• Nenhum resultado encontrado

A Personificação é uma das técnicas mais eficazes que utilizamos para o processo de Transformação na Terapia de Transformação da Consciência.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Personificação é uma das técnicas mais eficazes que utilizamos para o processo de Transformação na Terapia de Transformação da Consciência."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PERSONIFICAÇÃO:

A Personificação é uma das técnicas mais eficazes que utilizamos para o

processo de Transformação na Terapia de Transformação da Consciência.

Você vai poder utiliza-la tanto ao final de uma sessão de Regressão de

Memória, em substituição à etapa da Transformação Reflexiva, quanto

poderá usá-la em uma sessão específica somente para o trabalho de

Personificação. Esta sessão específica terá como base a Regressão de

Memória já realizada anteriormente e a Personificação será realizada com

base no Personagem vivido pelo cliente nesta Regressão.

O objetivo principal é promover a Transformação da Consciência dos

conteúdos vindos daquela experiência e que ainda marcam a forma do

cliente funcionar na vida, bem como, vai auxiliar na remoção de resíduos e

cargas traumáticas vindas das experiências observadas na Regressão.

O roteiro abaixo é completo para uma sessão específica de Personificação.

No caso de utilizar a Personificação ao final da sessão de Regressão de

Memória o roteiro será o mesmo mas aconselhamos que você seja mais

breve e objetivo para evitar que a sessão se alongue demasiadamente, e

fique cansativa ou pouco produtiva.

(2)

ROTEIRO DE PERSONIFICAÇÃO

1- INDUÇÃO:

a. A PERSONIFICAÇÃO é uma técnica Dissociativa. Por isso, devemos fazer a Indução de forma a levar o cliente a usar a Imaginação para entrar em contato com seus conteúdos psíquicos mais sutis.

b. Para a Indução devemos considerar duas situações: Se vai ser uma Indução no final de uma sessão de Regressão na Etapa de

Transformação ou se será uma Indução no início de uma sessão específica de Transformação.

i. Indução no final de uma sessão de Regressão: como aqui o cliente já vem de um Estado Ampliado de Consciência e já reviveu algumas situações de Vida Passada, podemos fazer uma Indução mais rápida e objetiva:

1. (Após a intervenção: O que o Espírito leva desta vivência para outras vivências?) Agora... eu quero que você imagine esta minha sala... neste consultório... quero que você imagine a porta desta sala... você vai me descrever como você imagina... agora... esta porta.

2. (Depois que o cliente dá o mínimo de informações sobre a porta)

3. Então eu quero que você olhe para esta porta e se prepare... porque quando a porta se abrir você vai ver entrar este personagem que nós acabamos de ver na sua vivência... este (homem, mulher, criança, velho, velha, soldado, prostituta, etc.)

4. A porta se abre e entra este (Personagem) ... como ele está agora... neste momento... aqui? Descreva como ele está...

ii. Indução no início de uma sessão específica de Transformação: Após uma sessão de Regressão, podemos utilizar uma próxima sessão para uma PERSONIFICAÇÃO dos conteúdos vividos na Regressão visando a Transformação do cliente. Teremos, então, que fazer uma Indução mais completa para favorecer que o cliente entre num Estado Ampliado de Consciência:

(3)

1. Coloque-se numa posição bem confortável... Feche seus olhos... e observe a sua respiração... sem se preocupar em modificá-la... apenas tome consciência da sua respiração neste momento...

2. Agora... quero que você use a sua Imaginação para o trabalho que você vai realizar... quero que você imagine que está na minha sala... neste consultório... (Pode pedir para descrever melhor o local onde está. Sempre com o objetivo de aprofundar o EAC. Lembrar que não precisa ser o que tem de fato no consultório, mas o que vem na imaginação)

3. Agora eu quero que você volte a sua atenção para a porta do consultório... me descreva como é esta porta (na imaginação do cliente)... (explorar detalhes da porta). 4. Então eu quero que você olhe para esta porta e se

prepare... porque quando a porta se abrir você vai ver entrar aquele personagem que nós vimos na sua última vivência... aquele (homem, mulher, criança, velho, velha, soldado, prostituta, etc.)

5. A porta se abre e entra este (Personagem) ... como ele está aqui e agora... hoje... neste momento... ? Descreva como ele está...

2- EXPLORAÇÃO DO PERSONAGEM:

a. Esta Etapa da PERSONIFICAÇÃO, visa fazer com que o cliente use a imaginação para dar “forma” aos conteúdos psíquicos residuais da vivência e que ainda atuam no seu comportamento, seus padrões, traços de caráter e sofrimentos.

b. É importante explorar, fazendo perguntas abertas, as várias

possibilidades de como o Personagem pode estar. Neste momento estamos perguntando ao cliente como está o Personagem. Ainda não estamos promovendo um Diálogo entre os dois.

(4)

i. Como está a aparência dele agora?

1. Aqui estamos procurando identificar: a. Feridas;

b. Deformações; c. Manchas;

d. Coisas que chamam a atenção ou que sejam estranhas.

ii. A Expressão do rosto dele?

1. Sentimentos, dores, reações. iii. Como estão as roupas dele agora?

1. Roupas esfarrapadas ou em desalinho podem significar desequilíbrios ou desajustes nos conteúdos residuais. iv. Como ele se sente?

1. Aqui vamos iniciar o Diálogo. O cliente pode ter uma impressão de como o Personagem se sente (sensações e emoções) ou não. De qualquer maneira, vamos

incentivar o Diálogo.

3- DIÁLOGO INICIAL:

a. Ao darmos voz ao Personagem estamos favorecendo que o conteúdo psíquico que ainda não está totalmente consciente para o cliente surja. Quando o Personagem “fala” é o conteúdo Inconsciente que está sendo trazido à consciência. Daí a importância de se insistir no Diálogo.

i. Pergunte a ele como ele está hoje? ii. Como ele se sente?

iii. O que o leva a se sentir assim?

iv. O que parece que ele quer com você?

b. Outra finalidade do Diálogo é levar o cliente a reconhecer como o conteúdo que o Personagem traz ainda interfere no problema que estamos trabalhando neste momento ou em outro aspecto da vida do cliente.

i. Pergunte a ele como interfere hoje na sua vida atual, no seu (problema ou dificuldade que estamos trabalhando)?

(5)

ii. (Se o Personagem não disser ou souber) Você mesmo vai ter uma impressão de alguma situação de sua vida onde este Personagem influencia você, sua reação ou comportamento... você vai perceber um momento um situação onde fica claro este conteúdo...

iii. (Importante explorar os motivos, a lógica do Personagem naquele momento, como reflete no cliente, etc.)

4- TRABALHO ENERGÉTICO – IDENTIFICANDO OS CONTEÚDOS

a. Nesta Etapa, procuramos levar o cliente a identificar os conteúdos que o Personagem “traz” de forma mais concreta, ou seja, personificar emoções ou cargas que o Personagem possa estar “trazendo” e que esteja influenciando os problemas de nosso cliente.

b. É importante aqui explorar em detalhes para facilitar as próximas etapas e preparar a Integração.

i. Pergunte a ele se percebe as (feridas, manchas, estado geral dele, dores dele, etc. dados do item 2.b.i) no corpo dele? ii. Pergunte a ele qual o sentimento que ele experimenta agora? iii. Você vai olhar com uma visão de raio x para este (Personagem)...

e vai localizar onde ele sente, no corpo dele esta emoção/sentimento...

iv. Você vai ver esta (tristeza, raiva, etc.) como se fosse uma energia, um líquido uma substância ou um objeto... veja a primeira coisa que vem na sua mente...

v. É um líquido/energia/gás/pasta/luz, etc.? tem uma cor? É forte ou fraca? O que causa nele?

vi. Ele percebe esta energia/luz/líquido, etc.?

vii. Como ele reage quando percebe esta energia/luz/líquido, etc.? viii. Muda alguma coisa quando ele percebe?

5- BUSCANDO AS ORIGENS – ENTENDIMENTO;

a. Um dos erros mais frequentes do terapeuta é realizar o Trabalho

Energético neste ponto sem o entendimento adequado dos motivos dos resíduos ainda estarem atuando na vida atual. Muitos terapeutas

preferem aliviar o sofrimento do cliente trabalhando os conteúdos que surgiram anteriormente. É importante, antes de realizar o Trabalho Energético, buscar entender como estes resíduos se estabeleceram e o que gerou esta identificação.

(6)

b. Precisamos, na maioria das vezes, levar o cliente a entender e reviver os momentos em que alguma coisa aconteceu para cristalizar aquelas cargas.

c. Entretanto, não precisamos levar o cliente a uma Regressão típica. O importante é levar o cliente a rever os pontos principais que estejam relacionados ao conteúdo energético que estamos identificando. Vamos continuar utilizando a Personificação (técnica dissociativa) para acessar estes conteúdos.

d. Opção 1:

i. Parece que esta energia/luz/líquido, etc. que está nesta parte do corpo do Personagem sempre foi deste tamanho ou era menor e aumentou até chegar a este tamanho/forma?

ii. (Se sempre foi deste tamanho) Então quero que você veja o momento da vida do personagem onde esta energia/luz/líquido etc. entrou nele... o que acontece neste momento de

importante na vida do personagem?

iii. (Se cresceu até este tamanho) Então eu quero que você imagine alguma coisa que possa reduzir esta energia/luz/líquido, etc. até que fique do tamanho em que ela entrou no Personagem... o que você pode usar para isso? Então use/aplique isto até que fique do tamanho em que entrou nele... deixe que aconteça... e quando chegar ao tamanho você me diz ‘sim’... Agora que está do tamanho em que entrou eu quero que você vá para este momento... em que esta energia/luz/líquido, etc. entrou no personagem... você vai perceber este momento... o que acontece neste momento de importante na vida do personagem?

iv. (Explore a situação de forma focada, sem explorar os detalhes como numa Regressão típica).

e. Opção 2:

i. Imagine agora que você vai mostrar uma tela ao seu

personagem... como uma tela de cinema... e nela você vai pedir a ele para mostrar o momento que tudo isso começou... o que acontece neste momento de importante na vida do

(7)

f. Observação: algumas vezes o retorno para a origem daquela energia/luz/líquido etc. pode resultar numa situação daquela vida passada que não foi vista na Regressão anterior. É preciso entender a ligação da cena com o restante da vida e a morte ou consequências para o desfecho da vida do personagem. Aqui também é importante não estender demasiadamente a regressão para não perder o foco da Transformação da Personificação.

6- RELACIONANDO A ORIGEM DOS CONTEÚDOS COM O PROBLEMA EM FOCO;

a. Com o nível de consciência que o cliente tem agora de como tudo se formou, devemos favorecer que entenda como isso tem influenciado sua vida para ter os problemas e dificuldades que enfrenta hoje. É hora de favorecer que tenha insights que permitam resignificar os conteúdos para a vida atual e as necessidades de mudança. Ainda aqui, vamos utilizar a potência da Personificação para isso. Estimulando o Diálogo e o trabalho energético a ser feito pelo cliente com seu personagem.

i. Você consegue perceber, agora, o que o seu personagem vem trazendo para a sua vida atual pra você ter as

dificuldades/problemas que tem?

ii. Mostre a ele como isso tudo vem repercutindo na sua vida hoje...

iii. Pergunte a ele se essa forma de viver/reagir/sentir/pensar, etc. vem ajudando a ele?

iv. Naquelas situações que você percebeu no início, em que ele influencia a sua vida, você agora consegue entender o que ele pretendia? Quais eram as razões para se sentir

assim/reagir/pensar/tentar fazer daquele jeito?

b. Aqui podemos ter a possibilidade de iniciar o Trabalho Energético do próximo passo e preparar melhor a Integração. Basta ficarmos atentos ao que o personagem parece precisar ou o que foi determinante para a decisão/cristalização/identificação ocorrida na vida passada. Assim, podemos buscar a forma de atender ao que o “Personagem” precisa. c. Na verdade, quando fazemos isto, utilizando os recursos do próprio

cliente, estamos favorecendo que ele mesmo desenvolva formas de se tratar, de se cuidar ou de promover, ele mesmo, a sua transformação.

(8)

iii. Como ele pode conseguir isso agora? (procure perceber se o que o personagem precisa seja algo que existe na vida do cliente hoje. Por exemplo: família, trabalho, condições de vida, inteligência, oportunidades, etc.. Isso pode ser usado no

momento da Integração causando um impacto muito grande na vivência do cliente).

iv. Pergunte a ele se ele pode agir diferente agora que já sabe o que aconteceu e porque aconteceu?

7- TRABALHO ENERGÉTICO NAS MARCAS ATUAIS DOS CONTEÚDOS;

a. Nesta etapa, vamos auxiliar o cliente a tratar os resíduos energéticos que ainda permaneçam até aqui. Para isso, é preciso checar primeiro o que ainda resta e favorecer que o próprio psiquismo do cliente

identifique os recursos que necessita e que podem ser usados para este tratamento.

i. Olhe para o seu Personagem e perceba como ele está agora. ii. Ainda tem aquela energia/luz/líquido, etc. no corpo dele?

Modificou alguma coisa? iii. Como ele está agora?

iv. O que você tem vontade de fazer pelo seu personagem vendo ele assim, com essa energia/luz/líquido, etc.?

v. Você vai ter uma impressão agora de alguma coisa que você pode usar para ajudar o seu personagem a tirar essa

energia/luz/líquido, etc. Imagine a primeira coisa que vem á sua mente... mesmo que seja estranho...

vi. Como você pode usar isso para ajudar o seu personagem? vii. Deixe que isso possa ajudar o seu personagem... veja o que

acontece conforme isso vai acontecendo... como o seu personagem reage conforme vai

sumindo/reduzindo/retirando/pulverizando, etc. esta energia/luz/líquido, etc.?

b. É importante estar atento a todo tipo de ferida, manchas, confusão mental, energias que prejudicam, emoções fortes, etc. que precisam ser tratadas antes de ir para o próximo passo.

i. Observe como está o corpo dele agora...

(9)

iii. Use uma visão de raio x agora... como se você passasse um scanner pelo corpo do seu personagem... existe algo que chama a sua atenção?

c. Conforme o Personagem vai mudando de aspecto ou de reação

podemos pensar na Integração. Jamais tente integrar se o personagem não foi atendido no que ele precisa.

i. Observe como está o seu personagem agora... Como ele está? ii. Alguma coisa mudou nele? O que?

iii. Como você se sente conforme ele vai mudando isso/ficando assim/melhorando assim/se sentindo assim?

iv. Pergunte a ele do que ele mais necessita agora?

v. Como você pode ajudá-lo com isso/para que isso aconteça/para conseguir isso?

8- INTEGRAÇÃO;

a. Um dos principais objetivos da Personificação é favorecer a Integração do conteúdo psíquico que estava provocando a dificuldade ou problema do cliente. Quando Personificamos este conteúdo como um

personagem ou personificamos os resíduos emocionais, físicos ou mentais e uma forma de energia, permitimos a resignificação e a possibilidade de uma nova organização psíquica que leve a uma

modificação nos padrões de reação e de comportamento, ou seja, numa possibilidade de Transformação da Consciência.

b. Por isso, a Etapa da Integração é tão importante e só pode ser levada a cabo quando já “tratamos” de forma adequada as partes identificadas na Personificação (Entendimento, emoções, feridas, trabalho

energético, etc). Quando as etapas anteriores foram percorridas de forma eficaz, a Integração ocorre naturalmente. Às vezes até acontecem antes mesmo do terapeuta conduzir as intervenções necessárias.

Quando não acontece naturalmente, a Integração deve levar o cliente a integrar a Parte ou Personagem (já “tratados” e em maior equilíbrio) ao próprio cliente.

i. (Após a etapa 7 e 8) Como parece que está agora o seu personagem?

ii. Perceba se existe ainda algum resíduo daquela energia/luz/líquido/emoção/ferida/cicatriz, etc..?

(10)

iii. Como ele se sente agora?

iv. O que você sente por ele neste momento?

v. O que você gostaria de fazer com o seu personagem agora, pensando em todo que ele passou/aprendeu/fez, etc..?

c. Normalmente, neste ponto, o cliente tem uma atitude mais amorosa e afetuosa com o personagem que também tende a demonstrar maior equilíbrio e harmonia. Este é o indicativo de que a Integração é viável. O cliente, normalmente tende a querer abraçar/dar as

mãos/cumprimentar, etc. o personagem. Se ele não fizer isso espontaneamente, o terapeuta pode checar se ele quer fazer uma destas ações.

i. Imagine que você se aproxima de seu personagem... e sente como ele está agora... aproxime-se dele até quase tocá-lo e sinta como ele está... abrace-o suavemente... sinta o que acontece entre vocês agora... deixe que ele entre em você... se misture a você... até que você e ele são um só... sinta... deixe que

aconteça...

ii. O que acontece agora?

iii. Como você se sente com isso?

iv. Você consegue percebê-lo ainda dentro de você? (caso afirmativo) Onde ele parece estar no seu corpo?

v. Como você se sente com ele integrado/dentro de você? vi. Quais os recursos que ele traz para você? Para superar as suas

dificuldades de hoje?

9- ANTEVENDO A TRANSFORMAÇÃO NO FUTURO:

a. Para finalizar a sessão, é importante auxiliar o cliente a começar a antever suas novas possibilidades de reação no futuro a partir da elaboração dos conteúdos psíquicos ocorridos na sessão. Esse é o início do processo de Transformação já a partir do término da sessão.

i. Alguma coisa importante ainda que você sente agora? ii. Agora eu gostaria que você imaginasse um momento futuro

qualquer... em breve... onde você estiver passando por uma situação (relacionar ao problema ou dificuldade do cliente)... iii. Só que agora eu quero que você imagine como vai

(11)

11 com o seu personagem integrado a você... enriquecido com a experiência de hoje...

iv. Perceba como você está nesta situação... o que acontece de diferente com você/situação?

v. Como você se sente agora?

vi. Alguma coisa importante que você percebe ainda?

10- RETORNO.

a. A partir da conclusão destes passos, precisamos checar se ainda existe algum tipo de resíduo para realizar o retorno ao estado de Consciência de Vigília.

i. Perceba se você sente alguma sensação física ruim... algum sentimento ruim...

ii. (Se o cliente ainda relata algo ruim) Perceba o que causa este sentimento/sensação/impressão ruim ainda?

iii. (se o cliente relata sentimento/sensação/impressão boa) Então sinta isso... perceba como agora você pode manter esse

sentimento/sensação/impressão, etc. com você a partir de hoje... em todas as situações de sua vida...

iv. Você se sente bem agora?

v. Então eu quero que você vá retornando para o aqui e agora... no seu tempo... mas retornando... sentindo o seu corpo, sentado nesta poltrona... ouvindo a minha voz... os ruídos da sala... vá abrindo os olhos.

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes