• Nenhum resultado encontrado

EPIDEMIOLOGIA DA DOENÇA DE CHAGAS NO CEARA VIII - ESTUDO DA INFECÇÃO DE ANIM AIS POR T. CRUZI NO MUNICÍPIO DE M O RADA NOVA*

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EPIDEMIOLOGIA DA DOENÇA DE CHAGAS NO CEARA VIII - ESTUDO DA INFECÇÃO DE ANIM AIS POR T. CRUZI NO MUNICÍPIO DE M O RADA NOVA*"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EPID EM IO LO G IA D A D O EN Ç A DE CH AG AS NO CEA RA

V III - ESTUDO D A IN FECÇ Ã O DE A N IM A IS POR T. CRUZI NO MUNICÍPIO

DE M O R A D A NO VA*

J. E. Alencar, * * e L. M . Freitas, * * *

Foram examinados 1.368 mamíferos em ecótopos naturais ou artificiais: 443 cies com 2,5% positivos; 605 gatos com 0,7%, 65 roedores domésticos com 4,6%, 6 coelhos e 10 cobaias negativos. Dentre os animais silvestres, foram examinados 115 preás (Galea s. spixii) com 2,3% positivos, 12 "cassacos" (Didelphis azarae) dos quais 9 positivos; 5 quirôptaros, 5 punáres (Cercomys c. laurentius) e 3 pebas (Dasypus sexcinctus) negativos. A amostra apresentada é suficiente para considerar a existência de ciclos doméstico e silvestre de T. cruzi na área estudada e considerada endêmica da Doença de Chagas.

IN T R O D U Ç Ã O

Diversos estudos foram realizados no Estado do Ceará em áreas endêmicas de Doença de Chagas para esclarecer os problemas de trans­

missão dessa endemia em relação aos possíveis reservatórios animais. Essas investigações revela­ ram o papel de diversos animais domésticos e silvestres em Municípios do Vale do Jaguaribe, da regilo do Càriri e da Serra de Batu- rité1 > 2' 3 - 4 > s como se apresenta a seguir:

* Trabalho realizado com recursos do Convênio P G E -0 8 / 7 4 -D N O C S / U F C e com a colaboração da S U C A M — Ministério da Saúde.

‘ * Professor Adjunto do Departamento de Patologia e Medicina Legal do Centro de Ciências da Saúde da U FC.

* * * Técnico da S U C A M — M inistério da Saúde. Recebido para publicação em 23.9.1976.

(2)

20

Rev. Soc. Bras. Med. Trop.

Vol. XI - N? 1

Espécies de _ . Data Animais Cães 1962/4 Cães 1973 D O M É S ­ Gatos 1962/4 T IC O S Gatos 1973 Roedores 1962/4 Roedores 1973 Exami- Com nados T. cruzi i 72 2 2 8 674 99 14,7 244 4 1,6 268 65 24,3 635 49 7,7 10 4 Marsupiais 1962/4 130 37 28,5 S IL ­ Marsupiais 1973 3 1 V E S ­ Roedores 1962/4 234 7 3,0 T R E S Roedores 1973 13 0 — Quirópteros 1973 141 9 6,3

Uma reunição de investigadores O PS/O M S6 elaborou um documento que insiste ná neces­ sidade de se dispor de informações baseadas em investigações adequadamente realizadas sobre a patologia geográfica da doença.

O X I Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, realizado no Rio de Janeiro de 23 a 28 de fevereiro de 1975 recomendou, também, o estudo do papel das diversas espécies de animais reservatórios e o D N O C S manifestou interesse em esclarecer problemas de transmis­ são da Doença de Chagas em áreas de seus projetos de irrigação, firmando para isto Convê­ nio com a Universidade Federal do Ceará.

Em face dos resultados até agora obtidos e às recomendações aludidas, procuramos organizar projetos de investigação para obter informações adequadas ao esclarecimento da História Natu­ ral da Doença de Chagas no Ceará.

P L A N O DE T R A B A L H O

Dentre onze municípios de áreas de irrigação do DN O CS, sobressaiu-se por ser aquele em que maior número de infecções foram detectadas em inquérito sorológico pela reação de Guer­ reiro e Machado, o Município de Morada Nova, área escolhida para o trabalho.

Deveríamos examinar os animais domésticos das residencias das 106 pessoas que apresenta­ ram R FC positivos, correspondentes a 71 locali­ dades que, para facilidade de trabalho foram agrupados em 10 zonas (mapa 1). Também deveriam ser examinados os animais silvestres que pudessem ser capturados em torno das habitações referidas.

M É T O D O E T É C N IC A S

O método utilizado foi o do xenodiagnós- tico, utilizando-se 10 ninfas de Rhodnius pro- lixus. Os xenos foram lidos em laboratório 30 a 40 dias após, utilizando-se o conteúdo intestinal de cada ninfa entre lâmina e laminula para verificação de formas de T. cruzi.

R E S U L T A D O S

Das 114 localidades estudadas no Município de Morada Nova, em 71 foram realizadas xenodiagnósticos para verificar a infecção por T. cruzi. No total foram examinados 1.368 mamíferos encontrados em ecótopos naturais ou artificiais, dentro e fora das habitações.

Xenodiagnósticos em animais domésticos — apresentamos na Tabela a seguir os resultados do exame desses animais, pertencentes às espé­ cies referidas.

Os resultados obtidos não se assemelham aos que foram observados em outras áreas investiga­ das no Estado; em Russas, por exemplo, as taxas de infecção foram bastante elevadas (14,7 para os cães e 24,3 para os gatos).

Verificamos, então, que na realidade não é elevada a infecção de animais dentro da casa, podemos afirmar que é maior a prevalência que a da infecção humana que é relativamente baixa. Se tivéssemos trabalhado com a reação de fixação do complemento, método utilizado para o estudo da infecção humana, certamente obteríamos cifras dez vezes maiores.

No total de sítios examinados encontramos 11 cães, 4 gatos e 3 roedores infectados. Tendo

(3)

Jan.-Fev., 1977

Rev. Soc. Bras. Med. Trop.

21

Espécie Exam i­

nados

Positi­

vos %

a) Canis fam iliar is (cão) 443 11 2,5

b) FeHx domesticus (gato) 606 4 0,7

c) fíattus rattus frugivorus

(rato doméstico) 58 3 5,2

d) Rattus rattus rattus (guabirú) 05 0

-e) Mus musculus (catita) 01 0 —

f) Cuniculus oric tilagus (co e I h o) 06 0

-g) Cavia aperea (cobaia) 10 0 —

em conta a vida média desses animais, vemos que a probabilidade de infectar triatomíneos é elevada. Entre nós o cão vive cerca de 7 anos. É possível que um cão com T. cruzi viva menos em face de lesões que possam ocorrer e uma lesão cardíaca pode ser uma causa bem freqüen­ te, diminuindo a probabilidade de que ele seja reservatório para infecção de triatomíneos. A mesma argumentação podemos desenvolver em relação ao gato.

No que diz respeito ao roedor doméstico, mesmo que eles apresentem uma taxa de infecção mais elevada, a sua vida média é bem menor e portanto ele terá relativamente um valor igual ao cão e ao gato.

0 mapa 1 mostra onde se situam, do ponto de vista geográfico, os animais encontrados infectados, e nos oferece uma visão de conjun­ to, pois mostra reunidas todas as informações quanto a reservatórios da doença. Observamos então que há um caráter focal, o que nos permite incluir a Doença de Chagas dentro do grupo de doenças com as características descri­ tas na doutrina de Pavlowski, do nicho natural. Xenodiagnóstico em animais silvestres — Os resultados dos exames realizados em 240 ani­ mais silvestres, forneceram-nos os resultados que a seguir apresentamos:

a) Galea sp ixii spixii (preá) — 215, com 5 positivos (2,3%);

b) Didelph/s azarae (cassaco) — 12, com 9 positivos (2,2%);

c) Quiropteros (morcegos) — 5, com 0 positivos (3,3%);

d) Cercomys cunicularius laurentius (puna- ré) - 5, com 0 positivo (3,3%);

e) Dasypus sexcinctus (peba) — 3, com 0 positivo (3,3%).

Vemos, assim, que é mais elevada e bastante significativa a taxa de infecção de animais

silvestres. Foi pequena a amostra de marsupiais, não nos permitindo considerar a taxa de in­ fecção. Entretanto, devemos declarar que sem­ pre esses mamíferos aparecem com elevadas taxas de infecção onde quer que se os examine. No município de São Gonçalo recentemente examinamos alguns exemplares desses animais e também aí encontramos elevada taxa de in­ fecção.

Outras espécies de animais silvestres não puderam ser capturados, em vista de inadequa­ do material utilizado e do pouco tempo dispo­ nível para o trabalho.

De qualquer modo a amostra ora apresen­ tada é o suficiente para nos levar a considerar a existência do ciclo silvestre do T. cruzi na área estudada.

C O N C L U S Õ E S

São baixas as taxas de infecção de animais domésticos, especialmente as que se referem a gatos; é, entretanto, maior que a taxa de infecção humana.

Os animais silvestres reservatórios são o preá, também em taxas realtivamente baixos, e o cassaco. Desta última espécie não foi exami­ nado um número de exemplares que permita estabelecer o seu papel. Ambos alimentam os nichos naturais do T. cruzi na região.

Considerando-se que o censo em 400 casas revelou a existência de 62 cães e 112 gatos, teremos no município, por extrapolação, tere­ mos 6.234 cães e 11.262 gatos, o que levaria a existência de 156 cães e 79 gatos infectados com T. cruzi', se incluirmos os roedores,guar­ dando as proporções observadas na pesquisa, teremos mais 1.048 roedores domésticos

(4)

in-22

Rev. Soc. Bras. Med. Trop.

Vol. XI - N9 1

I

COMVENIO PaC OI - M

OÜOCI / UMIVEMSIOADE

MAPA «• í

ESTUDO

soalte

* EPIDCMIOIOVA

DOENÇA DE CN««â<

MUNICÍPIO DE MORADA MOMA

— lI MI T ( Ot

E S C A L A OE s a o Qt / o n * j »>*•» c r c i r o oc f t r w o o * t u . > i O t Ó « ' C O

(5)

Vol. XI - N9 1

Rev. Soc. Bras. Med. Trop.

23

fectados. Seriam assim, 1.283 fontes infectart- tes domésticas. Isto corresponde a 1 fonte infectante em cada 9 casas no Município.

Em relação às fontes silvestres de infecção

não se pode chegar a uma conclusão pois, além de pequena a amostra de animais examinados, não se tem uma idéia precisa da sua distribuição ecológica e de seus hábitos.

S U M M A R V

In the country o f Morada Nova, State o f Ceará, 1.368 Mammal's where searched fo r T. cruzi and have shown the foilow ing results: 443 dogs with 2,5% positives; 605 cats with 0,7% 65 domestic rodents w ith 4,6%, 6 rabbits and 10 guinea pigs negatives. Am ong the syivatic animais, 215 rodents "preás" (Galea s. spixii) have shown 2,3% positives, 12 marsupiais (D i delphis azarae) w ith 9 positive, 5 bats, 5 rodents known as "punaré" (Cercomys c. iaurentius) and 3 armadiiios (Dasypus novencinctus) negative. The rates shown are sufficient to consider the region surveyed as endemic fo r Chagas disease and to show the circulation o f T. cruzi into d o m e s tic a n d syivatic cicies.

R E F E R Ê N C IA S B IB L IO G R Á F IC A S

1. A L E N C A R , J. E., P ESSO A , E. P., S H E R - LOCK, V. R. A., T O M É , G. S. & C U N H A , R. V. — Estudos sobre a epidemiologia da Doença de Chagas no Ceará. I — Dadosl preliminares. Rev. Bras. Maiarioi. D. Trop., 14: 201-219, 1962.

2. A L E N C A R , J. E., A L M E ID A , J. O. S H E R - LOCK, V., F R A N Ç A , A. P. & L E IT E , L. Es­ tudos sobre a epidemiologia da Doença de Chagas no Ceará. II — Novos dados. Rev. Bras. Maiarioi. D. Trop., 15: 551-565, 1963. 3. A L E N C A R , J.E. — Estudos sobre a epide­ miologia da Doença de Chagas no Ceará. III

— Região do Baixo Jaguaribe — Rev. Bras. Maiarioi. D. Trop., 17: 149-158, 1965. 4. A L E N C A R , J.E., A L M E ID A , Y.M., S A N ­

TOS, A.R. & F R E IT A S , L.M. - Epide- miology of Chagas Disease in the State of Ceará, Brasil. IV — The role of dogs and cats as domestic reservoir. (Em publica­ ção). 1974.

5. A L E N C A R , J.E., A L M E ID A , V.M., F R E I-i (T A S, L.M. & S A N T O S , A.R. - Estuclós

sobre a epidemiologia da Doença de Chagas no Ceará. V I — Estudos em uma micro-área de Russas, 1975 (Em publicação). X I Con­ gresso Soc. Bras. Med. Trop.

Referências

Documentos relacionados

Para devolver quantidade óssea na região posterior de maxila desenvolveu-se a técnica de eleva- ção do assoalho do seio maxilar, este procedimento envolve a colocação de

Quando Goffman (1985) fala em palco e cenário, atores e platéia, papéis e rotinas de representação, necessidade, habilidades e estratégias dramatúrgicas,

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

O construto estilo e qualidade de vida é explicado pelos seguintes indicadores: estilo de vida corrido realizando cada vez mais trabalho em menos tempo, realização

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to