• Nenhum resultado encontrado

CincoPontoCinco. Parceria PMMG e FIEMG. Diretoria de Comunicação Organizacional - Edição de março de 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CincoPontoCinco. Parceria PMMG e FIEMG. Diretoria de Comunicação Organizacional - Edição de março de 2015"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CincoPontoCinco

Diretoria de Comunicação Organizacional - Edição 24 - 24 de março de 2015

A Polícia Militar de Minas Gerais e o Sistema Fiemg (Sesi

e Senai) formalizaram na segunda-feira, dia 16, uma parceria. De

um lado, a extensão do Programa Educacional de Resistência às

Drogas - Proerd, aplicado por policiais militares, à Rede

Educacional do Senai e do Sesi. De outro, o suporte da Fiemg

traduzido em cartilhas, certificados, cartazes e outros materiais

didáticos, que irão beneficiar, não só os alunos da Rede Fiemg,

mas todos os participantes do Proerd em Minas Gerais. Presentes

à cerimônia, Olavo Machado (Presidente do Sistema Fiemg) e os

Coronéis Bianchini (CG); Bicalho (CHEM); Cícero (CPC);

Winston (DAOp); Cel QOR Aníbal (Fiemg) e o Major Hudson

Ferraz (DAOp).

Parceria PMMG e FIEMG

(2)

Parceria PMMG e FIEMG

Parceria PMMG e FIEMG

O gerente de Segurança Institucional do Sistema Fiemg, Cel PM QOR José

Aníbal Fonseca, apresentou os motivos da parceria, enfatizou a ação de traficantes

que considerou nefasta e em ambientes generalizados, ressaltou a preocupação de

pais e professores e frisou, sobretudo, o comprometimento do futuro dos jovens.

"A ação atinge todos os ambientes escolares, com atuações que considero

atrevidas, em abordagens, muitas vezes dentro das próprias escolas", afirmou.

Para o gerente, o assunto é polêmico, preocupante, mas ele afirma que acredita

no sucesso do programa que conheceu ao assistir a formatura de uma turma, a

convite da PMMG. "Vi o entusiasmo dos alunos e dos instrutores. A PM na sua

atividade precípua tem sensibilizado a comunidade com este programa.

Chegamos à conclusão que reprimir pontualmente não era uma forma adequada,

então, vamos somar a repressão com a prevenção", enfatizou.

(3)

ACREDITAR

ACREDITAR

PM MAIS PRÓXIMA

PM MAIS PRÓXIMA

Acreditar no programa é o primeiro passo para que uma escola

solicite a presença de um policial e as lições, para que os jovens aprendam a ficar longe das drogas. O Maj PM Hudson Matos Ferraz Junior, da Seção de Prevenção às Drogas, da Diretoria de Apoio Operacional - DAOp afirmou que PM e Fiemg vinham há dois anos sinalizando a vontade de firmar a parceria a partir de algumas experiências de sucesso. "O diálogo é a chave", disse o oficial. O programa está presente em mais de 50 países do mundo. Em Minas Gerais foi implantado em 1998. São mais de 3 milhões de crianças, adolescentes, jovens e adultos atendidos, 700 policiais militares treinados atuando em mais de 500 municípios, em escolas das Redes Públicas e Particulares do Estado.

"Isso é confiar no programa, que representa mais um esforço. Somando família, escola e Polícia Militar, reforçamos conceitos permanentes para dificultar o diálogo entre traficantes e jovens", sinalizou.

E para apresentar como os jovens estão se sentido diante desta questão delicada, o aluno Patrick Aguiar, do Centro em Excelência e Tecnologia Maria Madalena Senai Betim contou sua experiência no Proerd, comparando a questão das drogas com um câncer da sociedade. "Toda quarta-feira vivemos uma experiência no programa com o Cabo Roberto. A ideia de buscar a PM para nos ajudar é exemplar", disse o aluno.

"Que polícia a comunidade quer?" O Comandante-geral da PM, Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, afirmou que fazer a pergunta ajuda a entender a ação da Polícia Militar e como a comunidade quer que a Instituição atue. Lembrou o surgimento do programa Polícia e Família para afirmar que presença e participação são partes do novo conceito de fazer polícia e que prevenção é o caminho. Ressaltou o papel da PM e sua participação na vida do cidadão, lembrou compromissos assumidos quando tomou posse como comandante-geral e elogiou os militares instrutores do Proerd. "Sou grato a cada um de vocês, pela dedicação e pelo bem que fazem. Vocês têm meu reconhecimento", disse o oficial, enfatizando que ainda encontrará uma maneira de reconhecer formalmente a atuação de cada instrutor.

(4)

VALORIZAÇÃO DO JOVEM

VALORIZAÇÃO DO JOVEM

O presidente do Sistema Fiemg e ex-aluno do Colégio Tiradentes da PMMG, Olavo Machado J ú n i o r, d e s t a c o u a p r e s e n ç a d e t o d o s o s superintendentes da Federação no momento da formalização da parceria entendendo como um sinal da preocupação de todos, enquanto pais, avós ou instrutores. Registrou seu reconhecimento pelo trabalho da Polícia Militar. "O sofrimento gerado pelo uso de drogas, a desestruturação de famílias podem dar lugar para outros caminhos para a valorização dos jovens e a construção de um país melhor. A preocupação da PM é a nossa também e vamos unir esforços para trabalhar de maneira preventiva", salientou Olavo Machado.

O TRABALHO JÁ COMEÇOU

O TRABALHO JÁ COMEÇOU

"Começou neste educandário com o JCC - Jovens Construindo a Cidadania e, agora, vai ampliar sua atuação com as lições do Proerd. «Os estudantes estão entrando ou saindo da adolescência, um momento que os coloca em evidência, um momento crucial para a formação da personalidade. Na turma em que venho trabalhando, os alunos são dinâmicos, estão fazendo estágio, ou seja, têm o dia preenchido com atividades saudáveis. Não podemos perder este jovem. O trabalho que faço é gratificante. Aplicar o programa, ver o aluno envolvido e a comunidade também. Tudo isso mostra que nosso papel está sendo bem feito".

Policiais Militares já vinham atuando em escolas da rede Fiemg, em situações pontuais, como é o caso do Cabo Roberto Mauro Carneiro de Souza, do 33º BPM, que já foi convidado para palestras e encontros com os jovens de Betim. Mas, agora este trabalho está normatizado por meio da parceria.

O Cabo Roberto tem 18 anos de PM e 11 deles atuando no Proerd. Reúne experiência, talento e habilidade para lidar com jovens e já vem atuando no Senai Betim há dois anos, com palestras apresentadas para os três turnos.

(5)

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

A Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente antecipou as comemorações do Dia Mundial da Água (celebrado a 22 de março) e distribuiu na manhã desta sexta-feira, dia 20, mais de 2 mil mudas de árvores em diversos municípios da RMBH

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro. Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos. O objetivo foi incentivar a economia de água e mostrar importância da árvore no ciclo da água.

(6)

AJUDANDO A SUPERAR O

PROBLEMA DA DEPENDÊNCIA

AJUDANDO A SUPERAR O

PROBLEMA DA DEPENDÊNCIA

O Centro de Acolhimento SOS Drogas completa dia 18 de março, 11 anos de atendimento aos mineiros. O trabalho do centro tem como finalidade orientar, gratuitamente, educadores, familiares e usuários de álcool e outras drogas do Estado.

O SOS Drogas é a porta de entrada do Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (CREAD), que está vinculado à Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod). Qualquer cidadão que necessite de atendimento nos 853 municípios do estado pode entrar em contato através da Linha de Informações do Governo (LigMinas), por meio do número telefônico 155 (ligação gratuita), na opção 1. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

São disponibilizadas 27.420 vagas de internação por ano (2.285 vagas por mês), em três tipos de modalidades: ambulatorial, permanência dia e abrigamento temporário. O serviço é prestado por meio de convênio com 28 instituições distribuídas em todo o Estado.

João Hebert, de 39 anos, (foto) é ex-dependente químico e um exemplo bem sucedido dos casos que passaram pelo Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (CREAD). Ele iniciou o consumo de álcool nas festas familiares, quando tinha apenas 13 anos. A maior parte da família abusava da ingestão alcoólica, inclusive o próprio pai.

João já havia experimentado cocaína e crack e chegou a ser morador de rua, quando aceitou ser internado em janeiro de 2009, com o apoio de familiares e outras entidades. João foi liberado após nove meses de internação em uma unidade de tratamento para dependente químico. Depois disso, nunca mais fez uso de drogas. "Na linguagem popular, estou limpo, só por hoje", enfatiza fazendo alusão a uma famosa frase dos grupos de autoajuda. Atualmente, João Hebert é assessor da Superintendência de Prevenção e Descentralização da Política sobre Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), além de atuar como palestrante nas unidades prisionais do estado, unidades terapêuticas e escolas.

(7)

Na manhã de quinta-feira, dia 18, o Comandante da 7ª Região, o Coronel Laércio dos Reis Gomes, o Comandante do 23º Batalhão, Tenente-Coronel Marcelo Carlos da Silva, Oficiais, Praças e funcionários civis do 23º Batalhão e da 7ª Região de Polícia Militar participaram de um café de despedida do Capitão Alexsandro César de Souza, que passa a integrar a 5ª Cia Ind, em Itaúna. O Comandante da Unidade agradeceu o empenho e dedicação do Militar e entregou um galhardete ao homenageado.

O Capitão foi recebido na nova Unidade e já havia trabalhado em Itaúna e agora assumiu a Chefia do Estado Maior da Unidade. Segundo o Oficial, sua pretensão é "colaborar com a Unidade, somando esforços para promover a segurança e a paz, tendo como aspectos facilitadores o conhecimento do local de ação, a experiência adquirida e a ampla rede de contatos no município".

DESPEDIDA E CHEGADA

DESPEDIDA E CHEGADA

ENCONTRO

ENCONTRO

No dia 13 de março, em Lagoa Santa, no Hotel CEP Lago, ocorreu o IV Encontro das Policiais Femininas e Funcionárias Civis da 3ª RPM, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

As policiais femininas e funcionárias civis lotadas nos 28 municípios que compõem a Região, assistiram uma palestra com a psicóloga Maria Luíza Rocha de Andrade sobre Sexualidade, Autoestima e Profissão: Mudanças e desafios na Contemporaneidade e após, divertiram-se com a Cap Molise Fonseca de Souza com uma animada aula de Zumba. O Comandante da 3ª RPM, Cel Alexandre Antônio Alves,, acompanhado dos Comandantes de Unidades, abriram o evento destacando a importância das mulheres nas fileiras da PMMG e lembrando sua trajetória. Dicas de cuidados com a pele e maquiagem também fizeram parte da programação. O encontro terminou com um sorteio de brindes.

(8)

HOMENAGEM

HOMENAGEM

TORNEIO

TORNEIO

UM POR TODOS E TODOS POR UM

UM POR TODOS E TODOS POR UM

O Sgt Nascimento recebeu, na noite do dia 27 de fevereiro, uma Moção de Congratulação da Câmara de Cataguases pelos bons serviços prestados à população. A homenagem foi acompanhada pelo Ten Lacerda, comandante do 1º Pel da 146ª Cia PM, Sgt Jardim e Cb Oliveira e Laudelina. Durante a sessão extraordinária, a PM da cidade recebeu inúmeros elogios dos vereadores pela atuação ostensiva e preventiva dos policiais militares durante o Carnaval.

O presidente da Banda de Música Vitalina Corrêa, Sgt Leonardo, (25º BPM), reinaugurou o Espaço Cultural Haydee Ferreira Viana que ganhou paredes ao redor, janelas de blindex e uma nova pintura. As mudanças proporcionam comodidade para os participantes do projeto social.

O Sargentinho, como ficou conhecido, participou do quadro "Um por todos, todos por um," do programa Caldeirão do Huck, o que foi fundamental para as melhorias, incrementando o projeto social que atende as pessoas de Cordisburg o e região, interessadas em aprender música.

O Sgt Leonardo está satisfeito com a reforma do espaço, que agora terá aulas de violão, violino, piano, ensinamento dos instr umentos de sopro e apresentações teatrais, graças aos moradores da cidade e empresas que acreditaram no seu trabalho.

Como parte das comemorações do aniversário do 23º Batalhão, na manhã do dia 25, nas dependências da Unidade, foi disputado o IV Torneio de Técnicas Policiais. Participaram quatro equipes compostas por cinco membros do 23º BPM, 19º Cia PM Ind, 7º Cia PM Ind MAT e 13º Cia PM IND. Sagrou-se campeã a equipe do 23º BPM, com nota de 8,2 pts e o destaque individual da competição foi o 3º Sargento Natan Bastos Francisco da 19ª Cia Ind.

(9)

AULA INAUGURAL

AULA INAUGURAL

HOMENAGENS

HOMENAGENS

No dia 16, no auditório do 7º Batalhão em Bom Despacho, aula inaugural do Curso Especial de Formação de Sargentos -CEFS I - 2015. O Coronel Laércio deu as boas vindas aos novos alunos e registrou sua satisfação de inaugurar o curso, que acontecerá na 102ª Companhia de Ensino e Treinamento.

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o 57º BPM realizou várias atividades: solenidade em h o m e n a g e m à s p o l i c i a s e funcionárias civis, entrega de cartões e flores e, ainda, ofereceu um relaxante banho no Balneário do Pa r q u e d a s Á g u a s. Ta m b é m programadas blitz das rosas e uma visita ao Asilo São Vicente de Paula e Lar Casa de Maria.

Expediente

Diretoria de Comunicação Organizacional - DCO Jornalista: Márcia Cândido

Diagramador: Anderson Roberto

Fotos: Rogério Nazareth e Unidades pautadas nesta edição Fale com a Comunicação Interna: (31) 3071.2543 e-mail: dco1@pmmg.mg.gov.br

Referências

Documentos relacionados

Chegamos ao final dessa dissertação que teve como objetivo entender o que ocorrera na escola X com os seus vinte e um alunos que concluíram o terceiro ano do Bloco Pedagógico e

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Fávero (2012) acredita que quando os professores conhecem satisfatoriamente os conceitos fundamentais da reforma, terão mais condições de contribuir para a implantação

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

A etapa de sensibilização da equipe escolar se desdobrará em duas ações: apresentação do Programa e de seus resultados à comunidade escolar: A etapa de reconstrução

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado