• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIOS SOBRE O PROJETO ANTI-ESCRAVIDÃO NA INDONÉSIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIOS SOBRE O PROJETO ANTI-ESCRAVIDÃO NA INDONÉSIA"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIOS SOBRE O

PROJETO ANTI-ESCRAVIDÃO NA INDONÉSIA

Reportado por:

Rede Global da Liberdade e a Universidade Paramadina Junho de 2018

(2)

Assinatura da Declaração dos Líderes Religiosos Contra a Escravidão Moderna em 14 de março de 2017 no Palácio do Vice-Presidente.

Jacarta, República da Indonésia.

Da esquerda para a direita

Maudy Ayunda

(Um artista e um embaixador antiescravismo moderno);

Bhante Viktor, Ph.D.

(Representante budista indonésio/Walubi);

Ger. Dr. Ignatius Suharyo Hardjoatmodjo

(Arcebispo de Jacarta);

Uung Sendana

(Presidente Geral do Conselho Supremo Confúcio da Indonésia/Matakin);

Major-General (ret.) Wisnu Bawa Tenaya

((Presidente Geral do Conselho Hindu Dharma da Indonésia/PHDI);

Prof. Firmanzah, Ph.D.

(Reitor da Paramadina University);

Budi Karya Sumadi

(Ministro dos Transportes);

Eko Putro Sandjojo BSEE., MBA.

(Ministro da Aldeia, Desenvolvimento de Áreas Desfavorecidas e Transmigração);

Sua Excelência, Sr. H. Muhhamad Jusuf Kalla

(Vice-presidente da República da Indonésia);

Andrew Forrest, AO

(Fundador da Walk Free Foundation e da Global Freedom Network);

KH. Muhyiddin Junaidi

(Presidente do Conselho Indonésio de Ulama/MUI);

KH. Marsudi Syuhud

(Presidente do Nahdlatul Ulama);

Prof. Dr. H. Suyatno, M.Pd

(Reitor da Hamka Muhammadiyah University);

Pendeta Dr. Henriette T. Hutabarat-Lebang

(Presidente Geral de Comunhão de Igrejas na Indonésia/IGP);

Rudiantara

(3)

ÍNDICE

Sumário Executivo 4 Reconhecimento da Paramadina Universityand 5 Histórico 6 A assinatura da

Declaração dos Líderes Religiosos

Cerimônia contra a escravidão moderna 7

Desenvolvimento do Projeto 7

Valuação do Programa 8

Relatórios de localização do projeto 8

Cirebon 9 Lombok 10 Kupang 11

Resultados gerais do projeto 12

Conquistas do Projeto 12

Depoimentos 13 Oportunidades e Ações futuras

Identifi cado pelos participantes 16

(4)

SUMÁRIO EXECUTIVO

A Global Freedom Network (GFN) e o Instituto de Ética e Civilização Paramadina (PIEC) desenvolveram e implementaram um programa de treinamento para melhorar a compreensão sobre a escravidão moderna e do tráfico humano difundido entre líderes e organizações religiosas, agências governamentais locais e a sociedade civil. A liderança e visão de Andrew Forrest, Presidente, a Walk Free Foundation e o Prof. Firmanzah., PhD, da Paramadina University foi fundamental para garantir o apoio de alto nível para a assinatura da Declaração Conjunta de Líderes Religiosos contra a Escravidão Moderna e garantir que um plano prático fosse implementado para aumentar a conscientização sobre questões modernas relacionadas à escravidão e tráfico em comunidades vulneráveis.

A Declaração Conjunta de Líderes Religiosos Contra a Escravidão Moderna foi assinada no Gabinete do Vice-Presidente em 14 de março de 2017. O forte apoio do Sr. H. Muhammad Jusuf Kalla, vice-presidente da República da Indonésia, simbolizou a importância da abordagem da escravidão moderna e o tráfico de seres humanos dos cidadãos indonésios. Maudy Ayunda, cantora e líder da juventude, participou da cerimônia de assinatura da declaração com o intuito de levar a mensagem da necessidade de erradicar a escravidão moderna aos jovens indonésios.

O programa de treinamento foi difundido em três locais e cada programa foi realizado durante três dias. O programa incluiu treinamento ministrado por especialistas no assunto das universidades indonésias e agências governamentais, organizações internacionais, incluindo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), organizações religiosas e não governamentais. Mais de 80 participantes participaram dos programas e foram capacitados para fomentar a criação de outras redes. O programa de treinamento resultou no fortalecimento da capacidade dos líderes religiosos e organizações locais, incluindo como reduzir o risco da escravidão moderna em suas comunidades.

O feedback dos participantes no programa foi altamente positivo. O programa motivou os participantes a considerarem maneiras tangíveis e viáveis de aumentar e aprimorar suas atividades e redes para impedir que a escravidão e o tráfico de pessoas em suas regiões gerassem mudanças. Com base nos custos para a preparação e difusão do programa, e as contribuições em espécie em termos de aconselhamento e participação em programas pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) e ONGs, o projeto é considerado como uma boa prática e a melhor relação qualidade-preço.

(5)

RECONHECIMENTO

DA PARAMADINA

UNIVERSITY

Relatório sobre o Projeto

Antiescravidão na Indonésia

É com grande satisfação que apresento “O Relatório sobre o Projeto Antiescravidão na Indonésia”, que relata as atividades produtivas desde a assinatura da declaração entre os líderes religiosos da Indonésia no Gabinete do Vice-Presidente da República da Indonésia em 14 de março de 2017. Como Reitor da Paramadina University, primeiramente, gostaria de dar os meus sinceros agradecimentos a Sua Excelência, o Sr. H. Muhammad Jusuf Kalla, Vice-Presidente da República da Indonésia, que nos apoiou e nos incentivou inteiramente a buscar uma solução abrangente para essa questão complexa e desafi adora. Também agradeço profundamente aos líderes religiosos da Indonésia que formaram o apoio moral essencial para combater o tráfi co de pessoas e a escravidão moderna na Indonésia.

Este relatório destaca as atividades do projeto que abrangem desde o workshop realizado para a elaboração de um programa efi caz e o programa de treinamento que foi realizado em três cidades da Indonésia. O objetivo deste projeto era a identifi cação dos fatores que contribuem para a escravidão moderna dos indonésios e aumentar a conscientização sobre a “escravidão moderna” e o tráfi co de seres humanos. Acredito que este relatório é muito importante para mapear as

causas e aumentar nossa compreensão sobre por que a escravidão moderna e o tráfi co humano são persistentes e difíceis de resolver. Espero que este relatório seja a base de uma ação estratégica para combater estas práticas desumanas.

Agradeço cordialmente à Global Freedom Network, presidida por Andrew Forrest, e ao Instituto de Ética e Civilização Paramadina por sua colaboração estratégica na condução do trabalho de campo e na elaboração deste relatório. Eu também reconheço as contribuições do Rifai Hasan PhD, Dr. Sunaryo, Aan Rukmana e Elizabeth Morris na preparação deste relatório.

Agradeço muito a colaboração produtiva entre a Paramadina University (neste caso, Instituto Paramatina de Ética e Civilização - PIEC) e a Global Freedom Network. Estou muito confi ante de que este relatório e os módulos do programa de treinamento irão fornecer não somente a base intelectual, mas também atividades concretas para acabar com a escravidão moderna e o tráfi co de pessoas na Indonésia.

Prof. Firmanzah, Ph.D.

Reitor da Paramadina University

(6)

HISTÓRICO

De acordo com o Índice Global da Escravidão (GSI) de 2016, existem mais de 736.100 cidadãos indonésios escravizados na Indonésia ou no exterior. O GSI destacou as incidências da exploração de trabalhadores migrantes indonésios na Ásia, no Oriente Médio, na África, nas ilhas do Pacífi co e na América do Norte. Em particular, como um dos países mais importantes em termos de fonte de migração laboral, os trabalhadores indonésios no estrangeiro encontram práticas de trabalho injustas, condições de trabalho difíceis, incluindo trabalho forçado, exploração e abusos. O aconselhamento especializado da OIM e as contribuições da Migrant Care e organizações religiosas na Indonésia foram fundamentais para identifi car comunidades particularmente vulneráveis em regiões com um número signifi cativo de pessoas sendo trafi cadas e escravizadas. A seleção das regiões foi baseada nos conselhos recebidos e na extrema vulnerabilidade ao tráfi co de seres humanos e à escravidão moderna.

No período que antecedeu a assinatura da Declaração dos Líderes Religiosos Contra a Escravidão Moderna, uma mesa redonda conjunta da GFN e da PIEC foi realizada em 1º de dezembro de 2016. A Mesa Redonda reuniu participantes de diversos setores com interesse ou que lutam para combater o tráfi co de pessoas e a escravidão moderna na Indonésia. A Mesa Redonda mobilizou os esforços dos participantes no trabalho conjunto para erradicar a escravidão moderna na Indonésia. Representantes dos governos indonésio e australiano, sociedade civil, organizações religiosas e o IOM contribuíram para o evento. Os participantes concordaram que havia um enorme potencial para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das redes através das religiões e reconheceram a necessidade de utilizar as redes existentes, especialmente em comunidades religiosas para capacitar os líderes religiosos.

(7)

A assinatura da

Declaração dos Líderes

Religiosos na Cerimônia Contra

a Escravidão Moderna

Em 14 de março de 2017, líderes religiosos das seis religiões reconhecidas na Indonésia assinaram a Declaração dos Líderes Religiosos Contra a Escravidão Moderna no escritório do Sr. H. Muhammad Jusuf Kalla, Vice-Presidente da República da Indonésia e se comprometeram os seus melhores esforços na erradicação da escravidão moderna.

Em seu discurso, o vice-presidente, Sua Excelência Sr. H. Muhhamad Jusuf Kalla declarou: “Não basta apenas oferecer empenhos solidários, é necessário demonstrar uma ação real para combater a escravidão humana pessoas. Ainda há muitas pessoas que não entendem a escravidão moderna, por isso é importante mostrar ao público exatamente como é a escravidão moderna”.

Maudy Ayunda, cantora e líder da juventude, participou da cerimônia e discursou fervorosamente sobre a necessidade de erradicar a escravidão moderna. Srta. Ayunda disse que “... esta questão é extremamente urgente, merece mais atenção do que normalmente é fado e ainda precisa de mais conscientização, especialmente entre a geração mais jovem”.

Após a cerimônia de assinatura, foram realizadas consultas com organizações religiosas, autoridades governamentais, ONGs e organizações inter-nacionais, e um workshop foi realizado em 25 de julho de 2017 para discutir opções para um módulo de treinamento para lidar com a escravidão moderna e o tráfi co de pessoas nas comunidades indonésias. Os resultados do workshop lançaram as bases para a concepção do projeto.

Desenvolvimento do Projeto

O desenvolvimento do projeto foi concluído em outubro de 2017 por uma equipe de especialistas da Paramadina University, em esforços estreitos com a OIM e a Migrant Care (uma ONG indonésia). O projeto foi difundido em três regiões durante o período de outubro a dezembro de 2017. As regiões, identifi cadas pela IOM e Migrant Care foram Cirebon (Java Ocidental), Lombok (Nusa Tenggara Ocidental) e Kupang (Nusatenggara Oriental).

A OIM realizou uma extensa pesquisa e análise no mapeamento e prevenção do tráfi co de pessoas na Indonésia e identifi cou as áreas selecionadas como vulneráveis e necessitadas de assistência.

O programa de treinamento:

• Foi focado nas três regiões em que o tráfi co de pessoas e os abusos da escravidão contra os trabalhadores migrantes foram os mais prevalentes.

• Foi realizado por representantes da Paramadina University, a OIM, líderes locais e especialistas, incluindo líderes religiosos, policiais, funcionários do governo local, orientadores jurídicos e psicológicos e agências da força de trabalho.

• O objetivo foi a conscientização e fornecimento de informações e capacitar os participantes para prevenir a escravidão moderna, o tráfi co de pessoas e o trabalho forçado.

Os pontos principais do projeto piloto incorporaram:

• Conhecimento profundo sobre o tráfi co de seres humanos e dos problemas modernos de escravidão na Indonésia.

• Compreensão sobre as necessidades específi cas e do contexto cultural da escravidão moderna e do tráfi co humano de indonésios.

• Aperfeiçoamento das capacidades das organizações e líderes locais para aumentar a conscientização e as orientações

fornecidas às comunidades locais.

(8)

TÓPICOS PRINCIPAIS

SESSÃO 1: Formas da escravidão moderna:

Tráfi co Humano e Trabalho Forçado

SESSÃO 2: Aspectos Econômicos, Sociais,

Culturais e Políticos que impulsionam os trabalhadores a migrarem para o exterior

SESSÃO 3: Consulta e defesa das vítimas da

escravidão moderna

SESSÃO 4: Migração Segura e Proteção dos

Trabalhadores Migrantes Indonésios

SESSÃO 5: Competências e Capacitação

necessárias para Trabalhadores Migrantes

SESSÃO 6: As religiões são contra a Escravidão

Moderna

SESSÃO 7: Plano de Ação Local e Nacional SESSÃO 8: Próximas etapas, incluindo

desenvolvimento e suporte de redes

Valuação do Programa

Os custos para o desenvolvimento, elaboração e difusão do projeto foram cumpridos pelo GFN. A abordagem adotada, baseada no trabalho com organizações religiosas e ONGs efi caz em termos de custos em decorrência das contribuições generosas de voluntários, e os custos de entrega são mantidos em um valor mínimo. Além disso, a OIM, como especialistas no assunto, deu orientações sobre os locais de difusão como aqueles que estão mais necessitados de apoio, forneceram orientação durante a fase de desenvolvimento e participaram dos programas.

Relatórios de Localização do Projeto

0 200 400 Quilômetros 0 200 400 Milhas Projeção Mercator Fronteira Internacional

Indonésia

Capital Nacional Linha Ferroviária Estrada Java Ocidental Kupang, Nusatenggara Oriental Lombok, Nusatenggara Ocidental

(9)

Cirebon

A difusão do Programa em Cirebon,

• O primeiro programa de treinamento para prevenir a escravidão moderna e o tráfi co de pessoas foi realizado em Cirebon, Java Ocidental, de 27 a 29 de outubro de 2017. O treinamento foi realizado no Tryas Hotel, em Cirebon.

• Os participantes foram escolhidos entre

organizações religiosas, agências governamentais locais e a força policial local, a União dos

Trabalhadores Migrantes da Indonésia e vítimas do tráfi co de seres humanos envolvidos em programas de defesa de direitos.

• Muitos dos participantes eram dos distritos de Indramayu e Cirebon. Esses distritos são considerados grandes fornecedores de trabalhadores migrantes em Java Ocidental, com a maioria deles trabalhando no Oriente Médio como trabalhadores domésticos.

• Muitos dos participantes tiveram experiências em primeira mão na defesa em nome das vítimas do tráfi co humano e da escravidão doméstica. Durante o treinamento, os participantes

• compartilharam suas experiências e discutiram a melhor maneira para consolidar sua rede e aumentar a coordenação para prevenir o tráfi co de pessoas, e também como oferecer assistência em nome das vítimas.

Problemas identifi cados em Cirebon:

• Recrutamento de trabalhadores e empresas/ agências de força de trabalho fornecem informações insufi cientes sobre a natureza e as condições dos locais de trabalho no exterior.

• Agências governamentais locais (incluindo o Gabinete do Ministério do Trabalho e BP3TKI * - (veja abaixo), a agência de serviço para colocação e proteção de trabalhadores migrantes indonésios) carecem de capacidade e recursos para fornecer informações

essenciais sobre os locais de trabalho, incluindo a possibilidade de exploração de trabalhadores migrantes indonésios.

• Muitas vítimas de tráfi co não recebem a assistência adequada de que necessitam para serem reabilitadas, devolvidas às suas comunidades e reintegradas às suas famílias. *BP3TKI -Balai Pelayanan Penempatan dan Perlindungan Tenaga Kerja Indonesia: Agência para o Serviço, Colocação e Proteção de Trabalhadores Indonésios no Exterior

Participantes em Cirebon

Imagens cedidas pela Paramadina University #Consulte

(10)

Lombok

A difusão do Programa em Lombok,

• O treinamento para prevenir a escravidão moderna e o tráfi co de pessoas foi realizado em Lombok de 15 a 17 de novembro de 2017. O treinamento foi realizado no Puri Saron Hotel, Senggigi, Nusa Tenggara Ocidental.

• Os participantes incluíam líderes religiosos (representantes da Islamic Boarding School), representantes do governo local (incluindo o Departamento de Assuntos Sociais e a agência do governo local responsável pela reabilitação e proteção dos trabalhadores migrantes), polícia local e as famílias das vítimas.

• Em Nusa Tenggara Ocidental, os homens vão para a Malásia em busca de trabalho e as mulheres viajam para a Arábia Saudita para trabalhar como empregados domésticos. Embora o o governo central tenha implementado uma moratória para trabalhadores domésticos que trabalham na Arábia Saudita, muitas mulheres trabalhadoras migrantes de Nusa Tenggara Ocidental persistentemente continuam viajando para trabalhar lá devido à pobreza e à falta de educação,e eles são frequentemente atraídos por promessas irrealistas de bons salários e condições por parte de empresas de recrutamento de trabalhadores migrantes.

• Os participantes recomendaram enfaticamente que o programa GFN e PIEC fosse implementado de forma mais ampla, incluindo o aumento do envolvimento de representantes do governo local e dos chefes de aldeias, para que eles possam trabalhar juntos para prevenir o tráfi co humano e a escravização. Problemas identifi cados em Lombok:

• A percepção de falta de uma estratégia efi caz e coordenada pelo governo local e pela sociedade civil para prevenir o tráfi co de pessoas.

• Falta de educação entre os trabalhadores migrantes e uma falta notável de informações sobre as condições a serem esperadas quando se trabalha no exterior e os riscos associados.

(11)

Kupang

A difusão do Programa em Kupang,

• Este foi o treinamento fi nal aplicado ao projeto. Foi realizado de 11 a 13 de dezembro de 2017 no Naka Hotel, em Kupang.

• Os participantes incluíam representantes de igrejas locais, organizações católicas e cristãs de justiça social, funcionários do Conselho Ulema da Indonésia (MUI), organizações não governamentais, governo local (Ministério de

• Assuntos Sociais), polícia local e jornalistas.

• Um grande número de trabalhadores migrantes de Kupang viajam para a Malásia para trabalhar na indústria agrícola. As mulheres viajam para o exterior para realizar trabalhos no setor de serviços domésticos.

• A maioria dos problemas enfrentados pelos trabalhadores migrantes desta região resulta do fato de não terem um alto nível de educação, estarem propensos a exploração por agenciadores de força de trabalho inescrupulosos que os incentivam a viajar para o exterior sem a devida documentação, ou em muitos casos como trabalhadores indocumentados.

• Os participantes estavam extremamente entusiasmados e comprometidos com a divulgação das informações contidas no módulo. As suas organizações abrangem áreas grandes no Timor Ocidental e estavam ansiosas pela difusão de programas adicionais em outras comunidades na sua região.

• Artigos publicados na mídia sobre o programa estão disponíveis na Bahasa nos seguintes links:

http://www.sergap.id/masyarakat-ntt-diminta-waspada-terhadap-perbudakan-modern/ http://www.victorynews.id/koordinasi-dan- komitmen-bersama-bantu-cegah-perbudakan-modern-di-ntt/

Problemas identifi cados em Kupang:

• Muitos dos trabalhadores migrantes de Nusa Tenggara Oriental carecem de educação formal e habilidades de emprego. Eles

também costumam viajar para o exterior como trabalhadores migrantes indocumentados.

• A qualidade dos dados disponíveis sobre os trabalhadores migrantes de Nusa Tenggara Oriental é dispersa.

• Os trabalhadores migrantes em Nusa Tenggara Oriental não estão bem informados sobre os processos de migração seguros/protegidos.

• Os participantes apreciaram as contribuições e a participação do representante da GFN durante o curso do programa. A participação da GFN enfatizou o papel da GFN na concretização do programa e assegurou uma compreensão abrangente e apreciação pelo trabalho realizado pela Walk Free Foundation e da GFN.

Participantes de Kupang

Imagens cedidas pela Paramadina University #Consulte

(12)

Resultados gerais do Projeto:

A seguir estão os principais problemas identifi cados durante a difusão dos programas de treinamento:

• A maioria das pessoas que são trafi cados ou escravizados não são bem instruídos e geralmente não possuem habilidades profi ssionais. Isso pode resultar em uma baixa taxa de conscientização sobre os perigos do tráfi co de pessoas para trabalhadores migrantes indocumentados e com pouca instrução.

• Os participantes de todos os setores, e durante os programas, notaram a falta de recursos e serviços especializados de agências governamentais e ONGs na educação das comunidades vulneráveis sobre a migração segura e legal.

• Embora haja legislação em vigor para ajudar e proteger os trabalhadores migrantes indonésios, questões como a compreensão e a implementação de tais leis foram destacadas pelos participantes. Vários participantes observaram que há pouca proteção para trabalhadores migrantes, seja do governo ou de empresas.

• Existe uma necessidade urgente de disseminar este tipo de programa em comunidades vulneráveis similares na Indonésia.

Conquistas do Projeto

O módulo de treinamento abordou questões-chave predominantes em todas as três regiões. Demonstrou a infl uência signifi cativa de líderes e organizações religiosas através do forte apoio e assistência de organizações religiosas e suas redes nas regiões. As principais concretizações incluem:

• Conscientização de líderes religiosos e

organizações locais sobre os perigos do tráfi co de pessoas e trabalho forçado em seu entorno.

• Divulgação de informações críticas sobre migração segura, que podem ajudar na prevenção do tráfi co de pessoas.

• Identifi cação da necessidade de redes religiosas efi cazes para consolidar e coordenar ações na prevenção do tráfi co de pessoas.

(13)

Depoimentos

Khoirul Anwar,

Islamic Boarding School al-Hikmah, Cirebon

“Sou muito grato por estar envolvido neste treinamento qualifi cado. Espero poder usar o que aprendi aqui para ajudar as pessoas ao meu redor.”

Abdul Barih,

Organização da Juventude da Aldeia, Karang Taruna, Cirebon

“Durante este treinamento, tive acesso a muitas informações e boas perspectivas. Nesse treinamento, também compartilhei minha experiência sobre como consegui resgatar a minha irmã no Kuwait.”

Ni Kadek Eny,

Gabinete Local do Ministério dos Assuntos Sociais, Lombok

“Na verdade, esse treinamento é muito bom e interessante. Mas, para o próximo programa, sugiro que o conteúdo se concentre mais em como podemos incentivar os líderes religiosos a ter um papel mais atuante na prevenção da escravidão moderna.”

(14)

Devi Ardiansyah,

União dos Trabalhadores Migrantes Indonésios, Cirebon

“Esse treinamento é muito útil para impedir que os trabalhadores migrantes se tornem vítimas do tráfi co de pessoas, e me forneceu o conhecimento e as habilidades necessárias para aconselhar as vítimas. Mas eu tenho uma sugestão para o próximo treinamento, deve haver a presença de alguém do escritório local do Ministério do Trabalho nesse tipo de treinamento para dar esclarecimentos sobre formas de migração segura”.

Suhenti,

Ofi cial da Polícia, Cirebon

“Sou muito grato por estar envolvido neste treinamento. Eu conheci muitas pessoas que estão preocupadas com o problema do tráfi co humano. Esse encontro me deu, como policial, informações importantes sobre como minimizar o tráfi co de pessoas”

Indra,

MUI, Nusa Tenggara Oriental

“Em nome do Conselho Indonésio de Ulama (MUI) em Nusatenggara Oriental, vejo que os materiais deste treinamento são muito importantes para entender e resolver o problema do tráfi co de pessoas. Da perspectiva religiosa, colocamos os seres humanos como seres nobres portanto o tráfi co de pessoas é um tipo de degradação da dignidade do ser humano”.

(15)

Herman Seran, Ativista Humanitário

“Como um ativista humanitário em Kupang, sou muito grata à Paramadina University e à Global Freedom Network por terem iniciado esse treinamento.. Depois desse treinamento, estamos prontos para manter essa rede e divulgar a mensagem do treinamento para a sociedade.”

Sr. Laurentina,

Freira católica, Kupang

“Estou muito feliz por estar envolvida neste treinamento organizado pela Paramadina University, pela Global Freedom Network e por nossos comitês locais. A partir daqui, poderíamos desenvolver redes para impedir o tráfi co de seres humanos e compartilhar entre nós informações sobre o que temos feito para ajudar as vítimas do tráfi co humano.”

Rudy Ledo Sik, Policial em Kupang

“Fico agradecido por estar envolvido neste treinamento. Espero que, após esse treinamento, tenhamos mais sinergia entre o governo local, ONGs e líderes religiosos na prevenção do tráfi co humano.”

(16)

Oportunidades e Ações futuras

Identifi cadas pelos Participantes

Além de fornecer apoio a pessoas que são vulneráveis a serem escravizadas, o projeto deu algumas ideias para oportunidades futuras e ações. Entre elas:

• Existe uma necessidade contínua de educar as comunidades vulneráveis sobre escravidão e tráfi co de seres humanos através da

disseminação de programas adicionais.

• Incentivar o desenvolvimento de uma força-tarefa baseada na religião com programas futuros que sejam defendidas e apoiadas por líderes religiosos ou locais para prevenir o tráfi co de pessoas.

• Os programas futuros podem incluir informações específi cas do país sobre oportunidades de migração segura para trabalhadores migrantes.

• Informações sobre o programa devem ser divulgados aos líderes religiosos nacionais e locais para incentivar outras atividades em suas comunidades.

• Consolidação de redes em potencial identifi cadas no programa para alavancar a sua efi cácia.

• Trabalho em conjunto com os líderes locais na construção de redes e exploração de opções para tornar o programa sustentável.

Recomendações

As recomendações a seguir foram feitas:

• • Representantes da Global Freedom Network e da Paramadina University assinam em conjunto cartas ao vice-presidente e líderes religiosos, destacando o sucesso do projeto. Os representantes também se reúnem com líderes para informá-los sobre o projeto.

• • Incentivar as organizações religiosas e da sociedade civil envolvidas no programa a continuarem a trabalhar em conjunto e apoiar as redes religiosas emergentes que visam o combate ao tráfi co de seres humanos, o trabalho forçado e a escravidão moderna em seus locais.

• Incentivar o desenvolvimento de uma força-tarefa à base da religião, na qual os líderes religiosos trabalhem juntos em todas religiões para implementar programas destinados à prevenção do tráfi co de pessoas. Essa recomendação poderia ser abordada durante as reuniões propostas com líderes religiosos no início de 2018.

(17)

Cirebon

Organizações Participantes

(Em nenhuma ordem específi ca)

Islamic Boarding School “Pesantren Babakan” State Institute of Islamic Studies (IAIN)

A União dos Trabalhadores indonésios Igreja de Mawar Balqis PGIS

A União dos Trabalhadores Indonésios A União dos Trabalhadores Indonésios Indramayu Departamento de Assuntos Sociais Cirebon Departamento de Proteção para as Mulheres

e crianças na Cidade de Cirebon

Colégio Islâmico Al-Hikmah Gebang-Cirebon Organização Juvenil da Aldeia (Karang Taruna) Jornalista “Jingga Media” Organização Juvenil de Nahdlatul Ulama

(Ansor) Indramayu

Igreja GKPI DPPKBP3 Kab. Cirebon

Organização Juvenil de Nahdlatul Ulama (Ansor) DKM Al-Arofah

Cuidados com os migrantes Indramayu Departamento de Proteção para Mulheres e Crianças no Distrito de Cirebon

Persatuan Umat Islam Cirebon Polres Cirebon Hamka Muhammadiyah University

Lombok

Organizações Participantes

(Em nenhuma ordem específi ca) Comunidade de Alfabetização (Komunitas Teman Baca)

Departamento de Assuntos Sociais da província de Nusatenggara Ocidental Jornalista Independente em Lombok (Aji) Jornalista da Mídia Local

Ativistas Locais

Agência Local de Colocação e Proteção de Trabalhadores da Indonésia, Província de Nusatanggara Ocidental

Divisão Policial para crime especial da Província Nusatenggara Ocidental

(18)

Kupang

Organizações Participantes

(Em nenhuma ordem específi ca) J-RUK Kupang

(NGO Local) Victory News (Mídia Local) Dekenat Belu Utara JPIT Kupang (NGO Local) LPPA Kupang

(Departamento de Proteção para Mulheres e Crianças, Cidade de Kupang)

Dinas PPA NTT

(Departamento de Proteção para

Mulheres e Crianças, Nusatenggara Oriental) Dekanat BELU

Paroki Kleseleon (Malaka)

Paroki Webriamata (Malaka)

Kepala desa Oinlasi (TTS)/Chefe da Aldeia DPW JPKP NTT IRGSC

Sinode GMIT

JPIC Keuskupan Agung Kupang (Bispo de Kupang)

Pemuda Katolik (Jovem Católica)

Keuskupan Agung Kupang (Bispo de Kupang)

Pemuda Katolik Kab. Kupang (Jovem católico)

Polda NTT

(Policial de Nusatenggara Oriental) JIPC

(Organização da Igreja Católica)

Relatório preparado por

Pipip A. Rifai Hasan,

Ph.D, Presidente do Instituto Paradima de Ética e Civilização, Paramadina University.

Aan Rukmana MA,

Diretor de Cooperação e Desenvolvimento Institucional, Instituto Paradima de Ética e Civilização, Paramadina University

Dr Sunaryo,

Diretor de Programa e Pesquisa, Instituto Paramadina de Ética e Civilização, Paramadina University.

Elizabeth Morris

(19)

#EndSlavery

www.globalfreedomnetwork.org

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

A aplicação de parafina em raízes de mandioca tem sido eficiente para prolongar o seu período de conservação.. Este efeito é atribuído à diminuição da permeabilidade ao

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Entrar no lar, pressupõem para alguns, uma rotura com o meio ambiente, material e social em que vivia, um afastamento de uma rede de relações sociais e dos seus hábitos de vida