• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA

FONSECA EDITAL Nº 004/2013

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA, TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO E TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES.

O DIRETOR GERAL DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital contendo as normas referentes ao processo seletivo para o Cursos Técnicos de Informática, Segurança do Trabalho e Telecomunicações, na modalidade à distância, nas Unidades de Ensino desta Instituição, descritas no item 1 abaixo, obedecendo às instruções do presente Edital.

1. DOS CURSOS, DOS POLOS E DO NÚMERO DE VAGAS

Serão oferecidas 400 (quatrocentos) vagas para os cursos técnicos à distância, distribuídas de acordo com a tabela abaixo, e mais especificamente com a distribuição definida no Anexo I deste Edital.

QUADRO GERAL DE VAGAS:

O quadro abaixo apresenta, apenas, o numero total de vagas, por curso e por polo, sem considerar a aplicação da Lei nº 12.711.

Polos Técnico em Informá tica Técnico em Seguranç a do Trabalho Técnico em Telecomu nicações Angra dos Reis 50 Itaguai 50 Nova Friburgo 50 Nova Iguaçu 50 50 50 Petrópolis 50 Valença 50 Total 50 300 50

(2)

§ 1º. Visando o atendimento às normas estabelecidas na Lei nº 12.711, no Decreto nº 7.824 e na Portaria do Ministério da Educação nº 18, os candidatos serão identificados por grupos, conforme estabelecido abaixo. Um mesmo candidato poderá pertencer a diversos grupos:

 GRUPO A – Candidatos(as) oriundos(as) de escolas da rede privada de ensino.

 GRUPO B – Candidatos(as) oriundos(as) de escolas da rede de Ensino Público, pertencentes a famílias com renda per capta superior a 1,5 (um salário mínimo e meio).

 GRUPO C – Candidatos(as) oriundos(as) de escolas da rede de Ensino Público, pertencentes a famílias com renda per capta superior a 1,5 (um salário mínimo e meio), que se auto declararem pretos, pardos ou indígenas.

 GRUPO D – Candidatos(as) oriundos(as) de escolas da rede de Ensino Público e pertencentes a famílias com renda per capta igual ou inferior a 1,5 (um salário mínimo e meio).

 GRUPO E – Candidatos(as) oriundos(as) de escolas da rede de Ensino Público, pertencentes a famílias com renda per capta igual ou inferior a 1,5 (um salário mínimo e meio), que se auto declarem pretos, pardos ou indígenas.

§ 2º. As vagas discriminadas nos diferentes QUADROS apresentados no ANEXO I deste Edital serão preenchidas pelos aprovados, considerados os grupos capacitados a concorrer a elas.

§ 3º. Caso venha a ocorrer vagas reservadas pela Lei nº 12.711, que não sejam ocupadas, estas serão destinadas aos candidatos de ampla concorrência.

§ 4º. O curso técnico de segurança do trabalho na modalidade a distância é ministrado em períodos semestrais, tendo duração de quatro semestres letivos, excluindo o período de estágio supervisionado obrigatório de, no mínimo, de 460 (quatrocentas e sessenta) horas.

§ 5º. O curso técnico de informática na modalidade a distância é ministrado em oito módulos, perfazendo dois anos letivos, excluindo o período de estágio supervisionado obrigatório de, no mínimo, de 400 (quatrocentas) horas.

(3)

§ 6º. O curso técnico de telecomunicações na modalidade a distância é ministrado em dois anos letivos, excluindo o período de estágio supervisionado obrigatório de, no mínimo, de 400 (quatrocentas) horas.

CURSOS DURAÇÃO

Técnico em Informática 2 anos

Técnico em Segurança do Trabalho 2 anos

Técnico em Telecomunicações 2 anos

 Caso não haja o preenchimento de 50% das vagas oferecidas em cada curso, o CEFET/RJ se reserva o direito de decidir sobre o oferecimento delas.

§ 7º. Os cursos técnicos destinam-se a candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, ou que estejam cursando, no mínimo, a 2ª Série do Ensino Médio ou equivalente ao Ensino Médio, no ano letivo de 2013, e que não estejam fazendo nenhum curso técnico, presencial ou a distância, na Rede Federal de Ensino (Portaria Nº 1.862, de 22/12/92).

2. DA INSCRIÇÃO

As inscrições serão realizadas de 13/05/13 a 17/05/13, nos horários especificados no quadro constante deste item.

2.1. Taxa de Inscrição: será cobrado o valor de R$30,00 a titulo de taxa de inscrição. Os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa no Banco do Brasil, mediante a GRU, extraída dehttps://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp, informando o código da unidade (153010), o código de gestão (15244), o código de recolhimento (28900-0), e o numero de referência (07.2010), além do CPF e o nome do contribuinte (o candidato ou o seu responsável).

2.2. Cada candidato poderá se inscrever em APENAS 1 (um) curso técnico à distância e em APENAS 1(um) polo de apoio presencial.

2.3. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO  Número do CPF e RG do candidato.

(4)

 Se estrangeiro: número da carteira de estrangeiro ou número do passaporte visado.

2.4. PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

2.4.1. As inscrições para participação no Processo Seletivo EAD 2013 do CEFET/RJ, deverão ser realizadas nos locais e horários especificados, conforme quadro abaixo, a partir do dia 13/05/2013.

POLOS ENDEREÇO HORÁRIO DIAS DA

SEMANA Angra dos Reis -

Unidade de Ensino Descentralizada.

Rua do Areal, 522, Pq.

Mambucaba, Angra dos Reis – RJ

10h às 15h 2ª a 6af Itaguai - Unidade de Ensino Descentralizada

Rodovia Mário Covas, lote J2, quadra J, Distrito Industrial de

Itaguaí 13h às 18h 2ª a 6af Nova Friburgo - Unidade de Ensino Descentralizada

Av. Governador Roberto Silveira, 1900, Prado, Nova Friburgo – RJ

10h às 15h 2ª a 6af Nova Iguaçu - Unidade de Ensino Descentralizada Estrada de Adrianópolis, 1.317, Santa Rita-Nova Iguaçu – RJ

10h às 15h 2ª a 6af Petrópolis - Unidade de Ensino Descentralizada Rua do Imperador, 971,Centro,Petrópolis – RJ 10h às 15h 2ª a 6af Valença - Unidade de Ensino Descentralizada

Rua Voluntários da Pátria, n. 30, Bairro Belo Horizonte, Valença – RJ

10h às 15h

2ª a 6af

2.5. DO COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

2.5.1. O comprovante de Inscrição (cartão de identificação) será disponibilizado imediatamente após a inscrição.

2.5.2. Na constatação de alguma irregularidade em dados constantes do comprovante, o candidato deverá entrar em contato imediatamente com o CEFET/RJ (21 25663164) ou com a Secretaria do Polo e-Tec da cidade escolhida, pessoalmente, em até 5 dias úteis antes da realização da prova.

(5)

2.5.3. No dia 03/06/2013, o CEFET/RJ publicará no seu endereço eletrônico, a relação dos candidatos inscritos, por curso e por polo. Caso ainda haja incorreções, o candidato deverá entrar em contato com o CEFET/RJ, pessoalmente, na coordenação geral do e-Tec, ou por telefone (21 25663164), para as devidas providências, até o dia 04/06/2013.

2.5.4. No dia 06/06/2013, o CEFET/RJ publicará a relação definitiva dos candidatos inscritos, por curso e por polo, com as correções solicitadas já realizadas, não havendo, a partir de então, mais alterações.

2.5.6. O Comprovante de Inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado no local de realização da prova, juntamente com um documento original, com foto. Na hipótese de perda ou roubo do documento original com foto, o candidato deverá apresentar registro da ocorrência em órgão policial.

3. DA PROVA

3.1. O processo seletivo para os Cursos Técnicos de Informática, Segurança do Trabalho e Telecomunicações, na Modalidade de Educação a Distância, dar-se-á mediante a realização de uma prova única com 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, abrangendo conteúdos referentes ao ensino fundamental, assim distribuídos:

Áreas de conhecimento Nº de questões Nº de pontos

Língua Portuguesa 10 50

Ciências (física, química e biologia)

10 50

Estudos Sociais (história e geografia)

10 50

Matemática 10 50

TOTAL 40 200

3.2. A prova será realizada no dia 16 de junho de 2013, com início às 8 horas e duração de 4 (quatro) horas, nos endereços a serem divulgados na semana anterior à prova, no site do CEFET/RJ e nos polos onde os candidatos se inscreveram. O gabarito da prova será divulgado no dia 17 de junho de 2013.

3.3. O candidato deverá apresentar-se no seu local de prova com uma hora de antecedência, munido do Cartão de Inscrição e de um documento oficial de

(6)

identidade com foto. O(A) candidato(a) que comparecer ao local de prova sem o documento oficial não poderá fazer a prova.

3.4 . Na prova, o preenchimento do cartão-resposta deverá ser feito obrigatoriamente à caneta azul ou preta. O candidato que não preencher o cartão-resposta de acordo com as instruções da capa da prova poderá ser eliminado, caso não seja possível realizar o procedimento de leitura ótica. Para rascunhar e preparar as respostas às questões, o candidato poderá fazer uso de caneta, lápis e borracha.

3.5. É proibido o uso de dicionários, calculadora, régua, esquadro, transferidor, compasso ou similares, além de portar “pagers”, celulares ou quaisquer outros meios de comunicação eletrônica.

3.6. Os telefones celulares permanecerão obrigatoriamente desligados durante o período da prova. O(A) candidato(a) que solicitar a ida ao banheiro e for surpreendido portando, mesmo que desligado, aparelho celular, será automaticamente eliminado do processo seletivo.

3.7. O candidato só poderá deixar o local de realização da prova após 60 (sessenta) minutos do seu início.

3.8. Não será permitido ao(à) candidato(a) levar o caderno de questões, mesmo após o final da prova.

3.9. Em face do caráter objetivo da prova e da sua correção e apuração por meio eletrônico, não será concedida vista de prova, nem recontagem de pontos. Serão admitidos, entretanto, recursos contra a formulação das questões ou quanto ao gabarito oficial apresentado, desde que entregues, no polo de inscrição, no dia útil subseqüente à data de sua divulgação (18 de junho de 2013).

3.10. Os programas das áreas de conhecimento constantes da prova encontram-se discriminados no Anexo II deste Edital.

(7)

4.1. Serão eliminados e conseqüentemente perderão o direito de preencher as vagas oferecidas neste Edital os candidatos que tiverem faltado ou obtido número de acertos inferior a três questões em Língua Portuguesa e duas questões em Matemática.

4.2. Os demais candidatos, considerados aprovados, serão relacionados por ordem decrescente de pontos obtidos e estarão aptos a ocupar as vagas oferecidas.

5. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

5.1. O resultado do processo seletivo será divulgado no site do CEFET/RJ no dia 25 de junho de 2013, a partir das 19 horas.

6. DA CLASSIFICAÇÃO

6.1. Estarão classificados para o preenchimento das vagas dos Cursos Técnicos de Informática, Segurança do Trabalho e Telecomunicações, na modalidade de Educação a Distância, os candidatos aprovados que, na ordem decrescente de pontos obtidos na prova única, se incluírem no quantitativo de vagas oferecido.

Parágrafo único. Em caso de empate no total de pontos, o critério de desempate dar-se-á pelo maior número de pontos obtidos em Língua Portuguesa. Caso persista o empate, será classificado o candidato de maior idade.

7. DO PREENCHIMENTO DE VAGAS

7.1. As vagas oferecidas no presente processo seletivo serão ocupadas pelos candidatos habilitados, obedecendo-se sempre à ordem decrescente de pontos, conforme o item 6.1 deste Edital, até que o número total de vagas seja completado.

7.2. Em caso de desistência de matrícula, serão chamados os candidatos aprovados que se encontrarem na condição de aguardando vaga, respeitados os critérios estabelecidos no item 6.1 deste Edital.

7. DOS RECURSOS

7.1. Caberá recurso, no prazo máximo de 24 horas (vinte e quatro), contado a partir da data de divulgação da lista de aprovados.

(8)

7.2. O recurso deverá ser dirigido, através de requerimento, em primeira e única instância, à COCON (Comissão de Concursos), devendo este ser protocolado na Secretaria do Polo e-Tec.

7.3. Para cada candidato, será admitido um único recurso. Não serão aceitos recursos coletivos.

7.4. Não serão analisados os recursos que não estiverem em concordância com as orientações deste Edital.

7.5. Os recursos serão analisados até no máximo 24 horas, a partir do término do prazo, pela COCON, que dará decisão terminativa sobre os mesmos, constituindo-se em única e última instância.

7.6. Os resultados dos recursos serão disponibilizados aos candidatos no endereço eletrônico do CEFET/RJ e na Secretaria do Polo e-Tec de Apoio Presencial.

7.7 A Divulgação da classificação final do processo seletivo será em 01 de julho de 2013.

8. DAS CONVOCAÇÕES PARA MATRÍCULA

8.1. Os 50 (cinqüenta) candidatos mais bem classificados em cada polo, com direito, portanto, a ocupar as vagas oferecidas para os cursos técnicos de Informática, Segurança do Trabalho e Telecomunicações, na modalidade de Educação a Distância, deverão comparecer ao Polo de Apoio Presencial no período de 08 a 10 de julho de 2013, das 10 às 17h, para efetivação da matrícula.

8.2. A efetivação da matrícula será realizada mediante os seguintes procedimentos:

I. Preenchimento da ficha de matrícula; II. Apresentação obrigatória de:

 certidão de nascimento (original e cópia);  dois retratos 3 X 4 recentes, coloridos;

 declaração ou certificado de conclusão do ensino médio ou comprovante de que está matriculado na 2ª série do ensino médio (original e cópia);

 título de eleitor, para os maiores de 18 anos (original e cópia);

 certificado de reservista, para maiores de 18 anos, do sexo masculino.  Comprovante de residência (original e cópia).

(9)

8.3. Estando completa a documentação, somente o responsável legal ou portador de procuração por ele outorgada poderá assinar o pedido de matrícula no polo, caso o matriculado seja menor de idade.

8.4. A falta de qualquer documento exigido implicará perda do direito à matrícula.

8.5. O candidato classificado que, independentemente de motivos, não comparecer ao local de matrícula estabelecido no período determinado no item 8.1, será considerado desistente, perdendo definitivamente o direito à vaga, em caráter irrecorrível.

8.6. Visando ao total preenchimento das vagas, poderão ocorrer até duas novas convocações para matrícula, segundo o calendário do concurso. Essas novas convocações serão divulgadas no site do CEFET/RJ e no polo, nos dias 15 de julho e 22 de julho de 2013.

8.7. Para efetivação da matrícula, os candidatos chamados em 2ª e 3ª convocações deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos no item 8.2, comparecendo ao respectivo polo, conforme a seguinte escala:

2ª convocação: dia 17 de julho de 2013, de 10 às 17 h.

3ª convocação: dia 24 de julho de 2013, de 10 às 17 h.

9. DO INÍCIO DAS AULAS E DO ACESSO DE TREINAMENTO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

9.1. A data de início das aulas está prevista para 12 de agosto de 2013. Será divulgada a confirmação no endereço eletrônico do CEFET/RJ.

9.2. Na semana de 05 a 09/08/2013, os alunos matriculados deverão fazer seu acesso de treinamento no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE. Para maiores informações, deverão entrar em contato com o Polo de Apoio Presencial no qual efetuou sua matrícula.

10. DAS NORMAS COMPLEMENTARES

10.1. Será eliminado do processo de seleção o candidato que se utilizar de meios ilícitos para realizá-lo ou desrespeitar as normas contidas neste Edital.

(10)

10.2. O candidato, sob pretexto algum, poderá ausentar-se do local onde estiver realizando a prova, portando o cartão-resposta ou o caderno de questões. Não poderá, também, descumprir as instruções constantes no caderno de questões, sob pena de eliminação do processo seletivo.

10.3. Não haverá 2ª chamada das provas, sob quaisquer alegações, nem recontagem de pontos e vistas de cartões-respostas ou de provas.

10.4. A classificação dos candidatos somente terá validade para o presente processo seletivo.

10.5. Em qualquer momento do processo seletivo, em caso de dúvida, os candidatos poderão dirigir-se à COCON, do CEFET/RJ. Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados pela Diretoria de Ensino e encaminhados, para solução, à Direção-Geral do CEFET-RJ.

10.6. Fica eleito o foro da Justiça Federal da cidade do Rio de Janeiro, com exclusão e renúncia de qualquer outro por mais privilegiado que seja, para dirimir questões oriundas do presente processo seletivo.

Rio de Janeiro, .. de ... de 2013 .

Prof. Carlos Henrique Figueiredo Alves Diretor-Geral

(11)

CRONOGRAMA

EVENTO DATA/PERÍODO

Inscrição para o Processo Seletivo 13/05/2013 A 17/05/2013

Publicação da relação dos candidatos inscritos para possíveis correções

03/06/2013 Prazo para solicitação de correção de

dados 04/06/2013

Publicação da relação definitiva dos candidatos inscritos

06/06/2013

Processo Seletivo (Prova) 16/06/2013

Divulgação dos gabaritos 17/06/2013

Data limite para recursos quanto à prova e gabaritos

18/06/2013

Divulgação da listagem dos candidatos aprovados

25/06/2013

Data limite para recursos quanto à classificação

26/06/2013

Divulgação da análise dos recursos 28/06/2013 Divulgação da classificação final 01/07/2013

(12)

Matrículas 08/07/2013 a 10/07/2013

Divulgação da reclassificação 15/07/2013 e 22/07/2013

Matrícula da 2ª reclassificação 17/07/2013

Matrícula da 3ª reclassificação 24/07/2013

Acesso de treinamento ao AVA 05/08/2013 a 09/08/2013

Início das aulas 12/08/2013

EDITAL 004 /2012 – ANEXO I

QUADRO I – DAS VAGAS OFERECIDAS PARA AMPLA CONCORRÊNCIA – VAGAS DISPONIBILIZADAS PARA TODOS OS CANDIDATOS DOS GRUPOS A, B, C, D e E, CONFORME DISCRIMINADOS NO § 2º DO ART. 16.

POLO ANGRA DOS REIS

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013 Segurança do Trabalho Técnico em Segurança do

Trabalho 25

POLO ITAGUAI

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013 Segurança do Trabalho Técnico em Segurança do

(13)

POLO NOVA FRIBURGO

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013 Segurança do Trabalho Técnico em Segurança do

Trabalho 25

POLO NOVA IGUAÇU

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Informática Técnico em Informática 25

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 25

Telecomunicações Técnico em

Telecomunicações 25

POLO PETRÓPOLIS

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 25

POLO VALENÇA

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 25

QUADRO II – DAS VAGAS OFERECIDAS PELA LEI Nº 12.711/2012: CANDIDATOS PROVENIENTES DE ESCOLA PÚBLICA – VAGAS DISPONIBILIZADAS PARA TODOS OS CANDIDATOS DOS GRUPO B, C, D e E, CONFORME DISCRIMINADOS NO § 2º DO ART. 16.

POLO ANGRA DOS REIS

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

(14)

POLO ITAGUAI

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 5

POLO NOVA FRIBURGO

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 5

POLO NOVA IGUAÇU

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Informática Técnico em Informática 5

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 5

Telecomunicações Técnico em

Telecomunicações 5

POLO PETRÓPOLIS

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 5

POLO VALENÇA

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 5

QUADRO III – DAS VAGAS OFERECIDAS PELA LEI Nº 12.711/2012: CANDIDATOS PROVENIENTES DE ESCOLA PÚBLICA, AUTODECLARADOS PRETOS, PARDOS OU INDÍGENAS – VAGAS DISPONIBILIZADAS PARA TODOS OS CANDIDATOS DOS GRUPOS C e E, CONFORME DISCRIMINADO NO § 2º DO ART. 16.

(15)

POLO ANGRA DOS REIS

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 7

POLO ITAGUAI

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 7

POLO NOVA FRIBURGO

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 7

POLO NOVA IGUAÇU

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Informática Técnico em Informática 7

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 7

Telecomunicações Técnico em

Telecomunicações 7

POLO PETRÓPOLIS

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 7

POLO VALENÇA

(16)

ÁREAS PROFISSIONAIS VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 7

QUADRO IV – DAS VAGAS OFERECIDAS PELA LEI Nº 12.711/2012: CANDIDATOS PROVENIENTES DE ESCOLA PÚBLICA, COM RENDA FAMILIAR IGUAL OU INFERIOR A 1,5 SALÁRIO MÍNIMO – VAGAS DISPONIBILIZADAS PARA TODOS OS CANDIDATOS DOS GRUPOS D e E, CONFORME DISCRIMINADO NO § 2º DO ART. 16.

POLO ANGRA DOS REIS

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 6

POLO ITAGUAI

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 6

POLO NOVA FRIBURGO

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 6

POLO NOVA IGUAÇU

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Informática Técnico em Informática 6

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 6

Telecomunicações Técnico em

Telecomunicações 6

POLO PETRÓPOLIS

(17)

ÁREAS PROFISSIONAIS VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 6

POLO VALENÇA

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 6

QUADRO V – DAS VAGAS OFERECIDAS PELA LEI Nº 12.711/2012: CANDIDATOS PROVENIENTES DE ESCOLA PÚBLICA, COM RENDA FAMILIAR IGUAL OU INFERIOR A 1,5 SALÁRIO MÍNIMO, AUTODECLARADOS PRETOS, PARDOS OU INDÍGENAS – VAGAS DISPONIBILIZADAS PARA TODOS OS CANDIDATOS DO GRUPO E, CONFORME DISCRIMINADO NO § 2º DO ART. 16.

POLO ANGRA DOS REIS

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 7

POLO ITAGUAI

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 7

POLO NOVA FRIBURGO

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 7

POLO NOVA IGUAÇU

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS

(18)

2º SEMESTRE 2013

Informática Técnico em Informática 7

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 7

Telecomunicações Técnico em

Telecomunicações 7

POLO PETRÓPOLIS

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 7

POLO VALENÇA

ÁREAS PROFISSIONAIS CURSOS

TOTAL DE VAGAS 2º SEMESTRE

2013

Segurança Técnico em Segurança do

Trabalho 7

EDITAL Nº 004/2013 – Anexo II PROGRAMA DAS PROVAS

As questões das provas do concurso considerarão as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental no que toca à relação da educação desse nível com a vida cidadã (saúde, meio ambiente, trabalho, ciência e tecnologia, cultura, linguagens, etc.) e as áreas de conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História).

LÍNGUA PORTUGUESA

A prova objetiva de Língua Portuguesa observará competências e habilidades referentes:

- ao domínio do uso da língua portuguesa, adequado ao nível de um concluinte do ensino fundamental, em termos de produção e recepção de textos verbais e não verbais, literários e não literários;

- à reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno cultural, social, histórico, político e ideológico; e

- ao conhecimento adequado dos elementos estruturadores da forma e do sentido do texto: as relações morfossintáticas, semântico-estilísticas e fonético-fonológicas; a variação lingüística.

(19)

A prova de Matemática tem como objetivos: avaliar a capacidade do candidato de interpretar enunciados lógicos e gráficos e de utilizar a Matemática como instrumento de interpretação, análise e solução de problemas reais. Especificamente, acrescente-se aos objetivos descritos a avaliação dos conhecimentos mínimos indispensáveis ao bom desempenho dos alunos no ensino médio.

1. Aritmética, álgebra e análise

- Noções de Lógica. Noção intuitiva de conjunto. Operações com conjuntos. Relações de pertinência e inclusão. Propriedades. Diagramas de Venn-Euler.

- Polinômios – operações, fatoração, produtos notáveis.

- Sistemas de Numeração. Números naturais, inteiros, racionais e reais: propriedades, operações, ordem, valor absoluto e proporcionalidade. Múltiplos e divisores, mdc e mmc. Notação científica e ordem de grandeza. Potenciação e racionalização: propriedades.

- Porcentagem. Juros simples e compostos.

- Funções – gráficos e operações. Estudo das seguintes funções reais: Constante, Afim e Quadrática: gráfico e estudo de sinal.

- Equações e Inequações de 1º e 2º graus. Inequações Produto e Quociente. Equações Fracionárias. Sistemas de Equações e Inequações de 1º e 2º graus. Interpretação Gráfica.

- Noções de Probabilidade. 2. Geometria e trigonometria

- Geometria Plana – Figuras planas: caracterização e propriedades. - Teorema de Thales. Semelhança de triângulos e polígonos. - Relações métricas em triângulos, polígonos regulares e círculos. - Perímetros e áreas de figuras planas.

- Geometria Espacial – Par

- Trigonometria – Relações trigonométricas em triângulos retângulos. Lei dos Senos e Cossenos.

- Sistema métrico decimal – sistemas de medidas de massa, capacidade, tempo e ângulo.

CIÊNCIAS Física

1. Introdução ao estudo da Física Fenômenos físicos

Grandezas físicas 2. Mecânica

Conceitos básicos da cinemática Movimento unidimensional Conceitos básicos da dinâmica Os princípios da dinâmica Aplicações das leis de Newton

Trabalho, potência e energia mecânica Máquinas simples 3. Ótica geométrica 4. Física ondulatória 5. Calor e temperatura Escalas termométricas Calorimetria Transmissão de calor Dilatação dos corpos 6. Eletricidade Eletrização Carga elétrica

(20)

Corrente elétrica Potência elétrica 7. Magnetismo

Inseparabilidade dos pólos Força magnética entre os pólos Bússola e magnetismo terrestre A descoberta de Oersted Química

1. Matéria e energia Propriedades da matéria Estados físicos da matéria Mudanças de estado Gráficos

2. Moléculas e substâncias Substância pura e mistura Substância simples e composta Alotropia

Sistemas homogêneos e heterogêneos12 Métodos de separação de misturas Gráficos

3. Fenômeno físico e fenômeno químico 4. Estudo do átomo

O átomo e suas partículas

Número atômico e número de massa Isótopos, isóbaros e isótonos

Ìons e espécies isoeletrônicas

A eletrosfera do átomo: diagrama de Linus Pauling 5. Tabela periódica

Tabela periódica atual Símbolos dos elementos Períodos e famílias

Aplicação dos elementos no cotidiano 6. Ligações químicas

Modelo do octeto

Ligação iônica e ligação covalente 7. Reações químicas

Classificação das reações Equação química

Balanceamento de equações químicas pelo método das tentativas 8. Funções químicas

Reconhecimento das principais funções: acidos, bases, sais e óxidos Biologia 1. O ar e os seres vivos A atmosfera Características gerais do ar Composição do ar Pressão atmosférica O vento Previsão do tempo Ar e saúde 2. Água

A importância para os seres vivos Tipos de água

(21)

Ciclo da água na natureza

Abastecimento de água nas cidades A água e a saúde

3. Solo

Sua importância para o homem Erosão Rochas Utilização do solo Solo e saúde13 4. Células Conceito Formas de células

Constituição celular (a célula animal típica, a célula vagetal típica e divisão celular) 5. Tecidos Conceito Tecido epitelial Tecido conjuntivo Tecido muscular Tecido nervoso Tecido ósseo Tecido cartilaginoso Tecido sangüíneo 6. Aparelhos

Aparelho digestivo; transformação dos alimentos Aparelho respiratório

Aparelho circulatório Aparelho urinário

Aparelho reprodutor; fecundação e desenvolvimento 7. Sistemas

Sistema nervoso Sistema locomotor 8. Doenças

Doenças adquiridas (viroses, bacterioses, protozooses, micoses e verminoses) Doenças congênitas

Doenças hereditárias 9. Vegetais

A importância para os seres vivos na indústria, na construção civil e na alimentação – fotossíntese

GEOGRAFIA

1. Noções cartográficas

Leitura e interpretação de mapas

Orientação e localização (pontos cardeais e colaterais; coordenadas geográficas e fusos horários)

2. Movimentos terrestres Rotação

Translação

3. Os grandes ambientes naturais Dinâmica climática

Relevo (gênese e evolução) Formações vegetais

Formas de exploração e problemas ambientais 4. A organização do espaço brasileiro

Os grandes domínios naturais e suas formas de apropriação econômico-sociais O processo de industrialização e urbanização e suas conseqüências na organização

(22)

do território

As grandes regiões geoeconômicas (Amazônia, Nordeste e Centro-Sul)14 5. As atividades agrárias no Brasil e no mundo

Estrutura fundiária Relações de trabalho

Relações entre indústria e agricultura Produção de alimentos e fome 6. População mundial e brasileira Crescimento e distribuição

Estrutura

Movimentos migratórios

7. Organização do espaço mundial

O desenvolvimento industrial desigual e suas repercussões no espaço mundial – divisão internacional do trabalho

As transformações do espaço mundial e a formação dos grandes blocos econômicos HISTÓRIA

Formação do mundo moderno no continente europeu Crise do sistema feudal

Renascimento

Formação dos Estados Nacionais: português, espanhol e francês Absolutismo: conceito e principais reinos absolutistas

Expansão marítima européia dos séculos XV e XVI:

Mercantilismo:

O processo de conquista da América América pré-colombiana:

s Povos indígenas brasileiros Processo de conquista da América: O antigo Sistema Colonial

Sistema Colonial:

nseqüências do processo de colonização na América anglo-saxônica Colonização na América espanhola:15

(23)

-brasil

trangeiras

Processo de independência na América

Processo de independência na América espanhola Processo de independência dos Estados Unidos Processo de independência do Brasil:

esso de Revolução do Porto e suas conseqüências para a independência do Brasil

Comparação entre o processo de independência do Brasil e esse processo na América espanhola e nos Estados Unidos

RECOMENDAÇÕES AOS CANDIDATOS

Chegue ao local da prova com antecedência de uma hora, de modo que consiga encontrar o seu lugar com bastante calma, sem atropelo.

O preenchimento do cartão-resposta deve ser feito a caneta esferográfica azul ou preta. Todo o campo da resposta tem que ser preenchido. Lembre-se de que o computador poderá não aceitar, na leitura, outro tipo de marcação.

Siga sempre as instruções que constam da capa da prova.

Não fique nervoso(a): o tempo da prova é suficiente para que você consiga fazê-la sem afobação.

Qualquer dúvida existente que não diga respeito à interpretação da prova ou ao seu conteúdo poderá ser tirada com os fiscais.

(24)

Um pedido importante

Se, após efetuar sua matrícula no CEFET/RJ, você for aprovado em outra instituição de sua preferência, compareça a este Centro ou ao polo onde efetuou sua inscrição para cancelar sua matrícula. Lembre-se de que, com este procedimento, você estará proporcionando uma chance que poderá ser decisiva para a vida de outro candidato que deseja estudar neste Cefet.

Referências

Documentos relacionados

Nos casos de SDCT do tipo neurológico verdadeiro e também no tipo vascular, o diagnóstico e as indicações são mais precisas e os resultados são mais previsíveis e

Baseado no texto do Harrison, não é possível tirar a conclusão de que apenas estes doentes têm prognostico reservado, porque o que está escrito é que “ doentes com

Marcos Paulo Campos Cavalcanti de Mello, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Brasil Maria Anezilany Gomes do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará - UECE, Brasil..

daqui dessa casa com o resto da família a gente brigou muito por conta do processo de cuidado com meu avô que as outras pessoas se abdicaram e a gente tinha que ficar

aprovada pelo Conselho Superior e, neste caso, a referida prova substituirá quaisquer outras formas de avaliação anteriormente citadas. A prova de segunda chamada, nos moldes

- Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produto; Desenvolvimento de Embalagem, Desenvolvimento de formulações, Desenvolvimento de Máquinas e Equipamentos

Utilizar as estratégias de afinidade e de flexibilidade, além da antevisão, permitiu explorar características específicas de cada problema e reduzir o atraso médio geral em

Pelagem cinzento-acastanhada no dorso e mais clara e cinzenta centralmente; Tem o focinho muito curto e a cabeça muito redonda, de pêlo muito curto; As orelhas são triangulares