• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - TURMA 2014 MESTRADO ACADÊMICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - TURMA 2014 MESTRADO ACADÊMICO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - TURMA 2014 MESTRADO ACADÊMICO

Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais

Rua São Francisco Xavier, nº524, Pavilhão João Lyra Filho, 9º andar, Bloco F, Sala 9.037 Bairro Maracanã, CEP: 20.550-900, Rio de Janeiro, RJ.

Telefone: (021) 2334-0678 Ramal 24 ppgri.secretaria@gmail.com

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) faz saber aos interessados que, no período de 30 de setembro a 29 de outubro de 2013, estarão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Curso de Mestrado, Área de Concentração em Política Internacional, para turma com início em 2014/1º semestre no horário manhã/tarde. O curso é aberto para portadores de diplomas outorgado por IES oficial ou reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins com as linhas de pesquisa do Programa.

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Área de Concentração em Política Internacional, estrutura-se em torno de três (03) Linhas de Pesquisa, a saber:

a) Política, Cultura e Instituições; b) Estudos de Política Externa;

c) Economia Política Internacional e Integração Regional. I – DAS VAGAS

a) Serão oferecidas quinze (15) vagas para o Curso de Mestrado, destinadas a portadores de diploma de Graduação Plena, outorgado por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelos órgãos competentes. b) Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.

c) A Comissão Examinadora reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecidas. II - INSCRIÇÕES:

II.1. Período e Local das inscrições:

a) As inscrições serão realizadas no período de 30 de setembro a 29 de outubro de 2013, de segunda a sexta, das 14:00 às 16:00 horas.

(2)

d) Após efetuar o pagamento da referida taxa, o candidato deverá retornar à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais do IFCH/UERJ, munido de uma (01) via do boleto bancário pago, para preenchimento da ficha de inscrição em formulário próprio e apresentação, obrigatoriamente, dos documentos listados no item 2.

e) Os candidatos residentes fora do Estado do Rio de Janeiro poderão solicitar o envio do boleto por email, e enviar a documentação por Sedex endereçado à secretaria do PPGRI, postado até o dia 25 de outubro ou através de terceiros autorizados por meio de documento privado, junto com o boleto pago em agência bancária nacional.

II.2. Documentos Exigidos:

a) Duas (02) fotos 3x4 coloridas, de data recente; b) Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;

b.1) Candidatos estrangeiros poderão apresentar, como documento de identidade, a cópia de sua CNE ou cópia do passaporte válido com visto e carimbo de entrada no Brasil.

c) Cópia frente e verso do Diploma de Graduação Plena;

c.1) candidatos cujos diplomas ainda não tiverem sido expedidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) no ato da inscrição para o processo seletivo, poderão se inscrever, desde que apresentem declaração da IES indicando as datas de conclusão e colação de grau de curso de graduação plena.

d) Cópia do Histórico Escolar completo da Graduação plena com a data da colação de grau; e) Currículo, gerado pelo sistema Lattes, em quatro (04) cópias;

e.1) O candidato poderá, a seu exclusivo critério, incluir um anexo ao currículo Lattes com informações complementares que ele julgue importante para avaliação da Banca.

f) Formulário de inscrição;

g) Formulário de proposta de pesquisa (Anexo 2 a este edital). II.3. Resultado da Inscrição:

a) A inscrição dos candidatos no processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais só será confirmada após verificação da documentação apresentada.

b) O resultado da inscrição será divulgado pela Secretaria do Programa no dia 04/11/2013, a partir das 16:00 horas, em listagem constando a menção: inscrição aceita ou inscrição não aceita.

c) Os candidatos que não apresentarem toda a documentação exigida acima terão menção de inscrição não aceita, estando, portanto, eliminados do processo seletivo.

III - DO PROCESSO SELETIVO:

III.1. O processo seletivo será constituído das seguintes etapas obrigatórias e eliminatórias:

a) Prova escrita dissertativa de qualificação acadêmica, baseada na bibliografia em anexo. A prova não terá consulta e sua duração será de quatro (04) horas.

b) Prova de proficiência em língua inglesa. A prova terá duração máxima de duas (02) horas, que constará de compreensão e de tradução livre de texto de Relações Internacionais, não sendo permitida a utilização de dicionário.

b.1) Candidatos cuja língua materna for o inglês ficarão dispensados de realizar a prova de língua estrangeira.

c) A proficiência em Língua Portuguesa de candidatos estrangeiros não lusófonos será avaliada a partir de sua prova dissertativa de qualificação acadêmica.

(3)

VI - CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO DOS CANDIDATOS:

a) Será considerado aprovado na prova escrita dissertativa de qualificação acadêmica e capacitado a seguir o processo seletivo o candidato que obtiver nota mínima sete (7,0);

b) O candidato que obtiver o grau “APTO” na prova de proficiência em língua inglesa será considerado habilitado a seguir no processo seletivo.

c) Os candidatos aprovados na prova escrita dissertativa de qualificação acadêmica e na prova de língua inglesa farão entrevista com a banca de seleção, que avaliará e atribuirá ao encontro nota de caráter classificatório.

d) Dos resultados das etapas a e c será extraída a média final obtida pelo candidato. Serão aprovados todos os candidatos com nota igual ou superior a sete (7,0). O candidato poderá ser aprovado, mas não classificado.

e) A classificação final dos candidatos será divulgada em ordem alfabética, seguida da nota final obtida no processo seletivo.

f) No caso de haver empate no processo seletivo, o desempate e a consequente classificação estará sujeita aos seguintes critérios:

g.1) Maior nota na prova escrita dissertativa de qualificação acadêmica; g.2) Persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso.

VI - MATRÍCULA:

a) Terão direito à matrícula os candidatos aprovados e classificados nos limites das vagas estabelecidas pelo Programa.

b) No ato da matrícula o candidato deverá apresentar os originais dos seguintes documentos: diploma de graduação, histórico escolar completo, CPF e identidade, para fins de conferência junto à Coordenação do Programa. Os candidatos com Graduação feita em Universidades estrangeiras deverão apresentar o diploma traduzido por tradutor juramentado e com os respectivos vistos consulares.

c) Em caráter excepcional, poderá ser aceita, provisoriamente, declaração de conclusão da graduação plena, mantendo-se a apresentação dos demais documentos previstos. A não apresentação do diploma de graduação no prazo de 12 (doze) meses, a contar da data da matrícula, implicará desligamento do aluno do Programa.

d) A matrícula dos candidatos selecionados para o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais se realizará de 20 e 21 de fevereiro de 2014 das 14 às 17 horas, na Secretaria do Programa.

e) Em caso de não confirmação da matrícula pelos candidatos aprovados e classificados, poderá haver a chamada de eventuais candidatos aprovados, respeitada a ordem de classificação no processo seletivo. A data para a reclassificação de candidatos encontra-se estabelecida no calendário deste edital.

VI - CALENDÁRIO:

INSCRIÇÕES:

Data: De 30 de setembro a 29 de outubro de 2013. Horário: das 14 às 16 horas.

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais RESULTADO DA INSCRIÇÃO:

Data: 04 de novembro de 2013 Horário: 16 horas

(4)

PROVAS DE LÍNGUA INGLESA Data: 12 de novembro de 2013 Horário: das 15 horas às 17 horas.

Local: Auditório das Pós-Graduações do IFCH

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA PROVA ESCRITA E DE LÍNGUA INGLESA Data: 27 de novembro de 2011.

Horário: 18 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em História

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA LISTA DOS CANDIDATOS COM HORÁRIOS DAS ENTREVISTAS:

Data: 27 de novembro de 2013 Horário: 18 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais ENTREVISTAS:

Data: 9 a 11 de dezembro de 2013. Horário: das 14 às 18 horas

Local: Sala de Reuniões das Pós-Graduações do IFCH DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL:

Data: 16 de dezembro de 2013. Horário: 16 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais MATRÍCULA:

Data: 20 e 21 de fevereiro de 2014. Horário: das 14 às 17 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais DIVULGAÇÃO DOS CANDIDATOS RECLASSIFICADOS:

Data: 24 de fevereiro de 2014. Horário: 18 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais MATRÍCULA DOS RECLASSIFICADOS (se aplicável):

Data: 25 e 26 de fevereiro de 2014. Horário: das 14 às 16 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS:

Data: 17 e 18 de março de 2014. Horário: das 14 às 18 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais

VII – CONCESSÃO DE BOLSAS:

O PPGRI conta com algumas bolsas de estudos da Capes e da Faperj, com a duração de até vinte e quatro (24) meses.

Os critérios para a concessão das bolsas são: - Ordem de classificação no processo seletivo;

- Dedicação exclusiva e de tempo integral ao Programa;

- A compatibilização com um trabalho de tempo parcial que seja complementar à pesquisa implementada no mestrado só será possível se tiver início posterior à bolsa e mediante aprovação do orientador.

(5)

VIII - DISPOSIÇÕES GERAIS:

VII.1. A inscrição do candidato implicará conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, não sendo aceita alegação de desconhecimento.

VII.2. Poderá haver vista de prova, mas só serão analisados recursos para revisão de erro material. Recurso para revisão de conteúdo da correção não serão aceitos.

VII.3. As importâncias pagas não serão devolvidas quaisquer que sejam os motivos alegados. VII.4. O exame de seleção só terá validade para o Curso que será iniciado em 2014/1º semestre.

VII.5. Havendo desistência após o início das atividades didático-pedagógicas não haverá chamada para candidatos aprovados e não classificados.

VII.6. Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Comissão de Pós-Graduação do Mestrado em Relações Internacionais.

VII.7. Os resultados serão divulgados em até quarenta e oito (48) horas depois do prazo assinalado no calendário acima no site do PPGRI – www.ppgri.uerj.br

VII.8. A documentação dos candidatos não selecionados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, por um prazo não superior a trinta (30) dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção. Após esse prazo, os documentos restantes serão incinerados.

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS E INFORMAÇÕES

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais

Rua São Francisco Xavier, nº524, Pavilhão João Lyra Filho, 9º andar, Bloco F, Sala 9.037 Bairro Maracanã, CEP: 20.550-013, Rio de Janeiro, RJ.

Telefone: (021) 2334-0678 Ramal 24 (14h às 16h) E-mail: ppgri.secretaria@gmail.com

(6)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

ANEXO 1 BIBLIOGRAFIA

ANGELL, Norman. A Grande Ilusão. São Paulo: UnB, 2002, p. 3-131 (Primeira Parte).

BULL, Hedley. A Sociedade Anárquica: um estudo da ordem na política mundial. São Paulo: UnB, 2002, p. 1-115 (cap. 1-4).

CARR, Edward. Vinte Anos de Crise: 1919-1939. São Paulo: UnB, 2001, p. 3-218 (Partes I, II e III). HOLBRAAD, Carsten. “The Role of Middle Powers”. Cooperation and Conflict, v. 6, 1971, p. 77-90.

HURRELL, Andrew. “The Theory and Practice of Global Governance: The Worst of All Possible Worlds”. International Studies Review, n. 13, 2011, p. 144-154.

IKENBERRY, G. John; MASTADUNO, Michael; WOLFORTH, William C. “Unipolarity, State Behavior, and Systemic Consequences”. World Politics, v. 61, n. 1, 2009, p. 1-27.

JAHN, Beate. “IR and the state of nature: the cultural origins of a ruling ideology”. Review of International Studies, n. 25, 1999, p. 411-434.

JERVIS, Robert. “The Remaking of a Unipolar World”. The Washington Quarterly, n. 29, v. 3, 2006, p. 7-19. KEOHANE, Robert O. “Twenty Years of Institutional Liberalism”. International Relations, n. 26, v. 2, 2012, p. 125-138.

LAYNE, Christopher. “The Unipolar Illusion Revisited: the coming end of the US unipolar moment”. International Security, v. 31, n. 2, 2006, p. 7-41.

MORGENTHAU, Hans. A Política entre as Nações: a luta pelo poder e pela paz. São Paulo: UnB, 2003, p. 3-172 (Partes Um e Dois).

OSIANDER, Andreas. “Sovereignty, International Relations, and the Westphalian Myth”. International Organization, n. 55, v. 2, 2001, p. 251-287.

POLANYI, Karl. A Grande Transformação: as origens da nossa época. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. p. 15-47. STRANGE, Susan. “The Westfailure System”. Review of International Studies, n. 25, 1999, p. 345-354.

(7)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

ANEXO 2

FORMULÁRIO DE PROPOSTA DE PESQUISA

Nome do Candidato(a): ____________________________________________________ Curso de Graduação: ____________________________________________________ Instituição/Ano ____________________________________________________ Proposta de pesquisa: ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

Breve descrição da proposta de pesquisa:

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Seminário Nacional - Celebração aniversário Mestre Encontro nacional srcm@gmail.com v.scala@wanadoo.fr unselfishlove2010@gmail.com judithrj@yahoo.com

averiguar a profundidade de polimerização utilizando várias unidades foto ativadoras e diversos protocolos de exposição A resina composta Herculite ( Kerr) inserida em

Quando este tipo de tratamento dentinário foi empregado em nosso trabalho (na apli- cação do sistema adesivo Excite), as observações feitas foram as mesmas destes autores, já que

Ao fim dos exames, se alguns dos métodos indicar que alguma superfície entre os dentes apresenta cáries, será colocado um pequeno pedacinho de borracha, entre

Com efeito, ouvida a Direcção-Geral da Empresa, considera-se conveniente manter a distinção entre pequeno/médio comércio a retalho e a grande distri- buição, nos termos seguidos

Além da Gerência de infra-estrutura, responsável pela gestão dos ativos imobiliários do Porto Digital e otimização dos serviços de infra-estrutura e da Gerência

O Presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos (COPEPS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no uso de suas atribuições, considerando o disposto no

Az üzleti – hivatalos életben errefelé csak a tartós kapcsolatokra lehet építeni.. Időigényes az eredmény elérése, épp ezért alapfontosságú egy