• Nenhum resultado encontrado

Atividades a realizar no mês de outubro 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividades a realizar no mês de outubro 2016"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Atividades a realizar no mês de outubro 2016 Hora do Conto

Atividades de Promoção e Mediação da Leitura

(Quartas e sextas-feiras - sempre que solicitado e mediante disponibilidade) Destinatários: alunos do jardim de infância entre os 3 e os 5 anos.

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt Histórias com Arte

Atividades de Expressão Plástica e Escrita Criativa

(Quintas e sextas-feiras - Sempre que solicitado e mediante disponibilidade) Destinatários: alunos do jardim de infância entre os 3 e os 5 anos.

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt Estórias Andantes

Estórias Andantes é um projeto da Biblioteca Municipal de Loulé que visa promover o livro e a leitura, a utilização dos serviços que o Bibliomóvel presta, a diminuição da distância entre a Biblioteca e as escolas e jardins de infância do interior do Concelho e, ainda, permitir o usufruto, por parte destas crianças, de atividades de natureza semelhante às realizadas na Biblioteca sede.

Mostra Documental “10 anos do Clube de Leitura de Loulé” De 01 a 31 de outubro

O Clube de Leitura de Loulé teve o seu início a 11 de outubro de 2006. Este projeto surge no âmbito de uma candidatura ao Programa de Apoio a Projetos de Promoção da Leitura em Bibliotecas Públicas, do Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian, em que a Câmara Municipal de Loulé recebeu um prémio de 20 mil euros para o financiamento do Clube durante 2 anos.

Os principais objetivos deste projeto foram incentivar para a leitura partilhada, despertar o espírito crítico, promover a reflexão, o discurso e a troca de ideias.

Com esta mostra documental pretende-se divulgar os livros que foram debatidos no âmbito do Clube de Leitura, com a exposição dos mesmos, fotografias e opiniões dos membros dos clubes, ilustrando, desta forma, os 10 anos desta atividade.

Pretende-se, também, dar notoriedade ao Clube de Leitura incentivando novos leitores a integrar o mesmo e a desenvolver o gosto pelo livro e pela leitura.

(2)

Hora do Conto para Pais e Filhos Dias 01, 15 e 29 - sábado - 15h30

Depois de ouvir uma estória, graúdos e miúdos são convidados a participar em atividades em família.

01 - “A galinha medrosa” António Mota

15 - "A menina que queria ser maçã" de José Eduardo Agualusa 29 - “Que grande abóbora Mimi!” de Valerie Thomas e Korky Paul. Autores da Semana

Semanalmente a Biblioteca-sede destaca escritores e ensaístas de referência, ao colocar parte do espólio documental dos autores no átrio da Biblioteca.

03 a 08 out. – Orhan Pamuk 10 a 15 out. – Arthur Schnitzler 17 a 22 out. – José Viale Moutinho 24 a 29 out. – Daphne du Maurier 31 out. a 05 nov. – Richard Bach As Estórias de…

Dias 04, 11, 18 e 25 - terças-feiras – 18h00

As estórias são fontes maravilhosas de experiências. Ampliam os horizontes das crianças e aumentam o seu conhecimento em relação ao mundo que as rodeia.

Pretende-se que as terças-feiras passem a ser dia de estória, despertando nos mais pequenos o gosto pelo livro e o prazer da leitura.

Dia 04 – As Estórias da Ana Costa - “Desculpa!” de Norbert Landa e Tim Warnes Dia 11 – As Estórias da Leonor - “A Mica traquina quer ser bailarina” de Joana Duarte Dia 18 – As Estórias da Ana - “Procura-se! Rally, o Coelho Ladrão” de Emily Mackenzie Dia 25 – As Estórias da Marta - “Félix, o colecionador de medos” de Fina Casalderrey & Teresa Lima

Destinatários: famílias

Ciclo de Ateliês Saber + a Ler – Implantação da República Portuguesa Dia 04 – terça-feira - 10h00 e 14h00

No âmbito das comemorações das várias datas importantes que marcam a História de Portugal. A temática deste ciclo focará o Dia da Implantação da República Portuguesa. Destinatários: alunos do 1º ciclo

(3)

Estendal de Rimas e Adivinhas Dias 06 e 07 – 10h00

A partir de um livro de rimas e/ou adivinhas cada criança irá tentar adivinhar a resposta. Pretende-se com esta atividade que as crianças escutem e estabeleçam relações entre o enunciado oral e a imagem.

Destinatários: alunos do 1º ciclo (1º e 2º anos) Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt Projeto LEIA

O Projeto LEIA – Leitura Assistida, visa a inclusão social, facilitando e promovendo a aplicação de ferramentas inclusoras orientadas para uma população em isolamento que não efetue leituras autónomas.

Dia 07 – 11h00 - Existir (Loulé)

Dia 12 – 11h00 - Associação Social e Cultural da Tôr / 15h00 - ASMAL-UVAP – Unidade de Vida Apoiada (Almancil)

Dia 14 – 10h30 - Santa-Casa da Misericórdia de Loulé / 14h30 – UNIR-Associação dos Doentes Mentais, Família e Amigos do Algarve (Loulé)

Dia 19 - 11h00 - Associação Bem Estar aos Amigos de Querença /15h00 – ASCA-Associação Social e Cultural de Almancil

Dia 21 - 11h00 – Existir (Loulé)

Dia 26 - 15h00 - ASMAL-UVAP – Unidade de Vida Apoiada (Almancil)

Dia 28 - 10h30 - Santa-Casa da Misericórdia de Loulé / 14h30 – UNIR-Associação dos Doentes Mentais, Família e Amigos do Algarve (Loulé)

Projeto “Poesia ao Fim do Dia”

Dias 07, 14, 21 e 28 - sextas-feiras - 18h00

O Projeto “Poesia ao Fim do Dia” é uma atividade de promoção da poesia, da leitura poética, da interação entre o público, o leitor, o livro e a poesia.

Cada sexta-feira a Biblioteca recebe um convidado que lê/declama poesia à sua escolha. Dia 7 – Denise Esparteiro

Dia 14 – Mariana Teiga Dia 21 – Ana Paula Guerreiro Dia 28 – Isabel Duarte

(4)

Livros Abertos com Luísa Martins: apresentação do livro “Contributos para a História da Alimentação Algarvia, a partir das atas das vereações do concelho de Loulé (1384-1488)”

Dia 07 – sexta-feira – 21h00

Luísa Fernanda Guerreiro Martins doutorou-se em História (Estudos africanos e presença portuguesa em África). No âmbito da sua área profissional tem desenvolvido investigação sobre património e história local portuguesa, centrando o foco sobre a região do Algarve e do Concelho de Loulé. A obra resulta da investigação realizada a partir da análise às atas de vereação de Câmara do Concelho de Loulé, durante um período correspondente a 104 anos.

Luísa Martins compila e interpreta um conjunto de dados que ajudam a esclarecer o papel que a produção de alimentos, em período tardomedieval, detinha no dia-a-dia da população louletana e demonstra como o modelo alimentar predominante terá sido um antecedente da atual “dieta mediterrânica”.

Esta obra permite ainda compreender a importância da produção e comercialização dos alimentos no quadro da economia e da sociedade, no seu contexto cultural e religioso e, ainda, na política de gestão pública de um município medieval e abordar as tensões sociais, em torno dos alimentos, que transparecem em algumas situações relatadas nas atas de vereação.

Entrada livre.

Encontro de Clubes de Leitura – Comemoração do 10º Aniversário do Clube de Leitura de Loulé

Dia 08 – sábado – 10h00-18h00 10h00 – Receção aos participantes 10h30 – Sessão de abertura

10h45 – Partilha de experiências de antigos moderadores dos Clubes de Leitura de Loulé, Quarteira e Língua Alemã

11h45 – Reflexão sobre livros e leituras - Dra. Patrícia de Jesus Palma (Doutorada em Estudos Portugueses com especialidade em História do Livro e Crítica) e Dra. Paula Santos (Moderadora do Clube de Leitura de Beja)

14h30 – Visita à Biblioteca Municipal – Momento musical com Ricardo Martins 15h00 – Apresentação do Clube de Leitura Júnior

15h30 – A experiência dos Clubes de Leitura do Algarve (Portimão, Olhão, Vila Real de Santo António e Faro)

(5)

17h00 - Recital-performance “Hamlet em Pessoa”, com o prestigiado ator André Gago na voz e o reconhecidíssimo contrabaixista Carlos Barretto na improvisação e criação de paisagens sonoras para os textos declamados.

Local: Cineteatro Louletano

Destinatários: Membros de Clubes de Leitura e Público em Geral. Inscrições prévias para: biblioteca@cm-loule.pt

Vagas limitadas Hora do Conto

Dia 08 – sábado - 15h30

História: “Mistura as cores” de Hervé Tullet. Destinatários: famílias

Estórias sem Fronteiras Dias 11 e 12 – 10h00

Esta atividade pretende promover o livro e a leitura de contos tradicionais de outras culturas. Serão desenvolvidas várias sessões de contos sobre os 5 principais continentes. Destinatários: alunos do 1º ciclo (2º, 3º e 4º anos)

Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt Os Ases da Tabuada

Dias 13 e 14 – 10h00 Dia 17 – 14h30

Este projeto visa trabalhar a memória, o cálculo mental, o espírito de equipa e a rapidez de raciocínio.

Destinatários: alunos do 1º ciclo Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Caça Palavras

Dias 18, 19, 20 e 21 – 10h00

Esta atividade desenrola-se a partir da leitura de uma história. Após a mesma será desenvolvido o jogo “Caça-Palavras”, que incluirá grupos de crianças e dicionários. Cada grupo, na sua vez,procurará no dicionário palavras previamente escolhidas. No final do jogo o grupo mais rápido e com maior número de vocábulos descobertos será o vencedor. Esta atividade terá como principal propósito a promoção da leitura e de um

(6)

livro em particular, o dicionário. Os alunos, através do jogo, serão sensibilizados para a utilidade deste livro, que embora de consulta, também existe na Bibliotecaa par dos de literatura.

Destinatários: alunos do 1º ciclo (2º, 3º e 4º anos) Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Livros Abertos com Cristina Silva: apresentação do livro “O Tratado da Loucura” Dia 18 – terça-feira – 21h00

Ana Cristina Silva licenciou-se em Ciências Sociais em julho de 2011, mas desde agosto de 1990 que trabalha na Função Pública numa área distinta daquela em que se licenciou, tendo no seu percurso de trabalho exercido atividades em diferentes áreas. Aos 47 anos concretiza um grande sonho ao escrever o seu primeiro livro, “O Almanaque da Diversão”. Esta obra de caráter cómico, que teve uma grande aceitação junto do seu círculo de amigos e do público em geral, foi o principal incentivo para que, dias após o seu lançamento, a autora tivesse decidido começar a escrever o seu segundo livro: “O Tratado Da Loucura”. Este livro, no seguimento do primeiro, é uma aleatória digressão autobiográfica em que a autora narra hilariantes histórias que tentam mostrar a sua visão da vida baseada naquilo que podemos chamar de “Filosofia da Relatividade”.

A alegria, o otimismo, a imensa vontade de viver intensamente em busca da felicidade são os principais fatores para se sentir resolvida e de bem com a vida. Desta forma, mais uma vez tenta proporcionar aos seus leitores algo em que acredita e que não podemos perder: a Esperança. Defende que esta é a base da nossa motivação para assumirmos as atitudes necessárias à concretização dos nossos sonhos.

A apresentação da obra fica a cargo de Edite Machado. Entrada livre

Estórias em Família – Antecipando o Halloween! Dia 21 – sexta-feira – 21h00

Pretende-se com esta iniciativa incentivar, desenvolver e valorizar o gosto pela leitura em família.

Porque os livros são fundamentais para desenvolver competências, estimular a imaginação, a criatividade e a sensibilidade, em cada sessão daremos oportunidade aos pequenos leitores de contarem e animarem uma estória.

Sendo a família o principal educador, contamos com o seu apoio para auxiliar na maravilhosa viagem pelo imaginário dos livros.

(7)

Destinatários: público em geral (dos 0 aos 100).

Música para Bebés e Crianças

Dia 22 - sábado

10h00 - Bebés dos 0 aos 2 anos acompanhados por, no máximo, 2 adultos 11h00 - Crianças dos 3 aos 5 anos acompanhados por, no máximo, 2 adultos

Desde a primeira infância a criança encontra-se no seu melhor momento para desenvolver as suas capacidades, sendo a experiência musical, utilizada com conteúdos adequados, um dos métodos mais apropriados para que o bebé adquira um desenvolvimento equilibrado. É necessário o contacto do bebé com um universo de vivências que o estimulem. Observar, imitar, experimentar, constituem estímulos multi-sensoriais que contribuem para o seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional.

Cada sessão tem uma duração aproximada de 40 minutos. Formador: Ricardo Jorge

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Livros Abertos com Sílvia Viegas: apresentação do livro “…e o Amor” Dia 22 – sábado – 15h30

Sílvia Viegas é natural do Concelho de Loulé. Nasceu em 1975, em Faro, e é bancária de profissão há já 16 anos. Apaixonada desde sempre pelo mundo da arte, fez parte de grupos amadores de dança e teatro e participou em algumas exposições de pintura em pastel e a óleo, coletivas e individuais, no nosso maravilhoso Algarve. Por gostar, também, de escrever, tinha um sonho para concretizar um dia: o de escrever um livro. E é assim que surge “…e o Amor”, ligando o gosto pela escrita com o gosto pela pintura. Sílvia Viegas escreveu e ilustrou um livro de amor, para o amor, da sua criança interior, para todas as ‘crianças’ do mundo. Inspirada no sol do Algarve, no mar e nas gaivotas, escreveu, desenhou e deu cor em pastel a uma história que nos leva ao tesouro mais importante das nossas vidas… o Amor.

Essa importância de encontrarmos o Amor num sentimento mais simples e puro, na relação dos mais pequenos detalhes e momentos de tudo à nossa volta, dão vida à mensagem e aos personagens deste conto.

(8)

Oficinas de Leitura - Bruxas encantadas Dia 26 – quarta-feira - 18h00

No âmbito da promoção do livro e da leitura serão desenvolvidas várias oficinas temáticas, com atividades de expressão plástica ou jogos educativos, relacionadas com contos e histórias existentes na Biblioteca.

Destinatários: crianças dos 2 aos 9 anos Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt Vagas limitadas

A Ciência está na Biblioteca Dia 26 – quarta-feira – 10h00

Pretende-se com esta iniciativa dar a conhecer os livros de Ciência existentes na Biblioteca e estimular, de uma forma lúdica, o gosto pela leitura e o interesse pela temática.

Destinatários: alunos do 1º ciclo

Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Clube de Leitura de Loulé Dia 26 - quarta-feira – 21h00

O Clube de Leitura de Loulé tem como objetivos realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, constituindo-se como um espaço informal em que o Livro é a ferramenta eleita.

Livro em discussão: “Agarra o dia” de Saul Bellow Destinatários: adultos

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Clube Leitura em Língua Alemã / Leserklub fuer portugiesische Literatur in deutscher Sprache

Dia 27 – quinta-feira – 16h00

O Clube de Leitura em Língua Alemã tem como objetivos realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, de autores de língua portuguesa traduzidos para língua alemã.

(9)

Conto por Ponto – sessão de contos por Bru Junça Dia 28 – sexta-feira

10h00 – turmas do pré-escolar 11h00 e 14h00 – turmas do 1º ciclo

Nestas sessões de contos, os livros fiam histórias, bordam lengalengas e cerzem cantilenas da tradição oral, ilustrados de uma forma simples, brincando com texturas, cores e

padrões de tecidos.

Bru Junça canta e toca guitarra, integrando os livros de pano, música e pequenos objetos. Cada sessão tem a duração de aproximadamente 60 minutos

Destinatários: alunos do pré-escolar e do 1º ciclo

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt até dia 25 de outubro 2016 Vagas limitadas.

Conto por Ponto – sessão de contos por Bru Junça Dia 29 – sábado- 10h30

Nesta sessão de contos, os livros fiam histórias, bordam lengalengas e cerzem cantilenas da tradição oral, ilustrados de uma forma simples, brincando com texturas, cores e padrões de tecidos.

Bru Junça canta e toca guitarra, integrando os livros de pano, música e pequenos objetos. Cada sessão tem a duração de aproximadamente 60 minutos

Destinatários: crianças dos 5 aos 10 anos (acompanhadas por um adulto) Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt até dia 25 de outubro 2016

Vagas limitadas.

Clube de Leitura Júnior Dia 29 – sábado - 10h00

Discussão do livro: “Os cinco na ilha do tesouro” de Enid Blyton.

O Clube de Leitura Júniorpretende promover o livro e a leitura junto de jovens com idades compreendidas entre os 9 e 11 anos. Este projeto tem como finalidade criar hábitos de leitura autónoma através do diálogo orientado com os jovens sobre o livro lido, complementado com a realização de atividades de caráter lúdico devidamente programadas sobre a obra que foi debatida. Pretende-se, igualmente, que os membros deste clube consigam exprimir opinião crítica sobre os livros lidos.

(10)

As sessões do clube decorrem uma vez por mês, aos sábados, pelas 10h00 e contam com um máximo de 12 participantes.

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Viagem ao Mundo dos Descobrimentos

Esta atividade destina-se a dar a conhecer alguns dos descobridores portugueses, suas descobertas e a vida quotidiana da época

Destinatários: alunos do 1º ciclo Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

BIBLIOCASA - Serviço Domiciliário de Apoio à Leitura

Serviço domiciliário de apoio à leitura para munícipes com limitações de mobilidade, permanentes ou temporárias.

Este é um serviço que garante às pessoas condicionadas por limitações de mobilidade, ainda que temporárias, um serviço de leitura pública que facilita o acesso à informação e uso da documentação.

O BIBLIOCASA disponibiliza os seguintes recursos: empréstimo de livros, DVDs, VHS, CDs, jogos e CD-Roms, serviço de entrega e recolha de livros e outros documentos, e serviço de informação à comunidade.

Os utilizadores podem (autonomamente ou apoiados por funcionários da Biblioteca através da internet) consultar nas suas casas a base de dados da Biblioteca Municipal e selecionar os documentos que desejam para empréstimo.

Para aderir a este serviço os interessados deverão preencher e fazer chegar à Biblioteca Municipal (via email biblioteca@cm-loule.pt ou correio para Rua José Afonso-8100 Loulé) um inquérito para se poder proceder à avaliação e seleção dos leitores que o BIBLIOCASA integrará. Estes inquéritos estão disponíveis na Biblioteca ou nos seus Polos, através de correio eletrónico ou por telefone (289 400 850).

(11)

Polo de Quarteira

Projeto Internet Sénior

O Projeto Internet Sénior tem por objetivo possibilitar um primeiro contato com o mundo dos computadores, sobretudo no que diz respeito à Internet.

Destinatários: maiores de 55 anos Autores da semana

Semanalmente o Polo de Quarteira destaca escritores e ensaístas de referência, ao colocar parte do espólio documental dos autores em evidência.

3 a 8 out. - Thomas Mann 10 a 15 out. - Isabel do Carmo 17 a 22 out. - Fioder Dostoievski 24 a 29 out. - José Jorge Letria 31 out. a 5 de nov. - Jane Austen Hora do conto

Segundas, quartas e sextas-feiras - 10h30 e 15h00 “O senhor Mago e a folha ” de Toño Núñez

Destinatários: alunos do jardim de infância e do 1º ciclo Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Conta-me um conto Dia 15 – sábado - 16h00

Leitura de “A bruxa Mimi” de Korky Paul Destinatários: famílias

Música para Bebés e Crianças Dia 08 – sábado

10h00 - Bebés dos 0 aos 2 anos acompanhados por, no máximo, 2 adultos 11h00 - Crianças dos 3 aos 5 anos acompanhados por, no máximo, 2 adultos

É na primeira infância que se adquirem as competências para as aprendizagens futuras. São vários os estudos que mostram a importância de um estímulo musical precoce.

(12)

Sendo este o melhor momento para desenvolver as suas capacidades, a expressão musical, utilizando conteúdos adequados, é um dos métodos mais apropriados para que o bebé/criança adquira um desenvolvimento equilibrado.

Cada sessão tem uma duração aproximada de 40 minutos Formador: Ricardo Jorge

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt Vagas limitadas

Clube de Leitura de Quarteira Dia 27 - quinta-feira – 21h00

O Clube de Leitura de Quarteira tem como objetivos realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, constituindo-se como um espaço informal em que o Livro é a ferramenta eleita.

Livro em discussão: “Quantas madrugadas tem a noite” de Ondjaki Destinatários: adultos

Informações e inscrições: Polo da Biblioteca em Quarteira

Polo de Salir

Caça Palavras

Dia 25 –terça-feira - 10h00

Esta atividade envolve a leitura de uma história. Após a leitura do conto, será desenvolvido o jogo "Caça Palavras", que incluirá grupos de meninos e dicionários. Cada grupo na sua vez procurará no dicionário, palavras previamente escolhidas. No final do jogo, o grupo mais rápido e com maior nº de vocábulos descobertos será o vencedor. Esta atividade terá como principal propósito a promoção da leitura e de um livro em particular, o dicionário. Os alunos, através do jogo, serão sensibilizados para a utilidade deste livro, que embora de consulta, também existe na biblioteca a par dos de literatura.

Destinatários: alunos do 1º ciclo (2º, 3º e 4º anos) Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Conto por Ponto – sessão de contos por Bru Junça Dia 27 - quinta-feira - 14h30

(13)

Nesta sessão de contos, os livros fiam histórias, bordam lengalengas e cerzem cantilenas da tradição oral, ilustrados de uma forma simples, brincando com texturas, cores e padrões de tecidos.

Bru Junça canta e toca guitarra, integrando os livros de pano, música e pequenos objetos. Cada sessão tem a duração de aproximadamente 60 minutos

Destinatários: turmas do pré-escolar e do 1º ciclo

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt até dia 25 de outubro 2016 Vagas limitadas

Horários

Biblioteca Municipal de Loulé

Horário de Inverno (de 15 de Setembro a 15 de junho) Segunda-feira das 14h30 às 19h00

De terça a sexta-feira das 9h30 às 19h00 Sábado das 10h00 às 17h30

Horário de Verão (de 16 de junho a 14 de setembro) De segunda a sexta-feira das 09h30 às 19h00

Pólo de Quarteira

Segunda e sábado - 13h00 às 19h00 De terça a sexta - das 09h00 às 19h00 Pólo de Salir

De segunda a sexta-feira

Das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

Contatos

Biblioteca Municipal de Loulé – Rua José Afonso 8100-592 Loulé Telefone: 289 400 850

Pólo de Quarteira – Largo do Mercado nº 3 – 8125 Quarteira Telefone: 289 400 846

Pólo de Salir - Rua José Viegas Gregório – Salir - 8100 Loulé Telefone: 289 489 194

(14)

Realizam-se visitas orientadas. (É necessária marcação prévia)

Referências

Documentos relacionados

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

O presente trabalho objetiva investigar como uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Limeira – SP apropriou-se e utilizou o tempo da Hora de

Inicialmente, até que as ações estejam bem delineadas, a proposta é de que seja realizada apenas uma reunião geral (Ensino Fundamental e Educação Infantil)

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to