• Nenhum resultado encontrado

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de Venâncio Aires

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de Venâncio Aires"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

MEMORIAL DESCRITIVO

REESTRUTURAÇÃO E CABEAMENTO ESTRUTURADO E ELÉTRICO

1. APRESENTAÇÃO

O presente memorial descritivo refere-se ao projeto de reforma das instalações de Telecomunicações, Cabeamento Estruturado (dados, voz e imagem) e rede elétrica de baixa tensão para rede de computadores do pavimento térreo da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires a qual está localizada na Rua Oswaldo Aranha nº 634, Bairro Centro.

A execução dos trabalhos deverão obedecer aos critérios da boa técnica, critérios estes que prevalecerá em qualquer caso omisso, nas especificações e/ou projetos. Os materiais à empregar deverão ser de primeira qualidade, a mão de obra deverá ser especializada.

A empresa executora deverá proceder a Anotação de Responsabilidade Técnica junto ao CREA, deverá comprovar que possui Engenheiro Eletricista e Engenheiro de Segurança do Trabalho em seu quadro técnico mediante apresentação de carteira de trabalho, contrato de prestação de serviços ou mediante comprovação de sócio por meio de contrato social ambos com firma reconhecida.

A executora será responsável pelo fornecimento de equipamento de proteção ao trabalhador e pelo cumprimento de todas as exigências das Normas do Ministério do Trabalho relativas a seus funcionários e todos os encargos referentes à obra.

Não está incluso neste memorial o projeto, os materiais e nem a execução de serviços de alvenaria, iluminação e ar condicionado.

(2)

2. NORMAS TÉCNICAS DE REFERÊNCIA

Todos os componentes e equipamento utilizados nas instalações deverão estar de acordo com as normas técnicas brasileiras (NBR/ABNT) e, na falta destas, das normas internacionais (ISO/IEC/ANSI). Componentes de telecomunicações, quando exigido, como cabos e pacth cords, entre outros, deverão possuir homologação Anatel.

3. INFRAESTRUTURA

TIPO: Eletrocalhas metálicas

Características: Eletrocalha construída em chapa de aço carbono SAE 1008-1010, chapa #18, galvanizada, em chapa de aço carbono, perfurada, sem virola, em formato "U", em conformidade com as NORMAS NBR 11888-2 e NBR 7013, com conexões e acessórios, incluindo suportes para fixação na laje, caixas de passagens, curvas, derivações e outros, devendo ser formados por uma chapa única, não tendo em seu processo construtivo qualquer tipo de solda, evitando pontos de corrosão. Os parafusos para a fixação das eletrocalhas deverão possuir sistema de autotrava, não necessitando de chave de apoio para seu aperto.

Aplicação: Encaminhamento dos cabos de telecomunicações e rede elétrica de baixa tensão para rede de computadores.

TIPO: Porta Equipamento Lógico e Elétrico

Características: Porta equipamentos deverão ser fabricados com matéria de última geração: ABS Magnum V0, que possuem as melhores características quanto a propagação de chamas (é autoextinguível) e emissão de gases tóxicos. O mesmo deverá ter capacidade de acomodar dois conectores modulares de oito vias fêmea (CM8V ou Jack RJ45) tipo keystone e duas tomadas elétricas quadradas 2P+T ABNT 14136.

Deverá ser utilizado acessório apropriado para a acomodação dos equipamentos no interior de seu corpo (jacks RJ45 e tomadas 2P+T), e sua fixação é de encaixe sobre as canaletas.

TIPO: Canaletas plásticas

Características: As canaletas lisas na cor branca e construídas em PVC(Cloreto de Polivinil) rígido antichamas, resistência a tração 3,6-6,3 kg/mm, resistência a impacto de 2,1-100kg-cm-cm, resistência térmica de 50 a 70ºC, absorção de água 0,07 Utilizável em

(3)

instalações elétricas e cabeamento estruturado totalmente isolante e de fácil manutenção, proteção contra poeiras, ácidos e vapores.

3.1. INSTALAÇÃO DA INFRAESTRUTURA

A infraestrutura, neste documento, representa o conjunto de componentes necessários ao encaminhamento e passagem dos cabos, para as instalações dos circuitos elétricos da rede estabilizada no pavimento térreo. Adotamos como solução para o modelo básico de infraestrutura o sistema composto por eletrocalhas, e canaletas plásticas.

Deverá ser fornecido e instalado um conjunto de eletrocalhas devidamente aterrada, conforme indicação em planta, no pavimento térreo e nestas deverão ser instalados septodivisores para separar a fiação de telecomunicações da fiação elétrica. . O aterramento deverá atender aos requisitos ABNT da norma NBR 5410 e TIA/EIA 607 (Commercial Building

Grounding and Bonding Requirements for Telecommunications).

Para derivação da eletrocalha principal para a entrada da sala será utilizado um te horizontal de 90º 75x50mm com eletrocalhas 75x50mm com septodivisor.

Para a instalação de um sistema de eletrocalhas, deve-se, obrigatoriamente, utilizar as derivações (curvas, flanges, "Ts", desvios, cruzetas, reduções etc...) nas medidas e funções compatíveis. Obrigatoriamente essas derivações devem ser do tipo suave, não contendo ângulos agudos que superem o mínimo raio de curvatura dos cabos, prejudicando o desempenho do sistema. Deverão ser utilizados todos os acessórios recomendados pelo fabricante da eletrocalha para a realização das derivações, suporte e acabamento.

Na entrada da sala na parte superior será instalado uma caixa de derivação 1x1 D45 para a transição da eletrocalha para a canaleta plástica. Serão utilizados septodivisores de 50mm para a separação da rede lógica e elétrica nas eletrocalhas.

A infraestrutura no interior das salas será com o uso de canaletas plásticas de dimensões 80x35x2000mm e o interior da mesma será instalada outra canaleta de dimensões 22x22x2000mm onde passará o cabeamento elétrico deixando-o separado do cabeamento lógico. Sobre as canaletas 80x35mm serão instados os porta equipamentos com capacidade de ser instalado dois conectores modulares de oito vias fêmea cat6 e duas tomadas elétricas modulares 2P+T no mesmo porta equipamento. Para a fixação das canaletas nas paredes deverá ser utilizado parafusos cabeça chata autoatarraxantes 4,5x30mm com arruela lisa 1/4” para maior segurança na fixação das mesmas.

(4)

4. TELECOMUNICAÇÕES

4.1. CABEAMENTO ESTRUTURADO

Para a instalação do cabeamento lógico será utilizado cabo de par trançado de 04 pares do tipo UTP categoria 6 e de flamabilidade CM conforme NBR-14705:2010 – Classificação dos cabos internos para telecomunicações quanto ao comportamento frente a chama, sendo necessário o reaproveitamento do cabeamento existente preservando o investimento já realizado em cabeamento. O Cabeamento horizontal percorre desde a área de trabalha até o patch panel instalado no rack de telecomunicações.

A Rede de Cabeamento Estruturado abrangerá os sinais de Voz, Dados, Imagem e Sinais de Controle, permitindo a completa distribuição destes serviços em todos os setores da Prefeitura e terá a capacidade de suportar tecnologias do tipo Ethernet, Fast Ethernet e Gigabit Ethernet.

O cabo será instalado em canaletas plásticas de dimensões 80x35mm obedecendo aos raios de curvaturas conforme ANSI EIA/TIA-569-B – Norma de caminhos e espaços de telecomunicações em prédios comerciais. Nas áreas de trabalho os conectores modulares de oito vias fêmea cat6 serão intalados em porta equipamentos com capacidade para dois conectores, e sua termianção será do tipo 568A conforme opçao etabelecido pela ANSI/TIA-568-C.1:2009 – Padrão de Cabeamento de telecomunicações para edifícios comerciais, e aoutra extremidade do cabo será conectorizado em patch panel de 24 portas cat.6 fixado em 1U no rack de telecommunicações existente.

Entre cada patch panel será instalado um guia de cabos horizontal de 1U x 80mm de profundidade para a acomodação dos patch cords RJ/RJ45 de 1,5m ou 2,5m qie farão a interconexão entre passivos (patch panel, voice panel...) e ativos de rede (switch, conversores, roteadores...).

Todos os pontos de telecomunicações deverão ser identificados conforme segue abaixo: Armário de Telecomunicações: AT1...

Patch Panel : PP01 Ponto: 12...

Ficando assim constituído: AT1-PP01-12 ( Décimo segundo ponto do patch panel número 1 do rack de número 1)

(5)

Abaixo carcterísticas dos materiais a serem obedecidos e empregados no cabeamento estruturado.

4.2. MATERIAL CATEGORIA 6 – Rede Gigabit Ethernet

TIPO: Cabo UTP de 04 pares - Categoria 6

Características: Cabo de par trançado, não blindado (UTP), 22 a 24AWG, 4 pares Categoria 6 e/ou ISO/IEC 11801-Classe E, atendendo às seguintes especificações:

• Ser composto por condutores de cobre sólido; capa externa em PVC não propagante à chama;

Exceder as características elétricas contidas na norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2-1 Categoria 6;

• Possuir certificado de desempenho elétrico (Verified) pela UL ou ETL, conforme especificações da norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2-1 e ISO/IEC 11801 bem como certificado para flamabilidade (UL Listed) CM ou CMR conforme UL e NBR-14705;

• Apresentar Certificação ETL ou UL em conformidade com a norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2-1 Categoria 6 impressa na capa;

O cabo utilizado deverá possuir certificação Anatel impressa na capa;

• Impedância característica de 100Ω (Ohms);

• Possuir impresso na capa externa nome do fabricante, marca do produto, gravação de dia/mês/ano – hora de fabricação para rastreamento de lote;

• Deverá ser apresentados através de catálogos, testes das principais características elétricas em transmissões de altas velocidades (valores típicos (dB/100m)) de ATENUAÇÃO, NEXT, PSNEXT, ACR, PSACR, ELFEXT, PSELFEXT e RL, para freqüências de 100, 200 e 250Mhz;

Norma aplicável: ANSI/TIA/EIA-568-C.2-1-Categoria 6; ISO/IEC-11801-Classe E; NBR-14565:2007 e NBR-14705:2006.

Aplicação: Sistemas de Cabeamento Estruturado para tráfego de voz, dados e imagens, segundo requisitos da norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2-1 Categoria 6, para garantia de suporte às aplicações como Gigabit Ethernet, em cabeamento primário e/ou secundário entre os painéis de distribuição (Patch Panels) ou conectores nas áreas de trabalho.

(6)

TIPO: Conector RJ-45 Fêmea - Categoria 6

Características: Conector modular universal de 8 posições, 8 contatos atendendo às seguintes especificações:

• Ter corpo em material termoplástico de alto impacto não propagante à chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade);

• Possuir contato produzidos em bronze fosforoso com camadas de 2,54µm de níquel e 1,27µm de ouro;

• Possuir terminação do tipo 110 IDC (conexão traseira) estanhados para a proteção contra oxidação e permitir inserção de condutores de 22 AWG a 26 AWG, permitindo ângulos de conexão do cabo, em até 180 graus;

Exceder as características elétricas contidas na norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2-1 Categoria 6 e a FCC part. 68.5 (EMI - Interferência Eletromagnética);

• Identificação do conector como Categoria 6 (C6);

• Possuir Certificação UL LISTED e UL VERIFIED;

• Apresentar disponibilidade de fornecimento em diversas cores, conforme padrões do cliente;

• O keystone deve ser compatível para as terminações T-568A e T-568B, segundo a ANSI/TIA/EIA-568-C.2;

Norma aplicável: ANSI/TIA/EIA-568-C.2-1-Categoria 6; ISO/IEC-11801-Classe E e NBR-14565:2007.

Aplicação: Sistemas de Cabeamento Estruturado para tráfego de voz, dados e imagens, segundo requisitos da norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2-1 Categoria 6, para garantia de suporte às aplicações como Gigabit Ethernet, em cabeamento horizontal ou secundário, uso interno, em ponto de acesso na área de trabalho.

TIPO: Painel Modular – Patch Panel – Categoria 6

Características: Painel padrão 19” contendo 24 portas com conectores RJ-45 fêmea na parte frontal. Este painel deve possuir identificação que é Categoria 6, atendendo às seguintes especificações:

(7)

• Painel frontal metálico ou em termoplástico de alto impacto, não propagante a chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade), com porta etiquetas de identificação em acrílico para proteção;

Apresentar largura de 19“, conforme requisitos da norma ANSI/TIA/EIA-310D.

• Os conectores fêmea RJ-45 devem possuir as seguintes características: Atender a ANSI/TIA/EIA-568-C.2-1 Categoria 6 e a FCC part. 68.5 (Interferência Eletromagnética), ter corpo em termoplástico de alto impacto não propagante a chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade), possuir vias de contato produzidas em bronze fosforoso com camadas de 2,54µm de níquel e 1,27µm de ouro, possuir terminação do tipo 110 IDC (conexão traseira) estanhados para a proteção contra oxidação, permitindo inserção de condutores de 22 AWG a 26 AWG;

• Exceder as características elétricas contidas na norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2-1 Categoria 6 e a FCC part. 68.5 (EMI - Interferência Eletromagnética);

• Identificação do painel como Categoria 6, e do fabricante gravados no corpo do produto;

• Possuir Certificação UL LISTED e UL VERIFIED, tendo o selo das mesmas impressas no produto;

• Possuir identificação sequencial das portas na parte traseira do Patch Panel, correspondente a identificação das portas na parte frontal, no caso de painel formado por conjunto de conectores instalados em placa de circuito impresso;

• Ser compatível com conectores RJ11;

• Compatível com as terminações T568A e T568B, segundo a norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2; Norma aplicável: ANSI/TIA/EIA-568-C.2-1-Categoria 6; ISO/IEC-11801-Classe E e NBR-14565:2007.

Aplicação: Sistemas de Cabeamento Estruturado para tráfego de voz, dados e imagens, segundo requisitos da norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2-1 Categoria 6, para garantia de suporte às aplicações como Gigabit Ethernet, uso interno, para cabeamento horizontal ou secundário, em salas de telecomunicações (cross-connect) e para distribuição de serviços em sistemas horizontais.

TIPO: Cordão de Conexão - Patch Cord - Categoria 6

Características: Cordão de manobra formado por cabo UTP flexível 4 pares e terminação RJ-45 macho, Categoria 6 nas extremidades, atendendo às seguintes especificações:

(8)

Pair), 24 AWG x 4 pares, composto por condutores de cobre flexível, multifilar, isolamento em poliolefina e capa externa em PVC não propagante a chama, conectorizados à RJ-45 macho Categoria 6 nas duas extremidades, estes conectores (RJ-45 macho), devem atender às especificações contidas na norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2-1 Categoria 6 e a FCC part. 68.5 (Interferência Eletromagnética), ter corpo em material termoplástico de alto impacto não propagante a chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade), possuir vias de contato produzidas em bronze fosforoso com camadas de 2,54 µm de níquel e 1,27 µm de ouro, para a proteção contra oxidação, garras duplas para garantia de vinculação elétrica com as veias do cabo;

• Exceder as características elétricas contidas na norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2-1 Categoria 6;

• Possuir características elétricas e desempenho testado em freqüências de até 250 MHz;

• Deverão ser montados e testados em fábrica, com garantia de desempenho;

• Possuir classe de flamabilidade no mínimo CM;

• Disponível nas terminações T-568A e T-568B, segundo Norma ANSI/TIA/EIA-568-C;

• Deve ser disponibilizado pelo fabricante em pelo menos 8 cores atendendo às especificações da ANSI/TIA/EIA-606-A;

• Possuir classe de flamabilidade impressa na capa, com o correspondente número de registro (file number) da entidade certificadora (UL);

O cabo utilizado deverá possuir certificação Anatel impressa na capa;

Norma aplicável: ANSI/TIA/EIA-568-C.2-1-Categoria 6; ISO/IEC-11801-Classe E e NBR-14565:2007.

Aplicação: Sistemas de Cabeamento Estruturado para tráfego de voz, dados e imagens, segundo requisitos da norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2-1 Categoria 6, para garantia de suporte às aplicações como Gigabit Ethernet. Previstos para cabeamento horizontal ou secundário, uso interno, em salas de telecomunicações, para manobras entre os painéis de distribuição (patch panel) e os equipamentos ativos da rede (switch, etc.). Para ponto de acesso à área de trabalho para interligação do hardware do usuário às tomadas de conexão da rede.

TIPO: Guia de cabo

Características: Guia de cabos fabricado em aço SAE 1010 com pintura epóxi na cor preta. Utilizados para a organização dos patch cords utilizados para a interconexão dos passivos

(9)

com os ativos de rede na parte frontal do rack sendo suas dimensões de 1U de altura, 80mm de profundidade e largura padrão 19”.

4.3. ARMÁRIO DE TELECOMUNICAÇÕES (RACK)

Deverá ser instalado um novo rack específico para Telecom. Os pontos hoje existentes deverão ser transferidos para o novo rack, utilizando os equipamentos passivos existentes (patch panel).

O DIO padrão 19”, o chassis de conversores, os switches e roteadores permanecerão no rack existente.

O rack deverá ser fabricado em aço 1020 de 44Us de altura, padrão 19”com guia de cabos laterais e superior, pintura epoxi resistente a riscos na cor preta e desenvolvido conforme DIN 41494 e IEC 297, para receber todo o cabeamento de dados, voz, ativos e passivos de rede e a organização e manutenção de todo o cabeamento. Devendo conter os parafusos M5 e porca gaiola para fixação dos equipamentos ativos e passivos de rede.

4.4. TELEFONIA

A central telefônica deverá ser deslocada para a sala de telecomunicações e afixada na parede de alvenaria e os ramais serão espelhados no rack de Telecom com o uso de um cabo CCI 50x100 pares e conectados nos terminais IDC dos voice panel, sendo cada um com capacidade de 50 portas em 1U, totalizando 100 ramais.

Voice panel fabricado em aço com pintura epoxi, resistente a corrosão e riscos, composto de 5 módulos de 10 pares, tolalizando 50 portas cat3, espelhamento em blocos de conexão 110 IDC padrão 19” conforme requisitos da Norma ANSI/TIA/EIA-310D, permitindo terminação em condutores sólidos de 22 a 26AWG, possuindo identificação na parte frontal e traseira, tendo compatibilidade com patch cords com terminação RJ11 ou RJ45. Será necessário atender FCC68,5 (EMI-Interferência Eletromagnética).

No rack de telecomunicações será instalado um terceiro voice panel de onde sairá um cabo CCI 50x50 pares até o DG para jampear com os ramais existentes no segundo pavimento, o qual será implementado em outra fase.

Para a interconexão do voice panel com o patch panel serão utilizados patch cords RJ/RJ45 categoria 5e de 1,5m conforme necessidade na cor verde.

(10)

5. REDE ELÉTRICA.

A Rede Estabilizada tem o objetivo de atende somente os equipamentos de informática e de telecomunicações localizados nas áreas de trabalho, sala de telecomunicações, telefonia e demais equipamentos onde houver a necessidade do uso de energia sem a interrupção da mesma como o caso de implementação de CFTV.

A rede de distribuição elétrica estabilizada será composta por quadros elétricos preparados para alimentar os circuitos com energia estabilizada (CD01-02), localizados nos pavimentos. Será necessária a realimentação do pavimento superior através da rede existente.

A partir dos quadros de energia estabilizada, sairão os circuitos elétricos para atender os pontos estabilizados do pavimento conforme diagrama unifilar e quadro de carga impressa no projeto. Todos os cabos utilizados deverão obedecer as características de flamabilidade LSZH (Ex. Afumex, Afitox, Corfitox...).

As tomadas a serem utilizadas deverão ser padrão NBR 14136 2P+T-20A na cor vermelha para rede estabilizada 110V, diferenciando a rede elétrica convencional 220V instaladas em caixas 4x2” embutidas em alvenaria (Instalada pela construtora).

Os disjuntores a serem utilizados serão to tipo Minidisjuntores DIN do tipo 5SX1 de corrente conforme a carga de cada circuito indicado no diagrama unifilar e quadro de cargas..

O CD para rede estabilizada 110V a ser instalado deverá ser metálico de sobrepor e ter capacidade para 24 disjuntores DIN e barramento principal trifásico de 150A e barramento de derivação de 40A,, sendo necessário o jampeamento das três fases por meio de barramento (200A) tonando-o um CD monofásico.

Será instalado dentro do QGBT um disjuntor tripolar caixa moldada de 175A e a distribuição deverá ser feita por meio de barramento com capacidade de 250A cada, utilizando apenas uma faze deste disjuntor conforme indicação da figura abaixo. O barramento fase será alimentado com condutor EPR 90ºC de seção 95mm² passando pelo disjuntor caixa moldada, o barramento neutro será alimentado diretamente com cabo de características e seção igual ao fase e o barramento terra com condutor EPR 90ºC de seção 50mm².

O disjuntor geral de 175A deverá ser provido de sistema de manopla rotativa, o quadro deverá conter fechadura com chave.

(11)

Será instalado um sistema monofásico devido ao nobreak existente, porém os quadros elétricos estão preparados com barramento trifásicos para futuras ampliações ou mudanças de sistema de monofásico para trifásico.

Deste barramento sairá um condutor fase EPR 90ºC de seção 50mm², um condutor neutro EPR90ºC de seção 50mm² e um condutor terra EPR 90ºC de seção 25mm² que alimentarão o CD da rede estabilizada 110V do pavimento térreo.

A alimentação geral do CD estabilizado 110V com o uso de cabo elétrico flexível de EPR 90°C seção nominal 95mm² para condutor fase e neutro, sendo o condutor terra de 50mm² quem sairá da sala de nobreaks através de tubulação subterrânea e o disjuntor deverá ser o caixa moldada tripolar de 175ª

A rede de energia estabilizada será instalada pela construtora que fará a reforma do prédio.

Os cabos a serem utilizados nos demais circuitos internos deverão ser flexíveis de tipo LSZH e as dimensões constam no diagrama unifilar a quadro de cargas.

Todos circuitos elétricos e disjuntores deverão ser devidamente identificados ( CD01-110V-01), onde CD01 indica o número do centro de distribuição – 110V- a tensão de alimentação e saída deste centro de distribuição e 01 o número do circuito elétrico. Esta identificação deverá está afixada no interior da porta do DC ou cada disjuntor identificado com seu respectivo circuito.

6. CONSIDERAÇÕES GERAIS

• As instalações deverão estar de acordo com as normas técnicas da ABNT e normas internacionais descritas acima.

• O proponente vencedor da Licitação, ao término da obra deverá proceder nos testes de performance de todo o cabeamento metálico e óptico (certificação), comprovando a sua conformidade com a norma EIA/TIA 568C, no que tange a: continuidade, polaridade, identificação, Atenuação, NEXT, FEXT, ELFEXT e Perda de Retorno, para tanto deverá ser utilizado equipamento de homologação bidirecional, garantindo assim o pleno funcionamento do sistema de cabeamento a 250 Mhz no caso de metálico e certificação de atenuação do cabo óptico com o uso de Power Meter.

(12)

• Ao final dos trabalhos de instalação da rede, deverá ser fornecida em via magnética e impressa em duas vias, planta (com a distribuição dos pontos lógicos e dos pontos elétricos) em padrão Autocad, com a identificação de todos os pontos lógicos instalados, a passagem dos cabos, acompanhados dos respectivos testes de homologação de cada ponto, além da relação de todos os materiais utilizados.

Referências

Documentos relacionados

Here, the concept of strong institutionalism refers to the fact that religious institutions centralize and monopolize the interpretation and validation of sacred texts, codes

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

O Governo do Estado do Ceará assumiu a execução do programa com parceria da União dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Fundo

Tércio Chaves de Moura (Juiz convocado para substituir o Exmo. Romero Marcelo da Fonseca Oliveira). Impetrante: Ozimar Lino dos Santos. Felipe Mendonça Vicente e outro). Secretário

(xii) responsabilizar-se por toda e qualquer providência e despesa necessária à outorga da escritura definitiva de venda e compra e seu respectivo registro na

Os resultados obtidos indicam que a intercessão entre as famílias de fraturas de maior densidade com as de baixo ângulo de mergulho tem papel importante para a recarga do

Esclareço que se tratando de lance destinado à aquisição do bem penhorado de forma parcelada (artigo 895 do novo CPC c/c art. 98 da Lei n° 8.212/91) deverá