• Nenhum resultado encontrado

AÇÕES EDUCATIVAS DO PROJETO DE EXTENSÃO VETSCHOOL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO MUNICÍPIO DE MINEIROS/GO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AÇÕES EDUCATIVAS DO PROJETO DE EXTENSÃO VETSCHOOL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO MUNICÍPIO DE MINEIROS/GO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

AÇÕES EDUCATIVAS DO PROJETO DE EXTENSÃO VETSCHOOL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO

MUNICÍPIO DE MINEIROS/GO

Área temática: saúde.

Autores (as): Eliz Oliveira Franco1, Maria Júlia Andrade2, Andresa de Cássia Martini3, Eric Mateus Nascimento de Paula4

Coordenador (a): Priscila Chediek Dall’Acqua5

RESUMO: O VetSchool visa a integração dos conhecimentos dos graduandos em Medicina Veterinária na promoção de ações educativas no município de Mineiros/GO. O objetivo deste trabalho foi descrever as ações do projeto de extensão realizadas em uma escola estadual localizada no município de Mineiros/GO com o intuito de promover a educação em saúde por meio de ações desenvolvidas no âmbito das disciplinas do curso de Medicina Veterinária sobre os cuidados com animais de estimação e zoonoses. Para tanto, em um primeiro momento, os temas propostos e as ações, voltadas para o ensino fundamental e médio, foram desenvolvidas pelos discentes do curso de Medicina Veterinária, sob orientação dos docentes. Posteriormente, foram feitas visitas na escola para a realização das ações educativas e aplicação de questionário sobre o conhecimento prévio dos temas abordados. A disciplina de Anatomia Veterinária apresentou palestra e utilizou peças anatômicas para trabalhar as diferenças anatômicas e fisiológicas entre os animais; a disciplina de Deontologia e Bioética apresentou por meio de teatro o conceito de guarda responsável e bem-estar animal; a disciplina de Parasitologia apresentou palestra sobre a importância e as medidas de controle de moscas, mosquitos e carrapatos; a disciplina de Técnica Operatória e Prática Anestésica apresentou por meio de palestra a importância da castração; a disciplina de Clínica de Pequenos Animais apresentou palestra sobre esquemas profiláticos para animais de companhia; a disciplina de Toxicologia abordou por meio de palestra os alimentos tóxicos para os animais; a disciplina de Saúde Pública apresentou palestras sobre zoonoses de maior importância para a saúde pública. Participaram 380 estudantes do ensino fundamental e médio, com idades entre 11 e 19 anos, dentre os quais, 82,1% possuíam animais, sendo a maior parte cães, seguido dos gatos. Em conclusão, através das ações, os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária promoveram a conscientização da população a respeito dos cuidados com os animais e com a saúde humana.

Palavras-chave: Educação em saúde. Estudantes. Medicina Veterinária. Saúde Pública.

1Discente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Mineiros. E-mail:

elizfranco17@gmail.com

2Discente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Mineiros. E-mail:

mariajulia014@hotmail.com

3Docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Mineiros. E-mail:

andresa.martini@unifimes.edu.br

4Docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Mineiros. E-mail:

ericmateus@unifimes.edu.br

5Docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Mineiros. E-mail:

(2)

1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento de projetos para transmitir conhecimento de guarda responsável visando a promoção do bem-estar animal resulta na diminuição do abandono e de maus-tratos envolvendo animais, assim tendo-se a redução dos problemas de saúde advindos da convivência do homem com os animais (SANTOS et al., 2014; ANDRADE et al., 2015). A guarda responsável é um conceito de promoção do bem-estar animal que engloba o atendimento às necessidades ambientais, físicas e psicológicas dos animais e, inclui também a prevenção dos riscos de zoonoses, ponto de extrema importância para a saúde pública (SOUZA, 2006).

Para a promoção do bem-estar animal é fundamental o conhecimento das cinco liberdades, as quais incluem a liberdade nutricional; liberdade sanitária; liberdade ambiental; liberdade comportamental e liberdade psicológica. A liberdade nutricional envolve a disponibilidade de alimentos e água em quantidade e qualidade adequada; a liberdade sanitária diz respeito ao ambiente em que o animal se encontra, como piso e espaço disponível; a liberdade sanitária se refere a ausência de doenças; a liberdade comportamental garante a manifestação do comportamental natural da espécie no ambiente em que ele vive e; a liberdade psicológica inclui a ausência de medo, estresse, tédio e frustração (MOLENTO, 2006).

Desta forma, a guarda responsável abrange diversos aspectos como a manutenção dos animais domésticos em espaço domiciliar, realização de exercícios, alimentação e higiene adequadas, manutenção da saúde seguindo os protocolos vacinais, everminação, acompanhamento de médicos veterinários, além do controle do acesso a rua, evitando-se acidentes com automóveis e, reduzindo o acasalamento descontrolado e indesejado (DOMINGUES, 2012; LOSS et al., 2012).

A maioria da população que possui animais não têm conhecimento a respeito dos cuidados mínimos necessários com os animais de companhia, isso gera custos não planejados antes da aquisição do animal, o que pode estar relacionado com o abandono dos mesmos (ANDRADE et al., 2015). Assim, a educação sobre guarda responsável surge como uma solução para este problema, a qual pode ser aplicada desde a infância sendo capaz de influenciar as famílias e as futuras gerações (SOTO et al., 2006). As ações educativas devem englobar diversos aspectos relacionados a saúde animal e humana como: cuidados com a higiene e alimentação, imunização e controle de ectoparasitas (SANTOS et al., 2014). Considerando e conscientizando também que os animais são

(3)

importantes vetores ou fontes de infecção para zoonoses e parasitoses (ANDRADE et al., 2015).

Sendo assim, o projeto de extensão VetSchool, possui como objetivos específicos a avaliação, através de questionários, do conhecimento prévio dos alunos sobre os temas abordados, como também a apresentação de teatros, palestras e treinamentos de cunho educativo realizadas pelos graduandos do curso de Medicina Veterinária para os alunos de ensino fundamental e médio. Diante disto, esse trabalho busca apresentar uma ação, desenvolvida pelo Projeto de Extensão VetSchool, que visou educar a população sobre guarda responsável, promoção do bem-estar animal e informar sobre as zoonoses e os riscos relacionados à saúde pública, com o objetivo geral de aplicar os temas abordados nas disciplinas do curso de Medicina Veterinária em ações de extensão, fornecendo informações a respeito dos cuidados com animais de estimação, alimentos e zoonoses em uma escola estadual do município de Mineiros/GO.

2 METODOLOGIA

Os docentes do Curso de Medicina Veterinária propuseram, aos acadêmicos no âmbito de cada disciplina da graduação, ações educativas que fossem direcionadas para estudantes do ensino fundamental e médio. No primeiro bimestre, as atividades concentraram-se no planejamento e elaboração das ações pelos discentes do curso sob supervisão dos docentes envolvidos e, no segundo bimestre, foram executadas e realizadas em uma escola parceira, localizada no município de Mineiros/GO. Trata-se de um colégio estadual de ensino fundamental e médio, com aulas no período matutino e vespertino. Antes de cada ação, os estudantes ouvintes responderam a um questionário para avaliação do conhecimento prévio a respeito de cada um dos temas abordados.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

As ações educativas do projeto VetSchool, desenvolvidas pelos graduandos em Medicina Veterinária abordaram as diferenças anatômicas e fisiológicas entre os animais; o conceito de guarda responsável e bem-estar animal; a importância e as medidas de controle de moscas, mosquitos e carrapatos; a importância da castração; os esquemas profiláticos para animais de companhia; os alimentos tóxicos para os animais em uma palestra; e zoonoses de maior importância para a saúde pública. No total, as ações contaram com a participação de 380 alunos do ensino fundamental e médio de uma escola pública estadual, localizada na cidade de Mineiros/GO, com estudantes com idades entre

(4)

11 e 19 anos. Sendo de extrema importância para a construção do conhecimento, através da educação continuada, auxiliando no estabelecimento da relação homem/animal ao esclarecer questões de bem-estar animal e saúde pública (SOUZA et al., 2016). Antes de cada ação educativa, o docente e discentes do curso de Medicina Veterinária se apresentavam a para a turma da escola e disponibilizavam um tempo de 10 minutos para que os estudantes respondessem ao questionário de conhecimentos prévios, o que será utilizado para guiar novas ações do projeto. Em seguida, os questionários eram recolhidos e iniciadas as apresentações programadas.

A disciplina de Anatomia Veterinária elaborou uma palestra com uso de data show, que contou com a participação de 27 estudantes do 3º ano do ensino médio, os quais puderam conhecer as principais diferenças anatômicas e fisiológicas entre mamíferos e aves. Em seguida, foi feita a exposição de peças anatômicas de diversas espécies de animais que incluíram ossos do crânio e dos membros, corações, estômagos, línguas, rins, pulmões, dentre outros. Nesse momento, os estudantes puderam observar e manipular as peças sob supervisão dos graduandos em Medicina Veterinária que estavam disponíveis para tirar as dúvidas e mostrar as particularidades nas peças.

No sentido de conscientizar a população para a guarda responsável e o bem-estar animal, a disciplina de Deontologia e Bioética realizou um teatro para 32 alunos do 6º ano do ensino fundamental para demonstrar os cuidados básicos com os animais dentro de casa, a importância das visitas periódicas ao médico veterinário para a promoção da saúde, além de evitar o abandono e estimular a adoção. O cenário do teatro foi construído com a utilização de placas de EVA, as fantasias foram elaboradas a partir de peças de roupas dos discentes e complementadas com adornos de EVA e maquiagem. O roteiro foi elaborado pelos graduandos em Medicina Veterinária e contava a história de uma família, cujo filho único desejava ser presenteado por um cão no dia de seu aniversário. Nesse contexto, os pais explicavam a responsabilidade e os cuidados que a criança precisava ter com os animais. Quando a família adota o cão são evidenciados os cuidados com abrigo, higiene e alimentação dentro de casa e, com a saúde em uma visita ao Médico Veterinário. Em uma segunda parte, a família passeia com o animal em uma praça e encontram um cão errante, faminto e sujo, o qual acabam levando ao Médico Veterinário para os cuidados com sua saúde e quando o mesmo se recupera, é levado para a casa da família. Para abordar a prevenção de doenças, a disciplina de Clínica de Pequenos Animais realizou uma palestra para 36 alunos do 8º ano do ensino fundamental, abordando esquemas profiláticos para a imunização através da vacinação e também sobre

(5)

a everminação de cães e gatos. Na palestra, realizada com o auxílio de data show, foi apresentado o calendário de vacinação para cães e gatos filhotes e adultos, destacando a importância de outras vacinas além da antirrábica para garantir a saúde dos animais.

Ainda, relacionado à prevenção de doenças, a disciplina de Parasitologia realizou palestra, por meio de data show, para 64 alunos do 2º ano do ensino médio sobre métodos de controle de moscas, mosquitos e carrapatos, incluindo limpeza do ambiente e uso de repelentes. Foi alertada a capacidade destes ectoparasitas de causar doenças nos animais e transmitir algumas doenças para os seres humanos, as zoonoses, as quais têm importância por se tonar um problema de saúde pública. Para abordar esse aspecto, a disciplina de Saúde Pública realizou uma palestra para 69 alunos do 2º ano do ensino médio sobre as principais doenças e os métodos de controle e prevenção que podem ser facilmente realizados para evitar a transmissão destas enfermidades. Nesta ação, foram desenvolvidas apresentações auxiliadas pelo uso de data show e as zoonoses apresentadas foram: raiva, leptospirose, brucelose, leishmaniose, tuberculose zoonótica e o complexo teníase-cisticercose. Buscou-se, durante as apresentações, aproximar as principais circunstâncias epidemiológicas de transmissão e a realidade dos alunos, para facilitar a compreensão e aplicação de hábitos saudáveis afim de se evitar essas doenças.

A disciplina de Técnica Operatória e Prática Anestésica apresentou palestra com data show sobre os benefícios da castração (prevenção de enfermidades, controle de comportamento indesejado e redução populacional para evitar o abandono) e, os riscos associados à administração de anticoncepcionais, como o desenvolvimento de neoplasias e outras patologias hormônio-dependente. Desta forma, alertou 91 estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio sobre esses aspectos e apresentou o projeto de castração (Castrar Faz Bem) da Unifimes, cujo objetivo é realizar a castração para prevenir doenças do sistema reprodutor e ninhadas em abandono no município. Alguns dias após a palestra, pais de alunos relataram que os filhos levaram a informação para casa dizendo aos mesmos que eles não poderiam mais aplicar anticoncepcionais em seus animais.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Através das ações educativas do projeto os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária utilizaram os conhecimentos adquiridos em cada disciplina do curso para levar informações aos estudantes de ensino fundamental e médio da cidade de Mineiros/GO, conscientizando a população a respeito dos cuidados com os animais e com a saúde humana, o que contribui para a melhora na qualidade de vida e saúde das pessoas.

(6)

Fica evidente aqui, que mesmo durante a graduação, os discentes conseguem desenvolver ações voltadas para a comunidade externa, a fim de promover uma ação transformadora na vida das pessoas, em especial neste caso, voltada para a saúde. Esse tipo de movimento extensionista ainda traz uma complementação na formação acadêmica humanística, com o desenvolvimento de habilidades e competências de comunicação em saúde, além de gerar um pensamento crítico, reflexivo e de responsabilidade social.

REFERÊNCIAS

ANDRADE, F. T. M.; ARAÚJO, C. L.; PAULO, O. L. O. H.; ROCHA, J. R.; DIAS, F. G. G.; PEREIRA, L. F.; JORGE, A. T.; HONSHO, C. S. Posse responsável: uma questão multidisciplinar. Acta Veterinaria Brasilica, v.9, n.1, p. 91-97, 2015.

DOMINGUES L. R. Posse responsável de cães e gatos na área urbana do município de Pelotas, RS, Brasil. 2012. 87 f. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia) –

Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.

LOSS L. D.; MUSSI J. M. S.; MELLO I. N. K.; LEÃO M. S.; FRANQUE M. P. Posse responsável e conduta de proprietários de cães no município de Alegre-ES. Acta Veterinaria Brasilica. v.6, p. 105-111, 2012.

MOLENTO, C. F. M. Repensando as cinco liberdades. Curitiba: LABEA – UFPR, 2006. Disponível em:

http://www.labea.ufpr.br/portal/wp- content/uploads/2013/10/MOLENTO-2006-REPENSANDO-AS-CINCO-LIBERDADES.pdf. Acesso em: 18 de junho de 2019.

SANTOS, F. S.; TÁPARO, C. V.; COLOMBO, G.; TENCATE, L. N.; PERRI, S. H. V.; MARINHO, M. Conscientizar para o bem-estar animal: Posse responsável. Revista Ciência em Extensão. V.10, n.2, p. 65-73, 2014.

SOTO, F. R. M.; RISSETO, M. R.; PINHEIRO, S. R.; DE SOUSA, A. J. PORTELA, M. C.; LIMA, B. F. M. S. Avaliação de experiência com programa educativo de posse responsável em cães e gatos em escolas públicas de ensino fundamental da zona rural do município de Ibiúna, SP, BRASIL. Revista Ciência em Extensão. v.2, n.2, p.4, 2006.

SOUZA, A. F.; CRUZ, A. I. S.; RIQUE, A. S.; BRILHANTE, A. J. V. C.; FARIAS, B. R. T.; JAILSON, J. G.; SILVA, S. V. O despertar da posse responsável na infância – saúde pública e cidadania. Revista Ciência em Extensão. v.12, n.4, p. 29-40, 2016.

SOUZA, M. F. A. Resumo da Primeira Reunião Latino-americana de especialistas em posse responsável de animais de companhia e controle de populações caninas. 2003. apud SANTANA L. R.; OLIVEIRA, T. P. Guarda Responsável e Dignidade dos Animais. Revista Brasileira de Direito Animal. v.1, n.1, p. 67-104, 2006.

Referências

Documentos relacionados

No curso de Informática, as disciplinas da formação geral perfazem um subtotal de 2620 horas e compreendem: Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira (Inglês e

[r]

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

Vale ressaltar que, para direcionar os trabalhos da Coordenação Estadual do Projeto, é imprescindível que a mesma elabore seu Planejamento Estratégico, pois para Mintzberg (2006,

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

ambiente e na repressão de atitudes conturbadas e turbulentas (normalmente classificadas pela escola de indisciplina). No entanto, as atitudes impositivas da escola

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

O objetivo principal desta ação será tornar o material pedagógico utilizado e as dinâmicas mais próximas às deficiências de aprendizado apresentadas pelos alunos,