• Nenhum resultado encontrado

Serviços. Atualizado em 19/01/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Serviços. Atualizado em 19/01/2021"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Guia de

Guia de

Serviços

(2)

Realizar consulta em ginecologia para cirurgia de

Realizar consulta em ginecologia para cirurgia de

laqueadura - Fiocruz IFF/RJ

laqueadura - Fiocruz IFF/RJ

Atualizado em: 09/12/2020

Descrição

A Consulta em Ginecologia -Laqueadura destina-se a oferecer a mulher a esterilização pelo método de laquadura tubária que consiste no corte das trompas, evitando a fecundação natural. O objetivo final do serviço é propiciar à mulher a interrupção do ciclo reprodutivo.

Instruções para atendimento

1-Tenha sempre em mãos: -Cartão Nacional do SUS, Documento de identidade com foto e comprovante de residência Guia de Encaminhamento do sistema de regulação em saúde que consta a data e hora do atendimento agendado -Guia de referência-contra-referênciada entregue por sua unidade de saude. -Exames identificados no preparo da guia do sistema de regulação em saúde. 2-Compareça à consulta, com 15 minutos de antecedência. 3-Quando não puder comparecer, avise-nos o mais breve possível (telefones: 25541728). 4-No caso de mudança de endereço ou telefone informe ao Arquivo Médico do IFF, pessoalmente ou através do telefone 2554-1705. 5-Realizamos cirurgias de Laqueadura por videolaparoscopia e por via vaginal (indicada para usuárias com desejo de Laqueadura com cirurgias abdominais prévias). 6-Não atendemos pacientes com os critérios clínicos de exclusão para cirurgias no IFF, sendo estes:-Idade maior de 65 anos.-Peso maior que 90 quilos. -Índice de massa corporal (IMC) maior que 35. -Pacientes portadores de cardiopatias isquêmica( historia de infarto, angina estável), valvulopatias e arritmias. - Diabetes Mellitos em uso de hipoglicemiantes com lesão de orgão alvo( retinopatia grave, cardiopatia e insuficiência renal). -DM insulinodependente independente de lesão de orgão alvo. -Pacientes portadores de hipertireoidismo;Pacientes portadores de de insuficiência renal de qualquer etiologia mesmo em tratamento conservador.-Pacientes com HAS em uso de mais de 03 antihipertensivos. -Pacientes portadores de doença inflamatória intestinal ( doença de chron, retocolite ulcerativa ). Pacientes portadores de pneumopatias ( asma , DPOC, sequela grave de BK pulmonar). -Pacientes portadores de colagenose( lupus, artrite reumatóide, esclerodermia , dermatopolimiosite). --Pacientes portadores de doenças hamatológicas oncológicas. -Pacientes portadores de doenças neurológicas( Epilepsia , sequela de AVC ou doenças Auto imunes ), assim como outras doenças que necessitem de apoio clínico ou CTI. 7-Não

atendemos pacientes com os critérios ginecológicos de exclusão para cirurgias no IFF, sendo estes: -Diagnóstico de endometriose.-Reversão de laqueadura tubária. - Câncer avançado de mama, de útero (colo ou endométrio) e ovário. 8-OBS: Não fazemos a inserção de essure.

Solicitantes

Cidadãos

Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço:

Para ter acesso ao serviço o usuário deverá ter sido agendado pela Atenção Básica de Saúde através do Sistema de Regulação em Saúde e atender aos critérios para realizar o procedimento requisitado, que são: - Mulheres não gravidas. - Mulheres acima de 25 anos ou maior de 18 anos com capacidade civil plena e dois filhos vivos. -Documento de manifestacao e confirmacao expressa da vontade assinada pelo requerente. -Documento comprobatorio da

participacao em atividade educativa, assinado pelo profissional responsavel da unidade de saude de origem.-Exame citopatologico do colo uterino (preventivo) com menos de 3 anos de realizacao.-Não estar dentro dos critérios de exclusão para cirurgias no IFF.

Etapas do serviço

Apresentar-se na recepção com a guia do Sistema de Regulação em Saúde constando o nome, data da consulta, para receber orientação e liberação para acesso ao Hospital.

(3)

Documentação necessária Todos

Todos

Guia de encaminhamento do Sistema de Regulação em Saúde carteira de identidade

Canais de atendimento Todos

Todos Presencial

Esta etapa é realizada na recepção de entrada do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira

Consiste na apresentação dos documentos para abertura do prontuário pelo Arquivo Médico do IFF com objetivo de identificação e geração do Cartão de Agendamento Institucional que é entregue ao paciente.

Documentação necessária Todos

Todos

Carteira de Identidade Cartão do SUS

Guia de Encaminhamento do Sistema de Regulação em Saúde comprovante de residência

Canais de atendimento Todos

Todos Presencial

Esta etapa é realizada na recepção do Arquivo Médico.

2

Identificar-se para abertura de prontuário médico.

Esta etapa consiste na entrega pelo paciente do Cartão de Agendamento Institucional e Guia de Encaminhamento do Sistema de Regulação em Saúde na Recepção do Ambulatório de Ginecologia para registrar na Agenda Eletrônica e efetivar no Sistema de Regulação em Saúde.

Documentação necessária Todos

Todos

Cartão de Agendamento Institucional

Guia de Encaminhamento do Sistema de Regulação em Saúde Guia de Contrareferência

Canais de atendimento Todos

Todos Presencial

Na Recepção do Ambulatório de Ginecologia.

3

Identificar-se junto à recepção do Ambulatório de Ginecologia

Nesta etapa é aferida a pressão arterial, verificado peso, altura e registrados em prontuário eletrônico.Entregue um folder instrutivo -Como ser Atendido no Ambulatório de Ginecologia- e orientada a aguadar na sala de espera.Será chamada pelo nome para a próxima etapa.

Documentação necessária Todos

Todos nenhum

Canais de atendimento

(4)

Todos Todos

Presencial

Esta etapa é realizada em Consultório no Ambulatório de Ginecologia

O paciente será avaliado pelo médico quanto aos requisitos necessários para acessar o serviço. Caso não atenda aos critérios clínicos e cirúrgicos para ser atendida no IFF, será contra referenciado para unidade de saúde de origem e notificado. Os pacientes elegíveis para realizar o procedimento de Laqueadura serão agendados uma consulta em Ginecologia Geral.Nesta etapa exames complementares podem ser solicitados.

Documentação necessária Todos

Todos

Comprovante da participacao em atividade educativa de Planejamento Familiar Manifestacao expressa da vontade

Confirmação Expressa da Vontade

Exame Citopatológico do colo(preventivo) Canais de atendimento

Todos Todos

Presencial

No consultório do Ambulatório de Ginecológia.

5

Realizar consulta para Avaliação dos Critérios para o procedimento solicitado

Nesta etapa a paciente entrega na Recepção do Ambulatório o Cartão de Agendamento Institucional para registro na Agenda Eletrônica. Recebe orientação para aguardar sua chamada na sala de espera.

Documentação necessária Todos

Todos

Cartão de Agendamento Institucional Canais de atendimento

Todos Todos

Presencial

Esta etapa é realizada na Recepção do Ambulatório de Ginecologia.

6

Identificar-se na Recepção do Ambulatório na data agendada para consulta em ginecologia geral.

Nesta etapa a paciente é atendida seguindo o Protocolo Institucional para consulta Ginecológica de Planejamento Familiar. Avaliado as condiçoes clinica e ginecológica, através da anamnese e avaliação dos exames atuais,para confirmação da indicação da cirurgia de Laqueadura. Será solicitado os exames pré operatórios,que serão avaliados na consulta agendada de Risco Cirúrgico.

Documentação necessária Todos

Todos

Cartão de Agendamento Institucional. Exames atuais

Canais de atendimento Todos

Todos Presencial

Esta etapa é realizado no Consultório do Ambulatório de Ginecologia.

(5)

Nesta etapa a paciente é avaliada de acordo com o Protocolo Institucional de Atendimento do Risco Cirúrgico. A partir dos dados colhidos e avaliação dos exames entregues pela paciente o médico responsável poderá liberar a cirurgia para ser realizada no Instituto. As pacientes não liberadas serão contra referenciada para sua Unidade Básica de Saúde e entregue a paciente a documentação necessária para dar seguimento ao seu tratamento. Poderão ser solicitados exames complementares para melhor avaliação do quadro clinico para liberação do risco cirúrgico. As pacientes com risco cirúrgico liberado são orientadas a aguardar a comunicação do agendamento da cirurgia pela Instituição.

Documentação necessária

Pacientes indicadas para cirurgia Pacientes indicadas para cirurgia

Exames pré operatórios

Formulário Indicação de Cirurgia preenchido pela equipe cirúrgica Canais de atendimento

Todos Todos

Presencial

Esta etapa é realizada no consultório do Ambulatório de Ginecologia.

8

Realizar consulta de risco cirúrgico

Nesta etapa a paciente recebe informações sobre a data e horário programados para sua internação.A convocação segue a ordem de liberação do risco cirúrgico.

Documentação necessária Todos Todos nenhum Canais de atendimento Todos Todos Telefone

O contato é realizado através dos telefones informados pela paciente no formulário de indicação de cirurgia e arquivo médico.

9

Agendamento da cirurgia

No dia agendado para cirurgia o paciente se apresenta na recepção do Institudo.É encaminhado ao Arquivo Médico para sua identificação e registro de sua admissão .Encaminhado para a Unidade de internação (Enfermaria) da Ginecologia e acolhida pela equipe cirúrgica.

Documentação necessária Todos

Todos

Cartão de Agendamento Institucional. Canais de atendimento

Todos Todos

Presencial

O primeiro contato é realizado na Recepção do Arquivo Médico e segue para adimissão na Unidade de Internação Cirúrgica

10

Realizar a Admissão Cirúrgica

Esta etapa inicia no momento da internação e consiste nos cuidados pré operatório , cuidados durante a cirurgia e cuidados no pós operatório até o momento da alta hospitalar.

(6)

Documentação necessária Todos Todos exames anteriores Canais de atendimento Todos Todos Presencial

A preparação é realizada na UPI (Enfermaria) da Ginecologia

Esta etapa consiste na alta médica, avaliação e orientação pela equipe de enfermagem, fornecimento de

medicamentos para uso domiciliar conforme prescrição da alta, agendamento de pós operatório no ambulatório de ginecologia e apresentação no Arquivo Médico de impresso para registro da alta.

Documentação necessária Todos

Todos

Autorização de Saída Receita Médica

Cartão de Agendamento Institucional Declaração de Alta Hospitalar Canais de atendimento

Todos Todos

Presencial

Equipe de Enfermaria, Portaria do 3 andar, Recepção do Ambulatório de Ginecologia e Recepção do Arquivo Médico.

12

Receber Alta Hospitalar

Nesta etapa a paciente entrega na Recepção do Ambulatório o Cartão de Agendamento Institucional para registro na Agenda Eletrônica. Em seguida recebe orientação para aguardar a chamada para a consulta.

Documentação necessária Todos

Todos

Cartão de Agendamento Institucional Canais de atendimento

Todos Todos

Presencial

Esta etapa é realizada na Recepção do Ambulatório de Ginecologia.

13

Identificar-se na Recepção do Ambulatório na data agendada da consulta de pós operatório

Nesta etapa a paciente é avaliada quanto a sua recuperação do procedimento cirúrgico. Avaliado a Ferida Cirúrgica e retirado os pontos. A paciente que estiver em condições será contra referenciada para Unidade Básica de Saúde de origem e alta do Ambulatório de Ginecologia. Aquelas que necessitarem de nova avaliação serão agendadas para nova consulta de pós operatório e programação da alta do Ambulatório de Ginecologia.

Documentação necessária Todos

Todos

Receita Médica

Guia de Contra referência Canais de atendimento

(7)

Tempo estimado para realizar esse serviço

Entre 6 8 meses

Encontre o serviço

Endereço: Endereço:

Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira - IFF Avenida Rui Barbosa,716 Flamengo

22250-020 Rio de Janeiro , RJ Ver no mapa:Google Maps

BR Horário: Horário:

terça-feira: 8:00 às 10:00

Observação sobre horário de atendimento: Observação sobre horário de atendimento:

O inicio do atendimento será às 08:00 com o Acolhimento da Enfermagem. Todos

Todos Presencial

(8)

Referências

Documentos relacionados

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

After analyzing all the procedures involved in the production process of GFRP profiles, it was concluded that it would be possible to improve the sustainability and

O desafio apresentado para o componente de Comunicação e Percepção Pública do projeto LAC-Biosafety foi estruturar uma comunicação estratégica que fortalecesse a percep- ção

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as características de madeira do híbrido Euca/ytpus grandis x Euca/ytpus urophylla e da celulose entre o primeiro ano até o sétimo ano

Na entrevista a seguir, Capovilla revisita a própria trajetória intelectual, debate a sua passagem pelo Centro Popular de Cultura de São Paulo e as críticas que escreveu para

A teoria da vontade, ou Willenstheorie foi admitida pelos autores alemães do século XIX, como THIBAU, PUCHTA, SAVIGNY, WINDSCHEID, para quem, na formação do contrato, o