• Nenhum resultado encontrado

Projeto de orientação socioeducativo em prol da comunidade do município. de Benjamin Constant/AM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto de orientação socioeducativo em prol da comunidade do município. de Benjamin Constant/AM"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Projeto de orientação socioeducativo em prol da comunidade do município

de Benjamin Constant/AM

Michelle Firmino Guimarães Cláudia dos Santos Lima Flávia Melo da Cunha Jorge Luís Freitas de lima Solano da Silva Guerreiro Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

RESUMO

Este trabalho vem mostrar o resumo do projeto de extensão e interiorização da Universidade Federal do Amazonas na qual tem como tema o projeto de orientação sócio - educativo em prol da comunidade do município de Benjamin Constant/AM. O projeto teve como objetivo geral: Desenvolver atividades de promoção à saúde e à educação através de atendimentos psicológicos, curso de Língua Portuguesa, Espanhol, Relações Humanas, Palestras educativas e preventivas (Drogas, Lei Maria da Penha, Violência Doméstica e Relações de Gênero). Como objetivos específicos: Capacitar as pessoas a melhorarem o seu curriculum profissional através dos cursos de Língua Portuguesa, Espanhol e Relações Humanas; Proporcionar a comunidade acesso a um serviço de Psicologia de qualidade promovendo uma melhora na qualidade de vida, autoconhecimento e mudança no estilo de vida; Promover palestras preventivas e educativas. Os resultados encontrados foram os seguintes: Na palestra sobre Relações de Gênero ministrado pela Antropóloga da UFAM participaram 12 discentes. Nos cursos de Língua Portuguesa e Espanhol ministrado pelos Docentes (INC/UFAM)

(2)

houve participação de 22 discentes. No estudo da Lei da Maria da Penha ministrado pela Assistente Social do (INC/UFAM) participaram 11 discentes. Os atendimentos psicológicos foram realizados pela Psicóloga do (INC/UFAM) nas segundas e quarta-feira no total de 8 horas semanais em uma sala de atendimento da Paróquia Imaculada Conceição. Foram atendidos 20 pacientes (crianças, adolescentes e adultos) e a técnica utilizada foi atendimento lúdico infantil e terapia cognitiva.

Palavras-chave: Saúde; Educação; Qualidade de Vida

INTRODUÇÃO

A Educação e Saúde, neste projeto, são consideradas como um processo de ação que contribuirá para melhoria na qualidade de vida através de atendimentos psicológicos individuais e em grupos, palestras preventivas e educativas (Drogas, Relações de Gênero, Lei Maria da Penha e Violência Doméstica), cursos de capacitação como Língua Portuguesa, Espanhol e Relações Humanas.

Segundo Beck (1997), treinar os pacientes nas habilidades cognitivas ajuda a sustentar a melhora: a concentração nos problemas aqui e agora parece produzir alívio quase total de sintomas. No que se refere à Psicologia é de fundamental importância às teorias cognitiva, psicanalítica, Gestalt e humanista, que possibilitará o uso dos métodos e técnicas de associação livre, cartão de enfrentamento, anamnese, testes psicológicos do HTP e IFP, nos atendimentos psicológicos individuais.

Para Bandura (2008), as estruturas cognitivas, o comportamento e o meio interagem entre si, sendo cada uma destas influenciadas e influentes sobre as outras. Nesta perspectiva, as pessoas são o produto do seu meio, mas escolhem e moldam este meio por um processo de interações que tem influências recíprocas. Nesta teoria emerge

(3)

o conceito de Modelagem, segundo o qual, as pessoas podem aprender através da imitação do comportamento dos outros.

O acesso à educação causa fraturas irreparáveis na histórica barreira que segrega os excluídos e incluídas no mundo letrado, além do que institui a fruição dos avanços científicos e tecnológicos tendo por fundamento o manuseio dos códigos e signos da escrita. Por meio da educação, as conquistas cognitivas, efetivas, motoras e morais se projetam no plano individual para o meio em que o indivíduo se vive. Empossando o entendimento semelhante, Raposo (2005, p.1) afirma:

A educação, enquanto dever do Estado e realidade social não foge ao controle do Direito. Na verdade, é a própria Constituição federal que a enuncia como direito de todos, dever do estado e da família, com a tríplice função de garantir a realização plena do ser humano, inseri-lo no contexto do Estado Democrático e qualificá-lo para o mundo do trabalho. A um só tempo, a educação representa tanto mecanismo de desenvolvimento pessoal do indivíduo, como da própria sociedade em que ele se insere.

MÉTODO

A abordagem metodológica teve como suporte a contribuição das estratégias baseadas nos teóricos das áreas de conhecimento dos profissionais que participam do projeto, ou seja, Psicologia, Letras, Administração e Serviço Social.

Participantes

Participaram deste projeto 69 discentes da Universidade Federal do Amazonas e da comunidade do município de Benjamin Constant. E participaram também cinco profissionais dentre eles Psicóloga, Assistente Social, Antropóloga e Professores de Espanhol e Língua Portuguesa.

(4)

Procedimento

Este projeto foi de ação qualitativa, embasada na corrente Fenomenológica, ou seja, que permitiu conhecer a realidade, a essência, a subjetividade e a experiência.

As ações foram desenvolvidas semanalmente pela psicóloga, assistentes sociais, docentes e discentes. Os atendimentos psicológicos tiveram duração de 8h semanais (segundas e quartas); os cursos com duração de 4h semanais.

A metodologia aplicada para alcançar os objetivos propostos foi a seguinte:

a) Apresentação do projeto e da equipe à comunidade na Paróquia Imaculada Conceição;

b) Atendimento psicológico individual realizado pela psicóloga em todos os meses de duração do Projeto;

c) Curso de Língua Espanhola realizado pelo Docente do curso de Letras com a carga horária total de 40 horas com início no mês de abril;

d) Curso de Língua Portuguesa realizado pelo Docente do curso de Letras com a carga horária total de 40 horas com início no mês de maio;

e) Palestras educativas e preventivas referentes a Relações de Gênero, Drogas, Lei Maria da Penha e Violência Doméstica ( Psicóloga, Assistente Social (2h para cada palestra);

(5)

RESULTADOS

A partir de um questionário aplicado ao final de cada palestra ( Relações de Gênero e Lei Maria da Penha) e curso ( Língua Portuguesa e Espanhola) obteve os seguintes resultados:

 Tirar dúvidas referentes ao tema;  

 Interessante o tema e uma forma de conhecer o meio social onde vivem; 

 Continuar realizando palestras sobre esse tema e também sugestões de outros temas como: Alcoolismo e abuso sexual; 

 O tema, a metodologia, conteúdo, ambiente e palestrante foram excelentes; 

 Foram atendidos 20 pacientes ( adolescentes, adultos e crianças).  

 As palestras Violência Doméstica, Drogas e Relações Humanas não aconteceram devido ao não comparecimento dos inscritos.

Tabela 1: Relação das Palestras, Inscrições e Quantidades de horas do Projeto

N° Curso/palestra Inscritos Horas

01 Língua Portuguesa 50 40

02 Língua Espanhola 50 40

03 Lei Maria da Penha 30 12

04 Relações de Gênero 30 3

05 Violência Doméstica 30 3

06 Drogas 30 3

07 Curso de Relações Humanas 30 20

(6)

Tabela 2: Relação das palestras realizadas e quantidade de participantes

N° Curso/Palestra e atendimentos Quantidade

01 Língua Portuguesa 12

02 Língua Espanhola 12

03 Lei Maria da Penha 11

04 Relações de Gênero 14

05 Atendimentos psicológicos 20

Total 69

CONCLUSÃO

Apesar das dificuldades encontradas durante a realização do projeto, mas não medimos esforços para que realmente fosse executado.

Este projeto socioeducativo da área temática Educação e Saúde veio contribuir para melhoria na qualidade de vida através de atendimentos psicológicos individuais, palestras preventivas e educativas (Relações de Gênero, Lei Maria da Penha) e cursos de capacitação como Língua Portuguesa, Espanhola.

A paróquia Imaculada Conceição contribuiu com o local (sala) de atendimento psicológico individual e o Instituto de Natureza e Cultura – INC/BC/ UFAM com a equipe técnica: Psicóloga, Docentes e Discentes e com o espaço físico (salas) para serem desenvolvidos as palestras e os cursos.

No que diz respeito ao curso da Lei Maria da Penha foi ministrado pela Assistente Social do INC apesar de poucos participantes o curso foi bem proveitosa e deram sugestões de continuar trabalhos preventivos sobre o tema.

(7)

Dessa forma, a partir do exposto, a atividade proposta neste projeto contribuiu

no processo de melhoria na qualidade de vida da população Benjaminense. Agradecimentos

A autora agradece ao Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde, ao apoio do governo do Estado do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), com a concessão da Bolsa de estudo, ao Instituto de Natureza e Cultura- INC-BC e a Universidade Federal do Amazonas - UFAM pelo apoio à formação de TAES- Técnico Administrativo em Educação.

REFERÊNCIAS

BANDURA, A. Imitação e modelagem, processo vicário, aprendizagem social.

Porto Alegre: Artmed, 2008.

BECK, J. S, Terapia Cognitiva: Teoria e Prática. Porto Alegre: Artmed, 1997. CEGALLA, D. P, Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 46. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 2005.

JIMENEZ, A.B. et.al. Espanhol para todos. Vol. 1. São Paulo: Ática 2002.

MINICUCCI, A. Relações Humanas: Psicologia das Relações Interpessoais. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

(8)

Referências

Documentos relacionados

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

• Capacitação e Transferência da metodologia do Sistema ISOR ® para atividades de Coaching e/ou Mentoring utilizando o método das 8 sessões;.. • Capacitação e Transferência

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

O sistema tem como cenários de utilização a gestão de agendamentos de atendimentos da Área de Saúde, a geração automática de relacionamento entre cliente e profissional