• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRO-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO DO SERVIDOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRO-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO DO SERVIDOR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRO-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO DO SERVIDOR

Portaria Nº 001/2021/CAPS/PROGESP/UFRR

Estabelece regras para solicitação de cadastro de treinamentos instituídos na CAPS, criados, desenvolvidos e promovidos por servidores e/ou unidades institucionais em eventos que visem à emissão de certificados.

A Coordenadora de Capacitação do Servidor, no uso de suas atribuições conferidas pela Portaria nº 256/GR de 13 de março de 2020.

Considerando as competências da CAPS definido no art. 14 e 15 da Resolução n° 027/2012/Cuni, a Resolução 009/2014/Cuni e Decreto 9991/2019, considerando que a UFRR incentiva o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos servidores da instituição, valoriza a iniciativa de servidores e unidades administrativas na promoção de Treinamentos Regularmente Instituídos - TRI oferecidos pelos próprios Servidores e/ou unidades administrativas a CAPS,

Resolve:

Art. 1º Estabelecer as formas de participação da CAPS no cadastro de eventos de TRI promovidos por servidores ou unidades administrativas da UFRR, de formas voluntárias, visando cadastro e certificação destes eventos institucionais:

Capítulo I Das Diretrizes Gerais

Art. 2º Competirá à CAPS o cadastro da proposta, a consolidação no sistema e autorização da emissão de certificação dos TRI após entrega de todas as informações descritas no art. 5º pela comissão organizadora do evento.

(2)

Art. 3º - São modalidades de TRI da UFRR:

I - Curso: Evento com caráter de educação continuada, com a finalidade de proporcionar aos cursistas o aprimoramento profissional, científico e cultural, com carga horária inferior a 360 horas;

II - Encontro: eventos de âmbito menor do que o Congresso, tanto em termos de duração quanto de números de participantes, cobrindo campos de conhecimentos mais especializados.

III - Minicurso: Evento com caráter de educação continuada, com a finalidade de proporcionar aos cursistas o aprimoramento profissional, científico e cultural de curtíssima duração;

IV - Oficina: conjunto de atividades de caráter prático, que visa desenvolver determinadas habilidades e conhecimentos em uma área específica.

V - Palestra: tipo formal de apresentação feita por convidados especiais, geralmente um expositor de destaque na área. Difere da Conferência apenas por permitir o debate do palestrante com a plateia.

VI - Seminário: de âmbito menor do que o Congresso, tanto em termos de duração quanto de números de participantes, cobrindo campos de conhecimentos mais especializados.

VII - Módulo: Eventos com encontros sequenciais que visam a transmissão, debates, transferências e/ou avaliações de um tema específico;

VIII - Outros: Outros eventos não descritos nesta normativa.

Capítulo II

Dos Registros e Certificados

Art. 4º Todas as ações de TRI devem ser registradas na CAPS, visando fornecer dados necessários à avaliação da UFRR e à divulgação de sua produção administrativa.

Art. 5º Cabe aos interessados promotores dos eventos de TRI solicitar à CAPS, informação sobre a possibilidade de cadastro do mesmo com no mínimo 30 dias de antecedência da realização do evento.

(3)

§ 1º Deverá apresentar na solicitação enviada à CAPS as seguintes informações:

I – Preencher modelo de documento com as seguintes informações: Nome da ação de desenvolvimento, Carga Horária, Número de vagas, Tipo de Evento, Datas para as inscrições, período e horário de realização do evento, Modalidade, Responsável Supervisor da ação de desenvolvimento, Facilitadores, Justificativa, Público alvo, Objetivos, Conteúdos e atividades planejadas, Metodologia, avaliação, Materiais ou referências bibliográficas, cronograma, métodos de inscrição.

§ 2º A falta de informações do evento pelo (s) organizadores é impedimento para cadastro do evento junto à CAPS.

§ 3º Caberá aos organizadores interessados planejar, elaborar propostas, administrar recursos, providenciar ou negociar a divulgação, realizar, encaminhar para cadastro, prestar contas das atividades das turmas do evento e toda logística relacionada a preparação e fechamento do evento.

Art. 6º A CAPS avaliará o preenchimento dos requisitos, a conveniência e oportunidade e emitirá parecer decisório sobre a possibilidade ou impossibilidade de cadastro do evento.

Art. 7º O evento deverá constar no Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UFRR vigente.

Art. 8º Os eventos cadastrados pela CAPS serão cadastrados no SIGRH. § 1º Deve ser informado nos materiais de divulgação do evento que as inscrições ocorrem pelo SIGRH quando o público alvo se tratar somente de servidores da UFRR.

§ 2º Deve ser solicitado o cadastro de participantes externos à UFRR pela CAPS, de maneira que serão necessários os dados pessoais completos dos participantes, tais como nome, CPF, RG, telefone, e-mail.

§ 3º Deve ser informado aos participantes a necessidade de visualização constante dos e-mails cadastrados, pois, os comunicados, avisos e todas as comunicações referente a inscrição no evento serão realizadas por ele.

Art. 9º Os certificados serão expedidos pela CAPS por meio do módulo SIGRH, após a entrega de todas as informações de consolidação da turma pela organizadora do evento;

§ 1º Os servidores da UFRR deverão solicitar o certificado pelo módulo SIGRH servidor após o preenchimento da avaliação de reação;

(4)

§ 2º Os participantes externos à UFRR responderão a Avaliação de Reação enviada pelo e-mail cadastrado e receberão o certificado pelo mesmo endereço;

Art. 10 Em até 24 h após o final do evento, deverão ser enviados a CAPS a consolidação da turma com as presenças e quando for o caso, notas das avaliações para finalização da turma no sistema.

Parágrafo único: Os participantes deverão responder a Avaliação de Reação para solicitação da emissão de certificado no sistema ou através de comunicação realizada por e-mail.

Capítulo III

Disposições Gerais e Finais

Art. 11 Nos casos de eventos à distância, a CAPS poderá oferecer uma sala em ambiente virtual de aprendizagem pela plataforma Moodle do Núcleo de Educação a Distância - NEAD para alocação do evento.

§ 1º A sala em ambiente virtual de aprendizagem será de inteira responsabilidade dos organizadores do evento, desde a preparação e customização da sala ao cadastro e consolidação da turma;

§ 2º Em casos de eventos grandes ou que ultrapassem os limites possíveis de utilização das salas virtuais do NEAD, a CAPS se reserva a autonomia de informar a impossibilidade de utilização da sala em ambientes virtuais de aprendizagem descrito no caput deste art.

Art. 12 Poderá ser solicitada a utilização de salas de aulas ou de informática da CAPS para o evento:

Parágrafo único: Somente será concedida utilização das salas em caso de disponibilidade.

Art. 13 Em nenhuma hipótese o cadastro dos eventos, emissão de certificações ou empréstimo do local ou ambientes virtuais de aprendizagem deverão causar prejuízos aos eventos promovidos pela CAPS.

Art. 14 Havendo disponibilidade, poderão ser ofertados aos participantes dos eventos cadastrados brindes da CAPS.

(5)

Art. 15 Os eventos de TRI que tiverem ocorrido em 2021 antes da emissão desta portaria poderão ter suas solicitações de cadastro avaliadas para emissão de certificação.

Art. 16 Casos omissos serão decididos pela CAPS.

Art. 17 Esta portaria passa a valer a partir da data da sua publicação.

Mayara Nunes Cardoso

Referências

Documentos relacionados

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Apesar da melhora de desempenho nas compras dos setores pesquisados, os instrumentos de pesquisa utilizados permitiram verificar que na Universidade Federal de

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

O Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA (BRASIL,

Esse trabalho teve como objetivo determinar as contagens mesófilos aeróbios, fungos filamentosos e leveduras, psicrotróficos e Staphylococcuscoagulase positivo em