• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO ANUAL (De acordo com o Art. 159º do RJIES) RA-01 / V01

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO ANUAL (De acordo com o Art. 159º do RJIES) RA-01 / V01"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Relatório Anual 2012-13 RA-01/V01 Data: 11-11-2013

RELATÓRIO ANUAL 2012-13

(De acordo com o Art. 159º do RJIES)

RA-01 / V01

INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO E

ADMINISTRAÇÃO DE SANTARÉM

(2)

Relatório Anual 2012-13 RA-01/V01 Data: 11-11-2013

Indice

Introdução

1. Do grau de cumprimento do plano estratégico e do plano anual 2. Da realização dos objetivos estabelecidos

3. Da eficiência da gestão administrativa e financeira

4. Da evolução da situação patrimonial e financeira e da sustentabilidade da instituição 5. Dos movimentos de pessoal docente e não docente

6. Da evolução das admissões e da frequência dos ciclos de estudos ministrados 7. Dos graus académicos e diplomas conferidos

8. Da empregabilidade dos seus diplomados

9. Da internacionalização da instituição e do número de estudantes estrangeiros 10. Da prestação de serviços externos e das parcerias estabelecidas

11. Dos procedimentos de auto -avaliação e de avaliação externa e seus resultados Conclusão

(3)

Relatório Anual 2012-13 RA-01/V01 Data: 11-11-2013

Introdução

O presente relatório vem na sequência do Plano de Atividades 2012/13 já disponível no site do ISLA. Neste sentido, este documento procura apresenta as atividades desenvolvidas em 2012/13, evitando-se a repetição de toda informação que já se encontra em relatórios anteriores.

Servindo-nos dos principais indicadores de desempenho traçados no Plano anual de atividades passamos a descrever os principais resultados alcançados no ano letivo 2012/13.

(4)

Relatório Anual 2012-13 RA-01/V01 Data: 11-11-2013

1. Do grau de cumprimento do plano estratégico e do plano anual

O ano letivo 2012-2013 constitui um ano de alterações significativas no ISLA-Santarém ao nível da prossecução da estratégia definida, confirmada através da publicação do Decreto-Lei 86/2013 de 26 de junho, que procede à alteração do reconhecimento de interesse público e da denominação do Instituto Superior de Línguas e Administração de Santarém que passou a estabelecimento de ensino superior politécnico não integrado com a denominação de ISLA – Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém.

Na sequência desta publicação foi definido o projeto educativo, científico e cultural cuja concretização foi iniciada ainda durante o ano letivo de 2012-2013 com a preparação dos processos de novos ciclos de estudos submetidos à A3ES em Setembro de 2013.

No que se refere ao cumprimento do plano de atividades para o ano letivo 2012-2013, realizaram-se todas as atividades previstas, destacando-realizaram-se as realizaram-seguintes.

 Participação no LIC´12 – Lusófona International Congress;

 Preparação e apresentação da candidatura ao projeto Europeu Leonardo Da Vinci em parceria com parceiros da França, Austria e Holanda (aprovado em Agosto de 2013). Ao nível das atividades previstas para cada um dos cursos em funcionamento foram realizadas as seguintes:

Curso de Engenharia da Segurança do Trabalho

 Visita a um estabelecimento para realizar uma Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos;

 Projeto: Higiene e Segurança na Industria Cervejeira (em curso).

Gestão de Recursos Humanos

 Realização de Conferência sobre as temáticas dos RH;  Realização do Seminário o Fator Humano nas organizações;

Curso de Turismo

 Ciclo de Conversas radiofónicas, subordinadas ao tema "Discutir o Turismo”;  Organização de Mesa-redonda sobre "Património e Reabilitação Urbana”.

2. Da realização dos objetivos estabelecidos

Os objetivos estabelecidos no plano estratégico e no plano anual foram, na sua generalidade, cumpridos no decorrer do ano letivo 2012/13, destacando-se a concretização das alterações ao regime jurídico,

3. Da eficiência da gestão administrativa e financeira

O Relatório Anual do ISLA visa facultar uma visão global da implementação das linhas de atuação definidas pela Entidade Instituidora, nas suas diferentes perspetivas: estratégica, operacional, financeira e educativa/formativa. O ano de 2012/13 para além de ter sido fortemente marcado

(5)

Relatório Anual 2012-13 RA-01/V01 Data: 11-11-2013

pela conjuntura desfavorável que o país atravessa, constituiu um ano de relacionadas com a alteração do regime jurídico da instituição.

Neste contexto a entidade instituidora procurou dotar a instituição dos meios humanos e financeiros e da estratégia que lhe permitam fazer face aos desafios com que se defronta. Porém existe a convicção de que algumas das contradições com que o ensino superior se depara só podem ser resolvidas no contexto de uma reforma de fundo e consequentemente uma inevitável grande transformação do ensino superior privado onde o estado terá de decidir que papel pretende que, quer o ensino superior público quer o privado, venham a desempenhar nessa mudança.

A gestão de uma empresa passa por entender as tendências, a evolução tecnológica e as alterações sociais e com tensões permanentes. E mais do que percecionar e reconhecer a mudança, aceitar mudar de rumo ou de modelo, às vezes também é preciso. Por isso mesmo e porque sempre esteve ciente da sua missão e da sua prestação de serviço na área do ensino/formação elaborou um diagnóstico completo que permitiu ter consciência dos seus pontos fortes e fracos e, acima de tudo, alinhavar um conjunto de ações que lhe permite defrontar os desafios que se lhe colocam e que passam essencialmente por uma estratégia de competição e de

qualidade. É necessário competir pelos melhores estudantes, pelos recursos e pela imagem de

prestígio e reconhecimento social. Esta é uma questão central que tem sido descurada mas está indubitavelmente ligada a todas as grandes forças de mudança que estão a influir no sistema de ensino superior, como sejam a economia do conhecimento, a pressão social para o aumento do acesso, a emergência dos novos fornecedores e os avanços tecnológicos no ensino, designadamente o ensino online, propiciando o alargamento do ensino a novos públicos e a aprendizagem ao longo da vida a nível nacional e internacional.

Ora, no contexto de grave e duradoura crise económica, financeira e social em que o país está mergulhado, a viabilidade económica do ISLA, a médio prazo, poderá tornar-se insustentável porque existe um excesso de escolas de ensino superior (publicas e privadas) e consequentemente de oferta formativa associada ainda por cima a uma tendência de quebra na procura dos serviços de ensino superior, quer porque temos menos estudantes que terminam com sucesso o ensino secundário, quer porque nascem menos crianças, quer por questões económico-financeiras. Assim e considerando os enormes desafios com que o ISLA se defronta na atual situação de crise prolongada, resultou evidente que a aposta a fazer, numa atitude proactiva, de forma a assegurar a sua competitividade e sustentabilidade financeira passaria necessariamente pela diferenciação e qualidade, assegurada através de cooperação com grupos de maior dimensão; o que se proporcionou em Novembro de 2011, ao integrar o GRUPO LUSOFONA.

Foi a pensar no reforço da dimensão no ensino superior e da presença no mercado nacional que o grupo que detém o ISLA de Santarém decidiu alienar parte do seu capital. O principal objetivo é assim fortalecer um projeto de dimensão internacional, verticalizado e que integra mais de 20 000 estudantes em vários níveis de ensino sendo que foi uma decisão estratégica para um futuro sustentável.

4. Da evolução da situação patrimonial e financeira e da sustentabilidade da instituição

O ISLA tem conseguido, com base numa política de contenção de custos e de gestão racional de recursos, manter estável a sua situação financeira. Os anos de 2012 e 2013 foram marcados por um esforço de investimento tendo como objetivo fundamental a qualidade do ensino praticado, através da melhoria do serviço ao estudante e ao docente por via dos respetivos portais, reforço

(6)

Relatório Anual 2012-13 RA-01/V01 Data: 11-11-2013

dos meios documentais nas bibliotecas. Paralelamente foi feito um investimento na reabilitação das instalações, bem como um reforço da imagem por via da comunicação com o meio. No que se refere à reabilitação das instalações procedeu-se à substituição do elevador e à recuperação e repintura de vários espaços, tendo-se iniciado ainda a substituição de equipamento de mobiliário nalgumas salas de aula de modo a tornar os espaços mais funcionais e acolhedores.

O ano de 2014 vai ser marcado pela continuação da política de rigor financeiro, sem perder de vista a necessidade de realizar investimentos em alguns sectores identificados como estratégicos de modo a possibilitar o aumento sustentado da oferta formativa da escola ao nível dos cursos com grau (CET, 1º e 2º ciclo) e sem grau (pós graduações e cursos livres).

As projeções em termos de procura do ensino superior apontam para um crescimento ainda que limitado ao longo de 2013/2014, baseado na perspetiva da instituição vir a oferecer novos ciclos de estudos a iniciar, previsivelmente, em Setembro de 2014.

A evolução da instituição nos próximos anos será assim fortemente determinada pela conjugação dos necessários processos de consolidação orçamental e de aproveitamento de sinergias a nível do Grupo.

Assim como também não temos dúvidas que continuam a existir condições para haver otimismo em relação ao futuro do ISLA-Santarém e do seu papel no desenvolvimento da região onde se insere, particularmente, como também a nível nacional e internacional.

5. Dos movimentos de pessoal docente e não docente 5.1 Evolução do corpo docente

No decorrer do ano letivo 2012/13 verificaram-se algumas alterações no corpo docente relacionadas com duas realidades distintas:

 Cessação de funções de alguns docentes que lecionavam no curso de Turismo que se encontra em processo de extinção;

 Contratação de alguns novos docentes com o objetivo de assegurar o cumprimento dos rácios legalmente exigidos dotando os respetivos cursos e a instituição de um corpo docente mais adequado aos objetivos de cada um dos ciclos de estudos ministrados. Assim, o corpo docente e de investigação, por grau académico, no ano letivo de 2012/13 foi o seguinte: Curso Número Doutoramento 16 Mestrado 10 Licenciatura 15 Bacharelato --- Outros --- Total 41 5.2 Corpo docente e de investigação em formação académica

Corpo docente e de investigação que no ano letivo de 2012/13, se encontravam em formação académica:

(7)

Relatório Anual 2012-13 RA-01/V01 Data: 11-11-2013

Em formação Número

Doutorando 5

Mestrando 1

5.3 Mestrados e Doutoramentos concluídos

Grau Número

Mestrado 1

Doutoramento 1

5.4 Atividades relacionadas com a investigação

Participação do ISLA em Unidades I&D

Adesão Designação da Unidade/Centro

2006 CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade 2012 CIGEST – Centro de Investigação em Gestão

Participação de docentes do ISLA em Unidades I&D

Adesão Designação da Unidade/Centro

2012 CIGEST – Centro de Investigação em Gestão

2010 UNIDE - Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial

2010 UIDEF – Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

2010 SOCIUS – Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (do Instituto Superior de Economia e Gestão /ISEG/UTL)

2007 OESE – Observatório de Estudos da Sociedade e Economia 2006 CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade Publicações de Livros, Artigos Científicos, Manuais e Outros

Durante o ano letivo 2012-13 as publicações dos docentes do ISLA foram as seguintes:

Publicação Número

Livros 0

Artigos Científicos 48

(8)

Relatório Anual 2012-13 RA-01/V01 Data: 11-11-2013

Organização de Encontros Científicos

Durante o ano letivo 2012/13 os docentes do ISLA participaram na organização de Encontros Científicos:

Organização Número

Encontros Científicos 2

Jornadas 2

Outros 8

Participação na organização e comissões científicas de Congressos e Revistas Científicas

Durante o ano letivo 2012/13 os docentes do ISLA participaram na organização de Congressos e Revistas científicas:

Participação Número

Chairman ou membro de Organização 5 Membro de Comissão Científica 21

Moderação 2

Intervenções em Seminários, Conferências e Congressos – Internacionais e Nacionais

Durante o ano letivo 2012/13 os docentes do ISLA produziram intervenções em Seminários conferências e congressos:

Tipo de atividade Internacionais Nacionais

Intervenções 1 3

5.5 Colaboradores (não docentes)

Durante o ano letivo de 2012/13 registou-se uma redução do número de colaboradores com funções não docentes que passou de 11 para 9. Assim, o número de colaboradores não docentes afeto ao ISLA no final do ano letivo 2012-2013 é o seguinte:

Função Número

Diretor 1

Responsável pelos Serviços Académicos 1

Chefe de Serviços 1

Serviços Académicos 3

Serviços de Apoio 1

Serviços de documentação e biblioteca 1

Serviços Informáticos 1

Total 9

(9)

Relatório Anual 2012-13 RA-01/V01 Data: 11-11-2013

5.6 Colaboradores em progressão profissional e de carreira

Os colaboradores do ISLA que no ano letivo de 2012/13, se encontravam em formação académica são os seguintes: Curso Número Doutoramento 2 Mestrado --- Pós-Graduação --- Licenciatura 1

CET – Cursos de Especialização Tecnológica ---

Durante o ano letivo 2012-2013 um dos colaboradores concluiu a respetiva licenciatura.

6. Da evolução das admissões e da frequência dos ciclos de estudos ministrados

A oferta formativa com grau no decorrer do ano letivo 2012/13, foi composta pelos Cursos de Especialização Tecnológica (CET Cursos de 1º Ciclo conducente ao grau de licenciado e 2º Ciclo conducente ao grau de Mestre.

Para além da formação com grau realizaram-se ações de formação que não atribuem grau académico, nomeadamente Pós-graduações e outros curos de livres curta duração.

6.1 Cursos de Especialização Tecnológica 2012/13

O ISLA - Santarém manteve em funcionamento, no ano letivo 2012/13, os seguintes CET em regime de formação não financiada.

Cursos de Especialização Tecnológica Despacho de Registo

Estudantes Gestão de Redes e Sistemas Informáticos 1116/2009 de 13/01 11 Desenvolvimento de Sistema Multimédia 1115/2009 de 13/01 --

Banca e Seguros 1121/2009 de 13/01 --

Gestão de Turismo 1114/2009 de 13/01 18

Técnicas de Gestão da Qualidade e Ambiente 1124/2009 de 13/01 -

Total 29

6.2 Cursos de Licenciatura – 1º ciclo – 2012/13

No ano letivo de 2012-2013 funcionaram todos os cursos de 1º ciclo acreditados na instituição. Apresenta-se a seguir o número de estudantes matriculados nos cursos de 1º ciclo – licenciatura:

Cursos do 1º Ciclo Processo Estudantes

Por turma Total Engenharia da Segurança do Trabalho A3ES - CEF/0910/26361 1º | 2º | 3º

(10)

Relatório Anual 2012-13 RA-01/V01 Data: 11-11-2013

Gestão de Recursos Humanos A3ES- NCE/12/01706 1º | 2º | 3º

22 | 9 | 17 48

Turismo DL- Aviso n.º 17867/2009 1º | 2º | 3º

-- | -- | 13 13

Total 99

6.3 Cursos de Mestrado – 2º ciclo – 2012/13

No que diz respeito ao 2º Ciclo, no ano letivo 2012/13 funcionaram todos os ciclos de estudos acreditados, conforme o quadro que a seguir se publica:

Cursos do 2º Ciclo Despacho

Estudantes Total Por turma

1º | 2º

Gestão de Recursos Humanos DL- 16961/2010 de 9 de novembro 13 | 8 21

Gestão de Prevenção de Riscos Laborais DL- 16960/2010 de 9 de novembro 7 |11 18 Total 37 6.4 Formação (cursos profissionalizantes e formação pós-graduada)

O ano letivo de 2012/13 foi marcado por alterações aos programas de formação pós-graduada, tendo-se realizado as seguintes ações:

Formação pós-graduada não financiada

Pós Graduações

Pós – Graduações Nº Estudantes

Cisco Networking 10

Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho 24 Total 34 Formação pós-graduada financiada (parceria ATAM)

Pós Graduações

Pós – Graduações Nº Estudantes

Gestão Autárquica 61

Gestão de Recursos Humanos 47

Contabilidade e Finanças Públicas Locais 30

Total 138

Cursos de curta duração

Pós – Graduações Nº Estudantes

Formação Inicial de Formadores 28

IT Essentials 1

Total 29 Formação certificada por entidades credenciadas

Para além da necessária homologação do Ministério da tutela, o ISLA procura fazer com que os seus cursos sejam certificados por entidades credenciadas nas respetivas áreas, para que os

(11)

Relatório Anual 2012-13 RA-01/V01 Data: 11-11-2013

diplomados possam ver a sua formação e competências devidamente reconhecidas pelo mercado de trabalho.

Ano do 1º Ciclo Curso Certificação Entidade

2010 Engenharia da Segurança no Trabalho

Técnico Superior de Higiene e Segurança do Trabalho

ANET – Associação Nacional de Engenheiros Técnicos

2008 Turismo (Bolonha) Acesso à Profissão de Guia

Intérprete Nacional TP – Turismo de Portugal IP

2006 Segurança e Higiene no Trabalho

Técnico Superior de Higiene e Segurança do Trabalho

ACT – Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho

Formação extracurricular/Apoio na integração dos diplomados na vida ativa

Com o intuito de apoiar o desenvolvimento de competências extracurriculares, o ISLA dinamizou as seguintes atividades:

 Programa de Estágios

Como uma das funções do GRI – Gabinete de Relações Institucionais é criada uma bolsa de estágios que facilita a integração de licenciados no mercado de trabalho.

 Diplomados

Como uma das funções do GRI – Gabinete de Relações Institucionais foi dinamizado o Portal de emprego na Internet que permite facilitar a sua comunicação entre os estudantes e o mercado de trabalho constituindo-se como o veículo de dinamização para a inserção na vida ativa dos estudantes e antigos estudantes do ISLA.

7. Dos graus académicos e diplomas conferidos

No ano letivo de 2012/13 estiveram em funcionamento os seguintes planos de estudos, com a indicação do número de diplomas atribuídos por curso.

Número de estudantes que concluíram o curso em 2012/13

Cursos do 1º Ciclo Número de diplomas atribuídos

Engenharia da Segurança do Trabalho 8

Gestão de Recursos Humanos 6

Turismo 4

Cursos do 2º Ciclo Número de diplomas atribuídos

Gestão da Prevenção de Riscos Laborais ---

(12)

Relatório Anual 2012-13 RA-01/V01 Data: 11-11-2013

8. Da empregabilidade dos diplomados

Consta em relatório próprio.

9. Da internacionalização da instituição e do número de estudantes estrangeiros

Na procura da afirmação e da divulgação da cultura, língua e identidade nacionais, o ISLA de Santarém iniciaram a sua participação efetiva no Programa SOCRATES/ERASMUS, em 1996/97, estendendo-se progressivamente às atividades de outros programas europeus, nomeadamente Leonardo da Vinci.

Durante o ano letivo 2012-2013 o ISLA Santarém em colaboração com outros parceiros nacionais e europeus (Áustria, Holanda e França) preparou e apresentou uma candidatura ao Programa Leonardo da Vinci – Transfer of Innovation. Este projeto foi aprovado pela PROALV em agosto de 2013 e terá a sua execução entre 01.01.2014 e 31.12. 2015.

No ano letivo em apreço não se verificou qualquer adesão aos programas de mobilidade por parte dos estudantes a que não será alheio o facto de, na sua maioria, serem trabalhadores/estudantes. A evolução global da internacionalização de estudantes e docentes, no ano letivo de 2012/13 foi a seguinte:

Planos de Estudos Número de

participantes Docentes do ISLA deslocados no âmbito do programa ERASMUS --- Docentes que o ISLA acolhe no âmbito do programa ERASMUS -- Estudantes do ISLA deslocados no âmbito do programa ERASMUS --- Estudantes que o ISLA acolhe no âmbito do programa ERASMUS ---

Estudantes dos PALOP ---

10. Da prestação de serviços externos e das parcerias estabelecidas 10. 1 Parcerias e protocolos de colaboração

Durante o ano letivo de 2012/13 o ISLA de Santarém continuou a desenvolver a sua política de estabelecimento de protocolos e parcerias. Nesta altura o ISLA dispõe dos seguintes protocolos e parcerias.

Protocolos de Cooperação com entidades da região

Curso do 1º Ciclo

Instituições com oferta de estágios Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos 22 Licenciatura em Engenharia da Segurança do Trabalho 32

Licenciatura em Turismo 28

CET em Gestão de Redes e Sistemas Informáticos 15

(13)

Relatório Anual 2012-13 RA-01/V01 Data: 11-11-2013

CET em Gestão da Qualidade e Ambiente 12

No âmbito de vários cursos 35

Protocolos de Cooperação – por sector de atividades

Área Entidades Educação 26 Desporto/Lazer 17 Banca 19 Administração Local 12 Gestão e Administração 23

Serviços de Proteção e Segurança 11

Turismo e Lazer 12

Hotelaria e Restauração 3

Outras entidades 36

10.2 Bolsas de estudo por mérito

No ano letivo 2012/13 foi atribuída a Bolsa de Mérito Dr. António Madeira. Essa bolsa contempla, por ato de inscrição voluntário do estudante candidatando-se à bolsa, isenções consideráveis nos custos do seu plano de estudos.

10.3 Atividades de responsabilidade social

Desde há uns anos a esta parte o ISLA tem vindo a apoiar um conjunto de iniciativas no âmbito da responsabilidade social, nomeadamente, projetos e instituições como:

- Acreditar – Associação dos País e Amigos de Crianças com Cancro; - ANAFS – Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias; - Instituto Português de Sangue Solidários até à Medula;

- Legião da Boa Vontade;

- A FARPA.

11. Dos procedimentos de autoavaliação e de avaliação externa e dos seus resultados 11.1 Autoavaliação

Dando cumprimento ao definido nos Estatutos, durante o ano letivo de 2010/11 implementou-se o sistema de garantia de qualidade. Nessa altura, por proposta do Diretor e tendo o parecer favorável do Conselho de Avaliação da Qualidade, optou-se pela metodologia CAF/EFQM. Para o efeito, foi constituída uma equipa a quem foi atribuída a tarefa de desenvolver e aplicar os procedimentos preconizados na metodologia escolhida. Este processo continuou a ser desenvolvido durante o ano letivo 2012/13. Assim, durante este ano letivo todos os intervenientes no processo (docentes, discentes e funcionários) foram auscultados de forma anónima sobre os diferentes aspetos da vida da instituição.

(14)

Relatório Anual 2012-13 RA-01/V01 Data: 11-11-2013

Deste modo recolheram-se dados que permitiram obter uma visão sobre os diferentes aspetos do funcionamento da organização. Os resultados obtidos bem como os instrumentos utilizados para a sua obtenção foram apresentados no Relatório de Autoavaliação devidamente divulgado através do Moodle e de envio de e-mails com resumo dos resultados referentes ao desempenho de cada um dos docentes.

Uma vez que os questionários foram idênticos aos realizados no ano letivo anterior, foi possível estabelecer comparação entre os resultados relacionados com o grau de satisfação dos estudantes sobre docência, sistemas e serviços. Verifica-se que os resultados apurados manifestam, na grande maioria, um nível tendencialmente satisfatório em relação aos docentes, serviços e infraestruturas alocadas ao ensino. Os aspetos referenciados como menos satisfatórios têm sido alvo de algumas melhorias de forma a atingir uma melhor eficácia no processo educativo.

No final do ano letivo 2012-2013, com a publicação dos novos estatutos do ISLA, iniciou-se um processo de reformulação da estratégia em relação à qualidade com vista a adaptar os procedimentos ao previsto nos novos estatutos, bem como às orientações emanadas e publicadas pela A3ES.

11.2 Inquéritos sobre a satisfação das entidades empregadoras

Este fator é validado através da monitorização da empregabilidade dos nossos diplomados e através da auscultação dos nossos ex-estudantes, inclusivamente, com palestras proferidas por antigos estudantes, e entidades empregadoras que participam nas unidades curriculares de projeto ministrados nos diferentes cursos das instituições, em seminários, estágios, projetos, etc. No final do ano de 2012 procedeu-se a um inquérito formal dirigido aos parceiros institucionais, entidades empregadoras e diplomados dos cursos de 1º ciclo – licenciatura em funcionamento.

11.3 Acreditação dos cursos em funcionamento

Durante o ano letivo 2012/13, como parte do processo normal de acreditação pela A3ES em relação a “Cursos em Funcionamento”, foram avaliados os cursos de 1º ciclo. Nesta altura a situação dos cursos em oferta pelo ISLA de Santarém.

Cursos do 1º Ciclo Situação

Engenharia da Segurança do Trabalho Acreditado por 5 anos Gestão de Recursos Humanos Acreditado por 5 anos

Cursos do 2º Ciclo Situação

Gestão da Prevenção de Riscos Laborais Não acreditado Gestão de Recursos Humanos Acreditado por 5 anos

11.3 Acreditação de novos ciclos de estudos

Durante o ano letivo 2012/13, procedeu-se à preparação dos processos de novos ciclos de estudos de licenciatura a submeter para acreditação pela A3ES no período regular de acreditação (15.09.2013 a 31.10.2013). Assim, foram preparados os seguintes novos ciclos de estudos:

(15)

Relatório Anual 2012-13 RA-01/V01 Data: 11-11-2013

Cursos do 1º Ciclo - Licenciatura Gestão Comercial e Vendas Gestão de Turismo e Hotelaria

Gestão Industrial e Logística Informática de Gestão

Conclusão

Ao longo do ano letivo de 2012/13, desenvolveu-se uma estratégia de reestruturação interna e de redimensionamento das estruturas, aproveitamento das sinergias do GRUPO LUSOFONA, o incentivo e apoio à investigação, desenvolvimento, disseminação de conhecimentos e prestação de serviços ao exterior, incentivos e qualificação dos recursos humanos, promovendo a flexibilidade/polivalência de funções e horários, diversificação no âmbito da formação e especialização/qualificação como vetor estratégico e estruturante do desenvolvimento da instituição.

Apesar das medidas tomadas e de algumas ainda em curso, para mitigar os efeitos do atual enquadramento adverso, o número global de estudantes dos CET, 1º e 2º Ciclo situou-se nos 165, registando-se uma estabilização do número de estudantes, face a igual período do ano anterior. Estes números refletem uma conjuntura difícil com consequências nos resultados de gestão no ano de 2013, que são assim penalizados pela difícil envolvente económica e financeira.

Num mundo em constante mutação, cada vez mais globalizante e onde a competitividade não encontra fronteiras, a informação e a formação/educação são instrumentos cada vez mais valiosos e decisivos para a sobrevivência das empresas em geral e do ISLA em particular, importantíssimos no traçar das linhas de orientação a seguir por todas as entidades.

O sector do Ensino Superior, e particularmente o Privado, tem vindo a sofrer grandes mudanças, sendo que o ISLA de Santarém tem conseguido manter-se como Escola de Ensino Superior Privado de referência na região onde se insere.

Numa conjuntura adversa, temos conseguido assumir todos os compromissos financeiros, não apresentando dívidas a fornecedores, Segurança Social ou Finanças.

De referir que, e apesar de tudo, continuou-se a investir na Imagem e no reforço da Identidade da marca ISLA e sua ligação à Marca Lusófona; fizemos algumas obras; remodelamos os serviços e criamos outros; aumentámos o conforto e a segurança dos nossos estudantes, colaboradores e docentes; reapetrechamos, substituímos e modernizamos alguns equipamentos.

Não obstante termos a consciência do trabalho desenvolvido, sabemos que ainda existe muito a fazer, a alterar e a melhorar, para colmatar progressivamente as deficiências, as carências e as insuficiências que persistem.

A redefinição da estratégia da instituição e o seu posicionamento no âmbito do ensino superior politécnico, aliada a uma política de qualidade, inovação e empreendedorismo, associada ao reforço da ligação com o meio envolvente, possibilitará o reforço da posição do ISLA enquanto escola de ensino superior de referência na região onde se insere.

Por último, estamos certos que trabalhando em parceria, juntando esforços e conhecimento, conseguiremos combater as medidas de austeridade que ameaçam as metas de crescimento para

(16)

Relatório Anual 2012-13 RA-01/V01 Data: 11-11-2013

a consolidação de um Ensino Superior Privado de qualidade. Esta nova realidade constitui um desafio e como tal deve assumir-se como uma motivação forte para o futuro da instituição. Colocam-se novos desafios e novas reflexões, assim como emergem novas oportunidades e novos projetos com a necessidade de estabelecer prioridades que permitam prosseguir a orientação estratégica definida.

Continua a ser imperativo o empenho e a motivação de todos os profissionais e colaboradores do ISLA para a concretização das metas e objetivos a alcançar. E é cada vez mais essencial que se reforce e consolide a relação com a sociedade civil, a vontade de aglutinar apoios, de convergir esforços e agir em conjunto, colocando todo o potencial do ISLA ao dispor da região de excelência como é Santarém. Neste sentido o desenvolvimento e reforço de uma política de parcerias, afigura-se como um dos pilares incontornáveis para o desenvolvimento do potencial do ISLA sobejamente reconhecido pelas mais diversas entidades.

O desafio continua a ser aliciante e os docentes e colaboradores do ISLA continuam a ser chamados a tarefas de enorme importância esperando-se de todos empenho, dedicação, profissionalismo e qualidades humanas para assegurar um futuro a este projeto iniciado há mais de 29 anos na cidade e no distrito de Santarém.

(17)

Relatório Anual 2012-13 RA-01/V01 Data: 11-11-2013

Parecer dos Órgãos Responsáveis

Em conformidade com o previsto no artigo 172.º do RJIES e a alínea k) do artigo 20.º dos Estatutos do ISLA-Santarém, o Conselho Técnico-Científico analisou o presente Relatório de Atividades sobre o ano letivo de 2012/2013, na sua reunião ordinária realizada a 28 de Março de 2014.

Neste sentido, louvando o trabalho realizado por toda a comunidade do ISLA-Santarém, o presente documento reflete de uma forma sucinta a organização, o dinamismo e a dedicação de todos.

Consequentemente, o Conselho Técnico-Científico aprova por unanimidade o Relatório de

Atividades 2012/2013.

O Diretor

Referências

Documentos relacionados

Ao longo deste trabalho, analisamos como os profissionais da Escola Estadual Normandia, localizada na cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, promovem seus processos

De forma a sustentar esta ideia, recorro a Costa et.al (1996, p.9) quando afirmam que “A aprendizagem da profissão docente não principia com a frequência de um

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

FODA: “Instrumento de avaliação de Fortalezas-Oportunidades (FO) e Debilidades-Ameaças (DA)” é uma estratégia empresarial de medição da competência, utilizada