• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Criado em 20/11/1969 e reconhecido pelo Decreto nº 73867/74 do Ministério da Educação

GUIA DO ESTUDANTE DE ECONOMIA 2007

(VERSÃO PRELIMINAR)

INFORMAÇÕES GERAIS Opções

Diurno (Código 521) e Noturno (Código 504) Duração do Curso (em semestres cursados)

Diurno: Mínimo e Médio= 8 semestres / Máximo = 12 semestres Noturno: Mínimo e Médio = 10 semestres / Máximo = 15 semestres Trancamentos

Diurno: Parciais = 6 disciplinas / Totais = 4 semestres Noturno: Parciais = 6 disciplinas / Totais = 5 semestres Carga horária total a ser vencida

3000 horas/aula, composta de 1980 horas/aula de Parte Fixa e 1020 horas/aula de Parte Flexível. A Parte Flexível divide-se em 840 horas/aula de Disciplinas Complementares de Graduação (DCG) e 180 horas/aula de Atividades Complementares de Graduação (ACG).

Forma de ingresso

Os alunos terão acesso ao Curso através do Concurso Vestibular, do Programa de Ingresso ao Ensino Superior (PEIES) ou pelo Processo de Transferência ou Reingresso.

Número de turmas para ingresso

O ingresso de 80 alunos por ano (Concurso Vestibular ou PEIES), sendo 40 alunos na opção Diurno no 1º semestre letivo e 40 alunos na opção Noturno no 2º semestre letivo. O Processo de Transferência ou Reingresso da UFSM ocorre semestralmente, no caso de existência de vaga(s).

Número de vagas

40 vagas para cada turno, sendo 32 vagas para ingresso pelo Concurso Vestibular e 8 vagas para ingresso pelo PEIES.

OBJETIVOS DO CURSO Objetivo Geral

Formar profissionais conscientes de seu papel como cidadãos e capazes de solucionarem problemas de natureza econômica.

Objetivos específicos

Identificar e analisar as teorias do pensamento econômico e os aspectos presentes na evolução histórica e filosófica da economia e suas influências sobre as decisões macro e microeconômicas; conhecer, analisar e aplicar os princípios microeconômicos e os seus desdobramentos de economia industrial; compreender os conceitos dos agregados macroeconômicos e a quantificação monetária, fiscal e do setor externo de uma economia; conhecer, analisar e aplicar os princípios macroeconômicos, inclusive relacionados a economia monetária, desenvolvimento econômico e economia e internacional; construir e usar índices econômicos, formular, especificar, identificar e estimar modelos econométricos; proceder a análise crítica dos aspectos da formação histórica da economia brasileira; utilizar o método científico na elaboração, execução e avaliação de trabalhos científicos; aprofundar os conhecimentos históricos, teóricos e quantitativos, bem como as suas aplicações práticas; compreender a integração da ciência econômica aos aspectos éticos e aos de conhecimento geral.

PERFIL DESEJADO DO FORMANDO

O curso visa habilitar o egresso do Curso de Ciências Econômicas para atuar no setor privado e no setor público e desempenhar as atividades previstas na legislação profissional. Ao concluir o curso o egresso deve revelar: capacidade para entender questões econômicas, em seu contexto histórico-social; capacidade para tomar decisões e resolver problemas de natureza econômica; capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos; e domínio das habilidades relativas à efetiva comunicação e expressão oral e escrita. O egresso do curso de ciências econômicas deve revelar as seguintes competências e habilidades: desenvolver raciocínios logicamente consistentes; ler e compreender textos econômicos; elaborar pareceres e relatórios técnicos; lidar com conceitos teóricos fundamentais da Ciência econômica; utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos sócio-econômicos; diferenciar e compreender criticamente as correntes teóricas.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

As áreas de atuação para as quais o Bacharel em Ciências Econômicas será preparado durante o Curso de Ciências Econômicas da UFSM atende as regulamentações da Profissão do Economista nas seguintes modalidades: de cargos e funções privativos ou inerentes à profissão de Economista, de provimento a qualquer título no Serviço Público Federal, Estadual, Municipal ou Distrito Federal, suas Autarquias, Empresas Públicas, Mistas ou Paraestatais e em Empresas Privadas, mediante qualquer vínculo empregatício (trabalhista ou estatutário); do magistério de disciplinas relacionadas ao seu campo profissional; de atividade liberal, como profissional autônomo.

As modalidades acima têm como desdobramentos as seguintes atividades: assessoria, consultoria e pesquisa econômico-financeira; estudos de mercado e de viabilidade econômico-financeira; análise e elaboração de cenários econômicos, planejamento estratégico nas áreas social, econômica e financeira; estudo e análise de mercado financeiro e de capitais e derivativos; estudo de

viabilidade e de mercado relacionado à economia da tecnologia, do conhecimento e da informação, da cultura e do turismo; produção e análise de informações estatísticas de natureza econômica e financeira, incluindo contas nacionais e índices de preços; planejamento, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação econômico-financeira de política tributária e finanças públicas; assessoria, consultoria, formulação, análise e implementação de política econômica, fiscal, monetária, cambial e creditícia. planejamento, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de planos, programas, projetos de natureza econômico-financeira; avaliação patrimonial econômico-financeira de empresas e avaliação econômica de bens intangíveis; perícia judicial e extrajudicial e assistência técnica, mediação e arbitragem, em matéria de natureza econômico-financeira, incluindo cálculos de liquidação; análise financeira de investimentos; estudo e análise para elaboração de orçamentos públicos e privados e avaliação de seus resultados; estudos de mercado, de viabilidade e de impacto econômico-social relacionados ao meio ambiente, à ecologia, ao desenvolvimento sustentável e aos recursos naturais; auditoria e fiscalização de natureza econômico-financeira; formulação, análise e implementação de estratégias empresariais e concorrenciais; economia e finanças internacionais, relações econômicas internacionais, aduanas e comércio exterior; certificação de renda de pessoas físicas e jurídicas e consultoria em finanças pessoais; regulação de serviços públicos e defesa da concorrência; estudos e cálculos atuariais nos âmbitos previdenciário e de seguros.

ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura curricular do Curso de Graduação em Ciências Econômicas da UFSM fundamenta-se nas Diretrizes Curriculares para o curso de ciências econômicas, conforme a Resolução 07/2006 e no Projeto político Pedagógico da Universidade Federal de Santa Maria, aprovado pelo CEPE em 12/12/2000. A estrutura curricular do Curso de Graduação em Ciências Econômicas obedece ao regime acadêmico de créditos e apresenta a seguinte composição: Parte Fixa e Parte Flexível, esta última composta de Disciplinas Complementares de Graduação (DCGs) e Atividades Complementares de Graduação (ACGs). As DCGs e ACGs estão regulamentadas, respectivamente, pelas Resoluções 027/99 e 22/99 da UFSM. A Parte Fixa corresponde a 1980 horas/aula e a Parte Flexível é composta de 840 horas/aula de DCGs e 180 horas/aula de ACGs. PARTE FIXA

A Parte Fixa compõe-se de:

a) Conteúdos de Formação Geral: contemplados através do estudo introdutório de Economia, Matemática, Estatística, Contabilidade e Direito, bem como dos aspectos básicos e preliminares relacionados à Filosofia, Ética, Sociologia, Ciência Política e Administração.

b) Conteúdos de Formação Teórico-Quantitativa: tratam do estudo de Matemática e Estatística mais aprofundados, Econometria, Contabilidade Social, Macroeconomia, Microeconomia e Economia Industrial, Economia Internacional e Desenvolvimento Socioeconômico, e de tópicos de Economia Monetária, Economia do Setor Público e Economia Política.

c) Conteúdos de Formação Histórica: envolvem as conteúdos que tratam da História do Pensamento Econômico e seu desdobramento em Economia Marxista, História Econômica Geral, Formação Econômica do Brasil e Economia Brasileira Contemporânea.

d) Conteúdos Teóricos-Práticos: tratam da Orientação Metodológica, incluindo Técnicas de Pesquisa em Economia, que, somadas à formação recebida pelo aluno no decorrer do Curso, possibilitarão desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na forma de uma monografia. As Normas de Monografia encontram-se, no presente projeto, juntamente com a legislação de regula o currículo do curso. PARTE FLEXÍVEL

A Parte Flexível é constituída por DCGs e ACGs aprovadas pelo Colegiado do Curso de Ciências Econômicas. As DCGs e ACGs integrar-se-ão às disciplinas da Parte Fixa através da complementação, atualização e aprofundamento dos seus conteúdos. O conjunto de atividades desenvolvidas na Parte Flexível deve, ainda, possibilitar ao aluno desenvolver sua capacidade analítica através de sua inserção em atividades de pesquisa e extensão e desenvolver suas habilidades de comunicação oral e escrita.

Para efeitos de dispensa de DCGs e ACGs serão consideradas áreas afins à área de Economia: Contabilidade, Direito, Administração, Sociologia e Ciência Política, História, Filosofia e, como desdobramento e aprofundamento da formação, as áreas de Matemática e Estatística. Outras áreas poderão ser incluídas pelo Colegiado do Curso de Ciências Econômicas.

Disciplinas Complementares de Graduação (DGGs)

A distribuição de DCGs ao longo dos semestres da seqüência aconselhada das opções Diurno e Noturno, foi determinada levando em consideração as diferenças de características entre os alunos das duas opções em termos de disponibilidade de tempo. Caberá ao Colegiado do Curso de Ciências Econômicas a homologação do elenco e o sistema de oferta de DCGs que irá compor a Parte Flexível com pelo menos um semestre de antecedência, da respectiva solicitação de oferta.

O Curso de Ciências Econômicas deverá definir um conjunto de DCGs que totalize no mínimo 1200 horas/aula, distribuídas conforme um sistema de oferta, amplamente divulgado na comunidade acadêmica, que indique a periodicidade de cada disciplina, o que deverá respeitar e contribuir para a integralização curricular determinada na seqüência aconselhada dos Cursos Diurno e Noturno. O elenco de DCGs e o sistema de oferta deve levar em consideração a sua integração das disciplinas com a Parte Fixa do Curso, a não sobreposição de conteúdos e a existência ou não de

(2)

pré-requisitos. O Colegiado do Curso deve ter por objetivo manter o equilíbrio na formação geral, histórica e teórico-quantitativa e ao mesmo tempo contemplar o currículo com uma visão pluralista e com novas metodologias de ensino.As definições do Colegiado de Ciências Econômicas poderão sofrer alterações devido às constantes transformações ocorridas no campo das Ciências Econômicas.

Para fins de cômputo de carga horária de DCGs serão dispensadas por aproveitamento de disciplinas cursadas na UFSM ou em cursos reconhecidos pelo MEC em outras Instituições de Ensino Superior. Na eventual não equivalência de disciplinas no elenco de DCGs do Curso de Ciências Econômicas realizar-se-ão as dispensas nos casos descritos abaixo, conforme parecer da Coordenação

Disciplinas da área de Economia não presentes no Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria (máximo de 180 horas/aula)

DCG1021 - Tópicos em Economia A – 60 horas/aula DCG1022 - Tópicos em Economia B – 60 horas/aula DCG1023 - Tópicos em Economia C – 60 horas/aula

Disciplinas de áreas consideradas afins à área de Economia não presentes no Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria (máximo de 300 horas/aula)

DCG1024 - Tópicos Especiais A – 60 horas/aula DCG1025 - Tópicos Especiais B – 60 horas/aula DCG1026 - Tópicos Especiais C – 60 horas/aula E as novas DGGs de Tópicos Especiais DCGXXXX - Tópicos Especiais D – 60 horas/aula DCGXXXX - Tópicos Especiais E – 60 horas/aula Atividades Complementares de Graduação (ACGs)

As ACGs, que totalizam 180 horas/aula, deverão ser desenvolvidas nas seguintes modalidades e as respectivas cargas horárias máximas para dispensa, devidamente comprovadas:

a) Participação em eventos (até 180h); b) Atuação em núcleos temáticos (até 180h); c) Atividades de extensão (até 180h); d) Estágios extracurriculares (até 60h);

e) Atividades de iniciação científica e de pesquisa (até 180h); f) Publicação de Trabalhos (até 60h por trabalho completo e 30h por resumo); g) Participação em órgãos colegiados (até 15h);

h) Monitoria (até 60h por disciplina diferente); i) Outras atividades a critério do colegiado.

As ACGs poderão ser realizadas desde o primeiro semestre letivo da seqüência aconselhada, dado a possibilidade de assumir um caráter informativo e de iniciação nas Ciências Econômicas, podendo ser compostas de atividades na área de Economia e áreas afins à Economia. As informações sobre a participação dos alunos em ACGs, com exceção das modalidades a) e f), deverão estar organizadas e disponíveis na Coordenação do Curso.

SEQÜÊNCIA ACONSELHADA 1º SEMESTRE

CIE1015 – História Econômica Geral – 60h (4-0) CIE1004 – Introdução à Ciência Econômica – 60h (4-0) CTB106 – Contabilidade Geral – 60h (2-2)

MTMXXXX – Cálculo Diferencial e Integral I – 60h (4-0) MTM1001 – Matemática Financeira – 60h (4-0) 2º SEMESTRE

CIEXXXX – História do Pensamento Econômico – 60h (4-0) CIEXXXX – Contabilidade Social – 60h (4-0)

ISP108 – Evolução das Idéias Sociais – 60h (4-0) MTMXXXX – Cálculo Diferencial e Integral II – 60h (4-0) STCXXXX – Estatística para a Economia I – 60h (2-2) 3º SEMESTRE

CIEXXXX – Introdução à Macroeconomia – 60h (4-0) CIEXXXX – Teoria Microeconômica I – 60h (4-0) CIE1018 – Economia Marxista – 60h (4-0)

STCXXXX – Estatística para a Economia II – 60h (2-2) JURXXXX – Direito para a Economia – 60h (4-0) 4º SEMESTRE

CIEXXXX – Teoria Macroeconômica I – 60h (4-0) CIEXXXX – Teoria Microeconômica II – 60h (4-0) CIEXXXX – Introdução à Econometria – 60h (2-2) CIEXXXX – Formação Econômica do Brasil – 60h (4-0) CIE1009 – Economia Internacional – 60h (4-0) 5º SEMESTRE

CIEXXXX – Teoria Macroeconômica II – 60h (4-0) CIE1012 – Economia Industrial – 60h (4-0) CIEXXXX – Econometria – 60h (2-2)

CIEXXXX – Desenvolvimento Socioeconômico – 60h (4-0) CIEXXXX – Economia Brasileira – 60h (4-0)

6º no Curso Diurno e 8º no Curso Noturno

CIE1019 – Técnicas de Pesquisa em Economia – 60h (4-0)

7º no Curso Diurno e 9º no Curso Noturno

CIEXXXX – Monografia I – 120h (0-8)

8º no Curso Diurno e 10º no Curso Noturno

CIEXXXX – Monografia II – 300 (0-20)

OBJETIVOS E PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS

1º SEMESTRE

CIEXXXX – INTRODUÇÃO À CIÊNCIA ECONÔMICA – 60h (4-0) Objetivos: discutir o conceito e a metodologia da Economia. Definir os problemas econômicos básicos. Estudar o funcionamento dos sistemas econômicos. Estudar o objeto e a interação de outras ciências e a ciência econômica. Compreender a evolução das principais escolas de pensamento econômico. Identificar os princípios fundamentais da teoria econômica Programa

UNIDADE 1 – OS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA ECONÔMICA 1.1 – Conceito, objeto e metodologia.

1.2 – Problemas econômicos básicos. 1.3 – Sistemas econômicos.

UNIDADE 2 – O OBJETO DE OUTRAS CIÊNCIAS E A SUA INTERAÇÃO COM A CIÊNCIA ECONÔMICA

2.1 – A Filosofia e a Ética. 2.2 – O Direito.

2.3 – A Sociologia e a Ciência Política. 2.4 – A Administração.

2.5 – A Contabilidade.

2.6 – A Matemática e a Estatística.

UNIDADE 3 – A HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO 3.1 – Clássicos do pensamento econômico.

3.2 – Evolução das correntes do pensamento econômico. UNIDADE 4 – A TEORIA ECONÔMICA

4.1 – Princípios microeconômicos. 4.2 – Princípios macroeconômicos. 4.3 – Tópicos especiais.

CIE1015 – HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL – 60h (4-0)

Objetivos: conhecer, analisar e discutir o surgimento e evolução do modo de produção capitalista a partir da decadência do modo de produção feudal, enfatizando as mudanças nas forças produtivas e nas relações sociais de produção.

Programa

UNIDADE 1 – A TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO 1.1 – As formações econômicas pré-capitalistas.

1.2 – O declínio do feudalismo e o crescimento das cidades. 1.3 – O surgimento da burguesia mercantil.

UNIDADE 2 – A ASCENSÃO DO CAPITALISMO INDUSTRIAL 2.1 – O surgimento do capital industrial.

2.2 – A acumulação primitiva de capital e o mercantilismo. 2.3 – A revolução industrial.

UNIDADE 3 – A CRISE DO LIBERALISMO 3.1 – A grande depressão do século XIX.

3.2 – O imperialismo e ascensão do capital monopolista. 3.3 – O período entre as grandes guerras.

CTB106 – CONTABILIDADE GERAL – 60h (2-2)

Objetivos: reconhecer e descrever os elementos básicos para elaboração de demonstrativos contábeis. Elaborar e interpretar demonstrativos contábeis.

Programa

UNIDADE 1 – PATRIMÔNIO

1.1 – Conceito contábil, representação gráfica e situação patrimonial. 1.2 – Patrimônio como investimento e fonte de financiamento: as origens e aplicações de capitais.

UNIDADE 2 – AS ORIGENS DO CAPITAL

2.1 – Os capitais próprios e os capitais de terceiros: conceito e características.

2.2 – Origens dos capitais próprios: fontes externas e fontes internas. 2.3 – Representação dos capitais próprios: o patrimônio líquido. 2.3.1 – Composição do patrimônio líquido: capital, reservas e lucros não distribuídos.

2.3.2 – Características do capital: capital autorizado, capital subscrito e capital integralizado.

2.4 – Origem dos capitais de terceiros: fontes externas e fontes internas. 2.5 – As exigibilidades: conceito e características.

2.6 – Principais contas representativas das exigibilidades. UNIDADE 3 – AS APLICAÇÕES DE CAPITAIS 3.1 – O ativo: definição e características. 3.2 – Componentes do ativo: bens e direitos.

3.3 – Classificação dos ativos de acordo com a natureza de seus elementos: aplicações circulantes de longo prazo e permanentes. 3.4 – As contas dedutivas do ativo.

UNIDADE 4 – FATOS CONTÁBEIS OU VARIAÇÕES PATRIMONIAIS 4.1 – Classificação: permutativos, modificações e mistos.

4.2 – Operações representativas de fatos contábeis estudadas através de contas "T".

UNIDADE 5 – RECEITAS E DESPESAS 5.1 – Conceito e características.

5.2 – O confronto receita-despesa, resultado e seu reflexo no patrimônio líquido.

(3)

UNIDADE 6 – DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 6.1 – Balanço patrimonial.

6.1.1 – Conceito, utilidades e limitações.

6.1.2 – Grupos de contas do balanço patrimonial segundo a lei nº6404/76. 6.1.3 – As notas explicativas.

6.1.4 – A estrutura do balanço patrimonial para fins de análise. 6.2 – Demonstrativo das mutações do patrimônio líquido. 6.2.1 – Importância e utilidade.

6.2.2 – Técnica de elaboração.

6.3 – Demonstrativos das origens e aplicações dos recursos. 6.3.1 – Conceito, conteúdo e utilidade.

6.3.2 – Conceito de capital circulante líquido. 6.3.3 – Forma de apresentação.

6.3.4 – Técnica de elaboração.

MTM1001 – MATEMÁTICA FINANCEIRA – 60h (4-0)

Objetivos: Identificar conceitos, métodos e fórmulas que o capacitem resolver problemas envolvendo valores monetários. Identificar e resolver problemas envolvendo séries financeiras com consideração da inflação. Identificar e resolver problemas envolvendo capitalização simples e composta e outros tipos de financiamento.

Programa

UNIDADE 1 – CAPITALIZAÇÃO SIMPLES

1.1 – Juros simples: definições e conceitos, juros capital, taxa e prazo, tipos de juros, juros comerciais e juros exatos, taxas proporcionais, taxas equivalentes, taxa nominal e taxa efetiva.

1.2 – Desconto simples: definições e conceitos, tipos de descontos, desconto comercial simples e desconto racional simples, taxa nominal e taxa efetiva. 1.3 – Taxa média pelo critério de juros simples.

1.4 – Prazo médio pelo critério de juros simples. UNIDADE 2 – CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA

2.1 – Juros compostos: definições e conceitos, diferença entre juros simples e juros compostos, montantes, capital, taxa e prazo, taxas proporcionais e taxas equivalentes.

2.2 – Descontos compostos: definições e conceitos, diferença entre desconto simples e desconto composto, valor atual e desconto, valor nominal, prazo, taxa e prazo, equivalência de capitais a juros compostos: data focal e equação de equivalência.

UNIDADE 3 – SÉRIES FINANCEIRAS

3.1 – Definições gerais e classificação das séries financeiras. 3.2 – Modelo básico de série financeira.

3.3 – Valor atual, montante e termo do modelo básico de série financeira. 3.4 – Outros modelos de série financeira.

UNIDADE 4 – SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS 4.1 – Considerações gerais.

4.2 – Sistema do montante. 4.3 – Sistema dos juros antecipados. 4.4 – Sistema americano.

4.5 – Sistema de prestações constantes. 4.6 – Outros sistemas de amortização. UNIDADE 5 – INFLAÇÃO

5.1 – Taxa real e taxa aparente. 5.2 – Taxa de inflação.

5.3 – Taxa de desvalorização da moeda.

MTMXXXX – CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I – 60h (4-0)

Objetivos: utilizar de forma instrumental os conhecimentos básicos de matemática, visando à resolução de problemas relacionados à economia, administração e contabilidade.

Programa

UNIDADE 1 – FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL 1.1 – Modelos matemáticos e economia. 1.2 – Definição.

1.4 – Estudo de funções: polinomial, exponencial, logarítmica. 1.5 – Representação gráfica.

1.6 – Noção intuitiva de limite. 1.7 – Resultados básicos de limites. 1.8 – Continuidade.

UNIDADE 2 - DERIVADA DE FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL 2.1 – Definição.

2.2 – Interpretação geométrica. 2.3 – Diferenciabilidade e continuidade.

2.4 – Regras de derivação: derivada de potência, soma, produto e quociente. 2.5 – Derivada das funções exponenciais e logarítmicas.

2.6 – Regra da cadeia. 2.7 – Derivada de ordem superior. 2.8 – Taxas de variação.

2.9 – Derivada de funções implícitas. 2.10 – Derivação utilizando tabelas.

UNIDADE 3 - OTIMIZAÇÃO DE FUNÇÃO DE UMA VARIÁVEL 3.1 – Funções crescentes e decrescentes.

3.2 – Cálculo de máximos e mínimos. 3.3 – Concavidade e pontos de inflexão. 3.4 – Esboço de curvas.

3.5 – Problemas de otimização.

2º SEMESTRE

CIEXXXX – CONTABILIDADE SOCIAL – 60h (4-0)

Objetivos: compreender e analisar as contas nacionais e a quantificação da atividade econômica. Conhecer as contas monetárias, fiscais e externas e as aplicações de matriz de insumo-produto.

Programa

UNIDADE 1 - CONCEITOS BÁSICOS

1.1 – O objeto e importância da contabilidade social. 1.2 – As três óticas de cálculo do produto. 1.3 – Os principais agregados macroeconômicos.

UNIDADE 2 – COMPARAÇÕES INTERTEMPORAIS E INTERNACIONAIS 2.1 – Comparação intertemporal.

2.1.1 – Números-índice. 2.1.1.1 – Conceitos básicos.

2.1.1.2 – Os critérios Laspeyres, Paasche e Fisher. 2.1.2 – O produto real e nominal.

2.2 – Indicadores de comparação internacional. UNIDADE 3 – CONTAS NACIONAIS 3.1 – Os sistemas de contas nacionais. 3.2 – O Sistema de Contas Nacionais do Brasil.

UNIDADE 4 – CONTAS MONETÁRIAS, FISCAIS E EXTERNAS 4.1 – Contas monetárias

4.1.1 – O conceito de moeda e de ativos financeiros. 4.1.2 – O processo de intermedição financeira. 4.1.3 – Os meios de pagamento.

4.1.4 – Contas do sistema monetário.

4.1.5 – O multiplicador dos meios de pagamento.

4.1.6 – Os meios de pagamento e o multiplicador monetário no Brasil. 4.2 – Contas fiscais

4.2.1 – Os orçamentos públicos. 4.2.2 – Os conceitos de déficit público. 4.2.3 – As contas públicas do Brasil. 4.3 – O balanço de pagamentos.

4.3.1 – A estrutura e a contabilidade do balanço de pagamentos. 4.3.2 – O balanço de pagamentos no Brasil.

UNIDADE 5 – MATRIZ DE INSUMO-PRODUTO 5.1 – Evolução da análise de insumo-produto.

5.2 – As matrizes de insumo-produto: apresentação, álgebra e aplicações. CIEXXXX – HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO – 60h (4-0) Objetivos: conhecer, analisar e discutir as escolas de pensamento econômico fisiocrata e clássica, e as formulações teóricas de seus principais autores para interpretar o modo de produção capitalista. Conhecer os principais pensadores e teorias que se contrapuseram ao pensamento econômico clássico.

Programa

UNIDADE 1 – DOS PRIMÓRDIOS DO PENSAMENTO ECONÔMICO AO MERCANTILISMO

1.1 – Os precursores do pensamento econômico. 1.2 – O pensamento mercantilista.

UNIDADE 2 – FISIOCRACIA 2.1 – Caracterização do sistema. 2.2 – O Tableau Économique. 2.3 – Críticas ao modelo fisiocrata. UNIDADE 3 - ESCOLA CLÁSSICA 3.1 – O pensamento de Adam Smith. 3.2 – O pensamento de David Ricardo. 3.3 – O pensamento de Thomas Malthus. 3.4 – O pensamento de John Stuart Mill. UNIDADE 4 – KARL MARX

4.1 – As bases do pensamento econômico e filosófico marxiano. 4.2 – A crítica à economia política.

UNIDADE 5 - RAZÃO MARGINALISTA 5.1 – As bases do pensamento marginalista. 5.2 – Os principais pensadores.

UNIDADE 6 - JOHN MAYNARD KEYNES 6.1 – As bases do pensamento keynesiano.

6.2 – As principais contribuições de Keynes ao pensamento econômico moderno.

ISP108 – EVOLUÇÃO DAS IDÉIAS SOCIAIS – 60h (4-0)

Objetivos: reconhecer a objetividade, as possibilidades e as limitações gnofisiológicas das ciências sociais, bem como identificar os principais ramos das ciências sociais. Analisar, criticamente, a realidade social, com base nas interpretações clássicas e nas modernas tendências das ciências sociais.

Programa

UNIDADE 1 – O PROBLEMA DO CONHECIMENTO 1.1 – Senso comum.

1.2 – Conhecimento cientifico. 1.3 – Conceito de ciência.

(4)

UNIDADE 2 – COMPREENSÃO DAS IDÉIAS SOCIAIS 2.1 – Características e classificação.

2.2 – Natureza e especificidade do objeto formal: métodos de análise - métodos factuais.

2.3 – Dados sociológicos fundamentais. 2.4 – O problema epistemológico.

UNIDADE 3 – FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 3.1 – As concepções do "homem" e de sociedade. 3.2 – As concepções de valor e de utilidade.

UNIDADE 4 – INTERPRETAÇÕES CLÁSSICAS DA REALIDADE SOCIAL 4.1 – O racionalismo.

4.2 – O empirismo. 4.3 – O patrimonialismo. 4.4 – O positivismo. 4.5 – O materialismo histórico.

UNIDADE 5 – AS MODERNAS TENDÊNCIAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 5.1 – O estruturalismo. 5.2 – O sistemismo. 5.3 – O pragmatismo. 5.4 – A dialética processual. 5.5 – O mecanicismo. 5.6 – O integracionismo.

UNIDADE 6 – EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS ECONÔMICAS 6.1 – Clássicas.

6.2 – Neoclássicas. 6.3 – Marxistas.

MTMXXXX – CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II – 60h (4-0)

Objetivos: compreender e aplicar conceito de integral de função de uma variável e de derivação e otimização de funções de mais de uma variável. Programa

UNIDADE 1 – INTEGRAL DE FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL 1.1 – Antiderivadas.

1.2 – Integral indefinida: propriedades.

1.3 – Regras de integração: substituição, integração por partes e integração por frações parciais.

1.4 – Utilização de tabela de integração. 1.5 – Integral definida: definição e propriedades. 1.6 – Cálculo de áreas.

1.7 – Resolução de problemas de valor inicial. 1.8 – Integrais Impróprias.

UNIDADE 2 – DERIVADA DE FUNÇÕES DE MAIS DE UMA VARIÁVEL 2.1 – Definição de funções de várias variáveis.

2.2 – Derivadas parciais. 2.3 – Diferenciais. 2.4 – Derivada total.

UNIDADE 3 – OTIMIZAÇÃO DE FUNÇÕES DE MAIS DE UMA VARIÁVEL 3.1 – Estudo de extremos de funções: máximos e mínimos.

3.2 – Extremos de funções com restrições: multiplicadores de Lagrange. 3.3 – Problemas de otimização.

STCXXXX – ESTATÍSTICA PARA A ECONOMIA I – 60h (2-2)

Objetivos: desenvolver trabalhos de investigação e pesquisa, através do conhecimento de noções de simbolismo estatístico, bem como dos principais processos de cálculo usados. Conhecer os fundamentos básicos de Estatística, enquanto instrumento no suporte da análise qualitativa, desenvolvendo o raciocínio em situações que permitam a quantificação de variáveis probabilisticamente.

Programa

UNIDADE 1 – CONCEITOS BÁSICOS 1.1 – População e amostra.

1.2 – Estatística indutiva e estatística descritiva. 1.3 – Dado estatístico: arredondamento. 1.4 – Variáveis em estatística. 1.5 – Fases do método estatístico.

UNIDADE 2 – APRESENTAÇÃO TABULAR E GRÁFICA 2.1 – Séries estatísticas.

2.2 – Distribuição de freqüência.

2.3 – Gráficos de informação: pictóricos, barras, linhas e setores. 2.4 – Gráficos de análise: histograma, polígono de freqüência e ogiva. UNIDADE 3 – MEDIDAS DE POSIÇÃO

3.1 – Médias: aritmética, harmônica e geométrica. 3.2 – Separatrizes: mediana, quartís, decís e centís. 3.3 – Dominante: moda.

UNIDADE 4 – MEDIDAS DE DISPERSÃO 4.1 – Desvio extremo e desvio médio. 4.2 – Variância e desvio padrão. 4.3 – Coeficiente de variação.

UNIDADE 5 – MOMENTOS, ASSIMETRIA E CURTOSE 5.1 – Momentos: simples, concentrados na média e abstratos. 5.2 – Assimetria: conceito, classificação, medidas e interpretação, 5.3 – Curtoses: conceito, classificação, medidas e interpretação. UNIDADE 6 – PROBABILIDADE

6.1 – Experimento aleatório, espaço amostral e eventos.

6.2 – Probabilidade: definição clássica, definição axiomática e interpretação como freqüência relativa.

6.3 – Álgebra de eventos: Teoremas fundamentais.

6.4 – Probabilidade condicional: Independência e Teorema de Bayes. UNIDADE 7 – VARIÁVEIS ALEATÓRIAS

7.1 – Noção geral de variável aleatória. 7.2 – Variáveis aleatórias discretas e contínuas. 7.3 – Função de probabilidade.

7.4 – Função de distribuição acumulada.

7.5 – Esperança matemática. Variância de uma variável aleatória. UNIDADE 8 – DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE

8.1 – Distribuição binominal. 8.2 – Distribuição de Poisson. 8.3 – Distribuição normal.

8.4 – Distribuição qui-quadrado, t de student, F de Snedecor.

3º SEMESTRE

CIE1018 – ECONOMIA MARXISTA – 60h (4-0)

Objetivos: compreender a teoria marxista, desde o método dialético, com ênfase a teoria do valor, acumulação e reprodução do capital e a passagem do valor para preço de produção.

Programa

UNIDADE 1 – ASPECTOS METODOLÓGICOS 1.1 – Método em economia política.

1.2 – As leis gerais do movimento do capital. UNIDADE 2 – O VALOR

2.1 – Definição da mercadoria. 2.2 – Valor de uso e valor de troca. 2.3 – Medida e formas de valor.

UNIDADE 3 – TRANSFORMAÇÃO DO DINHEIRO EM CAPITAL 3.1 – Fórmula geral do capital e contradições.

3.2 – Compra e venda de força de trabalho.

UNIDADE 4 – PROCESSO DE TRABALHO E PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DAS FORÇAS PRODUTIVAS

4.1 – Subsunção formal do trabalho e do capital. 4.2 – Subsunção real do trabalho e do capital.

UNIDADE 5 – A EXTORSÃO DA MAIS-VALIA: A EXPLORAÇÃO DOS TRABALHADORES

5.1 – Mais-valia absoluta. 5.2 – Mais-valia relativa.

UNIDADE 6 – ACUMULAÇÃO E REPRODUÇÃO DO CAPITAL 6.1 – Reprodução simples e ampliada do capital.

6.2 – Leis gerais da acumulação capitalista.

UNIDADE 7 – CONCORRÊNCIA E PREÇOS DE PRODUÇÃO 7.1 – Preço de mercado e preços de produção.

7.2 – Tendência do nivelamento da taxa de lucro e transformação do valor em preço de produção.

JURXXXX – DIREITO PARA A ECONOMIA – 60h (4-0)

Objetivos: Conhecer os principais conceitos de Direito para a formação em Economia, bem como os aspectos de ética e deontologia.

Programa

UNIDADE 1 – NOÇÕES DE DIREITO 1.1 – Ramos do Direito.

1.2 – Direito positivo: divisão e fontes. 1.3 – Direito nacional e direito internacional.

1.3.1 – Generalidades.

1.3.2 – Pessoas jurídicas de direito internacional. UNIDADE 2 – ESTADO

2.1 – Generalidades.

2.1.1 – Elementos, formas de Estado, poderes. 2.2 – Organização política do Estado.

2.3 – Governo. 2.3.1 – Formas.

UNIDADE 3 – DIREITO CONSTITUCIONAL 3.1 – Noções gerais.

3.2 – Divisão de poderes.

3.2.1 – Atribuições e competências. UNIDADE 4 – TRIBUTAÇÃO E ORÇAMENTO 4.1 – Sistema Tributário Nacional.

4.1.1 – Princípios gerais. 4.2 – Finanças Públicas.

4.2.1 – Normas gerais. 4.2.2 – Orçamentos.

UNIDADE 5 – ORDEM ECONÔMICA E FINANCEIRA 5.1 – Princípios gerais da atividade econômica. 5.2 – Política urbana e política agrícola. 5.3 – Sistema Financeiro Nacional. UNIDADE 6 – ÉTICA GERAL 6.1 – Concepção de ética. 6.1.1 – Evolução histórica. 6.1.2 – Concepção moderna. 6.2 – Ética e profissão. 6.3 – Ética e Economia. 6.4 – Ética e Deontologia.

(5)

CIEXXXX – INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA – 60h (4-0)

Objetivos: Conhecer os fundamentos da macroeconomia Clássica e de Keynes e a teoria da determinação da renda e do emprego.

Programa

UNIDADE 1 – ASPECTOS GERAIS 1.1 – O objeto de estudo da macroeconomia. 1.2 – A evolução histórica da macroeconomia. UNIDADE 2 – FUNDAMENTOS TEÓRICOS 2.1 – A Macroeconomia Clássica.

2.1.1 - Os pressupostos teóricos do modelo clássico. 2.1.2 – A Lei de Say.

2.1.3 – A Teoria Quantitativa da Moeda. 2.1.4 – Equilíbrio do produto e do emprego. 2.1.5 – Poupança, investimento e a taxa de juros. 2.2 – A Macroeconomia de Keynes

2.2.1 - A crítica de Keynes à teoria clássica.

2.2.2 - A versão keynesiana do princípio da demanda efetiva. 2.2.3 - A propensão marginal a consumir e o multiplicador. 2.2.4 - O incentivo a investir.

2.2.4.1 - A eficiência marginal do capital.

2.2.4.2 - O dinheiro, os juros e a preferência pela liquidez. 2.2.5 - A determinação do emprego e da renda.

UNIDADE 3 – A TEORIA DA DETERMINAÇÃO DA RENDA

3.1 – O nível de equilíbrio da renda e do produto: economia a dois setores. 3.2 – As variações no nível de equilíbrio da renda e do produto: o multiplicador. 3.3 – Os fatores que influenciam no consumo.

3.4 – O capital e o investimento. 3.5 – As variações no investimento. 3.6 – A demanda do governo. 3.7 – A demanda externa.

CIEXXXX – TEORIA MICROECONÔMICA I – 60h (4-0)

Objetivos: compreender os principais conceitos do paradigma neoclássico.Desenvolver a análise do comportamento do consumidor e do comportamento da firma.

Programa

UNIDADE 1 – OS FUNDAMENTOS MICROECONÔMICOS 1.1 – A teoria "subjetiva do valor".

1.2 – Aspectos metodológicos. 1.3 – O mercado: oferta e demanda.

UNIDADE 2 – TEORIA DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E DA DEMANDA

2.1 – Hipótese e construção do modelo de escolha. 2.2 – Utilidade cardinal e ordinal.

2.3 – As preferências, a restrição orçamentária e a escolha individual. 2.4 – Análise da demanda, efeitos preço, renda e substituição; principais implicações da teoria.

2.5 – A curva de demanda individual e agregada. 2.6 – Elasticidade da demanda.

2.7 – Uma visão alternativa: teoria da preferência revelada. 2.8 – Tratamento da incerteza.

UNIDADE 3 – TEORIA DA FIRMA: PRODUÇÃO E CUSTOS 3.1 – Definição de firma e tecnologia.

3.2 – A função de produção.

3.3 – A hipótese de maximização de lucro. 3.4 – A análise de curto prazo.

3.4.1 – Produto total, médio e marginal do fator variável. 3.4.2 – Lei dos rendimentos decrescentes.

3.4.3 – Estágios de produção e a elasticidade do fator. 3.5 – A análise de longo prazo.

3.5.1 – Isoquantas.

3.5.2 – Taxa Marginal de Substituição Técnica. 3.5.3 – Estágio relevante de produção.

3.5.4 – Isocustos: mínimo custo versus máximo produto. 3.5.5 – O caminho de expansão.

3.6 – Teoria dos Custos.

3.6.1 – Introdução: custo privado versus custo social. 3.6.2 – O custo a longo prazo: otimização da produção.

3.6.3 – Rendimentos de escala: crescente, constante e decrescente. STCXXXX – ESTATÍSTICA PARA A ECONOMIA II – 60h (2-2)

Objetivos: entender a estatística como método de apoio às outras ciências e saber relacioná-la com os diferentes campos do conhecimento a um nível de complexidade mais elevado.

Programa

UNIDADE 1 – NOÇÕES DE ESTATÍSTICA INFERENCIAL 1.1 – Inferência estatística e seus objetivos.

1.2 – A analise estatística e o método científico. 1.3 – Procedimento operacional em pesquisa. UNIDADE 2 – AMOSTRAGEM

2.1 – Amostra aleatória simples.

2.2 – Distribuições amostrais da média e da proporção.

2.3 – Noções sobre amostragem estratificada e por conglomerados. UNIDADE 3 – ESTIMAÇÃO

3.1 – Parâmetros estatísticos. 3.2 – Estimadores e suas propriedades.

3.3 – Estimativas por ponto e por intervalo da média e da proporção. 3.4 – Determinação do tamanho da amostra.

UNIDADE 4 – TESTES DE HIPÓTESES 4.1 – Teste de hipótese.

4.1.1 – Hipóteses estatísticas. 4.1.2 – Erros de conclusão.

4.2 – Procedimento geral para a execução de um teste de hipóteses. 4.3 – Testes para médias.

4.4 – Testes para proporções. 4.5 – Teste qui-quadrado. 4.6 – Testes não-paramétricos.

UNIDADE 5 – ANÁLISE DE REGRESSÃO E CORRELAÇÃO 5.1 – Regressão linear simples e múltipla: Métodos dos mínimos quadrados.

5.2 – Regressão não-linear.

5.3 – Testes de significância para a regressão. 5.4 – Coeficiente de correlação linear. 5.5 – Coeficiente de correlação ordinal. 5.6 – Testes de significância para a correlação. 5.7 – Noções de correlação parcial e múltipla.

4º SEMESTRE

CIE1009 – ECONOMIA INTERNACIONAL – 60h (4-0)

Objetivos: compreender as teorias clássicas, neoclássicas e modernas do comércio internacional. Compreender os instrumentos de política comercial e sua aplicação desde a criação do GATT até as novas rodadas de negociações da OMC.

Programa

UNIDADE 1 – TEORIAS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL 1.1 – A lei das vantagens comparativas.

1.2 – A teoria padrão do comércio internacional.

1.3 – Demanda e oferta, curvas de demanda recíproca e termos de troca. 1.4 – A Teoria de Heckscher-Ohlin.

1.5 – Teorias modernas do comércio internacional. 1.6 – Crescimento econômico e comércio internacional. UNIDADE 2 – POLÍTICA DE COMÉRCIO INTERNACIONAL 2.1 – Tarifas.

2.2 – Barreiras comerciais não tarifárias. 2.3 – Política comercial do GATT à OMC. 2.4 – Integração econômica.

2.5 – Comércio internacional e desenvolvimento econômico. 2.6 – Mobilidade internacional de fatores.

CIEXXXX – FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL – 60h (4-0)

Objetivos: analisar o processo de formação da economia brasileira desde os primórdios de sua colonização até a década de 60.

Programa

UNIDADE 1 – O PERÍODO COLONIAL

1.1 – Os primórdios da colonização e o ciclo do pau-brasil. 1.2 – Latifúndio exportador: a economia açucareira. 1.3 – O ciclo da mineração.

UNIDADE 2 – A PASSAGEM DA ECONOMIA COLONIAL À ECONOMIA EXPORTADORA CAPITALISTA

2.1 – Gestação da economia cafeeira. 2.2 – A transição para o trabalho assalariado. 2.3 – Imigração e colonização.

UNIDADE 3 – O NASCIMENTO DA INDÚSTRIA E A DINÂMICA DA ACUMULAÇÃO (FINAL DO SÉC. XIX E INÍCIO DO SÉC. XX) 3.1 – A transferência de capital da economia cafeeira para a indústria. 3.2 – A problemática da industrialização retardatária.

3.3 – A crise da economia cafeeira.

UNIDADE 4 – A "GRANDE DEPRESSÃO" E A MUDANÇA NO PADRÃO DE ACUMULAÇÃO

4.1 – As transformações no modelo de desenvolvimento.

4.2 – O dinamismo do processo de substituição das importações brasileiras. 4.3 – O papel do Estado na fase inicial da industrialização substitutiva. UNIDADE 5 – DA ECONOMIA BRASILEIRA DO PÓS-GUERRA À IMPLANTAÇÃO DA INDÚSTRIA DE BENS DE CAPITAL 5.1 – As funções da agricultura no processo de desenvolvimento. 5.2 – Política econômica externa e industrialização.

(6)

UNIDADE 6 – A ACELERAÇÃO DA INDUSTRIALIZAÇÃO (MEADOS DOS 50/INÍCIO DOS 60)

6.1 – Modificações setoriais na estrutura industrial. 6.2 – O "Plano de Metas": objetivos e resultados. CIEXXXX – INTRODUÇÃO À ECONOMETRIA – 60h (2-2)

Objetivos: compreender a natureza da econometria. Estimar e analisar modelos de regressão.

Programa

UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO

1.1 – A natureza da análise de regressão. 1.2 – Análise de regressão de duas variáveis.

UNIDADE 2 – MODELO DE REGRESSÃO DE DUAS VARIÁVEIS 2.1 – Estimativa.

2.2 – Hipótese de normalidade.

2.3 – Estimativas de intervalos e teste de hipóteses. 1.3 – Extensões do modelo de regressão duas variáveis. UNIDADE 2 – ANÁLISE DE REGRESSÃO MÚLTIPLA 2.1 – Estimativa.

2.2 – Inferência. 2.3 – Abordagem matricial.

CIEXXXX – TEORIA MACROECONÔMICA I – 60h (4-0)

Objetivos: analisar o modelo macroeconômico básico da síntese neoclássica: determinação da renda, demanda e oferta agregada e políticas macroeconômicas.

Programa

UNIDADE 1 – O MODELO IS-LM EM UMA ECONOMIA FECHADA 1.1 – O mercado de bens e a curva IS.

1.2 – O mercado monetário e a curva LM.

1.3 – O equilíbrio entre o mercado de bens e o mercado monetário. 1.4 – As políticas fiscal e monetária.

UNIDADE 2 – DEMANDA E OFERTA AGREGADA 2.1 – Uma visão geral.

2.2 – A curva de demanda agregada. 2.3 – A curva de oferta agregada.

2.4 – A curva de Phillips e a questão das expectativas. 2.5 – Os choques de oferta.

2.6 – A determinação de produto e inflação. UNIDADE 3 - MACROECONOMIA ABERTA

3.1 – O balanço de pagamentos e os regimes cambiais. 3.2 – O modelo IS-LM-BP.

3.3 - As políticas macroeconômicas.

CIEXXXX –TEORIA MICROECONÔMICA II – 60h (4-0)

Objetivos: analisar o mercado competitivo, monopólio, concorrência monopolística e oligopólio, bem como o mercado de fatores de produção. Conhecer o modelo de equilíbrio geral.

Programa

UNIDADE 1 – MAXIMIZAÇÃO DE LUCROS E OFERTA COMPETITIVA 1.1 – A maximização de lucros.

1.2 – A oferta da empresa no curto e longo prazo. 1.3 – A oferta da indústria no curto e longo prazo. UNIDADE 2 – MONOPÓLIO

2.1 – O equilíbrio no monopólio. 2.2 – O poder de monopólio. 2.3 – O comportamento monopolista.

2.3.1 – Discriminação de preços, vinculação de produtos, tarifas compartilhadas e diferenciação de produtos.

2.3.2 - Concorrência monopolística.

UNIDADE 3 – MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO 3.1 – Equilíbrio no mercado de fatores competitivo. 3.2 – Monopólio no mercado do produto. 3.3 – Monopsônio.

UNIDADE 4 – OLIGOPÓLIO 4.1 – Conceitos e hipóteses. 4.2 – Modelos clássicos e duopólio

4.3 – Escolha de estratégia: liderança de preço e de quantidade. 4.4 – Os cartéis.

UNIDADE 5 - EQUILÍBRIO GERAL 5.1 – Caixa de Edgeworth. 5.2 – Lei de Walras. 5.3 – Equilíbrio e eficiência.

5.4 – Fronteira de possibilidades de produção. 5.5 – Eficiência de Pareto.

5º SEMESTRE

CIE1012 – ECONOMIA INDUSTRIAL – 60h (4-0)

Objetivos: conhecer as metodologias de estudo da Economia Industrial e sua aplicação, bem como teoria da concentração industrial e as suas medidas. Estudar a economia das empresas e as suas estratégias.

Programa

UNIDADE 1 – METODOLOGIAS DE ESTUDO DA ECONOMIA INDUSTRIAL

1.1 – Avaliação crítica da concorrência perfeita e imperfeita. 1.2 – O modelo Estrutura, Conduta, Desempenho (ECD). 1.3 – A Economia do Custos de Transação (ECT). 1.4 – A Teoria dos Mercados Contestáveis (TMC).

UNIDADE 2 – ESTRUTURAS DE MERCADO E CONCORRÊNCIA 2.1 – Concentração industrial: teoria e medidas.

2.2 – A concorrência na teoria econômica. UNIDADE 3 – ECONOMIA DAS ORGANIZAÇÕES 3.1 – A firma.

3.2 – Objetivos das empresas. 3.3 – As multinacionais.

UNIDADE 4 – ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS 4.1 – Teoria dos jogos.

4.2 – Estratégias de inovação.

4.3 – Estratégias de propaganda e marketing. 4.4 – Estratégias de preços.

CIEXXXX – DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO – 60h (4-0) Objetivos: compreender as concepções dinâmicas das diferentes correntes de pensamento, enfatizando as teorias sobre o futuro do capitalismo, discutir algumas estratégias de crescimento, propiciar uma visão geral do processo de desenvolvimento e contribuir para a compreensão do complexo fenômeno do subdesenvolvimento.

Programa

UNIDADE 1 – ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

1.1 – Origem e conceito de desenvolvimento econômico. 1.2 – Indicadores de desenvolvimento econômico. 1.3 – Desenvolvimento e subdesenvolvimento.

UNIDADE 2 – EVOLUÇÃO DAS ABORDAGENS DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

2.1 – Concepções pré-clássicas: mercantilistas e fisiocratas. 2.2 – A macrodinâmica na Escola Clássica: Smith, Ricardo. 2.3 – A lei da queda tendencial da taxa de lucro em Marx. 2.4 – O desenvolvimento na visão de Malthus.

2.5 – A abordagem de Keynes. 2.6 – Modelos de inspiração Keynesiana. 2.6.1 – O modelo de Domar.

2.6.2 – O modelo de Harrod. 2.6.3 – O modelo de Kaldor.

2.7 – Kalecki e o financiamento do desenvolvimento. 2.8 – A teoria do desenvolvimento de Schumpeter.

2.9 – O pensamento da CEPAL: as teses de Prebisch e Singer. 2.10 – Estratégias de desenvolvimento econômico.

2.10.1 – Rosenstein-Rodan e a teoria do "big push". 2.10.2 – Nurkse e o problema da formação de capital. 2.10.3 – Hirschman e a tese do crescimento desequilibrado. 2.10.4 – Lewis e o crescimento com oferta ilimitada de mão-de-obra. 2.11 – Outras abordagens do desenvolvimento.

2.11.1 – As etapas do desenvolvimento segundo Rostow. 2.11.2 – Modelos neoclássicos de crescimento.

2.11.2.1 – O modelo de Meade. 2.11.2.2 – O modelo de Solow.

2.11.2.3 – A teoria de crescimento com progresso técnico endógeno. CIEXXXX – ECONOMETRIA – 60h (2-2)

Objetivos: avaliar e corrigir problemas de relaxamento de hipóteses do modelo linear clássico. Compreender e utilizar de variáveis dummies e defasadas. Identificar e estimar modelos de equações simultâneas. Analisar séries temporais.

Programa

UNIDADE 1 – RELAXAMENTO DE HIPÓTESES DO MODELO CLÁSSICO 1.1 – Multicolinearidade.

1.2 – Heteroscedasticidade. 1.3 – Autocorrelação. 1.4 – Erros de especificação.

UNIDADE 2 – TÓPICOS EM ECONOMETRIA 2.1 – Variáveis dummies.

2.2 – Modelos auto-regressivos e de defasagem distribuída. UNIDADE 3 – SISTEMAS DE EQUAÇÕES SIMULTÂNEAS 3.1 – Modelos de equações simultâneas.

3.2 – O problema da identificação. 3.3 – Métodos de equações simultâneas. UNIDADE 4 – SÉRIES TEMPORAIS 4.1 – Processo estacionário estocástico. 4.2 – Testes de estacionariedade. 4.3 – Co-integração.

(7)

CIEXXXX – ECONOMIA BRASILEIRA – 60h (4-0)

Objetivos: analisar os grandes temas econômicos contemporâneos que afetam direta ou indiretamente o desenvolvimento da economia brasileira.

Programa

UNIDADE 1 – A ESTAGNAÇÃO E AS BASES DA RECUPERAÇÃO (1962/1967)

1.1 - Os problemas nacionais na primeira fase da crise 1.2 - O golpe militar e a segunda fase da crise

UNIDADE 2 – O AUGE DO CRESCIMENTO: O "MILAGRE ECONÔMICO" 2.1 – A fase preparatória.

2.2 – O Desempenho econômico.

2.3 – Os desequilíbrios e o final do ciclo expansivo.

UNIDADE 3 – A SEGUNDA METADE DOS ANOS 70: AJUSTAMENTO VERSUS CRESCIMENTO

3.1 – A estratégia de 1974.

3.2 – O II PND e os limites do padrão de acumulação. 3.3 – O 2º choque do petróleo e a crise da dívida externa. UNIDADE 4 – A CRISE DO INÍCIO DOS ANOS 80

4.1 – O fracasso da velha ordem e a nova dinâmica internacional. 4.2 – Dívida externa, déficits orçamentários e inflação.

UNIDADE 5 – O RETORNO DO CRESCIMENTO (1984) E OS PLANOS DE ESTABILIZAÇÃO

5.1 – Conseqüências do crescimento baseado na exportações. 5.2 – A experiência heterodoxa: o "Plano Cruzado".

5.3 – Inflação inercial e teorias sobre inflação.

UNIDADE 6 – ANOS 90: DA HIPERINFLAÇÃO À ESTABILIZAÇÃO DOS PREÇOS

6.1 – O alinhamento neoliberal: privatização e abertura do mercado. 6.2 – Rumo ao fim da inflação: da fase preparação ao início do "Plano Real". 6.3 – Problemas para a sustentação do "Plano Real": desemprego, juros altos e

endividamento público.

CIEXXXX – TEORIA MACROECONÔMICA II – 60h (4-0)

Objetivos: Compreender e analisar tópicos da macroeconomia moderna e seus aspectos de política monetária e fiscal.

Programa

UNIDADE 1 – TÓPICOS EM MACROECONOMIA

1.1 - Escolhas intertemporais: consumo, investimento e governo. 1.2 – Produto, inflação e desemprego: as visões monetarista e keynesiana. 1.3 – A Economia Novo-Clássica e o ciclo real de negócios.

1.4 – A Economia Novo-Keynesiana e a rigidez de preços. UNIDADE 2 – POLÍTICA MONETÁRIA

2.1 – Regras e discrição.

2.2 – O sistema de metas de inflação. UNIDADE 3 – POLÍTICA FISCAL 3.1 – Restrição orçamentária do governo. 3.2 – Dívida pública e indexação. 3.3 – Tributação ótima.

6º SEMESTRE DO DIURNO E 8º DO NOTURNO

CIE1019 – TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA – 60h (4-0) Objetivos: Conhecer as etapas de uma pesquisa econômica. Programa

UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO À PESQUISA ECONÔMICA 1.1 – Conceito.

1.2 – Finalidade da pesquisa. 1.3 – Níveis de pesquisa.

1.4 – Campos da pesquisa econômica. 1.5 – Tipos de pesquisa econômica. 1.6 – Dificuldades da pesquisa econômica. UNIDADE 2 – OBJETO E MÉTODO DA ECONOMIA 2.1 – Objeto de estudo da economia.

2.2 – Métodos da economia. 2.2.1 – Métodos de abordagem. 2.2.2 – Métodos auxiliares. UNIDADE 3 – TIPOS DE PESQUISA 3.1 – Pesquisa bibliográfica. 3.2 – Pesquisa documental. 3.3 – Questionário. 3.4 – Formulário. 3.5 – Entrevista.

UNIDADE 4 - O PROCESSO DE PESQUISA 4.1 – A monografia.

4.2 – Fases de uma pesquisa econômica. 4.2.1 – Preparação da pesquisa. 4.2.2 – Proposta de pesquisa. 4.2.3 – Execução da pesquisa. 4.2.4 – Relatório final de pesquisa.

UNIDADE 5 - RELATÓRIO DE PESQUISA 5.1 – Seção preliminar.

5.2 – Corpo do relatório. 5.3 – Seção de referências.

7º SEMESTRE DO DIURNO E 9º DO NOTURNO

CIEXXXX – MONOGRAFIA I – 120h (0-8)

Objetivos Elaborar projeto de monografia em economia. Programa

UNIDADE 1 - DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE MONOGRAFIA 1.1 – Tema.

1.2 – Definição do problema. 1.3 – Justificativa.

1.4 – Objetivos geral e específicos. 1.5 – Definição de termos. 1.6 – Marco teórico. 1.7 – Revisão bibliográfica. 1.8 – Hipóteses. 1.9 – Variáveis. 1.10 – Metodologia. 1.11 – Orçamento. 1.12 – Cronograma.

1.13 – Bibliografia (Normas da ABNT). 1.14 – Referências Bibliográficas.

8º SEMESTRE DO DIURNO E 10º DO NOTURNO

CIEXXXX – MONOGRAFIA II – 300h (0-20)

Objetivos: Desenvolver uma monografia em economia. Programa

UNIDADE 1 – DESENVOLVIMENTO DE UMA MONOGRAFIA EM ECONOMIA 1.1 – Revisão de literatura. 1.1.1 – Fontes de informação. 1.1.2 – Busca de conhecimentos. 1.2 – Levantamento de dados. 1.2.1 – Métodos. 1.2.2 – Medidas. 1.3 – Interpretação e análise. 1.3.1 – Tabulação. 1.3.2 – Análise estatística. 1.4 – Redação. 1.4.1 – Escrito científico. 1.4.2 – Redação. 1.5 – Revisão. 1.5.1 – Coerência científica. 1.5.2 – Modificações.

1.6 – Elaboração de uma monografia. 1.6.1 – Conteúdo da monografia. 1.6.2 – Estilo.

1.7 – Análise crítica do estudo econômico. 1.7.1 – Apresentação.

1.7.2 – Debate.

NORMAS DE MONOGRAFIA CONSIDERAÇÕES GERAIS

Por monografia de graduação entende-se a elaboração de um relatório formal resultado de uma investigação científica. A relevância, para as Ciências Econômicas, da exigência de uma monografia como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), está no fato de tratar-se da realização de um trabalho de pesquisa, em que o acadêmico tem como finalidade utilizar instrumentais metodológicos que aprendeu durante o curso para estabelecer relações entre variáveis, no intuito de dar explicação sobre fatos econômicos e obter um conhecimento mais aprofundado em uma determinada área das Ciências Econômicas. A monografia consiste num processo de aprimoramento da capacidade de análise e, principalmente, do desenvolvimento de habilidades científicas relativas à argumentação. Neste sentido, entende-se que a monografia de graduação cumpre um papel fundamental no desfecho da formação do graduando em ciências econômicas. O relatório final deverá adotar a seguinte estrutura, em se tratando dos elementos textuais, sob a forma de seções e subseções: introdução; desenvolvimento (com, pelo menos, as seguintes seções: 1) referencial teórico e/ou revisão bibliográfica; 2) descrição e análise do objeto de estudo) e conclusão. A monografia deverá ter o seguinte formato: baseada nas normas da ABNT, contendo entre 25 e 50 páginas de elementos textuais. A elaboração da monografia de graduação compreende um processo de pesquisa que se iniciará na disciplina de Técnicas de Pesquisa em Economia, e será desenvolvido nas disciplinas de Monografia I e II. Essas disciplinas serão oferecidas pelo Departamento de Ciências Econômicas da UFSM. A disciplina Monografia I trata da elaboração individual de um projeto de pesquisa voltado para o estudo de um fato econômico, utilizando o referencial proporcionado pela teoria econômica e pelos instrumentais histórico e quantitativos. Este projeto será desenvolvido durante a integralização da disciplina Monografia II, ou seja, a elaboração de um trabalho de graduação, individual, constituído de uma monografia. Para acesso à disciplina Monografia I, o aluno deverá ter vencido a disciplina de Técnicas de Pesquisa em Economia e, no caso da Monografia II o aluno deverá ter vencido, obrigatoriamente, a disciplina de Monografia I. O projeto de monografia e a monografia seguirão formas de apresentação baseada nas normas da ABNT. Não será permitido dispensa de pré-requisito para nenhuma destas disciplinas.

DA COMISSÃO DE MONOGRAFIA

Dada a importância do trabalho de monografia, haverá uma Comissão de Monografia, composta pelo Coordenador do Curso, pelo professor da disciplina de Técnicas de Pesquisa e por um terceiro membro designado pelo Chefe do Depto de Ciências Econômicas, cujos mandatos estão vinculados ao mandato do coordenador do Curso, podendo haver recondução ou substituição dos mesmos conforme for necessário. Tal Comissão tem por finalidade coordenar a execução do trabalho de monografia, através da indicação de bancas examinadoras para homologação pelo Chefe do Departamento

(8)

de Ciências Econômicas, da elaboração do cronograma das disciplinas Monografia I e II e do preenchimento dos Diários de Classe. A Comissão de Monografia poderá propor encaminhamentos relativos às disciplinas de Técnicas de Pesquisa em Economia, Monografia I e Monografia II, tais como as alterações nas normas vigentes. Caberá à essa Comissão a indicação do(s) melhor(es) trabalhos de monografia, para conferir o(s) destaque(s) do semestre.

DISCIPLINA DE TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA (TPE)

A disciplina de TPE será ministrada num regime de 60 horas/aula, assim dividida: 30 horas/aula para que seja ministrado o conteúdo da disciplina e 30 horas/aula destinadas à elaboração de um pré-projeto de monografia, o que exigirá a definição do futuro orientador da monografia, mediante preenchimento do formulário de aceite de orientação entregue juntamente com o pré-projeto ao professor de TPE.

ORIENTAÇÃO/SUPERVISÃO ÀS ATIVIDADES ACADÊMICAS

A orientação individual das atividades acadêmicas referentes às disciplinas de Monografia I e Monografia II será realizada por professores vinculados ao Departamento de Ciências Econômicas, sendo de 2 horas/aula semanais por aluno, não podendo ocorrer coincidência com o horário das demais disciplinas em que o aluno estiver matriculado. O número máximo de vagas para novos orientandos será calculado pela divisão do número total anual de alunos ingressantes no curso, 80(oitenta), dividido pelo número de professores orientadores de monografia (arredondado para mais). Desse resultado cada professor disporá de um número de vagas deduzindo o número de orientandos já designados em Monografia I e II em semestres anteriores. Essa dedução não incluirá os alunos em situação 6 (incompleto). O cálculo e a divulgação de vagas será realizada pela Comissão de Monografia. A escolha do orientador por parte do aluno, deverá levar em contas sua preferência pela área(s) e linha(s) de pesquisa do professor, amplamente divulgadas no meio acadêmico. Caberá ao aluno procurar o professor até o final do semestre letivo anterior à matrícula em Monografia I e solicitar a orientação. O aluno deverá entregar para a Comissão de Monografia, via Coordenação do Curso, o formulário de solicitação assinado pelo professor que aceitou realizar a orientação. Se ao final desse processo algum aluno continuar sem orientação, o mesmo será encaminhado pela Comissão de Monografia para o Chefe do Departamento de Ciências Econômicas que procederá a designação da orientação.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES E ESTRUTURA DAS MONOGRAFIAS Cronograma e estrutura da disciplina Monografia I

a) Entrega do pré-projeto de monografia: o pré-projeto de monografia deverá ser entregue ao respectivo orientador na primeira semana letiva, após a realização da matrícula em Monografia I.

b) Entrega da versão preliminar: a versão preliminar do projeto de monografia deverá conter, no mínimo, título, tema, definição do problema, justificativa, objetivos geral e específicos, revisão bibliográfica, metodologia e referências bibliográficas. O texto deverá ser apresentado em 3 vias. A entrega desta versão é obrigatória e deverá ocorrer até a décima semana letiva do semestre em curso.

c) Análise e parecer da versão preliminar: na semana seguinte à entrega da versão preliminar, ocorrerá a leitura, a análise e as sugestões pertinentes ao conteúdo e forma, pela comissão examinadora, formada por 3 professores, incluindo o orientador, a ser designada pelo Chefe do Departamento de Ciências Econômicas. Ao aluno fica assegurado o direito de solicitar a Comissão de Monografias, através de requerimento fundamentado, a substituição de integrante da comissão examinadora até 48 horas após a divulgação da mesma, excetuando-se, nesse caso, o orientador, membro nato da comissão examinadora. O parecer referente à primeira versão deve ser por escrito, num prazo máximo de uma semana após a distribuição dos projetos.

d) Entrega da versão definitiva: a versão definitiva do projeto de monografia deverá ser entregue em 3 vias, até o último dia fixado no calendário da UFSM para o término do semestre letivo. Além das partes que compõem a versão preliminar, outras podem ser acrescidas ao projeto de monografia, a critério do orientador. Esta versão deverá ter entre oito e quinze páginas de elementos textuais, divididas em seções.

Cronograma e estrutura da disciplina Monografia II

a) Entrega da primeira versão da monografia: a primeira versão da monografia de graduação, com o aval por escrito do orientador, deverá ser entregue à Coordenação do Curso de Ciências Econômicas até cinco semanas antes do prazo fixado no calendário da UFSM para o término do semestre letivo. Esta versão terá que ser completa e a entrega deverá ser em três vias.

b) Análise e parecer da primeira versão: na semana seguinte à entrega da primeira versão, serão distribuídas as monografias aos membros da comissão examinadora, os quais terão um prazo máximo de dez dias consecutivos para fazer a análise e emitir parecer por escrito. Os itens de análise devem respeitar a estrutura presente na Ficha de Avaliação (Anexo II).

c) Entrega da versão definitiva da monografia: a versão definitiva da monografia deverá ser entregue em quatro vias, na Coordenação do Curso de Ciências Econômicas, até o último dia fixado no calendário da UFSM para o término do semestre letivo. Quando da entrega, a versão definitiva deverá vir apensada do "apto para defesa", subscrito pelo orientador (formulário disponível na Secretaria do Curso). Caso os outros dois membros da comissão examinadora entendam que a monografia não reúne condições suficientes para a defesa, devem comunicar à Chefia do Depto até doze horas antes, para que a mesma seja suspensa e o aluno seja enquadrado na situação 6(incompleto).

d) A defesa de monografia: após o prazo de leitura realizar-se-á a defesa oral do trabalho, em solenidade pública, perante a comissão examinadora. O tempo de apresentação deverá ser de até 20 minutos, prorrogáveis a critério da comissão examinadora, a qual deverá ser formada por três membros, dos quais pelo menos dois professores do Departamento de Ciências Econômicas da UFSM.

FREQÜÊNCIA EXIGIDA

A freqüência mínima exigida será regimental, ou seja, a de 75% às correspondentes à orientação direta. O controle correspondente à carga horária da disciplina, desenvolvida sem supervisão docente direta, será feito com base na execução das tarefas atribuídas ao aluno pelo professor orientador.

VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ACADÊMICO Verificação do rendimento na disciplina Monografia I

A verificação do rendimento acadêmico far-se-á através da avaliação da versão definitiva do Projeto de Monografia. Será resultado de uma média das notas atribuídas pelos três professores designados pelo Departamento de Ciências Econômicas, onde se inclui o professor orientador. O sistema de verificação do rendimento acadêmico será constituído de uma única avaliação. Nesta avaliação cada professor levará em consideração os seguintes pesos: 30% para aspectos formais e estruturais, e 70% para conteúdo. Será considerado

aprovado na disciplina, cumpridos os requisitos de freqüência mínima exigidos, o aluno que obtiver na avaliação final nota igual ou superior a 6 (seis). Não haverá exame de recuperação, isto é, o aluno que não obtiver nota igual ou superior a 6 (seis), cursará novamente a disciplina. A avaliação deverá ser registrada na Ficha de Avaliação (Anexo I), que, posteriormente, será entregue na Secretaria do Curso juntamente com o exemplar do Projeto.

Verificação de rendimento na disciplina Monografia II

A verificação do rendimento acadêmico far-se-á através de duas etapas:

a) Avaliação da primeira versão: é o resultado da média aritmética das notas da comissão examinadora. Essa etapa tem como peso 20% da Avaliação Final. As notas atribuídas deverão ser encaminhadas, via Coordenação do Curso, por parte de cada membro da comissão examinadora para a Comissão de Monografia para cálculo da média e para registro.

b) Avaliação da versão definitiva da Monografia: é resultado de uma média das notas atribuídas pela comissão examinadora. Essa etapa tem como peso 80% da Avaliação Final. Nesta etapa, cada professor levará em consideração os seguintes pesos: 25% para a apresentação e defesa, e 75% para conteúdo. A avaliação deverá ser individual e registrada na Ficha de Avaliação (Anexo II), que será entregue, após a defesa, ao Orientador para proceder o definição da média das notas da comissão examinadora na Versão Definitiva. A média da versão definitiva será encaminhada, via Coordenação do Curso, para a Comissão de Monografia para registro. Será considerado aprovado na disciplina, cumpridos os requisitos de freqüência mínima exigidos, o aluno que obtiver na Avaliação Final nota igual ou superior a 6 (seis). Não haverá exame de recuperação, isto é, o aluno que não obtiver nota igual ou superior a 6 (seis), cursará novamente a disciplina. Após a aprovação a Coordenação do Curso de Ciências Econômicas encaminhará a quarta cópia do trabalho para a Comissão de Monografia que indicará o(s) melhor(es) trabalho(s) do semestre. Efetuada a escolha, a quarta cópia irá para arquivo. CASOS OMISSOS

Os casos não previstos nas presentes normas serão encaminhados pela Comissão de Monografia e resolvidos pelo Colegiado do Curso de Ciências Econômicas. ANEXO I Disciplina: Monografia I Nome do aluno:... Título do trabalho:... ... FICHA DE AVALIAÇÃO

Itens a serem avaliados máxima por ítemPontuação Pontuação obtida

I- Apresentação (peso 30%)

Aspectos formais 5,0

Estrutura (conexão entre as partes) 5,0

Total de pontos 10,0 II – Conteúdo (peso 70%) Delimitação do tema 1,5 Definição do problema 2,0 Justificativa 1,5 Objetivos 1,5 Revisão bibliográfica e/ou marco teórico 2,0

Metodologia 1,5

Total de pontos 10,0

TOTAL GERAL (média) 10,0

Obs.: As demais partes que constam ou poderiam constar do projeto, tais como: hipótese, definição de termos e de variáveis, orçamento, cronograma, referências bibliográficas, devem ser avaliadas junto com a Estrutura.

Data:... Assinatura do examinador:... ANEXO II Disciplina: Monografia II Nome do aluno:... Título do trabalho:... ... FICHA DE AVALIAÇÃO

Itens a serem avaliados máxima por ítemPontuação Pontuação obtida

I- Apresentação/defesa (peso 25%) Introdução 1,5 Desenvolvimento 3,0 Conclusão 2,0 Defesa/argumentação 3,5 Total de pontos 10,0 II – Conteúdo (peso 75%) INTRODUÇÃO

Visão de conjunto e estrutura do trabalho 2,0 DESENVOLVIMENTO

Marco teórico e/ou revisão bibliográfica Metodologia Desenvolvimento lógico Objetividade e clareza 2,0 2,0 1,5 1,0 CONCLUSÃO 1,5 Total de pontos 10,0

TOTAL GERAL (média) 10,0 Data:...

Referências

Documentos relacionados

Apesar da melhora de desempenho nas compras dos setores pesquisados, os instrumentos de pesquisa utilizados permitiram verificar que na Universidade Federal de

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas

Ainda considerando a procedência dessas crianças, notou-se também que aquelas oriundas de instituição pública e com diagnóstico nutricional de obesidade ou sobrepeso

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,