• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: ELABORANDO QUADRINHOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: ELABORANDO QUADRINHOS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Sven Glint Universidade Estadual do Centro-Oeste

svenglint@live.com Karolina Barone Ribeiro da Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste

karolina.barone@yahoo.com.br

Resumo:

Este trabalho apresenta resultados parciais de um projeto de iniciação científica vinculado ao Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus de Guarapuava. O projeto tem como objetivo a elaboração de histórias em quadrinhos envolvendo tópicos de História da Matemática, para alunos do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental. Os temas paras as histórias foram sugeridos por professores da rede pública de Guarapuava. Entre os mais mencionados estão frações e números decimais. As histórias foram desenhadas a lápis, com traços de cartuns e fazem parte de uma trama maior, denominada Jardim das Portas. Os personagens principais são o garoto Antares e a gatinha falante Meissa.

Palavras-chave: História em quadrinhos. História da Matemática. Educação Básica.

Introdução

No curso de licenciatura em Matemática da UNICENTRO, caracterizado principalmente por formar professores para a Educação Básica, deve-se levar em consideração, dentre outros documentos, as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (PARANÁ, 2008), que propõem conteúdos estruturantes (números e álgebra; grandezas e medidas; geometrias; funções; tratamento da informação) que devem ser abordados por meio de tendências metodológicas da educação matemática, dentre as quais figura a História da Matemática.

A História da Matemática no ensino vem se destacando entre os teóricos da educação matemática há algum tempo, o que pode ser percebido, dentre outros, pelo

(2)

fato de ter ocorrido em 2002 a publicação do volume The ICMI Study1 especial sobre História na Educação Matemática (FAUVEL e MAANEN, 2002), sob responsabilidade da International Commission on Mathematics Instruction (ICMI). Tal documento faz parte de uma série de textos que têm a finalidade de abordar assuntos de importância na educação matemática atual, refletindo a grande variedade de questões e preocupações neste campo.

Fauvel e Maanen (2002) citam argumentos a favor da utilização da história da matemática em sala de aula, afirmando que ela possibilita a melhora significativa no aprendizado da matemática bem como a visão sobre a natureza do conhecimento matemático e da atividade matemática; contribui para elaboração de atividades significativas para o ensino da matemática; promove a visão da matemática como uma atividade humana e cultural e proporciona o gosto para estudar matemática.

Contudo, apesar do seu potencial didático, muitas vezes a História da Matemática é deixada de lado pelos professores da Educação Básica ou é tratada de forma superficial (FERNANDES et al., 2011), não cumprindo a proposta das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná de que esta tendência metodológica promova uma aprendizagem significativa, que propicie ao estudante entender que o conhecimento matemático é construído historicamente a partir de situações, muitas vezes, concretas e necessidades reais (PARANÁ, 2008, p.66).

Além disso,

A história da matemática, quando utilizada nas aulas, geralmente é abordada na forma de narrativas envolvendo nomes, locais e datas e não desperta o interesse dos alunos. Para utilizá-la como recurso metodológico eficaz é fundamental que o professor dê asas à sua criatividade para propor tarefas e elaborar atividades atrativas (Parmegiani, 2012, p. 1).

Uma forma de o professor expressar esta criatividade se manifesta na utilização de história em quadrinhos. Araújo et al.(2008) destacam a história em quadrinhos como possível recurso didático-pedagógico, enfatizando que esta forma de literatura é bastante acessível ao público, podendo levar o aluno a compreender melhor o conteúdo de uma disciplina. Estudos como o de Nunes (2004) e Tonon (2009) relatam melhora no

1 Mais informações em:

(3)

processo de ensino e aprendizagem da matemática quando são utilizadas histórias em quadrinhos.

Devido ao exposto anteriormente, se justifica o interesse pelo tema História da Matemática em quadrinhos.

Da escolha dos temas

Para decidir quais seriam os tópicos de História da Matemática abordados nos quadrinhos a serem desenhados pelo primeiro autor deste trabalho, foi feita a análise de livros didáticos de Matemática (incluindo o manual do professor) utilizados em escolas públicas de Guarapuava, para verificar se e como a História da Matemática era apresentada. Na sequência foram escolhidos alguns temas, com o auxílio dos livros analisados e de questionários respondidos por 18 professores de 14 escolas públicas de Guarapuava, atuantes em diversos níveis de ensino. Nesses questionários, os professores tiveram a oportunidade de sugerir assuntos que eles considerassem pertinentes para uma abordagem em quadrinhos. As sugestões mais populares foram: Frações e Números Decimais, Equações de Grau 1 e 2, Álgebra e Funções.

Entretanto, nas conversas pré e pós questionário, vários professores que não citaram Frações/ Números decimais relataram uma grande dificuldade por parte dos alunos na compreensão e domínio desses conteúdos, incluso alunos do final do Ensino Fundamental, e mesmo do Ensino Médio.

Dessa forma priorizou-se na escolha dos temas o assunto mais comentado e sugerido: Frações. Além desses, outros como Tangram, Sequência de Fibonacci, Sólidos de Platão e Sistema de Numeração Egípcia foram selecionados por serem prestigiosos na História da Matemática e adequados para o 6º e 7º anos das escolas visitadas para as entrevistas e por serem frequentemente abordados nos livros dos respectivos anos. Além disso, o Problema de Monty Hall foi selecionado para representar o tópico raciocínio lógico.

Na TAB. 1 são apresentados todos os temas sugeridos pelos professores e a respectiva frequência de escolha.

(4)

Posição Tema Frequência

1 Frações/ Números Decimais 7

2 Equações Graus 1 e 2/ Álgebra 5

3 Funções 3

4 As Quatro Operações Básicas 2

Geometria Plana 2

Medidas (superfície, volume, etc.) 2

MMC 2 Teorema de Pitágoras 2 Teorema de Tales 2 Sistemas Lineares 2 Situação-Problema 2 12 Área 1 Conceito de Número 1

Conjunto dos Números Inteiros 1

Conjuntos Numéricos 1

Contribuição da Matemática Grega 1

Divisão de Números Naturais 1

Fatoração 1 Geometria Analítica 1 Inequações 1 Perímetro 1 Plano Cartesiano 1 Polinômios 1 Racicínio Lógico 1 Tabuada 1 Tangram 1 Total 46

(5)

Do processo artístico da produção das histórias

A partir do início do projeto precisava-se definir como as histórias em quadrinhos seriam elaboradas, ou seja, que tipos de materiais seriam usados na produção, o tipo de traço dos desenhos, se a abordagem seria mais casual ou mais focada em relatar a História da Matemática, enfim, diversas questões apareceram nas primeiras semanas do projeto.

Para um melhor aproveitamento das histórias produzidas, precisou-se definir um público-alvo específico. Assim, decidiu-se após a análise dos questionários que as histórias seriam produzidas com traços simples de cartuns, a lápis, e com conteúdos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, pois são assuntos com maior carência de atividades criativas e diferenciadas nas escolas visitadas, além disso, esses conteúdos oferecem uma oportunidade mais ampla de se aliar história da matemática e o tema mais escolhido, frações, de maneira mais casual.

Das Histórias

Para escrever os textos dos quadrinhos foram utilizadas, além dos livros didáticos anteriormente mencionados, obras consideradas clássicas em história da matemática e conhecidas pelos professores da Educação Básica, como Boyer (1974) e Eves (2004).

As histórias produzidas são capítulos quase independentes de uma trama base, apresentada no capítulo 1. A história como um todo é denominada Jardim das Portas, e conta a saga de um menino, Antares, que recebe de seu moribundo avô um regador mágico. Ao usar esse objeto, o garoto é transportado para um novo mundo, o Jardim das Portas. Lá ele encontra a outra personagem da história, a gatinha falante Meissa, que adora matemática e tenta influenciá-lo ao gosto pela área por meio de curiosos desafios, e relatos intrigantes.

(6)
(7)
(8)
(9)
(10)
(11)

Acredita-se que a criatividade na abordagem de conteúdos e o tratamento da História da Matemática levam o aluno a compreender melhor o conteúdo da disciplina. Nesse sentido, as histórias foram criadas, com traços simples, a lápis, a fim de apresentar alguns problemas e assuntos clássicos na História da Matemática de uma maneira simples, casual e entretedora.

Ao final do projeto de iniciação científica, todas as histórias serão disponibilizadas em sites na internet com o intuito de constituírem material de apoio para professores e alunos da Educação Básica e de cursos de licenciatura em Matemática.

Referências

ARAÚJO, G. C.; COSTA, M. A.; COSTA, E. B. As histórias em quadrinhos na educação: possibilidades de um recurso didático-pedagógico. A MARgem - Estudos, Uberlândia, n. 2, p. 26-36, jul./dez. 2008.

BOYER, C. B. História da Matemática. Tradução Elza F. Gomide. São Paulo: Edgard Blücher, 1974.

EVES, H. Introdução à História da Matemática. Tradução Hygino H. Domingues. Campinas: Ed. Unicamp, 2004.

FAUVEL, J.; MAANEN, J. V. (Ed.) History in Mathematics Education. The ICMI

Study. Kluver Academic Publishers, 2002.

FERNANDES, E. S.; RAMOS, A. L.; MIRANDA, P. R. A história da matemática como caráter motivador no ensino fundamental. Revista de Educação Matemática da

UFOP, Ouro Preto, v. I, p. 139-141, 2011.

NUNES, C. B. A geometria em quadrinhos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2004, Recife.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da

Educação Básica. Matemática. 2008. Disponível em:

<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_mat.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2014.

PARMEGIANI, R. A história da matemática em quadrinhos. In: JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2012, Passo Fundo.

(12)

TONON, S. F. T. R. As histórias em quadrinhos como recurso didático nas aulas de matemática. Em Extensão, v. 8, n. 1, p. 72 - 81, jan./jul. 2009.

Referências

Documentos relacionados

3 O ensino de Matemática no Curso Primário no Estado da Bahia: A caracterização de um percurso, Número do Processo: 407925/2016-3, chamada pública MCTI/CNPQ Universal 2016.. Ao

Considerando uma avaliação de qualidade de forma quantitativa e classificatória, na variável de dados relevantes da realidade, utilizados para medidas serem

Gráfico 26 - Análise dos resultados da questão 4 da turma de Tecnologia em Redes de Computadores De acordo com os resultados obtidos na análise gráfica da questão 4,

O conceito de sustentabilidade, por não haver um consenso, muitas vezes é confundido com outros igualmente importantes, tais como: Produção Limpa, Desenvolvimento Sustentável

Dentro deste contexto, o objetivo do presente trabalho foi quantificar o potencial de geração de metano a partir da degradação dos resíduos sólidos orgânicos

Graduando em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais Instituição: Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Juiz de Fora Endereço:

Tzanakis e Arcavi (2002) cita exemplos como fazer uso da História da Matemática, tais como: através de trechos históricos, problemas históricos, filmes, projetos de pesquisa

Polya afirma que, “[...]o problema pode ser modesto, mas se ele desafiar a curiosidade e puser em jogo as faculdades inventivas, quem o resolver por seus próprios meios,