• Nenhum resultado encontrado

FICHA DE INFORMAÇÕES SEGURANÇA DE PRODUTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA DE INFORMAÇÕES SEGURANÇA DE PRODUTOS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

FICHA DE INFORMAÇÕES

SEGURANÇA DE PRODUTOS

1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

PRODUTO

: Mistura de oxigênio (19,5 % - 23,5%) em nitrogênio

PRINCIPAIS USOS RECOMENDADOS

: Uso industrial e aplicações medicinais.

EMPRESA: IBG INDÚSTRIA BRASILEIRA DE GASES LTDA.

Rua Antonieta Piva Barranqueiros, 150 – Distrito Industrial I – CEP: 13212 – 000 Jundiaí – SP. Telefone de Emergência: (11) 2136 – 8534.

Para maiores informações de rotina consulte o fornecedor IBG mais próximo.

e-mail: ibg@ibg.com.br

Home page: www.ibg.com.br

2- IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS:

Produto classificado na classe 2.2 – Gases sob pressão. Gás Comprimido. Elementos de rotulagem do GHS, incluindo as frases de precaução.

Pictograma:

Palavra de advertência: Atenção!

Frase de perigo: H280: Contém gás sob pressão; pode explodir sob a ação do calor.

Frase de Precaução:

Prevenção: P220: Mantenha/guarde afastado de roupa/.../materiais combustíveis.

P244: Mantenha válvulas e conexões isentas de óleos e graxas.

Resposta à emergência: P370 + P376: Em caso de incêndio: Contenha o vazamento se puder

(2)

2 de 9

Armazenamento: P403: Armazene em local bem ventilado. P410: Mantenha ao abrigo da luz.

Outros Perigos que não resultam em classificação:

 Gás a alta pressão.

 É um gás incolor, inodoro e insipido.

3- COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES:

Este produto é uma mistura

Nome Químico: Mistura de oxigênio (19,5% à 23,5%) em nitrogênio. Sinônimo: Ar medicinal, Ar comprimido, Ar sintético

Natureza química: Mistura gasosa não inflamável e não tóxica.

Ingredientes

CAS

Concentração LT (TLV) Limite de Tolerância

Oxigênio

7782-44-7

19,5% - 23,5%

Asfixiante simples

Nitrogênio

7727-37-9

Balanço

Asfixiante simples

4- MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS:

INGESTÃO: É uma maneira improvável de exposição. Este produto é um gás a pressão e temperaturas normais.

CONTATO COM A PELE: Nenhum efeito nocivo. INALAÇÃO: Nenhum efeito nocivo.

CONTATO COM OS OLHOS: Lave com água corrente. As pálpebras devem estar completamente abertas e separadas do globo ocular para assegurar que toda a superfície foi completamente banhada. Chame um médico, de preferência a um oftalmologista, se o desconforto persistir.

SINTOMAS E EFEITOS MAIS IMPORTANTES, AGUDOS OU TARDIOS: Nenhum efeito nocivo. OBSERVAÇÕES PARA O PRESTADOR DE SOCORROS: Nenhuma.

NOTAS PARA O MÉDICO: Não há antídoto específico. O tratamento deve ser dirigido para o controle dos sintomas e das condições clínicas.

5- MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO:

MEIOS DE EXTINÇÃO APROPRIADOS: Utilize os meios de extinção apropriados para fogo circundante. Não aplicar jato d’água diretamente sobre o material em chamas, pois ele poderá espalhar-se e aumentar a

(3)

intensidade do fogo.

MEIOS DE EXTINÇÃO NÃO RECOMENDADOS: Se o cilindro estiver envolvido em fogo, não tente removê-lo. Eles podem se romper devido ao calor do fogo por aumento da pressão interna. Resfrie o recipiente até que o fogo diminua ao ponto de poder extingui-lo.

PERIGOS ESPECÍFICOS DA MISTURA: . Esta mistura à alta pressão acelera a combustão de materiais a uma taxa maior que à pressão atmosférica. Não aproximar-se do cilindro, quando o mesmo encontrar-se aquecido sob risco de explosão, caso a explosão ocorra ele poderá projetar-se violentamente. Os recipientes podem se romper devido ao calor do fogo. Nenhuma parte do recipiente deve estar sujeita a temperaturas maiores que 52 ºC (aproximadamente 125°F). Alguns recipientes são providos de um dispositivo de alívio de pressão projetado para aliviar o conteúdo quando expostos a temperaturas elevadas.

MEDIDAS DE PROTEÇÃO DA EQUIPE DE COMBATE A INCÊNDIO: Bombeiros: Utilizar equipamento de respiração autônoma e roupas apropriadas contra incêndio. Não entrar em áreas confinadas sem equipamento de proteção adequado (EPI); isto deve incluir máscaras autônomas para proteção contra os efeitos perigosos dos produtos de combustão ou da falta de oxigênio. Em caso de incêndio, resfriar os cilindros intensamente com água na forma de neblina por 30 minutos após a extinção total. Se possível interrompa o vazamento do produto.

PRODUTOS PASSÍVEIS DE COMBUSTÃO: O incêndio ao redor pode produzir Monóxido de carbono e dióxido de carbono.

6- MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO:

PRECAUÇÕES PESSOAIS:

Para o pessoal que não faz parte dos serviços de emergência:

- Imediatamente retire-se da área de risco.

Para o pessoal do serviço de emergência:

- Equipamento autônomo de respiração de pressão positiva e macacão retardante de chama pode ser necessário para entrar em áreas confinadas.

- Antes de entrar nas áreas, especialmente as confinadas, verifique a atmosfera com instrumento adequado (ex. explosímetro).

- Remova todas as fontes de ignição, se não houver risco. - Interrompa o vazamento se não apresentar riscos.

- Impedir a entrada do produto em esgotos, fossas ou qualquer outro lugar onde o acumulo possa ser perigoso. - Ventile a área do vazamento ou remova os recipientes com vazamento para área bem ventilada se não houver risco.

PRECAUÇÕES AO MEIO AMBIENTE: Interrompa o vazamento, se isto puder ser feito sem risco. De uma maneira aceitável descarte o resíduo, recipiente ou invólucro de acordo com as legislações locais, estaduais e Federais. Em caso de dúvidas, consultar o fornecedor.

(4)

4 de 9

MÉTODOS E MATERIAIS PARA CONTENÇÃO E LIMPEZA: Evacue e ventile a área. Interrompa o fluxo do vazamento, se possível e remova fontes de calor.

7- MANUSEIO E ARMAZENAMENTO:

CONDIÇÕES PARA MANUSEIO SEGURO: Proteja os cilindros contra danos físicos. Utilize em carrinho de mão para movimentar os cilindros, não arraste, role, ou deixe-o cair. Nunca tente levantar um cilindro pelo capacete, o capacete existe apenas proteger a válvula. Nunca insira qualquer objeto (ex. chave de parafuso, chave de fenda) dentro da abertura do capacete, isto pode causar dano à válvula, e consequentemente um vazamento. Use uma chave ajustável para remover capacetes justos ou enferrujados. Abra a válvula suavemente. Se estiver muito dura, descontinue o uso e entre em contato com seu fornecedor. Nunca aplique chama ou calor localizado diretamente ao cilindro. Altas temperaturas podem causar danos ao cilindro e pode causar alívio de pressão prematuramente, ventando o conteúdo do cilindro. Nunca bata com arco no cilindro. Não utilizar óleos ou gordura. O controle de vazamento deve ser realizado com água e sabão.

CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO SEGURO, INCLUINDO QUALQUER INCOMPATIBILIDADE: Armazene e utilize com ventilação adequada, longe de óleos, graxas e outros hidrocarbonetos. Mantenha os recipientes separados de materiais inflamáveis. Assegure-se de que os cilindros estejam fora de risco de queda ou roubo. Atarraxe firmemente o capacete com as mãos. Não permita estocagem em temperaturas maiores que 52 ºC (125 ºF). Armazene separadamente os cilindros cheios dos vazios. Use um sistema em modo de fila, para prevenir o estoque de cilindros cheios por longos períodos. Nitrogênio reage com Li, Nd e Ti a altas temperaturas.

MATERIAIS SEGUROS PARA EMBALAGENS: Utilizar somente equipamentos com especificação apropriada a este produto e à sua pressão e temperatura de fornecimento.

8- CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL:

PARAMETROS DE CONTROLE: Asfixiante simples. MEDIDAS DE CONTROLE DE ENGENHARIA:

 EXAUSTÃO LOCAL: Utilize sistema de exaustão local para evitar asfixia. Níveis de oxigênio devem ser mantidos acima de 19,5%.

MEDIDAS DE PROTEÇÃO PESSOAL:

 PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA (TIPO ESPECÍFICO): Não aplicável por se tratar de ar sintético.  PROTEÇÃO DA PELE: Luvas de raspa para manuseio de cilindro.

(5)

 PERIGOS TÉRMICOS: Nenhum estabelecido.

 OUTROS EQUIPAMENTOS PROTETORES: Sapatos para manuseio de cilindro, ou seja: bota de segurança, vulcanizada, com biqueira de aço.

9- PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS:

Aspecto: Gás na pressão e temperatura normais, incolor Odor: Inodoro

PH: Não Aplicável

Oxigênio Nitrogênio

Peso molecular: 39,31 28,0134

Fórmula: O2 N2

Ponto de fusão a 10 psig: -218,8°C -210°C Ponto de ebulição a 10 psig: -182,9°C -196°C Ponto de fulgor: Não aplicável Não aplicável Taxa de evaporação: Não aplicável Não aplicável

Inflamabilidade: Não

inflamável

Não inflamável

Pressão de Vapor a 21,1 °C: Não aplicável Não aplicável Densidade relativa (ar = 1) a 21,1 °C : 1,32 0,967

Peso especifico do vapor a 21,1ºC: 1,105 kg/m3 1,160 kg/m3

Coeficiente de partição n-octanol/água: Não avaliado 0,67

Temperatura de auto – ignição: Não aplicável Não aplicável Solubilidade em água vol/vol à 0 °C (32 ºF): 0,0489 mg/l 20 mg/l Percentagem de Matéria Volátil em Volume: 100% 100%

Viscosidade: Não

determinado

Não

determinado

(6)

6 de 9

ESTABILIDADE: Estável.

POSSIBILIDADE DE REAÇÕES PERIGOSAS: Pode reagir com materiais combustíveis ou inflamáveis. CONDIÇÕES A SEREM EVITADAS: Estocagem em áreas com ventilação precária. Estocagem próxima a fontes de calor. Cilindros expostos a altas temperaturas ou fogo direto podem romper-se ou Explodir. Evitar materiais inflamáveis e graxa.

MATERIAIS OU SUBSTÂNCIAS IMCOMPATIVEIS : Materiais combustíveis, inflamáveis e graxa.

PRODUTOS PERIGOSOS DA DECOMPOSIÇÃO: O incêndio ao redor pode produzir monóxido de carbono e dióxido de carbono.

11-INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS:

TOXICIDADE AGUDA: Não é tóxico. Nenhum efeito nocivo. Não é cancerígena. Trata-se de ar sintético. IRRITAÇÃO DA PELE: A substância é inerte. Não há dados disponíveis sobre os efeitos irritantes. A substância é um gás à temperatura e pressão ambiente.

IRRITAÇÃO OCULAR: Não há dados disponíveis sobre efeitos irritantes.

SENSIBILIZAÇÃO RESPIRATÓRIO OU A PELE: A substância é inerte. Não há dados disponíveis sobre os efeitos irritantes. A substância é um gás à temperatura e pressão ambiente.

MUTAGENICIDADE EM CÉLULAS GERMINATIVAS: Não há dados disponíveis sobre os efeitos mutagênicos. A substância é inerte. A estrutura química não sugere tal efeito.

CARCINOGENICIDADE: Esta mistura não é considerada carcinogênica pelos órgãos NTP, OSHA e IARC. TOXICIDADE À REPRODUÇÃO: Não há dados disponíveis. A substância é inerte. A estrutura química não sugere tal efeito.

TOXICIDADE PARA ÓRGÃOS – ALVO ESPECÍFICO - EXPOSIÇÃO UNICA: Nenhum atualmente conhecido.

TOXICIDADE PARA ÓRGÃOS – ALVOS ESPECÍFICOS – EXPOSIÇÃO REPETIDA: As propriedades físicas, químicas e toxicológicas sugerem ser improvável que a superexposição venha a agravar condições clinicas existentes.

PERIGO POR ASPIRAÇÃO: Nenhum efeito nocivo. Trata-se de ar sintético.

12- INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS:

ECOTOXICIDADE: Não é esperado nenhum efeito ecológico. PERSISTÊNCIA E DEGRADABILIDADE: Não avaliado.

POTENCIAL BIOACUMULATIVO: Este produto não é considerado como poluente marítimo pelo DOT. MOBILIDADE NO SOLO: Não avaliado.

OUTROS EFEITOS ADVERSOS: Este produto não contém nenhum material químico das Classes I ou II (destruidores da camada de ozônio).

(7)

13- CONSIDERAÇÕES SOBRE DESTINAÇÃO FINAL:

MÉTODO DE DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS: Não tente desfazer-se de resíduos ou quantidades não utilizados. Devolva o cilindro ao seu fornecedor.

14- INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE:

REGULAMENTAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS:

 TERRESTRES: Decreto Lei 96044, Resolução 420, NBR 7500,  HIDROVIÁRIO:

o

AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIO - ANTAQ

o

IMDG – International Maritime Dangerous Goods – Code

o

DPC – Diretoria de Portos e Costas do Ministério da Marinha – Norma-5

AÉREO:

o

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC

o

ICAO-TI – International Civil Aviation Organization – Technical Instructions

o

IATA-DGR – International Air Transport Association – Dangerous Goods Regulation

o

ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil - Resolução n° 129 de 08 de dezembro de

2009

o

RBAC n° 175 – Regulamento Brasileiro da Aviação Civil para o Transporte de Artigos

Perigosos em Aeronaves Civis.

IS n° 175-001 – Instrução Suplementar – IS

NÚMERO ONU: 1956

NOME APROPRIADO PARA EMBARQUE: Gás Comprimido, NE CLASSE/SUBCLASSE DE RISCO PRINCIPAL E SUBSIDIÁRIO: 2.2. NÚMERO DE RISCO: 20.

GRUPO DE EMBALAGEM: Não aplicável.

RÓTULO DE REMESSA: Gás não inflamável e não tóxico.

AVISO DE ADVERTÊNCIA (QUANDO REQUERIDO): Gás não inflamável e não tóxico.

INFORMAÇÕES ESPECIAIS DE EMBARQUE: Os cilindros devem ser transportados em posição segura, em veículo bem ventilado. Cilindros transportados em veículo enclausurado, em compartimento não ventilado podem apresentar sérios riscos à segurança.

É proibido o enchimento de cilindros sem o consentimento de seu proprietário.

(8)

8 de 9

As seguintes leis relacionadas são aplicadas a este produto. Nem todos os requerimentos são identificados. O usuário deste produto é o único responsável pela obediência de todas as leis Federais, Estaduais e Locais.

• DECRETO LEI 96044

Regulamento para o transporte Rodoviário de Produtos Perigosos e dá outras providências. • RESOLUÇÃO 420

Aprova instruções complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos.

• NBR 7500

Símbolos de risco e manuseio para o transporte e armazenamento de materiais.

 Regulamentações específicas de segurança, saúde e meio ambiente para o produto: - Portaria 3214 – NR-15 – Anexo 11.

- Lei 9605 – Lei de Crimes ambientais.

- Norma ABNT NBR 14725-4:2014, Anexo A – Instruções para elaboração de uma FISPQ.

16- OUTRAS INFORMAÇÕES:

Assegure-se de ler e compreender todas as etiquetas e outras instruções fornecidas em todos os recipientes deste produto.

Assegurar que todas as regulamentações nacionais ou locais são respeitadas.

OUTROS PERIGOS EM CASO DE MANEJO, ARMAZENAGEM E USO: Os riscos de asfixia são frequentemente subestimados e devem ser realçados durante a formação dos operadores. Antes de utilizar este produto para experiências ou novos processos, examinar atentamente a compatibilidade e segurança dos materiais utilizados.

MISTURAS: Quando dois ou mais gases liquefeitos são misturados, suas propriedades de risco podem se combinar e criar perigos inesperados e adicionais. Obtenha e avalie as informações de segurança de cada componente antes de produzir a mistura. Consulte um Especialista ou outra pessoa capacitada quando fizer a avaliação de segurança do produto final. Lembrem-se, gases e líquidos possuem propriedades que podem causar sérios danos ou morte.

As informações dadas neste documento são consideradas exatas até ao momento da sua impressão. Embora tenham sido dispensados todos os cuidados na sua elaboração, nenhuma responsabilidade será aceita em caso de danos ou acidentes resultantes da sua utilização.

(9)

Abreviaturas:

PEL Permissible Exposure Limit STEL Short Term Exposure Limit TLV Threshold Limit Value LT Limite de Tolerância LCLO Lethal Concentration Low GHS - Globally Harmonized System

ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres

ACGIH – AMERICAN CONFERENCE OF GOVERNMENTAL INDUSTRIAL HYGIENISTS DOT – DEPARTMENT OF TRANSPORTATION

HSDB – HAZARDOUS SUBSTANCES DATA BANK

IARC – INTERNATIONAL AGENCY FOR RESEARCH ON CANCER NIOSH – NATIONAL INSTITUTE OF OCCUPATIONAL AND SAFETY NTP – NATIONAL TOXICOLOGY PROGRAM

OSHA – OCCUPATIONAL SAFETY AND HEALTH ADMINISTRATION

POR MEDIDA DE SEGURANÇA É PROIBIDO O TRANSVAZAMENTO DESTE PRODUTO DE UM CILINDRO PARA OUTRO.

A IBG recomenda que todos os seus funcionários, usuários e clientes deste produto estudem detidamente esta folha de dados a fim de ficarem cientes da eventual possibilidade de riscos relacionados ao mesmo. No interesse da segurança deve-se:

1) Notificar todos os funcionários, usuários e clientes acerca das informações incluídas nestas folhas e fornecer um ou mais exemplares a cada um e,

2) Solicitar aos seus clientes que também informem aos seus respectivos funcionários e clientes e, assim, sucessivamente.

Referências

Documentos relacionados

A duração do estágio, numa mesma unidade concedente (a empresa), não poderá exceder a (2) dois anos, exceto quando se tratar de estágio realizado por portador de deficiência (art..

 Programas aplicativos são desenvolvidos para ser executados em máquinas com sistemas operacionais específicos (um aplicativo para Mac requer o Mac OS).. Sistemas

destacar que além de fazer parte de um projeto de extensão e do programa do governo Museu da Escola, este trabalho de “tirar os documentos do silêncio e

Na quarta estrofe, minha prioridade era não só manter as ri- mas alternadas, mas também procurar obter duas rimas ricas, en- quanto o original traz somente uma (Nacht/gemacht

Sendo assim, ainda que se entenda que a bibliografia de seu trabalho também goza da proteção como direito autoral - o que, em si, já é discutível - ela não pode

2 - Nos termos do disposto no n.º 6 do artigo 57.º do Regulamento Municipal de Edificação e Urbanização do Município da Marinha Grande (RMEUMMG), em vigor, a

OBJETO: Contratação Temporária de Auxiliar Administrativo, desenvolvendo esta atividade na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.. EXTRATO

Observa-se que nos clones Ex 2261 e Fx 3864 ocor reu uma menor taxa de crescimento do tronco entre os meses de agosto e setem bro, período que correspondeu a uma maior queda