• Nenhum resultado encontrado

OS CUIDADOS DESTA VIDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OS CUIDADOS DESTA VIDA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

OS CUIDADOS DESTA VIDA

Vítor Quinta Agosto 2008

Aquele que confia no Senhor e lhe entrega a sua vida para que seja O Espírito Santo de Deus (YHWH) a encaminhar os seus passos, não deve preocupar-se demasiado com as coisas deste mundo, uma vez que sabe que estas são passageiras e, em si mesmas não são importantes face ao que deve ser prioritário: a sua salvação por Yeshua, O Cristo. Na realidade, O Cristo avisou-nos que neste mundo teríamos aflições e tribulações várias.

Apesar disso, o homem continua a dedicar o melhor dos seus esforços e preocupações na aquisição dos bens nesta vida e a enredar-se com as coisas do seu dia a dia. Este homem tem uma visão de curto prazo. No seu coração não habita a esperança de uma vida perfeita, eterna. Perdeu a capacidade de confiar em Deus e nas Suas promessas. Este homem perdeu de vista o plano de Deus para a sua salvação e essa, quando cimentada pela fé, é uma visão de longo prazo, é uma visão de vida eterna, conforme a Sua promessa.

Vejamos algumas passagens bíblicas que nos revelam o quanto devemos confiar Naquele que tudo pode na vida de cada ser humano…e não só, pois Ele pode e comanda tudo o que está criado, pois tudo Lhe pertence.

David dá-nos esta meditação em Salmo 39:6-7 – “Na verdade, todo homem anda numa vã aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará. Agora, pois, YHWH, que espero eu? A minha esperança está em ti”.

Job, o servo de Deus diz-nos também que o homem é de bem poucos dias e, mesmo esses, cheios de inquietação – Job 14:1. Apesar disso, mesmo sabendo isto em seu coração, o homem carnal procura honrarias humanas, riquezas e acumulação de bens, muitas vezes adquiridos de forma fraudulenta, não hesitando em prejudicar o seu próximo se puder alcançar esse ganho imediato. São espiritualmente cegos. Satanás, o adversário de Deus e do homem cegou o

(2)

entendimento destas pessoas. E o homem carnal comporta-se como se não fosse morrer amanhã e não tivesse que comparecer perante o tribunal de Cristo.

O apóstolo Tiago diz-nos na sua epístola em Tiago 4:14 – “Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.” O homem só pára para pensar acerca da sua condição de vida em duas circunstâncias ou momentos particulares:

1. quando vai à casa onde há luto, e

2. quando a adversidade lhe bate à porta (doença grave, por exemplo).

Mesmo assim, uma vez ultrapassados esses momentos, depressa se esquece da meditação e volta a entrar na luta desta vida, tornando a esquecer-se Daquele que lhe dá a vida e que o mantém.

É igualmente exemplar a parábola que Yeshua nos deixou e que podemos ler em Lucas 12:18-21, acerca daquele homem que teve grandes colheitas, a tal ponto que planeou mandar construir mais celeiros para arrecadar toda a sua produção. Ele disse em seu coração: “Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.” Mas que lhe respondeu Deus? “Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.” Por isso o Senhor Yeshua completa este ensinamento com este conselho nos versículos 22 a 26: “Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes. Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?”

O sábio Rei Salomão (sabedoria que lhe advinha de Deus) faz uma profunda meditação acerca das coisas desta vida e do trabalho em que o homem se empenha. Vale a pena ler e reler as suas palavras em Eclesiastes 1:14 – “Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito”, ligando-as com as de Eclesiastes 2:17-24.

Quando o Senhor Yeshua visita Marta e sua irmã Maria, em casa delas, Ele deixa-nos um ensinamento precioso sobre aquilo que o homem deve fazer com a vida que Deus lhe deu. Marta estava ocupada com muitas coisas (para receber as suas visitas, fazendo apanágio do sentido de hospitalidade que deve estar presente quando recebemos alguém em nossa casa) e reclamou de Yeshua por sua irmã Maria a não ir ajudar, mas se conservar aos pés do Mestre, ouvindo-o. Ora esta estava “a beber”, a alimentar-se do pão do céu que são as palavras do Mestre. Perante a reclamação de Marte, Yeshua respondeu-lhe: “Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria

(3)

Todos nós, por vezes, comportamo-nos como Marta, ansiosos e afadigados com as coisas desta vida. Mas Jesus responde-nos de forma cabal e definitiva que “uma só coisa é necessária para as nossas vidas”. Essa coisa é sem qualquer margem para dúvida a nossa ligação a Deus, a nossa entrega, andando em obediência em todos os Seus preceitos e avivando uma fé viva e incessante nas promessas da nossa salvação através do sacrifício e do sangue de Cristo. Esta é a fórmula da verdadeira vida; este é o Caminho que conduz à salvação da alma. Quantos que vivem sem esperançase deixam levar para a depressão e suicídio? Infleizmente muitos. Não nos deixemos pois “agarrar” pelos cuidados desta vida e, se os problemas surgirem na nossa vida (o que é inevitável que aconteça), entreguemos as nossas preocupações na mão Daquele que tudo pode e que pode resolver os nossos problemas também: Salmo 37:5-7a – “Entrega o teu caminho a YHWH; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa em YHWH, e espera nele.” Confiemos sim Naquele que é poderoso para nos socorrer nos momentos de angústia e de aflição e que também está connosco nos restantes momentos das nossas vidas. O apóstolo Pedro reforça este conselho em 1.Pedro 5:7 – “Lançando sobre ele [Yeshua, O Cristo] toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”

Falta-nos por vezes o discernimento e a confiança no nosso coração para entregarmos as nossas dificuldades na mão do Senhor, porque ainda somos carne e porque a nossa fé ainda pode ser fraca. E, contudo, ao longo da nossa vida já vimos a mão de Deus ao nosso lado inúmeras vezes, mas, quando chegam os momentos difíceis, por vezes, temos tendência a esquecermo-nos Dele, ou a não recorrermos primeiro a Ele.

Por exemplo, podemos pensar em ir consultar um médico ou um advogado mesmo antes de dobrarmos o nosso joelho em oração. Por vezes, só quando o médico ou o advogado falham ou não dão resposta às nossas necessidades, só então nos lembramos de Deus. Por isso, muitas vezes, Yeshua usou esta expressão em relação aos do seu tempo: “Homens de pouca fé”.

O poder e a majestade de Deus são tais que Jesus fala-nos nestes termos em Lucas 12:27-31 – “Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mesmo com estas palavras de Yeshua, o homem carnal não entende e porfia em alcançar “a felicidade” neste mundo, felicidade essa que consiste na acumulação de riquezas materiais esquecendo-se de acumular as riquezas espirituais. Por isso o homem é néscio e anda tacteando como um cego.

(4)

A nossa importância para Deus como Seus filhos está acima de toda a criação que Ele fez neste mundo. Meditemos nas palavras de Yeshua em Mateus 10:29-31 – “Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.” Estas palavras deverão transmitir-nos a confiança que necessitamos para aprendermos a confiar Nele e entregarmos na Sua mão todos os cuidados que temos nesta vida. Como diz no Salmo 37:5 – “Entrega o teu caminho a YHWH; confia nele, e ele tudo fará”.

Muitos dos que juntam tesouros nesta vida e são pobres para com Deus, acumulam riquezas para sua própria condenação, particularmente nos últimos dias, antes da vinda de Cristo: Tiago 5:1-6 – “Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça. O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias. Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos. Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança. Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.” Por isso a condenação destes homens é certa pois confiaram mais nas suas riquezas materiais do que nas riquezas celestiais que Cristo tem para dar a todos os que O seguem. Estes são incapazes de “ver” que as coisas terrenas findam aqui, enquanto as celestiais são eternas.

Ainda o apelo de YHWH ao homem em Isaías 55:1-3a – “O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá”.

A Palavra da salvação é aqui comparada por Deus a águas puras, vinho, leite e gordura, a qual pode ser adquirida sem dinheiro e sem preço, mas, unicamente, com a entrega do homem aos caminhos de Deus e ao Seu Cristo, pelo Seu sangue salvador. Somos convidados a ouvir, a guardar no nosso coração/mente e a andar nas Leis do Senhor e reter no nosso coração a esperança da salvação pelo Seu Cristo Yeshua. Essa esperança dará um dia os seus frutos, eternos, como deixa entender as palavras de Paulo em Romanos 8:18 – “Porque para mim tenho por certo que as aflições do tempo presente, não são para comparar com a glória que em nós há-de ser revelada”. A este respeito vale a pena ler também o que nos dizem os apóstolos em 2.Coríntios 4:17-18 ou 1.João 3:2.

Palavras como estas são-nos repetidas de muitas e variadas formas e em vários lugares: e.g. Provérbios 1:21-23 – “Nas esquinas movimentadas ela [a sabedoria, a Lei do Altíssimo] brada; nas entradas das portas e nas cidades

(5)

vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento? Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras [a minha Lei].” A sabedoria do Altíssimo clama por toda a parte, mas o homem não a quer ouvir: Provérbios 8:4 – “A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens.”

Salmo 95:6-8a – “Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante de YHWH que nos criou. Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.”

Mas, para os que têm esperança e confiança nas palavras eternas, ficam os ensinamentos como os de Paulo em Romanos 5:2-4 – “Pelo qual [Senhor Yeshua], também, temos entrada pela fé, a esta graça [a justificação pela fé Nele], na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações [particularmente quando sofridas pelo amor do Seu Nome]; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciênciaa experiência, e a experiência a esperança”. As provas a que somos submetidos nesta vida põem à prova a nossa paciência, fé e confiança nas Suas palavras. Não esquecer que Deus também nos equipa e fortalece Nele para quando chegar os dias da provação permanecermos firmes. E é notório que temos de ser aperfeiçoados Nele através destas experiências difíceis. Tomemos o exemplo de Job.

Este tema leva-nos também a meditar nas palavras de Yeshua que se encontram em Lucas 21:34-36 – “E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia [a vinda gloriosa do Rei Yeshua]. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem”. Muitíssimos andarão descuidados, não atendendo aos sinais dos tempos em que vivem. Cuidarão somente dos seus afazeres e interesses, e, então, serão apanhados no laço/armadilha que será estendida sobre eles como se de inocentes aves se tratassem. O homem está incapaz de reconhecer os sinais dos tempos em que vive actualmente. E, no entanto, está a viver os “dias do fim”, dias em que virá grande aperto sobre toda a humanidade. Meditemos ainda no ensinamento de Yeshua contido na parábola do semeador: Lucas 8:5-15.

Possam os nossos corações estar ávidos da Sua Palavra (Cristo) e abertos à presença do Deus Altíssimo. Que os cuidados e as tribulações desta vida e a nossa pouca diligência nas coisas de Deus não nos possam separar do amor de Deus que está no Cristo Yeshua.

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

A Tabela 3 apresenta os resultados de resistência ao impacto Izod e as caracterizações térmicas apresentadas em função dos ensaios de HDT, temperatura Vicat e a taxa de queima do

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

A seguir, você encontrará o resultado do seu perfil genético para alguns SNPs relacionados à regulação das concentrações plasmáticas de colesterol

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Penso ter demonstrado que as doutrinas da eleição incondicional, expiação limitada, graça irresistível e perseverança incondicional dos santos, apresentadas pelo acrônimo