• Nenhum resultado encontrado

HiperDia - Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HiperDia - Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos"

Copied!
104
0
0

Texto

(1)

Ministério da Saúde

Secretária Executiva

Departamento de Informática do SUS

HiperDia - Sistema de Cadastramento e

Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos

Manual de Operação

Versão 1.5 M 02

(2)
(3)

Copyright © 2002 DATASUS

Todos os direitos são reservados. Este documento é protegido pela Lei dos Direitos Autorais. Nenhuma parte pode ser reproduzida, traduzida sem prévia permissão escrita do MS/DATASUS. MARCAS REGISTRADAS

Todos os nomes de produtos mencionados neste documento são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

MS/DATASUS se reserva o direito de, a qualquer momento, gerar uma nova versão deste documento, corrigindo imprecisões técnicas, fazendo alterações ou acrescentando informações. O MS/DATASUS não se responsabiliza pelo não cumprimento, por parte do usuário deste Documento, dos procedimentos aqui descritos.

(4)
(5)

ÍNDICE

PARTE I INTRODUÇÃO... 1

1- APRESENTAÇÃO... 2

2- COMO USAR O MANUAL... 3

3- DIFERENTES CONFIGURAÇÕES... 4

4- CONVENÇÕES UTILIZADAS NO MANUAL... 5

5-INSTRUÇÕES PARA RELATO DE PROBLEMAS... 7

6-INTERFACE DO SISTEMA... 9 7-ACESSO AO SISTEMA... 14 PARTE II ADMINISTRADOR ... 16 1-INSTALAÇÃO... 17 2-CONFIGURAÇÃO... 26 3- CADASTROS... 30 4-MANUTENÇÃO... 47 5-ROTINA DE TRANSFERÊNCIA... 55 5.1 - Exportação ... 55 5.2 - Importação ... 65 5.3 - Caixa Postal ... 68

PARTE III OPERADOR... 69

1- CADASTRO... 70

PARTE IV PROFISSIONAL DE SAÚDE... 89

1-PREENCHIMENTO DOS DADOS DE CADASTRAMENTO... 90

2-PREENCHIMENTO DOS DADOS DE ATENDIMENTO... 94

(6)
(7)

PARTE I

INTRODUÇÃO

Este manual é dirigido aos usuários do Sistema HiperDia – Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos – versão 1.5. Descreve as funções do Sistema que estão habilitadas para os profissionais de informática - Administrador e Operador e aos Profissionais de Saúde. Consideramos Operador o funcionário responsável pela entrada de dados gerados através da rotina de cadastramento e acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos; Administrador o funcionário responsável pela manutenção do ambiente do Sistema (instalação, configuração e controle de acesso) e da base de dados (salvamento, recuperação e rotinas de transferência); e de Profissionais de Saúde os profissionais responsáveis pelo preenchimento dos dados de cadastro e atendimento aos pacientes hipertensos e/ou diabéticos. Esta parte está dividida nos seguintes capítulos 1 – Apresentação, 2 – Como Usar o Manual, 3 – Diferentes Configurações, 4 – Convenções Utilizadas no Manual, 5 – Instruções para Relato de Problemas, 6 – Interface do Sistema, 7 – Acesso ao Sistema.

(8)

1 - APRESENTAÇÃO

O Sistema HiperDia tem por finalidades permitir o monitoramento dos pacientes captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão e ao Diabetes Mellitus, e gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados. O Sistema está integrado ao Cartão Nacional de Saúde, transferindo e recebendo dados do Sistema CadSUS – Cadastro de Domicílios e Usuários do SUS, garantindo a identificação única do usuário do Sistema Único de Saúde – SUS, através do número do CNS – Cartão Nacional de Saúde.

O HiperDia pode ser implantado em diferentes locais de instalação – Unidades Básicas de Saúde, Distritos Sanitários e Secretarias Municipais de Saúde com diferentes ambientes de configuração, integrando os níveis de organização da rede de saúde municipal. O Subsistema Municipal transfere e recebe dados do Subsistema Federal do Sistema HiperDia, gerando a Base Nacional do Cadastro de Portadores de Hipertensão e Diabetes Mellitus.

O ambiente de hardware e software para execução do HiperDia – versão 1.5 é composto por um Microcomputador compatível com IBM PC, uma impressora e Sistema Operacional Windows 98.

(9)

2 - COMO USAR O MANUAL

Este manual está organizado em 4 partes. A Parte I contém informações gerais sobre o funcionamento do HiperDia; as diferentes possibilidades de configurações, de acordo com o local de instalação do Sistema; as convenções utilizadas no manual; como proceder para relatar eventuais problemas ocorridos no aplicativo, a interface do Sistema com o usuário e sua forma de acesso.

A Parte II do manual contém as tarefas específicas do profissional Administrador do Sistema, como a instalação do HiperDia; suas formas de configuração; os formulários utilizados para entrada de dados de cadastros básicos do Sistema, informados no momento da instalação; as rotinas específicas de transferência de dados; a forma de controle de acesso, através do cadastramento de operadores e administradores e suas senhas; e tarefas de manutenção da base de dados, como salvamento e recuperação do banco em caso de perda.

A Parte III do manual contém as tarefas específicas do profissional Operador do Sistema, basicamente as tarefas de cadastramento de hipertensos e diabéticos.

A Parte IV do manual contém o formulário de Cadastro do Hipertenso e/ou Diabético, com orientação de preenchimento, destinado aos profissionais de saúde responsáveis pelos dados de cadastro e pelos dados de atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde, portadores de hipertensão e/ou Diabetes atendidos em Unidade Ambulatorial Básica .

(10)

3 - DIFERENTES CONFIGURAÇÕES

O HiperDia pode ser configurado de diferentes maneiras, de acordo com o local de instalação, características de organização do ambiente saúde no Município e dos recursos de informática disponíveis (microcomputador monousuário ou em rede local). As funções e a forma de execução das tarefas, podem variar ligeiramente, de acordo com a configuração instalada na Unidade Básica de Saúde – UBS, no Distrito Sanitário - DS ou Secretaria Municipal de Saúde – SMS.

O Sistema compõe-se de dois Subsistemas chamados Subsistema Municipal e Subsistema Federal. O Subsistema Municipal possui Módulos distintos, dependendo do local de sua instalação: Módulo Unidade Básica, Módulo Distrito Sanitário e Módulo Centralizador Municipal (Secretaria Municipal de Saúde). O Módulo Unidade de Saúde pode ser configurado em modo local – para micro não ligado à rede de computadores, ou em modo remoto - para micro ligado à rede de computadores. Para configuração do Módulo Unidade Básica de Saúde não é selecionada a opção de nível de instalação municipal, podendo ser informado se o Município possui divisão de Distrito Sanitário ou não.

Para Município que não possui microcomputador na Unidade Básica de Saúde, e possui micro no Distrito Sanitário, pode ser configurado o Módulo Distrito Sanitário da mesma forma apresentada para a UBS, e neste Módulo são digitados os dados de cada Unidade Básica de Saúde.

No Município deve haver a instalação e configuração de um microcomputador chamado centralizador municipal, onde são centralizados os dados digitados nas UBS ou Distritos Sanitários, integrando os cadastros e atendimentos dos usuários do Município. Para configurar o centralizador municipal, seleciona-se o nível de instalação municipal, e informa-se a existência de Distrito Sanitário ou não.

Os dados de cadastros de Secretaria Municipal de Saúde, Distritos Sanitários, Unidades de Saúde e de Profissionais de Saúde são gerados em disquete para distribuição entre todos os Módulos do Sistema, a fim de que sejam compatibilizados os cadastros em todos os níveis de sua instalação. Os dados de cadastros e atendimentos são transferidos do centralizador municipal para o Subsistema Federal do HiperDia, integrando os dados a nível nacional.

(11)

4 - CONVENÇÕES UTILIZADAS NO MANUAL

Para facilitar a leitura deste manual e do preenchimento das telas do Sistema, são adotadas convenções tipográficas e de estilo apresentadas na tabela abaixo:

TAB. 1 – CONVENÇÕES ADOTADAS

Simbologia Definição Exemplo

Palavras escritas em caractere do tipo Itálico

Palavra de origem estrangeira. Windows

Referência ao Sistema Operacional Windows

Palavras escritas em caractere do tipo

bold

Palavras ou siglas a que se deseja dar realce no texto.

UBS

Símbolos compostos por SÍMBOLO

Uma tecla TAB

A tecla TAB

Clicar Pressionar o botão do mouse Clique no Campo Nome Frase escrita em

caractere do tipo caixa alta, negrito, dentro de moldura

Tarefa - descrição de um ou mais passos necessários para realizar

uma função SANITÁRIO COMO CADASTRAR DISTRITO O objetivo desta tarefa é cadastrar os Distritos Sanitários Frase precedida pela

expressão Passo a). Aqui a representa qualquer letra do alfabeto

Passo – descrição de um conjunto de ações do usuário com a finalidade de executar uma tarefa. A letra identifica a ordem de execução do Passo na tarefa.

Passo a) Clique em inserir

Esta é a primeira instrução a ser executada para realizar a tarefa

CADASTRAR DISTRITO SANITÁRIO.

Frase precedida pelo símbolo

Item de lista – um item dentro de uma lista de elementos semelhantes.

• Brasileira

Essa é uma das opções numa lista de nacionalidade.

Expressão escrita em caractere do tipo caixa alta e precedida pelo símbolo:

Campo não Obrigatório - Campo de Entrada de Dados de preenchimento não obrigatório.

TELEFONE

Não é obrigatório preencher o Campo de

Entrada de DadosTELEFONE Expressão escrita em

caractere do tipo caixa alta e precedida pelo símbolo:

Campo Obrigatório - Campo de Entrada de Dados de preenchimento obrigatório.

NOME

É obrigatório preencher Campo de Entrada de Dados - NOME Expressão escrita em

caractere do tipo caixa alta e precedida pelo símbolo

Campo Tabelado – Campo de Entrada de Dados de preenchimento não obrigatório que aceita valores predefinidos pelo Sistema

UF

O Sistema fornece opções predefinidas para o Sistema Campo de Entrada de Dados

UF, mas não é obrigatório preenchê-lo.

(12)

Simbologia Definição Exemplo

Expressão escrita em caractere do tipo caixa alta e precedida pelo símbolo

Campo Tabelado Obrigatório – Campo de Entrada de Dados de preenchimento obrigatório que aceita valores predefinidos pelo Sistema

SEXO

O Sistema fornece opções predefinidas para o Sistema Campo de Entrada de Dados

SEXO e é de preenchimento

obrigatório. Palavra escrita em

negrito com outro tipo de fonte

Um botão O operador deverá clicar no

botão Ok da caixa de mensagem.

Frase precedida pela expressão Nota n°: , onde n° indica o número de seqüência da nota numa tarefa.

Nota – Informação útil para a realização de uma tarefa. O número indica a ordem desta nota dentro das informações úteis da tarefa.

Nota 1 : Os itens são

organizados em ordem alfabética.

Frase entre linhas contínuas e precedida pela palavra

Atenção:

Atenção – Ação ou recomendação importante que deve ser especialmente considerada na realização de uma tarefa.

_________________________

Atenção: Aguarde o final da

instalação automática dos aplicativos, do banco de dados InterBase 6.1 e do aplicativo para transmissão de arquivos EDI.

Frase precedida pelo símbolo:

Acesso – Ação introdutória para

realização de uma tarefa. Para ter acesso ao HiperDia, na Tela Sistema de Cadastramento de Hipertenso, selecione Conexão.

(13)

5 - INSTRUÇÕES PARA RELATO DE PROBLEMAS

Em caso de ocorrerem dúvidas ou sugestões relacionadas ao software HiperDia ou seu manual, favor entrar em contato com MS/DATASUS. Todas as suas observações são importantes para o aperfeiçoamento de nossos Sistemas.

Nossos endereços :

Departamento de Informática do SUS Projeto HiperDia

Rua México, 128, 7º Andar 20.032-142 Centro RIO DE JANEIRO - RJ Fax: (021) 3974-7163

endereço eletrônico: hiperdia@datasus.gov.br

Para suporte a nível local, entre em contato com a Unidade Regional do DATASUS no seu Estado:

UF Telefones UF Telefone AC (68) 2243035 PB (83) 2210586 AL (82) 2236493 PE (81) 34278369 AM (92) 6716610 PI (86) 2341010 AP (96) 2142036 PR (41) 2234068 BA (71) 3220875 RN (84) 2015890 CE (85) 2618721 RO (69) 2166130 ES (27) 33358125 RR (95) 6239442 GO (62) 2294112 RS (51) 32246781 MA (98) 2311131 SC (48) 2817738 MG (31) 32482772 SE (79) 2145802 MS (67) 3835381 SP (11) 32413887 MT (65) 6235828 TO (63) 2183643 PA (91) 2231824

Para suporte em relação ao Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus/Programa Nacional de Assistência Farmacêutica:

Esplanada dos Ministérios

Ministério da Saúde, Bloco G, 6º andar, sala 630 Brasília/DF – CEP 70058-900

Fax (61) 2260434

Endereço eletrônico: hiperdia@saude.gov.br

Para suporte a nível local, entre em contato com a Coordenação Estadual do Programa no seu Estado:

UF Coordenadores Estaduais Números para Contato

AC ROSIMARY BRASIL MUNIZ (068) 224-4835 223-6724 Fax 223-4688/223-2396 AL ANA CECÍLIA C. NOGUEIRA BARBOSA (082) Res. 235-2536 315-1110 Fax 315-1109/1104 AM NEIDE MARIA DE ALMEIDA (092) FAX: 663-7313/4826 9995-2731 AP TEREZA CRISTINA FRANÇA (096) 212-6218 Fax 212-6216 9971-5554 BA REINE MARIA CHAVES (071) 334-0428/0884 Fax 334-1888 370-4245

(14)

UF Coordenadores Estaduais Números para Contato

CE SANDRA SOLANGE LEITE (085) 488-2141 Fax 488-2090/2091/9981 DF PAULO TEIXEIRA FILHO (061) 325-4800/1709 Fax 325-4933 ES MARIA CRISTINA DUTRA RESECK (027) 381-2491/2311/325-3639 Fax 3137-2398/2480 GO MAGNA MARIA DE CARVALHO (062) 291-7611

MA MARIA TEREZA PEREIRA CARVALHO (098) 226.1866 / 246.2741/7341 MG ALCY MOREIRA DOS SANTOS PEREIRA (031) 3261-8746 Tel/Fax/337168/9977-7024 MS SUSANA MARTINS (67) 318-1682 Fax 318-1707 MT ANA CONCEIÇÃO CALHAO (065) 613-5361/5363

PA MARIA FÁTIMA PINHO (091) 242-6411/381-2311 Fax 241-9355/224-4011 R.273 ou 253

PB LOURDES FÁTIMA SOUSA (083) 241-1718 R-7024 Tl/Fax 241-8339 PE CLÁUDIA ZIRPOLI (081) 3412-6406/6407 Fax 3423-8271

PI CÍNTIA GIOVANI FONSECA MIRANDA (086) 218.1442/211.0622 / 988.3975 PR ELIZETE MARIA PAIOLA TONON (042) 330.4550 Fax 3304550 RJ NELSON ALBUQUERQUE DE SOUZA E

SILVA

(021) 2262-4481 / 562-2618 (HUCFF)/ 239-0347 (cos) /609-5168 (res)/ 9988-0063

RN ROSSANA MARIA CURIOSO DA SILVA (084) 232-2568 RO MARIA NAZARÉ CARNEIRO (069) 221 8706

RR JOANA MARIA CUERVO LEDO (095) 624.1871 / 623.4250 / 623.1711 RS CLÁUDIO AUGUSTO B. MEDINA (051)3225-5924/226-3100 R-2004

SC PAULO LUIZ CANTANHEDE ORSINI (48) 221-0290 Fax: (48) 224.1337 / 221.2078/ 9961.5232 / 324.0791

SE CELI MARQUES SANTOS (079) 9977.3671 / 9982.1030 SP CARLOS ALBERTO MACHADO (011) 295-3499 Res. 6941-2699

Fax 294-3404 Cel.:9950.1639 TO TEREZINHA DE JESUS PINHEIRO FRANCO (063) 218-1796/1787/1716 Fax 218-1796/1791

(15)

6 - INTERFACE DO SISTEMA

Por meio da interface, o Operador e o Sistema trocam informações. A interface gráfica do HiperDia é uma interface orientada a janelas padrão, ou seja, o tipo de interface que vem sendo utilizada na maioria das aplicações atualmente. Esta seção apresenta a interface gráfica do HiperDia, ao mesmo tempo em que introduz ao leitor não habituado as interfaces orientadas à janela, os termos utilizados na sua manipulação.

Apresentamos a seguir, os elementos de interface, a partir de telas exemplo exibidas pelo Sistema e a forma como o usuário deve interagir com cada um destes elementos.

Tela Principal

É a tela apresentada ao executar o acesso ao Sistema HiperDia e está sempre ao fundo enquanto qualquer função estiver sendo executada. Na Tela Principal identificam-se os elementos que serão apresentados a seguir:

barra de título, barra de menu, barra de atalho de funções.

Tela 1 - Tela Principal

Barra de Título

É a barra horizontal superior da Tela Principal. Apresenta no seu canto esquerdo o ícone do HiperDia, a seguir, o nome do Sistema e, no canto direito, os botões: minimizar, reduzir/restaurar e finalizar.

Minimizar

-

Reduz a Tela Principal do Sistema a um ícone, mantendo o Sistema ativo. Após minimizado, ao clicar o ícone duas, vezes a Tela Principal volta ao seu estado anterior.

(16)

Reduzir/Restaurar - Reduz o tamanho da Tela Principal do Sistema. Após reduzido, ao

ser clicado novamente, faz com que a Tela Principal volte ao tamanho original.

Fechar - Finaliza a aplicação HiperDia.

Barra de Menus

É a barra abaixo da Barra de Título e apresenta o conjunto das seguintes funções básicas que o Sistema disponibiliza: Cadastro, Acompanhamento, Controle de Acesso, Rotina de Transferência, Configuração, Relatórios e Sair.

Selecionando um Menu da Barra de Menus

Para selecionar um Menu da Barra de Menus, clique com botão esquerdo do mouse após posicionar o cursor sobre o Menu desejado. Observe que o movimento do cursor acompanha o movimento que é realizado com o mouse.

Botões de Atalho para Funções

São os botões localizados logo abaixo da Barra de Menus. Representam as funções que são realizadas mais freqüentemente. Ao clicar num botão de atalho, o acesso à função a que ele está relacionado é imediato, não sendo necessária a manipulação de Menus.

O Sistema disponibiliza botões de atalho para as seguintes funções : Conexão, SMS, Distrito Sanitário, Unidade Básica de Saúde, Hipertensos e Diabéticos e Sair. Estes botões estão posicionados, da esquerda para a direita.

Selecionando uma função por meio de um botão de atalho

Para selecionar uma função por meio do seu botão de atalho, posicione o cursor sobre o botão relacionado à função e clique com botão esquerdo do mouse. Para auxiliar o usuário, o Sistema identifica a função relacionada a cada botão. Posicione o cursor sobre um botão; após alguns instantes, o Sistema exibe uma mensagem que identifica o botão selecionado.

Menu

Apresenta o conjunto de opções disponíveis após seleção do menu. Há opções de Menus que, quando selecionadas, abrem um outro Menu, chamado Submenu. Estas opções podem ser diferenciadas por terem nas suas extremidades direitas o símbolo .

Selecionando uma Opção de Menu

Para selecionar uma Opção de Menu, clique o botão esquerdo do mouse após posicionar o cursor sobre a opção de Menu desejada.

Exemplo - Na Tela Principal – Sistema de Cadastramento de Hipertenso, a seleção da

opção Exportar do menu Rotina de Transferência, abre um novo menu ou submenu, onde deverá ser selecionado o submenu desejado.

(17)

Tela 2 - Tela Principal

Tela de Entrada de Dados

É apresentada pelo Sistema após a seleção de suas funções, a partir de teclas de atalho ou de opções de menu na Tela Principal. É utilizada para que o operador do HiperDia entre com os dados relativos à função sendo executada. Numa tela de entrada de dados podem aparecer os seguintes componentes de interface: guia, campo de entrada de dados, caixa de listagem, caixa de listagem de cortina e botões. A Tela Unidade de Saúde ilustra alguns destes elementos de interface.

Tela 3 - Unidade de Saúde

Guias

São subdivisões de uma tela, semelhantes às utilizadas em pastas ou arquivos, organizando as informações manipuladas pelo Sistema de forma a facilitar o seu acesso.

(18)

Exemplo - Na Tela Unidade de Saúde, identificam-se as guias Unidade de Saúde e

Profissional de Saúde. Note que, nesta figura, a Guia Unidade de Saúde está selecionada, habilitando o operador ao preenchimento da mesma.

Selecionando uma Guia

Para selecionar uma guia, clique o botão esquerdo do mouse após posicionar o cursor sobre a Guia desejada.

Campo de Entrada de Dados

É uma área delimitada onde os usuários preenchem dados de entrada do Sistema.

Exemplo - Na Tela Unidade de Saúde, como exemplos de campos de entradas de dados,

há Nome da Unidade de Saúde e Número . Estes dois campos são de tipos diferentes, o primeiro é alfabético e o segundo é numérico.

Preenchendo um Campo de Entrada de Dados

Digite a informação no espaço delimitado, de acordo com o tipo para ela definido, da maneira mais completa possível. Para finalizar o preenchimento, tecle ENTER ou TAB e o Sistema habilitará o preenchimento do próximo campo da Tela. É possível passar para qualquer campo da tela clicando com o botão esquerdo do mouse após posicionar o cursor no campo para onde se deseja posicionar o cursor.

Caixa de Listagem

É uma área delimitada onde os operadores preenchem dados de entrada do Sistema. A característica especial da Caixa de Listagem, é que esta exibe um conjunto de valores predefinidos para seleção. Identifica-se uma caixa de listagem quando na sua extremidade direita existe o símbolo

.

Exemplo - Na Tela Unidade de Saúde identificam-se as seguintes Caixas de Listagem:

Distrito e Tipo Logradouro. Note que as Caixas de Listagem ilustradas na figura estão habilitadas para preenchimento, pois o símbolo está realçado. Se as caixas não estivessem habilitadas para preenchimento, o símbolo estaria opaco.

Selecionando um valor de uma Caixa de Listagem

Clique com o botão esquerdo do mouse após posicionar o cursor sobre o símbolo

.

O Sistema expande o campo selecionado numa lista de valores pré-definidos. Clique o botão esquerdo do mouse após posicionar o cursor sobre o valor escolhido.

Há Caixas de Listagem onde é possível selecionar mais de um valor pré-definido. Para selecionar cada um dos valores, posicione o cursor sobre o valor e clique com o botão esquerdo do mouse sobre a seleção desejada.

Caixa de Listagem de Cortina

É um tipo de caixa de listagem geralmente utilizada quando há mais elementos a serem exibidos do que uma caixa de listagem simples poderia suportar.

(19)

Clique com o botão esquerdo do mouse após posicionar o cursor sobre o símbolo . O Sistema expande o campo selecionado numa caixa de listagem com os itens organizados em ordem alfabética. A barra inferior e coluna direita são barras de rolagem que, ao serem clicadas, deslocam o conteúdo da Caixa de Listagem para a esquerda/direita, ou para cima/baixo, respectivamente.

Pesquisando um item de uma Caixa de Listagem de Cortina

Para pesquisar um determinado item, clique nas setas ou

,

dependendo se o item desejado estiver após ou antes dos elementos exibidos. Ao encontrar o item desejado, clique nas setas e para ler todas as informações sobre ele. Para tornar a busca mais eficiente, preencha o campo de entrada de dados com as primeiras letras da primeira palavra a ser pesquisada.

(20)

7 - ACESSO AO SISTEMA

Somente pessoas cadastradas no sistema podem utilizar o HiperDia. O administrador cadastra os operadores no Sistema, associando a cada um deles um código de identificação e senha única. A partir deste momento, os operadores cadastrados podem ter acesso ao Sistema.

Para ter acesso ao HiperDia clique duas vezes com o botão esquerdo, no ícone apresentado na área de trabalho:

O Sistema apresenta a Tela Principal do Sistema HiperDia:

Tela 4 - Tela Principal

Para ter acesso ao HiperDia, na Tela Principal, clique em Conexão. O Sistema apresenta a Tela a seguir:

(21)

Passo a) Preencha os campos: OPERADOR

Digite o Código do usuário e tecle TAB.

SENHA

Digite a senha de acesso e tecle TAB.

Nota 1 : Os campos operador e senha padrão do sistema são: hiper e hiper, respectivamente. Devem ser utilizadas no momento da instalação e serem alteradas posteriormente.

Passo b) Para cancelar, clique em Cancel..

Passo c) Para confirmar, clique em OK.. O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 6 - Tela de Abertura do HiperDia

Passo d) Para sair deste Subsistema, clique em Sair.

(22)

PARTE II

ADMINISTRADOR

O Administrador do HiperDia é o profissional responsável pela manutenção do ambiente do Sistema (instalação e configuração) e da base de dados (controle de acesso, salvamento e recuperação da base) e de rotinas especiais de transferência de dados entre os Subsistemas e Módulos do Sistema.

Esta parte está dividida nos seguintes capítulos 1 – Instalação, 2 – Configuração, 3 – Cadastros, 4 - Manutenção, 5 – Rotina de Transferência.

(23)

1 - INSTALAÇÃO

A instalação do Sistema HiperDia é de responsabilidade do Administrador do Sistema. A seguir, serão descritas as tarefas utilizadas para instalação. Pode-se instalar o HiperDia através de CD, através da internet ou através de disquetes.

COMO INSTALAR O HIPERDIA ATRAVÉS DO CD

O objetivo desta tarefa é instalar o Sistema HiperDia utilizando CD-ROM de instalação.

Passo a) Insira o CD de instalação do HiperDia no drive de CD. O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 7 - Instalador do HiperDia

Passo b) Clique em Instalador. O Sistema exibe a tela a seguir:

(24)

Tela 8 - Programa de Instalação - HiperDia

Passo c) Para cancelar, clique em Cancelar.

Passo d) Para continuar, clique em Avançar. O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 9 - Programa de Instalação - HiperDia

Passo e) Para cancelar, clique em Cancelar.

Atenção: Aguarde o final da instalação automática dos aplicativos, do banco de

(25)

O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 10 - Borland Database Engine Installation/Upgrade

Passo f) Para cancelar, clique em Cancel.

Passo g) Para confirmar, clique em OK.

Nota 1 : O diretório de instalação do InterBase já vem pré-definido. No caso de haver necessidade de alterá-lo, clique em Browse e defina um outro caminho.

O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 11 - Programa de Instalação - HiperDia

Passo h) Selecione a opção desejada,

clicando com o mouse na opção correspondente.

Passo i) Para concluir a instalação, clique em Concluir.

Atenção: Concluída a instalação, será apresentado ícone do Sistema na Área de

(26)

COMO INSTALAR O HIPERDIA ATRAVÉS DA INTERNET

O objetivo desta tarefa é instalar o Sistema HiperDia através de arquivos disponibilizados pela internet.

Passo a) Acesse o site do DATASUS – Departamento de Informática do SUS -

www.datasus.gov.br, ou o site da Secretaria de Políticas de Saúde –

www.saude.gov.br/sps/areastecnicas/cnhd/dados/home.htm.

O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 12 - DATASUS - MS - Microsoft Internet Explorer

Passo b) Clique no ícone Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos HiperDia.

(27)

Tela 13 - Site DATASUS - Hipertensão

Passo c) Para voltar, clique em Volta.

Passo d) Preencha os seguintes campos: DIGITE A UF E O MUNICÍPIO

Digite a UF e o município de sua localidade.

DIGITE O SEU NOME

Digite o seu nome.

DIGITE O SEU @MAIL

Digite o seu e-mail.

INFORME SEU DDD E TELEFONE PARA CONTATO

Digite o seu DDD e o telefone para contato.

Passo e) Para enviar os dados, clique em Enviar.

Passo f) Para limpar a tela, clique em Limpar. O Sistema exibe a tela a seguir:

(28)

Tela 14 - Site DATASUS – Hipertensão – Download

Passo g) Clique no arquivo Disco 1. O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 15 - Donwload de arquivo

Passo h) Para cancelar, clique em Cancelar.

Passo i) Para obter mais informações, clique em Mais info.

(29)

Passo j) Para salvar o arquivo em disco,

marque a opção correspondente na Tela de Download de arquivo, e clique em OK. O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 16 - Salvar como

Passo k) Informe o caminho onde será salvo o arquivo, e clique em Salvar.

Nota 2 : Repita os passos g) até k) tantas vezes quantos forem os arquivos a serem salvos.

Nota 3 : Ao término do download dos arquivos, estarão disponíveis, no caminho informado para salvamento, todos os discos para a instalação do Sistema.

Passo l) Clique duplamente, com o botão esquerdo do mouse, no arquivo correspondente ao primeiro disco de download, e siga os passos q) até t).

Passo m) Para executar o programa a partir do seu local atual,

marque a opção correspondente na Tela de Download de arquivo, clique em OK. O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 17 - Aviso de segurança

(30)

clique em Não.

Passo o) Para obter mais informações, clique em Mais informações.

Passo p) Para confirmar, clique em Sim. O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 18 - WinZip Self – Extractor

Passo q) Informe o caminho para onde será descompactado o arquivo e clique em Unzip.

O Sistema exibe a mensagem a seguir:

Passo r) Para confirmar, clique em OK.

Passo s) Para fechar a Tela WinZip Self-extractor, clique em Close.

Nota 4 : Repita os passos m) até s) tantas vezes quantos forem os arquivos a serem executados.

Passo t) Clique em Instalador.

Atenção: Os próximos passos para instalar o Sistema estão descritos na Tarefa

COMO INSTALAR O SISTEMA A PARTIR DO CD, passos c) a i).

(31)

Passo a) Insira o primeiro disquete de instalação do HiperDia no drive de disquete.

Passo b) Clique no botão Iniciar e em seguida em Executar. O sistema exibe a janela a seguir:

Passo c) Preencha o campo: ABRIR

Digite a:\setup.exe e clique em OK..

Atenção: O Sistema abrirá a Tela Programa de Instalação – Hiperdia. Seguir os

passos c) até i) da Tarefa COMO INSTALAR O HIPERDIA ATRAVÉS DO

(32)

2 - CONFIGURAÇÃO

O HiperDia pode ser configurado de diferentes maneiras, de acordo com o local de instalação, características de organização do ambiente saúde no Município e dos recursos de informática disponíveis (microcomputador monousuário ou em rede local). As tarefas de configuração do Sistema devem ser realizadas apenas uma vez, após instalação do HiperDia.

A seguir são descritas as tarefas necessárias à configuração do Sistema, de acordo com o local de sua instalação: Módulo Centralizador Municipal, Módulo Unidade de Saúde / Distrito Sanitário.

COMO CONFIGURAR MÓDULO CENTRALIZADOR MUNICIPAL

O objetivo desta tarefa é configurar o Sistema para uso na Secretaria Municipal de Saúde.

Para ter acesso a esta tarefa, imediatamente após a instalação do Sistema, clique no ícone do HiperDia, na Área de Trabalho, ou pelo Menu Iniciar, selecione Programas, selecione

HiperDia, e em seguida escolha a opção HiperDia.

O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 19 - Configuração do Sistema

Passo a) Preencha o campo:

BANCO DE DADOS –SERVIDOR

Marque o tipo de servidor do banco de dados.

Nota 1 : Para servidor remoto, informar o caminho de localização do servidor na rede.

Passo b) Clique em Conectar.

(33)

Passo c) Clique em OK.

Passo d) Preencha os campos:

TIPO DE INSTALAÇÃO

Marque Nível Municipal.

TIPO DE INSTALAÇÃO –ESTE MUNICÍPIO ESTÁ DIVIDIDO EM DISTRITOS SANITÁRIOS OU NÃO

Clique sobre a opção correspondente. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE –ESTADO

Selecione o Estado.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – MUNICÍPIO

Selecione o Município.

Passo e) Para cancelar, Clique em Cancelar.

Passo f) Para finalizar, Clique em OK.

COMO CONFIGURAR MÓDULO UNIDADE DE SAÚDE/DISTRITO SANITÁRIO

O objetivo desta tarefa é configurar o Sistema para uso na Unidade de Saúde ou no Distrito Sanitário.

Para ter acesso a esta tarefa, imediatamente após a instalação do Sistema, clique no ícone do HiperDia, na Área de Trabalho, ou pelo Menu Iniciar, selecione Programas, selecione

HiperDia, e em seguida escolha a opção HiperDia.

(34)

Tela 20 - Configuração do Sistema

Passo a) Preencha o campo:

BANCO DE DADOS –SERVIDOR

Marque o tipo de servidor do banco de dados.

Nota 1 : Para servidor remoto, informar o caminho de localização do servidor na rede.

Passo b) Clique em Conectar.

O Sistema exibe a mensagem a seguir:

Passo c) Clique em OK.

Passo d) Preencha os campos:

TIPO DE INSTALAÇÃO –ESTE MUNICÍPIO ESTÁ DIVIDIDO EM DISTRITOS SANITÁRIOS OU NÃO

Clique sobre a opção correspondente.

Atenção: Para configuração em nível diferente de centralizador municipal – Módulo

Unidade Básica de Saúde ou Distrito Sanitário, deixar o campo Tipo Municipal em branco.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE –ESTADO

Selecione o Estado.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – MUNICÍPIO

(35)

Passo e) Para cancelar, Clique em Cancelar.

Passo f) Para finalizar, Clique em OK.

O Sistema exibe a mensagem a seguir:

Passo g) Insira o disquete gerado no Centralizador Municipal, e clique em OK. O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 21 - Abrir

Passo h) Selecione o arquivo de configuração, clicando sobre o nome correspondente, e clique

(36)

3 - CADASTROS

Permite o registro dos dados de Cadastros – Carga Inicial do Sistema - informados no momento da instalação: Secretarias Municipais de Saúde, Distritos Sanitários, Unidades Básicas de Saúde e Profissionais de Saúde.

Para permitir a alimentação do sistema com a carga inicial destes cadastros, o administrador, como responsável pela implantação no município, deverá planejar a forma de coleta de dados para facilitar o trabalho inicial.

A seguir são descritas as tarefas disponíveis no Cadastro: Cadastrar Secretaria Municipal de Saúde, Cadastrar Distrito Sanitário, Pesquisar Distrito Sanitário, Alterar Distrito Sanitário, Excluir Distrito Sanitário, Gerar Disquete de Cadastro de Distrito Sanitário, Cadastrar Unidade de Saúde, Pesquisar Unidade de Saúde, Alterar Unidade de Saúde, Excluir Unidade de Saúde, Gerar Disquete de Unidade de Saúde, Cadastrar Profissional de Saúde, Alterar Profissional de Saúde, Excluir Profissional de Saúde

COMO CADASTRAR SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O objetivo desta tarefa é cadastrar e alterar os dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Principal do Sistema, selecione o menu Cadastro, e em seguida escolha a opção SMS, ou clique no botão SMS.

O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 22 - Municípios

Passo a) Clique em Alterar ou selecione o menu Município e escolha a opção Alterar. O Sistema habilita os campos para preenchimento.

Passo b) Preencha os campos: CNPJ SMS/FMS

(37)

MUNICÍPIO

Campo não editável, pois já foi definido durante a instalação do Sistema. TIPO LOGRADOURO

Selecione o tipo de logradouro referente ao endereço da Prefeitura Municipal, clicando no item correspondente da lista.

NOME LOGRADOURO

Digite o nome do logradouro da Prefeitura Municipal. NÚMERO

Digite o número do logradouro da Prefeitura Municipal. COMPLEMENTO

Digite o complemento do logradouro da Prefeitura Municipal. BAIRRO

Digite o bairro referente ao logradouro da Prefeitura Municipal. CEP

Digite o código de endereçamento postal do local da Prefeitura Municipal. DDD

Digite o código DDD (Discagem Direta à Distância) referente à localidade do município.

TELEFONE

Digite o número do telefone da Prefeitura Municipal. FAX

Digite o número do fax da Prefeitura Municipal. E-MAIL

Digite o endereço eletrônico da Prefeitura Municipal.

Passo c) Para cancelar, clique em Cancelar.

Passo d) Para confirmar a alteração, clique em Confirmar.

Passo e) Para sair deste Subsistema, clique em Sair.

(38)

COMO CADASTRAR DISTRITO SANITÁRIO

O objetivo desta tarefa é cadastrar os dados do Distrito Sanitário. Esta tarefa somente estará habilitada no Sistema quando, no momento da configuração, foi informada a existência de Distrito Sanitário no Município.

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Principal do Sistema, selecione o menu Cadastro, e em seguida escolha a opção Distrito Sanitário.

O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 23 - Distrito Sanitário

Passo a) Clique em Inserir ou selecione o menu Distrito Sanitário e escolha a opção Inserir. O Sistema habilita os campos para preenchimento.

Passo b) Preencha os campos: MUNICÍPIO

Campo não editável, pois já foi definido durante a instalação do Sistema. NOME DO DISTRITO SANITÁRIO

Digite o nome do Distrito Sanitário. TIPO LOGRADOURO

Selecione o tipo de logradouro referente ao endereço do Distrito Sanitário, clicando no item correspondente da lista.

NOME DO LOGRADOURO

Digite o nome do logradouro do Distrito Sanitário. NÚMERO

(39)

COMPLEMENTO

Digite o complemento. BAIRRO

Digite o bairro. CEP

Digite o código de endereçamento postal do local do Distrito Sanitário. TELEFONE

Digite o número do telefone do Distrito Sanitário. FAX

Digite o número do fax do Distrito Sanitário.

Passo c) Para cancelar, clique em Cancelar.

Passo d) Para confirmar a inclusão, clique em Confirmar.

Passo e) Para sair deste Subsistema, clique em Sair.

COMO PESQUISAR DISTRITO SANITÁRIO

O objetivo desta tarefa é pesquisar os dados de Distrito Sanitário cadastrado.

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Distrito Sanitário (Ver Tarefa COMO CADASTRAR

DISTRITO SANITÁRIO), selecione o botão Pesquisar ou selecione o menu Distrito Sanitário e escolha a opção Pesquisar.

O Sistema exibe a seguinte tela:

(40)

Passo a) Digite o nome ou parte do nome do Distrito Sanitário, ou selecione o nome do Distrito na lista exibida.

Passo b) Para cancelar, clique em Cancelar.

Passo c) Para confirmar, clique em OK.

Nota 1 : O Sistema exibe a tela Distrito Sanitário com os dados correspondentes.

Passo d) Para sair da pesquisa, clique em Sair.

COMO ALTERAR DISTRITO SANITÁRIO

O objetivo desta tarefa é alterar os dados do Distrito Sanitário.

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Distrito Sanitário (Ver Tarefa COMO CADASTRAR

DISTRITO SANITÁRIO), selecione o botão Alterar ou selecione o menu Distrito Sanitário e

escolha a opção Alterar, após ter pesquisado o Distrito Sanitário cujos dados serão alterados (Ver Tarefa COMO PESQUISAR DISTRITO SANITÁRIO).

O Sistema exibe a seguinte tela:

Tela 25 - Distrito Sanitário - Alterar

Passo a) Preencha os campos: MUNICÍPIO

Campo não editável, pois já foi definido durante a instalação do Sistema. NOME DO DISTRITO SANITÁRIO

(41)

TIPO LOGRADOURO

Selecione o tipo de logradouro referente ao endereço do Distrito Sanitário, clicando no item correspondente da lista.

NOME DO LOGRADOURO

Digite o nome do logradouro do Distrito Sanitário. NÚMERO

Digite o número do logradouro do Distrito Sanitário. COMPLEMENTO

Digite o complemento do logradouro do Distrito Sanitário. BAIRRO

Digite o bairro referente ao logradouro do Distrito Sanitário. CEP

Digite o código de endereçamento postal do local do Distrito Sanitário. TELEFONE

Digite o número do telefone do Distrito Sanitário. FAX

Digite o número do fax do Distrito Sanitário.

Passo b) Para cancelar, clique em Cancelar.

Passo c) Para confirmar a inclusão, clique em Confirmar.

Passo d) Para sair deste Subsistema, clique em Sair.

COMO EXCLUIR DISTRITO SANITÁRIO

O objetivo desta tarefa é excluir os dados do Distrito Sanitário.

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Distrito Sanitário (Ver Tarefa COMO CADASTRAR

DISTRITO SANITÁRIO), selecione o botão Excluir ou selecione o menu Distrito Sanitário e escolha a opção Excluir, após ter pesquisado o Distrito Sanitário cujos dados serão excluídos (Ver Tarefa COMO PESQUISAR DISTRITO SANITÁRIO).

(42)

Passo a) Para cancelar, clique em Não.

Passo b) Para confirmar, clique em Sim.

COMO GERAR DISQUETE DE CADASTRO DE DISTRITO SANITÁRIO

O objetivo desta tarefa é gerar disquete com os dados de Distrito Sanitário cadastrado no centralizador municipal, a fim de distribuir o cadastro aos Distritos Sanitários e Unidades Básicas de Saúde.

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Distrito Sanitário (Ver Tarefa COMO CADASTRAR

DISTRITO SANITÁRIO), selecione o menu Distrito Sanitário e escolha a opção Gerar

Disquete, após ter pesquisado o Distrito Sanitário cujos dados serão gerados (Ver Tarefa

COMO PESQUISAR DISTRITO SANITÁRIO). O Sistema exibe a mensagem:

Passo a) Insira um disquete e tecle OK. Após a gravação, o sistema exibe a mensagem:

Passo b) Para fechar, clique em OK.

(43)

COMO CADASTRAR UNIDADE DE SAÚDE

O objetivo desta tarefa é cadastrar os dados da Unidade de Saúde.

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Principal do Sistema, selecione o menu Cadastro, e em seguida escolha a opção Unidades de Saúde, ou clique em Unidades de Saúde.

O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 26 - Unidade Saúde

Passo a) Clique em Inserir.

O Sistema habilita os campos para preenchimento.

Passo b) Preencha os campos: MUNICÍPIO

Campo não editável, pois já foi definido durante a instalação do Sistema. COD.UPS SIA/SUS

Digite o número do código da Unidade Prestadora de Serviço do SIA/SUS – Sistema Único de Saúde.

CNPJ SMS/FMS

Digite o número do Código Nacional de Pessoa Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde ou do Fundo Municipal de Saúde.

DISTRITO

Selecione o Distrito referente à Unidade Básica de Saúde, clicando no item correspondente da lista.

Nota 1 : No Caso do operador informar que dentro do seu respectivo Município não existem Distritos Sanitários, este campo não irá existir nesta tela. NOME DA UNIDADE DE SAÚDE

(44)

TIPO LOGRADOURO

Selecione o tipo logradouro referente à Unidade de Saúde, clicando no item correspondente da lista.

NOME DO LOGRADOURO

Digite o nome do logradouro da Unidade de Saúde. NÚMERO

Digite o número do logradouro da Unidade de Saúde. COMPLEMENTO

Digite o complemento do logradouro da Unidade de Saúde. BAIRRO

Digite o bairro referente ao logradouro da Unidade de Saúde. CEP

Digite o código de endereçamento postal do local da Unidade de Saúde. DDD

Digite o DDD (Discagem Direta à Distância) referente à localidade da Unidade de Saúde.

TELEFONE

Digite o número do telefone da Unidade de Saúde. FAX

Digite o número do fax da Unidade de Saúde. CNES

Digite o número correspondente ao Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde.

Passo c) Para cancelar, clique em Cancelar.

Passo d) Para confirmar, clique em Confirmar.

Passo e) Para sair, clique em Sair.

COMO PESQUISAR UNIDADE DE SAÚDE

O objetivo desta tarefa é pesquisar os dados da Unidade de Saúde.

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Unidade Saúde (Ver Tarefa COMO CADASTRAR

UNIDADE DE SAÚDE), selecione o botão Pesquisar ou selecione o menu Distrito Sanitário e escolha a opção Pesquisar.

(45)

Tela 27 - Pesquisa - Unidade de Saúde

Passo a) Digite o nome ou parte do nome da Unidade de Saúde,

ou selecione a unidade clicando na linha correspondente da lista exibida pelo Sistema.

Passo b) Para cancelar, clique em Cancelar.

Passo c) Para confirmar, clique em OK.

Passo d) Para pesquisar por código, clique em Por Código.

Passo e) Para pesquisar por nome, clique em Por Nome.

Passo f) Para sair da pesquisa, clique em Sair.

COMO ALTERAR UNIDADE DE SAÚDE

O objetivo desta tarefa é alterar os dados da Unidade de Saúde.

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Unidade Saúde (Ver Tarefa COMO CADASTRAR

UNIDADE DE SAÚDE), selecione o botão Alterar ou selecione o menu Unidades de Saúde e escolha a opção Alterar, após ter pesquisado a Unidade de Saúde cujos dados serão alterados (Ver Tarefa COMO PESQUISAR UNIDADE DE SAÚDE).

(46)

Tela 28 - Unidade Saúde - Alterar

Passo a) Preencha os campos: MUNICÍPIO

Campo não editável, pois já foi definido durante a instalação do Sistema. COD.UPS SIA/SUS

Digite o número do código de Unidade Prestadora de Serviço do SIA/SUS – Sistema Único de Saúde.

CNPJ SMS/FMS

Digite o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde ou Fundo Municipal de Saúde.

DISTRITO

Selecione o Distrito referente à Unidade de Saúde, clicando no item correspondente da lista.

Nota 1 : Caso na tela de configuração do Sistema, o operador informar que dentro do seu respectivo Município não existem Distritos Sanitários, este campo não será exibido na tela.

NOME DA UNIDADE DE SAÚDE

Digite o nome da Unidade de Saúde. TIPO LOGRADOURO

Selecione o tipo logradouro referente à Unidade de Saúde, clicando no item correspondente da lista.

NOME DO LOGRADOURO

Digite o nome do logradouro da Unidade de Saúde. NÚMERO

(47)

COMPLEMENTO

Digite o complemento do logradouro da Unidade de Saúde. BAIRRO

Digite o bairro referente ao logradouro da Unidade de Saúde. CEP

Digite o código de endereçamento postal do local da Unidade de Saúde. DDD

Digite o DDD (Discagem Direta à Distância) referente à localidade da Unidade de Saúde.

TELEFONE

Digite o número do telefone da Unidade de Saúde. FAX

Digite o número do fax da Unidade de Saúde. CNES

Digite o número correspondente ao Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde.

Passo b) Para cancelar, clique em Cancelar.

Passo c) Para confirmar, clique em Confirmar.

Passo d) Para sair deste Subsistema, clique em Sair.

COMO EXCLUIR UNIDADE DE SAÚDE

O objetivo desta tarefa é excluir os dados da Unidade de Saúde.

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Cadastramento de Unidade de Saúde (Ver Tarefa COMO CADASTRAR UNIDADE DE SAÚDE), selecione o botão Excluir ou selecione o menu

Unidade de Saúde e escolha a opção Excluir, após ter pesquisado a Unidade de Saúde

cujos dados serão excluídos (Ver Tarefa COMO PESQUISAR UNIDADE DE SAÚDE). O Sistema exibe a mensagem a seguir:

Passo a) Para cancelar, clique em Cancelar.

(48)

Passo b) Para confirmar, clique em Confirmar.

Passo c) Para sair, clique em Sair.

COMO GERAR DISQUETE DE UNIDADE DE SAÚDE

O objetivo desta tarefa é gerar disquete com os dados de Secretaria Municipal de Saúde, Distrito Sanitário, Unidade Básica de Saúde e Profissionais de Saúde cadastrados no Módulo Centralizador Municipal, para atualizar o cadastro do Módulo Unidade de Saúde ou Distrito Sanitário.

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Unidade de Saúde (Ver Tarefa COMO CADASTRAR

UNIDADE DE SAÚDE), selecione o menu Unidade de Saúde e escolha a opção Gerar

Disquete, após ter pesquisado a Unidade de Saúde cujos dados serão gerados (Ver Tarefa

COMO PESQUISAR UNIDADE DE SAÚDE).

O Sistema exibe a mensagem:

Passo a) Insira o disquete e clique em OK. O Sistema exibe a mensagem a seguir:

Passo b) Clique em OK.

Passo c) Para sair, clique em Sair.

COMO CADASTRAR PROFISSIONAL DE SAÚDE

O objetivo desta tarefa é cadastrar os dados dos Profissionais de Saúde para cada Unidade. Esta tarefa somente poderá ser executada após ter sido cadastrada a Unidade de Saúde de trabalho do profissional.

(49)

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Unidade Saúde (Ver Tarefa COMO CADASTRAR

UNIDADE DE SAÚDE), selecione a guia Profissional de Saúde, após ter cadastrado a Unidade de Saúde (Ver Tarefa COMO CADASTRAR UNIDADE DE SAÚDE).

O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 29 - Unidade Saúde - Guia Profissional de Saúde

Passo a) Clique em Inserir.

O Sistema habilita os campos para preenchimento.

Passo b) Preencha os campos: MATRÍCULA

Digite a matrícula do profissional de saúde. NOME DO PROFISSIONAL

Digite o nome do profissional. CBOR

Assinale uma das opções referente à especialidade do profissional que está sendo cadastrado na unidade básica de saúde:

1- Médico 2- Enfermeiro

3- Auxiliar de Enfermagem

Nota 1 : Só será possível marcar apenas uma especialidade.

CPF

Digite o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do profissional. ÓRGÃO DE CLASSE

Digite o órgão de classe do profissional. INSCRIÇÃO ÓRGÃO

(50)

UF

Selecione a UF (Unidade Federativa), clicando no item correspondente da lista. Nº CARTÃO SUS

Digite o número do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). NÚMERO PIS/PASEP

Digite o número o PIS/PASEP do profissional de saúde.

Passo c) Para cancelar, clique em Cancelar.

Passo d) Para confirmar, clique em Confirmar.

Passo e) Para sair, clique em Sair.

COMO ALTERAR PROFISSIONAL DE SAÚDE

O objetivo desta tarefa é alterar os dados dos Profissionais de Saúde para cada Unidade.

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Unidade Saúde - Guia Profissional de Saúde (Ver Tarefa COMO CADASTRAR PROFISSIONAL DE SAÚDE), clique em Alterar.

O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 30 - Unidade de Saúde – Guia Profissional de Saúde - Alterar

Passo a) Preencha os campos: MATRÍCULA

(51)

NOME DO PROFISSIONAL

Digite o nome do profissional. CBOR

Assinale uma das opções referente à especialidade do profissional que está sendo cadastrado na unidade de saúde:

1- Médico 2- Enfermeiro

3- Auxiliar de Enfermagem CPF

Digite o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do profissional. ÓRGÃO DE CLASSE

Digite o órgão de classe do profissional. INSCRIÇÃO ÓRGÃO

Digite o número da inscrição no órgão do profissional. UF

Selecione a UF (Unidade Federativa), clicando no item correspondente da lista. Nº CARTÃO SUS

Digite o número do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). NÚMERO PIS/PASEP

Digite o número o PIS/PASEP do profissional de saúde.

Passo b) Para cancelar, clique em Cancelar.

Passo c) Para confirmar, clique em Confirmar.

Passo d) Para sair, clique em Sair.

COMO EXCLUIR PROFISSIONAL DE SAÚDE

O objetivo desta tarefa é excluir os dados do Profissional de Saúde.

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Unidade Saúde - Guia Profissional de Saúde (Ver Tarefa COMO CADASTRAR PROFISSIONAL DE SAÚDE), clique em Excluir.

(52)

Passo a) Para confirmar, clique em Sim.

Passo b) Para cancelar, clique em Não.

(53)

4 - MANUTENÇÃO

Gerencia o acesso das pessoas que irão utilizar o Sistema, através do cadastramento de operadores e administradores.

A seguir são descritas as tarefas disponíveis em Manutenção: Como Fazer Cópia de Segurança, Como Restaurar Cópia de Segurança, Como Excluir Arquivos de Cópia de Segurança, Como Cadastrar Operadores e Como Alterar Operadores.

COMO FAZER CÓPIA DE SEGURANÇA

O objetivo desta tarefa é fazer a cópia de segurança da base de dados do Sistema.

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Principal do Sistema, selecione o menu Manutenção, e em seguida escolha a opção Cópia de Segurança e Recuperação.

O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 31 - Cópia de segurança e recuperação

Passo a) Para sair, clique em Sair.

Passo b) Clique na guia Cópia.

Passo c) Para iniciar a cópia, clique em Iniciar.

Atenção: O Sistema informa o nome do arquivo a ser gerado, bem como seu

caminho de localização. Havendo necessidade de mudança, informe o novo caminho.

(54)

Passo d) Para finalizar, clique em OK.

COMO RESTAURAR CÓPIA DE SEGURANÇA

O objetivo desta tarefa é restaurar a cópia de segurança da base de dados do Sistema.

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Principal do Sistema, selecione o menu Manutenção, e em seguida escolha a opção Cópia de Segurança e Recuperação.

O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 32 - Cópia de Segurança e Recuperação

Passo a) Para sair, clique em Sair.

Passo b) Clique na guia Restauração.

Passo c) Para iniciar a restauração, clique em Iniciar.

(55)

Tela 33 - Cópia de Segurança e Recuperação – Restauração.

Passo d) Para fazer cópia de segurança antes de restaurar base de dados anterior, marque Cópia de Segurança.

Passo e) Clique em

para selecionar o nome do arquivo a ser restaurado.

O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 34 - Abrir

Passo f) Selecione o arquivo a ser restaurado, clicando sobre o nome correspondente, e clique

em Abrir.

(56)

Tela 35 - Restauração – Selecionado

Passo g) Para iniciar, clique em Iniciar.

Ao término da restauração, o Sistema exibe mensagem de término.

Passo h) Para finalizar, clique em OK..

Atenção: Ao término do processo de restauração da base de dados, é necessário

que o Sistema seja reiniciado. É exibida mensagem, e o Sistema é finalizado.

COMO EXCLUIR ARQUIVOS DE CÓPIA DE SEGURANÇA

O objetivo desta tarefa é excluir arquivos de cópia de segurança da base de dados do Sistema, para liberar espaço em disco.

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Cópia de Segurança e Recuperação, selecione a Guia Histórico.

(57)

Tela 36 - Cópia de Segurança e Recuperação – Histórico

Passo a) Para sair, clique em Sair.

Passo b) Para excluir,

selecione o nome de arquivo a ser excluído, e clique em Excluir. O Sistema a exibe mensagem a seguir:

Passo c) Para cancelar, clique em Não.

Passo d) Para confirmar, clique em Sim.

Nota 1 : Para excluir outros arquivos, repetir os passos b) até d).

Passo e) Para sair da exclusão, clique em Sair.

COMO CADASTRAR OPERADORES

O objetivo desta tarefa é incluir os dados dos profissionais de informática que terão acesso ao Sistema.

(58)

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Principal do Sistema, selecione o menu Controle de

Acesso, e em seguida escolha a opção Cadastro de Operadores.

O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 37 - Cadastro de Operadores

Passo a) Clique em Inserir.

O Sistema habilita os campos para preenchimento.

Passo b) Preencha os campos: NOME OPERADOR

Digite o nome completo do operador. SENHA

Digite uma senha com seis caracteres. Esta, será a senha de acesso ao Sistema. CONFIRMAÇÃO

Digite a senha informada no campo anterior.

Atenção: Deverá ser a mesma digitada no campo senha.

NÍVEL

Selecione o nível de acesso, clicando no item correspondente da lista.

Nota 1 : O campo Situação, só será habilitado para alteração dos dados.

Passo c) Para cancelar, clique em Cancelar.

Passo d) Para confirmar, clique em Confirmar.

(59)

COMO ALTERAR OPERADORES

O objetivo desta tarefa é alterar os dados dos operadores cadastrados no Sistema.

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Principal do Sistema, selecione o menu Controle de

Acesso, e em seguida escolha a opção Cadastro de Operadores.

O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 38 - Cadastros de Operadores - Alterar

Passo a) Clique em Alterar.

O Sistema habilita os campos para preenchimento.

Passo b) Preencha os campos: NOME OPERADOR

Digite o nome completo do novo operador. SENHA

Digite uma senha com seis caracteres. Esta, será a senha de acesso ao Sistema. CONFIRMAÇÃO

Digite a senha informada no campo anterior.

Atenção: Deverá ser a mesma digitada no campo senha.

NÍVEL

Selecione o nível de acesso, clicando no item correspondente da lista. SITUAÇÃO

Marque uma das opções 1- Ativo

(60)

Passo c) Para cancelar, clique em Cancelar.

Passo d) Para confirmar, clique em Confirmar.

Passo e) Para sair, clique em Sair.

(61)

5 - ROTINA DE TRANSFERÊNCIA

Rotina de Transferência é o processo de geração e envio de arquivos de cadastros e atendimentos entre os Módulos do Sistema – Unidade de Saúde, Distrito Sanitário, Centralizador Municipal - e entre os Subsistemas Municipal e Federal, utilizado para integração e atualização dos dados de cada módulo e geração do Cadastro Nacional de Hipertensos.

É de responsabilidade do Administrador do Sistema a execução das tarefas relativas às rotinas de transferência de arquivos.

Em cada Módulo do Sistema, há rotinas distintas de transferência, dependendo do local onde está instalado o Sistema. Assim, no Módulo Unidade de Saúde, há transferência de dados para o Distrito Sanitário ou Centralizador Municipal, e retorno destes para Unidade Básica de Saúde. Chamamos de Exportação o processo de geração e envio de arquivos para outro Módulo do Sistema, e de Importação o processo de recepção e leitura de arquivos de outro Módulo do Sistema.

É pré-requisito para efetivar a rotina de transferência, a personalização de caixa postal do Município, ação que é realizada apenas uma vez, após instalação e configuração do Sistema. Este capítulo está dividido nos seguintes itens: Exportação, Importação e Caixa Postal, contendo as tarefas relacionadas a cada item.

5.1 - EXPORTAÇÃO

Descreve as tarefas de rotinas de transferência para exportação de arquivos, realizadas entre Unidade de Saúde, Distrito Sanitário e Centralizador Municipal (Secretaria Municipal de Saúde): Como Exportar para Unidade de Saúde, Como Exportar para o Distrito Sanitário, Como Exportar para o Centralizador Municipal HiperDia (Secretaria Municipal de Saúde), Como Exportar para o Centralizador Municipal CadSUS, Como Exportar para o Módulo HiperDia Federal.

COMO EXPORTAR UNIDADE DE SAÚDE

O objetivo desta tarefa é gerar arquivo para exportação de dados de cadastros e atendimentos do Distrito ou Centralizador Municipal para atualizar a base de dados da Unidade Básica de Saúde.

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Principal do Sistema, selecione o menu Rotina de

Transferência, escolha a opção Exportar, em seguida clique em Unidade.

(62)

Tela 39 - Exportar Distrito/Município - Unidade

Passo a) Para sair, clique em Sair.

Passo b) Para gerar arquivo, clique em Gerar Arquivo.

O Sistema exibe a mensagem a seguir:

Passo c) Clique em OK.

(63)

Passo d) Para cancelar, clique em Não.

Passo e) Para confirmar, clique em Sim.

O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 40 - Salvar Como

Passo f) Para cancelar, clique em Cancelar.

Passo g) Para salvar,

informe a pasta onde deverá ser salvo o arquivo, e clique em Salvar.

Passo h) Para transferir arquivo através do software @EDI, clique em Efetivar Transferência.

Passo i) Para sair, clique em Sair.

COMO EXPORTAR DISTRITO

O objetivo desta tarefa é gerar arquivo para exportação de dados de cadastros e atendimentos da Unidade Básica de Saúde ou Centralizador Municipal para atualizar a base de dados do Distrito Sanitário.

(64)

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Principal do Sistema, selecione o menu Rotina de

Transferência, escolha a opção Exportar, em seguida clique em Distrito.

O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 41 - Exportar Município/Unidade - Distrito

Passo a) Para sair, clique em Sair.

Passo b) Para gerar arquivo, clique em Gerar Arquivo.

O Sistema exibe a mensagem a seguir:

Passo c) Clique em OK.

O Sistema exibe a mensagem a seguir:

(65)

clique em Não.

Passo e) Para confirmar, clique em Sim.

O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 42 - Salvar Como

Passo f) Para cancelar, clique em Cancelar.

Passo g) Para salvar,

informe a pasta onde deverá ser salvo o arquivo, e clique em Salvar.

Passo h) Para transferir arquivo através do software @EDI, clique em Efetivar Transferência.

Passo i) Para sair, clique em Sair.

COMO EXPORTAR MUNICÍPIO

O objetivo desta tarefa é exportar os dados do Distrito/Unidade para o Centralizador Municipal.

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Principal do Sistema, selecione o menu Rotina de

Transferência, escolha a opção Exportar, em seguida clique em Município.

(66)

Tela 43 - Importar Unidade – Distrito - Município

Passo a) Para sair, clique em Sair.

Passo b) Para gerar arquivo, clique em Gerar Arquivo.

O Sistema exibe a mensagem a seguir:

Passo c) Clique em OK.

O Sistema exibe a mensagem a seguir:

Passo d) Para cancelar, clique em Não.

(67)

O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 44 - Salvar Como

Passo f) Para cancelar, clique em Cancelar.

Passo g) Para salvar,

informe a pasta onde deverá ser salvo o arquivo, e clique em Salvar.

Passo h) Para transferir arquivo através do software @EDI, clique em Efetivar Transferência.

Passo i) Para sair, clique em Sair.

COMO EXPORTAR CENTRALIZADOR CADSUS

O objetivo desta tarefa é exportar os dados do Centralizador Municipal do HiperDia para o Centralizador Municipal CadSUS.

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Principal do Sistema, selecione o menu Rotina de

Transferência, escolha a opção Exportar, em seguida clique em Centralizador CadSus.

(68)

Tela 45 - HiperDia Municipal – Centralizador CadSUS

Passo a) Para sair, clique em Sair.

Passo b) Para gerar arquivo, clique em Gerar Arquivo. O Sistema exibe a mensagem a seguir:

Passo c) Clique em OK.

O Sistema exibe a mensagem a seguir:

Passo d) Para cancelar, clique em Não.

Passo e) Para confirmar, clique em Sim.

(69)

O Sistema exibe a tela a seguir:

Tela 46 - Salvar Como

Passo f) Para cancelar, clique em Cancelar.

Passo g) Para salvar,

informe a pasta onde deverá ser salvo o arquivo, e clique em Salvar.

Passo h) Para transferir arquivo através do software @EDI, clique em Efetivar Transferência.

Passo i) Para sair, clique em Sair.

COMO EXPORTAR HIPERDIA FEDERAL

O objetivo desta tarefa é exportar os dados do Subsistema HiperDia Municipal para o Subsistema HiperDia Federal.

Para ter acesso a esta tarefa, na Tela Principal do Sistema, selecione o menu Rotina de

Transferência, escolha a opção Exportar, em seguida clique em HiperDia Federal.

(70)

Tela 47 - HiperDia Municipal – HiperDia Federal

Passo a) Para sair, clique em Sair.

Passo b) Para gerar arquivo, clique em Gerar Arquivo. O Sistema exibe a mensagem a seguir:

Passo c) Clique em OK.

O Sistema exibe a mensagem a seguir:

Passo d) Para cancelar, clique em Não.

Referências

Documentos relacionados

Código Civil Brasileiro, que trata da são em um contrato que inicialmente As ações voltadas para definição de excessiva onerosidade em desfavor de não previa cláusula

Além disso, durante todo o sábado, a equipe da OdontoUSP Júnior, composta por cerca de 20 alunos e professores, fará uma triagem e encaminhará 500 crianças, cujos danos

Status Manter (Hold): ventilação em regime manual e configuração manual da umidade relativa, velocidade do ventilador e temperatura.. Habilitada a operação manual do ventilador,

- Valorizar a diversidade cultural patente nos textos; - Fazer declamações e representações teatrais; - Desenvolver um projeto de leitura que integre explicitação de

Existe ainda pouca informação sobre o comportamento de ligações metálicas sujeitas a cargas com taxas de deformação elevadas. De acordo com a bibliografia existente, os

USE OF FTA ELUTE CARD IMPREGNATED WITH CERVICOVAGINAL SAMPLE DIRECTLY INTO THE AMPLIFICATION REACTION INCREASES THE DETECTION OF HUMAN PAPILLOMAVIRUS DNA Carla R.. Rossetti 1,2* 1

11 tributário do FUNDO ou do conjunto de Cotistas, em prejuízo destes últimos, o ADMINISTRADOR poderá declarar o fechamento do FUNDO para a realização de

Tabela 1: Distribuição da População Economicamente Ativa e Ocupada (PEAO), de acordo Classificação Nacional de Atividades Econômicas, no município de Lagoa Bonita do Sul , 2010-.