• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 006/2013/USJ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 006/2013/USJ"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 006/2013/USJ

PROCESSO SELETIVO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS - ALUNO ESPECIAL – 2013.1

A Reitora do Centro Universitário Municipal de São José - USJ, de acordo com as disposições da legislação em vigor, torna público,

Edital 006/2013/USJ, com os procedimentos e instruções que nortearão o processo seletivo para a matrícula de disciplinas isoladas – Aluno Especial, para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Religião e Pedagogia, para o ingresso no primeiro semestre de 2013.

1. DO PÚBLICO ALVO

1.1 Este edital objetiva possibilitar aos interessados cursar disciplinas nos cursos de graduação do USJ no primeiro semestre letivo de 2013 na condição de Aluno Especial.

1.2 Poderão requerer matrícula nas disciplinas ofertadas como aluno especial: I - portadores de diploma de curso superior;

II - alunos regularmente matriculados em curso de graduação de outras Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, com atestado de frequência da IES de origem ou

III - graduados em IES estrangeira, para complementação de estudos, alunos em processo de revalidação de diploma.

1.3 O candidato poderá requerer matrícula em até quatro (4) disciplinas isoladas por Edital.

1.4 Alunos do USJ, regularmente matriculados ou com a matrícula trancada não podem requerer sua matrícula como aluno especial.

1.5 A matrícula em disciplinas como aluno especial está condicionada à existência de vaga publicada no ANEXO I.

(2)

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 O candidato deverá inscrever-se nos dias 11 e 12 de março de 2013, na Secretaria Acadêmica do USJ, situada a Rua Antonio Scherer, 657, Kobrasol, São José, no horário das 16hs às 21hs.

2.2 No ato da inscrição deverão ser apresentados os documentos descritos no item 2.3. A não apresentação de qualquer item da documentação implica o indeferimento da inscrição.

2.3 Os documentos necessários para a inscrição são:

a) cópia da carteira de identidade, original e cópia ou cópia autenticada; b) ficha de inscrição preenchida corretamente; (ANEXO 2)

c) diploma de graduação, original e cópia ou cópia autenticada;

d) histórico escolar, integral ou parcial, de graduação, original e cópia ou cópia autenticada.

e) carta da instituição de origem solicitando e/ou justificando o aceite das disciplinas que o aluno pretende cursar.

2.3.1 Os candidatos formados em cursos de graduação pelo USJ devem apenas preencher a ficha de inscrição, estando dispensados da apresentação dos documentos descritos nas alíneas “c” e “d”.

2.3.2 Os candidatos oriundos de instituição de ensino superior estrangeira devem apresentar toda a documentação acompanhada da respectiva tradução oficial, com reconhecimento do consulado brasileiro com sede no país onde funciona a instituição de ensino que os expediu.

2.4. Não serão aceitas inscrições para cursos que não dispõem de vagas neste Edital, observada a tabela do Anexo I.

3. DA SELEÇÃO

3.1 A seleção dos candidatos obedecerá às seguintes prioridades, por ordem: a) a existência de vaga nas disciplinas solicitadas;

b) ser aluno de outras instituições de ensino superior matriculado no mesmo curso da vaga solicitada, ou, ser portador de diploma de curso homônimo ao da vaga solicitada, sendo considerada para seleção a maior média de suas notas do último ano ou da última série cursada, neste caso, o aluno que tiver o maior coeficiente de rendimento acadêmico terá prioridade;

(3)

d) ser aluno formando de outra instituição que não ofereça mais a disciplina por extinção da matriz curricular;

4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

4.1 Os resultados deste processo seletivo serão divulgados na página eletrônica do USJ, no endereço http://www.usj.edu.br, e no mural do prédio da Reitoria, no dia 13 de março de 2013, a partir das 14h.

5. DA MATRÍCULA

5.1 Os candidatos com solicitação de vaga deferida deverão efetuar matrícula, impreterivelmente, nos dias 13 e 14 de março de 2013, das 16hs às 21hs, no endereço citado no item 2.1.

5.2 O processo de matrícula exige a presença do candidato e/ou de seu representante legal (em caso de menor de 18 anos), bem como o cumprimento de todas as disposições gerais deste Edital. Na impossibilidade do comparecimento do candidato ou de seu representante legal, poderá ser instituído um procurador com poderes específicos, que deverá apresentar-se com instrumento de procuração simples com firma reconhecida.

5.3 Os documentos necessários para a matrícula são:

5.3.1. Aluno portador de diploma e para complementação de estudos; I – diploma, original e cópia legível ou cópia autenticada;

II – histórico escolar, original e cópia legível ou cópia autenticada; III – comprovação legal de reconhecimento do curso;

IV – original e cópia legível do documento de identidade ou cópia autenticada; e V – original e cópia legível do CPF ou cópia autenticada.

5.3.2. Para complementação de estudos ou curso superior concluído em IES de outro país será exigido o disposto no item 2.10.2.

5.3.3. Aluno regular vinculado a curso de graduação de outra IES: I – histórico escolar, original e cópia legível;

II – comprovação de reconhecimento ou autorização de funcionamento do curso na IES de origem;

(4)

III – atestado de matrícula;

IV – original e cópia legível do documento de identidade ou cópia autenticada; e V – original e cópia legível do CPF ou cópia autenticada.

5.4 Perderá o direito à vaga, o candidato que:

a) não comparecer para matrícula na data, no horário e no local estabelecido; ou b) deixar de cumprir os procedimentos e disposições gerais descritos neste Edital.

6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 6.1 O candidato deve observar que:

a) ao preencher o formulário de inscrição, declara-se ciente e de acordo com todas as normas estabelecidas neste edital, acatando todas as decisões tomadas pela USJ; b) os documentos redigidos em língua estrangeira deverão estar acompanhados da respectiva tradução oficial;

c) O aluno especial é uma forma especial de ingresso e a matrícula em disciplinas isoladas não estabelecem vínculos aos cursos de graduação;

d) caso sejam verificadas irregularidades em qualquer documento apresentado, a inscrição ou matrícula será imediatamente cancelada; e

e) a documentação das solicitações de vaga indeferidas e das deferidas que não efetivarem matrícula, não retiradas em trinta dias após a data do despacho, será incinerada.

6.2 A avaliação do rendimento escolar e a frequência obedecem aos mesmos critérios aplicados ao aluno regular.

6.3 O aluno especial receberá, ao término dos estudos, histórico escolar correspondente às disciplinas cursadas e nas quais tenha obtido aprovação.

6.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Vice-Reitoria Acadêmica do USJ

São José, 07 de março de 2013.

Profª Drª Jaqueline Zarbato

(5)

ANEXO I

DAS VAGAS E DISCIPLINAS OFERTADAS

1. CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINAS FASE CARGA

HORÁRIA

VAGAS DIAS/HORÁRIO a. Psicologia organizacional 4º fase 72hs 02 Quarta (das

18hs30min às 22hs) Ementa:

a. Psicologia Organizacional: A Psicologia como ciência. Trabalho e produtividade. Psicologia aplicada ao trabalho. Clima e cultura organizacional. Tendências e temas emergentes.

2. CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINAS FASE CARGA

HORÁRIA

VAGAS DIAS/HORÁRIO

a. Contabilidade III 3ª 72hs 04 Sexta (das

18hs30min às 22hs) Ementa:

a. Contabilidade III: Estrutura e Elaboração da Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); da Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido (DMPL); da Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) e Notas Explicativas.

3. CURSO: CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

DISCIPLINAS FASE CARGA

HORÁRIA

VAGAS DIAS/HORÁRIO a. Ética e Tradições Religiosas 3ª 72hs 10 Terça (das

18hs30min às 22hs) b. História e Cosmovisão das

Tradições Religiosas, Oriental e Africana.

3ª 72hs 10 Quinta (das

18hs30min às 22hs)

c. Textos e Narrativas Sagradas de Matriz Religiosa Oriental e Africana

3ª 72hs 10 Sexta (das

18hs30min às 22hs) d. Ecumenismo e Diálogo

Inter-Religioso

7ª 72hs 10 Quarta (das 18hs30min às 22hs)

(6)

EMENTAS:

a. Ética e Tradições Religiosas: Conceitos e histórica da ética nas Tradições Religiosas de matriz oriental, semita, africana, afro-brasileira, mediúnica e indígena. Discurso ético, valores e normas nas diversas tradições religiosas. Ética e os problemas da sociedade contemporânea. A prática como componente curricular.

b. História e cosmovisão das tradições religiosas orientais e africanas: Contexto sócio-político-histórico-cultural e religioso do Oriente e da África. Concepção mundo, transcendente, ser humano e práticas religiosas. História dos acontecimentos religiosos que originaram os mitos e segredos sagrados das Tradições Religiosas de matriz oriental e africana. As produções de narrativas nas diferentes linguagens das Tradições Religiosas orientais e africanas. O mítico e o místico nas narrativas sagradas.

c. Textos e narrativas sagradas de matriz religiosa oriental e africana: Contexto sócio-histórico-cultural e religioso na redação dos textos sagrados das religiões Orientais e Africanas. Análise e hermenêutica das narrativas e textos sagrados da matriz religiosa oriental e Africana.

d. Ecumenismo e diálogo inter-religioso: Conceitos e história do movimento ecumênico. A questão da unidade na diversidade. Organismos ecumênicos mundiais e nacionais. Diálogo inter-religioso. Mística do diálogo inter-religioso. Violência e diálogo nas tradições religiosas. As tradições religiosas e os projetos de paz. A ética da alteridade no diálogo inter-religioso.

4. CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINAS FASE CARGA

HORÁRIA VAGAS DIAS/HORÁRIO a. História da Educação Brasileira 3ª 72hs 02 Terça (das 18hs30min às 22hs) b. Pesquisa Pedagógica II 5ª 72hs 02 Quinta (das

18hs30min às 22hs) c. O currículo da Educação Básica 5ª 72hs 02 Segunda (das 18hs30min às 22hs) Ementas:

a. História da Educação Brasileira: Colonização e educação na América Portuguesa. Educação jesuítica e reforma pombalina. Educação no Império. Educação na primeira república.

(7)

b. Pesquisa Pedagógica II: A pesquisa acadêmica e a prática educativa. A distinção metodológica entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa em educação. Fundamentos teóricos e metodológicos da coleta e análise de dados. Estratégias de pesquisa em educação.

c. O currículo da educação básica: O currículo como categoria da ciência Pedagógica. Concepções curriculares atuais. Dimensão teórica e técnica de currículo. Noções sobre teoria curricular. Currículo e apropriação de conhecimento. O currículo nas diversas etapas e modalidades da Educação Básica. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular de Santa Catarina.

(8)

ANEXO 2

FICHA DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS - ALUNO ESPECIAL – 2013.1

DADOS GERAIS

Nome completo: _______________________________________________________ Sexo: Feminino ( ) Masculino ( )

Local/data de nascimento: ________________________________________________ RG: ________________________Órgão emissor:_________ Data/emissão: __/__/___ CPF: __________________________________

Endereço:_____________________________________________________________ CEP: ____________________ Cidade: __________________________UF:________ Telefones: Res.: __________________________ Celular: ______________________ E-mail: ______________________________________________________________ FORMAÇÃO

Graduado em: _________________________________________________________ Instituição: ____________________________________________________________ Ano: _________________________________________________________________ Disciplinas que deseja cursar

1. ___________________________________________________________________ 2. ___________________________________________________________________ 3. ___________________________________________________________________ 4. ___________________________________________________________________

JUSTIFIQUE SEU PEDIDO:

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ O/a candidato/a deve reproduzir ou imprimir o formulário acima e preenchê-lo com letra de forma.

Referências

Documentos relacionados

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que conforme a

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa