• Nenhum resultado encontrado

Provérbios 1-9. Seja Sábio e Viva! editora batista regular JOHN A. STEWART

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Provérbios 1-9. Seja Sábio e Viva! editora batista regular JOHN A. STEWART"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Provérbios 1-9

Seja Sábio

e Viva!

JOHN A. STEWART

"Construindo Vidas na Palavra de Deus"

Rua Kansas, 770 - Brooklin - CEP 04558-002 - São Paulo - SP 2012

(2)

Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida, armazenada em sistema de processamento de dados ou transmitida em qualquer forma ou qualquer meio – eletrônico, mecânico, fotocópia, gravação ou qualquer outro – exceto para citações resumidas com o propósito de rever ou comentar, sem prévia autorização dos Editores.

Tradução: Elizabeth Willson / Linda Willson Revisão: Wagner Amaral

Editor: Roque N. Albuquerque

Supervisão de produção: Edimilson Lima dos Santos Diagramação: Edvaldo Matos

Primeira edição em português, 2012 @2007 por LAMPLIGHTERS INTERNATIONAL.

Todos os direitos reservados mundialmente. Direitos internacionais segurados.

Todas as citações das Escrituras, exceto as que forem mencionadas de outra forma, são da tradução de João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada, 2ª edição, @1993 por Sociedade Bíblica do Brasil.

Esse currículo está disponível apenas para os ministérios das igrejas locais. E, pode ser usado somente com permissão.

Para outras informações sobre nossos recursos e treinamentos entre em contato com:

Lamplighters International

6301 Wayazata Blvd. St. Louis Park, Minnesota USA, 55416 ou visite nossa website – www.lamplightersUSA.org.

Pro1-NK-TE

editora batista regular

Rua Kansas, 770 - Brooklin - CEP 04558-002 - São Paulo - SP Telefone: (011) 5041-9137 – Site: www.editorabatistaregular.com.br

(3)

Conteúdo

Introdução ...6 Estudo 1a/b O Princípio da Sabedoria ...10

Introdução / Provérbios 1:1-33

Estudo 2a/b Por que Estudar a Bíblia? ...18

Provérbios 2:1-3:35

Estudo 3a/b O Mais Importante ...26

Provérbios 4:1-5:23

Estudo 4a/b Como Evitar Armadilhas? ...34

Provérbios 6:1-7:27

Estudo 5a/b A Excelência da Sabedoria ...42

Provérbios 8:1-9:18

(4)

Como Usar Este Estudo Bíblico

(Instruções para o aluno) O que é “Lamplighters International”?

Lampligheters International é um ministério de treinamento e discipulado. Esse ministério providencia às igrejas, pequenos gru-pos e indivíduos crentes, recursos para discipulado e treinamento baseados na Bíblia e centralizados em Cristo (através de seminários e oficinas); e equipa pessoas para que, intencionalmente, façam dis-cípulos de Jesus Cristo.

Como Usar o Guia do Líder?

O guia do líder é por si mesmo, um curso de discipulado e trei-namento e uma parte integrante de toda a Série de discipulado do Ministério Lamplighters. A edição de auxílio ao estudo que acompa-nha esse manual, quando concluída, se torna um excelente recurso para liderar outros a fazerem o estudo bíblico.

O Estudo Bíblico de Provérbios abrange cinco ou dez lições, de-pendendo do formato que você adota (completar o estudo em cinco ou em dez semanas). Depois que completar o estudo, você terá um entendimento maior de porções significantes da Palavra de Deus, com novas verdades para aplicar em sua vida.

Como estudar uma lição da Lamplighters?

Uma lição Lamplighters começa com oração, sua Bíblia, a lição semanal, e um sincero desejo de aprender mais sobre a Palavra de Deus. Por todo o estudo, as Escrituras estarão apresentadas em tipo negrito, e as perguntas acompanharão, sucessivamente, a leitura das Escrituras. Consulte comentários bíblicos e outros livros só depois que completar sua lição semanal e reunir-se com sua classe. Abordar o estudo Bíblico dessa forma lhe dará a oportunidade de descobrir por si mesmo verdades valorosas da Palavra de Deus.

Você precisará aproximadamente entre vinte e trinta minutos para completar as partes “a” e “b” de uma lição. O pastor ou o líder estará disponível para ajudá-lo a encontrar as perguntas mais difí-ceis, se necessário. Muitos alunos acham melhor começar seus estu-dos logo no início da semana. Dessa forma, teriam mais tempo para

(5)

5 meditar nas perguntas que requerem consideração mais cuidadosa. Escreva as respostas com suas próprias palavras nos espaços providenciados. Escreva também as referências bíblicas apropria-das às suas respostas, a menos que a pergunta peça uma resposta pessoal. Você encontrará as respostas nas referências bíblicas citadas no final da pergunta ou nas passagens listadas no começo de cada estudo.

Perguntas “Para Pensar”

A maioria das lições semanais tem algumas perguntas “Para Pensar”. Na primeira lição, essas perguntas estão em tipo itálico para facilitar a identificação. Faça um esforço especial para responder as perguntas “Para Pensar” porque elas são designadas para ajudá-lo a aplicar a Palavra de Deus à sua vida. Seus destaques as respostas dessas perguntas podem ser grande fonte de encorajamento a outros membros de seu grupo de estudo.

Perguntas Pessoais

Ocasionalmente, algumas perguntas do estudo requerem in-trospecção e respostas pessoais. Para seu benefício, responda essas perguntas; pois ajudarão a comparar sua maturidade espiritual atual aos princípios bíblicos apresentados na lição. Se, você faz parte de um grupo de estudo, não terá que compartilhar qualquer resposta pessoal ou informação com o grupo.

Uma Palavra Final

Por todo estudo, alguns pronomes femininos são normalmente usados no sentido genérico para evitar a construção de sentenças inadequadas. Quando os pronomes “Ela”, “a ela/lhe” e “dela” fo-rem usados como referência a Trindade (Deus, o Pai; Deus, o Filho e Deus, o Espírito Santo) sempre se referirão ao gênero masculino.

Esse material Bíblico da Lamplighters foi escrito depois de mui-tas horas de cuidadoso estudo. Nossa oração é que ele o ajude a cres-cer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória hoje e sempre. Amém (2 Pedro 3:18).

(6)

Introdução

Muitos crentes acreditam que Provérbios é o livro da Bíblia que mais os ajuda. Inspirados por suas práticas naturais, muitos crentes fielmente leem o capítulo de Provérbios que corresponde aquele dia do mês. O livro de Provérbios oferece instrução em larga variedade de assuntos como: relacionamentos interpessoais, finanças pessoais e profissionais, comunicação efetiva, saúde mental e ética pessoal e empresarial.

Simplesmente ler Provérbios não oferece cura mágica ao povo de Deus. Precisa ser cuidadosamente estudado para que seu signifi-cado seja compreendido, e suas ricas verdades espirituais descober-tas. Até mesmo o próprio livro nos alerta – Como galhos de espinhos na mão do bêbado, assim é o provérbio na boca dos insensatos (Pv. 26:9).

Essa breve introdução lhe ajudará a interpretar corretamente essa porção divinamente inspirada da Palavra de Deus.

Pano de Fundo

O Antigo Testamento foi originalmente escrito em Hebraico e Aramaico e o Novo Testamento em grego comum (Koine). No He-braico, as Escrituras do Antigo Testamento dividem-se em tres se-ções: a Lei, os Escritos Literários, e os profetas. Duas das três seções são mencionadas em Lucas 16:31 onde a Lei = Moisés, o escritor da Lei. O livro de Provérbios está entre os Escritos Literários, juntamen-te com Jó, Eclesiasjuntamen-tes e alguns dos Salmos.

Além de fazer parte dos Escritos Literários, Provérbios está clas-sificado entre uma categoria menor das Escrituras conhecida como Ditos de Sabedoria. Ditos de Sabedoria podem ser identificados por suas fortes ênfases nos aspectos práticos da vida, pelo uso frequente de perguntas e por repetições que apelam para que o homem avalie seus objetivos e conduta durante sua existência terrena.

Teólogos acreditam que os Provérbios de Salomão foram ensi-nados a homens jovens em Israel durante um período de relativa paz para ajudá-los a entender a importância de exercitar a Sabedoria em sua vida diária.

(7)

7 A ausência de guerra ou sua iminente ameaça, geralmente, leva-nos a abordar a vida de maneira superficial; e a instrução de Provérbios era um apelo para que aqueles jovens escolhessem o ca-minho da sabedoria.

Autor e Data

Provérbios consistem de oito seções escritas em tempos diver-sos por vários escritores (Pv.1:1; 10:1; 25:1; 30:1; 31:1). O rei Salomão reinou desde 971- 931 a.C. e o rei Ezequias desde 729-686 a.C. Isso tem convencido muitos teólogos que a coleção de Provérbios foi con-cluída em torno de 700 a.C. (assumindo que Agur e Lemuel escre-vem antes disso).

O que é um Provérbio?

O titulo do livro é sugerido na frase de abertura, “Provérbios de Salomão” (Pv.1:1). O termo hebraico para provérbio deriva da raiz hebraica masal cujo significado é “ser parecido” ou “ser seme-lhante”. Nossa palavra em português “provérbio” deriva do latim

proverbium - “pro” que significa “a favor” e “verbio” que significa

“palavra”.

Os Provérbios Bíblicos são máximas curtas de sabedoria ou ditados que oferecem instruções práticas consistentes com a ordem moral de Deus para a vida. Escrito de formas literárias variadas (veja forma literária abaixo), eles instruem o povo de Deus quanto à con-duta e caráter espiritual, moral e social corretos. Os Provérbios não devem ser interpretados como leis universais absolutas ou promes-sas incondicionais (Pv. 26:4-5).

Forma Literária

Os estudiosos de Provérbios são beneficiados pelas peculia-ridades dos vários tipos de Provérbios encontrados por todo livro. Muitos comentaristas acreditam que os primeiros nove capítulos do livro são predominantemente exortações de um pai a seu filho, encorajando-o a aceitar a sabedoria como a possessão mais essencial da vida. Os Provérbios efetivamente começam em capítulo dez, onde os provérbios de duas linhas predominam.

As várias formas literárias ou tipos abaixo categorizam o livro de Provérbios.

(8)

8 Provérbios 1–9

a. Provérbios de ligação (paralelismo sinônimo). Em um úni-co simples tipo de provérbio, duas ideias similares são ex-pressas com palavras diferentes ligadas pela palavra “e” (por exemplo, Pv. 11:24).

b. Provérbios de contraste (paralelismo antitético). Nesse tipo de provérbio a primeira linha é contrastada com a segun-da e a palavra “mas” implica o contraste (por exemplo, Pv. 10:1).

c. Provérbios conclusivos (paralelismo sintético). Nesse tipo de provérbio a segunda linha completa ou desenvolve a ideia da primeira linha (por exemplo, Pv. 15:30).

d. Provérbios culturais (paralelismo alegórico). Esses provér-bios explicam lições éticas, através de uma analogia natural e diária da vida.

Tema

O tema ressonante de Provérbios é sabedoria – sabedoria de Deus. O livro de Provérbios fala o que é sabedoria; onde encontra-la; o preço a pagar para ganhar sabedoria, e preço a pagar por rejeitar a sabedoria; e como uma pessoa sábia navega pelas variadas situações da vida. As palavras “sábio” ou “sabedoria” aparecem mais de 125 vezes no livro.

Deus criou o mundo de acordo com seu próprio desenho mo-ral. Embora manchado pela queda do homem, esse mundo ainda funciona em muitas maneiras de acordo com Seu desenho criativo. Provérbios dá instruções práticas para que o homem viva em harmo-nia com o plano de Deus. O notável autor cristão, Warren Wiersbe disse: “A pessoa sábia acredita que existe um Deus, que Ele é o Cria-dor e GovernaCria-dor de todas as coisas, e que Ele tem colocado em Sua criação uma ordem divina que, se obedecida, leva enfim ao sucesso”. Sucesso não é adquirido nos bens materiais e posições, mas quando o homem é unido a Deus na salvação e aceita a sua responsabilidade de glorificar Seu Criador com sua vida.

Afinal, onde está Jesus Cristo?

A Bíblia não é simplesmente um livro moral ou ético – algo que nos educa e inspira a aumentar nossos esforços humanos para

(9)

com-9 pletar o Plano de Deus para nossas vidas. Corretamente entendida, a Palavra de Deus, inclusive Provérbios, nos leva a entender que sem salvação através de Jesus Cristo iremos consistentemente falhar em viver o Plano de Deus para nossas vidas. O apóstolo Paulo falou para Timóteo que as Sagradas Escrituras (inclusive Provérbios) podem

tornar-te sábio para a Salvação pela fé em Cristo Jesus (2 Tm. 3:15).

A Palavra de Deus dá o Seu plano para uma vida sábia. Jesus Cristo morreu na cruz para dar salvação a fim de que compreenda-mos e vivacompreenda-mos de acordo com o plano do Pai. O Espírito Santo nos dá o poder para viver Seu Plano. Jesus Cristo é o exemplo perfeito de vida de acordo com a sabedoria de Deus. Em Jesus Cristo todos

os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos (Cl. 2:3). A Importância Desse Estudo

Podemos aplicar o livro de Provérbios a todas as idades por toda a história, mas é particularmente relevante para nosso tempo e nossa sociedade. Paz e prosperidade oferecem muitas escolhas e a falsa segurança que o dinheiro e o poder dão são as chaves para a fe-licidade. A sabedoria de Provérbios nos alerta contra nos tornarmos infelizes vitimas do engano da insensatez. Pelo contrário, temos que ser recipientes disponíveis da Sabedoria de Deus.

Provérbios destaca o contraste entre o caminho da destruição e o caminho de uma vida sábia e abundante. Infelizmente, as vitimas do engano da insensatez não são aqueles nomes sem rostos apresen-tados como anti-sépticos pela mídia. Eles são amigos, vizinhos e até mesmo membros da nossa família. Será que essa tragédia da des-truição humana pode ser parada? A resposta é afirmativa, enquanto, grifa na rua a sabedoria, nas praças levanta a sua voz (1:20) e chama a todos para ouvir. A voz que ouvimos nas praças é a sabedoria de Provérbios.

(10)

Estudo 1a

O Princípio da Sabedoria

Leia: A introdução, Provérbios 1:1-7 e as outras referências dadas.

Nessa lição, você tomará conhecimento do cenário histórico de Provérbios e terá uma visão geral de seu conteúdo. As respostas para as perguntas dessa lição serão encontradas nas páginas dois e três da introdução ou nos versículos bíblicos listados no final das perguntas.

Antes de começar essa lição, humilhe-se diante de Deus, e, peça a Ele para revelar-Se a você através de Sua Palavra Inspirada. 1. A Palavra de Deus é como um diamante impecável. Toda vez

que suas páginas são viradas, revelam outro aspecto da nature-za brilhante de Deus e Seu incomparável plano para sua vida. Se abraçarmos a verdade, Deus Se revela e somos transforma-dos na imagem de Jesus Cristo. Ganhamos uma nova medida de liberdade (João 8:32), o que nos capacita a glorificar ao Seu nome. Quais são alguns dos tópicos abordados no livro de Pro-vérbios?

2. Interpretação errônea da Bíblia tem feito com que centenas de religiões falsas existam. O resultado tem sido a ruína de incon-táveis vidas – tudo em nome de Deus. Os crentes devem dili-gentemente estudar a Bíblia para evitar o uso errado da Palavra de Deus e espalhar o erro. A que a Bíblia compara um provér-bio quando usado, erradamente, por um tolo (Pv. 26:9)?

(11)

11 3. A Bíblia é a revelação inspirada de Deus para lhe equipar com

tudo que precisa para viver uma vida que traz honra para Ele. O Antigo Testamento (AT) foi, originalmente, escrito em He-braico e Aramaico e o Novo Testamento (NT) foi, originalmen-te, escrito em Grego. Liste as três principais seções ou divisões do Antigo Testamento Hebraico e circule ou grife a seção que pertence o livro de Provérbios?

4. A Bíblia não é um livro só mas uma coleção de livros. De acordo com os estudiosos da Bíblia, qual foi o cenário histórico de Pro-vérbios?

5. a. Quais foram os quatro homens ou grupos que Deus usou para escrever o livro de Provérbio (Pv.1:1; 25:1;30:1; 31:1)?

b. Por favor, dê a definição de um provérbio bíblico? 6. a. Liste quatro características de um provérbio bíblico?

1. 2. 3. 4.

b. Liste os quatro tipos ou formas que categorizam os provér-bios de duas linhas dados na introdução.

1. 2. 3. 4.

(12)

12 Provérbios 1–9

c. Qual tema é predominante no livro de Provérbios?

d. Qual foi o único homem que viveu sua vida inteira de acor-do com a sabeacor-doria de Deus?

7. Cada livro da Bíblia providencia uma contribuição indispensá-vel para o entendimento do crente a respeito de Deus. Por que é tão importante para os Crentes estudar Provérbios?

8. Agora que você já tem o “pano de fundo” de Provérbios, vamos estudar o livro propriamente dito. Os primeiros seis versículos falam sobre os diversos benefícios que uma pessoa pode ganhar ao estudar e aplicar a sabedoria de provérbios em sua inteireza. Quais são esses benefícios (Pv.1:2-6)?

9. A Bíblia diz que Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil

para o ensino (como viver corretamente), para a repreensão

(como saber onde desviou), para a correção (como voltar para o caminho certo), para a educação na justiça (como permanecer no caminho certo), 2 Tm. 3:16.

a. A Palavra de Deus ajudará todo aquele que humilde e intei-ramente estudá-la. Quais são os quatro grupos de pessoas que receberão instrução especifica do estudo de Provérbios (Pv. 1:4-5).

b. De acordo com sua opinião, que diferença há entre o ho-mem simples e o hoho-mem jovem (Pv. 1:4).

(13)

13

O Princípio da Sabedoria

10. Ouça o sábio e cresça em prudência, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino (Pv. 1:5,7). Quais são as coisas

especifi-cas que você está fazendo para ganhar sabedoria e aumentar o seu conhecimento de Deus e de Seu caminho a fim de que traga mais Glória ao Seu nome?

11. Qual é o primeiro passo a ser dado para adquirir conhecimento real sobre viver sabiamente (Pv. 1:7)?

Referências

Documentos relacionados

É certo que Pedro cola sobre esse Tempo uma etiqueta com o nome de Paulo; mas caso imaginasse Paulo consciente, vivendo sua própria duração e medindo- a, veria, por isso mesmo,

Diferenças entre médias e teste de significância estatística do indicador DCL/RCL de cada ano comparados à média do ano 2001, por região geográfica, dos

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Segundo o grupo europeu de interesse em hipersensibili- dade a drogas (European Network for Drug Allergy – ENDA) da Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica, são quatro

Neta seção é apresentada a formulação das equações integrais de superfície (EFIE e MFIE) para a solução do espalhamento eletromagnético por corpos de revolução

Os dois são necessários para se ter sucesso (Lamento ter que advertir aos alunos de que se você chegou tão embaixo na Esfera das Posses a ponto de estar privado de