• Nenhum resultado encontrado

FLUXO DE CAIXA CASH FLOW

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FLUXO DE CAIXA CASH FLOW"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

FLUXO DE CAIXA CASH FLOW

Aline Angeli Gimenes - alineangeli@terra.com.br

Dayane Fernandes Francisco - dayane_fernandes@hotmail.com Éric Tadeu Gimenes da Silva - ericofera@hotmail.com

Paulo Henrique Rodrigues da Silva - cth.p.henrique@terra.com.br

Graduandos do UNISALESIANO

Prof. Me. Irso Tófoli - UNISALESIANO - irsotofoli@unisalesiano.edu.br Profª. Ma. Heloisa Helena Rovery da Silva – UNISALESIANO -

heloisa@unisalesiano.edu.br

RESUMO

O mercado atual cada vez mais competitivo torna necessário que as empresas busquem incessantemente ferramentas que auxiliem o gestor na tomada de decisões assertivas com o objetivo de obter vantagem competitiva. Nesse contexto, o fluxo de caixa surge como ferramenta capaz de demonstrar de maneira detalhada toda a movimentação dos ingressos e dispêndios de numerários. Sendo apresentando dois tipos, o Fluxo de Caixa Real que é aquele que demonstra as movimentações ocorridas, e o Planejado que consiste no registro de projeções de movimentações futuras no caixa da empresa. A utilização de ambos é imprescindível para o confronto dos mesmos e análise e interpretação dos resultados alcançados. O Amigãolins Supermercados Ltda., empresa objeto deste estudo, é uma empresa do ramo varejista que vem apresentando elevado crescimento ao longo dos últimos anos e a utilização dessa ferramenta será fundamental nos planejamentos em curto e médio prazo, auxiliando no planejamento financeiro e no contínuo crescimento empresarial.

Palavras-chave: Fluxo de Caixa. Tomada de decisão. Planejamento financeiro. ABSTRACT

The current market increasingly competitive necessitates that companies continually seek tools that help the manager in decision making assertions in order to gain competitive advantage. In this context, the cash flow arises as a tool capable of showing in detail all income and expenditures of the movement of cash. Being showing two types, Cash Flow Real is one that demonstrates that the changes occurred, and Planned consisting in recording drives future projections in the company's cash. The use of both is essential to confront them and analyzing and interpreting the results. The Amigãolins Supermarkets Ltda., Company object of this study, is a branch company of retailer which has shown strong growth over recent years and the use of this tool will be instrumental in planning for short and medium term, assisting in financial planning and continuous business growth.

(2)

INTRODUÇÃO

As mudanças que ocorrem a todo o momento no cenário do mercado atual deixando-o cada vez mais competitivo trazem a necessidade da implementação de ferramentas que demonstrem decisões a ser tomadas rapidamente, com a finalidade de possuir mecanismos seguros, confiáveis, assertivos e eficazes.

Escolheu-se para a elaboração desse estudo, o tema Fluxo de Caixa de empresas por se tratar de uma ferramenta que proporciona ao gestor visualizar as entradas e saídas de numerários do dinheiro do caixa por um determinado período, proporcionando saber em quais momentos poderão ocorrer sobras ou faltas de recursos, sendo um magnífico instrumento desde que seja utilizado de maneira correta pelo responsável financeiro.

Com base na contextualização apresentada elaborou-se a seguinte pergunta problema: O fluxo de caixa constitui mecanismo de controle essencial para acompanhamento empresarial?

Para responder ao questionamento, a priori, chegou-se à seguinte hipótese: O fluxo de caixa constitui mecanismo de controle essencial para acompanhamento empresarial, pois por sua elaboração, análise e acompanhamento a empresa conhece o fluxo de encaixes e desencaixes futuros, proporcionando maiores facilidades nas tomadas de decisão.

A pesquisa foi realizada na empresa Amigãolins Supermercado Ltda., no período de fevereiro a outubro de 2012, com objetivo principal de apresentar a importância do fluxo de caixa como ferramenta essencial para o controle empresarial e implantá-lo.

1 A EMPRESA

1.1 Constituição da empresa

O Amigãolins Supermercados nasceu de uma ideia ousada aliada a oportunidade de negócio existente no ramo mercadista e ao crescimento da cidade de Lins. Munidos do objetivo de conceder aos consumidores uma loja inovadora, o Sr. Jorge Inácio dos Santos Júnior e o Sr. Valdir da Silva Bressan resolveram colocar em prática o desejo de investir em um supermercado que disponibilizasse

(3)

além dos serviços básicos, mas também facilidades aos seus clientes tais como: banco, casa lotérica, cinema, loja de utilidades e praça de alimentação.

Tomada a decisão de iniciar a empresa, o primeiro passo realizado foi a escolha da razão social, que através da troca de ideias entre os sócios e seus familiares formulou-se o nome AMIGÃO fundamentado na palavra amigos, em virtude da amizade dos dois sócios.

No dia 18 de junho de 2003 firmava-se a sociedade e nascia a empresa Amigãolins Supermercados Ltda., tendo sua inauguração no dia 23 de dezembro do mesmo ano, na Rua Olavo Bilac, nº 62, com uma área de 8.250 m², contando com uma boa distribuição do espaço interno e propondo comodidade e praticidade aos seus clientes.

1.2 Sócios

A sociedade é composta pelo Sr. Jorge Inácio dos Santos Junior, brasileiro, casado, administrador de empresas e atuante do comércio desde o ano de 1978, quando iniciou sua história no ramo varejista na empresa de sua família, denominada Supermercado Luzitana S/A, com sede na cidade de Lins, e pelo Sr. Valdir da Silva Bressan, brasileiro, casado, empresário, formado nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Pós Graduado em Marketing e Recursos Humanos.

1.3 Perspectivas

Atualmente, a empresa conta com nove lojas: três instaladas em Lins, uma em Assis, outra em Araçatuba, duas em Birigui e outras duas em Promissão.

Segundo a Sra. Flávia Furtado, contadora, atualmente está em andamento a reforma de um estabelecimento na cidade de Marília para inauguração de mais uma filial no segundo semestre do ano vigente. Além disso, estão sendo reformadas, na cidade de Lins, a matriz, com possibilidade de fazer estacionamento coberto, e a primeira filial, onde recentemente foi reformado um prédio, o antigo Cinelins, contando atualmente com um amplo estacionamento.

A perspectiva da rede Amigãolins Supermercados é o fortalecimento de suas lojas, buscando identificação e fidelização com as cidades onde estão localizadas,

(4)

procurando ampliar a quantidade de clientes. 2 CONCEITO DE FLUXO DE CAIXA

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta simples e essencial na avaliação financeira da empresa, que auxilia o responsável financeiro nas tomadas de decisões quanto a visualizar as entradas e saídas do disponível da empresa em um determinado período, demonstrando se houve perda ou sobra de recursos, permitindo que ocorra um melhor planejamento desses ingressos e desembolsos de numerários.

O Fluxo de Caixa é um instrumento (planilha) pelo qual o administrador financeiro planeja e administra os numerários da empresa, isto é, as entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa. Funciona como uma agenda sofisticada onde são registrados todos os recebimentos esperados e pagamentos programados, num certo período. O administrador financeiro necessita saber quando vencem os compromissos regulares da empresa assim como os seus valores a receber e, num confronto, saber se haverá caixa suficiente. (TÓFOLI, 2008, p. 69).

Segundo Silva (2005, p. 11), “É possível, a partir da elaboração do Fluxo de Caixa, verificar e planejar eventuais excedentes e escassez de caixa, o que provocará medidas que venham sanar tais situações”.

2.1 A Importância do Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa conhecido também como Cash Flow que é uma expressão muito utilizada no mercado financeiro, é de extrema importância para uma empresa. Através das entradas e saídas no caixa a empresa consegue saber o que acontece a cada dia, obtendo assim um maior controle das operações que envolvam o disponível.

Tófoli (2008) enfatiza esse argumento, a ferramenta do fluxo de caixa é uma planilha que permite ao gestor administrar e planejar os numerários da empresa, ou seja, controlar as entradas e saídas de dinheiro da empresa.

A empresa, utilizando-se desta Ferramenta, consegue verificar quais dias terá mais recebimentos e pagamentos, ajustando assim quais dias seriam melhores para quitar as dívidas futuras. É uma ferramenta simples de grande valia, que sendo colocada em prática só trará benefícios à empresa, e com ela conseguirá enxergar em que dias a empresa encontra-se com mais dívidas a serem pagas. (GIMENES et al., 2011, p. 3)

(5)

movimentações de dinheiro, tornando-se indispensável para a sobrevivência em um mercado tão exigente e competitivo que está inserido.

Conforme Silva (2005, p. 62), “A empresa não deve medir esforços na implantação e implementação desse importante instrumento de gestão financeira, que sem dúvida ajudará a alcançar os objetivos e as metas propostos”.

2.2 Tipos de Fluxo de Caixa

Podendo ser elaborado de duas formas: Fluxo de Caixa Planejado ou Projetado e Fluxo de Caixa Real ou Realizado.

Pode ser utilizado o Fluxo de Caixa Real ou o Fluxo de Caixa Planejado. O Real são as movimentações que estão ocorrendo na empresa, sendo feitas através do disponível da empresa. Já, o Planejado é feito através de dados que serão recebidos ou pagos futuramente, para saber em quais períodos haverá dessintonia entre os ingressos e saídas de numerários, antecipando-se às decisões futuras. (GIMENES et al., 2011, p.2)

Ambos os tipos de fluxo de caixa necessitam estar em sintonia para que possa obter o controle do que na realidade aconteceu e do que foi planejado.

2.2.1 Fluxo de Caixa Real

O Fluxo de Caixa Real ou Realizado registra o que de fato está ocorrendo na movimentação dos numerários da empresa, através das entradas e saídas de dinheiro.

Tófoli (2008), O Fluxo de Caixa Real registra os fatos efetivos de movimentação de numerários que ocorrem na empresa.

Conforme José Segundo Filho (2005), a boa gestão de caixa é um dos fatores mais importantes para a liquidez e rentabilidade de empresa.

Faz necessário que a empresa utilize o Fluxo de Caixa para obter um controle eficiente em relação aos recursos da empresa, por meia dessa ferramenta será obtida as informações em relação à liquidez da empresa.

2.2.2 Fluxo de Caixa Planejado

(6)

principais planejar e controlar o máximo como serão feitas as destinações do controle de sobras e faltas de recursos do próximo mês, utilizando como fator primordial o Fluxo de Caixa Real que fornecerá os dados precisos que de fato ocorreram na empresa, através desses poderá ser constituído o Fluxo de Caixa Planeja para o próximo mês.

Segundo Tófoli (2008, p. 69), “o objetivo básico do Fluxo de Caixa Planejado é o de projetar as entradas e saídas de recursos financeiros, num determinado período, avaliando a necessidade de captar recursos ou aplicar os excedentes de caixa”.

“As projeções do fluxo de caixa devem ser atualizadas com base em fluxo efetivo, fazendo os ajustes nas premissas e condições do mercado, para chegar o mais perto possível do resultado financeiro efetivo.” (SILVA, 2005, p. 61)

O Fluxo de Caixa Planejado pode ser constituído em várias periodicidades, tais como: a) Diário; b) Semanal; c) Quinzenal; d) Mensal; e) Anual; f) Quinquenal;

A opção de periodicidade desta ferramenta está ligada à necessidade de planejamento do gestor, do tamanho da empresa e das circunstâncias vivenciadas com os encaixes e desencaixes, podendo ser em períodos mais breves ou mais longos. (GIMENES et al., 2011, p. 4).

2.3 Procedimento para o fluxo de caixa planejado

Como o fluxo de caixa é o movimento de entradas e saídas de recursos financeiros do caixa, um planejamento financeiro de curto prazo, deve ser realizado periodicamente evidenciando, assim, os recebimentos e os pagamentos detalhados por natureza e os déficits e superávits decorrentes. (TÓFOLI, 2008 p.73)

A utilização do fluxo de caixa planejado auxilia nas tomadas de decisões, pois permite ao gestor visualizar de maneira prévia se haverá falta ou sobras de recursos, possibilitando que o mesmo elabore um planejamento para os fatos futuros.

(7)

Quadro I – Fluxo de Caixa

FLUXO DE CAIXA PLANEJADO

EMPRESA______________________________________ período de _____/_____/______ Atividades operacionais

segunda-feira terça- feira quarta- feira quinta- feira sexta- feira sábado

4. desconto de duplicatas/ cheques

7 . outros

8. subtotal (soma de 1 a 7)

15. Água, luz, telefone e internet

Data: Visto:

2. vendas à vista 1. saldo do dia anterior

3.1 idem de cartões

3. recebimento de contas do crediário

3.3 idem de cheques pré 3.2 idem de duplicatas

6. Recebimentos de aluguel 5. empréstimos obtidos

10. pagto. duplicatase empréstimos 9. compras à vista

12. INSS/ COFINS/IPVA/ SEGUROS 11. pagto. Serviços 14. Encargos sociais 13. Salários 17. Aluguel 16. Contador 18. Retir Pró-Labore 19. Impostos

Saldo de caixa do dia. ( 8 - 20)

20. subtotal (soma de 9 a 19)

Fonte: Tófoli, 2008, p. 74

2.4 Administração eficiente de caixa

Para uma administração de caixa eficiente é importante que o gestor conheça a fundo a vida da empresa e os fatores preponderantes, para lidar com fatores extraordinários, que venham a afetar o caixa, tomando medidas preventivas para diminuir os seus impactos sobre o mesmo.

(8)

pagamentos favoráveis, é um fator de suma importância. Pagamentos de contas com antecedência devem ser feitas apenas quando o desconto financeiro seja compensador, sem que afete o conceito de crédito da empresa.

2.5 Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa

O ciclo operacional nada mais é do que a relação do número de dias em que ocorre a compra das mercadorias e o recebimento de suas vendas. Este ciclo demonstra como o produto adquirido circula entre as contas do ativo. Começando com a conta estoque, sendo convertida em contas a receber e finalmente caixa, quando as vendas são pagas.

Em seguida encontra-se o ciclo de caixa, que por sua vez trata do pagamento de seus fornecedores, avaliando o tempo transcorrido até o recebimento de suas vendas. Como podemos observar o ciclo de caixa, nada mais é do que a relação entre ciclo operacional e o período de contas a receber.

Conforme José Segundo Filho (2005, p. 36), “se ocorrer da empresa administrar apenas um dos ciclos, estará deixando de lado ou a rentabilidade ou a liquidez, com isso a empresa poderá entrar em processo de descontinuidade”.

Um bom controle de caixa é o que proporciona fatores importantes para empresa. Com isso surge a necessidade de capital de giro para o melhor desempenho da empresa.

A necessidade de capital de giro é constantemente alterada pela variação dos níveis de operação da empresa – redução ou elevação dos prazos de pagamentos, de recebimentos, estocagem de produtos em menor ou maior tempo, oscilações consideráveis de vendas. (TÓFOLI, 2008 p.70).

Então quanto maior for o ciclo de caixa de uma empresa maior será sua necessidade de capital de giro.

3 PESQUISA

A empresa Amigãolins Supermercados tem sua matriz instalada na cidade de Lins sito à Rua Olavo Bilac, nº 62, estado de São Paulo, e ao longo dos anos vem apresentando significativo crescimento em toda a região, contando hoje com oito filiais.

Em virtude de tal crescimento, torna-se necessária a utilização de ferramentas eficazes que forneçam informações sólidas para a tomada de decisão e execução

(9)

do planejamento estratégico.

Para a realização da pesquisa utilizou-se dois métodos: O Estudo de Caso e o Método de Observação Sistemática.

De forma sintética serão apresentados os demonstrativos do fluxo de caixa real e projetado, demonstrando apenas os meses que ocorreram as principais mudanças desse estudo.

3.1 Demonstrativo do fluxo de caixa real no mês de abril/2012 Quadro 2: Fluxo de Caixa Real mês 04/2012

Fonte: Elaborado pelos autores, 2012.

1ª Semana Abril Dia 01 Dia 02 Dia 03 Dia 04 Dia 05

1. Saldo do dia anterior 412.122,20 596.884,22 541.780,43 312.765,32 426.611,07

2. Encaixes do dia 191.313,29 171.789,86 203.901,56 247.532,37 379.261,99

3. Subtotal (1+2) 603.435,49 768.674,08 745.681,99 560.297,69 805.873,06

4. Desencaixes do dia 6.551,27 226.893,65 432.916,67 133.686,62 140.065,14

5. Saldo do dia (3-4) 596.884,22 541.780,43 312.765,32 426.611,07 665.807,92

2ª Semana Abril Dia 06 Dia 07 Dia 08 Dia 09 Dia 10

1. Saldo do dia anterior 665.807,92 949.578,92 1.275.370,76 1.410.628,94 1.101.459,31

2. Encaixes do dia 284.653,00 326.171,74 135.258,18 123.536,98 155.384,27

3. Subtotal (1+2) 950.460,92 1.275.750,66 1.410.628,94 1.534.165,92 1.256.843,58

4. Desencaixes do dia 882,00 379,90 - 432.706,61 336.162,43

5. Saldo do dia (3-4) 949.578,92 1.275.370,76 1.410.628,94 1.101.459,31 920.681,15

3ª Semana de Abril Dia 11 Dia 12 Dia 13 Dia 14 Dia 15

1. Saldo do dia anterior 920.681,15 774.980,38 732.155,43 765.248,65 937.560,05

2. Encaixes do dia 130.840,59 122.505,51 158.277,43 172.376,40 136.367,94

3. Subtotal (1+2) 1.051.521,74 897.485,89 890.432,86 937.625,05 1.073.927,99

4. Desencaixes do dia 276.541,36 165.330,46 125.184,21 65,00 5.798,68

5. Saldo do dia (3-4) 774.980,38 732.155,43 765.248,65 937.560,05 1.068.129,31

4ª Semana de Abril Dia 16 Dia 17 Dia 18 Dia 19 Dia 20

1. Saldo do dia anterior 1.068.129,31 756.843,91 746.473,21 779.252,00 765.862,18

2. Encaixes do dia 123.080,99 100.238,32 152.343,23 105.521,58 171.424,94

3. Subtotal (1+2) 1.191.210,30 857.082,23 898.816,44 884.773,58 937.287,12

4. Desencaixes do dia 434.366,39 110.609,02 119.564,44 118.911,40 519.265,87

5. Saldo do dia (3-4) 756.843,91 746.473,21 779.252,00 765.862,18 418.021,25

5ª Semana de Abril Dia 21 Dia 22 Dia 23 Dia 24 Dia 25

1. Saldo do dia anterior 418.021,25 609.418,26 751.303,66 507.055,90 486.391,20

2. Encaixes do dia 191.397,01 142.865,40 95.678,93 115.414,06 100.412,10

3. Subtotal (1+2) 609.418,26 752.283,66 846.982,59 622.469,96 586.803,30

4. Desencaixes do dia - 980,00 339.926,69 136.078,76 544.932,20

5. Saldo do dia (3-4) 609.418,26 751.303,66 507.055,90 486.391,20 41.871,10

6ª Semana de Abril Dia 26 Dia 27 Dia 28 Dia 29 Dia 30

1. Saldo do dia anterior 41.871,10 -142.082,69 -160.293,23 53.524,70 201.088,44

2. Encaixes do dia 184.463,13 161.169,52 215.044,13 147.563,74 193.622,10

3. Subtotal (1+2) 226.334,23 19.086,83 54.750,90 201.088,44 394.710,54

4. Desencaixes do dia 368.416,92 179.380,06 1.226,20 - 322.451,74

(10)

3.2 Demonstração do Fluxo de Caixa Planejado para o mês de setembro/2012

Quadro 3: Fluxo de Caixa Planejado mês 09/2012

1ª Semana Setembro Dia 01 Dia 02 Dia 03 Dia 04 Dia 05

1. Saldo do dia anterior 621.323,50 798.480,50 995.409,50 938.050,80 999.237,02

2. Encaixes do dia 177.157,00 196.929,00 168.819,00 187.623,00 266.788,00

4. Subtotal (1+2) 798.480,50 995.409,50 1.164.228,50 1.125.673,80 1.266.025,02

5. Desencaixes do dia - - 226.177,70 126.436,78 168.113,51

6. Saldo do dia (3-4) 798.480,50 995.409,50 938.050,80 999.237,02 1.097.911,51

2ª Semana Setembro Dia 06 Dia 07 Dia 08 Dia 09 Dia 10

1. Saldo do dia anterior 1.097.911,51 1.186.351,76 1.034.706,65 1.208.787,65 1.370.603,65

2. Encaixes do dia 213.239,00 241.760,00 174.081,00 161.816,00 158.273,00

3. Subtotal (1+2) 1.311.150,51 1.428.111,76 1.208.787,65 1.370.603,65 1.528.876,65

4. Desencaixes do dia 124.798,75 393.405,11 - - 334.922,51

5. Saldo do dia (3-4) 1.186.351,76 1034.706,65 1.208.787,65 1.370.603,65 1.193.954,14

3ª Semana de Setembro Dia 11 Dia 12 Dia 13 Dia 14 Dia 15

1. Saldo do dia anterior 1.193.954,14 1.190.923,91 1.163.171,36 1.166.747,25 1.074.317,15

2. Encaixes do dia 160.262,00 176.964,00 147.370,00 139.799,00 150.104,00

3. Subtotal (1+2) 1.354.216,14 1.367.887,91 1.310.541,36 1.306.546,25 1.224.421,15

4. Desencaixes do dia 163.292,23 204.716,55 142.794,11 232.229,10 -

5. Saldo do dia (3-4) 1.190.923,91 1.163.171,36 1.166.747,25 1.074.317,15 1.224.421,15

4ª Semana de Setembro Dia 16 Dia 17 Dia 18 Dia 19 Dia 20

1. Saldo do dia anterior 1.224.421,15 1.361.638,15 1.311.063,12 1.251.691,65 1.278.735,96

2. Encaixes do dia 137.217,00 114.187,00 137.731,00 153.031,00 149.333,00

3. Subtotal (1+2) 1.361.638,15 1.475.825,15 1.448.794,12 1.404.722,65 1.428.068,96

4. Desencaixes do dia - 164.762,03 197.102,47 125.986,69 115.821,12

5. Saldo do dia (3-4) 1.361.638,15 1.311.063,12 1.251.691,65 1.278.735,96 1.312.247,84

5ª Semana de Setembro Dia 21 Dia 22 Dia 23 Dia 24 Dia 25

1. Saldo do dia anterior 1.312.247,84 1.127.015,49 1.279.348,49 1.406.603,49 1.313.366,18

2. Encaixes do dia 141.883,00 152.333,00 127.255,00 126.840,00 111.832,00

3. Subtotal (1+2) 1.454.130,84 1.279.348,49 1.406.603,49 1.533.443,49 1.425.198,18

4. Desencaixes do dia 327.115,35 - - 220.077,31 351.098,33

5. Saldo do dia (3-4) 1.127.015,49 1.279.348,49 1.406.603,49 1.313.366,18 1.074.099,85

6ª Semana de Setembro Dia 26 Dia 27 Dia 28 Dia 29 Dia 30

1. Saldo do dia anterior 1.074.099,85 877.209,72 518.027,87 -10.108,65 361.895,35

2. Encaixes do dia 133.277,00 162.865,00 131.575,00 351.786,70 278.560,00

3. Subtotal (1+2) 1.207.376,85 1.040.074,72 649.602,87 361.895,35 640.455,35

4. Desencaixes do dia 330.167,13 522.046,85 659.711,52 - -

5. Saldo do dia (3-4) 877.209,72 518.027,87 -10.108,65 361.895,35 640.455,35

(11)

Com os resultados obtidos através do fluxo de caixa real pode saber os principais dias de saídas e entradas de numerários, podendo demonstrar como poderá ocorrer os próximos meses através do fluxo de caixa provisionado, facilitando e auxiliando assim para que o gestor possa tomar decisões assertivas.

Nota-se nas planilhas de fluxo de caixa real, como na planilha de fluxo de caixa planejado estouros no caixa por falta de planejamento, por tanto sugere que os pagamentos das contas semanais sejam efetuados nas quintas-feiras para melhor controle dos numerários e suas obrigações. Relacionando assim os prazos de recebimentos com os pagamentos futuros.

CONCLUSÃO

O atual contexto econômico moderno de extrema concorrência de mercado exige que as empresas procurem sempre obter maior eficiência em relação a seus recursos financeiros, não havendo lugar para indecisões.

Para que uma empresa se mantenha em operação, é necessário que a mesma possua um controle efetivo de suas entradas e dispêndios de numerários, pois esse controle possibilita a liquidação correta de seus compromissos e a manutenção de saldos de caixa, o que propicia folga financeira imediata à empresa.

Diante desse contexto, o Fluxo de Caixa surge como ferramenta capaz de possibilitar uma boa gestão dos recursos financeiros, auxiliando no planejamento e nas tomadas de decisões. Sua utilização é de grande valia visto que através de sua elaboração é possível prognosticar eventuais sobras ou faltas de caixa, determinando medidas corretivas a serem tomadas.

Com a realização desse trabalho, constatou-se que a empresa Amigãolins Supermercados Ltda. é uma empresa em pleno crescimento, que não elabora de forma técnica as ferramentas fluxo de caixa e planejado. Porém, para que seja mantido o nível de crescimento atual, torna-se necessária a implantação da ferramenta fluxo de caixa como instrumento auxiliar no controle de recursos permanentemente, como forma de evitar possíveis eventualidades prejudiciais.

O estudo de caso realizado teve como principal objetivo a análise e elaboração do fluxo de caixa na empresa Amigãolins e tem como consequência a visualização da necessidade de sua implantação como forma de se obter informações fidedignas para os gestores executarem um eficiente controle financeiro

(12)

da empresa, trazendo ainda o benefício de tomar decisões assertivas rumo à seus objetivos.

A associação das teorias, práticas e apontamentos da empresa estagiada permitiram perceber que a elaboração do fluxo de caixa por uma empresa fortalece a capacidade de tomadas de decisão, como por exemplo, o conhecimento das concentrações de desencaixes e dos encaixes e, com isso, estabelecer-se procedimentos correspondentes de retenção ou aplicação de recursos, estabelecimento de um dia único na semana para os pagamentos, assegurando uma organização mais eficiente, evitando-se emissão de ordens de pagamentos ou similares diversas vezes no período, assinaturas de autorizações, etc.

Diante do exposto, conclui-se que a ferramenta fluxo de caixa auxilia no controle financeiro do Amigãolins e proporciona um melhor direcionamento de seus recursos, resultando em vantagem competitiva.

REFERÊNCIAS

ARAUJO, F. C. B. P; HOLANDA, M. M.; UCHÔA, N. N. Fluxo de Caixa – Importância, Composição e Aplicação nas Empresas. 2004. Monografia. (Curso de Especialização em Controladoria e Finanças) – Unigranrio – Universidades de Grande Rio. Fortaleza – Ceará.

GIMENES, et al. Fluxo de Caixa. Universitári@ - Revista Científica do Unisalesiano. Lins, n. 5, p. 372-378, out. 2012.

NONES, I. C. et al. Fluxo de Caixa: o melhor remédio para sua empresa: Drogaria Santa Rita de Lins Ltda., 2008. Monografia. (Curso de Ciências Contábeis) – Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins.

SEGUNDO FILHO, J. Controles Financeiros e Fluxo de Caixa. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

SILVA, E. C. Como Administrar o Fluxo de Caixa das Empresas. São Paulo: Atlas, 2005.

SOARES, C. S.; NUNES, D. D. A.; SANTOS, L. H. C. Fluxo de Caixa – Amigãolins Supermercados Ltda., 2009. Monografia. (Curso Administração) – Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium. Lins.

TÓFOLI, I. Administração Financeira Empresarial: Uma tratativa prática. Campinas: Arte Brasil, 2008.

Referências

Documentos relacionados

Quanto aos testes de resistência mecânica (Tabelas 1, 2 e 3) verificamos que o tipo de atividade física utilizado nesse estudo resultou em diferenças significativas na

[r]

Este método de cálculo de fluxo de caixa (“FREE CASH FLOW”) é o mais adequado para modelos de avaliação porque reflete o fluxo de caixa gerado pelas

Os selecionados, e outros dois indicados posteriormente (P18 e P19), foram submetidos ao IAL-I, individualmente, com o objetivo de avaliar os repertórios de leitura e de escrita

Música / Foto (quando a Entrada está definida para USB ): Selecione uma pasta no dispositivo USB com arquivos de música ou foto para que sejam reproduzidos quando a TV

Durante o período em análise, foram recrutados e capacitados 20 técnicos de Saúde na area de baciloscopia e 35 voluntários Comunitários em matéria de suspeita da lepra,

Fêmeas Landrace, Large White e mestiças, acasaladas com 6 a 7 meses de idade, produzem a primeira leitegada de tamanho aceitável, mas podem apresentar redução indesejável na

A forte correlação entre NV e NV5 pode ser responsável pela alta resposta indireta à seleção, porém é importante considerar que a seleção contínua para NV não contempla