• Nenhum resultado encontrado

ORGÃO OFICIAL da FEDERAÇÃO de MOTOCICLISMO de PORTUGAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORGÃO OFICIAL da FEDERAÇÃO de MOTOCICLISMO de PORTUGAL"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

ORGÃO OFICIAL da FEDERAÇÃO de MOTOCICLISMO de PORTUGAL

Federação de Motociclismo de Portugal, Largo Vitorino Damásio, 3 C - Pavilhão 1 - 1200 - 872 Lisboa Tel: 213936030/Fax: 213971457 www.fmportugal.pt fmp-geral@netcabo.pt

23

0

D

ez

em

br

o 20

13

A Assembleia Geral da Federação de Motociclismo de Portugal decorreu a 15 de Dezembro, na Batalha. Relatámos as atividades de 2013 salientando que, apesar das dificuldades financeiras decorrentes da grande redução dos apoios habituais, realizámos de forma satisfatória os campeonatos nacionais e troféus das várias modalidades e assegurámos a presença de quatro seleções nacionais nas respectivas competições internacionais: Trial das Nações (França), Motocross das Nações (Alemanha), International Six Days Enduro (Itália) e Quadcross das Nações (Itália). Realçámos a obtenção de vários resultados internacionais de grande mérito, tanto a nível individual como colectivo, incluindo até títulos mundiais - Paulo Gonçalves – e europeus – Seleção Enduro Júnior.

Apresentámos, discutimos e aprovámos o Plano de Atividades e o Orçamento para 2014. Os dois documentos dão continuidade às opções assumidas em anos anteriores e visam a sustentabilidade do motociclismo em época de escassez de apoios e consequente contenção de custos. Incidimos prioritariamente na redução do orçamento de funcionamento para não penalizar as atividades desportivas, mototurismo e mobilidade, que nos propomos realizar em 2014 e que podem analisar neste número da Moto Portugal.

Concedemos o Colar de Mérito a Paulo Gonçalves, a Medalha de Mérito a Henrique Belmar da Costa e Diplomas de Mérito a Germano Pereira, Fernando Sousa, João Pinto e Fuchs Silkolene.

Editorial

Manuel Marinheiro

(2)

Noticiário

A FEDERAÇÃO DE MOTOCICLISMO DE PORTUGAL (FMP) aprovou a 15 de Dezembro, em Assembleia-Geral, o Orçamento e Plano de Actividades para 2014, assim como procedeu à atribuição de alguns galardões da instituição.

No Auditório da ExpoSalão, na Batalha, onde decorria o 1º Salão dos Campeões, compareceram delegados de 15 clubes filiados, que por unanimidade aprovaram todas as propostas apresenta-das à Assembleia.

Em termos orçamentais, no próximo ano a Federação pretende executar 1.105.362 euros, contra 1.200.00 no exercício de 2013. Uma redução explicada pelo presidente da FMP, Manuel Marinheiro: “A elaboração do Orçamento teve em conta os con-dicionalismos financeiros e económicos do país, transversais a todas as modalidades. Numa ép o c a de escassez de meios, de patro-cínios, a redução do orçamento em cerca de 10% teve como p r io r id a d e a contenção em despesas de funcionamento, para não penali-zar a actividade desportiva.” No plano despor-tivo, em 2014 Portugal terá pro-vas pontuáveis

para os “Mundiais” de Superbike (em Portimão) e Enduro (Vale de Cambra), enquanto a Baja de Portalegre continuará a integrar a Taça do Mundo nessa modalidade. Haverá também duas provas válidas para os Campeonatos da Europa de Motocross 65-85cc (em Fernão Joanes) e de Bajas (Idanha-a-Nova).

Além disso, o circuito de Portimão acolhe também uma jornada do Campeonato Internacional FIM/ CEV Repsol. Por outro lado, em Sabrosa terá lugar no mês de Setembro o “MotoCamp”, o segundo evento mototurístico mais importante da FIM.

Quanto aos Campeonatos Nacionais, registe-se o acréscimo no número de provas na Velocidade (passa de 6 para 9, equitativa-mente repartidas por Braga, Estoril e Portimão), e também no Trial. Ainda na Velocidade, irá surgir um novo Campeonato Ibérico, com duas provas em Espanha e uma em Portugal.

No que respeita às Motos Clássicas, esta competição passa a ter estatuto de Campeonato, mantendo-se em pista o Troféu Século XXI/ Taça Luís Carreira.

Outras novidades interessantes no plano desportivo consistem no surgimento de um Troféu monomarca, designado Kawasaki/

Multimoto, incluído no programa das provas do “Nacional” de Motocross e de duas jornadas de Supercross, que irá atribuir prémios monetários e em produto.

Já no Quad-Cross, é extinto o Troféu Basic, existindo duas classes de Troféu – Q1 e Q2 – que partilham as pistas e também apuram o campeão nacional.

No Todo-Terreno, pretende-se montar um sistema de GPS para todas as provas, e os resultados do Prólogo passam a contar obrigatoriamente para a classificação final. No Enduro, irá surgir uma nova classe de Super-Veteranos.

Após um ano de interregno, a Federação pretende relançar a mo-dalidade de Supermoto, estando a estudar um novo formato para esse efeito. No mesmo sentido, tenciona revitalizar a modalidade de acrobacias, anteriormente designada “Stunt Riding”, mas com novas regras e nome: “Urban Free Style”. No Mototurismo, além do hab i t u a l c a -lendár io d e Concentrações e Troféu de Moto-Ralis, a próxima edição do “Portugal de Lés-a-Lés” terá par tida em Lagoa, no Algar ve, se -guindo até ao Minho junto à orla costeira, entre os dias 7 e 9 de Junho.

Já o Dia do Motociclista será celebrado a 27 de Abril, em Viana do Castelo.

No âmbito da Mobilidade, a FMP está a tentar sensibilizar diversas autarquias no sentido de aproveitar a oportunidade agora conferida pelo Código da Estrada, que permite às autarquias aprovarem a utilização de faixas “BUS” por motociclistas. Já a Comissão Médica irá actualizar o seu Código à luz das novas directrizes do Código Médico da FIM, sendo que em 2013 houve controles em cinco modalidades, sem nenhum caso positivo a assinalar. Quanto a galardões, pela segunda vez na história da Federação de Motociclismo de Portugal foi atribuído o Colar de Mérito, distin-guindo o campeão mundial de Todo-o-Terreno, Paulo Gonçalves. A Medalha de Mérito Motociclista foi conferida ao Dr. Henrique Belmar da Costa – antigo presidente da Assembleia Geral e do Conselho Jurisdicional – e com Diplomas de Mérito Motociclista foram distinguidos a Fuchs/Silkolene, Germano Pereira, Fernando Sousa e João Pinto.

A próxima Assembleia-Geral, em Março, terá lugar em Lamego.

Assembleia Geral

na Batalha

(3)

DE 13 A 15 DE DEZEMBRO, teve lugar nos pavilhões da Exposalão, na Batalha, o 1º Salão dos Campeões, um evento que reuniu pela primeira vez os Campeões Nacionais de Motociclismo, Automobilismo e Karting, bem como as suas máquinas, numa organização conjunta da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) e da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). Um evento único que levou até à Batalha alguns milhares de visitantes, que não quiseram deixar de ver bem de perto as máquinas campeãs, mas também conviver e congratular os seus pilotos pelos excelentes resultados desportivos.

Cerca de 40 carros, 10 motos e 10 karts estiveram em plano de destaque, e, para além dos Campeões Nacionais que estiveram presentes ao longo dos três dias, numa vasta lista de nomes que foi desde os dos Karts à Velocidade, do Todo-o-Terreno aos Ralis, houve ainda tempo para uma sessão de autógrafos dos campeões nacionais, a que se juntaram António Félix da Costa e Filipe Albuquerque. Ambos elogia-ram esta iniciativa que espeelogia-ram se repita por muitos anos. Para os responsáveis quer da FPAK quer da FMP o desfecho: "Não poderia ser mais positivo. Pela primeira vez juntámos automobilismo e motociclismo numa iniciativa pioneira e que foi do agrado de todos os participantes mas, sobretudo, do público que nos três dias de certame visitou entusiasti-camente a Exposalão. Ficámos com a certeza de que este evento é para repetir e perdurar no tempo. O nosso obrigado à Exposalão, aos pilotos e a todos aqueles que tornaram possível esta iniciativa”, afirmaram aqueles dirigentes.

PORTUGAL CONTA COM DOIS NOVOS DIRI-GENTES no seio da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O Presidente da FMP, Manuel Marinheiro, foi eleito para o Painel Judicial, e Rodrigo Castro passa a integrar a Comissão de Motocross. Em consequência, sobe para nove o número de dirigentes

portugueses que fazem parte de diversos órgãos da FIM, a começar pelo Presidente adjunto da instituição, Jorge Viegas. Uma representação significativa, que também reconhece o mérito do trabalho desenvol-vido, a nível internacional, pela Federação de Motociclismo de Portugal.

A Assembleia-Geral da FIM teve lugar nos dias 29 e 30 de Novembro, no Mónaco, e o evento encerrou com uma cerimónia de gala, durante a qual foram entregues os troféus aos Campeões do Mundo em 2013. Entre eles, esteve Paulo Gonçalves, detentor do título mundial de Todo-Terreno 2013.

1ª Salão dos Campeões

Dois novos dirigentes portugueses na FIM

A FMP e a FPAK uniram-se para a organização deste primeiro Salão dos Campeões, que teve lugar nos pavilhões da Exposalão, na Batalha

(4)

Noticiário

LAGOA VAI ACOLHER A ENORME E COLO-RIDA CARAVANA do Portugal de Lés-a-Lés, protagonizando, a 7 de Junho, o arranque da 16.ª edição da grande aventura. Com belíssimas e pouco conhecidas praias a servirem de palco ao prólogo do maior evento mototurístico da Europa, organi-zado pela Federação de Motociclismo de Portugal.

Baluarte de um Algarve diferente, com praias pouco conhecidas que são verda-deiras pérolas selvagens, da Albandeira

ao Vale de Centeanes, do Barranco aos Tremoços, do Carvoeiro a Levante, de Caneiros à Senhora da Rocha, Lagoa volta assim a marcar presença no Portugal de Lés-a-Lés. Praias desconhecidas de grande parte dos veraneantes devido aos aces-sos complicados, e que serão visitadas pelos mototuristas, graças ao empenho e entusiasmo do Moto Clube de Lagoa, em itinerário do prólogo que passa ainda por lugares como Ferragudo ou Sítio das Fontes.

Antes disso, a cidade de Lagoa será palco da recepção aos participantes e das im-prescindíveis verificações documentais e técnicas, para, logo a seguir, oferecer o jantar de abertura, na Fatacil. E no dia 8 de junho, bem cedo na manhã de domingo, será local da partida dos aventureiros rumo ao Douro Litoral, onde terminará uma jornada que, ao longo de dois dias bem preenchidos de animação, aventura e descoberta, promete revelar mais segredos de um País repleto de motivos de interesse.

(5)
(6)

Calendário

Nacional

2014

14/16 de Fevereiro Eskimós – M.C. Vila do Conde 2/4 de Maio M.C. do Montijo 9/11 de Maio A.M.C. Galos de Barcelos 16/18 de Maio M.C. Campense 23/25 de Maio M.C. Prado

23/25 de Maio J.C. Aljezurense – Moto Ratos 30-5/1 de Junho M.C. Foz do Lima 30-5/1 de Junho Moto Convívio Olhão 6/8 de Junho M.C. Brotas 6/8 de Junho M.C. Alfena 7/8 de Junho M.C. Almodôvar 13/15 de Junho M.C. Braga 13/15 de Junho M.C. Moura 20/22 de Junho M.C. Valpaços 26/29 de Junho M.C. Mirandela 27/29 de Junho M.C. Tesos do Ribatejo 4/6 de Julho M.C. Vila do Conde 4/6 de Julho M.C. Barreiro 11/13 de Julho G.M. Rodas do Relógio 17/20 de Julho Concentração Internacional M.C. Faro 25/27 de Julho M.C. Abutres do Douro 25/27 de Julho C.M. Chaves 1/3 de Agosto C.M. Motabout 1/3 de Agosto M.C. Xupa Kabras 8/10 de Agosto M.C. Bragança 8/10 de Agosto M.C. Baionense 14/17 de Agosto Góis M.C. 22/24 de Agosto G.M. Vilar de Mouros 22/24 de Agosto M.C. Viseu 29/31 de Agosto C.A. Lamego 29/31 de Agosto G.M. Vidigueira 5/7 de Setembro C.M.C. Guimarães 5/7 de Setembro M.C. Tuku Tuku Cast. Branco 12/14 de Setembro M.C. Mafra

12/14 de Setembro M.C. Lagoa 3/5 de Outubro M.C. Estremoz 8/9 de Novembro M.C. Tubarões de Portugal 14/16 de Novembro M.C. Vale do Sousa

CONCENTRAÇÕES

27 de Abril Dia Nacional do Motociclista – Viana do Castelo 7/9 de Junho 16º Portugal de Lés a Lés

10/12 de Setembro FIM MotoCamp – M.C. Porto

EVENTOS ESPECIAIS

22/23 de Março “Amendoeiras em Flor” - M.C. Bragança 10/11 de Maio “Sardoal e Vila de Rei” - M.C. Motards do Ocidente 5/6 de Julho “Serra da Arrábida” - C. Varadero Crosstourer 20/21 de Setembro “Alto Minho” - A.M.C. Galos de Barcelos 18/19 de Outubro “Do Unhais ao Ceira” - Góis M.C. 8/9 de Novembro “Vamos dar-lhe Penafiel” - C.M.C. Guimarães

(7)

30 de Março Cinfães 4 de Maio Torres Vedras 18 de Maio Escudeiros 15 de Junho Rebordosa 29 de Junho Serpins 28 de Setembro Vila Nova de Cerveira 19 de Outubro Oliveira de Frades 9 de Novembro Paredes de Coura

NACIONAL DE TRIAL

12/13 de Abr. Campeonato do Mundo de Enduro – Vale de Cambra 28/29 de Jun. C. da Europa de Motocross 65-85 cc – Fernão Joanes 4/6 de Jul. Campeonato do Mundo de Superbike – Portimão 12/13 de Set. Campeonato da Europa de Bajas – Idanha-a-Nova 30-10/1 de Nov. Taça do Mundo de Bajas – Portalegre 1/2 de Nov. Campeonato Internacional FIM/CEV - Portimão

PROVAS INTERNACIONAIS

EM PORTUGAL

18/19 de Abril Braga I 26/27 de Abril Portimão I 11 de Maio Estoril I 8 de Junho Estoril II 4/6 de Julho Portimão II (*) Data a designar Braga II 14 de Setembro Estoril III 11/12 de Outubro Braga III 1/2 de Novembro Portimão III (**)

(*) Só para SBK e STK600, integrado no programa do Mundial SBK (**) Prova integrada no programa do Campeonato FIM/CEV

NACIONAL DE VELOCIDADE

19 de Julho Oliveira Santa Maria 2 de Agosto Poutena 9 de Agosto Fafe 16 de Agosto Quintiães 23 de Agosto Parceiros

NACIONAL DE SUPERCROSS

16 de Fevereiro Góis 16 de Março Régua 19 de Abril Lousã 18 de Maio Castelo Branco 22 de Junho Valpaços 13 de Julho Águeda 21 de Setembro A designar 11/12 de Outubro A designar

NACIONAL DE ENDURO

5 de Abril Lamego 5 de Julho Torres Vedras 26 de Julho Vila Nova de Gaia 2 de Agosto Esposende

Nota: Haverá mais uma prova, em local e data a designar

NACIONAL DE TRIAL INDOOR

25 de Maio Jerez 29 de Junho Albacete 14 de Setembro Estoril

VELOCIDADE

(CAMPEONATO IBÉRICO)

27 de Julho 500 Km do Estoril

Nota: Os calendários dos Campeonatos Nacionais de QuadCross, Supermoto e Urban Freestyle, encontram-se ainda por definir

RESISTÊNCIA

EXTRA-CAMPEONATO 29/30 de Março Ferraria 25/26 de Abril Ervideira 31-5/1 de Junho Alcoutim 27/28 de Junho Proença/Oleiros 12/13 de Setembro Idanha-a-Nova 4/5 de Outubro Góis 30-10/1 de Novembro Portalegre

NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

23 de Março Freixo de Espada à Cinta 6 de Abril Marinha das Ondas 26 de Abril A designar 1 de Maio Moçarria 28/29 de Junho Fernão Joanes (*)

(*) Jornada dupla

(8)

Calendário

Internacional

2014

23 de Março G.P. Qatar Losail 13 de Abril G.P. Américas Austin 27 de Abril G.P. Argentina Termas de Rio Hondo 4 de Maio G.P. Espanha Jerez de la Frontera 18 de Maio G.P. França Le Mans 1 de Junho G.P. Itália Mugello 15 de Junho G.P. Catalunha Montmeló 28 de Junho G.P. Holanda Assen 13 de Julho G.P. Alemanha Sachsenring 10 de Agosto G.P. Indianapolis Indianapolis 17 de Agosto G.P. Rep. Checa Brno 31 de Agosto G.P. Grã-Bretanha Silverstone 14 de Setembro G.P. San Marino Misano 21 de Setembro G.P. Aragón Motorland Aragón 28 de Setembro G.P. Brasil Brasília 12 de Outubro G.P. Japão Motegi 19 de Outubro G.P. Austrália Phillip Island 26 de Outubro G.P. Malásia Sepang 9 de Novembro G.P. Com. Valenciana Valência

MUNDIAL DE VELOCIDADE

23 de Fevereiro Austrália Phillip Island 13 de Abril Espanha Motorland Aragón 27 de Abril Holanda Assen 11 de Maio Itália Imola 25 de Maio Inglaterra Donington 8 de Junho Malásia Sepang 22 de Junho Itália Misano

6 de Julho Portugal Portimão

13 de Julho Estados Unidos Laguna Seca 7 de Setembro Espanha Jerez de la Frontera 21 de Setembro Rússia Moscovo 5 de Outubro França Magny Cours 19 de Outubro África do Sul Phakisa Freeway 2 de Novembro Por anunciar

MUNDIAL DE SUPERBIKE

1 de Março Qatar Losail 9 de Março Tailândia St Racha (Bangkok) 30 de Março Brasil Beto Carrero 13 de Abril Itália Arco di Trento 20 de Abril Por anunciar

4 de Maio Holanda Valkenswaard 11 de Maio Espanha Talavera 1 de Junho França St. Jean d'Angely 15 de Junho Itália Maggiora 22 de Junho Alemanha Teutschenthal 6 de Julho Suécia Uddevalla 13 de Julho Finlândia Hyvinkää 27 de Julho Rep. Checa Loket 3 de Agosto Bélgica Por anunciar 17 de Agosto Ucrânia Dimitrov (Donetsk) 7 de Setembro Brasil Goiânia 14 de Setembro México Leon

Motocross das Nações

28 de setembro Letónia Kegums

MUNDIAL DE MOTOCROSS

26/27 de Abril Bol d'Or (24H) Magny Cours, França 27 de Julho 8 Horas de Suzuka Japão 23 de Agosto 8 Horas de Oschersleben Alemanha 20/21 de Setembro 24 Horas de Le Mans França 14/15 de Novembro 2 Horas de Doha Losail, Qatar

(9)

6 de Abril Jerez de la Frontera Espanha 18 de Maio Le Mans (*) França 8 de Junho Motorland Aragón Espanha 22 de Junho Catalunha Espanha 6 de Julho Albacete Espanha 7 de Setembro Navarra Espanha

2 de Novembro Portimão Portugal

16 de Novembro Valência Espanha

(*) Só Moto3

CAMPEONATO INTERNACIONAL

FIM-CEV

5/6 de Abril Espanha Solsona

12/13 de Abril Portugal Vale de Cambra

10/11 de Maio Grécia Kalampaka 7/8 de Junho Finlândia Heinola 14/15 de Junho Suécia Henköping 5/6 de Julho México Guanajuato 2/3 de Agosto Itália Lumezzane 13/14 de Setembro França Brioude

International Six Days Enduro

3/8 de Novembro Argentina San Juan

MUNDIAL DE ENDURO

12/13 de Abril Austrália Mt. Tarrengower 26/27 de Abril Japão Motegi 24/25 de Maio França Ile Rousse, Córsega 1 de Junho Itália Alagna Valesesia 13 de Julho Bélgica Comblain-au-Point 19/20 de Julho Inglaterra Penrith 27 de Julho França La Mongie 6/7 de Setembro Espanha Arnedillo

Trial das Nações

13/14 de Setembro Andorra Sant Julià

Mundial de X-Trial (Indoor)

4 de Janeiro Inglaterra Sheffield 25 de Janeiro França Marselha 9 de Fevereiro Espanha Barcelona 15 de Março Itália Milão 21 de Março França Nice 28 de Março Espanha Madrid

MUNDIAL DE TRIAL

14/16 de Março Baja Itália (ITA) 18/20 de Julho Baja Aragón (ESP) 14/17 de Agosto Baja Hungria (HUN) 28/31 de Agosto Baja Polónia (POL) 30-9/2 de Outubro Baja Marrocos (MAR)

30-10/1 de Novembro Baja Portalegre (POR)

TAÇA DO MUNDO DE BAJAS

4/10 de Abril Abu Dhabi Desert Challenge (EAU) 20/25 de Abril Sealine Cross Country Rally(QAT) 18/25 de Maio Rali dos Faraós (EGI) 7/12 de Junho Sardegna Rally Race (ITA) 21/30 de Agosto Rali dos Sertões (BRA) 3/9 de Outubro Rali de Marrocos (MAR)

MUNDIAL DE RALIS TT

2 de Março Lituânia Kaunas 8/9 de Março Alemanha Berlim 23 de Março Polónia Gdansk 21/22 de Junho Suiça Basileia 17/18 de Agosto China Pequim 26 de Outubro Letónia Riga 8 de Novembro Rep. Checa Liberec 14 de Dezembro Bulgária Sofia

(10)

O PLANO DE ACTIVIDADES QUE SE APRESENTA TEM EM CONTA OS CONDICIONALISMOS ECONÓ-MICOS E FINANCEIROS QUE O PAÍS ATRAVESSA,

e a que o motociclismo não é alheio e não deixa de ser por eles afectado.

A proposta de Orçamento para 2014 dá continui-dade às opções assumidas em anos anteriores, e visa a sustentabilidade do motociclismo em época de escassez de apoios e consequente contenção de custos. Comparando com a do ano passado, constatarão que diminuímos os custos em aproxi-madamente 10%, correspondendo aos cortes de receitas já conhecidos. Os Campeonatos Nacionais das várias disciplinas – o nosso core business – continuarão a ser assegurados, com as limitações inerentes à conjuntura em que vivemos. No que respeita a provas de campeonatos mun-diais, continuaremos a ter o Mundial de Superbikes em Portimão, o Mundial de Enduro em Vale de Cam-bra e a Baja Portalegre. Infelizmente, tudo indica que o Mundial de Motocross não se deslocará a Águeda em 2014, e a verificar-se esta situação, que lamentamos, esperamos que seja um inter-regno de muito curta duração. Quanto a provas

promessas do Motocross Europeu, em Fernão Joa-nes, e o Europeu de Bajas em Idanha-a-Nova. No que respeita a outros eventos internacionais FIM, teremos o regresso do FIM Motocamp, desta vez a Sabrosa e Vila Real, e uma prova do nóvel Cam-peonato de Espanha Internacional em Portimão. No Mototurismo continuaremos a apresentar um longo calendário de Concentrações e de Moto-Ralis Turísticos, e a 16ª edição do Portugal de Lés-a--Lés que se irá disputar entre o Algarve e Minho, percorrendo as magníficas paisagens do litoral. O 18º Dia Nacional do Motociclista terá lugar em Viana do Castelo, juntando aí, numa cerimónia ímpar no panorama do motociclismo mundial, todos aqueles que gostam de andar de moto e de quem anda de moto.

No que diz respeito à Mobilidade, esperamos con-seguir ultrapassar os obstáculos que têm sido colocados à regulamentação da certificação do motociclo histórico, e que a

regulamentação das inspecções periódicas seja mais bem ponderada e que o Governo siga as recomendações das entidades com conhecimento nesta área. Ainda na área da mobilidade,

preten-forme possibilidade prevista na recente alteração do Código da Estrada.

ENDURO

- Época com sete provas de um dia e uma prova com dois dias de duração.

- Utilização da totalidade do ano (Fevereiro a Outubro).

- Não exclusão de nenhum resultado (continua-ção de 2013).

- Nas provas de um dia, as verificações poderão ser feitas no próprio dia das 8h00 às 9h00 (poderão ser efectuadas também no sábado à tarde); Pilotos Elite e Open que quiserem efectuar as verificações no próprio dia serão acrescidos de uma taxa de 10,00€.

- Classe Elite – Existirá uma classificação Geral que consagrará um Campeão Absoluto.

- Criação da Classe Super Veteranos onde poderão participar pilotos com idade igual ou superior a 48 anos no ano de competição (1 Janeiro). - Classe Hobby – Poderão participar pilotos estran-geiros, a não ser que tenham licença desportiva no País de origem.

Texto:FMP

Aprovado em Assembleia Geral da FMP, de 15 de Dezembro de 2013,

eis o Plano de Actividades desta federação para a época de 2014.

Plano de

actividades

2014

Propostas

(11)

motoportugal 11 motoportugal 11

- Introdução de três provas Vintage integradas no CNE.

- Valores de inscrição: 50,00€ para a classe Hobby; 60,00€ para as outras classes nas provas de 1 dia e 80,00€ para as de 2 dias.

QUADCROSS

- Época com 6 provas de Quadcross, de Março a Agosto.

- Continuação da exclusão de um resultado – serão, na totalidade, 11 resultados válidos para as contas finais do Campeonato.

- Inscrições de 20,00€ por piloto/prova (excep-ção Classe Hobby).

- Instituição de prémios monetários nas corridas, consoante o número de inscrições, e pagos aos três primeiros classificados da Geral QX Elite. - Anulação do Troféu Nacional de Pitbikes. - Anulação da Classe Basic e criação do Troféu QX2 e QX1, de onde sairá uma classificação à geral e o consequente Campeão Nacional QX Elite.

- Criação do Troféu Proto e Mini QX, de onde sairá uma classificação à geral e o consequente Campeão Nacional de Iniciados.

- Classe Hobby com idade mínima de 14 anos e com uma taxa de inscrição de 40,00€. - Mangas de 18 minutos + 2 voltas para QX Elite e mangas de 10 minutos + 2 voltas para Iniciados.

- Para que um campeonato seja considerado como válido deve conter, em média, um mínimo 5 pilotos por prova, ou será considerado Troféu.

MOTOCROSS

- Inclusão no programa das provas de Campeonato Nacional de MX disputadas em território continental e em mais duas de SX, um troféu denominado Kawasaki/Multimoto, aberto a todos os pilotos utilizadores de motos Kawasaki. Este mesmo troféu será ainda aberto à classe de Iniciados, e irá atribuir prémios em produto e monetários aos possuidores de motos Kawasaki.

A Multimoto ir á activar uma campanha de marketing agressiva para cativar pilotos para este troféu, em conjugação com a sua rede de concessionários, irá ainda promover as provas dos Campeonatos Nacionais, disponibilizará um camião na zona do pa-ddock com animação, requerendo em troca apenas alguns passes para convidados e concessionários. - Inclusão do auto-denominado Troféu Sintra MX nos calendários da FMP. Este é mais um passo por parte da Federação para que as provas de motociclismo decorram dentro da legalidade e com as condições de segurança adequadas à prática desportiva.

- Em termos de formação irão ser levados a cabo os habituais seminários técnicos (Directores de Prova/Comissários/Verificadores) no início do ano. - Delinear um plano de acção em termos da selec-ção com a perspectiva de organizar dois estágios com vista à preparação do Motocross das Nações 2014, a disputar em Kegums, na Letónia. - No campo da formação e apoio à competição de novos e jovens valores, iremos apostar de forma mais consistente em dois ou três valores nacionais, à semelhança do que se fez em 2013, para permitir

que os mesmos se desloquem às competições internacionais com o apoio da FMP.

- A Escola de Motocross irá também propor um plano de trabalho, onde o objectivo é criar condi-ções para a realização de estágios mensais com jovens pilotos.

- Em termos de provas Internacionais, a Comissão congratula a ACDR de Fernão Joanes pela aprova-ção da sua candidatura ao Europeu de Motocross 65 cc/85 cc, a decorrer em Junho, prova que con-tará igualmente para o Nacional de Motocross nas Classes MX1, MX2 e MX Elite, bem como para o Troféu Kawasaki.

SUPERMOTO

- Rever o formato de organização das provas de Supermoto, por forma a revitalizar uma disciplina que tem tido poucos pilotos e muitas dificuldades em arranjar clubes organizadores.

- Levar a efeito pelo menos três provas durante o ano de 2014, e que servirão de teste a este novo formato, e assim relançar o Campeonato Nacional de Supermoto em 2015 de forma sustentada.

TODO-O-TERRENO

- Continuar com o nível deste Campeonato, apesar das dificuldades que o País atravessa.

- Manter as provas que se realizaram em 2013, com a inclusão de mais uma prova, mas tentando esca-lonar melhor as provas durante este Campeonato. - Implementar, em conjunto com os clubes orga-nizadores e pilotos, um sistema de localização e seguimento dos pilotos em tempo real, para

(12)

aumentar a segurança nas provas.

- Esperamos ainda que continuem os excelentes resultados dos nossos pilotos além fronteiras.

STUNT RIDING – FREESTYLE URBANO

- Com um nome mais adequado – Freestyle Ur-bano - e seguindo no caminho que a FIM agora inicia, pretendemos revitalizar a nossa disciplina anteriormente chamada StuntRiding.

- Após mais de dois anos de interregno, teremos em 2014 pelo menos 3 provas, com novo regula-mento desportivo e de segurança.

TRIAL

- Continuar o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, apostando na procura de novos talentos através da Escola de Trial, e no apoio a jovens pilotos através de treinos e estágios. - Tentar manter o número de praticantes através da manutenção das Classes existentes e da Classe Hobby – para participantes que queiram ter um primeiro contacto ou que não tenham participado no Campeonato Nacional e respectivos Troféus nos últimos 2 anos.

- Tentar manter um Campeonato que agrega o Trial Indoor e o Trial Urbano nos centros urbanos durante o verão (ao ar livre) e no inverno (dentro de pavilhões); no entanto, a manutenção deste Campeonato está dependente de haver o mínimo de quatro provas agendadas, e que terão lugar maioritariamente em Julho (as disputadas ao ar livre); manter-se-á o formato de cinco pilotos fixos e, eventualmente, um convidado; 10 zonas, ou 12 no caso de haver piloto convidado, para todos os pilotos mais a zona paralela e, eventualmente, o salto em altura.

- Continuar a apostar numa melhoria da divulgação das provas, bem como montar as provas visual-mente apelativas para o público. Iremos continuar a utilizar este Campeonato para conseguir uma maior divulgação da modalidade junto do público, levando-a até ele, para consequentemente con-seguir captar novos praticantes.

- O Campeonato Nacional de Trial Outdoor irá desenrolar-se em 6 a 8 provas, que decorrerão preferencialmente entre Janeiro e Novembro, e iremos tentar manter as provas que integraram este Campeonato em 2013. As regras irão man-ter as mudanças das regras do Campeonato do Mundo FIM, mantendo as regras do “non-stop” embora com uma pequena diferença em relação ao mundial – a paragem em vez de ser pontuada com um “5” é penalizada apenas com 1 ponto. - Caso seja possível, continuar a apoiar a inter-nacionalização dos pilotos que o solicitem e que apresentem projectos válidos e viáveis, bem como, no final da época, tentaremos levar, uma vez mais, as Selecções Nacionais masculina e feminina ao Trial das Nações, que em 2014 se disputará em Andorra.

VELOCIDADE

- Organizar o Campeonato Nacional de Velocidade com sete provas.

- As classes do Campeonato serão as seguintes: Campeonato Nacional Superbikes; Campeonato Nacional Superstock 600; Campeonato Nacional 125 GP / Moto 3; Campeonato Nacional 85 Pro

Propostas

(13)

motoportugal 13 motoportugal 13

de Velocidade continuarão a disputar-se: Troféu NakedBikes.

- Organizar o Campeonato Ibérico de Velocidade composto por três provas: duas em Espanha (Jerez e Albacete) e uma no Estoril.

- Permitir tempo de pista a praticantes esporádi-cos e sem licença desportiva. O objectivo desta participação é a divulgação da modalidade e a criação de condições para que novos praticantes possam surgir num futuro próximo nas classes do Campeonato Nacional de Velocidade.

- Apoiar projectos de iniciação à Velocidade.

CLÁSSICAS

- Continuar com as provas de Velocidade nos mesmos moldes, incentivando cada vez mais pilotos a juntarem-se a nós.

- Retomar as iniciativas de animação do paddock, sobretudo com paradas de motos clássicas e café racers, integrando tudo no programa das provas de velocidade.

- Estudar com a Comissão de Enduro a possibi-lidade de fazer um troféu da modapossibi-lidade ainda em 2014 ou, no máximo, em 2015.

- Iniciar as verificações técnicas com vista à atribuição de Declaração de Moto Histórica. Em termos de alteração ao regulamento: - Alterar a designação do Troféu Motos Clássi-cas Fuchs Silkolene para Campeonato Nacional Motos Clássicas Fuchs Silkolene.

- Alterações ao regulamento do Campeonato Nacional Motos Clássicas Fuchs Silkolene. - Alterações ao regulamento do Troféu Século XX – Taça Luís Carreira.

MOTOTURISMO

- Dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos quase 24 anos desta federação.

- No Calendário de Concentrações teremos

agen-dadas as que ao longo do tempo se têm afirmado como as melhores organizações; aquelas onde encontramos todos os anos uma boa adesão, não só de motociclistas como também da po-pulação local. A Concentração Internacional de Faro, em Julho, e a Concentração de Góis, em Agosto, as duas maiores organizações e que reúnem anualmente muitos milhares de parti-cipantes, voltarão certamente a ser as grandes concentrações, aquelas onde os participantes se contam na ordem dos muitos milhares e onde as terras que os recebem já não dispensam a sua presença anual.

- O Troféu de Moto-Ralis vai voltar à estrada com diversas organizações, que darão continuidade a um trabalho que tem levado muitos motociclistas a conhecer o ‘Portugal mais profundo’, aquele fora das normais rotas turísticas e onde muitas das vezes apenas se consegue chegar de moto. - Já no plano das organizações “cá da casa”, o Dia Nacional do Motociclista irá decorrer na cidade de Viana do Castelo, contando para isso com o apoio da respectiva Câmara Municipal e do Moto Clube Foz do Lima.

- O mega moto-rali ‘Portugal de Lés-a-Lés’ irá desta vez ligar o Algarve ao Minho, sendo que, este ano, teremos um ‘Lés-a-Lés’ mais ‘costeiro’, pois iremos percorrer a nossa costa na desco-berta de praias e vilas piscatórias. Esperamos voltar a ter na estrada mais de mil motos a percorrer o país de ‘lés-a-lés’. Uma vez mais, contamos com a preciosa ajuda no terreno de muitos moto clubes para apoiar na estrada a ‘caravana’ do ‘Lés-a-Lés’.

COMISSÃO MÉDICA

1. Novo Código Médico. Actualização do Código Médico à luz das novas directrizes do Código Médico da FIM. Este documento proporcionará

regulação, orientação e apoio a todas as enti-dades promotoras e organizadoras de eventos motociclistas nacionais a fim de garantir e pro-videnciar os cuidados médicos disponíveis mais adequados a cada evento desportivo. 2. Melhorar e aprofundar a interacção da Comis-são junto das outras comissões desportivas, no sentido de esclarecer e sensibilizá-las para a importância da prevenção, segurança e apoio sanitário a providenciar nas provas, não como um custo adicional às organizações mas como um factor de estabilidade e confiança para todos. 3. Dentro das limitações orçamentais, marcar maior presença nas provas.

4. Acompanhar os pilotos que tenham sido in-dicados para o registo nacional de acompanha-mento de atletas da ADOP no que diz respeito às obrigações legais, esclarecimentos jurídicos e agilização de procedimentos.

MOBILIDADE

1. Inspecções técnicas periódicas: continuamos sem saber de que forma o Governo Português tenciona colocar em prática esta medida. Já apresentámos as nossas posições à ACAP, te-mos reuniões marcadas com as associações representativas das empresas de inspecção e já fizemos uma conferência de imprensa. A nossa posição é contra a necessidade de as 2RM realizarem inspecções periódicas. 2. Fazer aprovar pelo maior número de autarquias a utilização das faixas BUS: Aproveitar a opor-tunidade de o novo Código da Estrada permitir essa possibilidade.

3. Objectivo a médio prazo - Incentivos fiscais aos elementos de segurança: baixar o IVA para equipa-mentos de segurança, capacetes (pode-se colocar um limite de valor, para não incluir os capacetes demasiadamente caros), vestuário, luvas, botas.

O Mototurismo volta a apresentar um calendário repleto de eventos, com destaque para o Lés-a-Lés

(14)

A GRANDE NOVIDADE DO ENDURO NACIONAL

para a época de 2014 é a criação de um troféu dirigido a pilotos em motos de 50 cc e de 125 cc 4T, que permitirá estimular as camadas mais novas, dos 14 aos 18 anos, para a prática do Enduro, garantindo-lhes um conjunto de ofertas e condições exclusivas para a sua participação no Troféu Enduro Cup.

Como medida de fomento às camadas mais jovens, a FMP oferece as Licenças Nacionais Anuais para a modalidade de Enduro a estes pilotos. A taxa de inscrição nas corridas é 50,00 € por corrida.

Como critérios de admissão ao Troféu Enduro Cup foram sinalizados os seguintes:

- Os pilotos devem ser portadores de licença de condução válida (no caso de jovens com 14 ou 15 anos, devem ser portadores da licença especial de condução) para os motociclos em questão. - Até ao dia 1 de Janeiro de 2014, não podem ter mais de 18 anos de idade.

- Devem utilizar motociclos com característi-cas “stock” (mantendo quadro, suspensões e cilindradas originais conforme o estipulado no documento único), de qualquer marca.

- O calendário do troféu é composto pelas pro-vas de Peso da Régua, Lousã, Castelo Branco, Vilarandelo (Valpaços) e Águeda.

Em termos técnicos, a sua ordem de partida será sempre posterior à última classe do Troféu Verdes e o percurso a ser utilizado pelos pilotos Enduro Cup é o referenciado para a classe hobby, efetuando duas passagens.

Consulte na caixa em anexo o pack promocional que o piloto Enduro Cup obtém, gratuitamente, aquando da sua inscrição no Campeonato Nacional. A Comissão de Enduro garantiu ainda condições exclusivas para a aquisição de mo-tos, indicadas para a participação no troféu Enduro Cup.

A preocupação do Campeonato Nacional de Enduro, para a época 2014, é potenciar a prática da modalidade, atuando nas diversas cama-das. Por um lado, cativar e atrair novos pilotos, estimulando-os e garantindo-lhes condições de participação, por outro lado, reter e fidelizar pilotos experientes e atrair segmentos especí-ficos como os Super Veteranos e os pilotos de Enduro Vintage.

O calendário promete um ano desportivo

di-Texto: Comissão de Enduro F.M.P.

O Troféu Enduro Cup é a grande novidade para 2014, dirigido

a jovens pilotos dos 14 aos 18 anos!

Juventude

ao poder!

Troféu

Enduro Cup

Pack Enduro Cup

Ao inscreveres-te no Troféu

Enduro Cup, ganhas o

seguinte “pack”:

Oferta F.M.P. - Oferta da licença despor-tiva de Enduro (anual), camisolas personali-zadas (2), luvas Drenaline (um par), óculos Drenaline (um par), calças de competição Drenaline (um par).

Oferta CrossPro – Cavalete (um) Oferta Eni – óleos/lubrificantes

Oferta Polisport – Colete de proteção (um), joelheiras (um par), cotoveleiras um par) Oferta AJP – Condições especiais de aquisição de moto AJP com preparação; 250,00 € em material de substituição de peças originais AJP; assistência de fábrica nas provas.

(15)
(16)

Referências

Documentos relacionados

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

45 Figure 18 - Study of the extract concentration in the phycobiliproteins extraction and purification using the mixture point composed of 10 wt% Tergitol 15-S-7 + 0.3

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae