• Nenhum resultado encontrado

Era uma vez um atleta muito experiente no salto com vara. A cada 10 saltos, conseguia bater 8 vezes o seu próprio recorde. Certo dia foi convidado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Era uma vez um atleta muito experiente no salto com vara. A cada 10 saltos, conseguia bater 8 vezes o seu próprio recorde. Certo dia foi convidado"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

O termo Meta deve ser utilizado para marcar um indivíduo, grupo ou organização se posicionando numa situação futura cobiçada através da implementação de esforços específicos e resultados mensuráveis (objetivos).

Quando uma pessoa ou grupo estabelece um objetivo, deve ter ciência de que este objetivo vem primeiro no tempo e no lugar. Estabelecer uma Meta exige orientação de prioridades, o que significa dizer que, muitas vezes, abrimos mão de outros alvos que deverão ser considerados secundárias.

Uma meta exige tempo e dedicação para ser atingida.

Objetivos e metas são alvos ou fins que o administrador deseja atingir. As metas devem ser específicas, desafiantes, realistas, qualificadas e associadas a um horizonte de tempo, aceitáveis para os que devem atingi-los e consistentes.

A palavra Meta (derivado do conceito grego τέλος [telos] significa "acima" ou "além"; do latim finis; do inglês target) marca a pessoa se posicionando no futuro, desejável e se esforçado para implementar as condições (objetivo).

Limite = Linha de demarcação, Ponto que não se deve ou não se pode ultrapassar; fronteira, raia.

Alvo = Ponto a que se dirige o tiro; mira. Ponto de convergência. Marco = Sinal de demarcação, Fronteira.

(2)

Era uma vez um atleta muito experiente no salto com vara. A cada 10 saltos, conseguia bater 8 vezes o seu próprio recorde.

Certo dia foi convidado para um desafio, parte de uma pesquisa. Deveria fazer outros 10 saltos, mas com uma diferença: em vez da barra horizontal (que determina a altura), seriam instalados sensores. Assim nada o impediria de saltar o mais alto possível. Resultado: dos 10 saltos, só conseguiu bater seu próprio recorde 4 vezes.

Colocaram a barra novamente, e o atleta voltou à sua média inicial. O atleta era o ucraniano Serguei Nazarovitch Bubka (4 de dezembro de 1963), considerado por muitos o maior saltador com vara de todos os tempos, cujos destaques na carreira são as seis vitórias consecutivas no Campeonato Mundial de Atletismo a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1988 e a quebra de 35 recordes mundiais de salto com vara (17 ao ar livre e 18 em recintos fechados). Pouquíssimas pessoas elaboram o seu planejamento de metas com a devida clareza, Bubka era um desses e o experimento acima mostra como esse planejamento, lhe foi primordial.

Alguns feitos da carreira de Sergei Bubka:

##1983 - Ganha o Mundial de Helsinki aos 19 anos

##1984 - Quebra o recorde mundial pela primeira vez, saltando 5,85 m ##1985 - Torna-se o primeiro homem a ultrapassar a marca dos 6 m ##1988 - Conquista a sua única medalha olímpica, ouro em Seul ##1994 - Quebra pela 35ª vez o recorde mundial, saltando 6,14 m ##1995 - Quebra o recorde mundial indoor, saltando 6,15 m ##2001 - Abandona o atletismo aos 37 anos

(3)

Uma meta não é a mesma coisa que um objetivo e vice-versa. Objetivo é a descrição daquilo que se pretende alcançar. Meta é a definição em termos quantitativos, e com um prazo pré determinado, é um objetivo relacionada a tempo e valor, ou seja: "Vou comprar um carro (objetivo) de R$ 20.000,00 (valor) até dezembro de 2008 (tempo/prazo). No âmbito corporativo, o conceito é o mesmo. O objetivo do método de content marketing pode ser tornar uma empresa conhecida num determinado segmento. Sua meta seria, por exemplo, essa: obter 5 mil leitores cadastrados até o dia 31 de março.

Perceba que objetivo se atém à definição daquilo que é almejado enquanto a meta responde a duas perguntas: quanto? e até quando?.

5 Fatores que Podem te Ajudar a Definir Metas e Objetivos

1. Clareza: O objetivo precisa ser sem ambiguidade, do contrário a motivação diminui. Afinal, por que se entusiasmar se você já nem sabe o que está buscando?

2. Desafio: A conquista é um forte motivador e não existe conquista sem desafios, algo sem nenhum desafio não estimula ninguém. Seu objetivo é desafiante?

3. Comprometimento: Qual é a importância do seu objetivo para você? A relevância que o objetivo tem em sua vida é fundamental para que assuma o compromisso de ir até o fim para alcançá-lo.

4. Feedback: Questione-se sobre o modo em que está trabalhando para que seu objetivo seja alcançado. Você está no caminho certo? Está obtendo resultados? Existe alguma coisa que precisa ser modificada ou melhorada? Sem esse acompanhamento é muito fácil perder o foco e a motivação.

5. Constância e Persistência: Trabalhe todos os dias para que seus objetivos sejam atingidos e se mantenha firme e persistente na busca pelo sucesso.

(4)

Quando considerados separadamente, planejamento, organização, direção e controle constituem funções administrativas. Quando em conjunto, para o alcance de objetivos, formam o processo administrativo. Planejar e organizar representam aspectos mais abstratos do processo enquanto dirigir e controlar caracterizam aspectos mais concretos. O Planejar é estabelece os objetivos da empresa e como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. • Definir missão • Formular objetivos • Definir os planos • Programar as atividades.

Organizar é a forma de alocar e coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais. • Dividir o trabalho • Designar as atividades • Agrupar as atividades em órgãos e cargos • Alocar recursos • Definir autoridade e responsabilidade Direção significa conduzir e orientar o pessoal. Simultânea aos trabalhos de planejamento e organização é considerada como a essência do trabalho do bom administrador. Os meios de direção são: a emissão de ordens; instruções; comunicação; motivação; liderança e coordenação (Fonte: Idalberto Chiavenato - Iniciação à Administração Geral). • Designar as pessoas • Coordenar os esforços • Comunicar • Motivar • Liderar • Orientar

Controlar significa verificar se o que foi planejado e organizado está sendo, de fato, executado e quais os resultados obtidos. Consiste em medir e corrigir o desempenho dos subordinados para assegurar que os objetivos da empresa sejam atingidos, identificar os possíveis erros ou desvios a fim de corrigi-los e evitar a sua repetição (PDCA). (Fonte: Idalberto Chiavenato - Iniciação à Administração Geral).

• Estabelecer e padronizar processos. • Análise das anomalias, correção e melhoria dos padrões e processos já estabelecidos. • Desenvolver novos padrões e processos. • Criar e analisar indicadores que controlem o desempenho de cada processo e cada padrão.

(5)

Ser “MENSURÁVEL” significa poder ser avaliada, quantificável, medida com precisão através de uma unidade convenientemente escolhida. Devem ser acompanhadas por evidências sensoriais (feed-back). Toda meta que perseguimos terá consequências para nós e para outras pessoas. Na meta, deve constar como você medirá seu progresso e com que frequência. Por exemplo, um corredor, poderá medir o tempo que leva para percorrer determinado percurso, tal como um corredor de maratona ou de formula.

Ser “ESPECÍFICA”, expondo o que você quer, não o que você quer evitar. Para encontrar sua meta positiva, pergunte-se: “O que você quer atingir com isto?”, repetidamente, até encontrar o ponto positivo e final de sua meta. A meta, por definição tem que ser importante, necessária (relevante), significativa e desafiadora. Seu objetivo deve ser muito bem definido.

“TEMPORAL”, com prazo determinado, tem espaço de tempo convencionado, e claramente definido. Deve-se evitar a tendência a se procrastinar compromissos.. Quando você define as etapas para atingir sua meta, você está colocando pernas no seu sonho. Uma meta de longo prazo pode parecer desencorajadora. O plano de ação divide a meta em etapas menores (marcos). Ele é um mapa da jornada. Além disso, você precisa estar motivado. Esta é a razão pela qual as metas precisam ser estimulantes bem como realistas.

Uma Meta deve ser exequível, “ATINGÍVEL”, alcançável, possível, viável. Deve ser, enfim realizável segundo o tempo, os recursos e as competências disponíveis, e considerando-se fatores controláveis e incontroláveis. Pergunte-considerando-se: “Até que ponto esta meta está sobre meu controle?”, “Que atitudes tomarei para atingir esta meta?”.

(6)

Um Marco Referencial expressa a posição conquistada em direção ao objetivo proposto. Sua função é particionar um “caminho muito extenso ou demorado, oferecendo a percepção de progresso. No Marco Referencial somos desafiados a cumprir uma meta e, ao cumpri-la, a possibilidade de comemorar e avaliar a proximidade do objetivo final. Apoia-se em crenças, na cultura da coletividade envolvida. Implica, portanto, opção e fundamentação.

(7)

“Toda a teoria deve ser feita para poder ser posta em prática, e toda a prática deve obedecer a uma teoria. Quem não sabe nada dum assunto, e consegue alguma coisa nele por sorte ou acaso, chama «teórico» a quem sabe mais, e, por igual acaso, consegue menos. Quem sabe, mas não sabe aplicar - isto é, quem afinal não sabe, porque não saber aplicar é uma maneira de não saber -, tem rancor a quem aplica por instinto, isto é, sem saber que realmente sabe. Mas, em ambos os casos, para o homem são de espírito e equilibrado de inteligência, há uma separação abusiva. Na vida superior a teoria e a prática completam-se. Foram feitas uma para a outra”. Fernando Pessoa.

Desde criancinhas, recebemos diversas lições sobre o que é o certo como fazer: como enfrentar nossos desafios, nos relacionar com os outros, como ter uma vida saudável... em resumo, todas as dicas que precisávamos para uma vida próspera e feliz. Estudamos, nos formamos em uma determinada área, lemos sobre diversos temas, assistimos vídeos, filmes e documentários variados, ouvimos especialistas sobre infindáveis temas e a essa altura, nos tornamos uma enciclopédia ambulante de conhecimentos.

Então, por que é tão difícil fazer, executar, ter sucesso?

A “lição” é simples de se entender, mas difícil de “experimentar. Ter conhecimento é fundamental, mas é básico... colocar em prática é outra, bem diferente e muito mais complexa, pois exige administrar as variáveis incontroláveis da vida real que exigem competências e vivências difíceis de se absorver de forma teórica, racional e controlada.

Referências

Documentos relacionados

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Desde que durante os horários de negociação oficiais do índice subjacente o preço de exercício não seja atingido, apenas interessa para efeitos de verificação de um

Não é permitida a reprodução deste conteúdo, de forma parcial ou total, quer em meio impresso ou digital, nem pode ser disponibilizado na internet sem permissão prévia, dos

Emílio Velloso Barroso (UFRJ, Brasil) Henyo Trindade Barretto Filho (UnB, Brasil) Isabel Trigo (Instituto de Meteorologia, Portugal) José Henrique Gonçalves Melo (Petrobras,

Caso seja verificado que o número de votantes não corresponde ao número de cédulas oficiais, e esta diferença resulte, comprovadamente, de fraude, a urna será lacrada e será

 Comparar a oscilação postural (OP) através da análise do deslocamento do centro de pressão (DCP) - comprimento e área, o tempo de estabilização (TE) e pico inicial

[…] História, missão, funções e atividades da instituição produtora/acu- muladora; meios de produção dos documentos; histórico da formação e acumulação do

Exemplo do que fazer: Soluções customizadas em tecnologia para meios de pagamento.. Sempre utilizamos o artigo “a” antes do