• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE AÇÃO DO MOVIMENTO PELA CONCILIAÇÃO DE 2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE AÇÃO DO MOVIMENTO PELA CONCILIAÇÃO DE 2009"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

MOVIMENTO NACIONAL PELA CONCILIAÇÃO

P

LANO DE

A

ÇÃO DO

M

OVIMENTO PELA

C

ONCILIAÇÃO DE

2009

“Conciliar é legal”

(2)

ÓRGÃO REALIZADOR

Tribunal de Justiça do Estado de Goiás GESTOR

Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

Desembargador Paulo Maria Teles Antunes: Presidente do TJ-GO COMISSÃO MOVIMENTO PELA CONCILIAÇÃO TJ-GO Desembargador Vítor Barboza Lenza: Presidente da Comissão Carlos Alberto França: Juiz de Direito

Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade: Juíza de Direito Coordenadora do Movimento Angela Maria Andrade Melo: Secretária da Comissão

JUSTIFICATIVA

Em 2006, o Movimento pela Conciliação foi implantado em todo o Brasil, por iniciativa do CNJ e sua finalidade principal é buscar a pacificação social.

Várias ações já foram implementadas no Tribunal de Justiça de Goiás em 2006, 2007 e 2008, entretanto, o Movimento pela Conciliação é permanente, impondo-se novas estratégias para sua continuidade.

Para o ano de 2009 impõe-se a continuidade da divulgação deste trabalho proposto, junto ao Judiciário, Ministério Público, OAB, Instituições de Ensino e toda a comunidade em geral, visando, em primeiro lugar, a mudança da cultura de alta litigiosidade predominante em nossa sociedade pela cultura da paz.

É necessário fomentar a cultura da paz no país, divulgando estratégias que visem à conciliação e quebra de resistência oferecida pela sociedade em geral e pelos próprios operadores do direito, buscando a consciência de que “o mundo contemporâneo exige um

juiz com função pacificadora, um verdadeiro serenador de almas, não um mero solucionador de conflitos”, como ensina a Ministra Fátima Nancy Andrighi.

Em segundo lugar, é indispensável a adoção de diversas outras ações já iniciadas por este Tribunal, visando diminuir o número de litígios em curso perante o judiciário, inclusive com implantação de Bancas de Conciliação/ Mediação Pré-processuais.

A conciliação, sem dúvida, constitui-se em meio alternativo para diminuir substancialmente o número de processos em curso, com maior rapidez, por meio de procedimento simplificado e informal, e com maior satisfação das partes, que são convidadas a encontrar um caminho comum que melhor atenda seus interesses, além de possibilitar a prevenção de novos conflitos.

Este plano de ação tem como proposta a execução de atividades que possam vencer resistências, equacionar entraves à iniciativa da conciliação, sensibilizar os operadores do direito e, finalmente, praticar a conciliação como meio alternativo para a solução de conflitos, com implantação de Bancas Permanentes de Conciliação Processuais e Pré-Processuais e capacitação dos conciliadores para exercer seu ofício com competência, ética e muito amor.

OBJETIVO

Disseminar a cultura da conciliação e implantar no Tribunal de Justiça de Goiás um sistema de conciliação eficaz como meio alternativo de solução de conflitos.

(3)

META

Fomentar a cultura da paz em toda a sociedade em geral, sensibilizar os operadores do direito para utilizarem as técnicas apropriadas para a conciliação, diminuir e prevenir o número de conflitos existentes, buscar elevar o número de audiências de conciliação designadas e um melhor índice de acordos na Justiça Estadual, a exemplo dos países mais desenvolvidos que chegam a 70% dos litígios.

INDICADORES

Número de audiências de conciliação designadas, realizadas e acordos realizados na Justiça Estadual e parceiros. Pesquisa de opinião a ser realizada pelo TJ-GO para aferir o grau de satisfação e insatisfação do usuário quanto às audiências de conciliação realizadas.

PRESSUPOSTOS

Para que este plano seja realizado com o êxito esperado, torna-se essencial o apoio e o envolvimento dos magistrados, diretores e servidores do judiciário goiano, dos parceiros e da Comissão do Movimento pela Conciliação. A participação de representantes do Centro de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás será, também, meio indispensável para a realização do trabalho de divulgação, bem como a colaboração do Ministério Público Estadual, da OAB-GO e da Associação de Magistrados do Estado de Goiás.

MATRIZ DE RELACIONAMENTO

- CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA

- COMISSÃO DO MOVIMENTO PELA CONCILIAÇÃO TJ-GO - OAB-GO

- MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL - ASSOCIAÇÕES

- ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS - UNIVERSIDADES E FACULDADES

- ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE GOIÁS

- CENTRO DE COMUNICAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS

- PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA

- PROCURADORIA DE ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA DO ESTADO DE GOIÁS E DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA

-PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE GOIÁS - IMPRENSA ESCRITA, RÁDIOS E TVs LOCAIS

- SECERTARIA ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTAS DE AÇÕES

O Plano do Movimento pela Conciliação do ano de 2009 contará com diversas atividades, divididas em 05 (cinco) etapas, definidas de acordo com o escopo e a necessidade de cada uma, conforme apresentado a seguir. Após a última etapa, será elaborado o relatório anual e o Plano de Ação do Movimento para o ano de 2010.

(4)

1ª Etapa: Dar continuidade ao processo de conscientização, divulgação do Movimento e capacitação de conciliadores (março a dezembro/2009).

2ª Etapa: Instalação das Bancas Permanentes e Periódicas, Centralizadas ou Descentralizadas, de acordo com a realidade de cada comarca ou vara (abril/dezembro/2009).

3ª Etapa: Envio de relatórios mensais ao TJ-GO e CNJ sobre as ações do Estado de Goiás, incluindo informações sobre as ações anteriores ao início do Movimento (janeiro a dezembro de 2009).

4ª Etapa: Semana Nacional da Conciliação.

5ª Etapa: Avaliação do Plano de Ação do ano de 2009 e elaboração do Plano para o ano de 2010.

EXECUÇÃO DAS ETAPAS

1ª ETAPA: DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO, DIVULGAÇÃO DO MOVIMENTO E CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES (MARÇO A DEZEMBRO).

Esta etapa terá cunho educativo, na qual será realizado um intenso trabalho de divulgação sobre a existência de vias alternativas de solução de conflitos, nos processos judiciais em curso e nos casos pré-processuais, ressaltando as vantagens como celeridade, economia processual, efetividade, maior satisfação e minimização de custos, além de promover a capacitação de conciliadores.

Público-alvo:

Magistrados, servidores da Justiça Estadual, membros do MP Estadual, advogados, professores e alunos do ensino fundamental, universitários e pós-graduandos, defensores públicos e jurisdicionados.

AÇÕES SUGERIDAS Data de ExecuçãoÁrea Responsável 1. Tribunal de Justiça juntamente com a Corregedoria

de Justiça convocará todos os juízes do Estado de Goiás para WORKSHOP sobre conciliação, no qual deve ser comunicado que o Movimento da Conciliação está incluído como meta da nova administração, solicitando adesão de todos. Nessa oportunidade serão proferidas palestras sobre o tema, por conferencistas de renome nacional e apresentado o Plano de Ação, no final será assinado termo de adesão por cada juiz.

Fevereiro

Diretoria Geral, Corregedoria e Comissão

2. Visita aos parceiros (Ministério Público, OAB-GO, Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Goiás, do Município de Goiânia e respectivas Procuradorias de Assistência Judiciária, Secretarias Estadual e Municipal de Educação, instituições de

Fevereiro a Dezembro Comissão, juízes Coordenadores regionais e juízes das Comarcas do interior

(5)

ensino, clubes de serviço, associações) e mobilização para participação de todos.

3. Promover continuamente palestras, workshops, cursos, simpósios, encontros, concursos de redação, desenho e frases sobre conciliação, envolvendo todos os operadores do direito, parceiros, faculdades, escolas, associações, clubes de serviços e comunidade em geral.

Fevereiro a Dezembro Comissão, juízes Coordenadores regionais e das

Comarcas do interior 4. Programar, promover e acompanhar a realização de

curso de pós-graduação sobre técnicas de conciliação e mediação para juízes do TJ-GO.

Abril/2009 a Dezembro 2011

Diretoria Geral, Comissão e ESMEG

5. Distribuir cartazes, folders, banners, bottons, adesivos e camisetas alusivas à conciliação.

Fevereiro a Dezembro Comissão, juízes

Coordenadores

regionais e das Comarcas do interior

6. Promover a divulgação do movimento pela conciliação, continuamente, na imprensa falada e escrita.

Fevereiro a Dezembro Comunicação 7. Atualizar, continuamente todos os campos do link

da conciliação.

Fevereiro a Dezembro Comissão e Diretoria de

Informática 8. Divulgar na página do “Movimento pela

Conciliação”, na internet, fotos, matérias e estatísticas da “Movimento Nacional da Conciliação”, realizada em todo Estado.

Agosto a Dezembro Comissão 9. Encaminhar links com fotos, matérias e estatísticas

do “Dia Nacional da Conciliação” para as Comarcas, Varas e Juizados, Associações e OAB auxiliarem na divulgação dos resultados.

Setembro a Dezembro Comissão 10. Produzir matérias para a TV e a Rádio com dados

estatísticos sobre a “Semana Nacional da Conciliação” (utilizar depoimentos).

Novembro a Dezembro Comunicação (Rádio/TV) 11. Produzir interprogramas e vinhetas para a TV

Justiça para divulgar as estatísticas do evento e os locais de conciliação no país.

Novembro a 15 de Dezembro Comunicação/TV 12. Exibir os interprogramas e as vinhetas produzidas. 16 a 19 de Dezembro

Comunicação/TV 13. Produzir programa especial de debate e/ou

entrevista com Magistrados para a TV e para o Rádio para divulgar os resultados do Movimento pela Conciliação e da “Semana Nacional da Conciliação” no ano de 2009.

Novembro a Dezembro Comunicação/Rádio/TV

14. Produzir spots institucionais para o Rádio com depoimentos sobre o resultado do Movimento pela Conciliação e Semana da Conciliação de 2009.

Novembro a Dezembro Comunicação/Rádio 15. Disponibilizar na página “Movimento pela

Conciliação”, no site do TJ-GO, matérias com dados

A partir de 09 de Dezembro Comunicação/Rádio

(6)

estatísticos de todos as Comarcas e Estados sobre o Movimento pela Conciliação e a “Semana Nacional da Conciliação” de 2009.

16. Gravar entrevista com o Presidente do TJ-GO, Presidente da Comissão pelo Movimento de Conciliação, Diretor do Foro da Comarca de Goiânia e Comarcas do Interior, para a TV e Rádio, a fim de divulgar o balanço do Movimento.

12 de Dezembro Comunicação/Juízes das

Comarcas do Interior (Rádio/TV)

2ª ETAPA: INSTALAÇÃO DAS BANCAS PERMANENTES E PERIÓDICAS, CENTRALIZADAS OU DESCENTRALIZADAS, DE ACORDO COM A REALIDADE DE CADA COMARCA OU VARA (ABRIL A DEZEMBRO).

AÇÕES SUGERIDAS Data de Execução Área Responsável 1. Apoio e incentivo às Bancas

Permanentes de Conciliação Instaladas na Capital e Interior. Entrar em contato com os juízes coordenadores das Bancas Permanentes instaladas, orientando-os para elaborar plano de ação de acordo com a realidade de cada uma.

Fevereiro a Junho

Comissão e juízes Coordenadores

2. Elaboração do plano de ação para as Bancas permanentes de conciliação já instaladas.

Fevereiro a Dezembro

Coordenadores das respectivas Bancas de Conciliação

3. Instalar novas Bancas Permanentes de conciliação de primeiro grau ( nas Varas e Comarcas) e segundo grau (nos Gabinetes de Desembargadores).

Fevereiro a Dezembro

Comissão, juízes Coordenadores Regionais e das Comarcas do interior

3ª ETAPA: ENVIO DE RELATÓRIOS MENSAIS AO TJ-GO E CNJ SOBRE AS AÇÕES DO ESTADO DE GOIÁS, INCLUINDO INFORMAÇÕES SOBRE AS AÇÕES ANTERIORES AO INÍCIO DO MOVIMENTO (JANEIRO A DEZEMBRO).

AÇÕES SUGERIDAS Data de Execução

Área Responsável 1. Inserir os dados das audiências de

conciliação designadas, realizadas e acordos celebrados, mensalmente, no sistema de informática do TJ-GO, a partir de janeiro/2007, conforme exigido pelo sistema (www.tjgo.jus.br/sec). As informações devem ser atualizadas até o último dia de cada mês.

Janeiro a Dezembro

Escrivães de cada vara e titulares dos cartórios extra oficiais.

(7)

Corregedoria de Justiça e CNJ, sobre as ações do Estado de Goiás incluindo informações adicionais sobre as ações anteriores ao ano de 2009.

Comissão

4ª ETAPA: SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO

A Semana Nacional da Conciliação visa realizar uma grande mobilização nacional, com participação direta da Justiça em todo o território brasileiro, envolvendo todos os Estados, e Municípios, a fim de demonstrar à sociedade a preocupação do Poder Judiciário em atender de forma célere, segura e eficaz, os anseios da população e principalmente disseminar a cultura da pacificação social.

Os dias de realização da Semana Nacional da Conciliação serão estabelecidos pelo CNJ, sendo certo que o dia 08 de dezembro, dia da Justiça, é considerado dia Nacional da Conciliação.

Público-alvo:

Jurisdicionados e comunidade em geral.

AÇÕES SUGERIDAS Data de ExecuçãoÁrea Responsável 1. Definição da data da Semana

Nacional da Conciliação

Agosto CNJ – Brasília 2. Definir os locais onde acontecerão

as conciliações, os processos que serão levados para conciliação, o número de Bancas a serem compostas e escolher os conciliadores voluntários.

03 de Agosto a 28 de Setembro

Desembargadores de cada gabinete e Juízes de cada Vara/Comarca participante com orientação

da Comissão 3. Preparar os processos e proceder a

intimação das partes para a Semana Nacional pela Conciliação, via correio, ou mandado, conforme a conveniência de cada caso.

01 de Setembro a 27 de Novembro Escrivania e Secretaria de cada Vara/Juizado

4. Todos os desembargadores do Tribunal e juízes das Comarcas do Estado de Goiás devem comunicar à Comissão de Conciliação do TJ-GO, se vão ou não participar da Semana Nacional pela Conciliação, informando o local do Evento, o número de processos, número de participantes, número de Bancas que serão instaladas, com justificativa em caso de eventual impossibilidade de participação.

1º a 16 de Outubro

Desembargadores do Tribunal, Juízes Diretores dos Foros das Comarcas do Estado de Goiás

para a Comissão

5.Treinamento para a equipe de trabalho e conciliadores voluntários que participarão da Semana Nacional

24 de Agosto a 13 de Novembro Juízes das Comarcas do Estado de Goiás ou

(8)

pela Conciliação, que pode ser providenciado pelo próprio Juiz da Comarca ou nos cursos preparatórios que serão ministrados pela Comissão do TJ-GO, mediante requerimento prévio do juiz responsável.

Comissão do TJ-GO

6.Elaborar informativo para a internet alusivo à “Semana Nacional da Conciliação” divulgando os locais onde acontecerão as audiências de conciliação, de acordo com informação prévia dos juízes.

14 de Setembro a 08 de Dezembro Comissão e Diretoria de Informática

7.Disponibilizar, na página principal do TJ-GO, a arte oferecida para confecção de material de divulgação, para que as Comarcas e Varas do TJ-GO, MP-TJ-GO, OAB-GO e Associações, também auxiliem na divulgação eletrônica e material.

14 de Setembro a 08 de Dezembro Comissão e Diretoria de Informática

8.Reproduzir material gráfico (cartazes, banners, faixas e folders etc) específicos alusivos ao “Dia Nacional da Conciliação” para distribuição.

14 de Setembro a 1º de Outubro Assessoria de Projetos

9.Distribuir material gráfico (cartazes, banners faixas, folders etc.) sobre o “Semana Nacional da Conciliação” para as Comarcas, Órgãos Públicos, Faculdades, OAB –GO, MP-GO e demais parceiros.

14 de Outubro a 14 de Novembro Comissão, Coordenação de Apoio ao Interior e

Assessoria de Projetos

10. Confeccionar camisetas para a Semana Nacional da Conciliação

1º de Setembro a 1º de Outubro Diretoria Administrativa TJ 11.Distribuir camisetas para as

Comarcas do Interior e Varas de Goiânia.

17 a 29 de Novembro

Comissão, Coordenação de Apoio ao Interior e Assessoria de Projetos.

12.Comunicar às Associações, Entidades públicas e Particulares,

OAB-GO, MP-GO a

disponibilização de arte das propagandas institucionais no site do CNJ para publicação em jornais e/ou revistas das referidas instituições.

23 de Junho a 08 de Dezembro Comissão e Comunicação TJ-GO

13.Produzir para as Tvs interprogramas que convidem a comunidade para participar do “Semana Nacional da Conciliação”

1º de Outubro a 08 de Dezembro Comunicação TJ-GO (TVs) 14.Veicular interprogramas e

chamadas do “Semana Nacional da

20 de Novembro a 08 de Dezembro Comunicação TJ-GO (TVs)

(9)

Conciliação” na TV Justiça

15.Produzir matérias, gravar entrevistas e debates para a Rádio e TV Justiça sobre a semana da Conciliação

30 de Outubro a 08 de Dezembro Comunicação (Rádio e TV) 16. Reproduzir spots institucionais

sobre o “Semana Nacional da Conciliação” para rádios

1º a 15 de Setembro Comunicação do TJ-GO 17.Distribuir spots institucionais

sobre o “Semana Nacional da Conciliação” para as rádios comerciais e públicas.

1º a 30 de Outubro Comunicação do TJ-GO 18.Agendar entrevistas para

magistrados da Justiça Estadual, promotores de justiça, advogados e conciliadores, nas rádios e televisões a fim de divulgar a “Semana Nacional da Conciliação”.

10 de Novembro a 07 de Dezembro Comunicação TJ-GO

20.Disponibilizar três matérias radiofônicas por semana na página do projeto “Movimento pela Conciliação”, no site do TJ-GO.

05 de Novembro a 07 de Dezembro Comunicação do TJ-GO 21. Viabilizar a cobertura do evento

por meio de envio de releases e

press-kits

19 de Novembro a 08 de Dezembro Comissão,

Comunicação TJ-GO 22.Viabilizar a publicação de artigos

sobre a “Semana Nacional da Conciliação” em jornal de grande circulação e em jornais regionais.

10 de Novembro a 08 de Dezembro Comissão, Comunicação e juízes das comarcas

do interior. 23.Realizar a cobertura jornalística

em todo estado da “Semana Nacional da Conciliação” para ser divulgada no Rádio (em tempo real) e na TV Justiça.

01 a 08 de Dezembro Comunicação/Rádio/TV

24. Disponibilizar, em tempo real, na página do “Movimento pela Conciliação”, no site do TJ-GO, reportagens, fotos das conciliações realizadas no Estado.

01 a 08 de Dezembro Comissão e Diretoria Informática

25. Disponibilizar, em tempo real, na página do “Movimento pela Conciliação”, no site do TJ-GO, os dados estatísticos que serão alimentados por meio de login e senha disponibilizada aos juízes de cada Vara ou Comarca, para divulgação de resultados conforme estabelecido pelo CNJ.

01 a 08 de Dezembro Diretoria de Informática

(10)

26. Disponibilizar, em tempo real, na página do projeto “Movimento pela Conciliação”, no site do TJ-GO, reportagens radiofônicas com depoimentos de jurisdicionados atendidos durante as audiências de conciliação em todo o Estado.

01 a 08 de Dezembro Comissão e Comunicação

27. Divulgar na TV Justiça e no Rádio , de hora em hora, e em boletins especiais, estatísticas sobre o número de conciliações realizadas em cada município e do estado.

01 a 08 de Dezembro

Comunicação (TV, Rádio) e Comissão

28. Divulgar na TV Justiça e na Rádio, em boletins especiais, depoimentos de jurisdicionados que optaram pela conciliação.

01 a 08 de Dezembro Comunicação (TV/Rádio) 29.Divulgação dos resultados

diariamente e envio de relatório final para o TJ-GO, Corregedoria e CNJ.

01/12 a 08 de Dezembro Comissão

5ª ETAPA: AVALIAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO E ELABORAÇÃO DO PLANO PARA O ANO DE 2010.

Esta etapa tem por finalidade fazer uma análise minuciosa do Plano de Ação e da campanha de divulgação realizada pela Comissão e Centro de Comunicação do TJ-GO e, com base nos resultados, definir novo Plano de Ação para o ano de 2010.

Público-alvo: Comissão do TJ-GO, Magistrados e parceiros.

AÇÕES SUGERIDAS DATA DE EXECUÇÃO

1.Reunir o gestor e a equipe responsável pelo projeto para fazer um balanço da campanha com base em dados estatísticos apresentados pelo TJ-GO

15 de Dezembro Comissão

2.Apresentar ao TJ-GO e ao CNJ um relatório com os resultados da 1ª etapa da campanha e o projeto relativo ao ano de 2009.

19 de Dezembro Comissão

RECURSOS/PARCERIAS

Grande parte das ações sugeridas irá representar baixo custo aos cofres públicos, uma vez que a Comissão e o Centro de Comunicação Social do TJ-GO irá valer-se da estrutura de material e dos recursos humanos já existentes para viabilizar a proposta. Entretanto, algumas ações, consideradas essenciais para o sucesso do “Movimento pela Conciliação” serão onerosas, exigindo avaliação de custos e busca de parcerias, inclusive do Ministério da Justiça, da Secretaria de Reforma do Judiciário que disponibilizará verba para implantação deste Plano.

(11)

AÇÃO QTDE PATROCÍNIOE APOIO VALOR Impressão de cartazes sobre o projeto “Justiça

de Conciliação” A definir TJ-GO A definir

Impressão de folders sobre o projeto “Justiça de Conciliação”

A definir TJ-GO A definir Impressão de cartazes específicos sobre o “Dia

Nacional da Conciliação”

A definir TJ-GO A definir Impressão de banners alusivos ao projeto

“Justiça de Conciliação”

A definir TJ-GO A definir Impressão de adesivos sobre o projeto “Justiça

de Conciliação”

A definir TJ-GO A definir Produção de camisetas sobre o projeto “Justiça

de Conciliação”

A definir TJ-GO A definir Reprodução de vídeo institucional que

incentive a conciliação.

A Definir TJ-GO A definirA definirA definirA definirA definirA definirA de

Programação de treinamentos para conciliadores, promoção de cursos, palestras, simpósios, seminários.

A definir TJ-GO/ESMEG A definir

Programação e promoção de curso de pós-graduação sobre técnicas de conciliação e mediação.

Referências

Documentos relacionados

Nesse mesmo período, foi feito um pedido (Processo do Conjunto da Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro nº 860-T-72) pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil e pelo Clube de

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em