• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO ENGENHARIA CIVIL JAMYLLE BERNART MARCON

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO ENGENHARIA CIVIL JAMYLLE BERNART MARCON"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

1 UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE

CURSO ENGENHARIA CIVIL

JAMYLLE BERNART MARCON

ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

LAGES 2018

(2)

2 JAMYLLE BERNART MARCON

ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

Relatório de Estágio apresentado à Coordenação do Curso de Engenharia Civil da Universidade do Planalto Catarinense como requisito necessário para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Civil.

Orientador: Prof. Caetano Palma Neto

LAGES 2018

(3)

3 JAMYLLE BERNART MARCON

ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado apresentado ao departamento de Engenharia Civil da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC – como requisito necessário para a obtenção do grau de BACHAREL EM ENGENHARIA CIVIL.

Banca Examinadora:

Professor Orientador:

Caetano Palma Neto - Engenheiro Civil Conceito:_________

Supervisor de Estágios do Curso de Engenharia Civil:

Carlos Eduardo de Liz Conceito:_________

Lages 2018

(4)

4 AGRADECIMENTOS

Agradeço a todos que contribuíram para que o sonho da formação acadêmica fosse possível, em especial:

A minha família que é a base de tudo, pelo apoio constante.

A Prefeitura de Palmeira e a Engenheira Silviane dos Santos pela oportunidade de realizar o estágio obrigatório e pelos conhecimentos transmitidos.

Ao orientador professor Caetano Palma Neto que teve papel fundamental na elaboração desse trabalho.

(5)

5

RESUMO

O objeto de análise deste estudo está focado no acompanhamento da execução de obras públicas, durante o período do estágio foi acompanhado duas obras de construção, sendo uma capela mortuária e a reforma de um centro de educação infantil. Foi elaborado o projeto de um banheiro público, com o uso do software Autocad. Para a elaboração deste relatório, foram feitas imagens de todas as obras, tornando possível contextualizar cada etapa das construções e após a análise no canteiro de obra foram comparadas com os memoriais descritivos de cada obra. As atividades aqui apresentadas estão seguindo o cronograma e será apresentado a parte referente ao período do estágio.

(6)

6

ABSTRACT

The object of analysis of this study is focused on the monitoring of the execution of public works, during the period of the internship was accompanied two kind of construction, being a mortuary chapel and the reform of a center for early childhood education. The design of a public bathroom with the use of Autocad software was elaborated. For the preparation of this report, images were made of all the works, making it possible to contextualize each stage of the constructions and after the analysis at the construction site were compared with the descriptive memorials of each work. The activities presented here are following the schedule and will be presented the part regarding the period of the internship.

(7)

7

3

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

FIGURA 1 – Mostra a execução das instalações provisórias...16

FIGURA 2 – Mostra local da futura obra...17

FIGURA 3 - Mostra escavação para a sapata...18

FIGURA 4 - Mostra execução das fôrmas...18

FIGURA 5 - Mostra fôrmas com as armações na espera para concretagem...19

FIGURA 6 – Mostra concretagem da viga baldrame...19

FIGURA 7 – Mostra vigas baldrames com impermeabilizantes ...20

FIGURA 8 – Mostra caixaria para os pilares ...20

FIGURA 9 – Mostra execução das alvenarias...20

FIGURA 10 – Mostra alvenarias executada...22

FIGURA 11 – Mostra arames da ancoragem da cobertura...22

FIGURA 12 – Mostra cobertura parcialmente finalizada...23

FIGURA 13 – Mostra problemática das calhas...23

FIGURA 14 – Mostra a execução dos caimentos das calhas...24

FIGURA 15 – Mostra irregularidade no reboco...24

FIGURA 16 – Mostra o cano sem finalização...25

(8)

8 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ... 10 1.1. APRESENTAÇÃO ... 10 2. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA ... 11 2.1. HISTÓRICO DA EMPRESA ... 11 2.2. SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA ... 11 3. JUSTIFICATIVA ... 12 4. OBJETIVOS ... 13 4.1. OBJETIVO GERAL ... 13 4.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS ... 13 5. REVISÃO DA LITERATURA ... 14 5.1. PROJETO ARQUITETÔNICO ... 14 5.2. PROJETOS HIDRO-SANITÁRIOS ... 14 5.3. PROJETOS ELETRICOS ... 14 5.4. PROJETO ESTRUTURAL ... 15 5.5. LICITAÇÕES... 15 6. DESENVOLVIMENTO ... 16 6.1. ACOMPANHAMENTO ... 16 6.1.1. Serviços Preliminares ... 16 6.1.1.1. Instalações provisórias ... 16 6.1.1.2. Locação da obra ... 17 6.1.2. Fundação ... 17 6.1.3. Supra Estrutura ... 20 6.1.4. Alvenarias ... 21 6.1.5. Cobertura ... 22

6.2. CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL “TIPO C” ... 23

6.2.1. Cobertura ... 23

(9)

9

6.2.3. Instalações Hidro sanitárias ... 25

7. METODOLOGIA ... 26

7.1. DELINEAMENTO DA PESQUISA ... 26

7.2. ÁREA ALVO DA PESQUISA ... 26

7.3. PLANOS E INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS ... 26

7.4. PLANO DE ANALISE DE DADOS ... 26

(10)

10

1. INTRODOÇÃO

1.1. APRESENTAÇÃO

A principal proposta desse projeto é apresentar a experiência adquirida através da prática, baseado no conhecimento adquirido previamente ao longo da graduação de engenharia civil, realizada na Universidade do Planalto Catarinense- UNIPLAC. Esse estudo proporcionará uma visão geral dos trabalhos realizados pela Engenheira Silviane dos Santos , o qual irei acompanhar e relatarei ao longo desse projeto.

A realização desse estudo será dentro de um órgão público, na secretária de planejamento, então projetos de qualidade e funcionalidade é de extrema importância para a economia e desenvolvimento da cidade. A execução da obra precisa ser acompanhada de um profissional habilitado, para a solução de problemas que possam ocorrer ao longo da construção. O engenheiro, nessa situação, é responsável também pelas medições e autorizações dos pagamentos para as empresas ganhadoras das licitações.

A elaboração de projetos facilita a execução da obra e garante que sejam executadas exatamente como foi desejado, dentro de um órgão publico a situação financeira é bastante delicada então a coerência ao projeto é muito importante e cabe ao engenheiro civil garantir isso.

São inúmeras as atividades exercidas pelo profissional de engenharia, ao longo desse projeto irei que relatar o cotidiano dentro de uma prefeitura e também o desenvolvimento e acompanhamentos dos projetos.

(11)

11 2. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

2.1. HISTÓRICO DA EMPRESA

Segundo o site da Prefeitura de Palmeira, o município surgiu em 18 de julho de 1995, com a promulgação da Lei 9.884, que criou o município, desmembrando-o de Otacílio Costa. História da cidade que a origem do nome do município, está associado às belas árvores, palmeiras que são abundantes na região. Emancipado do município de Otacílio Costa, Palmeira teve origem como localidade devido à antiga estrada geral, que ligava Lages a Rio do Sul. Hoje denominada SC-114.

Localizada no centro de Palmeira a prefeitura municipal da cidade de 2.562 habitantes é governada pela prefeita Fernanda Cordova. Atualmente a engenheira civil atuando na prefeitura é a Silviane dos Santos, a qual vai supervisionar esse projeto ao longo do estágio.

2.2. SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA

A falta de comprometimento com o trabalho é um dos principais problemas encontrados dentro de uma prefeitura, existe uma rotatividade constante de funcionários e trocas de governo, então os projetos nem sempre são encerrados pelos mesmos, gerando assim grandes erros, principalmente na engenharia que cabe ao interesse desse relatório. O abandono de obra, sempre foi um grande problema. A falta de planejamento inicial gera alguns custos extras dentro das obras e isso faz com que muitas empresas abandonem a execução seja por ausência do pagamento ou até mesmo por falta de profissionalismo. Conseguir elaborar um projeto prevendo todos os passos da execução é essencial para a economia de tempo e dinheiro, assim seria mais fácil cumprir com os prazos propostos inicialmente.

Os custos apertados é um grande empecilho na hora de elaborar um orçamento de obra pública, é necessário fazer um quantitativo de materiais pensados do início ao fim, assim se obtém o custo unitário de cada fase da execução, podendo fazer ajustes ou cortes.

(12)

12 3. JUSTIFICATIVA

Este trabalho apresenta ao aluno a chance de obter conhecimento em uma das áreas mais usadas na engenharia civil.

A utilização de softwares na concepção de projetos é o primeiro passo para quem está começando sua vida profissional, no qual esse trabalho proporcionará esse conhecimento juntamente com o conhecimento prático de uma execução de obra. Com o conhecimento em softwares é possível estabelecer diretrizes básicas para o desenvolvimento de qualquer projeto, do arquitetônico ao estrutural.

Aliado a um projeto bem elaborado, faz-se necessário o acompanhamento nas obras, orientando todas as etapas, para certificar-se que todas as especificações previamente vistas e elaboradas em projeto sejam atendidas, e assim solucionar problemas que possam ocorrer durante a execução da mesma.

(13)

13 4. OBJETIVOS

4.1. OBJETIVO GERAL

Acompanhar o desenvolvimento dos projetos e execuções das obras públicas.

4.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Encontrar os pontos que, durante o projeto, apresentem necessidade de soluções; • Acompanhar as medições;

• Durante a execução anotar os pontos que estão em conflito com o projeto; • Listar todos os problemas da obra para que na próxima seja corrigido tudo

(14)

14 5. REVISÃO DA LITERATURA

De acordo com a NBR 5674:1999, é dado o nome de projeto a descrição gráfica e escrita das características de serviço ou obra, onde tem sua particularidade técnica, econômica, legal e financeira. Ele tem como finalidade mostrar de forma gráfica, mas além de tudo deve ser facilmente compreendido por qualquer pessoa que o apanhar.

A licitação é um processo administrativo que visa assegurar igualdade de condições a todos que queiram realizar um contrato com o Poder Público, segundo a Lei 8666 de 1993.A mesma Lei estabelece critérios objetivos de seleção das propostas de contratação mais vantajosas para o interesse público.

5.1. PROJETO ARQUITETÔNICO

Uma das Normas fundamentais para criação de um projeto arquitetônico é a NBR 6492 que fala da representação de projetos de arquitetura.

Segundo a NBR 6492, as condições exigíveis para representação gráfica de projetos de arquitetura, são as plantas de situação, locação, edificação e cortes, visando sempre a boa compreensão.

5.2. PROJETOS HIDRO-SANITÁRIOS

A NBR 5626:1998 é a norma de instalações hidro-sanitárias, e esta tem como principal objetivo, especificar e estabelecer as exigências e recomendações do projeto, execução e manutenção predial água fria. Tendo essas exigências e recomendações respeitando os princípios do desempenho e da garantia da potabilidade da água.

5.3. PROJETOS ELETRICOS

A NBR 5410:2004 é a norma de instalações elétricas em baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. Essa Norma aplica-se principalmente às instalações elétricas de edificações, qualquer que seja seu uso, incluindo as pré-fabricadas.

(15)

15 5.4. PROJETO ESTRUTURAL

Os projetos estruturais de concreto armado devem seguir à risca as orientações que estão registradas na NBR 6118:2004 – projeto de estrutura de concreto – procedimento. Nela são descritos os procedimentos que devem ser adotados quando será efetuado o dimensionamento de uma estrutura.

5.5. LICITAÇÕES

A licitação é um processo administrativo que visa assegurar igualdade de condições a todos que queiram realizar um contrato com o Poder Público, segundo a Lei 8666 de 1993.A mesma Lei estabelece critérios objetivos de seleção das propostas de contratação mais vantajosas para o interesse público.

(16)

16

6. DESENVOLVIMENTO

6.1. ACOMPANHAMENTO

A primeira obra acompanhada foi a Capela Mortuária localizada na rua Lucidório Coelho de Souza, cidade de Palmeira. A capela possui 74,39 m² e foi executada segundo projetos fornecidos e mão de obra especializada, o acompanhamento feito diariamente, segundo exigidos no memorial descritivo, junto com o engenheiro responsável da Prefeitura de Palmeira.

6.1.1. Serviços Preliminares 6.1.1.1. Instalações provisórias

A obra teve início no dia 28 de agosto de 2018, a primeira semana de obra foi executada a instalação do canteiro de obras e as instalações provisórias para o fornecimento de água e energia elétrica. Todos os serviços foram executados de acordo com o projeto.

Figura 1 – Mostra a execução das instalações provisórias

(17)

17

Figura 2 – Mostra local da futura obra

Fonte: O autor (2018)

6.1.1.2. Locação da obra

Na locação foram utilizadas estacas cravadas no solo e com fio de nylon foram demarcadas todas as cotas. O terreno já era plaino e compactado então não foi necessário a execução de terraplanagem.

6.1.2. Fundação

As fundações superficiais, foram executadas com sapatas moldadas in loco isoladas e de concreto armado. A fundações só foi concretada após a vistoria do responsável técnico e engenheiro fiscal da prefeitura.

A escavação do solo para a confecção das sapatas foi feita até ser encontrado solo firme (cascalho), como mostra a figura 4. As sapatas foram distribuídas conforme projeto estrutural. Como se tratava de um solo bastante rochoso, não foi necessário a execução de estacas.

(18)

18

Figura 3 - Mostra escavação para a sapata

Fonte: O autor (2018)

As fôrmas obedecem as especificações do projeto estrutural e foram executadas com madeira de pinus fazendo travamento com sarrafos de pinho.

Figura 4 - Mostra execução das fôrmas

(19)

19

As armações foram cortadas e dobradas no canteiro de obras, com aços de 3/8” a cada 10 mm e aço para estribos de 4,2mm² cada 15 centímetros e arame recozido.

Figura 5 - Mostra fôrmas com as armações na espera para concretagem

Fonte: O autor (2018)

As vigas foram concretadas com fck igual a 20Mpa, como o dia da concretagem estava nublado e a temperatura baixa não foi necessário molhar o concreto. Após 28 dias foram desformadas e impermeabilizadas como mostra a figura 8.

Figura 6 – Mostra concretagem da viga baldrame

(20)

20 Figura 7 – Mostra vigas baldrames com impermeabilizantes

Fonte: O autor (2018)

6.1.3. Supra Estrutura

A estrutura foi executada em concreto armado e é composta por 10 pilares tendo origem nas sapatas como já foi mostrado na figura 3, toda a estrutura foi executada de acordo com o projeto.

Figura 8 – Mostra caixaria para os pilares

(21)

21 6.1.4. Alvenarias

As alvenarias foram executadas observando os prumos e as aberturas a serem deixadas de acordo com o projeto arquitetônico. Os vãos das portas e janelas tem as vergas e contra vergas de concreto armado. As alvenarias foram executadas em tijolos cerâmicos de 06 furos assentados com argamassa traço 1:2:10.

Figura 9 – Mostra execução das alvenarias

Fonte: O autor (2018)

A execução da alvenaria levou 10 dias para ser finalizada, devido ao mal tempo na cidade. Na figura 10 podemos ver a alvenaria finalizada e chapiscada, os funcionários já estavam executando a cobertura.

Figura 10 – Mostra alvenarias executada

(22)

22 6.1.5. Cobertura

A execução da cobertura foi executada em telha fibro-cimento e madeira de eucalipto. A ancoragem da estrutura de madeira de cobertura foi feita através dos arames previamente engastados nas vigas superiores.

A inclinação das águas dos telhados foi de 30% e é composto por caibros e vigas em madeira, as peças que não se adaptaram a estrutura, foram substituídas.

Figura 11 – Mostra arames da ancoragem da cobertura

Fonte: O autor (2018)

Figura 12 – Mostra cobertura parcialmente finalizada

(23)

23 6.2. CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL “TIPO C”

O Centro de Educação tipo “c” que envolve crianças de 0 a 5 anos, teve início em 2012 e foi executada por aproximadamente um ano. Irei relatar os principais problemas encontrados na obra, tendo em vista que a sua execução ainda não foi concluída e os problemas aqui apresentados foram deixados pela antiga empresa.

A nova empresa contratada encontrou divergências dos projetos com a planilha orçamentaria, parte da obra já havia sido paga para a empresa ganhadora da licitação em 2012 mas não estavam executadas, então o orçamento feito para a finalização da obra não exige a execução dessas irregularidades. A prefeitura de Palmeira tem a intenção de entregar a obra para o público no padrão e pronto para uso, então o pagamento dessas divergências será feito em forma de aditivos na própria obra.

6.2.1. Cobertura

Analisando a situação atual, a execução teve início na parte da cobertura, e já foram encontradas falhas na execução e com divergência do projeto. Na figura 13 podemos notar em destaque a execução de uma segunda canaleta ainda sem reboco, fora do prumo e com um grande desperdício de material deixado ali.

A empresa que está executando a obra, irá aumentar o tamanho das calhas e finalizar o reboco, regularizando ao projeto aprovado.

Figura 13 – Mostra problemática das calhas

(24)

24

As calhas não tinham o caimento correto e também uma impermeabilização inadequada, a água ficava acumulada em diversos pontos, essa falha acabou gerando infiltrações ao longo da construção. A empresa atual refez todas as calhas com os devidos caimentos.

Figura 14 – Mostra a execução dos caimentos das calhas

Fonte: O autor, 2018.

6.2.2. Reboco

Grande parte do Centro de Educação Infantil já estava rebocada e foi possível notar as irregularidades desta fase. Nenhuma parte da obra apresenta continuidade, podemos ver na figura 15 as diferenças onde já estava chapiscado, rebocado e algumas parte já com a colocação da cerâmica.

Figura 15 – Mostra irregularidade no reboco

(25)

25 6.2.3. Instalações Hidro sanitárias

Na execução das calhas, notou-se que os condutores de águas pluviais estavam sem terminações. A instalação terminava dentro da parede já rebocada e pintada, assim teve-se que quebrar a parede para poder finalizar.

Figura 16 – Mostra o cano sem finalização.

Fonte: O autor, 2018.

A parte sanitária, estava totalmente divergente do projeto, foi executada tudo novamente, com as tubulações e caimentos adequados.

Figura 17- Mostra a execução das valas para as instalações

(26)

26

7. METODOLOGIA

7.1. DELINEAMENTO DA PESQUISA

A pesquisa para a disciplina de estágio será realizada através de acompanhamento da elaboração de projeto e execução de obras do município de Palmeira, como banheiros públicos, pavimentação, aterros e espaço educativo infantil tipo “C”.

7.2. ÁREA ALVO DA PESQUISA

A principal área que será abordada pela pesquisa, será os projetos espaço educativo infantil, aterros, banheiros públicos e a capela mortuária. Com foco na sua elaboração tendo em vista algumas dificuldades impostas pela presença de eventuais problemas de projetos e execução.

7.3. PLANOS E INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS

Sendo uma das etapas mais rigorosas, aonde a coleta de dados é dada através de buscas de projetos já executados e com o próprio assessoramento em campo.

As informações serão coletadas através de imagens, projeto e instruções normativas fornecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

7.4. PLANO DE ANALISE DE DADOS

Após a obtenção dos dados, os mesmos serão adotados alinhados e comparados com erros e acertos de projeto e execução.

(27)

27

8. CONCLUSÃO

Nesse estágio tive a oportunidade de aprender na prática o conhecimento passado pelos professores em sala de aula e vejo o quanto o cotidiano pode nos surpreender como profissionais, acredito que a graduação não nos prepara para diversas dificuldades que serão encontradas, isso só será adquirida na prática e aperfeiçoamento ao longo do tempo. O acompanhamento das obras permitiu conhecer cada detalhe do projeto aplicado na prática, com isso notei a importância da presença do engenheiro civil no canteiro de obras para a fiscalização da execução.

Um projeto bem elaborado facilita na hora de preparar o cronograma e elaborar o orçamento, o que é muito importante dentro de um órgão público já que os prazos precisam ser cumpridos de maneira exata. Então quando um projeto é bem planejado, garantirá a integridade da estrutura e segurança de quem utiliza.

A realização do estágio curricular obrigatório na Prefeitura de Palmeira foi uma grande oportunidade para vivenciar essas situações aqui citadas, em áreas que ainda não se tinha experiência.

(28)

28

REFERÊNCIAS BBLIOGRÁFICAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. 6118: Projeto de estruturas de concreto – Procedimentos.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. 14931: Execução de Estruturas de concreto – Procedimento.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. 6492: Representação de projetos de arquitetura.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. 6122: Projeto e execução de fundações.

Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Normas para licitações e contratos da administração pública.

Referências

Documentos relacionados

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos

b) Indicar as razões de recusa, total ou parcial, de reutilização do documento, bem como quais as garantias de recurso administrativo e contencioso de que dispõe o requerente

Sense of coherence is derived from the salutogenic theory, which investigates the factors that allow the maintenance of health, and is divided into three com- ponents:

Todo bixo deverá amar e respeitar seu veterano acima de qualquer coisa e não invocar seu nome em vão;..

os outros 5 eu sabia mas como esqueci agora e está na hora de entregar a prova, o senhor não vai esperar eu

"Lulo, você deveria sair hoje, mas como a diferença não foi muito grande _70% para você e 30% para a Mariana_ você fica." - Sílvio Santos, justificando com assombrosa

Avaliador descrevendo bens para penhora em execução: "o material é imprestável mas pode ser utilizado".. Despacho judicial em ação de execução, numa Comarca de

O pior cego é aquele que não quer ver, não quer comer, não quer trabalhar, enfim, não quer fazer porra nenhuma!.. Só estou esperando uma posição sua, pois o negócio continua