• Nenhum resultado encontrado

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA

UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais

IMPLANTAÇÃO DE MÉTODO PARA CONTROLE DO CONSUMO DE ÁGUA EM CONDOMÍNIOS

Gianfranco Politano

Discente do curso de Engenharia de Produção UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá

gianfrancopolitano@hotmail.com

Juliane Carla Bernardi

Professora do Curso de Engenharia de Produção

UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá

julicbernardi@yahoo.com.br

Este simpósio tem o apoio da Fundação Fernando Eduardo Lee

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de metodologia para implantação de programa para controle de consumo de água em condomínios dando ênfase à manutenção preventiva, preditiva e corretiva. Tem como objetivo principal a economia de água, com a redução de perdas e desperdício, reduzindo o custo total do condomínio aumentando o fluxo de caixa e evitando assim problemas como: falha no abastecimento, contaminação da água, comprometimento de lajes e forros, etc. Tendo em vista que o aumento do consumo de agua é crescente e a escassez beira o inevitável, um controle eficaz e permanente se faz cada vez mais necessário e importante para que todos possam dar sua contribuição, este programa e uma ferramenta que objetiva demonstrar que este monitoramento e controle pode ser feito com o simples monitoramento ajudando assim usuários de condomínios e edifícios.

(2)

Palavras-Chave: Programa de manutenção, desperdícios, economia de água. Área de conhecimento: Exatas.

Summary

This article presents a methodology study for the implementation of a program to control water consumption in condominiums, with emphasis on preventive, predictive and corrective maintenance. Its main objective is to save water, reducing losses and waste, reducing the total cost of the condominium, increasing the cash flow and avoiding problems such as: lack of water supply, contamination of water, slabs and linings, etc. Given that increasing water consumption is increasing and scarcity is inevitable, effective and permanent control is becoming increasingly necessary and important for all to make their contribution, this program is a tool that aims to demonstrate that this Monitoring and control can be done with simple monitoring thus helping users of condominiums and buildings.

Keywords: schedule maintenance, waste, water economy.

Field of knowledge: Exact.

Seção 1 - Curso de Engenharia de Produção - Meio Ambiente. Apresentação: Pôster

1 - Introdução

O programa para controle de consumo de água em condomínios tem como sua principal função minimizar custos e eliminar perdas e desperdícios, reduzindo de forma financeira o custo total do condomínio, aumentando assim o fluxo de caixa para investimentos em outros pontos do condomínio. Este programa, se bem aplicado, é uma ferramenta poderosa para, em curto prazo, reduzir custos, garantindo assim excelentes resultados para o condomínio.

Segundo Michel Jarraud, presidente da UN-Water e secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, já existe um consenso internacional de que água e saneamento são essenciais para que muitos dos objetivos de desenvolvimento do milênio sejam atingidos. Eles estão indissoluvelmente ligados a questões como

(3)

mudança climática, agricultura, segurança alimentar, saúde, energia, equidade, questão de gênero e educação. “Agora, devemos olhar para a frente, com vistas à mensurabilidade, ao monitoramento e à implementação” diz Michel Jarraud.

Com o crescente aumento do consumo de água e com a escassez, tendo em vista que o ser humano não vive sem água, e que são usados parâmetros de consumo que, na média, tem variação de 200 litros/pessoa/dia que é o dimensionamento utilizado para edifícios residências multifamiliares (segundo a NBR 5626, Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT), este programa visa combater de forma clara a perda e o desperdício de água promovendo sustentabilidade ambiental envolvendo usuários destes condomínios.

2 - Objetivo:

Este trabalho tem como objetivo criar um programa que descreva, analise e monitore o consumo de água em condomínios e edifícios, relacionando-os com a manutenção e a origem das anomalias em sistemas hidráulicos prediais, possibilitando demonstrar que o monitoramento é importante para o controle do desperdício e perda de água, e que pode gerar economia para reversão de valores dentro dos gastos do condomínio.

2.1 - Objetivos específicos:

Identificar a necessidade da manutenção e do monitoramento e controle do consumo de água em condomínios e edifícios, para melhoria da qualidade e economia no total gasto pelo condomínio para rateio entre os usuários descrevendo as anomalias que mais afligem estes sistemas.

3 - Justificativa:

Quando o assunto é perda de água tratada, o Brasil ocupa a 20ª posição em um ranking com 43 países. O Brasil perde 39% de sua água tratada em casos como vazamentos e ligações clandestinas.

Tendo em vista que os vazamentos visíveis ou invisíveis de água são os maiores problemas que afligem os usuários de prédios e residências, estes danificam até mesmo estruturas e, neste caso, se faz necessário um monitoramento, controle e manutenção

(4)

freqüente. A eficiência em condomínios e edifícios é sempre estabelecida por um conjunto de ações que tem como objetivo o aperfeiçoamento do uso da água, resguardando usuários para que no futuro não tenham falta de água.

Nesse sentido podemos citar medidas simples, como não desperdiçar água lavando calçadas, ou utilizar torneiras que fecham automaticamente. Com isto podemos citar que é muito importante que se usem ferramentas para uma auditoria (Raio-X) completa com apontamento de vazamentos, futuras intervenções para manutenção e correção dos sistemas hidráulicos.

4 - Revisão bibliográfica

4.1 - Auditoria do consumo de água:

Esta etapa do programa mostra como é feita a utilização do sistema, através de levantamento das contas de água dos últimos 12 meses de consumo, conhecimento das características físicas e funcionais dos equipamentos hidrossanitários, do sistema hidráulico e das atividades feitas com o uso da água nos condomínios.

Segundo OLIVEIRA (1999), como forma de evitar avaliações enganosas, é proposto que seja elaborado o levantamento do indicador de consumo – IC, que é a relação entre o volume de água consumido em determinado período e o número de agentes consumidores desse mesmo período, denominado período histórico. O agente consumidor é a variável mais representativa do consumo de água do sistema.

4.2 - Diagnóstico preliminar do consumo:

Possibilita que seja feita uma análise do consumo de água antes do levantamento, usando os indicadores levantados junto à empresa de fornecimento de água nos últimos 12 meses de consumo, tendo como padrão referencial de consumo per capita de 200litros/dia/pessoa, pode-se estimar a diferença entre o indicador de consumo previsto e o indicador de consumo histórico. Utilizando a fórmula a seguir:

Fórmula para cálculo do indicador de consumo:

(5)

CP- Consumo do período/ metros cúbicos AC- Número de agentes consumidores PA- Período de atividades

IC = (CP * 1000) / (AC * PA)

O monitoramento do consumo diário do condomínio é realizado de acordo com a tabela 1, com esta é possível verificar o consumo de água diário, comparando o consumo do dia anterior com o dia atual, com a simples leitura do hidrômetro (medidor de consumo de água):

Tabela 1: Medição de consumo diário de água.

DI A

REGISTRO NO HIDRÔMETRO Dia anterior (A)

REGISTRO NO HIDRÔMETRO

No dia (B)

M3 POR DIA C = (A -B) VALOR ACUMULADO ATÉ A LEITURA Saldo acumulado do mês anterior

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

(6)

26 27 28 29 30 31

Fonte: Tabela fornecida por Gnm Serviços Hidráulicos.

4.3 - Levantamento do edifício:

Para que se possa ter pleno conhecimento e funcionamento dos sistemas hidráulicos do condomínio, é imprescindível que seja feito um levantamento geral, que será detalhado a seguir. A partir deste momento já pode se perceber como é o perfil de consumo dos usuários.

4.4 - Levantamento do sistema hidráulico predial:

O sistema hidráulico predial é um conjunto de tubulações, equipamentos, reservatórios e dispositivos, existentes a partir do ramal predial, destinado ao abastecimento dos pontos de utilização de água do prédio, em quantidade suficiente, mantendo a qualidade da água fornecida pelo sistema de abastecimento, conforme a NBR 5626. Neste levantamento deve ser feita uma vistoria detalhada com confecção de relatório informativo em todos estes pontos detalhados a seguir:

 Tubulação de entrada de água (cavalete) até o reservatório inferior;

 Tubulação que vai do reservatório inferior até o reservatório superior que é feita por bomba, em muitos casos, por conta da altura dos condomínios;

 Tubulação de área externa que abastece jardins, banheiros, torneiras em pontos de estacionamento, que podem ser abastecidas por cavalete de entrada de água, ou caixa de água superior.

 Tubulação de água que sai da caixa superior e abastece unidades inferiores;

(7)

 Nas unidades consumidoras devem ser observadas as tubulações de banheiros, áreas de serviços e cozinhas, detalhando válvulas de descargas, torneiras de pias e tanques, registros e chuveiros.

4.5 - Detecção de vazamento:

No levantamento do sistema hidráulico predial os vazamentos visíveis já foram detectados, mas nesta etapa é feita a detecção de vazamentos não visíveis, por meio de equipamentos eletrônicos de alta sensibilidade que são colocados em contato com paredes, solos e outros locais, para que possa ser feita a escuta do vazamento. Para confirmação destes pontos de vazamento são efetuadas medições para teste de estanqueidade com manômetro de precisão.

4.6 - Levantamento dos procedimentos dos usuários:

Este levantamento deve ser feito com descrição, para não despertar nos usuários qualquer tipo de mudança nos hábitos, podendo assim mascarar os resultados esperados. Neste procedimento devem ser observados lugares como cozinhas, áreas de serviços, banheiros, jardins e áreas comuns do condomínio.

4.7 - Diagnóstico do consumo de água do condomínio:

Nesta etapa são organizadas as informações coletadas na auditoria do consumo, visando principalmente os índices de perda e desperdícios, com volumes estimados de vazamentos e seus pontos mais críticos. Com base neste diagnostico é feita a elaboração do plano de intervenção com as ações necessárias para cada sistema.

4.8 - Plano de intervenção:

Este plano deve ter início nos pontos com piores índices de perdas ou desperdícios, principalmente em vazamentos de grandes impactos. Ao final do plano de intervenção devem ser implementadas ações para monitoramento dos resultados que devem ser avaliados por um período de 30 dias.

Ma nu al do C o n tr o la d o r

(8)

4.9 - Correção de vazamentos:

Esta etapa é uma das mais importantes e que tem um eficiente retorno, pois a correção de vazamento corrige as perdas e deixa de mascarar resultados enganosos, com a instalação de economizadores de água.

4.10 - Adequação do sistema com instalação de economizadores de água:

Esta ação tem como objetivo reduzir o consumo de água mesmo que o usuário não contribua para isto, e deve ser implantada quando o sistema tiver sem perdas. A instalação destes equipamentos deve ser feita por técnico capacitado, mas antes de qualquer intervenção deve ser feita uma avaliação econômica para quantificação e comparação com o nível de consumo.

4.11 - Campanha educativa:

Esta campanha deve ser destinada a usuários e funcionários do condomínio e deve ter caráter informativo, para mudança de hábito contendo os procedimentos adequados para realizar as atividades. Deve descrever o benefício que esta mudança trás no bolso e na sustentabilidade ambiental.

4.12 - Avaliação do impacto de redução do consumo de água:

Esta avaliação pode ser feita a partir do momento que for resolvido algum problema e implementada alguma ação que dê resultado imediato na leitura do hidrômetro; deve-se observar o impacto da redução no decorrer dos próximos meses.

Segundo (OLIVEIRA 1999) na avaliação é fundamental a consideração do indicador de consumo. Caso a análise seja realizada somente através do valor de consumo, corre-se o risco de se obter resultados enganosos; exceto quando o número de agentes consumidores seja o mesmo antes e durante a implantação do programa. O impacto de redução do consumo é calculado conforme a equação:

(9)

IR= Índice de redução

ICAP – Indicador de consumo antes do programa ICDP – Indicador de consumo depois do programa IR= (IACP-ICDP) / (IACP) * 100(%)

5 - Materiais e métodos:

Foram realizadas consultas para se ter informações sobre métodos para estudo de casos. Aplicando-se uma pesquisa descritiva e explicativa, nas consultas efetuadas para o embasamento científico deste trabalho.

5.1 - Materiais:

Para enriquecer o estudo, foram feitas consultas em artigos, trabalhos acadêmicos, relatórios corporativos, publicações de livros e normas técnicas. Foram utilizadas bibliografias especializadas obtidas nas principais fontes de pesquisa disponibilizadas na internet. A estruturação e confecção do trabalho foi montada conforme a normas ABNT e os Manuais de Citação e Referências da UNAERP.

5.2 - Métodos:

Esta pesquisa foi fundamentada para ser utilizada em estudo descritivo e explicativo por meio de estudo de caso, observando, registrando e analisando o processo operacional do consumo de água em condomínios e edifícios. Esse tipo de pesquisa descritiva pode ser entendido como um estudo de casos onde, após a coleta de dados, é realizada uma análise das relações entre as variáveis para uma posterior determinação dos efeitos resultantes em uma empresa, sistema de produção ou produto (Perovano, 2014). A pesquisa explicativa registra fatos, analisa-os, interpreta-os e identifica suas causas. Essa prática visa ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar e definir modelos teóricos, relacionar hipóteses em uma visão mais unitária do universo ou âmbito produtivo em geral e gerar hipóteses ou idéias por força de dedução lógica (Lakatos e Marconi, 2011).

(10)

Além de reduzir o consumo de água, espera-se que ocorram:

 Mudanças no sistema de água fria;

 Mudanças em rotinas principalmente voltadas à manutenção predial;

 Desenvolvimento tecnológico dos equipamentos;

 Despertar para a conservação da água e introdução de fontes alternativas;

 Mudanças comportamentais dos usuários.

Pode-se afirmar que, para a obtenção da redução do consumo, são necessárias alterações em sistemas internos e externos ao condomínio; até o ponto de estas alterações aliarem-se às atividades de pós-implantação, à gestão da demanda e do programa, e serem co-responsáveis pela manutenção e redução dos patamares de consumo.

Quanto ao consumo, seu acompanhamento permite a verificação de queda, tendo a necessidade de usuários estarem alinhados aos esforços para que o programa dê certo. O desenvolvimento tecnológico dentro da implantação do programa é bem conveniente trazendo para usuários novos metodologias de economia de água aliada a novas tecnologias. Mas não podemos deixar de afirmar que a manutenção preventiva, preditiva e corretiva é muito importante para a redução de perdas e desperdícios, que gera economia, economia que gera custo baixo.

7 - Conclusões:

Conforme exposto neste trabalho, o planejamento e implantação do programa e a avaliação de seus resultados devem ser abordadas de forma a identificar todos os fatos que o programa venha a relatar, considerando-se sempre as variáveis envolvidas e como elas interagem. Os pontos aqui levantados são o ponto de partida para os interessados em implantar programas desta natureza, que deve sempre se nortear pelas experiências adversas, mas sem mudar sua realidade local.

Vale frisar que um programa de combate à perda e desperdício faz-se com muito mais que a eliminação de vazamentos e a substituição de equipamentos. Se faz com a implementação constante do programa, fazendo sempre gestão no consumo de água,

(11)

fomentando sempre a mudança de comportamento dos usuários, tornando estes cada vez mais conscientes e proativos; investindo cada vez mais em manutenção, que é o ponto de partida para qualquer tipo de melhoria de qualidade de vida para os usuários em condomínios.

8 - Referências:

BRASIL, Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, Comissão de Estudo de Instalações Prediais de Água Fria NBR 5626, Rio de Janeiro, RJ.

BRASIL, Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, Comissão de Estudo de Hidrantes, Mangotinhos e Acessórios NBR 13714, Rio de Janeiro, RJ.

BOTELHO M. e RIBEIRO G. Instalações hidráulicas prediais, 4ª., Editora Edgard Blucher Ltda., São Paulo, SP., 353 p., 2014.

MACINTYRE A. Manual de Instalações Hidráulicas e Sanitárias, 1ª, Editora LTC integrante do GEN (Grupo Editorial Nacional);

FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.

OLIVEIRA, LÚCIA H. Metodologia para a implantação de programa de uso

racional da água em edifícios. (Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP,

Departamento de Engenharia de Construção Civil, BT/PCC/247)

DECA. Online. Disponível em http://www.deca.com.br Acesso em 03 de julho 2017.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, SECRETARIA DE SANEAMENTO E ENERGIA, SABESP, Manual de gerenciamento para controladores de água, São Paulo, 2009.

CORES DA CASA. Online. Disponível em http://www.coresdacasa.com.br Acesso em 03 de agosto de 2017.

Referências

Documentos relacionados

[05] Quando a água do arroz estiver fervendo, abra a tampa e encaixe a bandeja para legumes na panela

natureza constitutiva negativa, que se destina a desconstituir a coisa julgada nas hipóteses de rescindibilidade previstas em lei. A respeito dessa ação autônoma de impugnação

 Obras completas, José de Almada Negreiros, Imprensa Nacional da Casa da Moeda  A poesia de Fernando Pessoa, Adolfo Casais Monteiro, Imprensa Nacional Casa da Moeda 

Para que a violência contra professores seja minimizada deve haver um esforço conjunto do estado, sociedade, escola com propostas que garantam a motivação dos professores em dar

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) se constituiu a partir de um trabalho conjunto que envolve uma rede de orga- nizações

Na análise conjunta das atividades predominantes da área de estudo, deixou- se de considerar as delimitações das categorias dos produtores, por se constatar que as unidades

No caso das ICE, atribui-se um valor da Figura 2.3 para cada habitação (normalmente apar- tamentos T0, T1, T2, T3, T4 ou T5) e posteriormente aplicam-se os fatores de

o No caso de pagamento de Recesso Remunerado, quando for feito ao fim do estágio, e/ou Renovação de contrato, basta informar a data de desligamento no devido campo que o sistema