• Nenhum resultado encontrado

Neste mês em que Rotary

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Neste mês em que Rotary"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

Ray Klinginsmith Presidente do Rotary International 2010-11 Sebastião Ventury Governador do Distrito 2010 - 2011

Mensagem do Presidente

Mensagem do Governador

Q

uando entrei para o Ro-tary, em 1961, sempre escutava os líderes rotários dizerem para mantermos o Ro-tary simples. Essa frase foi até parte do lema do RI em 1956-57! Mas o Rotary cresceu em número de associados e programas nos últimos 50 anos, e simplificar está cada vez mais difícil.

O Plano Estratégico de 2010-13 é justamente uma abordagem simples de como manter o Rotary forte e dinâmico no futuro. As três prioridades do plano são claras e concisas, e nos pedem para (1) fortalecer e apoiar os clubes, (2) dar mais enfoque e expansão aos serviços humanitários, e (3) aumentar a projeção da imagem pública da organização.

Cada uma dessas prioridades tem uma lista de metas mensu-ráveis que permitem monitorar o progresso e o sucesso do plano. Estamos também realinhando o orçamento do RI para refletir essas prioridades — mesmo as sessões abertas na Convenção do RI de 2011, em Nova Orleans, tratarão de forma equilibrada es-sas prioridades.

Gostaria que notassem a inter-dependência das prioridades. Há anos, sabemos que o Rotary não

Simplifique

A União de todos é a nossa força

pode conduzir projetos exemplares se os clubes não forem fortes, e os clubes não podem recrutar e reter bons associados se não realizarem projetos que sejam significativos para a comunidade. A terceira prioridade reconhece que no mundo moderno, o Rotary precisa do suporte das comunidades, de organizações parceiras e, algumas vezes, de governos, para conseguir realizar projetos maiores, o que por suas vez, fortalece os clubes. O Rotary agora alcança visibili-dade mundial por causa do Pólio Plus, mas ainda somos um orga-nização de base, e nossa força de-pende da saúde de nossos clubes. As três prioridades do Plano Estra-tégico nos lembram que o sucesso do Rotary é baseado em uma fórmula simples: clubes fortes, projetos humanitários significati-vos e imagem pública favorável. Muito obrigado a Paul Harris e a outros rotarianos pioneiros, pois fórmulas simples produzem re-sultados extraordinários – e um mundo melhor!

N

este mês em que

Ro-tary dedica à Alfabeti-zação é um tempo para que nós e nossos Clubes avaliarmos o que estamos e podemos fazer para aumen-tar a taxa de alfabetização local e mundial e melhorar-mos os conhecimentos e o nível educacional das nossas comunidades.

Ainda temos em nossas comu-nidades grandes deficiências que os Rotary Clubs podem ajudar nesta área, mesmo levando em conta que muitos dos nossos Clubes já dão a sua cooperação para diminuir este flagelo que é o analfa-betismo e que tira da pessoa uma melhor capacidade de contribuir para a sociedade. O programa de Subsídios Humanitários da Fundação fi-nancia projetos mundo afora, ajudando muitas pessoas a obter as habilidades básicas necessárias e possibilitando a distribuição de livros, materi-ais escolares, computadores e equipamentos de uso escolar. Neste mês que antecede a

CONFERENCIA DISTRITAL,

conclamamos os

companhei-ros para estarem presentes. As inscrições já estão sendo fei-tas pelo site do Distrito ( www. rotarydistrito4410.org.br ) . Teremos conosco a Represen-tante do Presidente de Rotary Internacional e palestrantes, que pelas suas experiências trarão maior conhecimento para nós que neste momento somos desafiados a chegar-mos e ultrapassarchegar-mos aos 1.200 sócios.

Apresentamos ao Conselho Diretor de RI o Plano de Ações para o Distrito 4410 a ser executado até 30 de Junho de 2012. Em todas as etapas do Plano contamos com o comprometimento de todos os companheiros para que possamos continuar com o D. 4410.

A União de todos é a nossa força: traga um novo sócio; coopere para a retenção de um companheiro; ajude na fundação de um novo clube.

(3)

Q

ueremos lembrar a todos os líderes rotários que o Rotary International estará conduz-indo quatro programas pilotos de 1º de julho de 2011 a 30 de junho de 2014, e está a procura de clubes que queiram participar.

O prazo para envio do pedido de participação é 1º de abril de 2011. A escolha dos clubes que participarão dos programas pilotos será feita até 1° de maio de 2011, e uma notifica-ção sobre os clubes selecionados será enviada até 31 de maio de 2011.

Programas pilotos de 1º de julho de 2011

a 30 de junho de 2014

Para participar dos programas pilotos, é necessário que o clube tenha sido fundado antes de 30 de junho de 2009 e esteja em dia com suas obrigações financeiras. Além disso, o atual presidente e presidente eleito do clube, e pelo menos 2/3 dos associados, de-vem estar de acordo com a par-ticipação. Envie perguntas para ripilotprograms@rotary.org ou entre em contato com a equipe de Suporte a Clubes e Distritos. O pedido de participação pode ser escaneado e enviado por email: ripilotprograms@rotary.org, ou impresso e enviado por fax a 1-847-556-2196. Leia abaixo uma breve descrição de cada programa piloto. Para mais detalhes sobre os programas, inclusive critérios para seleção, termos de participação e plano de implementação, visite

http://www.rotary.org/pt/Mem-bers/GeneralInformation/pilots/ Pages/ridefault.aspx.

Clube Satélite

O Programa Piloto Clube Satélite permitirá que um Rotary Club tenha várias reuniões durante a semana, cada uma delas em um local, dia e/ ou hora diferentes.

Associado Corporativo

O Programa Piloto Associado Corpo-rativo permitirá que uma empresa ou corporação se torne associado de um Rotary Club, através de um processo pré-estabelecido, e indique representantes para comparecer às reuniões, participar de projetos, vo-tar, assumir funções rotárias como dirigentes de comissões do clube, etc.

Associado Adjunto

O Programa Piloto Associado Adjun-to permitirá que uma pessoa se

fa-miliarize com um Rotary Club, seus associados, atividades e expectativas em relação ao quadro associativo, com o intuito de se tornar associado representativo em um certo período de tempo.

Inovação e Flexibilidade

O Programa Piloto Inovação e Flexi-bilidade permitirá que os clubes de-terminem o tipo de funcionamento que melhor atende às necessidades de seus associados e da comunidade. Os clubes poderão modificar os Estatutos Prescritos e o Regimento Interno Recomendado para Rotary Clubs em qualquer aspecto, exceto no que diz respeito ao pagamento de cotas ao RI.

Incentivo todos os presidentes de clube a participarem desses pro-gramas pilotos, para o sucesso con-tínuo do Rotary.

Ed Futa - Secretário Geral, Rotary International Ed Futta é secretário

(4)

Presenças confirmadas na XIX

Confe-rencia Distrital

Participação de Bill Gates na Convenção de 2011

B

ill Gates, copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates, será um dos pal-estrantes da Convenção do RI de 2011 em Nova Orleans, EUA. Gates, copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates, será um dos palestrantes da Convenção do RI de 2011 em Nova Orleans, EUA, de 21 a 25 de maio.

Durante a terceira sessão plenária, no dia 24 de maio, ele falará so-bre o progresso da iniciativa de erradicação da pólio e da

necessi-dade de terminarmos o trabalho. A sessão, que seria pela manhã, foi transferida para a tarde; o novo horário é das 15h00 às 17h00.

A

XIX Conferencia Distrital

já é sucesso. Mais de 60% dos apartamentos já estão reservados para os inscritos. A comissão organizadora continua se reunindo, quinzenalmente, a fim de elaborar um encontro que seja produtivo e aprazível a todos os participantes.

O evento já tem presenças con-firmadas de ilustres convidados, como a Representante do Presi-dente de Rotary International, a EGD do Distrito 4780, 2000-01, Neli Lúcia Coradini Abascal.

Atu-A Fundação Gates contribuiu US$355 milhões para a campanha de erradicação global da pólio e o Rotary se responsabilizou por equiparar parte da doação através do Desafio 200 Milhões de Dólares. Bill Gates fez diversas viagens para a Índia e Nigéria, dois dos quatro países ainda endêmicos, e elogiou o trabalho dos rotarianos em sua carta anual. Entre os outros palestrantes es-tão Michael McQueen, fundador do Nexgen Group, que fará uma

apresentação sobre a Geração Y, e David C Mulford, ex-embaixador dos EUA para a Índia e ex-bolsista da Fundação Rotária, que abor-dará os Objetivos de Desenvolvim-ento do Milênio da ONU. Os workshops darão aos partici-pantes da Convenção a oportuni-dade de aprender com rotarianos, líderes rotários e palestrantes não rotarianos. Neste ano, a ênfase será nas prioridades do Plano Es-tratégico e nas últimas notícias da Fundação Rotária.

almente é Presidente da Comissão Distrital da FR do D4780 2010-13 (Plano Visão de Futuro da Funda-ção Rotária).

Outra presença confirmada é do Coordenador Regional da Funda-ção Rotária 2009 -12 Zona 22 B, EGD Henrique Vasconcelos. Tam-bém abrilhantará a conferencia, o EGD Joper Padrão do Espírito Santo e como convidado de honra, com todo o seu conhecimento de vida e de RI, o ex-diretor de Ro-tary International EGD 1972-73 D. 4500 Mário de Oliveira Antonino.

Presenças confirmadas: Henrique, Joper e Neli com o esposo da esquerda para a direita.

Bill Gates, copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates

Inscrições pelo site:

www.rotarydistrito4410.org.br

Local: Pousada Eco da Floresta Data: 29 de abril a 1º de maio

(5)

GED 2011-12 Elias Cauerk

“Foi como estar vivendo um sonho”

Carta Mensal: Como foi estar em San Diego com todos os governadores do Distrito do mundo?

Governador Elias: Foi como estar vivendo um sonho, ver tantas pessoas com um só ideal- sevir ao próximo- palavra nenhuma expressa o que você sente.

Carta Mensal: De que maneira recebeu as ênfases presidenciais e o lema 2011- 12?

Governador Elias: O Presidente Kalyan Banerjee foi muito feliz na escolha do Lema 2011/2012; “Con-heçam a Si Mesmos para Envolver a Humanidade” , pois só quem se conhece, poderá ter a paz interior e transmiti-la a todos a seu redor.

Quanto às três ênfases: fortalecer nos-sas famílias, dar continuidade ao que fazemos de melhor e mudar tudo que for preciso, são as bases para consoli-dar o que já conquistamos. Vejam que todas são continuação do Lema, pois começa com nossas famílias, que são o sustento de cada um de nós; depois mantermos em atividade o que está dando certo em nossas vidas; e por fim, ter a coragem de mudar, sempre que identificar sua necessidade.

Carta Mensal: Como pretende implementar algumas diretrizes em nosso Distrito?

Governador Elias: Seguindo nosso Lema e Ênfases, pois, se cada clube que tem feito algo pela humanidade, der continuidade ao que tem feito de bom; os que não conseguiram ainda sucesso em suas atividades, mudarem suas metas com vontade de acertar; e, se continuarmos a ser uma só família no Distrito 4410, desde que, propor-cionemos a nós mesmos o que deseja-mos ao próximo, teredeseja-mos conseguido fortalecer com base e sustentabilidade o Distrito 4410.

Carta Mensal: Quadro social e Fundação Rotária: como trabalhar de maneira inovadora estes dois itens partindo da realidade do 4410?

Governador Elias: Quadro Social, um fantasma que atormenta muitos

N

ossa entrevista desta edição é com o GED Elias Cauerk Moy-ses que assume a Governadoria do Distrito 4410 em julho de 2011, para o ano rotário 2011-12. Elias nos conta como pretende trabalhar o Quadro Social e a Fundação Rotária, e deixa uma mensagem especial a todos os leitores. Confira:

Distritos mundo afora, mas que o Dis-trito 4410 vai superar, com a ajuda de nossos 1050 Associados, utilizando uma das ênfases do Presidente Kaly-an, uma vez que já foi mostrado pelos EGDs como deve ser feito, e vamos dar continuidade, agora com todos os companheiros

envolvidos, e principalmente com a força da mulher Rotariana e o apoio dos Rotaractianos.

Fundação Rotária, o Distrito também já aprendeu a contribuir, só nos falta chegar a U$ 100,00 por Associado, e agora passaremos a aprender a receber projetos para ajudar nossa comunidade.

Aproveito para um desafio a nossos clubes, que ao final de junho de 2012, todos os 43 clubes do Distrito tenham feito a contribuição para o fim da Pólio e que tenham sido agraciados com a Distinção Paul Harris.

Carta Mensal: Na sua avaliação, é uma tarefa desgastante motivar as nossas lideranças rotárias?

Governador Elias: Não, é uma

tarefa compensadora, pois quando conseguimos motivar um Líder no Ro-tary, toda a comunidade e principal-mente sua família, receberá os frutos dessa vitória.

Carta Mensal: Deixe aqui a sua mensagem a todos os companheiros.

Governador Elias: Companheiros do 4410, a partir de 1º de julho, vamos dar continuidade ao maravil-hoso trabalho que os EGDs tem de-senvolvido no Distrito, não podemos decepcioná-los, e se cada um fizer sua parte, ou melhor ainda, se fizer o que melhor sabe fazer, com certeza somando nossas forças e o Lema de Rotary “MAIS SE BENEFICIA QUEM MELHOR SERVE”, teremos cumprido nossa missão e poderemos praticar o outro Lema Rotário “DAR DE SI, AN-TES DE PENSAR EM SI”.

Conclamo a todos os Rotarianos do Distrito 4410, a vivermos intensam-ente o Lema e as Ênfases do Ano Ro-tário 2011/2012, pois assim, Gover-nadoria e Clubes, irmanados faremos um Distrito mais forte e cumpridor das metas de RI.

(6)

Conselho Diretor 2010/2011 e 2011/2012

Eleição do novo Conselho Diretor do Rotaract Ilha do Mel 2011/2012

N

o dia 19 de fevereiro foi realizada a eleição do conselho dire-tor da gestão 20111/2012 do Rotaract Club de Vitória - Ilha do Mel. Sendo eleitos para presidente (Mirelle Simões), Vice (Ana Lúcia Lima), Secretário (Cleyton Santana), Tesoureiro (Matheus Dias) e Relações Públicas (Felipe Bahia). Como instituído no regimento in-terno, o último presidente faz parte automaticamente do Conselho, neste caso, Juliana Farias.

Planejamento Estratégico 2011/2012

O

Rotaract Club de Vitória - Ilha do Mel conseguiu fechar seu plane-jamento até julho de 2012. Até final de março, já será imple-mentado um calendário de projetos, Balanced Scorecard. Em breve, o material será disponível no blog.

III Semana do Jovem Empreendedor

J

ovens Empresários capixabas fomentam o debate sobre o em-preendedorismo

A Semana Estadual do Jovem Empreendedor foi instituída no calen-dário oficial do Estado do Espírito Santo através da Lei nº 8.887/08, de autoria da Deputada Estadual Luzia Toledo, sancionada pelo Exmo. Sr. Governador do Estado Paulo Cesar Hartung Gomes. A proposta visa promover e valorizar a difusão do espírito empreendedor entre

Rotaract em ação

os jovens e incentivar a coragem para transformar ideias em realidade. A abertura oficial será no dia 1 de março, a partir das 19h, no Plenário Dirceu Cardoso, Assembléia Legislativa. Durante os dias 01, 02, 03, 15, 16 e 17 serão realizadas visitas técnicas, palestras e mesas-redondas na Rede Gazeta, na Ales e no Findes.

A cada ano, Fecaje e Cindes Jovens conseguem parceria de mais entidades de fomento ao empreendedorismo capixaba, um dos exemplos é o novato Rotaract Clube de Vitória – Ilha do Mel.

Com apenas 2 anos de atuação, o clube que faz parte de um programa do Rotary vem se destacando no Espírito Santo com propostas para projetos sociais de impacto nas comunidades carentes voltados principalmente para educação, carreira e saúde.

Nesta semana, participa como co-organizador em parceria com AIESEC e Cindes Jovem da mesa-redonda com jovens empreendedores capixabas para analisar a temática pelo viés do serviço, indústria, comércio e terceiro setor. O evento foi no dia 02 de março, no auditório VIP da Assembléia Legislativa do Espírito Santo. Tendo como palestrantes: Itamarco Coutinho (Movive/ Terceiro Setor), Davi Pozzi (Ematic/ Indústria), Thieres (Eximios/ Serviço) e Guilherme Baião (Escritório Bar/Comércio). Participações especiais: Deputada Luzia Toledo e o Rotariano /Empresário Carlos Bressan. Foram mais de 100 pessoas, o evento durou 3 horas. Teve sorteios da Le Choco-latier e camisas do Sambaclub, parcerias conseguidas para o dia do evento. O perfil do público variou de estudantes a jovens empresários. A discussão enriqueceu muito o fomento ao empreendedorismo no Espírito Santo. Informações adicionais: http://www.semanadojovemempreendedor.com. br/ & www.vitoriailhadomel.wordpress.com

Rotaract Ilha do Mel concorre ao prêmio projeto Excepcional

D

esde 2009, jovens entre 18 e 30 anos, se reúnem semanalmente com o objetivo de desenvolver projetos sociais para minimizar as mazelas nas comunidades.

Já foram feitos projetos nas áreas de saúde e educação. Atualmente, fe-chamos um no segmento de tecnologia para montar um laboratório de informática e orientar sobre a capacitação de crianças e adolescentes da Obra Social Nossa Senhora das Graças, em Vitória.

Em 2010, conseguimos arrecadar mais de 800 livros para formar a biblio-teca da Obra Social e também para cooperar para o Lar Semente do Amor, espécie de orfanato para atender até a idade de 18 anos com material didático e fomentar sempre a leitura.

Com este projeto, vamos concorrer em nível internacional, para projetos Excepcionais. Nossa candidatura foi confirmada recentemente pelo Rota-ract Internacional, Illinois.

(7)

Tabela de frequência

Facilidade e agilidade:

Tesouraria/Impressão de boleto

P

ara facilitar o pagamento das mensalidades cria-mos um sistema online de geração de boleto. As-sim todos os clubes poderão entrar e gerar seus bole-tos mensais, agilizando assim os pagamenbole-tos. acesse agora mesmo: www.rotarydistrito4410.org.br.

Maria da Penha Amorim Shalders e a companheira Maria Inês

Programa de Intercâmbio de Jovens

L

íder Distrital Intercâmbio de Jovens 2010/11- D.4410, Maria da Penha Amorim Shalders, do Rotary Club Cachoeiro – Oeste e a companheira Maria Inês estiveram na Conferência que reúne os dirigentes de intercâmbio dos distritos de USA, Ca-nadá e México (NAYEN).

Na programação que inclui palestras e workshops, elas participaram também da mesa de trabalho vol-untário que recebia as doações dos participantes: 266 livros que foram doados para a Biblioteca de Sacramento U$ 7255 em doações que foram conver-tidos em 07 shelterboxes.

Rotary em ação

Dia da Mulher

O

Rotary Club Guarapari - Centro em sua reunião no dia 02/03, antecipou homenagem às mul-heres, comemorado dia 08 de março. Na oportuni-dade, os companheiros e convidados assistiram uma belíssima palestra com Thereza Cristina, que foi Coordenadora do Núcleo Estadual dos Direitos da Mulher Capixaba. A informação é do companheiro José Geraldo Esteves, presidente 2010-11

(8)

Referências

Documentos relacionados

Os vídeos são anotados densamente (quadro a quadro), o que é de grande valia no desenvolvimento de um detector automático para os objetos de interesse. Também empregamos um detector

5.4 – Avaliação do sistema de gestão financeira – Periodicamente será realizada uma avaliação da situação financeira do convênio e discutidas possibilidades

li*iiiiiiiii;

Mário está no nível: a) Alfabético. 18 - Nos anos de 1980 são divulgados, no Brasil, os resultados dos estudos realizados, pela pesquisadora argentina, Emília Ferreiro, e

Dessa forma, essas mudanças constantes possibilitam ao jogo o crescimento e a revigoração de tempos em tempos, constituindo, assim, um espaço no qual as subjetividades

Revista Científica Eletrônica de Psicologia é uma publicação semestral da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça FASU/FAEF e Editora FAEF, mantidas pela Associação Cultural

Principais medicamentos ansiolíticos: barbitúricos (age no gaba diminuindo a ansiedade – não são mais utilizados para ansiedade), benzodiazepínicos (mais usados, porém muito

Outra vantagem de separar os arquivos é que a compilação pode ser feita separadamente para cada parte do documento, para isso basta colocar o símbolo de comentário, %, como feito