• Nenhum resultado encontrado

Gincana cultural de Capela de Santana 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Gincana cultural de Capela de Santana 2018"

Copied!
39
0
0

Texto

(1)

Gincana cultural de Capela de Santana

2018

(2)

O título da tarefa faz referência a pagina da transparência no site da prefeitura onde encontramos os prestadores de serviço. Basta encontrar as empresas citadas e contar o número indicado em seu CNPJ, o número resultante contar na cidade da mesma.

(3)

O título faz referência ao programa “No Limite” dando a dica para as letras na tarefa. Tais letras são a letra inicial e final de cada nome das cidades que fazem limite com a cidade de Capela de Santana. Para se chegar a resposta, basta somar a letra final com a letra inicial do objeto e contar no nome da cidade.

Ex.: Calculadora = C+A = 4. PO = Portão. 4 em Portão = T...

(4)

Utilizando o número de cada candidato eleito na cidade e operando com o número indicado na tarefa, chegamos em numerações que se referem a leis municipais. Basta contar o numeral indicado na parte superior de cada foto na descrição desta lei, ordenar do candidato mais votado ao menos votado.

(5)

Abrindo a tarefa em um editor de imagens e alterando o nível de brilho da imagem, podemos observar a dica: “utilizar a segunda família daquela onde a avó de Jesus também é padroeira”. Sant’ Anna é padroeira da Casa da Moeda, portanto para se chegar a resposta devemos utilizar a moeda indicada pelo valor nos números acima e na figura utilizada no reverso de cada moeda.

Ex.: Moeda de 50 centavos tem em seu reverso “Barão do Rio Branco”, contando 1 = B.

(6)

A frase na tarefa nos leva até a prefeitura, onde deve ser utilizado o número de telefone da mesma ao lado de cada tabela para contagem. Contando cada número por linha, nas duas tabelas teremos uma combinação de 2 números. Esta combinação deve ser utilizada num teclado 3x4, onde a referência vem do título, pois em 1912 houve a instalação do primeiro telefone em Capela de Santana. O resultado deste passo é a palavra “QUATORZE”. Para se chegar a resposta basta contar de 14 em 14 e somar as resultantes de cada quadro.

(7)

O título faz referência ao livro “Pintando o 7” de Carlos Migliorin. Deve-se utilizar o display dos sete segmentos para montar 24 relógios digitais com as letras a frente de cada bandeira. Depois de montados, deveriam ser separados por continente, ficando com 6 países por continente e colocados em ordem alfabética. Depois de organizados, basta pintar o horário digital no relógio analógico correspondente, formando a resposta.

Ex.: ANGOLA (ÁFRICA) - “ABCDEF - ACDEFG – ABCDG – ABCDEF – ABCDG - ABCDEF” = 06:30:30

(8)

Na imagem está Guilherme IV da Baviera, para descobrir a primeira parte basta contar as letras de CAPELADESANTANA por linha e na letra resultante deslocar -4, para se chegar a frase: LEI DA PUREZA PTBR. Encontrando o texto da Lei da pureza, escrita por Guilherme IV em 1516, na versão em português deve-se utilizar a primeira letra de cada frase, deslocando os números indicado na tarefa para se chegar a EISENBAHN. Entrando no site da cerveja, basta contar o numeral informado na tarefa, no modelo de cerveja indicado pelo texto e ordenar pela cor do rótulo.

(9)

O título da charada indica a série MR.ROBOT. Para resolver este passo, basta procurar a série no Wikipédia e verificar que todos os episódios terminam com um formato, portanto o formato indica o episódio para contagem. O segundo passo, é entender o símbolo em cada formato, que indica a contagem no diretor ou escritor do episódio. Com isso, deve-se resolver o enigma em VIRGENERE e identificar a dica da frase ''VOCEQUERDESTRUIRQUEM''. Baseado na série indica que o intuito do Elliot (personagem principal) é destruir a EVILCORP, empresa 'vilâ'' na série. Contando as letras de EVILCORP na tabela, temos a contagem no nome do diretor ou escritor do episódio indicado.

Ex: flv – Diretor: samesmail – contando 3 retirado da tabela = M.

(10)

O quarto livro de Moisés se chama “Números”, livro da Bíblia que deve ser utilizado para resolução da tarefa. A ligação deve ser feita com a série Numb3rs, indicada no título e na imagem da tarefa através de seu protagonista. Para se chegar a resposta do enigma basta buscar pela palavra indicada no livro Números, dentro do capitulo indicado pelos números romanos e verificar qual o número de seu versículo. Este deve ser contado no capitulo (ou episódio) correspondente na série Numb3rs.

Ex.: ZEBULOM está no capitulo 2, versículo 7. Contando 7 no episódio 2 da série “Uncertainty Principle" = A

(11)

A tarefa faz referência ao jogo de enigmas do site decifra-me.com. Para solucionar a charada, basta verificar a etapa que tem a resposta escrita e contar seu valor no respectivo artista indicado.

Ex.: octodecagono é a resposta do enigma da fase 7, contando este valor em Gisele Caroline Bündchen = “C”

(12)

Para resolução desta tarefa o passo inicial era verificar que na cidade dos times indicados com as camisetas, existem tanto o time de futebol americano quanto o de futebol. Com a pesquisa em mãos, basta contar o valor das pontuações de futebol americano no jogador do mesmo esporte e a letra resultante contar no jogador do time de futebol de mesmo número da camiseta, chegando assim na resposta.

Ex.: TD = Touchdown, tem o valor de 6 pontos. Contando 6 no camisa 15 do Atlanta Falcons (Devin Gray) = G, contando 7 (G) no camisa 15 do Atlanta United FC (Hector Villalba) = V.

(13)

A tarefa faz referência ao seriado de TV “Jackie Chan”, onde cada animal representa um talismã. Para se chegar a resposta, basta contar o nome do animal no poder do talismã e deslocar o número conforme indicação da cor, vermelho para trás e azul para frente.

Ex.: “GALO” tem 4 letras, contando em “LEVITAÇÃO” = I, deslocando 6 para trás = C

(14)

A frase na tarefa deve ser decifrada com a chave “PROWL, resultando em “a sorte caminha com você”. A frase, juntamente com a caixa na tarefa, leva à Mega Sena. Cada capa de jornal remete a um ano que deve ser utilizado para pesquisar os jogos da Mega. Sendo assim, basta pegar a dezena por ordem (1ª do 1º jogo, 2ª do 2º jogo…) somar os dígitos e contar no animal abaixo.

Ex.: 1979, indicado pela capa com a notícia do tri campeonato do Internacional, a 1ª dezena do sorteio 1979 foi 22. 2+2 = 4 em GAMBA = B...

(15)

Na imagem são 12 bandas ou músicos que possuem uma canção com o nome de um dos meses do ano. O título faz referência ao jogo “Batalha naval”, dando a dica para utilização de coordenadas para se chegar a resposta deste enigma. Para formar a coordenada basta procurar a data indicada na tarefa no respectivo mês e utilizar a coluna (dia da semana) como estrofe, a linha como linha da estrofe na música e a data como contagem.

Ex.: Esteban – música “Janeiro”. Dia 15 de Janeiro está na 3ª linha, 2ª coluna – contando 15 na 3ª linha da 2ª estrofe da música temos a letra “S”

(16)

Identificando a imagem do pensador a esquerda, chegamos em Augusto. Contando as letras de seu nome na tabela, vamos identificar as letras ''kphvfnl'', e utilizando o código Augusto, chegamos na frase ''JOGUEMK''. Com a dica da tabela de cima, vamos ao jogo de RPG Mortal Kombat, e com os anagramas, identificamos as duas categorias, weapons e raça. Com as categorias, basta identificar as classes de cada categoria e contar a posição e número, respectivamente e colocar na ordem de cores.

(17)

O título faz referência a cidades que, assim como a cidade da gincana, possuem “Capela” no nome e possuem o mesmo número de letras que cada linha na tarefa. Utilizando as cidades para decifrar o Vigenere, chegamos a frase: “PARA ESTA CHARADA SOLUCIONAR OS CÓDIGOS IBGE VOCÊ VAI NECESSITAR”. Depois de preencher o quadro com os códigos IBGE das cidades, basta utilizar a posição + letra destacada dos objetos na tarefa como coordenada para buscar os números do código IBGE e chegar a resposta.

Ex.: Bola = B1, na tabela deve se pegar o número na 2ª coluna, 1ª linha = 3...

(18)

Na tarefa temos a imagem de um feed de Instagram, a mesma possui no espaço do user 11 caracteres a serem preenchidos e, mais abaixo, está linkado o instagram @rb.crosshairs.ts. Neste perfil, temos 11 tabelas coloridas. Na bio temos o site da organizadora e no storie havia uma parte do trailer de um filme, no qual mostra a seguinte frase: "Uma de carne e osso, uma de metal". Com base nesta informação, deve-se chegar à página no site da organizadora onde fala sobre os Autobots. Ordenando as tabelas por cor e marcando as letras correspondentes ao respectivo "dono" no site, por ordem e como é dito no storie, ir alternando entre "carne e osso" e "metal" obtendo letras desenhadas.

Ex.: Tabela amarela: Carne e osso = ANALU ROCHA – Pintando na tabela = L

Tabela azul: Metal = GRIMLOCK – Pintando na tabela = V

Tabela branca: Carne e osso = CARLOS CEZIMBRA – Pintando na tabela = D... [1/2]

(19)

Na legenda de cada uma das tabelas, temos a ordem a utilizar as letras encontradas para formar o perfil a ser encontrado na primeira parte da tarefa: “D.MENDELEIEV”.

Entrando no perfil @D.MENDELEIEV temos Dmitri Mendeleev, cujo o mesmo é criador da tabela periódica. As imagens

postadas no feed deste perfil são da série Breaking Bad que possui uma tabela periódica temática que deve ser utilizada para se chegar a resposta.

Começando pela primeira imagem postada no feed, ir andando pela tabela de acordo com o personagem/item referenciado e com a sigla do "elemento" obter a resposta.

Ex.: TUCO - ↑ ← ← ← ← ← ← ↑ ↑ → = BE FLYNN - → ↓ ← ← ← ↑ ← = C

RESPOSTA: BECHER E SERINGA

(20)

As imagens na parte superior da tarefa indicam a LIGA e NAÇÕES. Os caracteres abaixo indicam letras, e ao traduzi-los chegamos nas letras ''txdwruch srqwrv''. Utilizando a cifra de César para decifrar, temos QUATORZEPONTOS. Utilizando a dica dada pela bola Wilson, chegamos aos 14 pontos de Wilson, que ajudou a liga das nações a acabar com a primeira guerra. Agora basta contar o primeiro número de cada operação no ponto indicado pelo segundo número e ordenar por cor.

Ex: 4° letra no 6° ponto = C

(21)

Identificando os personagens e os políticos indicados, temos a dica do título ''cada um tem o seu'', que mostra que cada político tem seu partido. Os códigos na parte direita da imagem, indicam feitiços do jogo LEGO do HP. Identificando os códigos, basta pegarmos os números dos partidos de cada político, somamos os algarismos e contamos no nome do personagem de HP. A resultante contamos no respectivo feitiço e ordenamos por cor.

Ex.: Ciro Gomes (PDT – 12), 1+2 = 3 em Sirius Black = R, 18 em “GLACIUS” = C

(22)

O título é uma ajuda à pesquisa para se chegar na revista CartaCapital. No site da mesma se encontram todas as capas com o número da edição de cada uma. Todas as revistas utilizadas vão das centenas 1 a 3, por cor, para ordenar e o restante do número nos leva ao DDD das ‘Capitais’ a serem utilizadas. Colocando o nome das 3 capitais, teremos 26 letras, criando assim 1 alfabeto por cor, indicado pelo gráfico com o “alfa” e o “beta”. Após criado o alfabeto, basta contar conforme indicado e se chega na resposta.

Ex.: Amarelo tem as capas 179, 285 e 383 que na ordem formariam o alfabeto: ARACAJUFORTALEZAJOAOPESSOA, contando 11 = T...

(23)

Na tarefa temos a imagem de um vídeo de YouTube onde o título está em código morse, cujo a tradução é: “TIM MAIA-BOM SENSO”. A imagem ao lado da tela preta confirma o vídeo de qual canal usar. No local onde indica o tempo do “vídeo” na tarefa há um deslocamento a ser feito no tempo total para se chegar ao resultando “4:54”, momento em que se houve a frase “Não perca tempo, leia o livro “Universo em desencanto””. Seguindo o título, pegar o 1° volume do livro. Na parte de baixo da tarefa temos uma chave e algumas letras. Usar a frase abaixo da chave que há na capa do livro como cifra de vigenere, obtendo, assim, a contagem a ser feita nos capitulos indicados pelas letras maiúsculas.

Ex: “adecimadoASDMESDS”, deve-se contar 10 no texto do capítulo “A SABEDORIA DO MUNDO É SÓ DE SOFREDORES” = B

(24)

A referência do fundo da tarefa nos leva ao BITCOIN, junto com o celular e a arte do Youtube nos leva ao vídeo do Cellbit a respeito de um enigma que o prêmio é 1 Bitcoin. Utilizando as respostas dos enigmas nas linguagens dos países mostrados na tarefa

(25)

O título da tarefa faz uma brincadeira referenciando os vendedores ambulantes e ao mesmo tempo traz o nome do personagem Guri de Uruguaiana. Na parte inferior temos cantores que o Guri produziu paródias de uma música de cada um em seu canal no YouTube. Ligando os vídeos com os produtos pela cor das letras na etiqueta, basta contar o valor da letra trocada no nome do produto “similar” na frase mostrada no tempo indicado pelo valor na etiqueta para se chegar a resposta.

Ex.: Camiseta adAdas, onde o correto seria adIdas. Contando 9 na frase do vídeo “PESADÃO” aos 0:44 min “NEM COBRIU O NEGATIVO” = U

(26)

A charada tem como temática o mapa do MAROTO da franquia Harry Potter. O mapa é comandado na série por frases e as palavras “MALFEITO FEITO” servem para fechar o mapa. Utilizando estas como diretriz para contagem na tabela, basta respeitar as dicas sinalizadas a direita da imagem, onde MAL conta para frente e BEM para trás, ou seja, as letras de FEITO para trás e as de MALFEITO para frente.

Ex.: 13 (M) para frente na primeira linha da tabela = T...

(27)

No tablet da imagem temos uma sequência de Fibonacci, que ao contar nas letras ao lado formam a frase: “USE O VAR”. No site da FIFA, na página sobre o VAR encontramos as figuras indicadas na tarefa e contando os números nos tópicos chegamos a resposta.

(28)

Observando as letras maiúsculas na conversa da tarefa, temos a referência para o código BASE64. Decriptografando o código chegamos a resposta.

RESPOSTA: Apresente-nos um relógio, uma carteira de couro

(29)

As letras embaralhadas são anagramas da letra da música “Hey Al Capone” do cantor Raul Seixas. Ordenando pelo rótulo das cervejas, basta contar os números de acordo com as coordenadas da tarefa para se chegar a resposta.

(30)

A tarefa é baseada no jogo Final Fantasy, onde a cidade de Zozo é conhecida por ser uma cidade com moradores mentirosos. Fazendo um braile falso com as letras de valor par, percebemos que as letras restantes formam a frase: “USE GAMES COMO” e em braile marcado com as letras de valor ímpar temos a palavra: “SENHA”. Ao clicar na imagem dos personagens do jogo, é possível baixar um arquivo executável que com a senha correta apresentava a segunda parte da charada.

Na segunda parte basta identificar os anos escritos em códigos binários e associar as edições do jogo criadas no referido ano. Para se chegar a resposta deve-se contar a edição no nome do personagem apresentado em forma de anagrama no executável.

RESPOSTA: KEFKA PALAZZO

(31)

A imagem da tarefa possuia as dicas para se chegar ao cantor Alfred Newman e ao disco Airport. O título mostra as primeiras letras de cada palavra em letra maiúscula portanto nas músicas indicadas na tarefa se deve pegar a primeira letra de cada palavra para chegar ao código IATA dos aeroportos. Encontramos a resposta operando conforme indicado com as letras do nome do aeroporto e ordenando pelos países de onde estão situados.

Ex.: Música 2 do álbum é “Airport Love Theme”, ALT é o código IATA do aeroporto de Alenquer. Somando A + E = F...

RESPOSTA: FUZIL

(32)

A tarefa nos leva ao site de uma academia de boxe onde encontramos o homem na imagem que se chama Fernando ZigZag. Utilizando a cifra de zig-zag para ler no texto ao lado, temos a dica “Usem a dezena final”. Utilizando a dezena final do ano de nascimento de cada lutador, temos a resposta em ASCII.

Ex.: O primeiro lutador é Floyd Mayweather, nascido em 1977. Na tabela ASCII o número 77 representa a letra “M”.

RESPOSTA: MUSTANG BARBEARIA

(33)

A dica nos caracteres nos diz para utilizarmos o nome do jogo, que se trata do tradicional jogo de futebol “Winning Eleven”. Para se chegar a resposta da charada, basta contar o número do jogador em seu nome e deslocar 11, para frente ou para trás, de acordo com a cor da equipe em que está.

Ex.: 1 em Zildo = Z, deslocando 11 para trás = O...

RESPOSTA: O ASSASSINO É MISTER BISON

(34)

Os números em cada animal são DDDs de cada estado que servem para nos indicar qual código do CRECI vamos utilizar no passo a seguir. Indo até o site da entidade notamos que cada estado possui um código e este código nos leva a outro animal do jogo do bicho. Para chegar a resposta basta contar o número do bicho indicado pelo desenho no bicho indicado pelo código do CRECI.

Ex.: 91 = Pará, no site do Creci encontramos o código 12 para este estado. 12 no jogo do bicho é o Elefante. Contando 3 (número do Burro) em Elefante = E.

RESPOSTA: ESPADA

(35)

A frase na imagem nos leva aos códigos das operadoras de telefone fixo. Para sabermos qual utilizar, basta pegar a quantidade de letras de cada palavra escrita e separa-las em dezenas. Chegamos na resposta ao contar o valor abaixo no nome da empresa referente ao código.

Ex.: “Estas empresas” = 58 - empresa Voitel, contando 1 = V...

RESPOSTA: VOA TELECOM

(36)

Os números na parte superior da tabela são referentes a tabela periódica e pegando o nome do elemento e contando o valor exponencial, chegamos na música “Tudo ao contrário” da banda Atitude 67. Para se chegar na resposta, basta utilizar as coordenadas da parte inferior da tarefa, ao contrário, na letra da música.

Ex.: 7-4-7 é a 7ª estrofe de baixo para cima, 4ª linha de baixo para cima e contando 7 de trás para frente = D...

RESPOSTA: DR. ROBOTNIK

(37)

A tarefa faz referência ao programa da MTV que é transmitido nas quartas-feiras, chamado “Are you the one – Brasil”. Após organizar os nomes dos participantes por cor e ordem alfabética, basta fazer um binário. Aqueles que encontraram seu par ideal na semana indicada na tarefa utilizamos “1” e aqueles que não, utilizamos “0”.

Ex.: FABIO, GUSTAVO, IAN, LUIS, PAULO = 01101 (M)

RESPOSTA: MACHADO

(38)

Para se chegar a resposta do enigma, começamos ordenando as palavras pelo número antes da pontuação e logo após basta contar a numeração após o ponto na palavra.

Ex.: 1.3 “Teclado”, contando 3 = C

RESPOSTA: CAMARGO IMOVEIS

(39)

Favor enviar para:

Referências

Documentos relacionados

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

No capítulo seguinte será formulado o problema de programação não linear e serão apresentadas as técnicas de penalização para tratar os problemas com restrições gerais

Este questionário é parte integrante da pesquisa que realizo para a dissertação de mestrado profissional a ser defendida no Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

Alteração geométrica no teto a jusante de comporta do sistema de en- chimento e esvaziamento para eclusa de na- vegação: simulação numérica do escoamento e análise das pressões

Um tratamento de câncer infantil em que os cui- dadores são acompanhados pelo serviço de psicologia, pode tornar o tratamento um processo menos ambiva- lente de se vivenciar,