• Nenhum resultado encontrado

EDITAL ENEM N 13/2016 PROEN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL ENEM N 13/2016 PROEN"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

EDITAL ENEM N° 13/2016 PROEN

O PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, ENSINO MÉDIO E

PROFISSIONALIZANTE da FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE

BLUMENAU (FURB), no uso de suas atribuições regimentais, através do presente, DIVULGA as datas e os procedimentos normativos para inscrição, seleção e matrícula de ingressantes nos cursos de graduação da FURB, oferecidos em regime regular no primeiro semestre letivo de 2017, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

I – DO PÚBLICO ALVO

1.1. Este edital é direcionado aos interessados em ingressar nos cursos de graduação da FURB no primeiro semestre letivo de 2017.

1.2. O processo seletivo regulamentado por este edital está aberto aos portadores de certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente e que tenham realizado o ENEM em qualquer das suas edições a partir de 2010.

1.3. A admissão aos cursos será feita mediante classificação no processo seletivo objeto deste edital, com aproveitamento de candidatos classificados, até o limite das vagas fixadas para cada curso.

1.4. Os resultados do processo objeto deste edital serão válidos somente para o período indicado no item 1.1.

1.5. A FURB reserva-se o direito de revogar o processo seletivo dos cursos para os quais o total de inscritos for inferior ao número de vagas disponibilizadas.

II – DAS INSCRIÇÕES

2.1. Os documentos necessários para a inscrição são: a) ficha de inscrição preenchida sem rasuras;

(2)

b) boletim de desempenho do ENEM original (retirado no site do INEP) ou fotocópia simples com apresentação do original para conferência.

No ato da inscrição, deverão ser apresentados os documentos listados no item 6.1, sendo que os mesmos serão devolvidos após a digitalização no sistema.

A ficha de inscrição encontra-se disponível em formato eletrônico no site da FURB (no endereço http://www.furb.br/comoingressar), no formato impresso no local de inscrição indicado no item 2.3 e no ANEXO II do presente edital.

2.2. A inscrição neste processo seletivo é isenta de taxa.

2.3. O período de inscrição será de 12 de setembro a 09 de dezembro de 2016, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, na Praça de Atendimento ao Estudante no bloco A, no campus I da FURB, situada à Rua Antônio da Veiga, nº140, Bairro Victor Konder, em Blumenau (SC). Haverá um período de complementação das inscrições, com datas a serem definidas no calendário

2.4. O processo de inscrição é presencial, podendo ser feito pelo interessado ou seu representante.

2.5. Em caso de absoluta impossibilidade de estar presente na Instituição, o candidato poderá fazer a inscrição pelos correios. Nesta situação as seguintes informações devem ser consideradas adicionalmente:

a) A documentação completa, de acordo com o item 2.1, deverá ser enviada para: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

PRAÇA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE Rua Antônio da Veiga, 140 - Victor Konder CEP 89030-903 - Blumenau – SC;

b) A documentação deverá ser postada até o dia 09 de dezembro de 2016; c) Não serão aceitos os pedidos cuja documentação enviada estiver incompleta;

d) O envio da documentação não é garantia de aceitação do pedido, que somente será confirmado, através do e-mail informado pelo candidato, após conferência de todos os documentos enviados.

(3)

2.6. No ato da inscrição o candidato poderá optar por 01 (um) curso de graduação da FURB com vagas no presente edital, independente de ter participado ou estar participando de outras formas de seleção e/ou ingresso na FURB para o mesmo ou outro curso. Havendo mais de uma inscrição será considerada a mais recente.

2.7. Não serão aceitas inscrições ou documentação fora do período estabelecido ou para cursos que não disponham de vagas constantes neste edital.

2.8. O preenchimento incorreto, ou incompleto, ou ilegível da ficha de inscrição implica anulação da referida inscrição.

III – DAS VAGAS

3.1. As vagas oferecidas estão distribuídas conforme tabela disposta no ANEXO I do presente edital. Cursos não relacionados no ANEXO I não disponibilizam vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2017 através do ENEM.

IV – DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

4.1. A seleção dos candidatos será feita através dos escores obtidos no ENEM.

4.2. A classificação dos candidatos dar-se-á em ordem decrescente (da maior para a menor nota), considerando a média aritmética das notas obtidas na prova de conhecimentos gerais e na prova de redação, computada com duas casas decimais, a partir do boletim de desempenho do ENEM.

a) para escala de níveis expressos entre 0 (zero) e 100 (cem), o conceito será divido por 10 (dez);

b) para escala de níveis expressos entre 0 (zero) e 1000 (mil), o conceito será divido por 100 (cem);

4.3. A classificação dos candidatos será feita por curso e turno, conforme opção especificada na ficha de inscrição, e de acordo com as vagas oferecidas.

(4)

4.4. Em caso de empate na pontuação entre os candidatos, será aplicado como critério de desempate, a idade do candidato, sendo classificado primeiro o candidato com idade maior.

V – DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

5.1. Os resultados do processo seletivo objeto deste edital serão divulgados no site da FURB (no endereço http://www.furb.br/comoingressar) de acordo com o cronograma que será divulgado posteriormente, quando aprovado o Calendário Acadêmico de 2017.

VI – DA MATRÍCULA

Matrícula é o estabelecimento de vínculo do candidato com a Universidade, decorrente de classificação obtida em processo seletivo.

6.1. A matrícula só se efetivará mediante a entrega dos seguintes documentos originais (ou fotocópia autenticada em cartório):

a. diploma ou certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente; b. histórico escolar do ensino médio ou equivalente;

c. certidão de nascimento ou casamento;

d. cédula de identidade ou, se estrangeiro, passaporte com visto temporário devidamente atualizado ou, se for o caso, carteira de identidade para estrangeiro.

e. CPF próprio (e do responsável, em caso de menor de 18 anos); f. Título de Eleitor (para maiores de 18 anos);

g. Certificado de Reservista (para maiores de 18 anos, do sexo masculino);

h. comprovante de vacinação contra rubéola (para mulheres), Lei nº 10.196 de 24/07/1996;

i. comprovante de residência;

j. no caso de pessoas com deficiência apresentar atestado/laudo médico para confirmação (conforme relação de deficiências no ANEXO III).

Os candidatos que não possuírem os documentos listados nos itens f e g deverão apresentá-los assim que os obtiverem.

Caso ainda não esteja de posse dos documentos citados nas alíneas (a) e (b), o candidato poderá apresentar declaração de conclusão do ensino médio, devendo apresentar os

(5)

documentos solicitados no decorrer do primeiro semestre letivo de 2017, sob pena de que seja impedida a sua matrícula no semestre subsequente.

Não serão aceitos, em hipótese alguma, declarações ou atestados de eliminação de matérias referentes a curso supletivo ou documento que declare a conclusão parcial de qualquer nível.

Os candidatos que concluíram no exterior o curso correspondente ao ensino médio, que não tenham revalidado seus estudos por órgão oficial brasileiro, deverão, obrigatoriamente, procurar a Gerência de Ensino da sua região para providenciar a revalidação sem a qual não poderão se inscrever no processo objeto deste edital. Estão dispensados dessa revalidação os candidatos que concluíram o ensino médio nos países membros e associados do MERCOSUL (Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela), conforme Parecer CNE 23/2005.

6.2. Em nenhuma hipótese será permitida a matrícula sem a apresentação do comprovante de conclusão do ensino médio ou equivalente, sendo considerada nula, para todos os efeitos, a classificação do candidato, se ele não o apresentar na data de sua matrícula.

6.3. Caso a matrícula seja realizada nos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia ou Psicologia, o candidato deverá buscar orientações junto ao Centro do Curso, quanto à necessidade e ao prazo de apresentação de comprovantes de vacinação específicos para cada um destes cursos.

6.4. Os candidatos selecionados deverão efetuar matrícula, impreterivelmente, nas datas, nos horários e no local, conforme o cronograma que será divulgado posteriormente, quando aprovado o Calendário Acadêmico de 2017.

6.5. O processo de matrícula exige:

a) presença de representante legal, caso o candidato aprovado possua idade inferior a 16 anos;

b) presença do candidato e de representante legal, caso o candidato aprovado possua 16 ou 17 anos;

(6)

Na impossibilidade do comparecimento do candidato ou de seu representante legal, poderá ser instituído um procurador com poderes específicos, que deverá apresentar-se com instrumento de procuração com firma reconhecida, cujo modelo está disponível no site da FURB (no endereço http://www.furb.br/comoingressar).

6.6. Perderá o direito à vaga obtida, o candidato que:

a) não comparecer para matrícula nas datas, nos horários e no local estabelecidos para a chamada em que foi classificado;

b) deixar de apresentar qualquer um dos documentos relacionados no item 6.1; c) deixar de cumprir os procedimentos e disposições gerais descritos neste edital.

6.7. O candidato que não proceder à respectiva matrícula nos dias indicados ou deixar de apresentar todos os documentos será considerado desistente, sendo convocado, para sua vaga, por ordem de classificação, o candidato subsequente, o qual deverá efetuar sua matrícula nas datas e horários previstos ou a serem divulgados pela Universidade.

VII – DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1. O candidato deve observar que:

a) ao preencher a ficha de inscrição, declara-se ciente e de acordo com todas as normas estabelecidas neste edital, acatando todas as decisões tomadas pela FURB;

b) em virtude da natureza deste processo seletivo, em nenhum caso haverá revisão ou recontagem de médias;

c) se já foi aluno de graduação da FURB, no ato da matrícula deverá providenciar novamente toda a documentação exigida (item 6.1);

d) caso sejam verificadas irregularidades em qualquer documento apresentado, a inscrição ou matrícula será imediatamente cancelada. Os documentos irregulares apresentados serão encaminhados à Procuradoria Geral da FURB para a tomada de medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis;

e) caso tenha pendências financeiras com a FURB, deverá regularizar a situação, antes de efetuar a sua matrícula, se classificado e chamado, comparecendo à Praça de Atendimento ao Estudante no bloco A no campus I da FURB.

(7)

f) neste processo seletivo o contrato será firmado na data da realização da matrícula. Quando ocorrer nos meses de dezembro e janeiro, o valor total da semestralidade será dividido em 6 (seis) parcelas, sendo a primeira (matrícula) à vista; quando no mês de fevereiro, o valor total da semestralidade será dividido em 5 (cinco) parcelas, sendo a primeira (matrícula) à vista;

g) os candidatos aprovados e classificados serão matriculados em todas as disciplinas da 1ª fase. Cancelamentos de disciplinas devem ser feitos pelo próprio acadêmico pela web dentro dos prazos definidos no calendário acadêmico, atentando-se aos créditos financeiros mínimos do curso (consulte a secretaria do seu Centro em caso de dúvidas).

h) a matrícula só será efetivada mediante o pagamento da primeira parcela da semestralidade;

i) é vedado o trancamento de matrícula para os calouros, conforme previsto no Regimento Geral da FURB (Resolução nº 129/2001);

j) a distribuição dos candidatos aprovados e classificados, com relação às turmas, é prerrogativa exclusiva da Universidade;

k) a FURB reserva-se o direito de estabelecer o horário que julgar conveniente para as aulas dos cursos, inclusive em turno diferente daquele escolhido pelo candidato no ato da inscrição ou aos sábados, bem como alocar as salas onde as aulas serão ministradas; l) as aulas práticas e as atividades de estágio de todos os cursos poderão ser oferecidas

em quaisquer dos turnos;

m) a Universidade se reserva o direito de oferecer disciplina na modalidade a distância, em seus cursos de graduação presenciais, nos termos da legislação vigente, ou seja, o disposto no art. 1º, § 2º, da Portaria MEC nº 4.059, de 13 de dezembro de 2004;

n) após esgotado todo o processo de matrícula, se houver vagas remanescentes entre as vagas iniciais ofertadas para o processo seletivo objeto deste edital, poderão ser convidados a preenchê-las os candidatos que optaram pelo Vestibular ACAFE ou HISTÓRICO ESCOLAR, não classificados no limite das vagas iniciais em oferta, observada rigorosamente a classificação;

o) a FURB reserva-se o direito de não oferecer o curso com número de alunos matriculados inferior ao número de vagas disponíveis para a oferta do curso. Nesse caso, o candidato poderá solicitar a reopção para outro curso com vagas remanescentes;

(8)

p) casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante.

Blumenau, 30 de agosto de 2016.

Prof. Mauro Scharf

(9)

ANEXO I

Quadro de vagas - ENEM

Curso Habilitação Turno Vagas Local(1) Data e nº do ato de

reconhecimento

Administração MAT 10 Campus I DECRETO 77.137,

12.02.1976

Administração NOT 30 Campus I DECRETO 77.137,

12.02.1976

Arquitetura e Urbanismo MAT 15 Campus I DECRETO SC 2.548,

01.09.2009

Artes Visuais Licenciatura NOT 9 Campus I DECRETO SC 711,

07.12.2011

Biomedicina(1) NOT 12 Campus III Resolução CONSUNI

nº 73/2011, 19.12.2011

Ciência da Computação Bacharelado MAT 9 Campus I DECRETO SC 2.415,

24.06.2009

Ciência da Computação Bacharelado NOT 22 Campus I DECRETO SC 2.415,

24.06.2009

Ciências Biológicas Bacharelado MAT 5 Campus I DECRETO SC 858,

07.03.2012

Ciências Biológicas Licenciatura MAT 5 Campus I DECRETO SC 858,

07.03.2012

Ciências Contábeis NOT 15 Campus I DECRETO 79.070,

30.12.1976

Ciências da Religião Licenciatura NOT 15 Campus I DEECRETO SC 1.607,

05.09.2000

Ciências Econômicas Bacharelado NOT 15 Campus I DECRETO 70.302,

20.03.1972

Ciências Sociais Licenciatura NOT 15 Campus I

PORTARIA MINISTERIAL 634,

28.04.1992

Design NOT 9 Campus II DECRETO SC 659,

(10)

Direito MAT 27 Campus I DECRETO SC 2.415, 24.06.2009

Direito NOT 27 Campus I DECRETO SC 2.415,

24.06.2009

Educação Física Bacharelado NOT 9 Campus I DECRETO 81665,

16.05.1978

Educação Física Licenciatura NOT 9 Campus I DECRETO

81665,616.05.1978

Educação Física Bacharelado MAT 9 Campus I DECRETO 81665,

16.05.1978

Educação Física Licenciatura MAT 9 Campus I DECRETO 81665,

16.05.1978

Enfermagem VESP 5 Campus I DECRETO SC 007,

17.01.2007

Engenharia Civil(1) MAT 5 Campus II DECRETO 81.676,

17.05.1978

Engenharia Civil(1) VESP 15 Campus II DECRETO 81.676,

17.05.1978

Engenharia de Alimentos(1) MAT 15 Campus II Resolução CONSUNI

002/2013, 25.02.2013

Engenharia de Produção(1) MAT 15 Campus II DECRETO SC 3.758,

22.12.2010

Engenharia de Produção(1) NOT 15 Campus II DECRETO SC 3.758,

22.12.2010

Engenharia de Telecomunicações(1) NOT 6 Campus II DECRETO SC 3.054,

04.03.2010

Engenharia Elétrica(1) MAT 9 Campus II DECRETO SC 3.758,

22.12.2010

Engenharia Elétrica(1) NOT 7 Campus II DECRETO SC 3.758,

22.12.2010

Engenharia Florestal(1) MAT 15 Campus II DECRETO SC 1.574,

23/08/2000

Engenharia Mecânica(1) MAT 15 Campus II PARECER CONSUNI

(11)

Engenharia Química(1) MAT 30 Campus II DECRETO SC 1.624, 21.08.2008

Farmácia(1) Farmacêutico MAT 9 Campus III DECRETO SC 1.297,

22.04.2008

Fisioterapia (2) MAT 12 Campus III DECRETO SC 2.548,

01.09.2009

História Licenciatura NOT 12 Campus I DECRETO SC 1.301,

07.12.2012

Jornalismo NOT 12 Campus I PARECER CONSUNI

22, 10/10/2013 Letras

Licenciatura – Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas/Língua Inglesa e Respectivas Literaturas

NOT 12 Campus I

DECRETO 71.361, 13.11.1972

Letras – Licenciatura em Alemão Licenciatura NOT 10 Campus I DECRETO SC nº 1259,

20.11.2012

Matemática Licenciatura NOT 8 Campus I DECRETO 71.361,

13.11.1972

Medicina Veterinária(1) INT 12 Campus I DECRETO SC 3.758,

22.12.2010

Moda Estilismo Industrial MAT 5 Campus I DECRETO SC 1.160,

18.03.2008

Moda Estilismo Industrial NOT 5 Campus I DECRETO SC 1.160,

18.03.2008

Música Licenciatura NOT 12 Campus I DECRETO SC 711,

07.12.2011

Nutrição(2) MAT 12 Campus III DECRETO SC 1.598,

12.08.2008

Odontologia(2) INT 12 Campus III DECRETO SC 1.424,

09.06.2008

Pedagogia Licenciatura NOT 12 Campus I PORTARIA 322,

28.02.1994

Psicologia Formação de Psicólogo MAT 12 Campus I DECRETO SC 3.576,

18.10.2010

(12)

18.10.2010

Publicidade e Propaganda MAT 20 Campus I DECRETO SC 858,

07.03.2012

Química Bacharelado MAT 5 Campus I DECRETO SC 3.054,

04.03.2010

Química Bacharelado NOT 5 Campus I DECRETO SC 3.054,

04.03.2010

Química Licenciatura NOT 4 Campus I DECRETO SC 3.054,

04.03.2010

Secretariado Executivo Bilíngue NOT 9 Campus I

PORTARIA MINISTERIAL 481,

30.03.1994

Serviço Social NOT 15 Campus I

PORTARIA MINISTERIAL 1.458,

01.10.1992

Sistemas de Informação NOT 12 Campus I DECRETO SC 3.191,

07.06.2005

Teatro Licenciatura NOT 9 Campus I DECRETO SC 858,

06.03.2012

Tecnologia em Comércio Exterior NOT 15 Campus I DECRETO SC 1.153,

30.08.2012

Tecnologia em Marketing NOT 15 Campus I DECRETO SC 858,

06.03.2012

Turismo e Lazer NOT 9 Campus I DECRETO SC 5.904,

20.11.2002 (1)

Algumas disciplinas do curso poderão ser ministradas em outro campus. (2)

(13)

ANEXO II Formulário de Inscrição

INGRESSO DE CALOUROS 2017.1

PROEN – PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO,

ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE

DRA – DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS

PARTE SOMBREADA DEVERÁ SER PREENCHIDA PELO CANDIDATO (EM LETRA DE FORMA)

Nome: Sexo: M F

Identidade: Órgão Expedidor:

CPF: Data Nascimento: / /

Endereço: Nº:

Bairro / complemento: Apto.:

CEP: Cidade: UF:

E-mail:

Telefone Fixo: ( ) Celular: ( )

Data: ______/______/_________

Assinatura Pessoa:

INSTRUÇÕES (IMPORTANTE)

Para inscrição através do Histórico Escolar, anexar fotocópia autenticada do histórico escolar do ensino médio (ou fotocópia com apresentação do original para conferência).

• Para inscrição através do ENEM, anexar fotocópia do boletim de desempenho do ENEM, edições a partir de 2010.

Entregar esta ficha preenchida (sem rasuras) na Praça de Atendimento ao Estudante (no bloco A - campus I).

O candidato está ciente de que, ao assinar esta ficha de inscrição, conhece e concorda com o edital vigente.

• A escolha de um ou mais cursos não caracteriza ordem de preferência entre eles, podendo o candidato ser classificado em ambos, simultaneamente.

ENEM

O ingresso através do ENEM é regulamentado por edital próprio, publicado no site da FURB. É destinado a candidatos com

ensino médio concluído e que tenham realizado o ENEM a partir de 2010.

Número de Inscrição do ENEM (12 dígitos): Curso:

Turno: Matutino Vespertino Noturno Integral Especial HISTÓRICO ESCOLAR

O ingresso através do Histórico Escolar é regulamentado por edital próprio, publicado no site da FURB, destinado a candidatos

com ensino médio concluído.

Curso:

Turno: Matutino Vespertino Noturno Integral Especial Curso:

(14)

ANEXO III

Relação de deficiências Cegueira:

Perda visual que leva a pessoa a necessitar do sistema braile como meio de leitura e escrita. (Glossário censo escolar 2010 MEC)

Baixa visão:

Comprometimento visual de ambos os olhos que, mesmo após tratamento ou correção, somente possibilita a leitura de textos impressos ampliados ou com o uso de recursos ópticos. (Glossário censo escolar 2010 MEC)

Surdez:

Perda auditiva acima de 71 dB, aferida por audiograma nas freqüências de 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 3000Hz. A comunicação e interação com o mundo ocorre por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras (utilizando, neste caso, intérprete de Libras). (Glossário Censo Escolar 2010 MEC e Decreto 5626/2005)

Deficiência auditiva:

Perda total ou bilateral de 25 decibéis (dB) ou mais, resultante da média aritmética do audiograma, aferida nas freqüências de 500Hertz (Hz), 1.000 Hz, 2.000 Hz, 3.000 Hz, 4.000 Hz; variando de acordo com o nível ou acuidade auditiva. Pode utilizar AASI e/ou implante coclear, bem como necessitar de acompanhamento de profissionais especializados. (Glossário Censo Escolar 2010 MEC)

Deficiência física:

É a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

(http://www.mte.gov.br/fisca_trab/inclusao/lei_cotas_2.asp, Decreto nº 5.296/04, art. 5º, §1º, I, "a", c/c Decreto nº 3.298/99, art. 4º, I)

Deficiência Intelectual:

Caracteriza-se por registrar um funcionamento intelectual abaixo da média, em geral oriundo do período de desenvolvimento, concomitante com limitações associadas a duas ou mais áreas da conduta adaptativa ou da capacidade do indivíduo em responder adequadamente às demandas da sociedade nos aspectos de comunicação; cuidados pessoais; habilidades sociais; desempenho na família e comunidade; independência na locomoção; saúde e segurança; desempenho escolar; lazer e trabalho”.

Deficiência múltipla:

Associação de duas ou mais deficiências primárias (intelectual, física ou sensorial). (Censo da Educação Superior MEC/2010)

Referências

Documentos relacionados

Tabela 1 - Massa seca de plantas de forrageira, Tifton 85 e Brachiaria brizantha, submetidas às doses de glyphosate, 300 dias após aplicação. * Médias seguidas pelas mesmas letras

uso comum do homem, produzidos pela indústria, em contraposição à arte e arquitetura do passado, voltada a obras singulares e monumentos (base do industrial design).. o Fundada

Objeto: FORMAÇÃO DE REGISTRO DE PREÇO, PARA FUTURA AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS – PERECÍVEIS UTILIZADOS PARA ATENDER AS NECESSIDADES DE ALIMENTAÇÃO DOS PACIENTES,

Dentre os principais resultados obtidos, verificou-se que cinco bancos divulgavam todos os indicadores pesquisados e que estavam listados em algum nível de governança corporativa da

A adição Sn às nanopartículas de PtRu proveu uma melhora na atividade eletrocatalítica, enquanto que a adição de Fe prejudicou a resposta desses catalisadores frente

Com o aumento da idade gestacional há, na gestação normal, redução progressiva da resistência vascular, refletido pelo aumento do componente diastólico da onda de velocidade de

A primeira associação entre agenesia pulmonar com outras malformações ipsilaterais foi descrita por Cunningham and Mann (1997), porém com várias diferenças, como

Na Fig.8.12 são comparadas a corrente real fornecida pelo painel fotovoltaico durante dois dias de funcionamento e as resultantes da simulação quando são empregadas as