mesmo na presença de ácidos. As mortes ocorreram porque um laboratório farmacêutico forneceu o produto contaminado com carbonato de bário , que é solúvel em meio ácido. Um simples teste para verificar a existência de íons bário solúveis poderia ter evitado a tragédia. Esse teste consiste em tratar a amostra com solução aquosa de HCl e, após filtrar para separar os compostos insolúveis de bário, adiciona-se solução aquosa de H2SO4 sobre o filtrado e

observa-se por 30 min.

A presença de íons bário solúveis na amostra é indicada pela a) liberação de calor.

b) alteração da cor para rosa. c) precipitação de um sólido branco.

(2)

d) formação de gás hidrogênio. e) volatilização de gás cloro

O HCl reage apenas com o contaminante (BaCO3)

BaCO3 + 2 HCl  BaCl2 + CO2 + H2O

O ppt é o composto insolúvel, que é encontrao após a filtração por reação com o H2SO4

H2SO4 + BaCl2  2 HCl + BaSO4(ppt)

A reação ocorre com formação de preciptado.

Letra “C”.

Questão 52.

Os feromônios são substâncias utilizadas na comunicação entre indivíduos de uma espécie. O primeiro feromônio isolado de um inseto foi o bombicol, substância produzida pela mariposa do bicho-da-seda.

OH H H H H Bombicol

O uso de feromônios em ações de controle de insetos-praga está de acordo com o modelo preconizado para a agricultura do futuro. São agentes altaniente específicos e seus compostos químicos podem ser empregados em determinados cultivos, conforme ilustrado no quadro.

Considerando essas estruturas químicas, o tipo de estereoisomeria apresentada pelo bombicol é também apresentada pelo feromônio utilizado no controle do inseto

a) Sitophilus spp. b) Migdolus fryanus. c) Anthonomus rubi. d) Grapho/íta molesta . e) Scrobipalpuloides absoluta.

O bombicol apresenta isomeria geométrica, pois apresenta quatro carbonos com ligantes diferentes (dois já eram suficientes), a substância com mesma característica é o que está presente na tomate, Scrobipalpuloides absoluta.

Letra “E”.

Questão 53.

O esquema representa, de maneira simplificada, o processo de produção de etanol utilizando milho como matéria-prima.

A etapa de hidrólise na produção de etanol a partir do milho é fundamental para que

(3)

a) a glicose seja convertida em sacarose. b) e as enzimas dessa planta sejam ativadas. c) a maceração favoreça a solubilização em água.

d) o amido seja transformado em substratos utilizáveis pela levedura.

e) os grãos com diferentes composições químicas sejam padronizados.

O milho é rico em amido [(C6H10O5)n], sua fermentação ocorre

em etapas

2 (C6H10O5)n + H2O  n C12H22O11 (maltose)

C12H22O11 + H2O  2 C6H12O6

C6H12O6  2 C2H5OH (álcool) + CO2.

Na hidrólise do amido (1ª etapa) forma a maltose, que sofre ação da maltase, proseguindo assim a reaçao.

Letra “D”.

Questão 58.

A minimização do tempo e custo de uma reação química, bem como o aumento na sua taxa de conversão, caracterizam a eficiência de um processo químico. Como consequência, produtos podem chegar ao consumidor mais baratos. Um dos parâmetros que mede a eficiência de uma reação química é o seu rendimento molar (R, em %), definido como

𝑅 = 𝑛𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜

𝑛𝑟𝑒𝑎𝑔𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑙𝑖𝑚𝑖𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑥 100

em que n corresponde ao número de mols. a metanol pode ser obtido pela reação entre brometo de metila e hidróxido de sódio, conforme a equação química:

CH3Br + NaOH  CH3OH + NaBr

As massas molares (em g/mol) desses elementos são: H = 1; C = 12; O = 16; Na = 23; Br = 80.

O rendimento molar da reação, em que 32 g de metanol foram obtidos a partir de 142,5 g de brometo de metila e 80 g de hidróxido de sódio é mais próximo de

a) 22% b) 40% c) 50% d) 67% e) 75% R = ? m = 32 g CH3OH m = 142,5 g de CH3Br m = 80 g NaOH Massas molares (MM) CH3OH = 32 g/mol CH3Br = 95 g/mol NaOH = 40 g/mol

Como a questão informou a quantidade de 2 reagentes, então primeiro passo é verificar o reagente em excesso: CH3Br + NaOH  CH3OH + NaBr

95 g ---- 40 g 142,5 g ---- X 95 X = 5700 X = 5700/ 95

X = 60 g NaOH, portanto há um excesso de 20 g de NaOH, sendo o reagente limitante o CH3Br.

Usando o limitante para encontra o rendimento CH3Br + NaOH  CH3OH + NaBr 95 g --- 32 g (R) 142,5 g --- 32 g 142,5R = 95 R = 95/142,5 R = 0,67 R = 67% Letra “D”. Questão 60.

O carvão ativado é um material que possui elevado teor de carbono, sendo muito utilizado para a remoção de compostos orgânicos voláteis do meio, como o benzeno. Para a remoção desses compostos, utiliza-se a adsorção. Esse fenômeno ocorre por meio de interações do tipo intermoleculares entre a superfície do carvão (adsorvente) e o benzeno (adsorvato, substância adsorvida).

No caso apresentado, entre o adsorvente e a substância adsorvida ocorre a formação de

a) Ligações dissulfeto. b) Ligações covalentes. c) Ligações de hidrogênio.

d) Interações dipolo induzido - dipolo induzido. e) Interações dipolo permanente - dipolo permanente. Tanto o carvão como o bezeno são compostos apolares, desta forma eles interagem por forças dipolo induzido – dipolo. Induzido.

Letra “D”. Questão 64.

TEXTO I

Biocélulas combustíveis .são uma alternativa tecnológica para substituição das baterias convencionais. Em uma biocélula microbiológica, bactérias catalisam reações de oxidação de substratos orgânicos. Liberam elétrons produzidos na respiração celular para um eletrodo, onde fluem por um circuito externo até o cátodo do sistema, produzindo corrente elétrica. Uma reação

típica que ocorre em biocélulas microbiológicas utiliza o acetato como substrato.

TEXTO II

Em sistemas bioeletroquímicos, os potenciais padrão (Eº) apresentam valores característicos. Para as biocélulas de acetato, considere as seguintes semirreações de redução e seus respectivos potenciais:

2 CO2+ 7 H+ + 8é  CH3COO- + 2 H2O; Eº = - 0,3 V

O2 +4 H+ + 4é  2 H2O; Eº = 0,8 V

Nessas condições, qual é o número mínimo de biocélulas de acetato, ligadas em série, necessárias para se obter uma diferença de potencial de 4,4 V? a) 3 b) 4 c) 6 d) 9 e) 15

Cada biocélula é formada por duas semirreações 2 CO2 + 7 H + + 8 é  CH3COO + 2 H2O; Eº = - 0,3 V O2 + 4 H+ + 4 é  2 H2O; Eº = 0,8 V.

Para cada sistema bioeletroquímico o E = EM – Em;

E = 0,8 – (- 0,3) E = 1,1 V 1 biocélula --- 1,1 V X --- 4,4 V 1,1 X = 4,4 X = 4,4/1,1 X = 4. Letra “B”. Questão 67.

Primeiro, em relação àquilo a que chamamos água, quando congela, parece-nos estar a olhar para algo que se tornou pedra ou terra, mas quando derrete e se dispersa, esta

(4)

torna-se bafo e ar; o ar, quando é queimado, torna-torna-se fogo; e, inversamente, o fogo, quando se contrai e se extingue, regressa à forma do ar; o ar, novamente concentrado e contraído, torna-se nuvem e nevoeiro, mas, a partir destes estados, se for ainda mais comprimido, torna-se água corrente, e de água torna-se novamente terra e pedras; e deste modo, como nos parece, dão geração uns aos outros de forma cíclica.

Do ponto de vista da ciência moderna, os "quatro elementos" descritos por Platão correspondem, na verdade, às fases sólida, líquida, gasosa e plasma da matéria. As transições entré elas são hoje entendidas como consequências macroscópicas de transformações sofridas pela matéria em escala microscópica.

Excetuando-se a fase de plasma, essas transformações sofridas .pela matéria, em nível microscópico, estão associadas a uma

a) troca de átomos entre as diferentes moléculas do material.

b) transmutação nuclear dos elementos químicos do material.

c) redistribuição de prótons entre os diferentes átomos do material.

d) mudança na estrutura espacial formada pelos diferentes constituintes do material.

e) alteração nas proporções dos diferentes isótopos de cada elemento presente no material.

No estado sólido as moléculas se encontram fortemente ligadas umas as outras sem haver se quer um pequeno moviemnto, pois força de coesão é maior que a força de repulsão. No estado líquido elas se encontram ligadas umas as outras, mas em constante movimento, pois a força de coesão é igual a de repulsão. No estado gasoso elas se encontram livres e em constante movimento, pois a força de coesão é muito menor que a força de atração.

Portanto na mudança de estado ocorre mudança na estrutura espacial da materia.

Letra “D”. Questão 68.

Para cada litro de etanol produzido em uma indústria de cana-de-açúcar são gerados cerca de 18 L de vinhaça que é utilizada na irrigação das plantações de cana-de-açúcar, já que contém teores médios de nutrientes N, P e K iguais a 357 mg/L, 60 mg/L e 2034 mg/L, respectivamente.

Na produção de 27000 L de etanol, a quantidade total de fósforo, em kg, disponível na vinhaça será mais próxima de a) 1.

b) 29. c) 60. d) 170. e) 1000.

Para 1 L de etanol gera 60 mg/L de P, presente em 18 L de vinhaça. 1 L de etanol --- 18 L vinhaça 27000 L etanol --- V V = 486000 L vinhaça. 1L vinhaça --- 60 mg P 486000 L --- m m = 29160000 mg de P. 1 Kg --- 1000000 mg X --- 29160000 mg X = 29,16 Kg. Letra “B”. Questão 70.

Pesquisadores recuperaram DNA de ossos de mamute (Mammuthus primigenius) encontrados na Sibéria, que tiveram sua idade de cerca de 28 mil anos confirmada pela técnica do carbono-14.

A técnica de datação apresentada no texto só é possível devido à

a) proporção conhecida entre carbono-14 e carbono-12 na atmosfera ao longo dos anos.

b) decomposição de todo o carbono-12 presente no organismo após a morte.

c) fixação maior do carbono-14 nos tecidos de organismos após a morte.

d) o emissão de carbono-12 pelos tecidos de organismos após a morte. X

e) transformação do carbono-12 em carbono-14 ao longo dos anos. Formação de C14 7N 14 + 0n 1  6C 14 + 1p 1 Fixação 6C 14 + O2  14 CO2 14 CO2 + H2O  14C6H12O6 + O2 Decaimento do C14 6C 14  -1 0 + 7N 14 .

Enquanto a planta é viva a mesma incorpora C14, como este é radioativo o mesmo perde C14 por decaimento radioativo, ou seja a sua quantidade permanece constante,ou seja a

relação C14/C12 não se altera.

Quando o animal ou planta morrem não incorpora mais C14, apenas perde por decaimento e assim se faz a contagem que resta no corpo do ser vivo e daí se faz a datação, o C14 decai pela metade a cada 5730 anos.

Letra “A”. Questão 72.

Uma pessoa é responsável pela manutenção de uma sauna úmida. Todos os dias cumpre o mesmo ritual: colhe folhas de capim-cidreira e algumas folhas de eucalipto. Em seguida, coloca as folhas na saída do vapor da sauna, aromatizando-a, conforme representado na figura.

Qual processo de separação é responsável pela aromatização promovida?

a) Filtração simples. b) Destilação simples. c) Extração por arraste d) Sublimação fracionada. e) Decantação sólido-líquido.

O processo consiste em fazer com que o vapor aquecido arrate as substância aromatizantes das folhas da planta.

(5)

Letra “C”. Questão 76.

Nucleófilos (Nu-) são bases de Lewis que reagem com haletos de alquila, por meio de uma reação chamada substituição nucleofílica (SN) como mostrado no esquema:

R-X + Nu-  R-Nu + X-; (R = grupo alquila e X = halogênio) A reação de SN entre metóxido de sódio (Nu- = CH3O-) e

brometo de metila fornece um composto orgânico pertencente à função a) éter. b) éster. c) álcool. d) haleto. e) hidrocarboneto. CH3O -Na+ + CH3Br  NaBr + CH3 – O – CH3.

A reação ocorre com formação de éter.

Letra “A”.

Questão 78.

Após seu desgaste completo, os pneus podem ser queimados para a geração de energia. Dentre os gases gerados na combustão completa da borracha vulcanizada, alguns são poluentes provocam a chuva ácida. Para evitar que escapem para a atmosfera, esses gases podem ser borbulhados em uma solução aquosa contendo uma substância adequada. Considere as informações das substâncias listadas no quadro

Dentre as substâncias listadas no quadro, aquela capaz de remover maior eficiência os gases poluentes é o(a) a) fenol

b) piridina c) metilamina

d) hidrogenofosfato de potássio e) hidrogenosulfato de potássio

Para neutralizar a ação da chuva ácida causada pelo, H2SO3, H2SO4, HNO2 e HNO3, devemos usar uma solução básica (OH-),

portanto pode ser a piridina, metilamina ou hidrogenofosfato de potássio, sendo a mais eficiente a que apresentar maior constante de basicidade (Kb), pois quanto maior o Kb maior a basicidade, sendo a escolhida a solução de hidrogenofosfato de

potássio (Kb = 2,8 x 10 -2

).

Letra “D”. Questão 80.

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (na sigla em inglês, IPCC) prevê que nas próximas décadas o planeta passará por mudanças climáticas e Rro õe estratégias de mitigação e adaptação a elas. As estratégias de mítígação são direcionadas à causa dessas mudanças, procuran o reduzir a concentraçao de gases de efeito estufa na atmosfera. As estratégias de adaptação, por sua vez, são direcionadas aos efeitos dessas mudanças, procurando preparar os sistemas humanos às mudanças climáticas já em andamento, de modo a reduzir seus efeitos negativos. Considerando as informações do texto, qual ação representa uma estratégia de adaptação?

a) Construção de usinas eólicas b) Tratamento de resíduos sólidos. c) Aumento da eficiência dos veículos.

d) Adoção de agricultura sustentável de baixo carbono. e) Criação de diques de contenção em regiões costeiras. Um dos efeitos do aquecimento global é o aumento do nível do mar e consequentemente o seu avanço nas cidades costeiras, como forma de minimizar este problema será a construção de diques (barreiras) de contenção, podendo ser feito até com saco de areia.

Letra “E”.

Questão 81.

A lipofilia é um dos fatores fundamentais para o planejamento de um fármaco. Ela mede o grau de afinidade que a substância tem com ambientes apolares, podendo ser avaliada por seu coeficiente de partição.

O CH3 CH3 H X H H X = OH (testosterona) X = H (Composto 1) X = CH3 (Composto 2)

Em relação ao coeficiente de partição da testosterona, as lipofilias dos compostos 1 e 2 são, respectivamente,

a) menor e menor que a lipofilia da testosterona. b) menor e maior que a lipofilia da testosterona. c) maior e menor que a lipofilia da testosterona. d) maior e maior que a lipofilia da testosterona. e) menor e igual à lipofilia da testosterona.

(6)

solubilidade em óleo (gordura).

Quando maior o caráter apolar de uma substância mais lipossolúvel, em compostos orgânicos, quando um composto apresenta grupos funcionais aumenta a hidrosolubilidade e quando perde grupos funcionais aumenta a lipossolubilidade.

Portanto os compostos 1 e 2 são mais lipossolúvel que a testosterona.

Letra “D”.

Questão 85.

Os tensoativos são compostos capazes de interagir com substâncias polares e apolares. A parte iônica dos tensoativos interage com substâncias polares, e a parte lipofílica interage com as apolares. A estrutura orgânica de um tensoativo pode ser representada por:

Ao adicionar um tensoativo sobre a água, suas moléculas formam um arranjo ordenado. Esse arranjo é representado esquematicamente por:

Como o recipiente tem apenas água a interação ocorre com o íon do sabão e a água, ficando a parte apolar sobre a água.

Letra “C”. Questão 89.

O aquecimento de um material por irradiação com micro-ondas ocorre por causa da interação da onda eletromagnética com o dipolo elétrico da molécula. Um importante atributo do aquecimento por micro-ondas é a absorção direta da energia pelo material a ser aquecido. Assim, esse aquecimento é seletivo e dependerá, principalmente, da constante dielétrica e da frequência de relaxação do material. O gráfico mostra a taxa de aquecimento de cinco solventes sob irradiação de micro-ondas.

No gráfico, qual solvente apresenta taxa média de aquecimento mais próxima de zero, no intervalo de 0 s a 40 s? a) H2O b) CH3OH c) CH3CH2OH d) CH3CH2CH2OH e) CH3CH2CH2CH2CH2CH3.

O aquecimento por irradiação ocorre somente com os compostos polares, já os compostos apolares não sofrem aquecimento por irradiação. Sendo a água e os álcoois compostos polares, os mesmos sofrem aquecimento, os álcoois de menor cadeia são menos polares, sofrem menos aquecimento, porém o compostos que apresenta taxa de aquecimento praticamente zero é o hexano, pois o mesmo é apolar.

Letra “E”.

OBS.: Qualquer erro gramatical, de digitação ou de formatação, me comunique, pois tudo foi feito na carreira, só e somente só por mim.

Antes de criticar faça o seu comentário, antes do gabarito.

Referências

Documentos relacionados

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

estabelecidos na tabela para cálculo da indenização em caso de Invalidez Permanente por Acidente, proporcional ao valor do capital segurado contratado para esta cobertura, caso haja

Por fim, o estudo mostrou que a relação de volume retirado e a carga crítica de flambagem são inversamente proporcionais, obtendo uma geometria ótima para todos

A clínica gestáltica tem o intuito de desenvolver um trabalho baseado na relação dialógica, que facilita o processo de autorregulação e ajustamento criativo para as pessoas.. Tais

(2013 B) avaliaram a microbiota bucal de oito pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço através de pirosequenciamento e observaram alterações na

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças