• Nenhum resultado encontrado

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI COORDENAÇÃO DO CURSO DE DESIGN DE MODA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI COORDENAÇÃO DO CURSO DE DESIGN DE MODA"

Copied!
57
0
0

Texto

(1)

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI

COORDENAÇÃO DO CURSO DE DESIGN DE MODA

MARIA DO SOCORRO DA SILVA GUEDES

COLEÇÃO: METAMORFOSE

(2)

MARIA DO SOCORRO DA SILVA GUEDES

COLEÇÃO: METAMORFOSE

Projeto apresentado ao curso de Design de Moda como requisito para finalização da disciplina Planejamento de Coleção, sob a orientação da professora Me Rita Prado.

(3)

MARIA DO SOCORRO DA SILVA GUEDES

COLEÇÃO METAMORFOSE

Projeto apresentado ao curso de Design de Moda como requisito para finalização da disciplina Planejamento de Coleção, sob a orientação da professora Me Rita Prado.

Aprovado em __/__/___ BANCA EXAMINADORA _________________________________________________________ Presidente da Banca __________________________________________________________ Examinador 01 __________________________________________________________ Examinador 02

(4)

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por sempre me guardar onde vou, pois quando ia para a faculdade e deixava meus filhos de 6 e 14 anos “sozinhos”, sei que estavam bem, pois estavam guardados por Deus, que sempre me direcionou para seguir os meus objetivos. Quando optei por não cursar mais computação na UESPI, muitos me aconselhavam a desistir, mas Deus sempre colocou luz no meu caminho e me deu forças para continuar. Fui trabalhar com desenho e Deus me ajudou a dominar a técnica e dar uma vida digna aos meus filhos.

Sou grata pelo legado que minha mãe me deixou de persistir mesmo diante das dificuldades, pelos meus filhos Eduardo Guedes e Edwarda Guedes que sempre me apoiaram e acreditaram em mim e pelo amor incondicional.

Meus agradecimentos a todos em geral que me proporcionaram conhecimentos nesses dois anos, aos meus colegas de turma que de alguma forma me ajudaram nos momentos difíceis.

Sou grata a todos os professores da UNINOVAFAPI sem exceção, a professora Karla Fianco pela excelente profissional que é, a professora Vivian pela dedicação e dicas interessantes, a professora Paula pelo grande profissionalismo, por ser doce e descontraída, e em especial a professora Rita Prado que para mim é um exemplo de mulher e profissional da moda.

(5)

SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO DO PROJETO ... 6 2 A MARCA ... 7 3 PÚBLICO ALVO ... 8 4 PERFIL DO CONSUMIDOR ... 9 5 CRONOGRAMA ... 10

6 BALANCEAMENTO OU MIX DE PRODUTO ... 11

7 NOME E TEMA DA COLEÇÃO ... 12

8 CARTELA DE CORES ... 14

9 RELEASE ... 15

10 BRIEFING DIGITAL ... 16

11 FICHA TÉCNICA DAS PEÇAS ... 17

12 CROQUIS ... 18

13 SKETCHBOOK ... 33

14 PROVAS DE ROUPA ... 41

15 LOOKBOOK ... 48

(6)

1 APRESENTAÇÃO DO PROJETO

A Dwdons tem o propósito de oferecer um estilo diferente, ousado e com personalidade, para mulheres que gostam de liberdade.

A partir do macrotema “literatura” com o livro “O jardim das borboletas”, a coleção foi buscar inspiração nas espécies de borboletas que eram tatuadas nas meninas sequestradas pelo jardineiro (personagens do livro). Trazendo rebeldia, o empoderamento da mulher na sociedade, a delicadeza e a pureza das borboletas que fazem parte da composição dos tecidos mais claros, além da transparência e as formas, partindo do decote em “v” e cintura marcada.

A marca tem o propósito de levar um estilo diferenciado e ousado nas referências que foram inspiradas no estilo nova-iorquino onde se passou todo o acontecimento do livro, buscando também referência do rock in roll, estilo musical que surgiu nos Estados Unidos no final da década de 1940 iniciou nos anos 1950, e a moda street que surgiu no auge da Guerra Fria.

A marca optou por um estilo com liberdade de expressão, livre de preconceitos e padrões.

(7)

2 A MARCA História da marca

A marca Dwdons surgiu em 2019 a partir do curso de design de moda, para a coleção metamorfose, inspirada no livro O jardim das borboletas, com o intuito de mostrar a beleza da mulher através da ousadia, rebeldia e do empoderamento. A Dwdons tem estilo e design diferentes em suas criações, é livre para usar e ousar sempre seguindo as tendências.

A escolha do nome da marca Dwdons se deu pela mistura dos nomes dos meus filhos Eduardo Guedes e Edwarda Guedes, e pela inspiração do dom que ambos possuem de desenhar e que coincide com meu dom e aptidão para desenhos. Tal inspiração foi decisiva para a escolha do nome da marca e grande incentivo para seguir esse sonho de criação e desenvolvimento da mesma. A marca opta por um estilo diferenciado, buscando referências de arte e figuras arquitetônicas, com uma proposta de modelagem bem inusitada, design versátil sem deixar de ser sexy e moderna.

Identidade da Marca

A Dwdons traz a mulher forte, despojada, empoderada e determinada em suas atitudes, valorizando a silhueta e proporcionando emoção e descontração. Criada para o público ousado e independente que não dispensa uma modelagem diferente, criativa, com acabamento e matéria-prima de qualidade e trazendo em sua identidade a liberdade de brincar com as sobreposições, acessórios e designs que é um diferencial da marca.

(8)

3 PÚBLICO ALVO

A Dwdons é direcionada a mulheres independentes e determinadas, que residem em Teresina-PI, de faixa etária entre 25 a 40 anos. A marca foi desenvolvida especialmente para mulheres que possuem uma vida ativa, que estudam e trabalham, tem estilo próprio, gostam de se divertir, ouvir música, frequentam restaurantes, bares e academias, e não dispensam uma modelagem diferente, versátil, moderna e que se adequa a vários tipos de ambientes.

Além de peças diferenciadas a Dwdons traz também acessórios para compor o look das mulheres com muito estilo. Design street rock, pegada gótica, brincando com artes geométricas no sentido de transformar a moda de rua em peças descontraídas, para um público de mulheres conectadas e livres para mudanças.

(9)
(10)

5 CRONOGRAMA

Cronograma da Coleção

FEV/18 MAR/19 ABR/19 MAI/19

1 8 15 5 10 19 5 10 17 17 26 30 ESCOLHA DO TEMA E PESQUISA MIX DE PRODUTO E CARTELA DE CORES APRESENTAÇÃO DOS CROQUIS, AMOSTRAS ESCOLHA E COMPRA DE MATERIAIS CROQUIS E FICHAS TÉCNICA PARA LIBERAÇÃO

ABR/19 MAI/19 JUN/19

1 8 23 22 29 12 24 30 31 1 6 15 30 CONFECÇAO PROVAS DE ROUPA ROUPAS PRONTAS ENTREGA DO PROJETO LOOKBOOK DESFILE

(11)

6 BALANCEAMENTO MIX DE PRODUTOS

MIX DE PRODUTOS

DE MODA BÁSICO FASHION VANGUARDA TOTAL

CALÇA CLOCHARD 1 1 CALÇA 1 1 ESPARTILHO 1 1 VESTIDO 1 1 SHORT 2 2 TOP CROPPED 1 1 CASACO 1 1 BLUSÃO 1 1 BLUSA 1 1 BLUSA 1 1 CINTO 2 2 TOP 1 1 TOTAL 5 6 3 14 % 35,71% 42,85% 21,43% 100%

(12)

7 NOME E TEMA DA COLEÇÃO

Macrotema proposto foi “literatura” e o livro escolhido foi “O jardim das Borboletas”.

Literatura e moda, ambos com técnicas narrativas, estilos, criações e representação da realidade, além de mergulhar no imaginário e provocarem impacto na mente humana, mobilizando o público com criações de efeitos variados.

O livro foi escolhido por abordar um tema que pode ser considerado ou não atual, pelo fato de sempre a mulher ser vítima de violência sexual ou qualquer outro tipo. O livro deixa uma mensagem que sempre devemos lutar e encontrar estratégias para sobreviver aos desafios da vida.

Sinopse do livro: Perto de uma mansão isolada, existia um maravilhoso jardim. Nele, cresciam flores exuberantes, árvores frondosas (...) e uma coleção de preciosas “borboletas”: jovens mulheres, sequestradas e mantidas em cativeiro por um homem brutal e obsessivo, conhecido apenas por Jardineiro. Cada uma delas passa a ser identificada pelo nome de uma espécie de borboleta, tendo, então, a pele marcada com um complexo desenho correspondente.

Levada às autoridades, a fim de prestar seu depoimento. A tarefa de juntar as peças desse complexo quebra-cabeça cabe aos agentes do FBI, Victor Hanoverian e Bradon Eddinson, nesse que se tornará o mais chocante e perturbador caso de suas vidas. Mais Maya, enigmática garota responsável por contar essa história, não parece disposta a esclarecer todos os sórdidos detalhes de sua experiência. Em meio a velhos ressentimentos, novos traumas e terrível relato sobre um homem obcecado pela beleza, os agentes ficam com a sensação de que ela esconde algum segredo.

Garotas que viveram em uma mansão dentro de um jardim lindo, colorido e cheio de várias espécies de borboletas, satisfazendo um homem maníaco. Mentes perturbadas a ponto de pensar em suicídio e outras situações macabras e insensatas, o livro traz um relato obscuro de loucuras cometidas pelas garotas.

(13)

Maya e as borboletas foram as grandes inspirações para a coleção, por conta da delicadeza da espécie de uma das borboletas do jardim a “terlooii”, que possui em seu design a geometria e detalhes que remetem a pegada do rock. A história contada no livro serviu de inspiração para a criação da coleção metamorfose e possibilitou o desenvolvimento da criatividade presente nas peças da coleção, onde o imaginário se materializou em looks descontraídos e cheios de significados.

A coleção leva a mensagem de uma transformação da mulher que foi delicada e frágil, para se transformar em uma mulher forte e determinada. Essas referências são nítidas nos tecidos leves e pesados que simbolizem a revolta e a vontade de ser livre através da leveza e da ousadia. Livrando-se das prisões que remetem nas amarrações e no espartilho.

A cartela de cores traz o clássico preto e branco como símbolo da vida, onde o branco é pureza e delicadeza, tanto na mulher em geral como nas borboletas e o preto significa vida dentro da história, por ser uma cor que oferece tranquilidade, pois ao oferecerem looks coloridos era uma certeza que iam morrer.

Metamorfose: Mudança considerável que ocorre no caráter, no estado, ou na aparência de uma pessoa, transmutação física ou moral.

A coleção traz referência das artes geométricas, usa a delicadeza das borboletas carregando o peso e a leveza nos tecidos em algodão e poliéster e o couro ecológico como símbolo de equilíbrio com o sócio ambiental. Trabalhando a ética dos componentes textos para favorecer o reaproveitamento dos resíduos, transformando-os em novtransformando-os produttransformando-os de uso e decoração diferenciada por conta das artes geométricas que possibilitam diversas criações.

A coleção usou alguns dos elementos e princípios do design, que foram as formas, linhas, repetições, equilíbrio e a silhueta, ambos aparecem em mínimos detalhes. Com base nisso, a escolha da coleção propõe uma estética nas peças e nas cores clássicas com um design ousado e moderno evidenciando a transformação da mulher que busca sempre a liberdade de escolha em seus instintos.

(14)

8 CARTELA DE CORES

(15)

9 RELEASE

A coleção metamorfose inspirada no livro O jardim das borboletas, traz as referências das espécies de borboletas tatuadas nas garotas.

A delicadeza surge nas transparências e formas que envolvem o decote em “v” e cintura marcada, os tecidos pesados, o espartilho e as amarrações, remetem às prisões e violência sofridas, a cartela de cores em preto e branco representa vida, onde o branco é pureza e delicadeza, pois os looks coloridos simbolizavam a morte no jardim das borboletas.

A marca Dwdons da designer Socorro Guedes foi buscar no estilo streetwear e no rock um design ousado e rebelde defendendo a quebra de padrões sem perder a essência e buscando a liberdade.

(16)
(17)

11 FICHA TÉCNICA DAS PEÇAS

FICHA TÉCNICA Coleção: METAMORFOSE

Modelo: VESTIDO CURTO GODÊ

Ano: 2019 Referência: 003 Tamanho: 36 Material Principal

Nome: ORGANZA CRISTAL Fornecedor: VAREJÃO

Composição: 100% POLIESTER Cor: PRETO

Descrição: VESTIDO DE ORGANZA, DECOTE V, CINTURA MARCADA COM LAÇO NAS COSTAS. FRANZIDO E TRANSPASSADO NA FRENTE.

Desenho Técnico – Frente e Costas

(18)

FICHA TÉCNICA Coleção: METAMORFOSE

Modelo: CASACO

Ano: 2019 Referência: 001 Tamanho: 36 Material Principal

Nome: GABADINE Fornecedor: VAREJÃO

Composição: 100% POLIESTER Cor: PRETO

Descrição: CASACO GODÊ COM GOLA E MANGA DUPLA ENTRETELADO E ARMADO COM ABERTURA NAS COSTAS

Desenho Técnico – Frente e Costas

(19)

FICHA TÉCNICA Coleção: METAMORFOSE

Modelo: CINTO

Ano: 2019 Referência: 002 Tamanho: 36 Material Principal

Nome: COURO ECOLÓGICO Fornecedor: DTEX MALHA

Composição: 70% POLICIOTERO VINÍLICO 25% POLIESTER 5% POLIURETANO

Cor: PRETO

Descrição: CINTO LARGA COM ILHÓES E FITA DE GURGURÃO E TACHAS Desenho Técnico – Frente e Costas

(20)

FICHA TÉCNICA Coleção: METAMORFOSE

Modelo: BLUSA

Ano: 2019 Referência: 004 Tamanho: 36 Material Principal

Nome: CAMBRAIA Fornecedor: VAREJÃO

Composição: 85% ALGODÃO E 15% POLIESTER Cor: BRANCA

Descrição: BLUSA COM ARAMADO ONDULADO, GOLA ARMADA, MANGA BUFANTE Desenho Técnico – Frente e Costas

(21)

FICHA TÉCNICA Coleção: METAMORFOSE

Modelo: CALÇA SOCIAL

Ano: 2019 Referência: 005 Tamanho: 36 Material Principal

Nome: COURO ECOLÓGICO Fornecedor: VAREJÃO

Composição: 70% POLICIOTERO VINÍLICO 25% POLIESTER 5% POLIURETANO

Cor: PRETO

Descrição: CALÇA SOCIAL EM COURO, BOLSO EMBUTIDO NA PARTE DE TRAZ, BOTÕES EM FERRO E DETALHES DE APLICAÇÃO NA LATERAL COM TACHAS, PALA LARGA E BOLSO DUPLO

Desenho Técnico – Frente e Costas

(22)

FICHA TÉCNICA Coleção: METAMORFOSE

Modelo: ESPARTILHO

Ano: 2019 Referência: 006 Tamanho: 36 Material Principal

Nome: COURO ECOLÓGICO Fornecedor: DTEX MALHA

Composição: 70% POLICIOTERO VINÍLICO 25% POLIESTER 5% POLIURETANO

Cor: PRETO

Descrição: ESPARTILHO COM BARBATANA, ILHÓES NAS COSTAS E FITA DE GURGURÃO Desenho Técnico – Frente e Costas

Amostra de Tecidos Aviamentos

(23)

FICHA TÉCNICA Coleção: METAMORFOSE

Modelo: TOP CROPPED

Ano: 2019 Referência: 009 Tamanho: 36 Material Principal

Nome: COURO ECOLÓGICO Fornecedor: DTEX MALHAS

Composição: 70% POLICIOTERO VINÍLICO 25% POLIESTER 5% POLIURETANO

Cor: PRETO

Descrição: TOP COM ALÇA EM DETALHES DE APLICAÇÃO DE TACHAS E ZÍPER DE ENCAIXE NAS COSTAS

Desenho Técnico – Frente e Costas

(24)

FICHA TÉCNICA Coleção: METAMORFOSE

Modelo: CALÇA

Ano: 2019 Referência: 007 Tamanho: 36 Material Principal

Nome: COURO ECOLÓGICO Fornecedor: DTEX MALHAS

Composição: 70% POLICIOTERO VINÍLICO 25% POLIESTER 5% POLIURETANO

Cor: PRETA

Descrição: CALÇA COM PASSADORES E FAIXA NA CINTURA, NERVURAS NA BARRA E BOLSO FACA E BOLSO EMBUTIDO

Desenho Técnico – Frente e Costas

(25)

FICHA TÉCNICA Coleção: METAMORFOSE

Modelo: CAMISÃO

Ano: 2019 Referência: 008 Tamanho: 36 Material Principal

Nome: CAMBRAIA Fornecedor: VAREJÃO

Composição: 85% ALGODÃO 15% POLIESTER Cor: BRANCO

Descrição: CAMISÃO COM MANGA ENTRETELADA RETO E ENVIEZADO NA SAIA E PENSER NAS COSTAS, FRANZIDO E ASSIMÉTRICO

Desenho Técnico – Frente e Costas

(26)

FICHA TÉCNICA Coleção: METAMORFOSE

Modelo: BLUSA

Ano: 2019 Referência: 0010 Tamanho: 38 Material Principal

Nome: ORGANZA CRISTAL Fornecedor: VAREJÃO

Composição: 100% POLIESTER Cor: PRETO

Descrição: BLUSA COM MANGAS DUPLAS EM FORMATO DE ASAS E CAPA LONGA COM DECOTE V E CINTURA MARCADA E FERRO ARAMADO NA MANGA E NA SAIA DA BLUSA

Desenho Técnico – Frente e Costas

Amostra de Tecidos Aviamentos

(27)

FICHA TÉCNICA Coleção: METAMORFOSE

Modelo: CINTO

Ano: 2019 Referência: 009 Tamanho: 36 Material Principal

Nome: COURO ECOLÓGICO Fornecedor: DTEX MALHAS

Composição: 70% POLICIOTERO VINÍLICO 25% POLIESTER 5% POLIURETANO

Cor: PRETO

Descrição: CINTO EM COURO COM TACHINHAS E AMARRAÇÕES DE GURGURÃO Desenho Técnico – Frente e Costas

(28)

FICHA TÉCNICA Coleção: METAMORFOSE

Modelo: SHORT

Ano: 2019 Referência: 0012 Tamanho: 38 Material Principal

Nome: COURO ECOLÓGICO Fornecedor: DTEX MALHAS

Composição: 70% POLICIOTERO VINÍLICO 25% POLIESTER 5% POLIURETANO

Cor: PRETO

Descrição: SHORT CURTO COM ZÍPER NAS COSTAS E PENSER Desenho Técnico – Frente e Costas

(29)
(30)
(31)
(32)
(33)
(34)
(35)
(36)
(37)
(38)
(39)
(40)
(41)
(42)
(43)
(44)
(45)
(46)
(47)
(48)
(49)
(50)
(51)
(52)
(53)
(54)
(55)
(56)
(57)

16 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HUTCHINSON, Dot. O jardim das Borboletas; tradução Débora Isidoro e Carolina Caires Coelho. 1 ed. São Paulo: Planeta, 2017.

TREPTOW, Doris. Inventando Moda: planejamento de coleção. 5ª edição. São Paulo: Edição da Autora, 2013.

Referências

Documentos relacionados

Assim, com o intuito de melhorar o desempenho e a aplicabilidade em relação às abordagens já existentes, este trabalho propõe um SRI baseado em Algoritmos

Para a avaliação do algoritmo de contorno ativo foram utilizadas três abordagens, na primeira não é aplicado nenhum tipo de pré-processamento nas imagens, na

O bloco de exploração, responsável pela criação do mapa a partir de uma região desconhecida; o de detecção, responsável pela identificação do objeto através da análise de

Nos capítulos seguintes serão revisados os conceitos das áreas de conhecimento relacionados com o desenvolvimento do projeto, como por exemplo, estão os conceitos

A Tabela 8 mostra um quadro resumo das variações de valores das métricas de similaridade tanto para a estabilidade quanto para a autoridade de acordo com cada algoritmo estudado.

Visando justamente suprir a necessidade de gerir dados da organização, de modo que os mesmos sejam adequados para o ambiente gerencial e venham a se tornar informação útil no

Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe um método inédito na Bioinformática para determinar qual site preditor de epítopos possui alto poder preditivo, culminando com

Por outro lado, revisamos recentemente nosso cenário básico para a evolução da taxa Selic (de 6,75% para 7,25% no final de 2021 e 2022), o que exerce efeito individual