• Nenhum resultado encontrado

Prezados Pais e Alunos...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prezados Pais e Alunos..."

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 1

Prezados Pais e Alunos...

É com grande satisfação que toda a nossa equipe lhe dá as boas-vindas e agradece a sua preferência!

Neste longo período de isolamento social, redescobrimos o quanto somos conectados e como o dia-a-dia presencial na Escola faz falta: a convivência entre professores, alunos e funcionários, a hora do lanche, das brincadeiras, a conversa pelos corredores... a possibilidade de se surpreender com a riqueza de experiências compartilhadas entre alunos e professores nos encoraja a seguir construindo uma escola de excelência.

Em 2020 precisamos nos reinventar e nos adaptar as novas metodologias de ensino e serviços online, melhoramos a nossa capacidade tecnológica, treinamos os professores e agora partimos de um patamar, graças a participação e adaptação de toda a nossa comunidade escolar, muito mais preparados para seguir nesse novo cenário educacional.

A volta às atividades presenciais só será realizada mediante permissão das autoridades públicas. Enquanto isso, conte com o nosso atendimento remoto. Estaremos sempre à disposição dos pais e alunos, seja para esclarecer as dúvidas, receber críticas, sugestões e quaisquer novas ideias que venham somar com o nosso trabalho.

Apresentamos neste manual, informações e normas da Escola para conhecimento, orientação e esclarecimento de possíveis dúvidas.

Sejam bem-vindos e aproveitem ao máximo das aulas e atividades deste ano letivo de 2021.

Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano. Sempre que alguém descobre esse poder, algo antes considerado impossível, se torna realidade.

Albert Aisten

Cordialmente

Prof. Osvaldo Massaji Ohya

DIRETOR

(2)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 2

1. HISTÓRICO

A Escola Evolução surgiu a partir de um projeto de ensino que visava, primordialmente, quebrar as normas rotineiras da educação vigente e priorizar alguns valores socioculturais, como: honestidade, lealdade, amizade, religiosidade, ética e cidadania.

Iniciou-se o primeiro ano letivo em 22 de fevereiro de 1988 com o nome de Escola Pequerruchos, oferecendo cursos de Maternal e Jardim de Infância.

Em 1992 implantou o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries e no ano de 2000 de 5ª a 8ª séries, já com o nome fantasia alterado para Escola Evolução Centro Cultural de Apucarana – Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Atualmente, a Escola que é denominada Colégio Evolução oferece os cursos de Educação Infantil (Maternal, Jardim I, II e III), Ensino Fundamental e Médio.

2. MISSÃO DA ESCOLA EVOLUÇÃO

Promover nosso aluno nas quatro dimensões básicas que compõem uma formação integral: Cultura, Disciplina, Exemplo e Carinho.

3. POLÍTICA DE QUALIDADE DA ESCOLA EVOLUÇÃO

Evoluir continuamente envolvendo sempre os professores, pais, alunos e direção, valorizando e respeitando a cada um como ser humano, para que o trabalho resulte em satisfação àqueles que nos procuram.

4. FILOSOFIA DA ESCOLA

A Escola procura criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários e fundamentais para o exercício da cidadania na construção de uma sociedade livre e organizada.

(3)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 3

5. CORPO ADMINISTRATIVO

.

Para um funcionamento harmônico, a administração do Colégio Evolução está constituída da seguinte forma:

Sócio Administrador Diretor

Vinícius Juliano Ohya Prof. Osvaldo Massaji Ohya

Diretor Financeiro e Administrativo Secretária Geral, Financeiro

Prof. José Fernando Perini e Recursos Humanos

Vilma das Dores Rezende

Coordenadora da Educação

Infantil e do Ensino Fundamental I Coordenadora Ens. Fund. II e Médio

Prof. Marilda Delli Colli Profª Simoni Apdª Rocha Calegari

Coordenador do Ensino Médio Auxiliar Administrativo

Prof. Osvaldo Massaji Ohya Elton Henrique de Oliveira Silvana Vila Verde Nacario

Cozinheira

Sonete Sena de Souza Zeladoras

Terezinha da Silva Jaqueline da Silva Rocha

Auxiliar de Cozinha

Leonora de Jesus Veroneze

Portaria e Manutenção

(4)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 4

6. MATRÍCULA

• Todo final de ano, em data a ser estipulada e divulgada, as matrículas deverão ser renovadas para o ano letivo seguinte.

• Somente será efetivada a matrícula após a entrega de todos os documentos exigidos e anuidade escolar quite com a tesouraria. I. DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

* Certidão de nascimento original ou cópia autenticada; * Cópia do RG e CPF do aluno e dos pais ou responsáveis;

* Histórico Escolar ou Declaração de escolaridade da Escola de origem; * Certidão negativa de débito da escola de origem;

* Requerimento de matrícula preenchido pelos responsáveis. * Declaração de vacinação. Lei 19534 de 04/06/2018

* No caso de pais separados, obrigatoriamente trazer cópia da decisão judicial que comprove à quem cabe a guarda dos filhos.

II. A matrícula também poderá ser solicitada, de forma online, através do link: https://ec2galileu.com.br/portal-preinscricoes/evolucao

III. Os documentos acima serão analisados pela secretaria, coordenação pedagógica e direção e SOMENTE após parecer favorável de todos, será emitido o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para assinatura dos contratantes e que passará a compor a documentação de matrícula do aluno.

IV. A matrícula só será considerada EFETIVADA após o cumprimento de todos os itens constantes acima e deferimento do Diretor.

V. Na impossibilidade de apresentação de quaisquer documentos citados neste artigo, o aluno ou seu responsável será orientado e encaminhado aos órgãos complementares para as devidas providências.

VI. A matrícula poderá ainda ser deferida ou indeferida pelo diretor, no prazo máximo de 30 (trinta) dias.

VII. No ato da matrícula, o aluno ou seu responsável será informado sobre o funcionamento do estabelecimento de ensino e sua organização, conforme o Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar e Regulamentos Internos.

VIII. Se os CONTRANTES não entregarem na secretaria do CONTRATADO todos os documentos necessários à comprovação das declarações referidas no item I. acima, até 60 (sessenta) dias contados do início das aulas, reserva-se ao CONTRATADO o direito de rescindir o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

(5)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 5

7. CURRÍCULO BÁSICO OFERTADO PELA ESCOLA

PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I OFERTAMOS, ALÉM DO CURRÍCULO BÁSICO, AS SEGUINTES AULAS:

MATERNAL I e II: Musicalização e Educação Nutricional JARDIM I: Musicalização, Inglês e Educação Nutricional;

JARDIM II: Musicalização, Xadrez, Menteinovadora, Escola da Inteligência, Educação Nutricional, Inglês e Educação Física;

JARDIM III: Musicalização, Xadrez, Menteinovadora, Filosofia, Inglês, Educação Física, Escola da Inteligência e Educação Nutricional;

PRIMEIRO AO QUINTO ANO: Arte, Musicalização, Xadrez, Menteinovadora, Filosofia, Inglês, Educação Física, Escola da Inteligência e Educação Nutricional; ATIVIDADES OPCIONAIS: Escolinhas esportivas para alunos a partir do Jardim II. ENSINO FUNDAMENTAL II

6º, 7º e 8º Ano: Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Educação Física, filosofia, Arte e Escola da Inteligência.

9º Ano: Português, Matemática, História, Geografia, Inglês, Educação Física, Arte, Biologia, Química e Física.

ENSINO MÉDIO

Biologia A e B, Física A e B, Química A e B, Geografia, Matemática A e B, Arte, Redação, Gramática, Língua Estrangeira, Sociologia, Filosofia, Literatura e História.

8. ESCOLA DA INTELIGÊNCIA

A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos – professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico.

Serviços prestados

do Jardim II ao Oitavo Ano.

(6)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 6

9. PROJETO MENTEINOVADORA

O Projeto Menteinovadora é um trabalho que desenvolve as habilidades cognitivas, sociais, éticas e emocionais dos alunos por meio de jogos de raciocínio. Presente em mais de 35 países, incluindo Estados Unidos e Japão, faz parte da proposta pedagógica da Escola Evolução, sendo ofertado para alunos do Jardim II ao Quinto Ano.

10. ENTRADAS PARA A ESCOLA E SAÍDAS I. PERÍODO MATUTINO

ENTRADA e SAÍDA

• Ensino Fundamental II – Entrada e saída pela recepção.

• Os pais deverão ocupar as vagas destinadas para esse fim, somente para desembarque dos alunos, não devendo permanecer estacionado no local.

II. PERÍODO VESPERTINO ENTRADA E SAÍDA

Educação Infantil – Pela recepção (entrada principal);

Ensino Fundamental I – Pelo portão lateral da quadra de esportes na Rua Rubi;

Os pais deverão ocupar as vagas destinadas para esse fim, somente para desembarque dos alunos, não devendo permanecer estacionado no local.

ATENÇÃO PAIS

PERÍODO VESPERTINO (Educação Infantil e Ensino Fundamental I) • A partir das 12h 50min a escola disponibilizará uma atendente para

receber as crianças.

• No final das aulas de cada dia as crianças ficarão aos cuidados de uma assistente na Escola até no MÁXIMO às 18h10min.

Importante: Após as 18h10min não dispomos de profissionais para

atenderem os alunos que permanecerem na escola.

Contamos com a colaboração dos senhores pais, respeitando os horários acima estipulados para evitar transtornos desnecessários.

(7)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 7

PERÍODO MATUTINO (Ensino Fundamental II e Médio)

A pontualidade é uma das exigências para o desenvolvimento das atividades escolares. Nos casos de atraso, os procedimentos são os que seguem:

É vedado o acesso às aulas ao aluno que:

1) Chegar após o início da primeira aula na portaria.

2) For reincidente, mais de duas vezes no mesmo mês, com atraso para a 1ª aula, sem justificativa dos pais ou responsáveis.

3) No caso do item 1, o aluno deverá aguardar na recepção da Escola o início da segunda aula e no caso do item 2, o aluno não assistirá as aulas do dia, devendo ficar na coordenação fazendo atividades pedagógicas.

11. DISCIPLINA E PARTICIPAÇÃO

Algumas normas disciplinares são importantes para o nosso convívio dentro da escola. É essencial que alunos, pais e professores tenham ciência das orientações a seguir:

1. O acesso ao pátio do Colégio será permitido somente aos alunos. Os pais devem ficar no portão ou aguardar na recepção quando desejarem falar com o professor, coordenação ou direção;

2. Não serão entregues crianças à pessoas não autorizadas pelos pais; 3. As dúvidas dos pais referentes ao aproveitamento do aluno deverão

ser esclarecidas em horário agendado com a coordenação ou em reunião pedagógica da Escola;

4. Os alunos da Educação Infantil ao 5º ano que não trouxerem a tarefa de casa, a atividade de quarta-feira ou chegarem atrasados e vir sem uniforme serão notificados via agenda digital.

5. Não é permitida a retirada do aluno em período de aula.

6. A escola não retira o aluno da sala de aula ou do parque para atender telefonemas, mesmo que seja dos pais ou responsáveis;

7. No horário do lanche não é permitida a permanência do aluno em sala de aula;

8. A danificação de bens materiais no prédio escolar, ocorridos por descuido ou indisciplina, terá indenização por parte do aluno, podendo o mesmo sofrer, ainda, as penalidades previstas no regimento escolar;

(8)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 8

9. Cabe ao aluno tratar com urbanidade os colegas e abster-se de qualquer ato contrário aos bons costumes;

10. É dever do aluno comparecer às solenidades escolares, comemorações cívicas e esportivas, quando solicitado pela coordenação ou direção da Escola;

11. Manter, durante as aulas, atitude de atenção e respeito ao professor e companheiros de classe.

12. Fica expressamente PROIBIDO FUMAR no colégio.

13. Durante o horário de aulas (inclusive nos intervalos não recreativos) NÃO É PERMITIDA A SAÍDA DE ALUNOS DA SALA DE AULA. Somente o professor dará tal permissão quando ele já estiver dentro da sala. 14. Fica proibido o uso de ERROEX, ESTILETE e PINCEL ATÔMICO.

15. Cada aluno será responsável pela sua carteira e TODOS serão responsáveis pelos materiais que compõem a sala de aula.

16. Lugar de LIXO é no LIXO, tanto em sala de aula como no pátio e demais dependências da Escola. Colabore!

17. EM SALA DE AULA, O USO DE BONÉ NÃO É PERMITIDO.

18. Durante às aulas MASCAR CHICLETE E CHUPAR BALAS são consideradas faltas graves.

19. Após o recreio, CHEGAR ATRASADO À SALA não tem justificativa.

20. Não é permitido o uso de pastas escolares ou mochilas rabiscadas ou sujas, como também com LOGOMARCA DE OUTRAS ESCOLAS.

21. NÃO É PERMITIDO TRAZER PARA O COLÉGIO APARELHO CELULAR OU OUTROS APARELHOS ELETRÔNICOS SONOROS.

22. Não é permitido trazer figurinhas e outros tipos de objetos que os alunos façam trocas ou vendas entre si.

23. O aluno que estiver se beneficiando de meios fraudulentos para si ou terceiros em dia de provas e avaliações, será punido de acordo com a gravidade do caso a critério da coordenação.

24. É obrigatório o uso do uniforme em todas as aulas e atividades definidas pela Escola.

(9)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 9

25. NÃO É PERMITIDO O COMÉRCIO DE QUALQUER NATUREZA DENTRO DAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA.

26.A Escola informa que seu posicionamento é não manter ou participar de

grupos de WHASTAPP com pais e/ou alunos – à exceção daqueles que

foram criados exclusivamente para o período de pandemia. Informamos

também que NENHUM PROFESSOR, COORDENADOR OU QUALQUER

OUTRO FUNCIONÁRIO ESTÁ AUTORIZADO A PARTICIPAR OU SE

PRONUNCIAR, EM NOME DA ESCOLA, EM QUALQUER REDE SOCIAL.

Caso estes venham participar destes grupos, na condição de pais de

alunos, suas manifestações serão entendidas unicamente como livre

expressão da vontade e não traduzem o pensamento ou importam em

concordância da Escola.

Os PAIS OU RESPONSÁVEIS deverão fiscalizar as redes sociais

utilizadas pelos seus filhos, assim como na eventualidade de

existir grupo de WHASTAPP entre pais, este não é reconhecido

pela ESCOLA e as comunicações ali realizadas não são do

conhecimento ou fiscalização desta.

Eventuais dúvidas relativas à vida escolar do aluno, atividades

acadêmicas ou fatos ocorridos na ESCOLA, deverão ser obtidas

diretamente nesta, mediante agendamento de horário.

12. PENALIDADES

O aluno que deixar de cumprir ou transgredir de alguma forma as normas do Estabelecimento, contidas no Regimento Escolar ficará sujeito às seguintes ações:

I. Orientação disciplinar com ação pedagógica do professor e coordenação;

II. Registro dos fatos ocorridos envolvendo o aluno, com assinatura dos pais ou responsáveis (dependendo da gravidade dos fatos ocorridos o aluno poderá ser suspenso de 1 a 3 dias);

III. Convocação do aluno e dos pais para uma reunião com o Diretor, com registro e assinatura em ata (dependendo da gravidade dos fatos ocorridos o aluno poderá ser suspenso de 1 a 5 dias);

(10)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 10

IV. Esgotadas as possibilidades no âmbito do estabelecimento de ensino, o aluno será encaminhado ao Conselho Tutelar ou à Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, para a tomada de providências cabíveis. Todas as ações pedagógicas disciplinares previstas no Regimento Escolar serão devidamente registradas em ata e apresentadas aos responsáveis e demais órgãos competentes para ciência das ações tomadas.

13. TAREFAS E MATERIAL

1. A entrega dos trabalhos escolares deverá obedecer aos prazos estabelecidos pelos professores;

2. O aluno deverá trazer o material necessário para as atividades do dia; 3. Material alheio às atividades escolares poderá ser recolhido e ficará

na Escola à disposição dos responsáveis. 14. ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL PARA O ALUNO

Todo estudante deseja, no final do ano letivo, coroar seus esforços com a aprovação na série que está cursando.

Muitos, porém, não conseguem este objetivo por não organizarem, metodicamente, seu plano de estudo.

Sugerimos aos nossos alunos o seguinte: 1º - Nunca falte à aula.

2º - Tire suas dúvidas na própria aula.

3º - Estude diariamente... “mais vale uma hora diária do que trinta ao final do mês”.

4º - Sublinhe as informações básicas.

5º - Terminado cada assunto, faça um resumo. 6º - Mantenha seu material, bem organizado. 7º - Programe seu horário de estudos diários.

8º - Desenvolva o seu raciocínio para que com um mínimo de teoria possa resolver um máximo de exercícios.

9º - Jamais decore as soluções de exercícios. 10º- Procure-nos sempre que precisar.

(11)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 11

15. ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

A elaboração do cardápio e as atividades de Educação Nutricional na escola continua sob responsabilidade da NutrirBem, uma empresa parceira pelo quinto ano consecutivo e que busca o incentivo à melhoria de hábitos alimentares através de atividades lúdicas, porque ser saudável tem que ser divertido!

Como frisado anteriormente, é papel dos pais educar e dar bons exemplos à mesa, porém é inegável a importância da escola neste processo já que é neste ambiente que se inicia a vida social e onde a criança passa grande parte do seu dia.

Com o contínuo trabalho realizado nos anos anteriores, percebemos a necessidade de termos opções diferentes para a alimentação das crianças de Educação Infantil e para os alunos do Ensino Fundamental, visto que as necessidades e preferências alimentares são diferentes em cada faixa etária. Além disso, com as crianças de maternal a 1º ano, temos uma carga horária maior para fazermos as atividades de Educação Nutricional, o que otimiza os resultados relacionados à aceitação alimentar.

Para entender melhor como funciona nosso trabalho você poderá nos acompanhar pelas redes sociais:

@siganutrirbem @nutrirbemnaescola (43) 99664 1775

O cardápio em vigor estará disponível semanalmente no aplicativo do colégio.

Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e contamos com a participação de toda rede de apoio: professores, pais, familiares e cuidadores das crianças para que os novos hábitos trabalhados na escola sejam reforçados e os resultados sejam sustentáveis.

Priscila Nunes Diretora NutrirBem

(12)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 12

Modelo de cardápio

O cardápio abaixo é um modelo com exemplos de preparações que oferecemos e que foram bem aceitas. O cardápio praticado a cada mês estará disponível no aplicativo do Colégio Evolução.

Semana 1

Lanche principal Bebida

Segunda Pão de cenoura com requeijão Suco verde Terça Esfirra integral de frango Suco de maracujá Quarta Bolo de abóbora com coco Chá mate Quinta Bolinho de inhame com carne Suco de abacaxi Sexta Pizza integral de milho Limonada suíça

Semana 2

Lanche principal Bebida

Segunda Falso pão de queijo Suco de frutas vermelhas Terça Escondidinho de carne com

batata Suco de laranja

Quarta Broinha de fubá Café com leite

Quinta Calzone napolitano Suco de uva integral Sexta Muffin de frango com aveia Suco de goiaba

Semana 3

Lanche principal Bebida

Segunda Baguete nutritiva Suco de limão e maracujá

Terça Pastel assado de carne Suco verde

Quarta Bolo integral de cenoura Chá mate Quinta Mandioca chips + ovo cozido Suco de acerola Sexta Pipoca + banana Leite batido com frutas

Semana 4

Lanche principal Bebida

Segunda Mini francês com queijo branco Suco de laranja e mamão Terça Sanduíche natural de frango Suco de manga

Quarta Bolo de laranja Chá de frutas

Quinta Mini x-burguer caseiro Suco de morango Sexta Bauru de forno Suco de acerola e maracujá

Priscila Nunes Diretora NutrirBem

(13)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 13

16. ANUIDADE ESCOLAR

O valor da anuidade escolar contempla as atividades ou profissionais que sejam de uso comum aos alunos. Necessidades individualizadas, recuperação de estudos, segunda chamada de avaliações ou atividades extracurriculares do aluno não estão previstas no contrato de prestação de serviços educacionais e deverão ser objetos de negociação prévia. O pagamento da anuidade é feito em 13 parcelas sendo assim distribuída: parcela inicial (no ato da matrícula) e mais 12 parcelas com vencimento todo dia 01 de cada mês (janeiro a dezembro do ano letivo). Existe a opção de pagar a anuidade à vista com 10% de desconto ou em duas parcelas com 5% de desconto, sendo o primeiro pagamento no ato da matrícula e o segundo pagamento dia 01 de junho.

17. PAGAMENTO DE TAXAS E MENSALIDADES

• O sistema de pagamento de mensalidades é realizado através de boleto bancário, outras taxas deverão ser pagas na secretaria da escola. • As mensalidades VENCEM NO DIA PRIMEIRO DE CADA MÊS, e devem ser

pagas SOMENTE nas agências bancárias

• Os pagamentos efetuados após o vencimento sofrerão os acréscimos legais previstos no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. RESPEITEM O VENCIMENTO!

18. OBJETOS DE VALOR

Não é recomendado que o aluno traga para o Colégio dinheiro e objetos de valor, pois não nos responsabilizamos por quaisquer objetos ou dinheiro que o aluno venha perder, quebrar ou estragar no Colégio. Qualquer objeto trazido, que não seja de utilidade em sala de aula, estará sujeito a ser recolhido pelo professor e entregue à coordenação e, somente será devolvido aos pais ou responsáveis do aluno.

Quando houver a necessidade do envio de dinheiro, referente a alguma atividade, os pais deverão mandá-lo no valor exato, em um envelope lacrado com o nome completo do aluno e série.

19. SEGURO CONTRA ACIDENTES

A escola mantém um convênio com a TOKIO MARINE SEGURADORA, serviço terceirizado, que possibilita que nossos alunos estejam assegurados em caso de alguma situação de acidente.

Este serviço é ofertado pelo Colégio, de forma OPTATIVA, devendo o pai, no ato da Matrícula, fazer a OPÇÃO ou RECUSA do mesmo. Informamos que

(14)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 14

o atendimento estará disponível somente no segundo mês subsequente a contratação.

• Em caso de qualquer acidente, PARA OS ALUNOS QUE OPTAREM PELO SEGURO, os pais devem LIGAR para o 0800 707-5050, pedindo a liberação do atendimento.

20. UNIFORMES

O nosso uniforme é composto de calça, camiseta e agasalho. Não é permitido o uso de outro tipo de roupa, AGASALHO DE OUTRA COR E MARCA, nem combinação (inclusive boné), que não a estabelecida pela escola.

Caso não se respeite essa condição, o aluno, sem a devida justificativa, perderá aulas desnecessariamente e cumprirá atividades pedagógicas em local que será determinado pela coordenação.

A encomenda de uniforme pode ser feita somente nos seguintes estabelecimentos: • RAKYSA MALHAS: Rua Osório Ribas de Paula, 699 – Fone: 3425-1537 • WS Uniformes: Rua Firman Neto, 282 – Fone: 3422-6698

ATENÇÃO PAIS

Uso do uniforme será obrigatório desde o 1º dia de aula e todas as atividades. Para maior segurança do aluno pedimos que venha para a escola de tênis.

21. ANIVERSÁRIOS NA ESCOLA (SUSPENSO DURANTE O PERÍODO DE

PANDEMIA)

Os pais que desejarem comemorar o aniversário do filho na Escola, poderão fazê-lo mediante agendamento com, no mínimo, 7(sete) dias de antecedência na Secretaria da Escola ou com a coordenação. Para a realização do aniversário seguem algumas orientações:

• Recomendamos que a festa seja somente para seus colegas de sala; • Não se deve enviar convites para aniversários realizados na Escola; • Arrumar o local meia hora antes do aniversário. Se for necessário

mais tempo, verificar a disponibilidade do local;

• Não usar fita crepe dupla face e cola quente nas paredes e no teto para colar as decorações;

• Ao término do aniversário, deixar o ambiente organizado.

• Todos os materiais (utensílios de cozinha, toalhas, etc) serão de responsabilidade dos pais.

(15)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 15

• Os aniversários serão realizados na sala de aula, no horário do lanche da turma.

• Verificar os casos de restrição alimentar existentes na turma. • Para os alunos do Ensino Fundamental II e Médio não é permitido

fazer aniversário na Escola.

22. USO DA MAMADEIRA OU COPO COM TAMPA

Para os alunos que fazem o uso da mamadeira, está deve ser enviada diariamente para a Escola através da mochila do aluno.

O pai deverá informar ao professor, por escrito, a forma de preparo dessa mamadeira no início do ano e sempre que houver necessidade de alteração.

Após o uso da mamadeira ou copinho esses terão uma primeira higienização na Escola, porém a higienização completa com fervura deverá ser feita em casa DIARIAMENTE, conforme determina a Vigilância Sanitária. Ressaltamos também que a troca dos bicos e chupetas devem ser periódicas para não comprometer a qualidade do material.

23. FARMÁCIA – MEDICAMENTOS

Informamos que o Colégio não medica os alunos. Na caixinha de remédios da escola temos somente material para primeiros socorros, como gaze, soro fisiológico, esparadrapo, algodão e curativo com adesivo.

Havendo necessidade de o aluno ser medicado em horário escolar os pais ou responsáveis deverão vir pessoalmente medicar o aluno.

24. FILMAGEM NA ESCOLA

A escola não se responsabiliza pela filmagem feita por familiares de alunos durante os eventos, ou dentro do estabelecimento escolar, nem por eventuais postagens feitas por estes em mídia social sem a devida autorização.

(16)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 16

25. APLICATIVO DIGITAL

Cada pai ou responsável receberá por email o login e a senha de acesso. INFORMAMOS AOS PAIS QUE:

Para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I:

1. As mensagens e solicitações direcionadas aos professores deverão ser enviadas até às 12h 40min para que os mesmos tenham ciência antes do início da aula;

2. Mensagens enviadas após esse horário só serão visualizadas pelas professoras após o término da aula;

3. No final do dia as professoras enviarão as informações pertinentes a cada aluno sobre tarefas, solicitação de materiais e recados gerais;

Para os alunos do Ensino Fundamental II e Médio:

1. As mensagens e solicitações direcionadas aos professores deverão ser enviadas das 07h 10min às 12h 05min para a coordenação pedagógica. NO GERAL: os comunicados enviados pela secretaria, direção, coordenação e

financeiro também serão através do aplicativo.

26. CALENDÁRIO ESCOLAR EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO ATENÇAO SENHORES PAIS:

As aulas terão início nas seguintes datas:

DATAS TURMAS HORÁRIO

01/02 Ensino Fund. II e Médio 07:10 às 12:05 Ensino Fund. I 13:15 às 17:45 02/02 Educação Infantil

Jardim II e III 13:15 às 17:45 03/02 Educação Infantil

Maternal I e II e Jardim I 13:15 às 17:45 OBS: No Ensino Médio teremos 30 aulas de segunda a sexta-feira, no período matutino, e um dia a tarde com 04 aulas.

(17)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 17

27. CALENDÁRIO RESUMIDO: Fevereiro:

01 – Início das aulas

11 – Feriado - Padroeira da Cidade 12 – Recesso Escolar

15 – Recesso Escolar 16 – Carnaval

Abril:

02 – Feriado - Paixão de Cristo 21 – Feriado – Tiradentes Maio:

01 - Feriado Nacional – Dia do Trabalho Junho:

03 – Feriado – Corpus Christi 04 – Recesso Escolar

Julho:

09 – Término das aulas do 1º semestre 26 – Início das aulas do 2º semestre Setembro:

06 – Recesso Escolar

07 – Feriado – Independência do Brasil Outubro:

11 – Recesso Escolar

12 – Feriado Nacional – Dia de Nossa Senhora Aparecida 15 – Feriado – Dia do Professor

Novembro:

01 – Recesso Escolar 02 – Feriado – Finados

15 – Feriado – Proclamação da República Dezembro:

(18)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 18

28. SISTEMA DE AVALIAÇÃO I. Educação Infantil

• A avaliação, nessa faixa etária é global, diagnóstica e contínua, destacando-se além do aspecto cognitivo, o comportamental e o afetivo e a promoção do aluno acontece de forma automática. Nesse processo, observamos como a criança formula e comprova suas hipóteses, encara o erro e o acerto, avança no domínio do conhecimento.

Consideramos dois aspectos: o nível do desenvolvimento real da criança (aquilo que ele já realiza com autonomia) e o nível de desenvolvimento potencial (que é percebido e explorado através das atividades feitas pela criança com ajuda do professor).

• Em cada final de trimestre, em reuniões pré-determinadas em Calendário Escolar, os professores entregarão aos pais a ficha de avaliação, que deverá ser assinada e devolvida à Escola no prazo de cinco dias.

II. Ensino Fundamental I (1º ano ao 5º ano)

• O primeiro ano do ensino fundamental é ofertado sob o regime de série, sem retenção na mesma, desde que o aluno tenha a frequência mínima exigida em Lei.

• No primeiro ano do ensino fundamental não haverá menção de notas e o registro dar-se-á por parecer descritivo, inicial e final, sobre o desenvolvimento do aluno, a ser emitido pelo próprio professor, considerando os aspectos qualitativos acumulados ao longo do processo de ensino e aprendizagem.

• Os alunos do 2º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental, são avaliados no trimestre através de avaliações contínuas (100 pontos).

• As avaliações contínuas são realizadas em sala de aula, na forma de atividades orais e/ou escritas, trabalhos, pesquisas, tarefas e participação em atividades culturais e extra classe.

• A cada final do trimestre haverá 2 (dois) dias de “Recuperação de Energia”, para os alunos que alcançarem a média exigida pela Escola. • Os alunos que não obtiverem a nota 70, ficarão para reforço durante

esses dois dias de “Recuperação de Energia”, nos horários marcados pelos professores.

(19)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 19

• Os alunos que obtiverem a nota igual ou maior que 70 estarão participando de atividades culturais, recreativas ou esportivas. • A cada final de semestre é aplicada, pela coordenação, a Avaliação

do Conhecimento para verificar o raciocínio lógico, a criatividade, a interpretação, a produção textual, além dos demais conteúdos. • Nessa avaliação, premiamos os três primeiros colocados de cada turma. • A nota que os alunos obtêm na mesma não interfere na nota bimestral. III. Ensino Fundamental II (6º ao 9º ANO)

O sistema de avaliação do Ensino Fundamental II é bastante diversificado, pois é necessário avaliar diferentes habilidades e competências. Nesse segmento os conteúdos procedimentais certamente devem ser considerados, sendo assim nosso sistema prevê cálculo de média trimestral considerando:

1) Provas mensais:

a) Será realizada ao longo do trimestre a critério do professor b) Cada professor aplicará:

- No mínimo 3 provas por trimestre,

- Cada prova terá de 3 a 5 questões subjetivas. c) O valor de cada prova será de 10,0 pontos.

d) Para o cálculo da média trimestral as provas participarão com peso 5. 2) Trabalhos ou atividades:

a) Cada professor pode propor aos seus alunos em cada trimestre 2 ou mais trabalhos de pesquisa, fóruns de debates, teatro, visitas e outras atividades.

b) O valor para cada trabalho será de 10,0 pontos:

c) Para o cálculo da média trimestral os trabalhos participarão com peso 2. 3) Simulado trimestral:

a) No final de cada trimestre serão realizados 3 simulados de acordo com o horário abaixo.

b) Cada disciplina terá no simulado 10 questões objetivas. c) O valor de cada disciplina no simulado é de 10,0.

d) Para o cálculo da média trimestral os simulados participarão com peso 3.

No final do trimestre a média final é calculada pela fórmula: Média= (PM x 5) + (Trab x 2) + (Sim x 3)

(20)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 20

As avaliações são contínuas sendo realizadas em sala de aula, na forma de atividades orais e/ou escritas, trabalhos de pesquisa, seminários, tarefas, como também a participação em atividades extra sala.

HORÁRIO PARA APLICAÇÃO DOS SIMULADOS

SÉRIE 1º DIA 2º DIA 3º DIA

6º ANO Arte e Geografia

História, Ciências e Geometria

Língua Port., Língua Inglesa e Álgebra 7º ANO Arte e

Geografia

História, Ciências e Geometria

Língua Port., Língua Inglesa e Álgebra 8º ANO Arte e

Geografia

História, Ciências e Geometria

Língua Port., Língua Inglesa e Álgebra 9º ANO Física, Geografia e Arte História, Língua Port., Língua Inglesa

e Geometria

Biologia, Química e Álgebra

Simulado SAEP

Para os alunos do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, é aplicada uma avaliação semestral do Sistema de Ensino Poliedro, sendo atribuído nota de participação na média com 10% (dez por cento) da nota que o aluno tirar. Para o 9º ano serão aplicados quatro simulados, um por bimestre. Esses simulados serão aplicados em contra turno e é obrigatória a participação de todos os alunos. IV. RECUPERAÇÃO (2º ao 9º ANO)

• Na recuperação de estudos o professor considera a aprendizagem do aluno e, para a aferição do trimestre entre as notas do trimestre e da recuperação, prevalecerá sempre a maior.

• A recuperação de estudo será planejada, constituindo num conjunto integrado ao processo de ensino, além de se adequar às dificuldades dos alunos.

• A Recuperação de Estudos será oferecida a todos os alunos com média trimestral inferior a 7,0 (sete vírgula zero).

• A Recuperação será realizada em todas as áreas de conhecimento em que se fizer necessária.

• A Recuperação paralela poderá ser feita através da realização de pesquisas, avaliações escritas e objetivas orais aos alunos.

(21)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 21

• As avaliações de recuperação serão realizadas no final de cada trimestre.

ATENÇÃO: PAIS DOS ALUNOS DO 6º AO 9º ANO

1ª – Trimestralmente haverá reunião com os pais dos alunos para que os mesmos tomem ciência do desenvolvimento do(a) filho(a) ao receberem as avaliações.

2ª – Não havendo comparecimento dos pais nas reuniões, os mesmos deverão marcar novo horário com a coordenação.

3ª – O aluno que perder alguma avaliação deverá requerer à direção da Escola a segunda chamada dentro do prazo máximo de 72 horas. A avaliação de segunda chamada será requerida na secretaria da Escola mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 20,00 (vinte reais) por avaliação perdida. Os dias e horários para aplicação das avaliações de segunda chamada serão definidos pela coordenação pedagógica.

A ausência do aluno na 2ª chamada de avaliação implica na atribuição da nota 0, 0 (zero vírgula zero) na respectiva avaliação.

V. OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SERÃO AVALIADOS DA SEGUINTE FORMA:

1 – SAC (semana avaliativa continuada) – peso 4.0

Esta avaliação será aplicada um bloco por semana, cobrando conhecimentos continuados de conteúdos contendo 05 questões de múltipla escolha ou discursivas de cada disciplina. Os blocos serão distribuídos da seguinte maneira:

a) SAC/sigma (bloco 1) = gramatica, literatura, inglês, matemática A e matemática B;

b) SAC/ômega (bloco 2) = geografia A, geografia B, história, sociologia, física A e física B;

c) SAC/delta (bloco 3) = química A, química B, biologia A, biologia B, filosofia e arte.

2 – ST (simulado trimestral) – peso 6,0

Cada trimestre será encerrado com 4 simulados de 40 questões de múltipla escolha, assim distribuídos:

(22)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 22

a) ST/LOBATO = português (10 questões de gramática e 10 questões de literatura), inglês (10 questões), arte (10 questões) e redação;

b) ST/SÓCRATES = geografia A/B (10 questões), história (10 questões), filosofia (10 questões) e sociologia (10 questões);

c) ST/LAVOISIER = química A (10 questões), química B (10 questões), biologia A (10 questões) e biologia B (10 questões);

d) ST/NEWTON = matemática A (10 questões), matemática B (10 questões), física A (10 questões) e física B (10 questões).

3 – REDAÇÃO (produção de texto)

Em cada trimestre a média da redação será constituída de: a) Média de todas as redações feitas no trimestre – peso 4,0 b) Uma redação trimestral (ST/LOBATO) – peso 6,0

5 - A fórmula para o cálculo da média trimestral será da seguinte forma: MT = Sac x 4 + ST x 6

10 6 – SIMUENEM (conceitos)

Em cada semestre será realizado um simulado preparatório para o ENEM, sendo que o aluno receberá como bônus um conceito de 0,2 em todas as disciplinas se acertar acima de 30% da pontuação total da prova (incluindo a redação), de 0,5 se acertar acima de 50% e de 1,0 se acertar acima de 60%.

7 - Todas as recuperações do ano serão feitas em um horário especial com todos os alunos que não alcançaram a média 7,0 em cada uma das disciplinas. Para os alunos que obterem na recuperação nota inferior à média trimestral, permanece a maior como media final do trimestre, em caso inverso será aplicada a fórmula abaixo:

MÉDIA TRIMESTRAL FINAL = média trimestral + nota da recuperação 2

(23)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 23

29. MATERIAL DIDÁTICO

I. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

Os materiais didáticos serão fornecidos pelo Colégio e o pagamento deverá ser feito conforme TERMO ADITIVO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, assinado no ato da matrícula.

I.I. Os materiais serão entregues aos alunos no decorrer do ano letivo conforme planejamento anual.

30. MATERIAL ESCOLAR DO ALUNO

• A lista de material foi montada para atender às necessidades do aluno durante o período letivo. Portanto, é obrigatório que os itens sejam providenciados na quantidade estipulada.

• Todo material deverá ser etiquetado com o nome do(a) aluno(a), inclusive mamadeira, lápis de cor e giz de cera.

• Aceitamos somente a lista de materiais completa.

• Sugerimos reaproveitar os materiais do ano anterior que estiverem em condições de serem reutilizados.

• Todos os cadernos deverão estar encapados e com margem no lado esquerdo e direito da folha, exceto o de cartografia.

ATENÇÃO:

• Os materiais relacionados a seguir, DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL (1º ao 5º ano), deverão ser entregues para o professor, na sala de aula, no dia 27/01. Ligar a partir do dia 25/01 para agendar o horário de entrega. Esse material será conferido no ato da entrega e na presença do pai.

(24)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 24

EDUCAÇÃO INFANTIL - Maternal I e II e Jardim I

OS MATERIAIS DEVERÃO SER ENTREGUES CONFORME ORIENTAÇÕES NA PÁGINA 20.

DISCRIMINAÇÃO MATERNAL I

e II Qdade. JARDIM I

Qdade .

Pasta polionda – 02 cm na cor vermelha 01 verde 01

Pasta grampo trilho na cor vermelha 01 vermelha 01

Brinquedo areia 01 Pedagógico 01

Caderno de cartografia s/ seda - 48 folhas --- 01 --- 01

Caixa de lápis de cor - 12 cores modelo

jumbo --- 01 --- 01

Caixa de giz de cera – Jumbo --- 01 --- 01

Canetas hidrográficas – 12 cores – (nova) --- 01 --- 01

Livro de Literatura Infantil letra em caixa

alta --- 01 --- 01

Caneta para retroprojetor ponta fina preta 01 preta 01

Cola líquida branca – 90g --- 01 --- 01

Fita crepe 19 x 50 --- 01 --- 01

Cola bastão --- 01 --- 01

Balões Coloridos --- 50 --- 50

Massa de modelar soft --- 04 --- 04

Caixa de lenço descartável --- 03 --- 03

Palitos de churrasco --- 50 --- 50

Tinta guache – pote 250ml branca 01 marrom 01

MATERIAL DE HIGIENE

Pente ou escova para cabelo --- 01 --- 01

Estojo fechado com escova e creme

dental --- 02 --- 02

(25)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 25

EDUCAÇÃO INFANTIL - Jardim II

OS MATERIAIS DEVERÃO SER ENTREGUES CONFORME ORIENTAÇÕES NA PÁGINA 20.

DISCRIMINAÇÃO JARDIM II Qdade.

Pasta polionda – 02 cm na cor azul 01

Pasta grampo trilho na cor vermelha 01

Brinquedo Jogo Educativo 01

Caderno de cartografia s/ seda - 96 folhas --- 01

Caixa de lápis de cor - 12 cores modelo jumbo --- 01

Lápis preto n.º 02 --- 02

Caixa de giz de cera curton --- 01

Estojo com zíper (vazio) --- 01

Borracha branca – média --- 02

Canetas hidrográficas – 12 cores – (nova) --- 01

Tesoura sem ponta modelo escolar com

adaptador --- 01

Apontador com coletor para lixo --- 01

Envelope para carta simples --- 10

Balões coloridos --- 50

Caneta para retroprojetor ponta fina preta 01

Cola líquida branca – 90g --- 01

Fita crepe 19x50 --- 01

Refil de cola quente grosso --- 05

Cola bastão --- 01

Palitos de sorvete --- 50

Massa de modelar soft --- 04

Caixa de lenço descartável --- 03

Tinta guache – pote 250ml preta 02

MATERIAL DE HIGIENE

Pente ou escova para cabelo --- 01

Estojo fechado com escova e creme dental --- 02

Avental Para usar nas aulas de

(26)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 26

EDUCAÇÃO INFANTIL - Jardim III

OS MATERIAIS DEVERÃO SER ENTREGUES CONFORME ORIENTAÇÕES NA PÁGINA 20.

DISCRIMINAÇÃO JARDIM III Qdade.

Pasta polionda – 02 cm na cor vermelha 01

Pasta grampo trilho na cor Vermelha 01

Brinquedo pedagógico Jogo Educativo 01

Caderno de cartografia s/ seda - 100 folhas --- 01

Caderno de desenho pequeno brochura --- 01

Caixa de lápis de cor – 12 cores --- 01

Lápis preto n.º 02 --- 03

Caixa de giz de cera curton --- 01

Estojo com zíper (vazio) --- 01

Borracha branca – média --- 02

Canetas hidrográficas – 12 cores – (nova) --- 01

Tesoura sem ponta modelo escolar --- 01

Ábaco --- 01

Apontador com coletor para lixo --- 01

Régua Geométrica 01

Envelope para carta simples --- 10

Pincel chato nº. 14 --- 01

Caderno brochura – 48 folhas (grande) --- 01

Caderno pedagógico quadriculado (grande) --- 01

Cola bastão – 10g --- 02

Caneta para retroprojetor preta 01

Cola líquida branca – 90g 02

Fita crepe 19x50 01

Refil de cola quente grosso 05

Cola bastão --- 01

Balões coloridos --- 50

Massa de modelar soft --- 02

Caixa de lenço descartável --- 02

Palito de churrasco --- 50

Tinta guache – pote 250ml Branca 01

MATERIAL DE HIGIENE

Pente ou escova para cabelo --- 01

Avental Para usar nas aulas de arte 01

(27)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 27

ENSINO FUNDAMENTAL – 1 ANO

OS MATERIAIS DEVERÃO SER ENTREGUES CONFORME ORIENTAÇÕES NA PÁGINA 20.

DISCRIMINAÇÃO 1º ANO Qdade.

Pasta polionda – 02 cm na cor azul 01

Pasta grampo trilho na cor vermelha 01

Brinquedo de alfabetização Jogos de sílaba, memória... 01

Caderno de cartografia s/ seda – 60 folhas 01

Caixa de lápis de cor – 24 cores 01

Lápis preto n.º 02 06

Caixa de giz de cera curton 01

Estojo com zíper (vazio) 01

Borracha branca média 03

Canetas hidrográficas 12 cores (nova) 01

Tesoura sem ponta modelo escolar 01

Ábaco 01

Apontador com coletor para lixo 01

Régua trident 30m 01

Pincel roliço n.º 02 --- 01

Caderno brochura 48 folhas pequeno 02

Caderno pedagógico quadriculado grande 02

Cola bastão 10g 02

Bloco adesivo removível 01

Cola líquida branca 90g 02

Durex transparente largo 01

Saquinho plástico transparente para pasta 05

Refil de cola quente grosso 01

Cola bastão --- 01

Envelope --- 20

Massa de modelar soft --- 02

Caixa de lenço descartável --- 02

Tinta guache – pote 250ml Branca 01

Palitos de sorvete 50

MATERIAL DE HIGIENE

Pente ou escova para cabelo --- 01

(28)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 28

ENSINO FUNDAMENTAL I – 2 e 3 ANO

OS MATERIAIS DEVERÃO SER ENTREGUES CONFORME ORIENTAÇÕES NA PÁGINA 20.

DISCRIMINAÇÃO 2º ANO Qdade. 3º ANO Qdade.

Pasta polionda – 02 cm na cor vermelha 01 verde 01

Pasta grampo trilho na cor vermelha 01 vermelha 01

Caderno brochura pautado (linguagem) – 48 fls.

Formato 200 mm X 275 mm --- 06 --- ---

Caderno brochura pautado (linguagem) – 48 fls. --- -- --- 06

Caderno brochura quadriculado pedagógico – 50

fls. --- 02 --- ---

Caderno brochura quadriculado – 50 fls. --- --- 02

Caderno de cartografia sem seda – 50 fls. --- 01 --- 01

Caixa de lápis de cor --- 01 --- 01

Lápis preto n.º 02 --- 06 --- 06

Caixa de canetas hidrográficas – 12 cores --- 01 --- 01

Tesoura sem ponta modelo escolar --- 01 --- 01

Borracha branca média --- 02 --- 03

Apontador com coletor para lixo --- 01 --- 01

Estojo com zíper (vazio) --- 01 --- 01

Régua geométrica --- 01 --- 01

Régua trident – 30 cm --- 01 --- 01

Pincel roliço n.º 12 01 n.º 10 01

Calculadora --- --- --- 01

Bloco adesivo removível --- 03 --- 03

Cola líquida branca – 90g --- 03 --- 03

Folha de papel almaço pautado --- 05 --- 05

Flanela amarela ou branca --- 01 --- 01

Saquinhos plástico transparente para pasta --- 10 --- 10

Refil de cola quente grosso --- 05 --- 05

Tinta guache – pote 250ml – cores diversas --- 01 --- 01

Massa de modelar - Soft --- 02 --- 02

Caneta marca texto --- --- --- 01

(29)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 29

ENSINO FUNDAMENTAL I– 4 e 5º ANO

OS MATERIAIS DEVERÃO SER ENTREGUES CONFORME ORIENTAÇÕES NA PÁGINA 20.

DISCRIMINAÇÃO 4º ANO Qdade. 5º ANO Qdade.

Pasta polionda – 02 cm na cor amarelo 01 azul 01

Pasta grampo trilho na cor vermelha 01 vermelha 01

Caderno brochura pautado (linguagem) – 50 fls. --- 05 --- 05

Caderno brochura pautado (linguagem) – 100

fls. --- 01 --- 01

Caderno brochura quadriculado – 50 fls. --- 02 --- 02

Caderno de cartografia sem seda – 50 fls. --- 01 --- 01

Caixa de lápis de cor --- 01 --- 01

Lápis preto n.º 02 ou lapiseira 0,7mm --- 04 --- 04

Caixa de canetas hidrográficas – 12 cores --- 01 --- 01

Tesoura sem ponta modelo escolar --- 01 --- 01

Borracha branca média --- 02 --- 02

Apontador com coletor para lixo --- 01 --- 01

Estojo com zíper (vazio) --- 01 --- 01

Régua geométrica --- 01 --- 01

Régua trident – 30 cm --- 01 --- 01

Pincel n.º 12 01 n.º 08 01

Calculadora --- 01 --- 01

Envelope para carta simples --- 10 --- 10

Compasso --- --- --- 01

Transferidor – 180º (com uma só medida) --- --- --- 01

Bloco adesivo removível --- 03 --- 03

Caneta esferográfica (azul e preta) --- 01 --- 01

Cola líquida branca – 120g --- 02 --- 02

Folha de papel almaço pautado --- 20 --- 20

Flanela amarela ou branca --- 01 --- 01

Caneta grifa texto --- 01 --- 02

Refil de cola quente grosso --- 05 --- 05

Saquinhos plástico transparente para pasta --- 10 --- 10

Tinta guache – pote 250ml – cores diversas --- 01 --- 01

(30)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 30

ENSINO FUNDAMENTAL II – 6º ao 9º ANO

QUANTO AOS MATERIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, A ESCOLA RECOMENDA:

ENSINO MÉDIO – 1ª SÉRIE

QUANTO AOS MATERIAIS DO ENSINO MÉDIO, A ESCOLA RECOMENDA:

DISCRIMINACAO QUANTIDADE

Caderno universitário ou fichário 01

Caderno de brochura pautado (linguagem) – 48 folhas – para redação e

literatura 02

Caderno grande quadriculado – 96 folhas 01

Caderno de cartografia milimetrado – 48 folhas 01

Cola líquida branca 90g 01

Caixa de canetas hidrográficas 01

Lápis, borracha e canetas 03

Caneta marca texto amarela 02

Folhas de almaço pautado 20

Folhas de almaço quadriculado 10

Saquinho plástico para pastas 20

Régua transparente – 30cm 01

Esquadros – tamanho médio – 30º e 45º 02

Compasso (obs. Ponta seca fina) com grafite para compasso 01

Transferidor de 180º fechado (o mais simples) 01

Apontador 01

Caixa de lápis de cor 01

Pasta polionda 2 cm 02

DISCRIMINACAO QUANTIDADE

Caderno universitário ou fichário para todas as disciplinas 01

Caderno de brochura pautado (linguagem) – 48 folhas – para redação 02

Lápis, borracha e caneta – 01 de cada --

Régua transparente – 30cm 01

Esquadros – tamanho médio – 30º e 45º - 01 de cada --

Compasso (obs. Ponta seca fina) com grafite para compasso 01

Transferidor de 180º fechado (o mais simples) 01

(31)

Informações aos Pais COLÉGIO EVOLUÇÃO | 2021| Página 31

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

VALOR DA PRIMEIRA

PARCELA:

DEMAIS PARCELAS:

SEGURO CONTRA

ACIDENTES (opcional):

LANCHE:

MATERIAIS:

RESPONSÁVEL:______________________________

Maternal: ___________________________ Jardim I: ____________________________ Jardim II: ____________________________ Jardim III: ___________________________ Primeiro Ano: ________________________ Segundo Ano: ________________________ Terceiro Ano: ________________________ Quarto Ano: _________________________ Quinto Ano: _________________________ Ens. Fundamental II: __________________

Referências

Documentos relacionados

- Município de Alpiarça – Proposta nº3/2013 do Presidente – Proposta para emissão de parecer prévio vinculativo para renovação de contrato de aquisição de serviços de

Indeed, the traditional tribe-level taxa used in poeciliine systematics do not closely match the results of modern phylogenetic investigations (Rodriguez, 1997; Costa, 1998;

Em contrapartida, o que, via de regra, se vê nas varas de família, jurisdição onde as ações que instauram a curatela são propostas, muitas das pessoas não

indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Santa Catarina,

XI – ter autonomia para definir produção, programação e distribuição de conteúdo no sistema público de radiodifusão, em consonância com o seu Conselho

Nesse contexto, foi possível pensar que não devemos ignorar as diferenças existentes entre uns e outros como seres em si diante de um determinado viés ou contexto social aos quais

5.13 Para a 3ª Etapa – Entrevista, serão convocados os 3 (três) candidatos com maior pontuação, para cada vaga, ou todos se em menor número, e desde que não eliminados, que