• Nenhum resultado encontrado

As Cortinas do Tempo: Preservando exposições da Estação Ciência por meio da Internet

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As Cortinas do Tempo: Preservando exposições da Estação Ciência por meio da Internet"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

As Cortinas do Tempo: Preservando exposições da Estação

As Cortinas do Tempo: Preservando exposições da Estação

As Cortinas do Tempo: Preservando exposições da Estação

As Cortinas do Tempo: Preservando exposições da Estação

As Cortinas do Tempo: Preservando exposições da Estação

Ciência por meio da Internet

Ciência por meio da Internet

Ciência por meio da Internet

Ciência por meio da Internet

Ciência por meio da Internet

Marcos Matsukuma Marcos Matsukuma Marcos Matsukuma Marcos Matsukuma Marcos Matsukuma Francisco Bryan Francisco Bryan Francisco Bryan Francisco Bryan Francisco Bryan

Estação Ciência – Universidade de São Paulo Brasil

Exposições na Estação Ciência Exposições na Estação Ciência Exposições na Estação Ciência Exposições na Estação Ciência Exposições na Estação Ciência

A Estação Ciência é um centro de difusão científica, tecnológica e cultural vinculado à Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. Funcionan-do em um antigo galpão no bairro da Lapa, um Funcionan-dos mais populares da cidade, possui um espaço de aproximadamente 3500 m_, destinado a exposições em várias áreas do con-hecimento, como física, matemática, geologia, geografia, história, biologia. Grande par-te dessas exposições são constituídas por equipamentos inpar-terativos, ou seja, que po-dem ser manipuladas pelo visitante.

Novas Exposições Novas Exposições Novas Exposições Novas Exposições Novas Exposições

A Estação Ciência iniciou suas atividades em junho de 1987 com a primeira exposição intitulada O Planeta, a Natureza e o Homem.

No processo de mudança de seu espaço, passaram várias exposições itinerantes e de curta duração. Exposições de longa duração foram somadas ao longo da história do Centro. Em abril de 1999, com investimentos da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Fundação Vitae, foi iniciada uma reforma geral com o objetivo de melhorar o atendimento aos visitantes. Novas exposições, experimentos e aparelhos foram e ainda estão sendo desenvolvidos para integrar o espaço de exposição.

Antigas exposições: preservação Antigas exposições: preservação Antigas exposições: preservação Antigas exposições: preservação Antigas exposições: preservação

Esse processo de renovação tem como conseqüência a retirada ou substituição de anti-gas exposições. Para proporcionar a conservação, o material é acondicionado e guarda-do na Reserva Técnica.

Além disso, devido à reforma iniciada em 1999 foi realizada uma série de fotogra-fias das exposições, produzidas pelo fotógrafo Renato Cury, como medida de preser-vação iconográfica do acervo.

(2)

Exposições na Internet Exposições na Internet Exposições na Internet Exposições na Internet Exposições na Internet

A criação de material impresso e de multimídia, atualização de conteúdo do site e elabo-ração de interfaces interativas para a Internet, são alguns dos trabalhos que o Núcleo de Criação realiza desde 1998 na Estação Ciência.

No entanto, seu principal objetivo é aproximar o conteúdo das exposições ao públi-co que acessa o site da Instituição.

Por meio da interface denominada Mapa Virtual, as plantas dos dois pisos do prédio da Estação Ciência são apresentados ao visitante e por meio delas é possível observar todas as áreas de exposição do espaço. Ao clicar em cada uma obtem-se imagens e informações do local, sendo possível ainda acessar a página específica dessa exposição. Outro trabalho presente no site é o Laboratório Virtual. Nele encontra-se uma série de animações interativas que são desenvolvidas com base nas exposições apresentadas na Estação Ciência .

Interfaces interativas do Laboratório Virtual As Cortinas do Tempo

As Cortinas do Tempo As Cortinas do Tempo As Cortinas do Tempo As Cortinas do Tempo

A exposição Cortinas do Tempo foi apresentada na Estação Ciência em junho de 1987, data da inauguração do centro.

Eram grandes painéis plásticos (aproximadamente 4X8m) com pinturas produzidas por Lais Dias e Alberto Grimaldi que ilustravam cenas da Praça da Sé, do Parque Dom Pedro e da Lapa, regiões da cidade de São Paulo, em diferentes momentos da história. Estavam separas por cada uma dessas áreas e agrupadas de forma a se sobreporem cronologicamente. As cortinas corriam por trilhos, permitindo que cada uma pudesse ser vista quando aquela que a cobria era recolhida.

(3)

Devido as reformas iniciadas em 1999, em agosto de 2002 as cortinas e toda a estrutura que as sustentava foram retiradas para darem espaço a novas exposições que ali seriam montadas no início de 2003.

A exposição Cortinas do Tempo. Foto de Renato Cury A versão virtual das Cortinas do Tempo

A versão virtual das Cortinas do Tempo A versão virtual das Cortinas do Tempo A versão virtual das Cortinas do Tempo A versão virtual das Cortinas do Tempo

Motivado pela saída das Cortinas do Tempo, o Núcleo de Criação iniciou a produção de uma interface interativa para ser publicada no Laboratório Virtual e que simulasse essa exposição.

Para o material iconográfico utilizaram-se as fotografias de acervo produzidas pelo fotógrafo Renato Cury, realizadas no período em que foram retiradas as cortinas.

Os textos de referência, obtidos nos arquivos da Reserva Técnica, foram os da época da inauguração, escritos pela profa. Vera Lúcia Amaral Ferlini, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Monitores da área de história, que faziam a apresentação dessa exposição, também auxiliaram na execução do trabalho.

Na versão final dessa interface pode-se observar aspectos do bairro da Lapa, em três momentos diferentes (1929, 1940 e 1975), do Parque Dom Pedro (1890, 1930 e 1975) e da Praça da Sé (1890, 1915, 1932, 1957 e 1976). Como na instalação original, o usuário move cada uma das cortinas para descobrir a imagem seguinte. Cada imagem é acompanhada de um texto que explica o contexto do local e da época observados.

(4)

A interface interativa das Cortinas do Tempo no Laboratório Virtual Preservando as exposições na Internet

Preservando as exposições na Internet Preservando as exposições na Internet Preservando as exposições na Internet Preservando as exposições na Internet

A Estação Ciência, por meio da Reserva Técnica, realiza o trabalho de preservar todo material que não esteja em exposição. Por sua vez, o site da Instituição vem permitindo que esse mesmo material possa ser acessado virtualmente. Cada exposição que é apre-sentada ao público é editada em uma página eletrônica na Internet e acrescentada a um índice. Caso seja desativada, a mesma permanece no site. Essa ação produz um crescen-te registro do macrescen-terial não exposto, permitindo a “preservação virtual” das exposições. A percepção da importância da utilização das interfaces interativas, como as ani-mações do Laboratório Virtual, no método de registro de antigas exposições se deu a partir da elaboração da versão para Internet da Cortina do Tempo.

A princípio poderiam ser utilizados textos e imagens para reconstituir o trabalho. No entanto, a particularidade dessa exposição era como se apresentava a informação iconográfica, como as cortinas se movimentavam.

Produzir essa simulação foi essencial para resgatar a dinâmica do seu funcionamen-to, fato importante para um centro de ciência que tem como característica a interatividade. Concluindo

Concluindo Concluindo Concluindo Concluindo

A renovação do espaço de exposição é essencial para um centro de ciência. Contudo, antigas exposições devem ser preservadas.

(5)

exposições, amplia os métodos de preservação de informações arquivadas pela Reserva Técnica da Estação Ciência.

Para o público é a oportunidade de observar uma exposição cujo material físico encontra-se distante e dificilmente seria apresentado novamente. Além de textos e imagens, a interface permite que ele interaja com o modelo virtual, conhecendo a manei-ra que a exposição original funcionava.

Referências Referências Referências Referências Referências

Crestana, Silvério (org.). Centros e museus de ciência. Visões e experiências. São Paulo,

Estação Ciência/Saraiva, 1998.

http://www.eciencia.usp.br/: página principal da Estação Ciência.

http://www.eciencia.usp.br/laboratoriovirtual/: página do Laboratório Virtual.

http://www.eciencia.usp.br/laboratoriovirtual/cortinas.html: versão virtual da exposição Cortinas do Tempo da Estação CIência.

http://www.eciencia.usp.br/mapa/: página do Mapa Virtual da Estação Ciência.

Matsukuma, Marcos. Laboratório virtual. Divulgando a ciência com animação. In: O Brasil na sociedade do conhecimento: desafio para o século XXI. Livro de resumos da 52ª

Reunião Anual da SBPC. Brasília, UnB, 2000.

Matsukuma, M. & Gentilli, D. Mapa interativo da estação ciência. In: Nação e Diversidade. Livro de resumos da 53ª Reunião Anual da SBPC. Bahia, UFBA, 2001.

Matsukuma, M. & Leite, I. O. Divulgação científica da estação ciência pela internet. In:

Crestana, S. (coord.). Educação para a ciência. Cursa para treinamento em centros e museus de ciência. São Paulo, Livraria da Física, 2002.

Referências

Documentos relacionados

Avaliação técnico-econômica do processo de obtenção de extrato de cúrcuma utilizando CO 2 supercrítico e estudo da distribuição de temperatura no leito durante a

CÓDIGO ÓTIMO: um código moral é ótimo se, e somente se, a sua aceitação e internalização por todos os seres racionalmente aptos maximiza o bem-estar de todos

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

Lista de preços Novembro 2015 Fitness-Outdoor (IVA 23%).. FITNESS

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além