• Nenhum resultado encontrado

JORNAL TURNO INTEGRAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JORNAL TURNO INTEGRAL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

J

ORNAL

(2)

para sabEr qual ofIcIna a Turma do full day TEm maIor afInIdadE, foI fEITo um gráfIco, no qual cada ofIcIna rEprEsEnTava uma cor, E os alunos colaram bolInhas nas corEs corrEspondEnTEs à sua ofIcIna prEfErIda. assIm, a ofIcIna prEfErIda pEla maIorIa da Turma foI “jogos dIvErTIdos”, mInIsTrada pElo profEssor julIano.

as crIanças rEalIzaram uma EnTrEvIsTa com ElE, para conhEcÊ-lo um pouquInho maIs.

JOGOS DIVERTIDOS

“os jogos E as brIncadEIras possuEm um papEl fundamEnTal no dEsEnvolvImEnTo InTEgral das crIanças, dEsEnvolvEndo habIlIdadEs moToras, afETIvas, cognITIvas E socIaIs. dEssa forma, as ofIcInas dE jogos dIvErTIdos vÊm oporTunIzando sIgnIfIcaTIvas aprEndIzagEns para os alunos, proporcIonando dEsafIos, EsTImulando o mundo ImagInárIo E amplIando o rEpErTÓrIo moTor dos pEquEnos. EnTrE as brIncadEIras maIs aprEcIadas EsTão a do urso dormInhoco, pEga-pEga, homEm dE gElo E os dEsafIos com o paraquEdas rEcrEaTIvo”.

profEssor julIano

CrianÇas: quando voCÊ TinHa nossa idade, qual era sua brinCadeira preferida?

julIano: Eu gosTava dE muITas coIsas, mas as mInhas brIncadEIras prEfErIdas Eram EscondE-EscondE, pEga-pEga E ElEfanTE colorIdo.

As principais

perguntas foram:

CrianÇas: qual seu esporTe favoriTo? julIano: gosTo muITo dE sKaTE E moTocIclIsmo. CrianÇas: voCÊ Tem uma alimenTaÇÃo saudÁvel?

julIano: sIm, mInha Esposa é vEgETarIana, EnTão lá Em casa comEmos muITos vEgETaIs, como abobrInha, chuchu E rIsoTo dE funguE.

CrianÇas: voCÊ gosTa de fuTebol?

julIano: sIm, gosTo basTanTE dE fuTEbol E Torço pElo TImE do grÊmIo, porém, TEnho muITos amIgos colorados. E fIco muITo TrIsTE com as brIgas nos campos dE fuTEbol.

Conhecendo um

pouco mais a oficina...

(3)

Em uma convErsa com o Turno InTEgral, dEscobrImos quE a Turma TInha curIosIdadE sobrE o projETo “Homens da

Caverna: uma viagem ao passado”, rEalIzado no nívEl

5, pEla profEssora danIEla.

EnTão, fomos aTé Essa Turma fazEr uma vIsITa E Também algumas pErgunTas, para quE pudéssEmos aprEndEr um pouquInho maIs sobrE EsTE curIoso projETo.

Turno inTegral: onde esTes Homens viviam? n5: ElEs vIvIam nas cavErnas, nos dIas dE frIo E chuva E ao ar lIvrE, nos dIas Ensolarados.

Turno inTegral: eles luTavam?

n5: sIm, mas gEralmEnTE por causa dE comIda. Turno inTegral: o que eles Comiam? n5: ElEs caçavam E comIam a carnE dos anImaIs, como o pEIxE.

Turno inTegral: Como era o dinHeiro deles? n5: não havIa dInhEIro naquEla época.

no fInal dEsTa vIsITa, a Turma do n5, prEparou uma surprEsInha para o Turno InTEgral, lIndos carTõEs. o full day adorou Essa vIsITa.

Repórter Farroupito

Aconteceu no

turno Integral

{

{

> uma aTividade basTanTe signifiCaTiva para os pequenos foi aCompanHar de perTinHo a meTamorfose das borboleTas.

Todos os dIas, ao chEgar à sala, corrIam aTé o vIdro Em quE EsTavam as lagarTas vIram EsTas sE TransformarEm Em casulos E, logo Em sEguIda, Em lIndas borbolETas. EsTa mETamorfosE foI rEgIsTrada aTravés dE dEsEnhos. lEvar as borbolETas aTé o páTIo do colégIo para quE Elas pudEssEm voar, foI um momEnTo dIvErTIdo E sIgnIfIcaTIvo para as crIanças.

(4)

> na ofIcIna “pequeno CienTisTa”, o full day rEalIzou uma

visiTa ao laboraTÓrio de biologia, ondE os pEquEnos

cIEnTIsTas pudEram TIrar Todas suas dÚvIdas com o profEssor chrIsTIan spErb quE, prImEIramEnTE, quEsTIonou aos pEquEnos sobrE o porquÊ do InTErEssE sobrE o fundo do mar E Indagou-os sobrE o quE já sabIam. apÓs, mosTrou dIfErEnTEs bIchInhos como a lagosTa, a Esponja do mar, a água vIva, o Tubarão EnTrE ouTros.

as CrianÇas adoraram essa visiTa, foi um momenTo de muiTo ConHeCimenTo.

> apÓs a Turma demonsTrar inTeresse em aprender um pouquinHo mais sobre o fundo do mar, enTre diversas aTividades relaCionadas a esTe Tema, ConfeCCionamos um aquÁrio de gel, logo foi feiTo um Jogo “Comprando peiXes Coloridos para o meu aquÁrio”.

nEsTa aTIvIdadE, a Turma foI dIvIdIda Em TrÊs grupos, aTravés dE um sorTEIo dE ImagEns dE bIchInhos do fundo do mar. logo apÓs a sEparação dos grupos, cada crIança jogou uma vEz o dado E Todos do grupo compraram o nÚmEro E a cor Igual ao quE o dado pEdIa. os grupos foram quEsTIonados dE quanTos pEIxEs havIa Em sEus aquárIos, Também fIzEram um rElaTÓrIo, rEprEsEnTando as quanTIdadEs aTravés dE dEsEnhos, além dE Trabalhar quEsTõEs maTEmáTIcas. foI uma aTIvIdadE prazErosa E com muITa dIvErsão.

(5)

no momEnTo da roda, convErsamos sobrE as ofIcInas do Turno InTEgral E Indagamos aos pEquEnos rEpÓrTErEs qual das ofIcInas ElEs gosTarIam dE EnTrEvIsTar. a parTIr dE uma voTação, a ofIcIna EscolhIda foI a dE judÔ. EscolhIda a ofIcIna, os pEquEnos rEpÓrTErEs comEçaram a formular sEus quEsTIonamEnTos. as crIanças EsTavam chEIas dE ExpEcTaTIvas para dEscobrIr um pouco maIs sobrE EsTa ofIcIna. p: com quanTos anos Tu comEçou a luTar judÔ?

r: InIcIEI no judÔ com 6 anos.

p: como Tu consEguE fazEr os golpEs sEm prEcIsar dE ajuda? r: consIgo fazEr as TécnIcas sEm prEcIsar dE ajuda, porquE praTIquEI basTanTE.

p: Tu TrEIna muITo?

r: agora não TrEIno com TanTa frEquÊncIa dEvIdo à falTa dE TEmpo, mas anTEs TrEInava no mínImo 4 vEzEs na sEmana. nas férIas TrEInava Todos os dIas, sEndo quE algumas vEzEs, nos 2 Turnos. E quando InIcIEI no judÔ TrEInava 2 vEzEs por sEmana. além da frEquÊncIa nos TrEInos é ImporTanTE TEr uma alImEnTação saudávEl.

Conhecendo um

pouco mais a oficina...

O PROFESSOR DE JUDÔ, BRUNO IRAPUAN, CONTOU AINDA UM POUCO SOBRE SUA OFICINA E QUAIS AS PROPOSTAS E OBJETIVOS QUE DESENVOLVEU NESTE PRIMEIRO SEMESTRE: “O JUDÔ É UMA ARTE MARCIAL JAPONESA QUE USA O CORPO COMO UMA ALAVANCA PARA ENVOLVER E IMOBILIZAR O ADVERSÁRIO, UTILIZANDO A FORÇA DO OUTRO EM BENEFÍCIO PRÓPRIO. UMA DAS LEIS DESTA LUTA É FAZER O MÍNIMO ESFORÇO PARA A MÁXIMA EFICIÊNCIA. NESTA ARTE MARCIAL SUAVE NÃO É PERMITIDO EMPURRAR, CHUTAR NEM DAR SOCOS. O NOSSO OBJETIVO PRINCIPAL, NESTE SEMESTRE, É A INICIAÇÃO AO JUDÔ, DE UMA FORMA LÚDICA, APRENDENDO OS ROLAMENTOS E ALGUMAS TÉCNICAS. A PROPOSTA INICIAL DO JUDÔ É DESENVOLVER O CORPO E A MENTE, ATRAVÉS DA DISCIPLINA, DA CRIAÇÃO DE VALORES E DA SOCIALIZAÇÃO DOS ALUNOS.”

p: qual é a ÚlTIma faIxa do judÔ?

r: a ÚlTIma faIxa do judÔ é a vErmElha, mas EsTa faIxa é muITo rara E rEquEr muITo TEmpo E dEdIcação para rEcEbÊ-la. EsTa faIxa é o 9º dan (graduação), a faIxa prETa InIcIa no 1º E chEga aTé o 5º dan, do 6º ao 8º dan é a faIxa vErmElha E branca (coral).

(6)

> COMPARTILHANDO SABERES: amigo seCreTo susTenTÁvel NO MÊS DE ABRIL, REALIZARMOS UMA DIVERTIDA INTEGRAÇÃO NO PÁTIO DO COLÉGIO, ONDE AS CRIANÇAS SE CONHECERAM E INTERAGIRAM BRINCANDO UMAS COM AS OUTRAS. POSTERIORMENTE, ORGANIZAMOS UM AMIGO SECRETO PARA QUE OS LAÇOS DE AMIZADE FOSSEM AMPLIADOS. A PROPOSTA DO AMIGO SECRETO ERA TROCAR UM PRESENTE QUE FOSSE CONFECCIONADO PELAS CRIANÇAS. APÓS O SORTEIO DOS NOMES, CADA UM CONSTRUIU, EM SALA DE AULA, COM MUITO CARINHO O PRESENTE PARA O SEU AMIGO. EM SEGUIDA A TROCA DOS PRESENTES, TODOS PARTICIPARAM DO LANCHE EM FORMA DE PIQUENIQUE.

OS PEQUENOS REPÓRTERES DO FARROUPILHA ESCOLHERAM O PROJETO COPA DAS CRIANÇAS, DO NÍVEL 5F, DA PROFESSORA CÁTIA MATA E AUXILIAR RAFAELA SIQUEIRA. AS CRIANÇAS ESTAVAM ANSIOSAS E CHEIAS DE PERGUNTAS SOBRE O TEMA TÃO SIGNIFICATIVO E RICO, NO MÊS EM QUE ACONTECE A COPA DO MUNDO NO BRASIL.

P: POR QUE VOCÊS ESCOLHERAM O PROJETO COPA DAS CRIANÇAS?

R: PORQUE ESTÁ CHEGANDO A COPA./ PORQUE GOSTAMOS DE ESTUDAR COISAS DIFERENTES./ PARA SABER DOS CHUTES DOS JOGADORES E DA VELOCIDADE DELES./ VAMOS JOGAR FUTEBOL NO COLEGIÃO VAI SER BRASIL X ESPANHA./ PORQUE CADA PAÍS TEM SEU MASCOTE DIFERENTE.

P: QUAIS PAÍSES VOCÊS ESTUDARAM? FOI VOTAÇÃO PARA ESCOLHER? R: ESPANHA, BRASIL, JAPÃO, ESTADOS UNIDOS, COLÔMBIA E ALEMANHA./ FOI VOTAÇÃO, A PROFE MANDOU DE TEMA PARA A NOSSA CASA. 3) O QUE VOCÊS MAIS GOSTARAM DO PROJETO?

GOSTEI DO FUTEBOL./ DE APRENDER SOBRE AS CRIANÇAS DOS OUTROS PAÍSES./ COMO FALAM EM CADA PAÍS./ SOBRE A ESPANHA, LÁ ELES FALAM ESPANHOL./ NÓS FIZEMOS UMA CULINÁRIA DA ESPANHA: TAPAS, USAMOS PÃO, QUEIJO E TOMATE.

Aconteceu no

turno Integral

{

{

REPÓRTER FARROUPITO

4) POR QUE CADA COPA TEM UM BICHINHO? CADA COPA TEM QUE TER UM BICHO DIFERENTE./ SE FOR IGUAL NÃO TEM GRAÇA./ O FULECO É UM TATU BOLA E ELE É O BICHINHO DESTA COPA.

(7)

> feira verde

NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, NA OFICINA DO PEQUENO CIENTISTA, CONVERSAMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM. NO MOMENTO DA RODA, AS CRIANÇAS RELATARAM QUAL O SIGNIFICADO DESTE

DIA PARA CADA UMA DELAS: “O DIA DE CUIDAR DAS PLANTAS.” / “CUIDAR DA NATUREZA, REGAR AS PLANTINHAS.”/ “CUIDAR DOS ANIMAIS, CUIDAR DAS FLORES”.

EM SEGUIDA, REALIZAMOS A HORA DO CONTO SOBRE A HISTÓRIA “RECICLAGEM: A AVENTURA DE UMA GARRAFA”, O LIVRO TEM COMO TEMA A POLUIÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE RECICLAGEM, A PARTIR DE UMA GARRAFA QUE É LANÇADA AO MAR, CONTENDO UMA MENSAGEM DENTRO DELA. A ATIVIDADE CONSTITUÍA-SE EM SEPARAR

ALGUNS MATERIAIS RECICLÁVEIS NOS LIXOS CLASSIFICADOS EM METAL, PAPEL, PLÁSTICO E VIDRO. AINDA SOBRE A HISTÓRIA, CADA CRIANÇA PRODUZIU UM

DESENHO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE RECICLAR E COLOCOU DENTRO DE UMA GARRAFA PLÁSTICA, CONTENDO UMA MENSAGEM SECRETA,

ESSA GARRAFA FOI ENTREGUE A UM AMIGO.

> CORREIO DA AMIZADE

NO INÍCIO DAS ATIVIDADES DO TURNO INTEGRAL, ABORDAMOS O TEMA VALORES E SUA IMPORTÂNCIA NO NOSSO COTIDIANO: AMOR, RESPEITO, AMIZADE, SOLIDARIEDADE ETC. EM CONVERSA COM O GRUPO, PERGUNTAMOS QUAIS VALORES AS CRIANÇAS CONSIDERAVAM IMPORTANTES PARA O CONVÍVIO NA ESCOLA: “CUIDAR DOS AMIGOS E DAR AMOR E CARINHO”, “AJUDAR OS AMIGOS QUANDO ELES SE MACHUCAM”, ESTES FORAM ALGUNS DOS RELATOS QUE SURGIRAM EM NOSSA RODA DE CONVERSA. O CORREIO DA AMIZADE É UMA DAS FORMAS DE DEMONSTRAR

O AMOR E A AMIZADE AO PRÓXIMO, SEMPRE QUE QUISESSEM, OS PEQUENOS PODERIAM ELABORAR SUAS CARTINHAS. AO FINAL DO MÊS, ABRIMOS O CORREIO E, EM ENVELOPES, AS CRIANÇAS RECEBERAM SUAS CARTAS.

(8)

#daescolapravida

Educadoras Manhã: Eduarda Leal e Lidia

Educadoras Tarde: Laura Machado e Juciele Machado

Coordenação Pedagógica: Cleusa Beckel

Referências

Documentos relacionados

Porém, as narrativas dos diários reflexivos selecionados para essa análise não somente trouxeram a voz do aluno de modo reflexivo para que o professor também possa pensar com

As resistências desses grupos se encontram não apenas na performatividade de seus corpos ao ocuparem as ruas e se manifestarem, mas na articulação micropolítica com outros

Analisando o texto dessas propostas, verifica-se a existência de pontos harmônicos e distintos, sendo, no entanto, que muitas críticas já feitas mostram que elas vieram

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Este capítulo apresentou o desenvolvimento da estrutura sonora para a integração do feedback sonoro nas aplicações do dispositivo SHaRe e do dispositivo WESt, de forma a

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Devido ao facto de uma bicicleta em posição vertical e sem considerar a capacidade de articulação das rodas (considerando-as diretamente alinhadas com o eixo