• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO FUTSAL MASCULINO. DATA: 20 e 27 de maio 2012 Local: Ginásio de Esportes Sérgio Luiz Petters

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO FUTSAL MASCULINO. DATA: 20 e 27 de maio 2012 Local: Ginásio de Esportes Sérgio Luiz Petters"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO FUTSAL – MASCULINO

DATA: 20 e 27 de maio 2012 Local: Ginásio de Esportes Sérgio Luiz Petters

Art. 1º Poderão participar do Torneio de Futsal os alunos, funcionários e professores da UNIASSELVI de Indaial e Campus II, num limite máximo de 12 equipes.

DA INSCRIÇÃO

Art. 2º O pedido de inscrição será encaminhado à ACD de Indaial, devendo conter o nome do atleta e o código de estudante (Login), até o dia 11/05/2012, às 22h.

§ 1º - O Valor da Inscrição será: Uma Cesta Básica, mais taxa de R$ 50,00.

§ 2º - Não formalizada a inscrição com o pagamento da taxa e entrega dos alimentos até a hora do congresso técnico, o pedido de inscrição será desconsiderado.

§ 3º - Cada equipe poderá inscrever 12 atletas, 1 técnico e 1 médico/fisioterapeuta. Estes dois últimos não precisam ser alunos.

§ 4º - Serão consideradas inscritas as 12 primeiras equipes a entregar a ficha na ACD. DA IDENTIFICAÇÃO DOS ATLETAS E SUPERVISORES

Art. 3º - Os atletas serão identificados através de apresentação da Carteira de Estudante ou outro documento. DO CONGRESSO TÉCNICO

Art. 4º - A composição das chaves, a elaboração das tabelas e outros assuntos pertinentes às disputas, serão decididos por ocasião do Congresso Técnico, que será realizado no Auditório da UNIASSELVI de Indaial (Bloco F), com a presença de representantes das equipes inscritas, no dia 14/05/2010, às 20h15.

DOS LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DOS JOGOS

Art. 5º Os jogos serão realizados em dois domingos de maio (20 e 27), no Ginásio de Esportes Sérgio Luiz Petters, em Indaial/SC, ou outro Ginásio a ser previamente designado.

DA PONTUAÇÃO

Art. 6º - Fica estabelecida a seguinte pontuação para a classificação: I - Vitória - 03 (três) pontos;

II - Empate - 01 (um) ponto; III - Derrota - 0 (zero) ponto. IV - WO - -1 (menos um) ponto. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Art. 7º - Ficam estabelecidos os seguintes critérios de desempate: I - Jogos da primeira fase:

(2)

a) empate entre 02 (duas) equipes: 1) ausência de WO.

(2) confronto direto na fase; 3) maior número de vitórias; 4) defesa menos vazada; 5) saldo de gols;

6) maior número de gols marcados; 7) sorteio.

b) empate entre 03 (três) equipes: 1)ausência de WO

2)maior número de vitórias; 3) defesa menos vazada; 4) saldo de gols;

5) maior número de gols marcados; 6) sorteio.

II – Nas quartas de final e fase semifinal, em caso de empate no tempo normal de jogo, serão adotados os seguintes critérios:

a) prorrogação de 05 (cinco) minutos, num período único de jogo, em sistema de morte súbita;

b) permanecendo empatado, serão cobradas 05 (cinco) penalidades máximas, alternadas entre os jogadores de cada equipe, que permaneceram na partida, incluindo o goleiro;

c) persistindo o empate ao término da série, continuará a disputa, com os mesmos atletas, em séries de 01 (uma) penalidade para cada equipe, havendo como vencedora a equipe que ganhar a série.

DO UNIFORME E MATERIAL ESPORTIVO

Art. 8º - As equipes devem apresentar-se devidamente uniformizadas, ou seja, com calções e camisas idênticas, quanto a modelo, cor e outros detalhes.

Parágrafo único. O árbitro verificará o uniforme e dará condições ou não para o início da partida. Art. 9º - As irregularidades serão registradas pelos árbitros na súmula do jogo.

Parágrafo único - A falta de registro descaracteriza qualquer irregularidade.

Art. 10 - Havendo semelhança nos uniformes, em termos de cor, uma das equipes, por sorteio, não havendo acordo, deverá substituí-lo por outro. Não o possuindo, jogará com coletes fornecidos pela Comissão Central Organizadora.

DA ARBITRAGEM

Art. 11 - Os árbitros serão selecionados e escalados pela Coordenadoria de Esportes. Art. 12 - Compete aos árbitros:

I - Zelar pela disciplina durante a partida, podendo penalizar jogadores, treinadores e auxiliares técnicos; II - Observar as disposições deste Regulamento e aplicar subsidiariamente as regras oficiais da modalidade esportiva;

III - Decidir sobre questões pertinentes ao jogo;

IV - Preencher as súmulas das partidas, registrando irregularidades e outras informações que considerarem relevantes;

(3)

Art. 13 - O atleta expulso de uma partida fica automaticamente suspenso do jogo seguinte. O desrespeito a esta norma implicará no ganho dos pontos pelo adversário.

§ 1º - Segundo a gravidade da falta cometida, é facultado à Comissão Central Organizadora afastar o atleta por 1 (um) a 3 (três) jogos, podendo, inclusive, eliminá-lo da competição que está sendo disputada, como da subsequente.

§ 2º - O atleta será suspenso na partida seguinte a que receber o terceiro cartão amarelo, sendo zerados os cartões a cada nova fase.

§ 3º O cartão amarelo seguido de vermelho não será computado, mas o cartão vermelho não anulará os cartões amarelos recebidos anteriormente.

Art. 14 - A equipe que não comparecer ao jogo, perderá por WO e será declarada perdedora, sendo os pontos computados em favor do adversário.

Art. 15 - A equipe que não completar o tempo de jogo por insuficiência de atletas ou abandonar o local do jogo por ato de indisciplina, proporcionando favorecimento próprio ou de outra equipe, será julgada pela Coordenadoria Disciplinar.

Art. 16 - Em caso de punição, será observado o seguinte:

a) Se estiver vencendo ou empatando o jogo, a equipe será considerada perdedora pelo menor escore da modalidade;

b) Se estiver perdendo, prevalecerá o escore do momento da paralisação. DOS PROTESTOS

Art. 17 - Os protestos serão formulados por escrito, dirigido a uma Coordenadoria Disciplinar, integrada por 03 (três) elementos, com conhecimento e experiência esportivas, designados pela Comissão Central Organizadora. Art. 18 - Cabe à reclamante apresentar o protesto, ao mesário ou membro da Organização Central Organizadora, no prazo máximo de 30 (trinta) minutos, a contar do encerramento da partida, juntando as provas pertinentes ao caso e mediante o pagamento de uma taxa de 1/3 (um terço) do salário mínimo vigente.

§ 1º - Em caso de ganho de causa, o valor será devolvido ao reclamante, e em caso de perda de causa, o valor será revertido para a ACD.

§ 2º - No julgamento do protesto ouvir-se-á um representante de cada parte, sem direito a voto.

Art. 19 - Compete à Coordenadoria Disciplinar decidir sobre o protesto, sendo vedado qualquer pedido de reconsideração ou recurso administrativo à decisão.

DA PREMIAÇÃO

Art. 20 - Serão oferecidos os seguintes prêmios:

I - Troféus às equipes classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares; II - Medalhas:

a) aos atletas das equipes classificadas em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares; b) ao artilheiro;

c) ao goleiro menos vazado; DAS DISPUTAS DOS JOGOS

(4)

I - Primeira fase - Disputam entre si os participantes de cada chave, classificando-se as 2 (duas) equipes com melhor aproveitamento;

II - Segunda fase - Constituída de tantas chaves quantas forem necessárias, segundo o número de equipes. Nesta fase, os jogos serão eliminatórios. O confronto dar-se-á com base no resultado da fase anterior, cruzando a primeira colocada de uma chave com a segunda de outra;

III - Fase final - As equipes vencedoras das partidas semifinais disputarão entre si o primeiro e o segundo lugares; as perdedoras, o terceiro e o quarto lugares.

Parágrafo único - Havendo vaga, classificam-se também na primeira fase as equipes colocadas em terceiro lugar, prevalecendo no concurso as de melhor desempenho.

Art. 22 - Cada partida terá duração de 20 (vinte) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 10 (dez) minutos corridos, com intervalo de 2 (dois) minutos.

§ 1º - A partida deverá iniciar impreterivelmente no horário constante da tabela. Não estando a equipe em campo no horário marcado, a punição será a perda dos pontos por WO.

§ 2º - Para iniciar a partida, a equipe deverá contar com pelo menos 4 atletas. Mesmo depois de iniciada a partidas os atletas poderão entrar no banco de reservas e na partida, desde que avisado na mesa.

Art. 23 - Em cada partida, o treinador ou o capitão da equipe poderá solicitar 01 (um) tempo técnico de 1 (um) minuto.

Parágrafo único - Qualquer informação pertinente ao jogo só será prestada pela mesa ao treinador ou ao capitão da equipe.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 24 - Os jogos serão realizados segundo as disposições deste Regulamento e as regras oficiais do Futsal, prevalecendo aquelas sobre estas.

Parágrafo único - As tabelas e os quadros de horários, aprovadas no Congresso Técnico, são partes integrantes deste regulamento.

Art. 25 - Se, por qualquer motivo alheio à vontade das equipes, uma partida for encerrada antes do final previsto, tendo já transcorrido 2/3 (dois terços) do tempo regulamentar ou da prorrogação, considerar-se-á como resultado do jogo, o do momento da paralisação. Se o período de jogo for inferior a 2/3, realizar-se-á nova partida, por inteiro, desprezando-se o resultado e demais efeitos da partida inacabada, exceto as penalidades aplicadas aos jogadores.

Parágrafo único - Somente poderão participar da nova partida os atletas que reuniam condições de jogo na partida suspensa.

Art. 26 - Nenhum participante poderá alegar desconhecimento das normas traçadas neste Regulamento e em outras instruções complementares, bem como de locais e horários de jogos, já que programas e eventuais alterações serão antecipadamente divulgadas pela C.C.O.

Art. 27 - Os casos omissos e as dúvidas serão decididos pela Comissão Central Organizadora, ouvida a Coordenadoria Disciplinar.

Art. 28 – Após o congresso Técnico não será aceito o pedido de cancelamento da inscrição, nem a devolução da taxa e alimentos entregue.

(5)

Art. 30 – As súmulas poderão ser feitas no computador e disponibilizadas aos times por meio impresso. FICHA DE INSCRIÇÃO

NOME DA EQUIPE:_____________________________

Nome do Atleta Código do Aluno

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. Técnico: Médico/Fisioterapeuta:

Referências

Documentos relacionados

Our results demonstrated that IgY can bind to HAV in standardisa- tion assays and that anti-HAV IgY can be used for HAV detection in a direct immunoenzymatic assay using

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das