• Nenhum resultado encontrado

NOSSA META É O SUCESSO DOS NOSSOS ALUNOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOSSA META É O SUCESSO DOS NOSSOS ALUNOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Exercícios de Fixação – Item 4 da relação de assuntos – Expansão marítima europeia

1. Na questão a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa.

Em 1492 ocorreu um fato da maior importância histórica. Alguns historiadores consideram um "descobrimento", outros um "encontro de dois mundos." Referimo-nos à chegada dos europeus à América, sobre o que se pode afirmar:

( ) a chegada dos europeus interrompeu o desenvolvimento das civilizações e dos povos que habitavam a América;

( ) o contato entre os habitantes da América e os europeus provocou a mortandade de parte da população nativa resultando em uma das maiores catástrofes demográficas da história;

( ) vários fatores impulsionaram o "encontro entre os dois mundos": o surgimento do estado moderno, a necessidade de alimentar uma população cada vez maior e as exigências do mercantilismo em utilizar ouro e prata como meio de troca; ( ) Portugal fez-se pioneiro na expansão marítima e transformou-se numa potência superior à Espanha, tornando-se independente das monarquias francesa e inglesa;

( ) na empresa da conquista associaram-se aos reis capitais de múltiplas burguesias.

2. Na questão a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

No conjunto de importantes viagens e expedições marítimas dos século XVI, as quais chamamos de "Grandes Navegações", nota-se clara preponderância dos países Ibéricos. A esse respeito, é correto afirmar:

(01) As navegações do período se faziam com recurso exclusivo à bússola, uma vez que ainda não se havia iniciado o estudo da navegação astronômica, isto é, orientada através da observação dos astros.

(02) As embarcações adotadas pelos portugueses e espanhóis - as galeras - eram semelhantes àquelas utilizadas pelos navegantes genoveses e venezianos.

(04) Por sua localização geográfica, Portugal tornava-se particularmente indicado para promover explorações marítimas: seu litoral se encontra a meio caminho entre o Mediterrâneo e o Mar do Norte, e bastante próximo da costa africana e das ilhas atlânticas.

(08) Tanto Portugal quanto Espanha podiam contar com o apoio financeiro de vários comerciantes às expedições, interessados em reatar relações diretas com o Oriente desde a queda de Constantinopla (1453).

(16) A Espanha entrou com relativo atraso na disputa com os portugueses pela descoberta de novas terras, em função de sua luta contra os muçulmanos pela reconquista de territórios ibéricos.

(32) A precoce centralização monárquica, a consolidação do poder central e a aliança com uma nova classe mercantil possibilitam a Portugal desde o início do século XV estimular a expansão comercial e as expedições marítimas.

soma = ( )

3. Sobre o Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494, pode-se afirmar que objetivava:

a) demarcar os direitos de exploração dos países ibéricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão comercial marítima.

b) estimular a consolidação do reino português, por meio da exploração das especiarias africanas e da formação do exército nacional.

c) impor a reserva de mercado metropolitano, por meio da criação de um sistema de monopólios que atingia todas as riquezas coloniais.

d) reconhecer a transferência do eixo do comércio mundial do Mediterrâneo para o Atlântico, depois das expedições de Vasco da Gama às Índias.

e) reconhecer a hegemonia anglo-francesa sobre a exploração colonial, após a destruição da Invencível Armada de Felipe II, da Espanha.

4. Portugal e Espanha foram, no século XV, as nações modernas da Europa, portanto pioneiras nos grandes

descobrimentos marítimos. Identifique as realizações

portuguesas e as espanholas, no que diz respeito a esses descobrimentos.

1. Os espanhóis, navegando para o Ocidente, descobriram, em 1492, as terras do Canadá.

2. Os portugueses chegaram ao Cabo das Tormentas, na África, em 1488.

3. Os portugueses completaram o caminho para as Índias, navegando para o Oriente, em 1498.

4. A coroa espanhola foi responsável pela primeira circunavegação da Terra iniciada em 1519, por Fernão de Magalhães. Sebastião El Cano chegou de volta à Espanha em 1522.

5. Os portugueses chegaram às Antilhas em 1492, confundindo o Continente Americano com as Índias.

Estão corretos apenas os itens: a) 2, 3 e 4;

b) 1, 2 e 3; c) 3, 4 e 5; d) 1, 3 e 4; e) 2, 4 e 5.

5. Com a expansão marítima dos séculos XV/XVI, os países ibéricos desenvolveram a ideia de "império ultramarino" significando:

a) a ocupação de pontos estratégicos e o domínio das rotas marítimas, a fim de assegurar a acumulação do capital mercantil;

b) o estabelecimento das regras que definem o Sistema Colonial nas relações entre as metrópoles e as demais áreas do "império" para estabelecer as ideias de liberdade comercial; c) a integração econômica entre várias partes de cada "império" através do comércio intercolonial e da livre circulação dos indivíduos;

d) a projeção da autoridade soberana e centralizadora das respectivas coroas e sobre tudo e todos situados no interior desse "império";

e) a junção da autoridade temporal com a espiritual através da criação do Império da Cristandade.

6. Foram inúmeras as consequências da expansão ultramarina dos europeus, gerando uma radical transformação no panorama da história da humanidade.

Sobressai como UMA importante consequência:

a) a constituição de impérios coloniais embasados pelo espírito mercantil.

b) a manutenção do eixo econômico do Mar Mediterrâneo com acesso fácil ao Oceano Atlântico.

c) a dependência do comércio com o Oriente, fornecedor de produtos de luxo como sândalo, porcelanas e pedras preciosas.

d) o pioneirismo de Portugal, explicado pela posição geográfica favorável.

(2)

e) a manutenção dos níveis de afluxo de metais preciosos para a Europa.

7. Assinale a opção que caracteriza a economia colonial estruturada como desdobramento da expansão mercantil europeia da época moderna:

a) A descoberta de ouro no final do século XVII aumentou a renda colonial, favorecendo o rompimento dos monopólios que regulavam a relação com a metrópole.

b) O caráter exportador da economia colonial foi lentamente alterado pelo crescimento dos setores de subsistência, que disputavam as terras e os escravos disponíveis para a produção.

c) A lavoura de produtos tropicais e as atividades extrativas foram organizadas para atender aos interesses da política mercantilista europeia.

d) A implantação da empresa agrícola representou o aproveitamento, na América, da experiência anterior dos portugueses nas suas colônias orientais.

e) A produção de abastecimento e o comércio interno foram os principais mecanismos de acumulação da economia colonial. 8. "Popular e patriótica, a sublevação de 1363 despertaria as tensões mais profundas da sociedade portuguesa, na luta que se seguiu. De um lado, enfileiravam-se as tropas de Castela e dos senhorios mais poderosos. De outro, a burguesia mercantil, a pequena nobreza militar, o populacho das cidades e a 'arraia-miúda' dos campos. Os camponeses atacavam e saqueavam os castelos, vingando-se da prepotência fidalga e da miséria. Mas a decisão da luta estaria nas mãos dos ricos burgueses de Lisboa e do Porto. Estimulados por Álvaro Pais, estes abriram seus cofres: a decisão de quase dois anos de lutas, no campo de batalha, dependia muito de dinheiro para armar os seguidores do Mestre de Avis de fundos, para contratar arqueiros ingleses que enfrentassem a poderosa cavalaria castelhana. Durante o ano de 1384, as forças do 'Mestre', aclamado 'Defensor e Regedor do Reino', alcançaram inúmeras vitórias, apesar de atacadas por terra e por mar." MENDES Jr., Antônio, Brasil - texto e consulta. São Paulo, Brasiliense, s.d. v. 1, p. 47.

A Revolução de Avis (1383/85), tratada no texto acima, possibilitou que Portugal tivesse uma posição pioneira na expansão marítima, em virtude:

a) do domínio lusitano sobre as rotas que ligavam o mar Mediterrâneo aos centros comerciais do Mar do Norte.

b) da influência que a burguesia mercantil passou a ter junto ao poder central.

c) da política seguida por D. Fernando, o Formoso, apoiando as expedições marítimas.

d) da liberalização do processo político, como forma de superar a crise feudal.

e) da perda de controle, pelo Estado centralizado, do capitalismo comercial.

9. Considere as seguintes afirmações.

I. Com a descoberta do caminho para as Índias, contornando a África, Portugal passou a dominar o comércio de especiarias, beneficiando a burguesia.

II. Enquanto os portugueses exploravam a costa africana e descobriam o caminho para as Índias, os espanhóis, na audaciosa viagem de Colombo, tinham por objetivo atingir a China através do Atlântico.

III. O plano de Cristóvão Colombo para atingir as Índias consistia em chegar a oeste viajando no sentido leste.

IV. Entre 1497 e 1498, Vasco da Gama completou a epopeia marítima portuguesa, aportando em Calicute, nas Índias.

Dessas afirmações,

a) somente uma está correta. b) somente duas estão corretas. c) somente três estão corretas. d) todas estão corretas. e) nenhuma está correta.

10. Na última década do século XVI, Walter Raleigh publicou um livro intitulado A DESCOBERTA DA GUIANA, no qual se referiu aos homens sem cabeça (ver ilustração) que lá viviam. Embora não os tivesse encontrado, tinha certeza de que existiam, porque "todas as crianças das províncias de Orramaia e Canuri afirmam o mesmo".

Essa é uma das descrições de monstros do Novo Mundo feita por um europeu do século XVI. Aliás, a grande maioria dos navegadores da época dos descobrimentos relatou a existência de monstros na África, Ásia e América.

A constante presença dessas figuras nos relatos é indicativa:

a) da visão de mundo da sociedade europeia da época, que mantinha a visão medieval sobre a existência das maravilhas do mundo e ainda não havia adotado a observação efetivamente científica da cultura e da natureza.

b) da crença renascentista de que à "humanidade" dos europeus correspondia a bestialidade dos povos do Novo Mundo, que estariam evoluindo de animais para seres humanos.

c) da permanência cultural da mitologia antiga na Europa (principalmente a mitologia nórdica), que retratava os habitantes nativos das terras do Atlântico, Pacífico e Índico como monstros.

d) da convicção generalizada de que todos os não-europeus eram descendentes de Caim e portanto tinham uma anatomia monstruosa.

e) de uma mitologia nova que se formou na Europa Renascentista, resultante das alucinações sofridas por todos os navegadores diante da tensão provocada pelo desconhecido.

11. Durante o século XVI, a Europa conheceu um processo inflacionário profundamente perturbador - conhecido como "revolução dos preços"- que provocou uma acentuada transferência de renda entre os grupos sociais e, até mesmo, entre países. Esse processo foi causado:

a) pela consolidação dos Estados Absolutistas que mantinham Cortes e gastos extraordinários.

b) pelas guerras de religião que obrigaram os Estados a constituir exércitos poderosos e caros.

(3)

c) pela abertura das rotas de comércio marítimo com a Ásia, inundando a Europa com especiarias e produtos de todo tipo.

d) pela chegada, em grande quantidade, de prata e ouro da América espanhola.

e) pelas guerras entre as monarquias mais poderosas para conquistar a Itália e manter a hegemonia na Europa.

12. O expansionismo marítimo europeu, nos séculos XV-XVI, gerou uma autêntica "Revolução Comercial", caracterizada por, EXCETO:

a) incorporação de áreas do continente americano e africano às rotas tradicionais do comércio.

b) ascensão das potências mercantis atlânticas, como Portugal e Espanha.

c) afluxo de metais preciosos da América para o Oriente, resultante do escambo de mercadorias.

d) deslocamento parcial do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico.

e) perda do monopólio do comércio de especiarias por parte dos italianos.

13. A expansão ultramarina dos países ibéricos, no início dos Tempos Modernos, apresenta como motivações, EXCETO:

a) necessidade de conseguir novos mercados de produtos orientais.

b) procura de um caminho marítimo para as Índias. c) a existência de grandes riquezas no continente americano.

d) interesse pela difusão do cristianismo entre povos infiéis.

14. A descoberta de novas terras por navegadores portugueses e espanhóis alimentou a imaginação dos europeus e fomentou uma visão paradisíaca do novo mundo. Com respeito a esta "visão do paraíso" nos trópicos, é correto afirmar:

a) os europeus esperavam encontrar monstros e outras entidades mitológicas, o que se confirmou na presença de animais pré-históricos e seres humanos estranhos. b) os temores com relação ao inesperado levavam muitas vezes os europeus a demonstrar uma violência desumana contra os nativos do chamado Novo Mundo. c) as descrições dos novos territórios, com suas florestas exuberantes e seus pássaros exóticos, vinham confirmar as expectativas de descoberta do Paraíso na Terra. d) o encontro com seres de uma nova cultura, em um ambiente natural diferente, criou um clima propício ao entendimento mútuo e ao respeito pela vida humana, como era pregado pelos religiosos europeus.

15. O mundo conhecido pelos europeus no século XV abrangia apenas os territórios ao redor do Mediterrâneo. Foram as navegações dos séculos XV e XVI que revelaram ao Velho Mundo a existência de outros continentes e povos.

Um dos objetos dos europeus, ao entrarem em comunicação com esses povos, era a:

a) busca de metais preciosos, para satisfazer uma Europa em crise

b) procura de escravos, para atender à lavoura açucareira nos países ibéricos

c) ampliação de mercados consumidores, para desafogar o mercado saturado

d) expansão da fé cristã, para combater os infiéis convertidos ao protestantismo

16.

Na EXPO'98, Portugal comemorou os 500 anos da descoberta de uma rota marítima para as Índias, que se deu graças ao domínio de novos conhecimentos náuticos. Contribuiu para isso a

a) decadência da política mercantilista e a adoção de uma diretriz industrialista que facilitaram a fabricação, em larga escala, de instrumentos náuticos.

b) descentralização do poder e a derrubada do domínio dos castelhanos em Portugal, fato que atrasava o desenvolvimento náutico do país.

c) participação da nobreza, que reprimiu A Revolução de Avis e impediu a ascensão do grupo mercantil ao poder, pois os burgueses não reconheciam a tradição naval de Portugal.

d) expansão que Portugal viabilizou, graças aos investimentos da Inglaterra interessada na obtenção de matérias-primas para sua indústria.

e) criação de um centro de reunião de navegantes em Sagres, que foi responsável pela introdução de novas técnicas de navegação.

17. No ano de 1998 comemoraram-se os quinhentos anos da chegada de Vasco da Gama às Índias, fato considerado como um dos marcos das grandes navegações e descobrimentos que antecederam a descoberta e a colonização do "Novo Mundo".

Assinale a opção que revela uma característica da colonização espanhola na América.

a) Criação de Universidades por toda a área de colonização com o propósito de ilustrar as elites indígenas americanas para consolidar o domínio colonial.

b) Redirecionamento da política colonial no Novo Mundo tendo como fato determinante o florescimento do comércio com as Índias.

c) Exploração da mão-de-obra negra escrava por meio de instituições como o "repartimiento" com o objetivo de atender às demandas de produtos primários da Europa. d) Divisão do território ocupado em sesmarias com o intuito de extrair maior volume de prata e ouro do subsolo.

e) Fundação de uma rede de cidades estendida por toda a área ocupada, formando a espinha dorsal do sistema administrativo e militar.

(4)

18. Ao longo dos séculos XV e XVI desenvolveram-se na Europa as Grandes Navegações, que lançaram algumas nações à descoberta de novas terras e continentes. A expansão ultramarina acarretou o(a):

a) fortalecimento do comércio mediterrâneo e das rotas terrestres para o oriente.

b) fim dos monopólios reais na exploração de diversas atividades econômicas, tais como o sal e o diamante. c) declínio das monarquias nacionais apoiadas por segmentos citadinos burgueses.

d) superação dos entraves medievais com o desenvolvimento da economia mercantil.

e) consolidação política e econômica da nobreza provincial ligada aos senhorios e à propriedade fundiária. 19. "A 16 de setembro, vimos flutuar pequenos maços de ervas marinhas que pareciam ainda frescas..., o que fez todos acreditarem que a terra se aproximava." COLOMBO, Cristóvão. In: ISAAC, J. & ALBA, "A História Universal - Idade Média". São Paulo, Mestre Jou, 1967, p.193

Este breve fragmento, extraído do diário de bordo escrito em 1492 por Cristóvão Colombo, tem um significado especial no processo de expansão das fronteiras europeias. Podemos afirmar que a chegada à América faz parte do processo da(o):

a) expansão da economia mercantil e do fortalecimento da classe burguesa.

b) ampliação do movimento da Reconquista e da consolidação dos Reinos Cristãos Ibéricos.

c) decisão tomada no Tratado de Tordesilhas e do fortalecimento econômico da Espanha.

d) utilização de novas rotas em direção ao Oriente e da tomada de Constantinopla pelos turcos.

e) descobrimento das novas técnicas de navegação e da assinatura da Bula Inter Coetera.

20. O período 1450-1550, de transição da Medievalidade para a Modernidade, conheceu dentre outras características:

a) decadência econômica e racionalização da vida religiosa.

b) revalorização do aristotelismo e consolidação do Estado Absolutista.

c) forte efervescência religiosa e intensa expansão comercial.

d) avanço do liberalismo burguês e recuo do feudalismo. e) hegemonia europeia francesa e despontar da arte gótica. G A B A R I T O 1. V V V F V 2. 02 + 04 + 08 + 16 + 32 = 62 3. [A] 4. [A] 5. [D] 6. [A] 7. [C] 8. [B] 9. [C] 10. [A] 11. [D] 12. [C] 13. [C] 14. [C] 15. [A] 16. [E] 17. [E] 18. [D] 19. [A] 20. [C] EXAMES ANTERIORES Exame de 1996 – Questão 6

Portugal foi o primeiro país europeu a iniciar a expansão ultramarina. Este fato ocorreu pela convergência de diversos fatores que favoreceram o reino português. Entre eles podemos citar a(s)

a) pesquisas e estudos da Escola de Sagres e o fim da União Ibérica, o qual permitiu a Portugal realizar seus projetos de navegação.

b) viagens realizadas por D. Henrique, “O Navegador”, as quais, junto à evolução da cartografia e aparelhos de navegação, permitiram conhecimentos suficientes para a exploração marítima.

c) centralização do poder e a grande vantagem comercial devido ao excesso de metais preciosos em Portugal, o que permitiu grandes lucros nas trocas de especiarias. d) situação de paz e ordem interna além das vantagens comerciais alcançadas com as várias vitórias na Guerra dos Trinta Anos.

e) privilegiada posição geográfica, centralização do poder e aperfeiçoamento náutico.

Exame de 2002 – Questão 37

O chamado “ciclo das grandes navegações” dos séculos XV, XVI e XVII foi um marco tão importante na história da humanidade que suas conquistas só são comparadas à chegada do homem à Lua. Durante estas façanhas, que praticamente deram início à Idade Moderna, potências europeias, como Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Holanda, tomaram posse de novas terras graças à coragem de grandes navegadores. Dentre as afirmações abaixo, relacionadas com a expansão marítima europeia, a única correta é:

a) Juntamente com Portugal, a Inglaterra lançou-se à descoberta de novas terras durante o início do século XV, vindo a descobrir o Canadá.

b) A França foi um dos primeiros países a contestar o Tratado de Tordesilhas, o qual dividia o mundo entre Portugal e Espanha.

c) Enquanto os holandeses colonizaram algumas ilhas das Antilhas, os franceses se limitaram a invadir territórios portugueses no Brasil.

(5)

d) Os espanhóis conquistaram a maioria das terras da América, porém não tomaram posse de nenhum território na América do Norte.

e) Quando os espanhóis lançaram-se às grandes navegações, a Espanha não se encontrava totalmente livre dos invasores otomanos.

Exame de 2003 – Questão 3

No século XV e início do século XVI, os europeus lançaram-se por mares e oceanos para eles desconhecidos, em embarcações pequenas e frágeis. Nessas viagens, conheceram e dominaram imensos territórios e centenas de povos em três continentes: África, Ásia e América.

Os portugueses foram pioneiros nesse processo de expansão. Esse pioneirismo deveu-se principalmente ao fato de Portugal

a) ter-se constituído no primeiro Estado Nacional Moderno da Europa.

b) ter recebido grandes somas de dinheiro dos países árabes, que o dominavam.

c) ter aceitado as idéias de Colombo, iniciando o Ciclo Ocidental das Grandes Navegações.

d) ter-se tornado o Estado mais rico da Europa, após a descoberta do Brasil.

e) ter contado com amplo apoio dos reis católicos de Leão e Castela.

Exame de 2004 – Questão 26

Observando o mapa abaixo, podemos afirmar que ele ilustra a (o):

a) primeira viagem de circum-navegação realizada por Fernão de Magalhães.

b) descoberta do Oceano Pacífico por Vasco Nufies Balboa.

c) ciclo ocidental das Grandes Navegações. e) ciclo oriental das Grandes Navegações.

e) ciclo das viagens para a busca da passagem do Noroeste.

Exame de 2005 – Questão 33

“A busca de novas mercadorias provocou o aparecimento das especiarias, que vinham das Índias.

Os mercadores organizavam caravanas e as

transportavam até Constantinopla... onde eram

apanhadas pelos navegantes italianos... que as distribuíam no mercado europeu.” (FROTA, Guilherme de Andréa. Panorama da História do Brasil-Rio de Janeiro: Detalhes, 1987.)

Um acontecimento ocorrido na metade do século XV praticamente interrompeu o intercâmbio comercial da Europa com o Oriente, forçando a busca de uma nova rota comercial com as Índias. Esse fato foi o (a)

a) estabelecimento dos turcos em Constantinopla, transformada em sua capital, provocando a ruína do comércio mediterrâneo.

b) conquista de Jerusalém pelo sultão Saladino, interrompendo as rotas terrestres que das Índias demandavam à Constantinopla.

c) domínio muçulmano da Sicília, da Córsega e da Sardenha, bloqueando o Mediterrâneo à navegação e ao comércio europeu.

d) peste negra, que assolou a Europa e praticamente extinguiu a classe dos mercadores, privando o mercado europeu do comércio com o Oriente.

e) aliança entre gregos e egípcios, que passou a dominar o Mediterrâneo, impedindo o comércio de genoveses e venezianos com Constantinopla.

Exame de 2005 – Questão 37

Em tempos de globalização, antigas regiões americanas, africanas e asiáticas que sofreram dominação européia buscam distanciar-se desse passado colonialista. Um exemplo é a cidade de Bombaim, na Índia, que mudou seu nome recentemente para Mumbay, em homenagem a uma deusa local.

Sobre a expansão marítima europeia, é correto afirmar que regiões na Índia e

a) nas Filipinas foram dominadas pela Espanha. b) na China foram dominadas por Portugal. c) na Pérsia foram dominadas pela Holanda. d) na Indonésia foram dominadas pela Inglaterra. e) no Japão foram dominadas pela França. Exame de 2007 – Questão 41

Na Europa do Século XV, Portugal destacou-se pelo pioneirismo com que se lançou à expansão marítimo-comercial, dentre outras razões, em virtude da(o)

a) associação entre o Estado português e empresas privadas, formando a Companhia das Índias Ocidentais. b) experiência náutica dos portugueses, fruto dos estudos e experiências acontecidas na Escola de Sagres.

c) apoio inglês que forneceu tripulação e navios para a empreitada lusitana.

d) associação com a Espanha, pois o rei espanhol também era rei de Portugal, no final do século XV. e) necessidade da busca de ouro e metais preciosos para financiar as cruzadas.

Exame de 2007 – Questão 45

No Século XV, as potências europeias viram-se forçadas a buscar rotas marítimas para o Oriente, pois

a) os turcos otomanos passaram a controlar as terras a leste do Mediterrâneo.

(6)

b) o Tratado de Tordesilhas impedia a navegação portuguesa ao sul de Cabo Verde.

c) os ingleses impediam a passagem pelo estreito de Gibraltar.

d) as águas agitadas do Cabo da Boa Esperança impediam os navios de contornar a costa africana. e) espanhóis e portugueses não se entendiam quanto à navegação no Mar Mediterrâneo.

Exame de 2008 – Questão 40

Leia atentamente as afirmações abaixo.

I – Era um estado politicamente centralizado e estável. II – Possuía o melhor e mais equipado exército europeu durante os séculos XV e XVI.

III – Estava em uma posição geográfica favorável, entre o Atlântico e o Mediterrâneo.

IV – Contava com o apoio de uma burguesia mercantil favorável ao projeto da navegação para o Oriente. V – Possuía contatos com comerciantes árabes e indianos, realizados durante as Cruzadas, por nobres portugueses.

Assinale a única alternativa em que todas as afirmações justificam o pioneirismo português no processo das Grandes Navegações.

a) I e II. b) III e V. c) II, III e IV. d) I, III e IV. e) I, II e V.

Exame de 2010 – Questão 43

“Um conjunto de forças e motivos econômicos, políticos e culturais impulsionou a expansão comercial e marítima europeia a partir do século XV, o que resultou, entre outras coisas, no domínio da África, da Ásia e da América.” (Extraído de SILVA, 1996)

O fato que marcou o início da expansão marítima portuguesa foi o (a)

a) contorno do Cabo da Boa Esperança em 1488. b) conquista de Ceuta em 1415.

c) chegada em Calicute, Índia, em 1498.

d) ascensão ao trono português de uma nova dinastia, a de Avis, em 1385.

e) descobrimento do Brasil em 1500. Exame de 2011 – Questão 22

As grandes navegações produziram o expansionismo do século XV e contribuíram para acelerar a transição do feudalismo/capitalismo.

Provocaram mudanças no comércio europeu, tais como: a) deslocamento do eixo econômico do Atlântico para o Pacífico; ascensão econômica das repúblicas italianas paralelamente ao declínio das potências mercantis atlânticas; acúmulo de capitais nas mãos da realeza. b) perda do monopólio do comércio de especiarias por parte dos italianos; declínio econômico das potências

mercantis atlânticas; intenso afluxo de metais preciosos da América para a Europa.

c) empobrecimento da burguesia europeia; deslocamento do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico; ascensão econômica das repúblicas italianas, paralelamente ao declínio das potências mercantis atlânticas.

d) intenso afluxo de metais preciosos da América para a Europa, o que determinou a chamada “revolução dos preços do Século XVI”; deslocamento do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico; acúmulo de capitais nas mãos da burguesia europeia, em consequência da abundância de metais que afluiu para a Europa.

e) ascensão econômica das repúblicas italianas, paralelamente ao declínio econômico de países como Portugal, Espanha, Inglaterra e Holanda; incorporação das áreas do continente americano e do litoral africano às rotas já tradicionais de comércio Europa – Ásia; acumulação de capitais nas mãos da nobreza e realeza europeias.

Exame de 2012 – Questão 44

As Grandes Navegações iniciaram transformações significativas no cenário mundial. Leia atentamente os itens abaixo:

I – o Oceano Atlântico passou a ser mais importante que o Mar Mediterrâneo;

II – a peste negra, com a qual os europeus se contaminaram, era até então desconhecida na Europa; III – houve a ascensão econômica das cidades italianas e o declínio das cidades banhadas pelo Mar do Norte; IV – os europeus ergueram vastos impérios coloniais e se apropriaram da riqueza dos povos africanos, asiáticos e americanos;

V – a propagação da fé cristã.

Assinale a única alternativa em que todos os itens listam características corretas desse período.

a) I, III e V b) II, III e V c) I, IV e V d) II, III e IV e) I, II e IV Exame de 2015 – Questão 40

As viagens mercantis e os descobrimentos de rotas marítimas e de terras além-mar ocorridas no que conhecemos por expansão europeia, mudou o mundo conhecido até então.

Foram etapas na conquista dos novos caminhos, rotas e descobrimentos os seguintes eventos:

1. Bartolomeu Dias atingiu a extremidade sul do continente africano, nomeando-a de Cabo das Tormentas.

2. Fernão de Magalhães, português, deu início à primeira viagem ao redor da Terra.

3. Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil. 4. Conquista de Ceuta pelos portugueses.

5. Cristóvão Colombo descobriu o que julgou ser o caminho para as Índias, mas na verdade havia aportado em terras desconhecidas.

(7)

A sequência cronológica correta dos fatos listados é a) 1, 2, 3, 4 e 5. b) 3, 5, 4, 1 e 2. c) 5, 2, 1, 4 e 3. d) 2, 4, 1, 5 e 3. e) 4, 1, 5, 3 e 2. Exame de 2017 – Questão 33

No início do século XIV, a China era a maior potência mundial e empenhava-se intensamente na expansão marítima e comercial, chegando à Índia, quase um século antes de Cabral. Os chineses estiveram no sul da África Oriental e no Mar Vermelho, enquanto os portugueses mal iniciavam sua exploração na costa norte da África. Entretanto, antes de 1440, a expansão marítima chinesa estagnou. Aponte, dentre as opções abaixo, aquela que apresenta a causa para o sucesso da exploração marítima portuguesa.

a) O fato de os portugueses não terem desenvolvido tecnologias relacionadas à navegação ultramarina não afetou suas ações exploratórias.

b) Em Portugal, a centralização monárquica só ocorreria no final do Século XIII, sendo este fato de pouca influência no processo exploratório dos portugueses além-mar.

c) As finanças portuguesas não estavam estabilizadas e dificultaram os investimentos necessários para os projetos relacionados às navegações, o que fez com que D. Henrique procurasse financiamento público com os soberanos espanhóis.

d) Portugal, apesar da guerra de emancipação política com a Espanha, manteve a busca por conhecimento para a consecução das grandes navegações.

e) Em Portugal, as explorações foram conduzidas com recursos de empresas comerciais privadas e apoio governamental.

Exame de 2019 – Questão 35

Muitos europeus acreditavam que, em direção ao sul, o mar seria habitado por monstros e estaria sempre em chamas. Se arriscassem cruzar o oceano Atlântico, à época conhecido como mar Tenebroso, iriam se deparar com o fim do mundo.

Mesmo assim, os portugueses se lançaram às Grandes Navegações, no final do século XV.

Considerando:

I – A Tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos; II – A Criação da Companhia das Índias Ocidentais; III – A existência de um poder centralizador e de um Estado unificado;

IV – A descoberta da imensa mina de prata em Potosí pelos lusitanos;

V – A invenção da bússola pelos portugueses na Escola de Sagres.

Assinale abaixo a alternativa que apresenta as causas que levaram à Expansão Marítima Portuguesa.

a) I e II b) I e III c) I, II e III d) III e IV e) IV e V

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O mês de início do intervalo influenciou significativamente (1' < 0,01) os intervalos de ambos os grupos genéticos, enquanto que o ano do início do intervalo (P <0,01) e a

Os tratamentos foram dispostos num delineamento inteiramente aleatorizado num esquema fatorial 2x6x2, em que estão associados, a ausência e presença de hidrogel no

Agora quando eles brigam eu não sinto mais medo: sinto apenas ódio deles e fico nervoso e meu estômago ferve.. Mas do verão eu

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,