• Nenhum resultado encontrado

Educação. mercado global. ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO NOS NEGÓCIOS. WHARTON SCHOOL 28 de junho a 02 de julho de 2010 Filadélfia, EUA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Educação. mercado global. ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO NOS NEGÓCIOS. WHARTON SCHOOL 28 de junho a 02 de julho de 2010 Filadélfia, EUA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO NOS NEGÓCIOS 5ª EdIÇÃO WHARTON SCHOOL 28 de junho a 02 de julho de 2010 Filadélfia, EUA

Educação

ExEcutiva iEL

LídErEs para um

mErcado gLobaL.

(2)

Estratégia e

Inovação nos

Negócios

Filadélfia, EUA

de 28 de junho a 02 de Julho de 2010

(3)

Contribuir para a competitividade da indústria brasileira: esse é o compromisso do Instituto Euvaldo Lodi há mais de quarenta anos. Sua atuação se dá pela oferta de soluções para o aperfeiçoamento, a capacitação e o desenvol-vimento da gestão empresarial, sendo parceiro e incentivador de empreendedores, empre-sários, estudantes e centros tecnológicos, de pesquisa e de conhecimento.

O IEL, entidade do Sistema Indústria, que reúne também CNI, SESI e SENAI, foi criado em 1969. Sua vocação como decodificador das demandas da indústria e articulador do seu atendimento pelos centros de conheci-mento o credencia à oferta de produtos e serviços que realmente agregam valor para as empresas, focados em desenvolvimento empresarial, educação executiva, programas de estágio e bolsas e promoção do empreen-dedorismo e da inovação.

Instituto

Euvaldo Lodi

A Marca da Competitividade

(4)

Líderes para um

Mercado Global

Educação ExEcutiva iEL

Com foco em gestão empresarial, estratégia e inovação, os programas da Educação Executiva IEL são centrados na aplicação de experiências ao contexto específico do seu negócio, visando sempre a evolução de sua empresa. Com caráter interativo e buscando sempre o engajamento de todos, aliam o excelente nível dos professores à intensi-dade dos debates com os participantes acerca de temas abrangentes e profundos, capazes de orientar os execu-tivos e empresários a melhor se posicionarem no cenário global.

Os programas da Educação Executiva IEL preparam exe-cutivos para se anteciparem às constantes mudanças do mercado, trabalhando modernos conceitos de gestão difundidos nas melhores escolas de negócios do Brasil e do exterior. São, desse modo, oportunidades excelentes para convivência e troca de experiências com acadêmicos internacionais e dirigentes empresariais, em ambientes de aprendizagem diversificados e cosmopolitas.

destacam-se, nessa linha, os cursos realizados em parceria com o INSEAd, na França, e com a Wharton School - Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

A quEM sE dEstinA

Empresários, executivos e suces-sores empresariais responsáveis por decisões estratégicas no exercício de suas funções

(5)
(6)

Wharton School

univErsity of pEnnsyLvania

Localizada no campus da Universidade da Pensilvânia, na cidade da Filadélfia, a Wharton School foi fundada em 1881, tendo sido a pri-meira escola universitária de negócios nos Estados Unidos.

Mundialmente reconhecida por sua liderança, inovação e excelência acadêmica em todas as disciplinas e em todos os níveis de educação executiva, possui um dos mais numerosos corpos docentes entre as escolas de negócios do mundo, com 290 membros, entre efetivos e associados. A escola tem mais de 4.900 alunos de graduação, de MBA e de doutorado. Além disto, os programas da Wharton para executivos recebem mais de 9.000 participantes por ano.

Há quatro anos permanece como o melhor Global MBA no ranking do Financial Times, o que com-prova o excelente nível da escola e de seu corpo docente.

O prOgrAMA

O programa Estratégia e Inovação nos Negócios é uma experiência intensiva de aprendizado empre-sarial, com cinco dias de duração, no campus da Wharton School, EUA. Combina aulas expositivas, baseadas em estudos de caso, com trabalhos e discussões em grupos, abordando temas que compreen-dem os mais modernos conceitos e práticas de gestão empresarial estratégica.

O programa foi elaborado sob medida para atender às demandas por capacitação de excelência dos executivos brasileiros, voltada espe-cialmente para a realidade dos seus negócios.

(7)

Estratégia e

Inovação nos

Negócios

tEmas

Estratégia e inovação › Fatores limitantes e estimulantes do pensamento crítico;

› Potencial para a criatividade e para assumir riscos na tomada de decisões;

› desafios para a criatividade em diferentes contextos empresariais;

› desenvolvimento de ambiente organizacional que encoraja e premia o pensamento criativo.

Estratégias para expansão internacional

› Escolha de mercados externos para investimentos;

› Fatores-chave do investimento externo direto;

› Como se tornar mais atrativo para o investimento externo direto.

Workshop de negociação

› Processo sistemático aplicável em qualquer tipo de negociação;

› Quando e como negociar;

› Exercícios práticos de negociação;

› Condução de discussões presenciais;

› Ênfase no estilo de negociação de cada participante e nas maneiras de torná-lo mais eficiente.

(8)

Construindo e sustentando vantagem

competitiva

› Vantagem competitiva por meio do posicionamento – estratégia obsoleta?

› Modelo estratégico para alcançar a vantagem competitiva;

› Novas visões sobre vantagem competitiva e formação de estratégia.

Visão periférica

› A importância da visão periférica para a tomada de decisões;

› O pensamento crítico no processo decisório: erros mais comuns na tomada de decisão;

› Barreiras sutis às boas decisões: como se defender para garantir resultados.

planejamento por cenários

› Visão geral de planejamento por cenários;

› Planejamento estratégico em ambientes de incerteza;

› Metodologia para identificação e desenvolvimento dos principais fatores para se atingir o sucesso;

› Construção de cenários sobre o futuro e sua utilização para o desenvolvimento de competências e opções estratégicas.

pensamento sistêmico

› diferença entre pensamento sistêmico e análise tradicional;

› Componentes do pensamento sistêmico;

› Aplicabilidade do pensamento sistêmico em problemas complexos.

Estratégia e

Inovação nos

Negócios

(9)

› Prática do pensamento sistêmico em oposição à análise das partes isoladas;

› Otimização da performance própria e sistêmica.

implementação da estratégia › Importância da comunicação efetiva,

da transferência de conhecimento e de ações coordenadas para a execução eficiente da estratégia;

› desafios e riscos da implementação da estratégia global da empresa;

› Métodos para se atingir a integração funcional, cultural e de negócios dentro de uma empresa;

› Como melhorar a comunicação organizacional e a colaboração para a implementação bem-sucedida da estratégia e a consecução dos objetivos globais da empresa.

Construindo e sustentando sharehol-der value (Valor ao Acionista)

› Complexidades da sustentação de shareholder value;

› Ferramentas que focam a atenção de gestores não financeiros nas implicações financeiras de suas decisões;

› Uso da vantagem competitiva para obtenção de ganhos superiores ao custo do capital em negócios globalmente competitivos.

Estratégias de Marketing

› Heterogeneidade dos clientes;

› Segmentação homogênea do mercado-alvo;

› dimensões da segmentação primária;

› Como os clientes fazem escolhas: vieses e heurísticas no processo decisório.

(10)

Renome

Internacional

corpo docEntE

nicolaj siggelkow

› Coordenador da Área de Estratégia do Management departement da Wharton. Ph.d. em Economia Empresarial pela Universidade de Harvard e Harvard Business School, tem como foco de pesquisa as implicações estratégicas e organizacionais das interações entre as escolhas de atividades e recursos das empresas. Outros projetos de pesquisa realizados são baseados em modelos de simulação e estudo em grande escala das trajetórias de crescimento de desenvolvimento da indústria de fundos mútuos. Possui publicações em diversos jornais e revistas e é membro do conselho editorial de renomados periódicos.

Kathy pearson

› Professora do Operations and Information Management department da Wharton, também atua como diretora Acadêmica de diversos programas da instituição. É consultora sênior e diretora da Executive Education for decision Strategies International (dSI), empresa de consultoria de gestão focada em planejamento estratégico baseado em cenários e tomada de decisão. Sua experiência no mercado inclui suporte analítico para a indústria farmacêutica, vários grupos de hospitais, para o departamento da defesa dos Estados Unidos, e diversas indústrias.

(11)

COM O AUMENTO

dA COMPLExIdAdE

dOS NEGÓCIOS, OS

ExECUTIVOS dEVEM

ESTAR PREPARAdOS

PARA ENFRENTAR OS

dESAFIOS E APROVEITAR

AS OPORTUNIdAdES

PARA LIdERAR COM

SUCESSO SUAS EMPRESAS

NESTE CONTExTO dE

MUdANÇAS, dEMANdAS

E AUMENTO dO AMBIENTE

GLOBALIzAdO

david richard Bell

› Professor de Marketing da Wharton School, leciona para turmas de MBA e MBA para Executivos. Anteriormente foi professor na Universidade da Califórnia e professor visitante na Sloan School of Management, do MIT. Sua pesquisa tem foco na difusão espacial de novos produtos e serviços, lucratividade do cliente, e modelagem de resposta ao cliente. Recebeu o Prêmio Frank M. Bass

Outstanding dissertation Award pela pesquisa sobre a resposta dos consumidores para as estratégias de precificação varejista e foi três vezes finalista no Prêmio dC Little John Best Paper Award. É membro de Conselho Editorial de periódicos de renome na área de marketing.

Felipe Monteiro

› Antes de ingressar na Wharton School, foi membro e premiado professor na London School of Economics and Political Science (LSE), pesquisador sênior no Centro de Pesquisa Latino-Americano da Harvard Business School, Professor do IBMEC Business School e atuou no Banco do Brasil. Sua pesquisa tem foco em processos de conhecimento dentro das corporações multinacionais e é líder de um projeto de pesquisa sobre estratégias de investimento estrangeiro direto de multinacionais com sede nos países do BRIC. É um dos Conselheiros Globais do Samsung Advanced Institute of Technology (SAIT).

(12)

paul schoemaker

› diretor de Pesquisa do Mack Center for

Technological Innovation da Wharton School, onde leciona estratégia e tomada de decisão. É também fundador, presidente do conselho e CEO da decision Strategies International, Inc. É autor de mais de 100 artigos publicados em periódicos como Harvard Business Review, Journal of Mathematical Psycology, Brain and Behavioral Sciences, The Journal of Economic Literature e Management Science. É autor ou co-autor de diversos livros, entre eles, decision Sciences: An Integrative Perspective (1993), Winning decisions (2001) e Chips, Clones and Living Beyond 100 (2009).

Joe perfetti

› Especialista em finanças corporativas e estratégia, formado pela Wharton School. Além de sua experiência como professor para grandes corporações, é sócio e consultor da empresa CEP LLC, tendo entre seus clientes McKinsey & Co, Black & decker e Sun Microsystems. Autor de obras sobre finanças, entre elas a premiada “Why finance matters”. Empreendedor em série e habilidoso debatedor.

Lawrence Hrebiniak

› Professor do department of Management da Wharton School e membro do Strategy Group. Anteriormente, ocupou posições executivas na indústria automobilística. Possui grande experiência em consultoria e, entre seus clientes, destacam-se grandes corporações de dentro e fora dos EUA. Atua na área de execução e implementação de estratégia. Publica artigos com freqüência em periódicos de renome e seu último livro é Making Strategy Work: Leading Effective Execution and Change (Wharton School Publishing, 2005).

g. richard shell

› Professor de Estudos Legais e Gestão e Ética de Negócios e diretor acadêmico dos Programas Executive Negotiation Workshop e Strategic Persuasion da Wharton. Especialista em direito, resolução de disputas e negociação, atua também como consultor. É autor de diversos livros, entre eles o premiado Bargaining for Advantage: Negotiation Strategies for Reasonable People, traduzido para mais de 14 línguas.

(13)
(14)

Planejamento

e Agendamento

inscrições

As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do preenchimento on-line da ficha disponível no site www.iel.org.br/eduexecutiva.

O número de vagas é limitado.

Será realizada seleção dos inscritos a partir das informações contidas nas fichas de ins-crição. Todas as informações fornecidas serão mantidas em sigilo.

O resultado da seleção será comunicado a cada um dos inscritos por e-mail.

tradução

O programa conta com tradução simultânea das aulas e todo o material de trabalho é disponibilizado em inglês e português.

data

28 de junho a 2 de julho de 2010

investimento

› US$ 8.950,00 (oito mil novecentos e cinqüenta dólares), valor que inclui todos os custos referentes às aulas, ao material de trabalho, aos almoços no restaurante da escola e aos serviços e instalações do campus (biblioteca, internet, etc) durante o programa.

› Gastos com passagens aéreas, seguro de viagem internacional, transporte local, hospedagem e demais refeições não estão incluídos e são de

(15)

Hospedagem

Os participantes ficarão hospedados no hotel Inn at Penn, localizado no campus da Universidade da Pensilvânia e distante 5 minutos a pé do local onde as aulas serão ministradas.

O custo da hospedagem é de US$ 205,15 / diária (com taxas), em apartamento single, incluindo o café da manhã. http://www.theinnatpenn.com/

Local de realização

The Wharton School - University of Pennsylvania, Filadélfia, EUA www.wharton.upenn.edu

(16)

www.iel.org.br/eduexecutiva

61 3317-8906 eduexecutiva@iel.org.br

Referências

Documentos relacionados

exercício profissional. Relativamente a Pediatria, apesar da maioria das patologias que observei terem sido do foro reumatológico, penso que o meu contacto com esta

As fontes constituídas compreenderam as leis: nº 4024/61 das Diretrizes e Bases da Educação Nacional; n°4.978/64 que estabelece o Sistema Estadual de Ensino do Paraná; o decreto

Assim sendo, a ideia de formação de professores articulada nesse estudo, vislumbra pensar e propor tais oficinas não mais como espaço de naturalização de práticas, mas como

Como procurou-se argumentar, falar de justiça social e de igual- dade de oportunidades por referência à educação pressupõe, desde logo, a assunção de que o acesso à escola é

Observando também a Tabela 1, que mostra como são relati- vamente significativas as proporções de migrantes interestaduais de retorno pleno no Noroeste de Minas (17,7% dos imi-

Muitas vezes a construção destes loteamentos populares acontece em locais afastados dos centros urbanos, que não recebem os mesmos investimentos em infraestrutura que as

O presente artigo tem o objetivo básico de oferecer uma introdução ao Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas(Common European Framework of References for Languages:

Ao analisar as características do atendimento pré- natal da rede de atenção básica em saúde tendo como parâmetros o preconizado pelo Programa de Humanização do Parto