• Nenhum resultado encontrado

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2015. Confira a autenticidade no endereço

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2015. Confira a autenticidade no endereço"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2015

NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: GO000131/2015 DATA DE REGISTRO NO MTE: 24/02/2015 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR069603/2014 NÚMERO DO PROCESSO: 46208.001213/2015-18 DATA DO PROTOCOLO: 13/02/2015

Confira a autenticidade no endereço http://www3.mte.gov.br/sistemas/mediador/.

SINDICATO DOS EMPREG NO COM HOT E SIMIL DO EST DE GOIAS, CNPJ n. 02.889.400/0001-25, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). ROOSVELT DAGOBERTO SILVA;

E

SINDICATO DA INDUSTRIA DE HOTEIS DE GOIANIA - SIHGO, CNPJ n. 01.664.849/0001-22, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). LUCIANO DE CASTRO CARNEIRO;

celebram a presente CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE

As partes fixam a vigência da presente Convenção Coletiva de Trabalho no período de 01º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2015 e a data-base da categoria em 01º de janeiro.

CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA

A presente Convenção Coletiva de Trabalho abrangerá a(s) categoria(s) trabalhadores em hotéis, com abrangência territorial em Goiânia/GO.

Salários, Reajustes e Pagamento

Piso Salarial

CLÁUSULA TERCEIRA - PISO SALARIAL

Fica garantido aos trabalhadores abrangidos pela presente CCT, inclusive em contrato por experiência, a partir de 01.01.2015, um Piso Salarial de R$ 868,80 (oitocentos e sessenta e oito reais e oitenta centavos).

Reajustes/Correções Salariais

(2)

Concede-se aos trabalhadores abrangidos pela presente Convenção Coletiva de Trabalho, uma reposição salarial de 08% (oito por cento) a incidir sobre o salário base vigente em dezembro de 2.014 para repor as perdas salariais do período de 01.01.2014 a 31.12.2014, permitindo-se somente a dedução de antecipações comprovadamente concedidas após 01.01.2014 e que não sejam decorrentes do reajuste do salário mínimo ocorrido em 01.01.2015 e nem de reposições salariais referentes aos períodos de 01/07/2.009 a 30/06/2010; de 01/07/2010 a 30/06/2011; de 01/07/2011 a 30/06/2012 e de 01/07/2012 a 31/12/2012.

§ 1º: Todos os benefícios, vantagens, verbas e reflexos salariais recebidos pelo trabalhador, sejam adicionais, gratificações, prêmios, auxílio, produtividade, PLR, todo(a)s serão pagas com base no salário base vigente, ou seja, já devidamente atualizado com o índice de reposição salarial de 08% (oito por cento) em 01.01.2015 na forma prevista no caput da cláusula.

§ 2º: Excetua-se da previsão do § 1º, apenas os benefícios que tenha previsão legal com base de cálculo distinta.

Pagamento de Salário – Formas e Prazos

CLÁUSULA QUINTA - DISCRIMINAÇÕES DAS VERBAS NOS CONTRA-CHEQUES:

Fica a empresa obrigada a fornecer, mensalmente o comprovante de pagamento (contra-cheque, hollerith ou copia de recibo) a cada trabalhador e ali, especificar todas as verbas que compõem a remuneração ajustada, inclusive a gorjeta (“taxa de serviço”) se existente e os respectivos descontos, sob pena de incorrer no pagamento das verbas não especificadas.

CLÁUSULA SEXTA - MULTA POR ATRASO DE SALÁRIO:

Fica estabelecida multa de 10%(dez por cento) sobre o salário na hipótese de atraso no pagamento superior a 30 (trinta) dias.

Outras normas referentes a salários, reajustes, pagamentos e critérios para cálculo

CLÁUSULA SÉTIMA - MODALIDADE DE REMUNERAÇÃO

A remuneração dos trabalhadores abrangidos pela presente CCT será sempre na modalidade mensalista, proibida a remuneração por hora, garantindo-se em

(3)

qualquer hipótese, a garantia do piso salarial, independente da jornada laborada.

CLÁUSULA OITAVA - CÁLCULO DAS PARCELAS SALARIAIS

Os cálculos de toda e qualquer parcela salarial será feita pela media da remuneração dos últimos 03(três) meses.

Gratificações, Adicionais, Auxílios e Outros

Adicional de Hora-Extra

CLÁUSULA NONA - TRABALHO EM FERIADO:

Os trabalhadores, inclusive em jornada excepcional de 12 x 36, que laborarem em feriado nacional, estadual e municipal, religioso e consuetudinário (assim compreendidos: corpus christi e carnaval) serão remuneradas com adicional de 100% (cem por cento) incidente sobre o valor da hora normal.

CLÁUSULA DÉCIMA - CONFERENCIA DE VALORES DE CAIXA

A conferencia dos valores de caixa será realizada na presença do operador responsável. Quando este for impedido pela empresa de acompanhar a conferência, ficará isento de quaisquer responsabilidades.

GRATIFICAÇÃO DA FUNÇÃO DE CAIXA:

§ único - O trabalhador contratado na função de caixa ou que

venha passar a exercê-la, terá anotada em sua CTPS uma

gratificação mensal equivalente a 10% (dez por cento) de seu

salário contratual, a título de quebra de caixa, sendo que esta

não integrará o salário do trabalhador para qualquer fim

.

Adicional de Tempo de Serviço

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO:

Aos trabalhadores que contam ou venham a contar 03 (três) ou 05 (cinco) anos contínuos de serviço prestado à empresa, fica concedido o percentual de 03% (três por cento) após três anos e 05% (cinco por cento) após cinco anos, não

(4)

cumulativos.

Adicional de Periculosidade

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - DO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE:

Fica reconhecido aos trabalhadores que laborem operando caldeiras em hotéis, o adicional de periculosidade no percentual é de 30% (trinta por cento) e que será calculado sobre o salário base vigente de cada trabalhador.

Outros Adicionais

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - DA GORJETA 10 (TAXA DE SERVIÇO):

Fica mantida como facultativa a cobrança da gorjeta (taxa de serviço 10%). Porém, os Hotéis que optarem pela cobrança da gorjeta (taxa de serviço 10%) na modalidade compulsória (imprópria), deverão obrigatoriamente firmar prévio Acordo Coletivo de Trabalho com o Sindicato obreiro regulamentando a sua cobrança e distribuição.

Auxílio Alimentação

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - REFEIÇÃO

Será fornecida gratuitamente a todos os trabalhadores do hotel, inclusive aos que venham a laborar na jornada excepcional de 12 x 36, uma refeição a cada jornada de trabalho, em cardápio estabelecido pela mesma, mas que assegurará obrigatoriamente os ingredientes: arroz, feijão, carne, verdura e salada e que não será considerado salário“in natura”.

§ único - Se o Hotel não tiver cozinha própria, se obriga em fornecer aos seus trabalhadores, inclusive aos que venham a laborar na jornada excepcional de 12 x 36, um “marmitex” garantindo os mesmos ingredientes descritos no caput da cláusula: arroz, feijão, carne, verdura e salada e que também não será considerado salário “in natura”.

Auxílio Morte/Funeral

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - AUXÍLIO FUNERAL

No falecimento do trabalhador, independente do tempo de serviço, a empresa pagará em única vez, no ato da homologação do TRCT, um auxílio funeral equivalente a 01 (um) salário base vigente do trabalhador falecido.

(5)

Contrato de Trabalho – Admissão, Demissão, Modalidades

Desligamento/Demissão

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA - DISPENSA POR JUSTA CAUSA:

No ato de dispensa por justa causa, a empresa entregará ao trabalhador, comunicado com os motivos, circunstanciados da dispensa, contendo à alegação da prática de falta, sob pena de gerar presunção de dispensa imotivada.

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA - MULTA POR ATRASO NA RESCISÃO:

A empresa terá após o término do contrato ou vencimento do aviso prévio, até o primeiro dia útil imediato para efetuar a homologação das rescisões de contrato de trabalho, ou até o décimo dia, em caso de aviso indenizado do seu cumprimento sob pena de pagar, à partir do 1º dia posterior ao prazo legal, além da multa prevista no art. 477 da CLT, a partir do 2º dia posterior ao prazo legal, mais 1/30 avos (um trinta avos) ao trabalhador, por cada dia de atraso calculado sobre o valor líquido da rescisão.

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA - RESCISÕES DE CONTRATO DE TRABALHO:

As rescisões de contrato de trabalho para os trabalhadores com mais de 12 (doze) meses de tempo de serviço, deverão ter obrigatoriamente a assistência do Sindicato Obreiro mediante a exigência de estar em dias com os deveres pecuniários no prazo de vigência desta C.C.T.

§ único - No ato da homologação de rescisão de contrato de trabalho, a empresa

deve apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos:extrato analítico de FGTS com a chave para o saque, CTPS, comprovante de depósito da multa do FGTS, exame demissional, guia quitada da contribuição sindical e assistencial devidas aos Sindicatos obreiro durante a vigência desta CCT.

Aviso Prévio

CLÁUSULA DÉCIMA NONA - AVISO PRÉVIO

Fica assegurado aos trabalhadores de Hotel que tenham mais de 10 (dez) anos de contrato de trabalho na respectiva empresa, quando dispensado sem justa causa, o direito ao aviso prévio indenizado de 60 (sessenta) dias, sem prejuízo do direito assegurado pela Lei nº 12.506 de 2011.

(6)

CLÁUSULA VIGÉSIMA - DISPENSA DE AVISO

Os trabalhadores ficarão desobrigados do cumprimento do aviso prévio concedidos por iniciativa do empregador, quando no curso do cumprimento do aviso prévio comunicar por escrito à empresa, observando a antecedência de 10 (dez) dias contínuos, a obtenção de novo emprego, desobrigando à empresa pelo pagamento dos dias não trabalhados após a comunicação.

§ 1º - quando o aviso prévio for de iniciativa do trabalhador, a antecedência exigida será de 15 (quinze) dias contínuos, situação que desobrigará o trabalhador pelo pagamento dos dias trabalhados após a comunicação;

§ 2º - a contagem do prazo inicia já com o próprio dia da comunicação da obtenção do novo emprego.

Portadores de necessidades especiais

CLÁUSULA VIGÉSIMA PRIMEIRA - DA CONTRATAÇÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS:

As empresas que tem mais de 100 (cem) trabalhadores, se obrigam a cumprir a Lei 8.213 de 24.07.1991 (Lei de Cotas para Deficientes) conforme seu art. 93, contratando em seu quadro de empregados 02% de empregados portadores de necessidades especiais; quando atingir o número de 201 a 500 empregados, 03%; quando atingir de 501 a 1000, 4% e a partir daí, 05%.

Mão-de-Obra Jovem

CLÁUSULA VIGÉSIMA SEGUNDA - DA CONTRATAÇÃO DE MENORES APRENDIZES:

As empresas que tem mais de 100 (cem) trabalhadores, se obrigam a cumprir os arts. 428 e 429 da CLT, contratando adolescentes a partir de 14 anos que estejam matriculado e freqüentando a escola no percentual mínimo de 05% de seu quadro de pessoal, cujas funções demandem formação profissional conforme Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Outras normas referentes a admissão, demissão e modalidades de contratação

(7)

O trabalhador dispensado sem justa causa cujo aviso prévio trabalhado ou indenizado tenha a data de afastamento/desligamento no período de 30 (trinta) dias antecedentes à data base, ou seja, entre os dias 02 e 31 do mês de dezembro de cada ano, independentemente da sua projeção, terá direito à indenização equivalente a um salário contratual vigente.

§ único - O trabalhador cujo aviso prévio trabalhado ou indenizado tenha a data de

afastamento/desligamento a partir de 01 de janeiro, fará jus à uma rescisão

complementar com base no índice negociado nesta Convenção Coletiva de Trabalho.

Relações de Trabalho – Condições de Trabalho, Normas de Pessoal e Estabilidades

Estabilidade Mãe

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUARTA - TRABALHADORA GESTANTE

Fica assegurada a estabilidade provisória de 15 (quinze) dias à trabalhadora gestante contados do termino da fruição do prazo estabelecido na alínea “b”, II, art. 10 do ADCT. (Ato das Disposições Constitucionais Transitórias).

Estabilidade Aposentadoria

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUINTA - BENEFÍCIO APOSENTADORIA

Concede-se a estabilidade no emprego aos trabalhadores durante os 13 (treze) meses que antecederem à data para adquirir direito a aposentadoria voluntária, desde que contenha o prazo mínimo de 05(cinco) anos de serviço prestado à mesma empresa; só podendo ser dispensado nesse período, se houver justa causa devidamente comprovada, sendo que após a efetivação do direito, extingue-se a garantia de emprego.

§ único – Quando o trabalhador do sexo masculino completar 55 anos e do sexo

feminino completar 50 anos, poderá o empregador solicitar que o(a) mesmo(a) requeira junta ao INSS documento comprobatório do tempo de serviço para fins de observação desse benefício.

Outras normas referentes a condições para o exercício do trabalho

CLÁUSULA VIGÉSIMA SEXTA - TRABALHADOR EM SUBSTITUIÇÃO:

(8)

substituído.

CLÁUSULA VIGÉSIMA SÉTIMA - PROIBIÇÃO DE DESCONTO POR PREZUÍZO DO EMPREGADOR

Fica vedado à empresa descontar dos seus trabalhadores, os prejuízos decorrentes de pagamento realizados através de cartão de crédito pelo cliente bem como de recebimento de cheques sem provisões de fundo, furtado ou sustado (c/documento) previamente visados pelos empregadores ou seus prepostos e ainda quando ocorrer o chamado “cano” quando o cliente utilizando de fraude e má fé sair sem pagar a conta, situação em deve o trabalhador, para tanto, comunicar seu imediato superior imediatamente quando da ocorrência do fato.

CLÁUSULA VIGÉSIMA OITAVA - ASSISTÊNCIA JURÍDICA AOS GUARDAS NOTURNOS E VIGIAS:

A empresa signatária do presente Acordo Coletivo, prestarão assistência jurídica para os seus trabalhadores, guardas noturnos e vigias quando os mesmos, no exercício de sua função e em defesa dos interesses e direitos do empregador, praticarem ato que os levem a responder, inquérito policial e ação penal.

CLÁUSULA VIGÉSIMA NONA - UNIFORME DE TRABALHO:

Se a empresa exigir o uso do uniforme, os fornecerá gratuitamente, para cada ano, dois uniformes completos de uma só vez, tendo como referência à data de admissão do trabalhador. Estes serão devolvidos no estado em que se encontrarem quando da rescisão contratual, facultando à empresa proceder o respectivo desconto pela não devolução.

Jornada de Trabalho – Duração, Distribuição, Controle, Faltas

Duração e Horário

CLÁUSULA TRIGÉSIMA - DA JORNADA EXCEPCIONAL DE 12 X 36 HORAS:

Face à peculiaridade do tipo de trabalho de algumas funções nos Hotéis, permite-se a instituição do regime de trabalho na modalidade 12 horas x 36 horas, mas, dada a excepcionalidade da jornada que é exceção à garantia constitucional do inciso XIII do art. 7º da Constituição Federal, a sua implantação somente poderá ocorrer para as funções de “recepcionista”, “mensageiro”, “manobrista” e “camareira” e terá validade a partir da data em que for depositado o presente

(9)

instrumento coletivo de trabalho no sistema “mediador” da SRTE e que obedecerá as seguintes regras básicas:

§ 1º - O turno diurno terá jornada de 12 (doze) horas trabalhadas com o

cumprimento obrigatório do intervalo intrajornada que, para ser reconhecido como válido, só poderá ser concedido após transcorrido ao menos 1/3 da jornada;

§ 2º - O turno noturno terá jornada efetiva de 11 (onze) horas trabalhada em

razão da hora noturna reduzida que se computa como sendo de 52 minutos e 30 segundos após 22h00m e se estende até o seu término, independendo se esta jornada se prolongar após as 05h00m, com base no art. 73, § 1º e § 2º da CLT c/c Súmula nº 09 do TRT da 18ª Região; sendo que também haverá o cumprimento obrigatório do intervalo intrajornada que, para ser reconhecido como válido, só poderá ser concedido após transcorrido ao menos 1/3 da jornada.

HORAS EXTRAS NO REGIME 12 X 36:

§ 3º - qualquer trabalho que extrapole a jornada de trabalho nesse regime será

remunerado com o adicional de 60% (sessenta por cento) incidente sobre o valor da hora normal.

INTERVALO INTRAJORNADA:

§ 4º- a não concessão integral do intervalo intrajornada e/ou a sua concessão

antes de cumprido ao menos 1/3 da jornada, implicará no pagamento da hora acrescida do percentual de 60% (sessenta por cento).

TRABALHO AOS DOMINGOS:

§ 5º– Os domingos, quando trabalhados, inclusive no regime excepcional de 12 x

36, será considerado dia normal sem incidir acréscimo sobre a hora trabalhada.

Compensação de Jornada

CLÁUSULA TRIGÉSIMA PRIMEIRA - BANCO DE HORAS

O Hotel que tiver interesse em implementar o banco de horas, fará consulta aos trabalhadores para colher em votação secreta e com fiscalização do Sindicato, se estes aprovam ou não o regime do banco de horas.

§ único – em caso de votação favorável ao regime do “banco de horas”, o

Sindicato se obriga a negociar em até 30 dias a regulamentação para sua implantação.

Jornadas Especiais (mulheres, menores, estudantes)

CLÁUSULA TRIGÉSIMA SEGUNDA - HORÁRIO ESTUDANTE

Fica proibida prorrogação ou alteração do horário de trabalho de estudante trabalhador, se esta atingir o horário necessário para se chegar no estabelecimento de ensino.

(10)

§ único – Serão abonadas as faltas do trabalhador nos dias de exame

vestibulares, supletivos e concursos públicos, mediante documento comprobatório de inscrição.

Outras disposições sobre jornada

CLÁUSULA TRIGÉSIMA TERCEIRA - FERIADO DA CATEGORIA

Fica estabelecido que o dia dos trabalhadores abrangidos pela cláusula 1ª, será na ultima 2ª feira do mês de outubro, que será considerado feriado da categoria e para quem for convocado para laborar nesse dia, receberá a hora trabalhada com o adicional de 60% (sessenta por cento).

CLÁUSULA TRIGÉSIMA QUARTA - ABRIGO DE TRABALHADORES:

Acaso a empresa venha a abrigar eventualmente trabalhadores após a jornada de trabalho em decorrência da falta de transporte ou que não possam retornar para suas casas, não será caracterizado salário “in natura” nem prorrogação de jornada. CLÁUSULA TRIGÉSIMA QUINTA - JORNADA FIXA E INVARIÁVEL

A jornada dos trabalhadores abrangidos pela presente CCT, exceto somente aqueles que tenham anotado em sua CTPS a função de “

tornante

”, será sempre fixa e invariável, só podendo ser fracionada pelo intervalo intrajornada de até 02 (duas) horas.

Férias e Licenças

Duração e Concessão de Férias

CLÁUSULA TRIGÉSIMA SEXTA - CANCELAMENTO/MODIFICAÇÃO DE FÉRIAS

No período do gozo de férias individuais ou coletivas, a empresa acordante somente poderá cancelar ou modificar o inicio previsto se ocorrer necessidade imperiosa e assim, mediante o ressarcimento ao trabalhador, dos prejuízos financeiros comprovados.

§ único – A empresa cumprirá rigorosamente os prazos de lei para a concessão

(11)

Saúde e Segurança do Trabalhador

Condições de Ambiente de Trabalho

CLÁUSULA TRIGÉSIMA SÉTIMA - SEGURANÇA NO TRABALHO

A empresa deverá zelar para um meio ambiente de trabalho adequado, para todos os trabalhadores, principalmente os banheiros, de modo a preservar-lhes a incolumidade e a integridade física e psíquica.

CIPA – composição, eleição, atribuições, garantias aos cipeiros

CLÁUSULA TRIGÉSIMA OITAVA - IMPLANTAÇÃO DA CIPA

A empresa que tem mais de 50(cinqüenta) trabalhadores se obriga a manter a CIPA (Comissão Interna de Previsão de Acidentes), com as atribuições legais e finalidade pela Portaria Ministerial nº 3214 de 08.06.1978, fornecendo ao Sindicato a Ata de eleição de posse dos cipeiros.

Exames Médicos

CLÁUSULA TRIGÉSIMA NONA - FOLGA PARA CONSULTA E OU INTERNAÇÃO DE FAMILIARES:

Assegura-se a ausência remunerada do(a) trabalhador(a) para levar filho menor ou dependente previdenciário até 05 (cinco) anos ou maior se inválido, para consulta médica, no limite de um dia/mês, mediante comprovação por atestado/declaração médica.

§ único - O benefício alcança o trabalhador que possua a guarda do(a) filho(a).

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA - EXAMES MÉDICOS:

As despesas com exames médicos periódicos e obrigatórios admissional e demissional – ocorrerão exclusivamente por conta da empresa.

Aceitação de Atestados Médicos

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA PRIMEIRA - ATESTADOS MÉDICOS ODONTOLÓGICOS:

Para efeito da legislação trabalhista e previdenciária, as faltas dos empregados por razão de saúde serão abonadas mediante a comprovação por atestado

(12)

médico/odontológico e ainda por “declaração de comparecimento” desde que fornecido por médico ou odontólogo.

Relações Sindicais

Sindicalização (campanhas e contratação de sindicalizados)

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA SEGUNDA - GARANTIA DE SINDICALIZAÇÃO

A empresa se obriga a não obstaculizar o direito de sindicalização do trabalhador e nem estimular a oposição à contribuição assistencial/negocial.

Acesso do Sindicato ao Local de Trabalho

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA TERCEIRA - ACESSO DOS DIRIGENTES SINDICAIS NA EMPRESA:

A empresa permitirá que Dirigentes Sindicais tenham acesso à mesma, em horários que evitem prejuízos ao andamento dos serviços, para fins de promover filiação, recolher mensalidade dos associados, entregar jornais e boletins periódicos e outras atividades inerentes à atividade sindical, exigindo-se que o Sindicato faça a comunicação com no mínimo 07 (sete) dias de antecedência junto ao proprietário ou seu preposto.

§ único – Na ocorrência de não autorização em nenhuma hipótese, o Sindicato

obreiro comunicará o fato ao MPT para que adote as devidas providências, por se configurar prática anti-sindical.

Contribuições Sindicais

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA QUARTA - CONTRIBUIÇÃO ASSOCIATIVA OBREIRA:

A empresa se obriga ao recolhimento mensal ao SECHSEG da Contribuição Associativa (mensalidade sindical) descontada da remuneração contratual do associado, que autorizar o desconto, sendo que o repasse por parte da empresa deverá ser feito até o 08º (oitavo) dia útil de cada mês subseqüente ao desconto.

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA QUINTA - DA TAXA DE CUSTEIO PROFISSIONAL:

Por força da deliberação da maioria dos presentes que assim aprovaram na assembléia realizada aos 07/11/2014, o Hotel descontará na folha de pagamento dos trabalhadores abrangidos/beneficiados pela CCT, a taxa de custeio profissional em dez parcelas mensais de 1,0% (um por cento), cujos desconto ocorrerá sobre as folhas de todos os meses do ano, exceto os meses de janeiro/2015 e

(13)

março 2015 e será repassado ao Sindicato da categoria através de guia fornecida

por este, até o prazo máximo d

o 5º dia subseqüente ao desconto sob pena de multa no valor de 10%(dez por cento) mais juros correção monetária sob o montante retido.

§ 1º - O desconto será feito no primeiro mês subsequente, quando se tratar de

trabalhador admitido após o mês de janeiro de 2014, ou que esteja recebendo salário nas datas dos descontos, cujo repasse obedecerá a mesma forma da cláusula acima .

§ 2º - Após o pagamento o empregador, nos termos do § 2º do art. 583 a CLT c/c

Precedente Normativo nº 041 do Tribunal Superior do Trabalho, deverá obrigatoriamente, remeter via correio, fax ou email eletrônico, uma via da guia com autenticação mecânica do agente arrecadador com a respectiva lista nominal de trabalhadores ao Sindicato obreiro, que em seguida procederá em seu Cadastro, a devida anotação de quitação em relação a empresa e caso esta não remeta o comprovante e a relação nominal de trabalhadores, presumir-se-á inadimplente, sujeitando-se a ação judicial de cobrança.

§ 3º - Será garantido o direito de oposição ao desconto da contribuição ao

trabalhador não associado, devendo o mesmo se manifestar individualmente e por escrito, anexando cópia do contracheque do trabalhador comprovando o desconto e cópia do boleto pago pela empresa efetuando o repasse ao Sindicato, sendo que se inicia o prazo para fazer a oposição a partir do momento em que se efetivar o desconto e até o último dia útil do referido mês em que ocorreu o desconto.

§ 4º - a oposição para ser válida, deverá ser feita na sede da entidade sindical, no

horário ininterrupto das 08h00m às 17h00m;

§ 5º - recebida a oposição acompanha dos documentos forma do § 3º, o Sindicato,

após comprovação de ter ocorrido o desconto no contracheque do trabalhador e da empresa ter pago o boleto e efetuado o repasse da contribuição ao Sindicato, será informado ao trabalhador o cronograma de devolução no prazo máximo de até 30 (trinta) dias.

§ 6º Se a empresa não proceder ao desconto do percentual nos termos previsto no

‘caput’ acima, assume diretamente a obrigação de pagar o valor devido ao Sindicato obreiro, sem qualquer contrapartida do trabalhador.

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA SEXTA - DA CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL PATRONAL.

As empresas recolherão por sua conta para o Sindicato Patronal, o equivalente a 03% (três por cento) da folha de pagamento de seus trabalhadores no mês de março/2015 a título de contribuição assistencial conforme aprovada em assembléia da categoria, através de guia por ele fornecida, até o prazo máximo do 10º dia do mês

(14)

subseqüente, sob pena de multa no valor de 02% (dois por cento) de juros e correção monetária sobre o montante retido.

Outras disposições sobre relação entre sindicato e empresa

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA SÉTIMA - REUNIÕES PERIÓDICAS:

Os Sindicatos signatários da presente C.C.T., se comprometem a realizar reuniões sempre que for necessária, mediante solicitação de uma das partes, informando pauta, com antecedência mínima de 10 dias, inclusive para prorrogação ou revisão total ou parcial dos dispositivos desta CCT.

Disposições Gerais

Aplicação do Instrumento Coletivo

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA OITAVA - VIGÊNCIA DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO:

A presente C.C.T. vigorará de 01.01.2015 à 31.12.2015.

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA NONA - MANUTENÇÃO DA DATA-BASE

Fica mantida a data-base dos trabalhadores de hotéis no município de Goiânia em 1º de janeiro.

Descumprimento do Instrumento Coletivo

CLÁUSULA QUINQUAGÉSIMA - MULTAS E/OU VIOLAÇÃO DE CLÁUSULAS:

Pelo descumprimento de quaisquer das cláusulas da presente C.C.T., obrigação de fazer ou dar, será aplicado ao infrator, multa mensal equivalente a 10% (dez por cento) do salário de cada trabalhador, em favor da parte prejudicada enquanto perdurar o descumprimento.

Renovação/Rescisão do Instrumento Coletivo

CLÁUSULA QUINQUAGÉSIMA PRIMEIRA - ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO VIGENTES ATÉ 2012

(15)

Os Hotéis que celebraram Acordo Coletivo de Trabalho com o Sindicato obreiro, promovendo a alteração da data-base para janeiro e que Encamparam ao seu término a CCT celebrada e registrada no sistema mediador do MTE sob o nº MR061735/2012, que vigorou de 01.07.2012 a 31.12.2013, ficararam obrigados a repor as perdas salariais integralmente do período 01.01.2012 a 31.12.2012 sobre o equivalente do percentual a ser apurado pelo INPC-IBGE (6,19%), acrescido de 02% (dois) por cento, que totaliza 8,19% (oito inteiros vírgula dezenove por cento) a incidir sobre os salários e piso salarial vigentes em janeiro/2013.

Outras Disposições

CLÁUSULA QUINQUAGÉSIMA SEGUNDA - DIVULGAÇÃO DA CONVENÃO COLETIVA DE TRABALHO:

As partes convenentes se obrigam a dar ampla publicidade a presente C.C.T.

ROOSVELT DAGOBERTO SILVA Presidente

SINDICATO DOS EMPREG NO COM HOT E SIMIL DO EST DE GOIAS

LUCIANO DE CASTRO CARNEIRO Presidente

Referências

Documentos relacionados

A valorização de acções não admitidas à cotação ou negociação em mercados regulamentados será feita com base em valores de ofertas de compra firmes difundidas por um

as mais ricas em diversos trabalhos ao longo da costa Além disso, em alguns pontos do litoral norte também é brasileira, elas foram apontadas por Assis et al. como as

358 Por considerarmos relevante tratar da História e Cultura Afro-Brasileira por meio das relações étnico-raciais na formação docente, este estudo analisa como estas

Pagamento do Imposto de Renda devido pelas empresas optantes pelo Simples Nacional incidente sobre ganhos de capital (lucros) obtidos na alienação de ativos no mês de

A configuração padrão é exibida em cor destacada. Se desejar alterar a configuração, use esta janela para redefinir a configuração do formato de arquivo, aplicativo de destino

Tendo em vista o contexto da empresa e levando em consideração que a Sementes do Sul pode ser afetada diretamente em razão das possíveis ameaças que o setor

Este contrato de seguro garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo tomador perante o segurado, conforme os termos da apólice e até o valor da

CARVALHO Masculino Lamas - Miranda do Corvo TEAM BTT A NORA / HERDADE DAS MOURISCAS 25-10-1976 NUNO FILIPE FALCÃO. CARVALHO Masculino Pousafoles - Miranda do Corvo TEAM BTT A NORA