• Nenhum resultado encontrado

Aproveitamento dos alunos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aproveitamento dos alunos"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Relatório Final de Auto Avaliação - 2010/2013 1

RELATÓRIO REFERENTE A ANÁLISE E DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO DOCENTE

De acordo com o Despacho nº 19117/2008, de 17 de Julho de 2008, Art. 14º, as escolas ou agrupamentos de escolas devem no final do ano lectivo efectuar uma análise da distribuição do serviço docente, tendo em conta entre outros os seguintes indicadores: resultados escolares dos alunos, ambiente de trabalho criado, cumprimento dos programas curriculares e condições de segurança na escola.

Assim, foi elaborado um documento que permitiu aos Directores de Turma/Conselho de Turma, de forma expedita proceder à análise destes parâmetros. Foi com base nos dados fornecidos por este documento que foi possível elaborar este relatório.

Para facilidade de exposição os dados serão apresentados para o Ensino Básico , o Ensino Secundário e Ensino Profissional separadamente.

ENSINO BÁSICO

Os resultados obtidos relativamente ao Aproveitamento dos Alunos encontram-se resumidos no gráfico 1.

Gráfico 1 – Aproveitamento dos alunos do ensino básico. 0% 0%

69% 31%

0%

Aproveitamento dos alunos

(2)

Relatório Final de Auto Avaliação - 2010/2013 2 A análise do gráfico 1, mostra que 69% dos Conselhos de turma consideraram o aproveitamento das respectivas turmas como sendo suficiente e 31 % consideraram-no Bom.

Em relação ao ambiente de trabalho criado (escola/turma) os resultados encontram-se evidenciados no gráfico 2.

Gráfico 2 – Ambiente de trabalho criado, na turma e/ou escola.

O gráfico 2 , mostra que 54%dos conselhos de turma do ensino básico, considera que o ambiente de trabalho criado é suficiente. Por outro lado, os restantes 46% consideram-no Bom/Muito Bom.

Finalmente, relativamente às condições de segurança da escola, a maior parte dos conselhos de turma (85%) são de opinião que as condições de segurança são boas (gráfico 3).

Gráfico 3 – Condições de segurança na escola.

0% 0%

54% 31%

15%

Ambiente de trabalho criado (turma/escola)

Mau Medríocre Suficiente Bom Muito Bom

0% 0% 15%

85% 0%

Condições de segurança da escola

(3)

Relatório Final de Auto Avaliação - 2010/2013 3 O cumprimento dos programas curriculares foi último aspecto analisado. No quadro 1 , são mostradas as turmas e respectivas disciplinas em que o programa não foi integralmente cumprido, bem como os conteúdos em falta.

Quadro 1 – Cumprimento dos programas curriculares Ano Turma Disciplinas Conteúdos em Falta

A Texto dramático e poético. Funções sintáticas, coerências/coesão e frases subordinadas.

B C. Físico-químicas Energia C C. Físico-químicas Energia D C. Físico-químicas Língua Portuguesa Energia

Texto dramático e poético. Funções sintáticas, coerências/coesão. Frases subordinadas.

A Língua

Portuguesa

Texto poético, textos de domínio transacional e educativo. Funções sintáticas. Frases subordinadas. Campo lexical e semântico e recursos expressivos.

B Formação

Cívica

5º tema,”As minhas e as tuas preferências”, previsto no Projecto de educação para a Saúde/Sexualidade

D Língua

Portuguesa

Texto poético, textos de domínio transacional e educativo. Funções sintáticas. Frases subordinadas. Campo lexical e semântico e recursos expressivos.

(4)

Relatório Final de Auto Avaliação - 2010/2013 4 ENSINO SECUNDÁRIO

Os resultados obtidos relativamente ao Aproveitamento dos Alunos encontram-se resumidos no gráfico 4.

Gráfico 4 – Aproveitamento dos alunos do ensino secundário.

Como se pode ver no gráfico 4, 63% dos conselhos de turma do ensino secundário consideram que o aproveitamento no ensino secundário é Bom/Muito Bom. Os restantes 37% consideraram o aproveitamento suficiente.

Em relação ao ambiente de trabalho criado (escola/turma) os resultados encontram-se evidenciados no gráfico 5.

Gráfico 5 – Ambiente de trabalho criado.

0% 0%

37%

50%

13%

Aproveitamento dos Alunos

Mau Medríocre Suficiente Bom Muito Bom

0% 0%

25%

44% 31%

Ambiente de trabalho criado (turma/escola)

(5)

Relatório Final de Auto Avaliação - 2010/2013 5 Como se pode ver no gráfico 5, 75% consideram o ambiente de trabalho Bom/Muito Bom. Os restantes conselhos de turma (25%) consideram que o ambiente de trabalho é suficiente.

Finalmente, relativamente às condições de segurança da escola, cerca de 94% dos Conselhos de Turma são de opinião que as condições de segurança são Boas/Muito Boas( gráfico 6).

Gráfico 6 – Condições de segurança na escola.

O cumprimento dos programas curriculares foi último aspecto analisado. No quadro 2 , são mostradas as turmas e respectivas disciplinas em que o programa não foi integralmente cumprido, bem como os conteúdos em falta.

Ano Turma Disciplinas Conteúdos em Falta 10º C Matemática Estatística

11º A Matemática Método da indução matemática; Limites de Sucessões

11º C Matemática Limites de Sucessões

11º D Matemática Método da indução matemática; Limites de Sucessões

0% 0%

6%

81% 13%

Condições de segurança da Escola

(6)

Relatório Final de Auto Avaliação - 2010/2013 6 ENSINO PROFISSIONAL

Os resultados obtidos, para o Ensino Profissional, relativamente ao Aproveitamento dos Alunos, encontram-se resumidos no gráfico 7.

Gráfico 7 – Aproveitamento dos alunos do Ensino Profissional.

A análise do gráfico 7, mostra que 30% dos Conselhos de turma consideraram o aproveitamento das respectivas turmas como sendo suficiente e 60 % consideraram-no Bom. De notar, que 10% dos conselhos de turma consideraram o aproveitamento dos respectivos alunos como Medíocre.

Em relação ao ambiente de trabalho criado (escola/turma) os resultados encontram-se evidenciados no gráfico 8.

Gráfico 8 – Ambiente de trabalho criado.

0% 10%

30% 60%

0%

Aproveitamento dos Alunos

Mau Medríocre Suficiente Bom Muito Bom

0% 10%

30% 60%

0%

Ambiente de trabalho criado

(7)

Relatório Final de Auto Avaliação - 2010/2013 7 Como se pode ver da análise do gráfico 8, 60% dos Conselhos de turma consideram o ambiente de trabalho Bom e 30% como sendo Suficiente. Existem ainda 10% que considera o ambiente criado como sendo Medíocre.

Finalmente, em relação as condições de segurança (gráfico 9), podemos ver que 90 % dos conselhos inquiridos consideram-nas Boas sendo que os restantes 10% referem-nas como Muito Boas.

Gráfico 9 - Condições de segurança na escola.

Quanto ao cumprimento dos módulos/disciplina em todas as turmas do Ensino Profissional desta escola, estes foram cumpridos. Nota-se que no caso da turma 12º S, embora que os módulos se encontrem totalmente cumprido existem, à data, dois alunos que não realizaram o módulo 6 da disciplina de Área de Integração.

0% 0% 0%

90% 10%

Condições de segurança da escola

Referências

Documentos relacionados

Portanto, o objetivo do presente estudo foi descrever (1) a proporção de projetos de pesquisas em vigência na área de Educação Física financiados pelo CNPq referentes à subárea

Frente a isso, o PAE apresentado propõe: formação continuada para gestores, professores e monitores; aumento da equipe da coordenação estadual do PME; criação de

Para tanto, apresentamos um plano de trabalho que aponta ações a serem implementadas por CREDE e escola, na perspectiva de que a liderança dos gestores

Apresentada a proposta das Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará, mais especificamente as duas escolas sob abrangência da 11ª CREDE, elenquei as condições

Frente aos principais achados desse estudo serão apresentadas propostas de ações a serem aplicadas dentro dos contextos escolares que enfrentam em seu cotidiano as

Enquanto as avaliações internas avaliam a aprendizagem do aluno, por meio de instrumentos diversificados como provas abertas, objetivas, observações, portfólios,

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

Es fundamental el uso de instrumentos como los cuestionarios, ya que según Sánchez Jiménez (2012), nos permiten conocer aspectos relacionados con el colectivo que realiza el