• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Campus Universitário de Bauru Faculdade de Ciências

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Campus Universitário de Bauru Faculdade de Ciências"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

UNESP

Campus Universitário de Bauru Faculdade de Ciências

CAMPUS DE BAURU

FACULDADE DE CIÊNCIAS EDITAL N° 002/09

Estão abertas, por um período de 06 (seis) dias, contados a partir da divulgação deste Edital, as inscrições para seleção de 02 (dois) candidatos à função de Tutor Presencial, para jornada de 20 (vinte) horas semanais de trabalho, por período de 6 (seis) meses, com a possibilidade de prorrogação por mais 6 (seis) meses, para trabalhar no Curso de Aperfeiçoamento “Educação

para Diversidade e Cidadania”, que será oferecido a professores da rede pública de ensino do

Estado de São Paulo, atendendo às exigências contidas no Edital n° 1 SECAD/MEC, de 16 de abril de 2008, que prevê o cadastramento e convênio entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEAD) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), representada pelo Ministério da Educação / MEC e as Instituições Superiores.

1 - DA REMUNERAÇÃO

A remuneração do cargo de Tutor Presencial se constitui de bolsa no valor de R$ 500,00 mensais, por um período de 6 (seis) meses, com possibilidade de prorrogação por mais 6 (seis) meses, a ser paga diretamente pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB-CAPES), vinculado ao Ministério da Educação, em consonância com a Lei Federal N° 11.273, de 06/02/2006, a Lei Federal N° 11.502, de 11/07/2007, e a Resolução/FNDE/CD N° 44, de 29/12/2006.

2 - DA INSCRIÇÃO

2.1. A inscrição no processo seletivo de tutores presenciais será realizada no período de 04/06 a

09/06/2009, com isenção de taxa de inscrição. Será recebida pela Coordenação do Pólo UAB na

cidade (verificar endereço junto à Secretaria da Educação do município sede do pólo), em seus horários de funcionamento. Os documentos necessários para a inscrição são:

2.1.1. Ficha de inscrição (conferir modelo disponível no Anexo I deste Edital); 2.1.2. Carta de apresentação e interesse;

2.1.3. Cópia do diploma do curso de graduação (caso o diploma esteja em fase de expedição, declaração de conclusão do curso de graduação expedida pela instituição de Ensino Superior); 2.1.4. Declaração de disponibilidade para trabalhar em horários alternativos, de forma a cumprir a jornada de 20 (vinte) horas semanais, indicando os horários livres nos dias da semana, inclusive sábado e domingo (conferir modelo disponível no Anexo II deste Edital);

2.1.5. Currículo resumido com xerox dos documentos comprobatórios das atividades exercidas nos últimos quatro anos;

2.1.6. Xerox de comprovação de estar atuando em magistério municipal ou estadual.

2.2. A falta de apresentação de um dos documentos exigidos no item 2.1 implica na desclassificação do candidato.

2.3. São de inteira responsabilidade do candidato as informações contidas no currículo e ficha de inscrição.

3 - DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

Poderão se inscrever no processo seletivo, candidatos que:

3.1- Tenham formação mínima em nível superior (licenciatura), em qualquer área do conhecimento. 3.2. Estejam atuando na rede pública de ensino municipal ou estadual.

(2)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

UNESP

3.2- Tenham experiência comprovada de no mínimo um ano no magistério na educação básica. 3.3- Tenham conhecimentos básicos de informática (sistema operacional Microsoft Windows XP, sistema Microsoft Office e Internet).

3.4- Residam no município-sede do pólo da UAB ou adjacências.

3.5- Tenham disponibilidade de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, inclusive finais de semana e feriados, distribuídas nos períodos da manhã, tarde e a noite.

3.6- Seja brasileiro (a) nato(a) ou naturalizado(a). 3.7- Esteja em dia com as obrigações eleitorais.

4 - ATRIBUIÇÕES

Entre as atribuições do Tutor Presencial estão:

4.1 Todos os candidatos selecionados deverão, obrigatoriamente, participar de cursos de capacitação que eventualmente venham a ser oferecidos pelo UNESP.

4.2 O tutor presencial terá como atribuições gerais:

4.2.1. Auxiliar o aluno na compreensão dos objetivos do curso, de sua estrutura e das especificidades da metodologia do ensino a distancia;

4.2.2. Conhecer o Projeto Pedagógico do Curso, sua organização, estrutura e funcionamento, bem como o material didático das disciplinas oferecidas;

4.2.3. Estimular e enfatizar a autonomia do aluno durante o processo de orientação;

4.2.4. Estimular o aluno a utilizar bibliotecas, inclusive virtuais, nas atividades que forem indicadas pelos professores especialista do curso;

4.2.5. Providenciar, juntamente com o Coordenador de Pólo, toda a logística necessária à realização de eventos presenciais no Pólo de Apoio Presencial, inclusive avaliações presenciais;

4.2.6. Participar da aplicação das avaliações presenciais previstas no calendário acadêmico do curso;

4.2.7. Enviar com pontualidade documentos que forem solicitados;

4.2.8. Manter contato constante com o Coordenador de Tutoria e o Tutor a Distância da UNESP, informando-os sobre o desenvolvimento dos alunos, as dificuldades encontradas, a pertinência e adequação dos materiais didáticos, das atividades demandadas aos alunos e do sistema de comunicação;

4.2.9. Encaminhar ao Coordenador de Tutoria, sempre que solicitado, relatórios contendo o registro da participação dos alunos em atividades propostas, de suas principais dúvidas e dificuldades em relação aos tópicos das disciplinas, material didático, orientação dos professores, dentre outros; 4.2.10. Participar das videoconferências ministradas pelos professores da UNESP, destinadas à orientação dos tutores e alunos.

5 - DO INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÕES

A relação dos candidatos que tiveram suas inscrições indeferidas por não se enquadrarem nas exigências estabelecidas no presente Edital, estará disponível no pólo UAB, num prazo de até 6 (seis) dias após o encerramento das inscrições.

6 - DA SELEÇÃO

O processo seletivo constará de duas etapas:

6.1. 1ª Etapa: eliminatória e classificatória com a análise da documentação exigida para a inscrição, de acordo com critérios estabelecidos por Comissão Examinadora constituída para esta finalidade. 6.1.1. É possível que o candidato seja convocado para uma entrevista como avaliação complementar da análise de documentos e esclarecimento de dúvidas curriculares. Os candidatos convocados para esta possível entrevista serão comunicados quanto à data, o horário e o local de sua realização. 6.2. 2ª Etapa: eliminatória e classificatória com a realização de prova aplicada no pólocom questões relacionadas à área de Educação a Distância, conhecimentos gerais de informática e ambientes

(3)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

UNESP

6.2.1. A bibliografia sugerida para realização da prova é:

a) BELLONI, Maria Luiza. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. In:

http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a08v2378.pdf. Acesso em 03 de junho de 2009.

b) RIBEIRO, ÉLVIA NUNES. A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios para EAD. In:

http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/4162007104526AM.pdf. Acesso em 03 de junho de 2009.

c) INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE INFORMÁTICA (sistema operacional Microsoft Windows XP, sistema Microsoft Office e Internet).

6.2.2. Não será permitida consulta bibliográfica no momento da prova.

6.3. A nota final é a soma das notas do candidato na primeira e na segunda etapas.

6.4. Na ocorrência de candidatos com o mesmo número de pontos, o desempate dar-se-á pelo maior número de pontos obtidos na seguinte sequência: 1º) análise de currículo; 2º) prova escrita.

7 - DA REALIZAÇÃO DA PROVA

7.1. A prova escrita será realizada no dia 20 de junho de 2009, das 8h30min às 10h30min, no mesmo local onde foi realizada a inscrição.

7.2. O candidato deverá chegar ao local de realização da prova escrita com 30 minutos de antecedência e munido de documento de identidade, caneta esferográfica, de tonalidade escura azul ou preta, de lápis e borracha.

7.3. O candidato que chegar atrasado não terá acesso ao local de realização das provas.

7.4. Excluídas as situações excepcionais reconhecidas como de absoluta força maior e expressamente autorizadas pelo UNESP, o candidato somente poderá deixar a sala, onde se realiza a prova, decorridos 30 (trinta) minutos do seu início.

7.5. É expressamente proibido, durante a realização da prova, o uso de calculadoras, óculos escuros e de equipamentos eletrônicos, inclusive celulares, sendo vedado também qualquer tipo de comunicação entre os candidatos.

7.6. Em nenhuma hipótese é permitida a realização de prova fora do local estabelecido neste edital. 7.7. Vista à prova e/ou as notas, cópia, revisão ou recorreção de prova não será concedida.

8. DOS RESULTADOS DAS ETAPAS DE AVALIAÇÃO

8.1. A divulgação da lista de classificados para a 2ª Etapa estará disponível pelo site www.fc.unesp.br e também no pólo UAB a partir do dia 17 de junho.

8.2. A divulgação da lista dos candidatos selecionados ao final do processo estará disponível pelo site www.fc.unesp.br e também no pólo UAB a partir do dia 25 de junho.

8.3. O candidato selecionado participará, obrigatoriamente, de curso de capacitação de tutores na Plataforma MOODLE oferecido pela UNESP, com 8 horas presenciais e 32 horas a distância. O encontro presencial se dará no dia 27 de junho, a partir das 9 horas na UNESP, Campus de Bauru, situada na Av. Eng°. Luiz Edmundo Carrijo Coube, s/n, Vargem Limpa. A sala da realização da parte presencial do curso será comunicada posteriormente.

8.4. Caso haja mudança nas datas estabelecidas previamente acima, por motivos de força maior reservados à UNESP, os candidatos serão devidamente comunicados.

(4)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

UNESP

9.1. É de inteira responsabilidade do candidato o fornecimento de informações e a atualização de seu endereço residencial e telefones durante o processo de seleção. A UNESP não se responsabilizará por eventuais prejuízos que possa sofrer o candidato em decorrência de informações incorretas ou impertinentes.

9.2. O candidato selecionado terá um dia útil para manifestar-se sobre a aceitação, ou não, da tutoria presencial e assinar o termo de compromisso para sua atuação. O não-pronunciamento do candidato convocado, no prazo estabelecido para esse fim, facultará à UNESP excluí-lo do Processo de Seleção e convocar o candidato seguinte.

9.3. A UNESP reserva-se o direito de substituir os Tutores Presenciais no momento em que houver necessidade.

9.4. Ainda que classificado, o candidato que não possuir disponibilidade de atuar nos horários estabelecidos neste Edital e demandados pelo pólo, não poderá assumir a vaga de Tutor Presencial. 9.5. A efetivação do candidato selecionado na função de tutoria fica condicionada à demanda de alunos interessados no curso oferecido no pólo ao qual estará vinculado. Caso não haja procura pelo curso ou um número insuficiente de alunos inscritos, a UNESP se reserva o direito de cancelar, anular ou adiar a oferta do curso naquele pólo, ficando, assim, os tutores presenciais dispensados da função.

9.6. Eventuais dúvidas oriundas do presente edital serão dirimidas pela Coordenação de Tutoria pelo correio eletrônico tutordc.presencial@gmail.com, devendo o envio conter o título DÚVIDA-TUTORIA.

9.7. O prazo de validade da seleção dos candidatos de que trata o presente edital será de 01 (um) ano.

Bauru, 03 de junho de 2009.

PROFA. DRA. MARA SUELI SIMÃO MORAES Coordenadora Geral do Curso de Educação para Diversidade e Cidadania

PROFA. DRA. ELISANDRA ANDRÉ MARANHE Coordenadora Pedagógica e de Tutoria

(5)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

UNESP

ANEXO I – FICHA DE INSCRIÇÃO FICHA N° ______________ (Identificação fornecida pelo pólo)

Nome Completo:

Endereço: CEP: Cidade: UF: Telefone: E-mail: Skype: MSN:

Graduação em: Ano de conclusão:

Pós-Graduação: ( ) Especialização ( ) Mestrado ( ) Doutorado Área: Tem alguma bolsa de estudo? ( ) Sim ( ) Não

Qual? É professor da rede pública? ( ) Sim ( ) Não

( ) Municipal ( ) Estadual ( ) Federal

Quanto tempo?

É professor da rede privada? ( ) Sim ( ) Não

Quanto tempo?

Tem comprovação de experiência docente de pelo menos 1 (um) ano em qualquer nível da educação básica?

( ) Sim ( ) Não

Tem conhecimento em informática/internet?

( ) Nenhum ( ) Básico ( ) Avançado

Tem disponibilidade para participar do curso de formação de tutores?

( ) Sim ( ) Não

Qual(is) período(s) do dia teria mais disponibilidade para trabalhar como tutor?

( ) Manhã ( ) Tarde ( ) Noite

DECLARO QUE, TENHO PLENO CONHECIMENTO DO EDITAL E ESTOU DE ACORDO COM O MESMO.

_______________________, _______ de junho de 2009.

________________________________________________ Nome:

PROTOCOLO DE INSCRIÇÃO - N° _______ Edital 002/2009 – UNESP-SECAD-UAB

Nome do candidato: ___________________________________________________________________ RG. _________________________________________________________________________________ Data: _____/06/2009

(6)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

UNESP

ANEXO II

DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE TRABALHO NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO “EDUCAÇÃO PARA DIVERSIDADE E CIDADANIA”

Eu, ..., RG n°..., CPF n° ..., declaro para fins de participação no Processo de Seleção de Tutor Presencial, UNESP-SECAD-UAB, Faculdades de Ciências, Campus de Bauru, referente ao Edital 002/2009, ter inteiro comprometimento e disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para trabalhar no Curso de Aperfeiçoamento Educação para Diversidade e Cidadania, inclusive aos sábados e domingos, bem como de participar dos encontros presenciais e trabalhos a distância proposto pela universidade.

Entre os dias e horários da semana disponíveis estão:

Quadro de disponibilidade de horários para atividades de tutoria

2ª Feira 3ª Feira 4ª Feira 5ª Feira 6ª Feira Sábado Domingo

Manhã (não)

Tarde (não)

Noite (não) (não)

(Assinale os dias da semana e os turnos disponíveis totalizando, pelo menos, 20h semanais. Lembramos que: a) as atividades serão obrigatórias aos sábados de manhã, assim como o cumprimento de pelo menos doze horas no período noturno; b) a disponibilidade aos domingos será eventual, no caso de necessidade extrema).

Declaro, ainda, ter ciência das atribuições sumárias do tutor estabelecidas no item 4 do Edital e das abaixo especificadas, bem como das consequências do meu descumprimento, especificado no item 9 do mesmo edital:

1. Possuir todas as condições e habilidades para utilização de computadores e recursos de conectividade.

2. Participar integralmente das orientações dos coordenadores/professores da UNESP, oferecidas por meio de videoconferência, webconferência, skype e/ou impressos.

3. Coordenar atividades coletivas sempre que demandado.

4. Manter interação com alunos e professores de maneira a contribuir com o enriquecimento de experiências e se constituir em estímulo à aprendizagem, ou seja, estar disponível para atendimento presencial no pólo e por meio de outras tecnologias disponíveis.

5. O descumprimento de quaisquer das atribuições acima especificadas por mim, uma vez comprovadas, levar-me-á ao meu desligamento imediato da função de tutor.

Por ser verdade, coloco-me à disposição.

_______________________, _______ de junho de 2009.

________________________________________________ Nome:

Referências

Documentos relacionados

RESPOSTA Proponente Pergunta Item 5: A RNP ja tem definido os pontos onde serao localizadas as caixas de ancoragem?  RESPOSTA

A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – CAIXA, instituição financeira sob a forma de empresa pública, dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada nos termos do

Agregando Frameworks de Infra-Estrutura em uma Arquitetura Baseada em Componentes: Um Estudo de Caso no Ambiente AulaNet Dissertação apresentada como requisito parcial para a

Unidade: Faculdade de Ciências Bauru Instituição: Universidade de Estadual Paulista “Júlio 57. de Mesquita Filho” (X) na ativa, Externo

lotados no Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências, mesmo estando em férias 132.. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”. Campus

Os eventos da telenovela logo dividiram a audiência entre shippers do casal Júlia/Felipe (JuLipe) e de Júlia/Pedro (PeJu), promovendo disputas e incentivando o

A presente investigação propõe-se a examinar como os telejornais, veiculados por uma emissora de televisão, apresentam, ao longo da programação, diferentes

Sair da Ilusão é já não mais mentir a si mesmo porque, a partir do momento em que vocês não mentirem mais para vocês mesmos, vocês não podem mentir para os outros.. O que