• Nenhum resultado encontrado

Programa da disciplina: História da Farmácia e da Terapêutica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa da disciplina: História da Farmácia e da Terapêutica"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Programa da disciplina: História da

Farmácia e da Terapêutica

Ano Lectivo de 2011/2012

• Ano: 2.º Semestre: 2.º

• Professor Responsável: José Pedro Sousa Dias.

• Aulas teóricas previstas: 28 (2 aulas de 1 hora/semana). • Aulas práticas previstas: 21 (1 aula de 1,5 horas/semana).

1 Programa Teórico

1.1 A História da Farmácia e da Terapêutica.

O que é a História da Farmácia e da Terapêutica.

Objecto. Conceitos básicos e evolução da História da Farmácia. História do medicamento. História das ideias científicas e história social. A História da Farmácia e da Terapêutica e a História da Ciência, da Tecnologia e da Medicina.

Fontes e métodos. As fontes históricas. A investigação e o método crítico.

A Medicina e a Farmácia na Antiguidade.

Sistemas médicos nas sociedades pré-urbanas e urbanas arcaicas. Sociedades pré-urbanas. Sociedades urbanas arcaicas. Saúde e Magia na Mesopotâmia.

A medicina clássica greco-romana. Culto de Asclépio. Bases filosóficas da Teoria dos Humores. As escolas pré-hipocráticas. Hipócrates. Patologia geral, terapêutica e ética hipocrá-ticas. Aristóteles e a ciência peripatética. A difusão da medicina grega no Mundo Antigo. A Escola de Alexandria. Medicina greco-romana. Dioscórides. Galeno. A sistematização da pa-tologia humoral. Classificação galénica dos medicamentos. A utilização de drogas e especiarias na Antiguidade. Profissões da área da farmácia e da terapêutica.

(2)

Medicina e Cristianismo na Antiguidade.

A cristianização do mundo antigo. A visão cristã da Medicina. Doença e pecado. Dor, sofri-mento e religião curativa. A condenação do culto de Asclépio. Herança da Filosofia e Medicina clássica. O culto dos santos. Medicina Bizantina. As heresias do Século V.

A Medicina e a Farmácia no mundo árabe O Islão e a herança greco-romana.A ascen-são do Islão. A literatura médico-farmacêutica árabe.

A Medicina e a Farmácia no Ocidente Cristão A Medicina e a Farmácia monástica. Canais dos conhecimentos greco-árabes para o Ocidente cristão. O Mediterrâneo. Salerno. Toledo. Farmácia laica e separação das profissões médicas. As universidades. Separação das profissões médicas. Especieiros e boticários em Portugal nos finais da Idade Média.

A Farmácia e a Terapêutica no Renascimento. Medicina, Farmácia e Humanismo. O Humanismo Médico. A Matéria médica no Renascimento. Dioscórides. Herbários modernos e jardins botânicos. Drogas, comércio e política. A destilação. Medicina e religião no Renas-cimento. Saúde e Reforma. Paracelso. Expansão europeia e conhecimento da flora exótica. Drogas de origem asiática e americana.

A Farmácia em Portugal nos séculos XV e XVI. A separação oficial entre a Medicina e a Farmácia. A regulamentação do exercício farmacêutico. Regimentos dos boticários. O Físico-mor e suas atribuições. A Farmácia hospitalar. Boticários na Expansão.

Da Revolução Científica ao Iluminismo.

A Medicina e a Revolução Científica do Século XVII. A Filosofia experimental. A rejeição das teorias aristotélicas na mecânica. As academias científicas. Tentativas de criar um sistema médico alternativo ao Galenismo. Iatroquímica. Iatromecânica. Boerhaave. Animismo. Matéria médica e farmácia barroca. Novas drogas. Quina. Ipecacuanha. Matéria médica e farmácia das Luzes. Depuração das farmacopeias.

A Farmácia em Portugal nos séculos XVII e XVIII. O Período barroco. A terapêutica em Portugal no século XVII. As sangrias. Introdução dos medicamentos químicos. Curvo Semedo. João Vigier. Literatura farmacêutica. Os remédios secretos. Aspectos sócio-económicos dos farmacêuticos. Formas de acesso à profissão e de organização. A Farmácia conventual. O Período das luzes. Castro Sarmento. Ribeiro Sanches. A Reforma Pombalina. A Junta do Proto-Medicato. A primeira Farmacopeia oficial.

A Farmácia Contemporânea.

A Farmácia e o paradigma médico-laboratorial. A Medicina hospitalar e o programa anatomo-clínico. Medicina hospitalar e medicina laboratorial. Medicina anatomo-clínica. Me-dicina de laboratório. A Microscopia e a Patologia Celular. Mentalidade fisiopatológica.

(3)

Menta-lidade etiopatológica. Toxicologia. Microbiologia. Pasteur e Koch. Farmacologia e terapêutica. Separação de princípios activos. Os alcalóides. Química Orgânica. Mecanismo de acção dos medicamentos. Farmacologia experimental. Quimioterapia sintética. Novos grupos fármaco-terapêuticos. Moléculas de síntese. O nascimento da indústria farmacêutica.

A Farmácia no Portugal Contemporâneo. O Liberalismo e a profissão farmacêutica. A Sociedade Farmacêutica Lusitana. O ensino superior farmacêutico. Farmacêuticos de 1ª e 2ª classe. A indústria farmacêutica nacional. Associativismo. O Sindicato Nacional dos Farmacêuticos. A evolução recente do sector farmacêutico.

2 Avaliação

2.1 Metodologia de Avaliação do Ensino Teórico

É realizado um exame final obrigatório correspondente à matéria leccionada no curso teórico.

2.2 Metodologia de Avaliação do Ensino Prático

No decorrer do curso prático, os alunos prepararão e apresentarão oralmente comentários de textos e outros trabalhos sobre os temas das aulas. Se, por algum motivo, houver alunos que não o possam fazer, apresentarão um curto ensaio escrito sobre um tema do programa. A avaliação prática resultará da avaliação destes trabalhos e da participação dos alunos na discussão.

2.3 Contributo da avaliação do Ensino Prático para a classificação final

A avaliação prática corresponde a uma percentagem de 20 % da classificação final.

3 Bibliografia Fundamental

Para a História da Farmácia e da Terapêutica, o estudante dispõe de uma variada bibliografia de carácter geral que o pode auxiliar a aprofundar os temas tratados e da qual vamos apenas indicar alguns títulos mais recentes. A obra que melhor integra a História da Farmácia no âmbito da História da Ciências e das modernas perspectivas historiográficas é El mito de Panacea de Francisco Javier Puerto Sarmiento[18]. Uma síntese mais recente, pode ser vista na obra Making medicines, coordenada por Stuart Anderson[1]. As restantes histórias gerais da Farmácia, como a obra monumental de G. Folch Jou, J. M. Sunné e J. L. Valverde[10] ou o livro em português de J. R. Pita[14], embora ricas do ponto de vista descritivo, são muito menos interessantes na abordagem dos problemas. Mais abundante é a literatura de História da Medicina. Para uma visão moderna da História Social da Medicina, ver o livro de Roy Porter, The greatest benefit to Mankind[17], a qual inclui um repertório actualizado da mais importante bibliografia em língua inglesa. O mesmo autor escreveu uma breve síntese da história da medicina, intitulada Blood & Guts. A short History of Medicine, traduzido para castelhano, com o título Breve Historia de la Medicina[15]. Dirigida pelo mesmo autor e profusamente ilustrada, ver a The Cambridge Illustrated History of Medicine[16]. O leitor dispõe igualmente dos dois volumes da síntese The

(4)

Western Medical Tradition, o primeiro para o período até 1800[6] e o segundo para o de 1800 a 2000[5], proveniente de autores da mesma escola. Em castelhano, dispomos da síntese, tão curta quanto interessante, de José Maria López Piñero, Breve historia de la medicina[13] e da monumental Historia Universal de la Medicina, de vários autores e coordenada por Pedro Laín, disponível em CD-ROM[12]. Para a história da descoberta de novos medicamentos nos séculos XIX e XX, o leitor dispõe dos livros de W. Sneader, Drug discovery[19] e de M. Weatherall, In search of a cure[20]. Forma um conjunto muito interessante e abrangente a série de dois livros de texto[9, 2], e duas colectâneas de fontes primárias e secundárias[8, 3], editadas pela Manchester UP em conjunto com a Open University para apoiar um curso desta última intitulado “Medicina e Sociedade na Europa, 1500-1930”. Para além das sínteses referidas, o estudante dispõe ainda de boas obras de referência, como a Companion encyclopedia of the History of Medicine[4] e a The Cambridge World History of Human Disease[11]. Para a história da Farmácia em Portugal, ver a síntese de J. P. Sousa Dias, A Farmácia em Portugal. Uma introdução à sua história[7].

Referências

[1] Anderson, Stuart (coorden.) Making medicines. A brief history of pharmacy and pahrma-ceuticals. Pharmaceutical Press, 2005.

[2] Brunton, D. Health, disease and society in Europe. 1800-1930. A source book. Manchester and New York: Manchester University Press / The Open University, 2004.

[3] —. Medicine Transformed. Health, disease and society in Europe. 1800-1930. Manchester: Manchester University Press / The Open University, 2004.

[4] Bynum, W. F. e Porter, R. Companion encyclopedia of the History of Medicine, vol. 1-2. London and New York: Routledge, 1993.

[5] Bynum, W. F. et al.. The Western Medical Tradition: 1800-2000. Cambridge University Press, 1aed., 2006.

[6] Conrad, L. I. et al.. The Western Medical Tradition. 800 BC to AD 1800. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

[7] Dias, J. P. Sousa. A Farmácia em Portugal. Uma introdução à sua história. Lisboa: Associação Nacional das Farmácias/INAPA, 1994.

[8] Elmer, P. The Healing Arts. Health, disease and society in Europe. 1500-1800. Manchester: Manchester University Press / The Open University, 2004.

[9] Elmer, P. e Grell, O.P. Health, disease and society in Europe. 1500-1800. A source book. Manchester and New York: Manchester University Press / The Open University, 2004. [10] Folch Jou, G.; Suñé, J. M. e Valverde, J. L. Historia General de la Farmacia. Madrid,

(5)

[11] Kiple, K. F. The Cambridge World History of Human Disease. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

[12] Laín Entralgo, P. Historia Universal de la Medicina. S.l.: Masson multimedia, multimédia ed., 1998.

[13] López Piñero, J. M. Breve historia de la medicina. Madrid: Alianza Editorial, 2000. [14] Pita, J.R. História da Farmácia. Coimbra: Minerva, 1998.

[15] Porter, R. Breve historia de la medicina. Las personas, la enfermedad y la atención sani-taria. Madrid: Santillana Ediciones, 2003.

[16] Porter, Roy. The Cambridge Illustrated History of Medicine. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

[17] —. The greatest benefit to Mankind. A medical history of humanity from antiquity to the present. London: Fontana Press, 2aed., 1999.

[18] Puerto Sarmiento, F. J. El mito de Panacea. Compendio de Historia de la Terapéutica y de la Farmacia. Madrid: Doce Calles, 1997.

[19] Sneader, W. Drug discovery. The evolution of modern medicines. Chichester: John Wiley & Sons, 1985.

[20] Weatherall, M. In search of a cure: a history of pharmaceutical discovery. Oxford: Oxford University Press, 1990.

Referências

Documentos relacionados

The probability of attending school four our group of interest in this region increased by 6.5 percentage points after the expansion of the Bolsa Família program in 2007 and

legacy from the ancient Greek and Roman world, arose modern secondary education, as contrasted with mediaeval church education.. Mediaeval education, after all, was

access to or distributing Project Gutenberg-tm electronic works

In the former Chapter, I have given you a short Account of that Part of the Laws of England which is called Lex Scripta, namely, Statutes or Acts of Parliament, which in their

Os temas analisados demonstram a existência do uso recorrente da estratégia desta diplomacia como instrumento de poder e faz com que seja um conceito cada vez mais presente

• Finalizando, conclui-se que o modelo desenvolvido no presente estudo permitiu caracterizar e distinguir as empresas prestadoras de serviço florestal, pois a definição

No município de Santa Maria todos os imóveis prediais cujo valor venal for inferior a 10.000 UFM dez mil Unidades Fiscais do Município serão isentos do pagamento do Imposto

A aula que vou apresentar, com um plano meu em anexo (Anexo F), corresponde ao plano 14 da unidade 3do manual, disponível em anexo (Anexo G), e foi das poucas aulas em