• Nenhum resultado encontrado

1. CITE e ANALISE dois fatores que tornaram possível o pioneirismo inglês no processo de industrialização.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. CITE e ANALISE dois fatores que tornaram possível o pioneirismo inglês no processo de industrialização."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

História • UFMG 2007 QUESTÃO 01

“O que significa a frase ‘a revolução industrial’ explodiu? Significa que a certa altura da década de 1780, e pela primeira vez na história da humanidade, foram retirados os grilhões do poder produtivo das sociedades humanas, que daí em diante se tornaram capazes da multiplicação rápida, constante, e até o presente ilimitada, de homens, mercadorias e serviços. [...] Sob qualquer aspecto, este foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha. É evidente que isto não foi acidental.”

HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções: Europa 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. p. 44-5.

1. CITE e ANALISE dois fatores que tornaram possível o pioneirismo inglês no processo de industrialização.

2. EXPLIQUE uma das razões por que a indústria têxtil se tornou o setor de ponta nos primórdios da industrialização.

Resposta

1.

A ) A Acumulação Primitiva de Capitais ocorrida na Inglaterra ao longo do Período Moderno, por meio, por exemplo, do comércio, do tráfico de escravos e da pirataria.

B) A existência de recursos naturais em solo britânico em abundância, como minério de ferro e carvão mineral, utilizados como matéria-prima para as fábricas. Outras possibilidades de respostas:

· A disponibilidade de mão-de-obra proporcionada, dentre outros, pelos cercamentos.

· O desenvolvimento dos meios de transporte, sobretudo, da frota mercante britânica.

· A ascensão da burguesia ao poder político a partir da Revolução Gloriosa do final do século XVII.

· O avanço técnico inglês da época, exemplificado por diversos inventos, dentre os quais, a máquina a vapor e o tear mecânico.

2. Algumas possibilidades de respostas:

· A existência, desde o Período Medieval, de um setor têxtil representado pelas atividades artesanal e manufatureira, das quais a indústria têxtil representa um aperfeiçoamento técnico.

· A existência de um considerável mercado consumidor para os tecidos, tanto na Europa quanto na América, destacadamente para os tecidos de algodão destinados às áreas coloniais americanas.

· O tecido é um artigo de primeira necessidade; portanto, é natural a opção pelo seu fabrico, nesse momento histórico.

(2)

QUESTÃO 02

Observe esta imagem:

Frontispício da 1a edição da obra de Hobbes, Leviatã (1651) Thomas Hobbes (1588-1679) ficou conhecido como um dos teóricos do Absolutismo. Nessa ilustração da sua obra, sintetiza-se a formação do Estado Absolutista.

1. CITE três características do Estado Absolutista.

2. EXPLIQUE a representação de poder expressa nessa imagem.

Resposta

1.

A ) Centralização do poder político nas mãos dos monarcas. B) Manutenção dos privilégios nobiliárquicos.

(3)

História • UFMG 2007

Outras possibilidades de respostas:

· Presença de um corpo burocrático-administrativo. · Centralismo jurídico sob a autoridade do monarca. · Controle das atividades militares pelo monarca. 2.

A imagem expressa a grandiosidade do poder real, simbolizando o Absolutismo da Era Moderna, a partir da ascendência do rei sobre instituições e classes diversas tais como a Igreja, a nobreza, o exército e os súditos em geral. Além disso, é significativa a idéia hobbesiana de que o monarca incorpora os direitos dos governados a partir da visualização do próprio vestuário real, constituído simbolicamente pelos seus súditos. Acrescenta-se ao que foi exposto, a manutenção da atribuição de poderes divinos aos reis.

QUESTÃO 03

Em 1897, o Exército contratou o fotógrafo Flávio de Barros para documentar aquela que viria a ser a última expedição militar contra os seguidores de Antônio Conselheiro.

Em meio à luta, o Brigadeiro Marcos Evangelista Villela Júnior, que combateu os rebelados de Canudos nesse ano, disse que a população de Belo Monte era composta por "vinte e cinco mil bandidos em armas", o que, na sua opinião, impunha a necessidade de se exterminar o movimento liderado por Conselheiro.

Observe esta fotografia, produzida, nesse mesmo ano, logo após a vitória das tropas republicanas sobre os rebelados de Canudos:

1. Com base na composição e nas informações dessa fotografia, ESTABELEÇA uma relação entre o que se vê nela e a afirmativa do Brigadeiro Marcos Evangelista Villela Júnior a respeito do movimento de Canudos.

2. CITE e ANALISE dois argumentos que levaram muitos contemporâneos do movimento de Canudos a classificá-lo como um obstáculo à consolidação da República.

(4)

Resposta

1. A fotografia apresentada expõe uma situação contrária à descrita pelo Brigadeiro, uma vez que, o que se percebe é um grupo de pessoas miseráveis, desarmadas, que não oferecem qualquer possibilidade de resistência no momento retratado. Tal situação é ressaltada ainda pela presença de grande contingente de mulheres e crianças. Assim, pode-se concluir que a afirmativa do Brigadeiro não corresponde à realidade do movimento naquele instante, podendo ser interpretada como tentativa de justificar a destruição do Arraial de Canudos pelas forças governistas.

2.

A ) As denúncias de Antônio Conselheiro à nascente República, considerada por ele responsável pela exclusão social e pela miséria, incitando a população de Canudos a atos de rebeldia, como o não pagamento de impostos.

B) A arregimentação de importante contingente de mão-de-obra da região, por Antônio Conselheiro, a partir de seu discurso messiânico.

Outras possibilidades de respostas:

· A associação do Arraial de Canudos, por parte de seus opositores, a uma reação de caráter monárquico à recém proclamada República.

· A associação do Arraial de Canudos, por parte de seus opositores, a um movimento marcado pela barbárie, contrário aos ideais da disciplina e da ordem.

QUESTÃO 04

Na primeira metade do século XX, nas suas relações com a América Latina, os Estados Unidos implementaram, em diferentes contextos, políticas diversas: o Big Stick e a Política da Boa Vizinhança.

1. EXPLICITE duas características de cada uma dessas doutrinas. A) Big Stick

B) Política da Boa Vizinhança

2. ANALISE o contexto em que cada uma dessas doutrinas foi implementada. A) Big Stick

B) Política da Boa Vizinhança

Resposta

1.

A ) Big Stick

(O aluno deve redigir um trecho que contemple os aspectos sugeridos abaixo). · Defesa do uso de força militar, por parte dos EUA, nas regiões da América Latina

onde seus interesses são considerados ameaçados.

· Direito de interferência, por parte dos EUA, em regiões da América Latina consideradas de risco para manutenção de negócios e propriedades dos norte-americanos.

(5)

História • UFMG 2007

· Defesa de uma ideologia que coloca os EUA como protetores da América Latina, diante de eventuais ameaças externas.

B) Política da Boa Vizinhança

(O aluno deve redigir um trecho que contemple os aspectos sugeridos abaixo). · Negação das características intervencionistas contidas no Big Stick.

· Adoção de uma postura mais diplomática e cordial nas relações com os vizinhos da América.

· Aproximação e intercâmbio cultural com a América.

· Busca da retomada do comércio com a América, bastante afetado pela Crise de 1929.

2.

A ) Big Stick

O Big Stick surge no início do século XX, num momento em que os Estados Unidos buscam sua hegemonia no continente latino-americano, para fazer frente à tradicional hegemonia européia, podendo ser considerado significativo marco da política imperialista adotada pelo país. Nesse instante, observa-se ainda a construção da trajetória norte-americana à condição de primeira potência mundial, desafiando os poderios da Inglaterra e Alemanha, o que explica a necessidade de se impor no continente americano.

B) Política da Boa Vizinhança

A Política da Boa Vizinhança surge nos anos 30 do século passado, no período da Grande Depressão, durante o Governo de Franklin Roosevelt. Nesse instante, os Estados Unidos buscam uma maior aproximação econômica e cultural com o restante da América, uma vez que tais relações estavam deterioradas pela crise de 1929. É ainda um momento de necessidade norte-americana de fazer frente a eventuais aproximações do continente com os emergentes regimes totalitários europeus.

QUESTÃO 05

"Inesperadamente, um acontecimento abalou toda a Rússia. Em 5 de março de 1953, morreu Stalin. Não conseguia imaginá-lo morto. Ele era parte de mim mesmo e não compreendia como poderíamos nos separar. Um torpor tomou conta de todos. Os homens já se haviam habituado à idéia de que Stalin pensava por eles. Sem ele sentiam-se perdidos."

EVTUCHENCKO, E. Autobiografia precoce. Rio de Janeiro: José Álvaro Editor, 1967. p. 117.

1. CARACTERIZE o papel desempenhado por Stalin como líder da União Soviética de modo a esclarecer esse texto.

2. ANALISE o processo de "desestalinização" que se desenvolveu na URSS, nos anos seguintes ao da morte de Stalin.

(6)

Resposta

1. O período stalinista na URSS, que se estende de 1927 a 1953, é marcado pelo extremo autoritarismo e pelo culto à personalidade de Stalin. Além disso, contribui para a consolidação do socialismo, através da perseguição aos opositores do regime, do desenvolvimento das indústrias de base e bélica e da expansão do regime para além das fronteiras soviéticas no pós-Segunda Guerra. Por todos esses feitos, Stalin é considerado o líder cuja importância é ressaltada pelo texto.

2. A “desestalinização” referida, faz parte do governo de Nikita Kruschev, rompendo com o modelo anterior. Esse processo é caracterizado pela denúncia dos crimes atribuídos a Stalin, pelo abrandamento da repressão política e da censura, pela redução do aparato burocrático e pela aproximação com o Ocidente (Coexistência Pacífica). Todas essas reformas são fundamentais para a drástica redução da idéia de culto ao líder.

QUESTÃO 06

Observe atentamente esta imagem:

Trata-se de um cartaz de propaganda produzido pela Ação Integralista Brasileira (AIB), partido político, de inspiração fascista, que teve existência legal no Brasil entre 1932 e 1937.

1. ANALISE a mensagem política contida nesse cartaz, relacionando-a a um dos principais pontos do ideário integralista.

2. CITE e EXPLIQUE outro ponto da doutrina integralista, diferente do argumento central contido nesse cartaz.

(7)

História • UFMG 2007 Resposta

1. O cartaz transmite a idéia de que a AIB defende um Estado forte e anticomunista. O contexto retratado remonta os anos 30 da Era Vargas, período no qual emergia uma ameaça comunista, apesar de frágil, representada pela Aliança Nacional Libertadora (ANL) sob o comando de Luis Carlos Prestes.

2. Algumas possibilidades de respostas:

· Corporativismo: doutrina que defende a cooperação de classes sob a tutela do Estado em prol da nação.

· Unipartidarismo: defesa de um regime de partido único com o objetivo de evitar divergências ideológicas.

· Nacionalismo: estímulo ao sentimento de apego à identidade nacional.

· Militarismo: uso do poderio bélico para eliminar eventuais ameaças externas ou internas.

QUESTÃO 07

Nas eleições presidenciais de 1960, os candidatos Jânio Quadros e Marechal Teixeira Lott destacaram-se usando como jingles principais, respectivamente:

• "Varre, varre, varre, varre, varre, varre, vassourinha/ Varre, varre a bandalheira/ Que o povo já está cansado/ De sofrer desta maneira/ Jânio Quadros é a esperança deste povo abandonado."

• "O povo sabe, sabe, sabe, não se engana/ Essa vassoura é de piaçava americana/ Mas a espada do nosso Marechal/ É fabricada com aço nacional."

Com base na letra de cada um desses jingles,

1. ANALISE o projeto político de cada uma dessas duas candidaturas.

2. EXPLIQUE o impacto político dos resultados das eleições presidenciais de 1960 até fins de 1961.

Resposta

1. O projeto de Jânio Quadros em sua campanha presidencial é caracterizado pela utilização da vassoura como símbolo contra a corrupção e pela moralização da política no Brasil. Já a candidatura Lott, baseia-se na defesa de um projeto econômico nacionalista, contrário à defesa do capital estrangeiro, defendido pela UDN, partido que apoia Jânio.

2. (O aluno deve redigir um trecho que contemple os aspectos sugeridos abaixo). · As eleições de 1960 levam à vitória de Jânio Quadros para presidente, apoiado

(8)

Questões desta prova podem ser reproduzidas

para uso pedagógico, sem fins lucrativos, desde que seja mencionada a fonte: Vestibular 2007 UFMG. Reproduções de outra natureza devem ser

autorizadas pela COPEVE/UFMG.

· As dificuldades para a governabilidade de Jânio devem-se, sobretudo, à ausência de base partidária no Congresso e à adoção de uma política contraditória, pois alinha-se aos EUA no âmbito econômico, mas defende uma posição independente em sua política externa. Tudo isso contribui para a prematura renúncia do presidente, em agosto de 1961, vista por muitos como uma estratégia fracassada de Jânio para uma posterior retomada do poder com apoio popular.

· A sucessão de Jânio é marcada por uma grave crise política e institucional, que ameaça a posse do vice, levando à adoção do Parlamentarismo, para garantir o mandato de Jango, a partir de 1961, e como alternativa conciliatória entre golpistas (anti-Jango) e legalistas (pró-Jango).

Referências

Documentos relacionados